Em um movimento que poderá remodelar significativamente o cenário da colaboração internacional de defesa, o Reino Unido e a Itália expressaram seu apoio para convidar a Índia a participar do Programa Global de Combate Aéreo (GCAP). Esta iniciativa ambiciosa, que já inclui o Japão, visa desenvolver um caça stealth de sexta geração até 2035. Esta não é a primeira vez que a Índia é abordada para participar. Dois anos atrás, o Reino Unido estendeu um convite inicial para a Índia se juntar ao Projeto Tempest, o precursor do atual GCAP.

Agora, com a Itália também expressando entusiasmo, a perspectiva do envolvimento da Índia ganhou um impulso renovado. O desejo da Itália de trazer a Índia a bordo decorre de um desejo estratégico de expandir a parceria e compartilhar os imensos custos associados ao desenvolvimento de tal tecnologia de ponta.

A inclusão de mais parceiros como a Índia no GCAP oferece benefícios além da simples partilha de custos. Ele permite a alavancagem da experiência tecnológica coletiva, potencialmente levando a custos unitários reduzidos e despesas gerais de produto. Cada parceiro adicional traz inovações exclusivas, capacidades de fabricação e acesso ao mercado, tornando o jato de combate resultante mais competitivo em desempenho e preço.

Embora o custo final deste projeto multibilionário permaneça não revelado, espera-se que a estrutura colaborativa mitigue significativamente o fardo financeiro de cada nação individual. Para a Índia, a adesão ao GCAP seria um grande passo. Isso significaria entrar em um seleto grupo de nações na vanguarda do desenvolvimento dos caças mais avançados do mundo. A participação não apenas reforçaria as capacidades de defesa da Índia. mas também forneceria um grande impulso à sua indústria aeroespacial por meio da exposição a tecnologia de ponta e pesquisa e desenvolvimento colaborativos.

O próprio programa Advanced Medium Combat Aircraft (AMCA) da Índia poderia se beneficiar da tecnologia compartilhada e dos insights obtidos por meio dessa colaboração. Este convite ressalta a crescente proeminência da Índia no cenário de defesa global e apresenta uma oportunidade única para a nação asiática contribuir e se beneficiar de um programa interacional de jatos de combate de ponta.

FONTE: Defence.in

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Pedro I

Aproveitando o “efeito China”, com o anúncio do caça de sexta geração?

Nativo

Com certeza.
O problema são os custos dos programas militares europeus, sempre nas alturas , mas se a Índia quer bater de frente com a China vai ter que bancar.

Camargoer.

Não. Estás coisa levam muito tempo de estudo, avaliação e negociação diplomática..

É apenas coincidência..

Pedro I

A Índia já havia sido convidada a aderir ao programa, a “aparição” (no sentido de apresentação, ou de “fantasma”, o que você preferir…rs…) do caça chinês só deve ter acelerado o processo…

Camargoer.

Improvável. Já participei de coisas assim entre o Brasil e o Japão.. as reuniões preliminares começar um ou dois anos antes de qualquer ação ou anúncio. É um processo chato demais..

Como a China apresenta alguma novidade militar praticamente toda semana, qualquer anúncio vai coincidir com alguma coisa acontecendo na China..

Por exemplo, todo anúncio de venda de um Kc390/C390 da Embraer sai na mesma semana que a marinha chinesa lançou um navio..

Pedro I

Como consta no artigo, há dois anos atrás a Índia já havia sido convidada (reuniões preliminares?) a participar do programa Tempest, antecessor do GCAP…
Com a necessidade do consórcio expandir a parceria e partilhar custos, mais a “ameaça” do(s) caça(s) chinês(es) à Índia , junta-se a fome à vontade de comer, e acelera-se o processo…

Camargoer.

que seja.. em um dia acertaram por teleconferência uma negociação de anos depois de alertados por um vídeo na internet

plausível.

