Lockheed P-3 Orion: do deserto para uma nova vida operacional
O vídeo abaixo mostra o processo notável de renascimento de uma aeronave P-3 Orion. Retirado do Aerospace Maintenance and Regeneration Group (AMARG), conhecido como o “Cemitério de Aviões” em Tucson, Arizona, esse veterano da aviação militar é modernizado pela Lockheed Martin para ganhar uma nova vida operacional.
O processo começa com a seleção criteriosa dos P-3 Orion armazenados no AMARG. Essas aeronaves, protegidas das intempéries pelo clima árido da região, são avaliadas minuciosamente para determinar sua viabilidade estrutural. Após a aprovação, os aviões são transportados para as instalações da Lockheed Martin, onde inicia-se um programa de modernização abrangente.
Substituição de Asas e Estruturas Críticas
Um dos aspectos mais significativos da revitalização é a instalação de novas asas. Este processo substitui componentes estruturais críticos, incluindo a longarina principal da asa, que é submetida a intensos ciclos de carga durante operações marítimas. As novas asas são fabricadas com ligas de alta resistência e técnicas modernas, garantindo a longevidade e confiabilidade das aeronaves.
Motores Renovados para Melhor Desempenho
Os motores turboélice T56 também são atualizados, ou em alguns casos, substituídos por versões modernizadas, como o T56-A-427A. Essas atualizações melhoram a eficiência de combustível e reduzem custos operacionais, além de oferecerem maior confiabilidade para operações prolongadas sobre oceanos e ambientes remotos.
Avançados Sistemas de Aviônicos e Sensores
Os aviônicos dos P-3 Orion passam por uma transformação tecnológica completa. Sistemas analógicos obsoletos são substituídos por avançados cockpits digitais, equipados com glass displays, navegação por satélite e sistemas de controle de missão integrados. Além disso, novos sensores de busca marítima, como radares de longo alcance e sistemas de detecção de anomalias magnéticas (MAD), são instalados, ampliando as capacidades de vigilância e guerra antissubmarino.
Novos Clientes, Novas Missões
Após a modernização, os P-3 Orion estão prontos para serem entregues a novos clientes, incluindo forças aéreas e marinhas de países que necessitam de uma solução comprovada e econômica para patrulha marítima, vigilância e resposta a desastres. Muitos destes clientes aproveitam a robustez da plataforma P-3, agora revitalizada, para missões que vão desde controle de fronteiras marítimas até combate à pesca ilegal e ao narcotráfico.
Um Novo Ciclo de Serviço para um Clássico
A modernização conduzida pela Lockheed Martin estende significativamente a vida útil dos P-3 Orion, permitindo que essas aeronaves continuem a desempenhar papéis fundamentais em cenários operacionais globais. A combinação de novos sistemas, motores mais eficientes e asas modernizadas garante que esse veterano continue a voar com nas próximas décadas, servindo a uma nova geração de operadores com excelência e confiabilidade. Para conhecer a situação dos P-3 Orion ao redor do mundo, clique aqui.
Ja ficou comprovado que comprar esses avioes estocados no deserto e modernizar é jogar o dinheiro que ja é raro do orçamento no lixo. Os nosso P-3 ja estao sendo desativados aos poucos. A marinha comprou 8 avioes turbo tracher por 234 milhoes de dolares e ainda pagou 90 milhoes de dolares total da brincadeira (1,5 bilhao de reais na contacao de hoje ) para modernizacao da avionica e nunca recebeu nenhum avião. Hoje falta navio ,aparece varias oportunidades de comprar navio mais nao tem dinheiro porque rasga dinheiro do contribuinte fazendo_____________ EDITADO: 3 – Mantenha o blog limpo: não… Read more »
Trackearam os tracher trazendo traquitranas trançadas da Tanzânia.
Me desculpa ai,nao foi a intenção !!!
Parece que isso foi cancelado.
Foi cancelado depois do pessoa receber todo treinamento e a aeronave estar pronta para realizar o primeiro voo com todos as avionica instalada pela Elbit sistem of america (a Elbit so faz a modernização com pagamento adiantado).
