Putin no avião presidencial a caminho da Síria

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas às autoridades do Azerbaijão, neste sábado (28), pela queda do avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, que caiu quarta-feira (25) no Cazaquistão, matando 38 pessoas.

Putin expressou as profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas e desejou uma rápida recuperação aos feridos. O avião, que seguia de Baku, no Azerbaijão, para Grozny, capital da Chechênia, levava 67 pessoas no total.

A declaração do presidente russo, no entanto, não traz admissão de culpa pelo ocorrido. O comunicado do Kremlin se refere ao caso como um “trágico acidente” e não afirma que a Rússia abateu o avião da Azerbaijan Airlines.

Segundo informações da agência Reuters, o avião foi atingido pelas defesas antiaéreas russas, que atacavam drones ucranianos. “Quatro fontes com conhecimento das descobertas preliminares das investigações do Azerbaijão disseram à Reuters na quinta-feira (26) que defesas aéreas russas atiraram equivocadamente na aeronave. Passageiros disseram ouvir sons de tiro do lado de fora do avião”, informou a agência de notícias.

FONTE: Agência Brasil

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Gabriel

É inegável a qualidade da construção dos aviões da Embraer. O avião foi atingido e voou por um bom tempo antes de cair, e mesmo assim quase metade dos passageiros sobreviveu. Uma dúvida de leigo: o avião não poderia ter pousado de maneira emergencial antes? Parece que voou por um bom tempo antes de perder o controle.

Rinaldo Nery

Os russos proibiram o pouso no seu território. Está escrito noutra matéria.

Camargoer.

Pois é… nunca saberemos se um pouso em território russo logo após o incidente teria sido mais seguro ou se o avião teria se chocado contra o solo de qualquer modo. mas fiquei indignado ao ler sobre isso. Fico pensando se a intenção era forçar o avião cair no Mar Negro ou apenas “um protocolo de segurança nacional”. sei lá. Lembrei que durante a Guerra das Malvinas, um Harrier foi autorizado a abater um avião (que estava fora da zona de exclusão). O piloto notou que o avião estava com as luzes acesas e ao invés de disparar os mísseis,… Read more »

Underground

Na verdade o Harrier não foi autorizada a abater a aeronave da Varig. Ele decolou justamente para identificar a aeronave.

Camargoer.

Posso estar enganado, mas pelo que lembro de um artigo antigo em uma revista especializada.. Asas? Tecnologia&Defea? Sei lá.. era faz muito tempo… a informação que eu registrei foi que o Harrier estava autorizado a derrubar a aeronave e o piloto estranhou que o estabilizador vertical estivesse iluminado.. e por isso decidiu se aproximar da aeronave para confirmar se era uma aeronave argentina ou uma aeronave comercial

acho que valeria a pena pesquisar.. mas só vou fazer isso depois do ano novo… riso

aproveitando, feliz 25

Bigliazzi

Sim, “avalie e abata”… Avaliou certo a situação e muitos daqueles passageiros estarão comemorando um Feliz 2025

Bigliazzi

Tanto é que a aeronave não caiu. O pessoal ainda teima em tentar amenizar essa cagada homérica dos incompetentes Russos, ninguém vê isso??

Franz A. Neeracher

Somente como detalhe:

Mar Cáspio, e não Mar Negro.
O tal vôo da Varig foi voltando da África do sul.

Camargoer.

Olá Franz… valeu pelas correções.

Rinaldo Nery

E a frota ainda não havia chegado na área de operações. A decolagem do Harrier foi pra verificar se era o 707 argentino. O mesmo que nos incomodava nos anos 90.

Camargoer.

Pois é.. lembro de algo assim mesmo… os ingleses suspeitavam que fosse uma aeronave servindo para colegar informações para os argentinos.

Lembrava que era um voo entre o Brasil (acho que RIo) e a África do Sul.. mas não lembrava que era um voo retornando ao Brasil.

Valeu pela correção..

ainda aproveitando, Feliz 25.