Angelo

Tudo bem que houve mudanças, mas o nome ” TEMPEST” era bem legal, Itália e Reino Unido já tem o ” TYPHOON”.

Carlos I

De longe assim parece um bom negócio para todos, a Índia está na minha lista de países para conhecer nós próximos 2 anos, parece ser uma sociedade empolgante, sempre gosto de visitar países que estão em crescimento acelerado e com a sociedade em geral empolgada em ver a vida melhorar.
Boa sorte aos envolvidos.

Rinaldo Nery

Amigos da EMBRAER, e outros que voavam na Air Índia, falam que é um lixo. Só água mineral de garrafa e comer no hotel.

Last edited 22 dias atrás by Rinaldo Nery
Camargoer.

A Índia é uma montanha de contradição. Uma pobreza extrema de um lado e uma casta privilegiada do outro.. tem lugares que nem a latinha de coca-cola é segura. Lembrei de um filma antigo do Clark Gable e Sophia Loren… ele visitando Roma, só bebe uísque e até usa uísque para molhar a escova de dentes no hotel.. até que conhece a bela moça, eles se apaixonam e ele passa a beber água no bebedouro na praça.. Alguns colegas japoneses que visitam aqui sempre perguntam se a água da torneira do hotel seria ou não potável… e olha que aqui… Read more »

Pedro I

Somente nos países do terceiro mundo usa-se caixas d’água, nos do primeiro mundo isso é uma heresia, a água fornecida nas torneiras é supostamente segura e tratada, e o risco de desabastecimento é reduzido… As caixas d’água são consideradas um risco de contaminação…
(Nos países do “quarto mundo” nem água tem direito, quanto mais caixas d’água…).

Camargoer.

Tenho a sorte de ter água mineral diretamente na minha torneira… dá para perceber a diferença no sabor da água daqui com a de outros lugares.. inclusive daquela que eu bebia no Japão…

é um privilégio.

Pedro I

Aqui em São Paulo, assim como em cidades de Minas que frequento, independentemente do uso ou não de caixa d’água, o gosto (e o cheiro) da água é uma mistura de cloro com barro, o que nos leva a comprar água mineral para beber (tá, também sou privilegiado…). No caso de São Paulo o condomínio tem um poço artesiano, onde pegamos água para cozinhar, mas essa água é acumulada em uma caixa, e passa por tratamento, que a deixa com cheiro e gosto muito fortes de cloro (os “esportistas” do condomínio a consomem diretamente das torneiras…)… Mas estamos fugindo do… Read more »

Camargoer.

Rapaz.., esta conversa me deu sede.. riso

Feliz 25.

JHF

Morei por curto período de tempo em Petrópolis. Lá é a mesma coisa. Depois de ter água mineral de exelente qualidade fornecida diretamente na torneira, fiquei órfão para sempre …

Carlos I

Imagino que tenha sim essa contradição, mas deve ser viagem curta, menos de um mês, esteve lá faz muito tempo?

Sei que morou no Japão, estive em Tóquio este ano em maio, tem muitos indianos trabalhando lá em lojas de conveniência mas também fazendo turismo, fiz amizade com um indiano enquanto comprava whisky,

André Bueno

Lembro desse filme! É uma Itália, creio, ainda muito afetada pela WWII. E a Sofia Loren … ah, a Sofia Loren …

Rinaldo Nery

By the way, tive um instrutor indiano no curso do A320, um sik, de turbante e barba. Um grande FDP.

Carlos I

Obrigado pelo alerta, a higiene me preocupa, sou muito atento com isso ainda mais em viagens, comida de rua não costuma fazer parte do meu cardápio em lugares duvidosos, mas já passei em quase toda AL até um pouco da África e até agora tudo bem.

Leandro Costa

Um dos meus primos foi ministrar um curso lá. Não quer voltar nunca mais. Sentiu nojo. Nunca viu lugar tão sujo.