O brasil ficou no prejuizo na aquisição da aeronaves e da modernização.
Os avioes foram abandonados .
https://tecnodefesa.com.br/marinha-do-brasil-cancela-programa-do-kc-2-trader/
Eu vou ler essa matéria ainda. Porque o que foi falado na época, é que o programa teria continuado mesmo após a baixa do SP, porque teriam concluído que a quebra/cancelamento de contrato incorreria em uma multa maior do que o que teria sido gasto até o momento.
Aí finalmente alguém deve ter calculado à grosso modo o quanto custaria para manter e operar as aeronaves e resolveram cancelar.
Salvo engano os primeiros foram Traders ao invés de Trackers. Só espero que as aeronaves já quase prontas tenham encontrado um lar.
A questão é que esses Tracker não foram modernizados, porque nossa Marinha acende cigarro com nota de 200, mesmo que não receba a fumaça! Foi o caso: contrataram essas modernizações pensando no porta-aviões, desativaram o porta aviões, mas mantiveram o programa dos Tracker por anos, drenando recursos, daí desistiram, porque constataram não ter um porta-aviões. Os P3BR Orion, que sofreram processo como este aí, estão cumprindo suas funções, e já vão ao menos 12 anos desde o ultimo chegou ao setor operativo.
A pouca vergonha foi tão grande que colocaram sigilo de 6 anos kkk.
https://www.airway.com.br/apos-gastar-r-191-milhoes-marinha-teria-abandonado-projeto-de-aviao-embarcado-multimissao/
Eu vejo essas histórias e fico pensando se tem um pessoalzinho aí que força a barra para continuar um programa que caminha a passos de tartaruga, tudo para ganhar Ajuda de Custo ou diárias. Sei não.
Essa aquisição foi suspeita demais. Ao iniciar o processo de compra e modernização, não havia nenhuma conversa sobre as dificuldades com o Aeródromo SP? Não se falava em desativa-lo? E ainda assim gastam muito dinheiro nessas aeronaves que no fim, não teriam mais qualquer serventia pra MB.
O programa de retrofit dos P3 não é ruim.
No caso brasileiro os P3 estão voando e desempenhando as missões a contento.
Agora o caso dos Tracker merecia prisão para alguém. Nada teve com avião ou a modernização em si mas com a Marinha que tem prioridades questionáveis.
Vai que é sua brasil!
Vou traduzir, militares corruptos de países do 3 mundo, compram lixo americano baratinho e gastam fortunas na ” reforma,”. Tudo combinado. Americano é muito esperto.
Temos que desenvolver produtos nossos, a Embraer tem que ser ampliada para fazer do tipo de aeronave, a jato ou hélice. Temos que capacitar nossos jovens para o desenvolvimento de novas tecnologias, a exemplo da Petrobrás.
Chega de sonhar em ser jogador, MC, artista da Globo, cantor sertanejo e etc.
A EMBRAER não precisa ser ampliada pra fazer nada novo. Já tem instalações suficientes, em São José e Gavião Peixoto. Nossos jovens são capacitados. Falta quem pague pelos projetos.
Do deserto para o brechó 🙂
Uma bela aeronave!
De fato. Mas já está na hora de ficarem onde estão: descansando. Já tem substituto.
Ahhh, mas o P-8 é muito caro. OK, C–295 MPA. Ou quem sabe um futuro P-190/390?
Problema da MB… Drones cumprem a mesma missão.
Se houvesse um drone que lançasse torpedo, seria útil, mas duvido que tenha, e se houver duvido que seja para o tamanho de nossa carteira…
Certamente seria um drone do tamanho de um Triton…
Logo terá um. Já lançam sonobóias.
Rinaldo, e quanto a aeronaves não tripuladas? Qual sua opinião?
Não tripuladas não me refiro a aquelas aeronaves UAVs natos, mas aquelas convertidas em Drones, tipo esses caças que há algum tempo estão sendo testados, como o Gripen,o F-16 falcon…
Será que não seria possível converter um Embraer Phenom para MP, como fizeram com o piaggio avanti?