Rinaldo Nery

Igualmente

Bigliazzi

Boa, Nery… Pergunta: por acaso o Senhor já se perdeu, sem querer é claro, em pleno espaço aéreo Argentino?;)

Rinaldo Nery

Pois é… Quem alegou isso foi o Camberra peruano que caiu no RS em 1972.

Francisco

Para a Rússia, a queda no mar seria mais benéfica. O avião teria maiores danos. Haveria demora no resgate dos destroços. E eles alegariam que os buracos na fuselagem foram produzidos por corais.

Bigliazzi

Você ainda se indigna com a canalhada sob comando do idiota do Putin???

Francisco

Além da perda injustificável de vidas, o fato da Rússia não permitir o pouso de uma aeronave comercial, em pane, no seu território, só demonstra que eles queriam o resultado. Ou seja, a queda da aeronave.

Leandro Costa

Eles vão alegar alguma coisa estapafúrdia como ‘os aeroportos estavam sob ataque,’ etc e tal.

Sergio Machado

Como assim “estapafúrdia”? Aeroporto sob ataque e SAM’s operando no limite, e vc vai autorizar pouso de aeronave civil?
Até aeronave militar em emergência é negada até a aproximação.

Leandro Costa

É estapafúrdia por diversos motivos. Por quê o espaço aéreo não foi declarado como hostil e todas as aeronaves civis redirecionadas para longe? Afinal de contas, eles tem planos de vôo, os controladores Russos sabiam quando e de onde as aeronaves civis viriam. Por quê a desculpa inicial foi ‘fechados por causa do tempo?’ ao invés da verdade? Estamos sob ataque? E por quê negaram pouso à uma aeronave que já foi declarada de estar em emergência? O que de ruim poderia acontecer à mais com a aeronave? Ser atingida de novo dentro de um ataque limitado de drones? É… Read more »

Sergio Machado

“ O cara alterna se houver opção. Se não houver, é lá mesmo….” Com certeza você não possui a mínima noção de como funciona um estrutura militar, que controla o espaço aéreo em caso de guerra ou o nome dado de operação especial, que seja. Tudo é baseado em procedimentos e muito bem engessado, que segue uma cadeia de comando. Nada é simplista como você tenta supor, muito pelo contrario, há inúmeras variáveis a serem consideradas em tempo real. Por esse mesmo motivo, baseado em procedimentos pouco flexíveis, os EUA abateram um airbus iraniano civil, os iranianos uma aeronave também… Read more »

Leandro Costa

Pelo visto o controle do espaço aéreo Russo ainda está uma bagunça desde Mathias Rust, então. Os Israelenses nunca usaram Exocets, nem muito menos contra fragata Americana. Você está confundindo o ataque intencional ao USS Liberty, navio de coleta de inteligência, pelos Israelenses em 1967 com foguetes não guiados e canhões de 30mm e torpedos, com o ataque Iraquiano à fragata USS Stark, utilizando um Exocet, vinte anos depois em 1987. Engraçado, e curioso, é que Rust pousou seu Cessninha na praça vermelha coisa de poucos dias depois desse ataque à USS Stark. O USS Vincennes abateu o Airbus Iraniano… Read more »

Sergio Machado

Muita conversa, pouco conteúdo além da fuga ao mérito e passada de pano básica. De fato, confusão com o exocet, mas não apaga o fato de fogo amigo do ataque e dos demais enganos em hot zone por atores de todos os lados, porque de fato é um tema bem complexo.
Fosse “exclusividade russa” como você quer propor, o F18 da semana retrasada nao teria sido retirado da água. Boa sorte com os fatos.