RenanZ

Tal qual boa parte do mundo, só vale a pena conhecer se for milionário (com toda infraestrutura que se pode pagar)……

Se não for, é fria!!!

Rogério Loureiro Dhierio

Se um dia eu ganhar passagens de graça para a Índia, me lembrarei de você.

Enviarei para ti essas passagens.

Carlos I

Agradeço pelas passagens, mas não precisa, é natural do ser humano não dar valor ao que vem de graça e para mim viajar é algo de muito valor.

Rogério Loureiro Dhierio

Não seja tão prerrogativo.

Se eu ganhar tickets para voar no Gripen, no AMX ou F-5 eu não mando pra ti.

Seroa de grátis e eu daria muito valor a isso.
Vou!

Sucesso e valores são inerentes a cara um.

737-800RJ

Um amigo da minha irmã era engenheiro numa grande empresa de petróleo gringa aqui no Rio e o escritório de Nova Delhi abriu vaga pra ficar lá por 2 anos. Ele foi pensando nas bonificações no contracheque e pediu pra voltar poucos meses depois…
Disse que é uma grande zona e tudo é muito sujo.

Rinaldo Nery

Exato. A mulher dum amigo da Air Índia (carioca), não aguentou e largou ele já.

Rodrigo brasileiro

Uma boa experiência de vida, porém já leva remédio para diarréia, paciencia para o trânsito caótico e cuidado com os roubos.

Heinz

Além de bangladesh, a Índia é um dos piores lugares do mundo para se visitar. Tudo é muito sujo, (tirando alguns lugares turísticos), a comida é terrível, o ar é muito poluído, muitos rios são literalmente esgotos a céu aberto, e muitas pessoas querem passar a perna em você, principalmente se for gringo.

Luís Henrique

Já estão debatendo na Índia a possível participação no GCAP de 6a geração, a possível aquisição emergencial de caças Su-57M de 5a geração, rumores de pelo menos 36 unidades, possivelmente 70 unidades e alguns falam em cancelar o MRFA e adquirir 114 Su-57M no lugar.

Também existem rumores sobre cancelar o Tejas Mk2 e focar no AMCA, tentando acelerar o seu desenvolvimento e entrada em serviço.

Kayron

Eles estão realmente descontentes com seus planejadores da IAF que só fizeram uma pequena encomenda de Rafale, AMCA só em +2030 enquanto a própria PAF pode ter seu caça de 5ª geração antes mesmo deles.

Plinio Jr

Se fossem para o Su-57 o fariam faz tempo, não foram , cairam fora do FGFA cuja base de desenvolvimento era o próprio Su-57….ou eles vão na onda destes consórcios liderados pelos europeus ou vão de F-35 .

Luís Henrique

Não dá para ter certeza. Eles abandonaram o FGFA por motivos variados, entre eles questões relacionadas às Tots (os russos supostamente não aceitaram transferir tudo que os indianos queriam), custos e questões relacionadas com requisitos, rcs, etc. Porém de lá para ca, passaram vários anos e o Su-57 está bem mais maduro, agora já tem um motor se 5a geração, as superfícies estão com acabamento bem superior, indicando progresso também na redução da RCS, até bocal furtivo foi mostrado recentemente. Então as questões relacionadas ao desempenho da aeronave e furtividade podem ser bem menores hoje. Já a prioridade por um… Read more »

Wilson

Acho que o Tejas vai pro vinagre de qualquer maneira, pois a FAB mostrou interesse

Maurício

Já está virando uma lenda esse caça de 6. Geração do Reino Unido.

Kornet

Sei que hoje somos totalmente irrelevantes no cenário internacional,mas seria uma boa para o Brasil?

Welington S.

Com certeza seria, principalmente com a EMBRAER engajada no projeto com eles, mas dá onde o dinheiro viria para bancar?

brutus

e tbm mão obra especializadas e pos-estudos.