Leandro Costa

Pouco conteúdo? Não fui eu quem confundiu um ataque intencional à um navio com outro 20 anos depois e misturou com um abate não intencional à uma aeronave hehehehe Não passei pano para ninguém. Hot Zones são mesmo confusas e abates acidentais podem acontecer. O problema que estou colocando em pauta é justamente o fato de que os controladores de área não terem alertado vôos civis sobre a hotness da zone na qual estavam imersos, mesmo sabendo de sua iminente chegada, e a provável tentativa de se acorbertar o fato já conhecido por eles mesmos (do abate por engano, o… Read more »

Bigliazzi

Basta fazer um paralelo do que era o controle do espaço aéreo da Síria feito pelos Rússos… Os céus da Siria eram de todos nós… Tanto é que a Síria caiu diante de um “exército de Brancaleone”. Ninguém vê isso? Ai da por cima o idiota do Putin. Está tentando negociar as bases que ficaram para trás… Perdedor e pobretão esse pulha.

Bigliazzi

Explique mais sobre isso, poderia entender que você está defendendo o “time” de sua preferência… Mas acho que esse tipo de cagada não é admissível o nosso Embraer é tudo… Menos um drone ou sequer um F-16… Seria, então, a comprovação que os patéticos Russos são enormemente incompetentes? Você não está triste pelas famílias dos mortos? O Putin vai indezir as vitimas??? O que você acha? Ou um “foi mal, véio” é suficiente??

Vinicius Soares

Militares devem proteger somente civis do seu país. Afinal, quem vai arriscar a vida por estrangeiro??

Leandro Costa

É provavelmente a postagem mais repugnante que já li por aqui.

Santamariense

Tu não está tentando relativizar e achar uma desculpa para defender o ato dos russos, não é?

Sergio Machado

É normal frente a torcida de um lado ou de outro qualquer posição que siga o bom senso – inclusive citando fatos históricos similares- uma acusação de tomar partido por destoar da biruta ideológica.
De qualquer forma, uma hot zone fala por si própria. Foi um F18 semana passada no Yemen, outro F16 na Ucrânia recentemente…
E trata-se de aeronaves militares com sofisticados IFF, imagina-se uma aeronave civil.

Bosco

Aeronaves civis são dotados de sofisticados sistemas de transponder que interagem com os radares secundários dos aeroportos civis e militares.
Uma aeronave civil, no curso certo, na altitude certa, na hora certa é facilmente identificada por qualquer um que tenha pelo menos 2 neurônios.

Sergio Machado

Não possuem o determinante, um IFF mínimo que seja.
Fosse um questão apenas por números de neurônios – e muito longe de ser- a US Navy, por exemplo, provou recentemente ser altamente incapaz.
Ou você prova que o F18 levou mecha direto dos Houthis.

Felipe

Acabou de confirmar que o F-18 foi abatido pelos Houthis então, ou o poderoso sistema Aegis de um proderoso cruzador norte-americano confundiria um F-18 com alguma ameaça Houthi? kkk

Last edited 20 dias atrás by Felipe
Santamariense

Tá “çerto” …

Rosi

Qual é o tamanho e a diferença de um E190 de um Drone ?
Era uma rota comum feita por esta companhia aérea, não tinha sistema de controle no aeroporto?
Os sistemas de defesa russo na consegue diferenciar uma aeronave comercial de um drone?
Não tem desculpas, erro Russo. O aeroporto não estava fechado 1h antes tanto que o vôo seguiu para la

Last edited 22 dias atrás by Rosi
Bigliazzi

Quanto vale uma vida de um inocente daquele voo? O pateta do Putin vai indenizar as famílias?

Bigliazzi

Eles irão indenizar as vitimas?

Bigliazzi

O que poderíamos esperar daqueles canalhas culpados??? E tem um torcida enorme aqui no blog para esses patéticos incompetentes. Segue o jogo…. Que Deus console as vitimas, pois indenização por parte desses canalhas ninguém verá. E a seguradora do avião não deverá ressarcir nada… Isso é clássico nas apólices de seguro, tipo: “em caso de conflitos, explosões nucleares, etc ,etc ,etc”.

Felipe

culpados você diz os ucranianos que mandaram um monte de drone de origem ocidental atacar alvos civis em territorio Russo (pois é o que estava acontecendo no momento…)

Bigliazzi

Você está sabendo somente agora da Guerra da Ucrânia? Você sabe do genocidio que as tropas Russas fizeram na Ucrânia nesses últimos 1.000 dias? Você já viu o estado da cidades fronteiriças da Ucrânia? Você já ouviu falar do sequestro de crianças pelos Russos? Você já viu a diferença de tamanho de um drone para um Embraer 190? Você já percebeu o quanto os russos são pateticamente incompetentes? Porque os russos não fecharam o seu espaço aéreo para os aviões civis desde o momentos que são incompetentes para se defender de uma dezena de aeromodelos ??? E você vem colocar… Read more »

Last edited 20 dias atrás by Bigliazzi
RenanZ

Com todo respeito aos envolvidos, mas o fato de ainda manterem algo próximo do controle e metade sobreviverem à queda foi, muito aparentemente, a uma conjuntura de fatores carregada de Sorte!

O MH17 não teve a mesma sorte, com um impacto direto frontal

Camargoer.

acho que tem muita coisa misturada… sorte sempre. Capacidade técnica dos pilotos… talvez pouco combustível… velocidade de aproximação.. tipo de solo.. qualidade da aeronave e até o tipo de dano que a aeronave sofreu..,

quem sabe os pilotos teriam sorte ao pousar na água como aconteceu no Rio Hudson.. quem sabe o avião teria explodido caso tivesse muito combustível…

Bigliazzi

Provavelmente sem os comandos dos profundares e Leme (destruídos pela incompetência dos russos) traseiro, só nos resta parabenizar os pilotos (que morreram no acidente) por trazer o avião para um choque quase que controlado se utilizando dos motores e aleirons… tudo indica que foram os heróis dessa tragedia causada primariamente pelo Putin que a começou a 1.000 dias atrás

francisco

Será que o piloto estaria gastando combustível, para correr menos risco de incêndio/explosão ao pousar?

Bigliazzi

Não, queriam pousar antes e os russos negaram o procedimento em seu território, nessa hora milagrosamente conseguiram “falar com o pseudo drone Ucraniano” que eles estavam abatendo… ninguém reparou nisso??? Um “desculpa véi” vai por ponto final nesse assassinato em massa? E o nosso presidente atual em exercício não fala nada… queria ver se fosse um avião brasileiro recheado de palestinos abatido de maneira covarde (como os russos o fizeram) pelo Estado de Israel… queria ver o tamanho do palanque e o tamanho da gritaria

Rosi

Ôpa! Desculpa foi sem querer…

Carlos

A declaração do presidente russo, no entanto, não traz admissão de culpa pelo ocorrido”, achei piada a esta frase porque já foram muitos os bombardeamentos a hospitais, escola, edifícios civis mas nunca houve admissão de culpa porque apenas bombardeavam alvos militares e piada também porque quem dá informações aos houthis são os serviços secretos russos e o primeiro navio afundado pelos houthis foi um navio que transportava fertilizantes comprados pelo Brasil e o Brasil ainda compra combustíveis à Rússia com descontos

Last edited 22 dias atrás by Carlos
FABIO MAX MARSCHNER MAYER

É como receber desculpas da esposa: – me desculpe, mas não aconteceu nada e não se fala mais nisso!

Clésio Luiz

Sem querer tomar o lado de Putin, mas já está melhor do que os EUA fizeram quando derrubaram o Airbus iraniano nos anos 80. Pagaram indenização para as famílias, mas um simples pedido de desculpa nunca foi feito.

E o pior: a tripulação do navio que derrubou a aeronave de passageiros matando 290 civis, foi condecorada depois.

Vinicius Soares

Acho que uma indenização milionária é mais importante para as famílias do que um pedido de “desculpas” oficial, principalmente naquela região pobre.

Nada irá trazer o familiar de volta, mas a quantia mudou a vida de muita gente (500 mil dólares era uma verdadeira fortuna naquela época).