Daniel

Ainda mais com as previsões econômicas para 2025. Tudo indica que o país vai entrar em recessão de novo. Sem falar do dólar se encaminhando para 7 reais ou mais. Seria necessário uma quantidade absurda de dinheiro.
Quem sabe em 2026 as coisas não melhoram? Seria muito bom para o Brasil participar desses projetos de pesquisa.

Cipinha

Qualquer coisa é uma boa para o Brasil, o problema é nossa crônica falta de verba que não nos permite fazer o básico, comprar mais Gripen, imagine entrar num programa desses

Camargoer.

Pode ser… tem outros projetos de 5/6G sendo gestados… penso que o Brasil poderia participar junto com a Embraer no projeto sueco. Não sei dizer que seria o projeto mais vantajoso. Acho que tem este da Inglaterr/Itália, tem um francês, tem o dos EUA, tem o japonês, tem o coreado, tem o chinês, tem o russo, tem o sueco… e tem aquela coisa de um país que está em um consórcio abandona,, tem o outro consórcio que aumenta.. provavelmente esta lista está desatualizada e demanda uma revisão qual seria o melhor projeto para o Brasil? Obviamente seria muito difícil a… Read more »

brutus

nao adianta cara , gov nao ajudaria uma empresa privada , eles querem mesmo é calote

Camargoer.

Caro. O governo federal financiou o desenvolvimento do Kc390 e está pagando a ToT que a Embrae está recebendo da Saab…

Ainda que todo bom debate envolva deu.do ou de outro aspectos políticos, estas ideias simplificadas e sem base factual desviam a discussão para embates insignificantes….

C G

A gente não dá conta de ter um número razoável de um caça relativamente barato, nossa perna não alcança!

Diogo de Araujo

Kkkk pior que foi fod# msm hein? Inglaterra e Itália tudo mostrando deseinho achando que estavam abafando, nominho impactante tempest óóóó… aí de repente me vem a China com o paranauê VOANDO! kkkkkkkk. Ficou ridículo na boa, os chinas têm toda razão em esculachar. Rezar para os EUA acompanharem, enquanto isso vamos ajudando aqui do Brasil com muito futebol e samba no pé.

Last edited 22 dias atrás by Diogo de Araujo
Macgaren

China em silencio passou a frente de todo mundo kkkk

Carlos Campos

Olha isso é um alerta grande para a China, esse projeto Euro Niponico, é um dos caças no papel mais avançados do Mundo, parece que como a Suécia saiu, apesar de ainda envolvida como nao parceiro, sobrou lugar para a índia, gostaria muito de saber o preço de desenolvimento desse caça, o F35 se não me engano custou perto dos 60bi

Rogério Loureiro Dhierio

Jogada de mestre.

Melhor momento não há.

Frente a uma China cada vez mais poderosa, vem como uma excelente notícia para a Índia.

Rodolfo

O J20 voou pela primeira vez em 2011. Agora em 2024 apareceram 2 prototipos de supostos caças de 6a geração. O que será que os chineses irão mostrar daqui 10-15 anos nos ceus, quando o projeto europeu estiver ainda em fase de testes/ desenvolvimento. Depois do seculo da vergonha quando as potencias europeias invadiram a China, os Chineses não irão deixar a peteca cair na area de tecnologia e defesa de novo.

Rogério Loureiro Dhierio

Falou tudo e levantou uma questão bastante interessante para um debate O “time” dos avanços de cada lado quanto aos desenvolvimentos de suas tecnologias e artefatos. Veja. Pau que dá em Chico dá em Francisco. Se pensarmos assim os EUA como precursores da tecnologia aérea e domínio aéreo com o F-22 jamais seria alcançado ou mesmo ameaçado. Seria utopia imaginar anos atrás que qualquer país do mundo poderia chegar perto de onde os EUA estavam, muito mais utópico seria imaginar que esse país poderia ser a China. E note vc como o mundo mudou. Então para resumir eu não descarto… Read more »