Nickless

como dizem por ai, “as pessoas não comem desculpas”. o que importa é a indenização pras famílias.

Bigliazzi

Fale isso para as famílias dos que morreram nesse acidente, os russos irão indeniza-lós? Nenhuma seguradora do mundo irá indenizar esse abate. Na verdade esse assassinato em massa. “Peço desculpa mas não reconheço a minha culpa”… isso já é piada né… pobre das famílias que perderam os seus nesse ato de assassinato coletivo

Heinz

Mais um crime de guerra russo, entre milhares.

Felipe

Sim, estavam se defendendo de um monte de drone ocidental lançado peloa ucrania que estavam atacando alvos civis na Russia… (ou não viu aquele video de drone ucraniano atingindo em cheio um predio de escritorios na russia)

Bigliazzi

Somente na Ucrânia na casa de centenas de milhares…

wilhelm

Seria menos feio simplesmente admitirem de uma vez que derrubaram por engano e pagarem uma bolada pras famílias.

C G

Se for similar ao que pagam para as família dos soldados mortos na Ucrânia eu chuto que não vai passar de um saco de batatas!

Maurício Fonseca

Não conseguiram diferenciar drones ucranianos de um avião comercial. Que maravilha essa defesa e inteligência russa, por isso eles mesmos derrubam caças russos.

Felipe

Tem cruzador Aegis americano que não diferencia F-18 de buscapés dos Houthis…

Bigliazzi

Estamos falando de dezenas de pessoas que foram covardemente assassinadas pela absoluta incompetência russa e você é capaz de tentar desviar do assunto. Pelo menos um pouco de respeito diante dos mortos assassinados pelo Putin.

737-800RJ

O anão do Kremlin vai se apequenando cada vez mais. Nunca foi afeito à honra e não vai ser agora que irá mudar!

Abymael2

Um gesto nobre em meio a selvageria.
Muitos já fizeram o mesmo e nem desculpas pediram.

Santamariense

Gesto nobre…Que barbaridade…a que ponto chega o fanatismo…

Abymael2

Um dos maiores fanáticos da Trilogia – acho que só perde pro Bosco – dizendo que eu estou incorrendo em fanatismo. Nessa circunstância, considerei um elogio rsrsrsrs

Caio Márcio

Gesto nobre?
Acredito que deva ser uma ironia.

Bosco

O Putin é o responsável direto pela morte de centenas de milhares de seus compatriotas ao longo de quase 3 anos sem que isso lhe cause qualquer comoção , não sei o porquê de se incomodar em pedir desculpas por conta dessas 38 pessoas.

groosp

Putin pede “desculpas pela queda”. Queda? Foi um abate! A EBC passando pano para criminoso de guerra.

Abymael2

Se você tivesse lido a matéria – e não somente o título – teria visto que está claramente dito no texto que o presidente russo “não assumiu a responsabilidade pelo ocorrido”, ou seja, a matéria não está passando pano para ninguém, está apenas relatando o que ocorreu.

Bigliazzi

“véio… Foi mal”…

Esse canalha vai indenizar as vitimas e as famílias das vítimas fatais??? Nessa hora ninguém cobra isso.., esse idiota vai indenizar a Ucrânia??? Por sinal, pergunto: A Guerra na Ucrânia acabou ou os Russos ainda continuam passando vergonha por lá??? Kursk já caiu??? A logística ucraniana não conseguiria manter o ataque mais que alguns dias???

Amteck

Putin está na classe de homens que não existem mais. Um ditador clássico, figurão da guerra fria, sem o pingo de senso de humanidade, até porque, em ditaduras, o líder que reconhecer que errou pode “cair da janela”.

O regime russo é uma pálida imagem do passado, que ternta renovar o sucesso de uma URSS quenão existe mais. Enquanto isso, vai derrubando aviões civis a torto e a direito. Avião Malasya, avião da Korean Airlines, hj um EMB 190.