Pedro I

Não sou “americanófilo”, nem tenho procuração ou vontade de defender ninguém, mas sou mineiro, tipo “come quieto”, e valorizo muito atitudes como a dos EEUU no caso do F117 e de Israel no caso dos celulares e walkie talkies, se tratando de assuntos militares e reais capacidades… Quem sabe exatamente quais cartas na manga eles tem, e o real destino do dinheiro absurdo que supostamente é gasto em projetos militares como o do F35, algumas fragatas e helicópteros “descontinuados”, e muitos outros? Os EEUU realmente pagam 15.000,00 dólares por um assento de privada para seus aviões militares? Não sei, mas… Read more »

ChinEs

Essa semana foi dramatica para as aspirações da India, a China apanhou todo o mundo de supresa, a India ou compra o Su-57 ou vai entrar no GCAP mas antes de tudo deve comprar primeiro o F-35 (UK,Italia,Japão todos são usuários do F-35 , a Suecia saiu do GCAP por não dominar as tecnologias do F-35, não se vai para a 6th Geração sem estar na 5th Geração, o Gripen ainda é um caça de 4th Geração), essa noticia ate afectou a Marinha Indiana, a India vai construir 6 submarinos SSBN S5 com 16 SLBM K-6, estava planeando 3 submarinos… Read more »

adriano Madureira

Reino Unido e Itália não são burros, eles certamente já pensaram no efeito que o caça 6G chinês já está causando na índia e espertamente fizeram tal convite…

C G

O problema é que a Índia sofre da mesma síndrome do Brasil, a síndrome de cima do muro, é tanta vontade de ser independente das questões globais que fica difícil de captar algum sinal que gere confiança, a pergunta é, alguém realmente confia na Índia para entregar um projeto assim?

Rogério Loureiro Dhierio

Posso estar errado más se vc tem um ladrão armado no seu cangote e dinheiro no bolso para investir na sua segurança e sobrevivência acho que vc seria alguém em quem confiar para eu lhe vender meios de vc poder dar um fim no seu problema.

ChinEs

A China é uma nação sabia e astuta , ela sempre coperou e vai continuar a coperar com o Ocidente, coperou na derrubada da URSS logo após a visita do Nixon em 1970, agora está coperando com a Rússia na Guerra da Ucrânia, dando suprimentos a economia Russia em troca de recursos minerais e tecnologias bélicas, a CHINA é mais pragmática do que a India, não abraçou a democracia ocidental, mas conseguiu dar prosperidade economica ao povo chinês, mesmo violando os direitos humanos…

Pedro I

Só por curiosidade, você é chinês mesmo?…rs…

ChinEs

rs… Por acaso não sou de etnina chinesa, mas é o nick que adotei aqui no Portal, os mesmo que criaram a URSS, são os mesmo que criaram a China do PCC, na prática a China é um regime totalitário ou seja uma versão mais aprimorada da URSS, uma forte economia e uma sociedade extremante disciplinada e industrializada.

Regis

Já que é assim a França, que deseja tanto vender pelo menos 24 Rafales para substituir os A-4 Skyhawks da MB, poderia nos convidar para o programa do FCAS.

Talvez ainda pudéssemos convencer os suecos a se juntar no programa, diminuindo ainda mais os custos.

Iran

Essa oferta dos Rafales seria para MB ao invés da FAB?

Regis

A oferta original era para a FAB, porém membros da MB foram avaliar a possibilidade de adquirir o Rafale M, para manter a doutrina e já considerando um NAe até 2040.

Também foi-nos oferecido mais um submarino classe Barracuda, além de insistirem em nos vender o obuseiro CAESAR.

Neto

O grande ganho de trazer os indianos para o programa seria a mão de obra mais barata em TI?
.
Acredito que traria grande impulso na diminuição de tempo de desenvolvimento. Não sei como são os padrões de codificação na India. Se focado em código limpo, bem identado e estruturado, será um ganho exponencial.
.
Muitos dos problemas do F35 é de software.