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Sempre é. Mas tem que perguntar pra EMBRAER. Sem nunca esquecer que Patrulha Marítima deve ser missão da MB.
As vezes acho que tal dever de patrulhar os mares poderia ser algo que deveria ser compartilhado entre MB e FAB ao invés de um ficar empurrando para o outro…
Interessante é que a FAB não deixa o EB ter seus cargueiros, pois somente ela pode ter a exclusividade de possuir aeronaves de asa fixa, mas na patrulha ela quer empurrar a bola para a MB…
As vezes acho que não custaria nada serem humildes e inteligentes e terem um senso, uma visão de cooperação mútua na defesa do Brasil e partilhar juntos recursos em determinada área de segurança.
Se for assim, a FAB poderia ter uns Guarani pra proteger as bases… Tem que estudar um pouco de doutrina, e entender que a Aviação Naval é um braço importante da Esquadra. A FAB foi criada em 1941, com a junção da Aviação Militar e da Aviação Naval. Dessa forma, a partir de 1942, quando nossos navios começaram a ser afundados, coube à recém criada FAB efetuar a Patrulha Marítima, recebendo instrução da US Navy, por meio da USBATU. A US Navy já estava operando a partir do nosso litoral. Patrulha é diferente de Esclarecimento, pelo emprego do armamento. Já… Read more »
E quanto ao Fuzileiros possuírem caças?
Fuzileiros de onde?
mas as Forças Armadas é do Brasil , nossa doutrina é baseada no que os EUA Fazem?
O Brasil não pode ter a sua proporia doutrina , tem que copiar os EUA , ou outro pais ?
Quase adquiriu os sherpas.
Viriam 15 aeronaves.
Mas a FAB chorou, esperneou , como se os recursos fossem dela, e o bunda mole que ocupou a presidência por quatro anos, odiado pelos generais que não queriam submeter-se pra capitão, afinou e cancelou a iniciativa.
Sábia decisão… Isso foi na época que oficial General não tinha medo de se manifestar. Medo de uma figura desprovida de folículos capilares.
Esse é um país em que tudo não é levado sério e vira uma total esculhambação. Só compra sucata para meter vergonha a todos nós brasileiros que pagamos impostos para ser jogado no lixo da história. Onde está essa justiça que não prende esses espertalhões!
O P-3M não é sucata. É o P-3 mais capaz e mais atualizado, no mundo. Faltou um pouco de conhecimento.
Os P-3M foram uma aquisição necessária e boa, inclusive do ponto de vista do custo-beneficio.
Não deixa a FAB ver isso, por favor… senão mela o P-390
A EMBRAER faz o que ela quiser. O que a FAB tem a ver com isso?
Existe a possibilidade de virem algumas unidades para a FAB?
Não.
A MB deveria pegar eles e assumir a patrulha aérea da costa marítima
Com a recente fatalidade envolvendo o avião da EMBRAER (que Deus conforte os amigos e familiares dos que partiram) mostrou ao mundo a robustez do projeto estrutural da aeronave. O P-3 é uma ótima aeronave, mas, para mim, já deu o que tinha que dar. Se pudesse, investiria na plataforma da EMBRAER para patrulha marítima. Temos uma excelente aeronave a nosso dispor.
É uma plataforma tão boa que até hoje não apareceu um substituto que marque todos os pontos necessários, é algo impressionante. A base da plataforma desses aviões já parou de voar há MUITAS DECADAS. Acho que hoje o que mais se aproxima no mercado é o C-295, mas ainda assim parece faltar algo, não teve tanta adesão no MPA. Os drones ainda não chegaram nesse ponto de versatilidade (mas já tão muito bons no monitoramento), talvez em 5 anos. Esse projeto ainda vai voar por um bom tempo por aí. Mas eu não compraria não. Se pudesse investir no C-295,… Read more »
Velhos ou não, meia dúzia deles seriam bem vindos à FAB ou MB. Seriam muito úteis.
Certamente os chineses não terão interesse nestes P-3 reformados…
Aeronave KJ-3000 AEW&C da China fez voo não oficial em 27/12, algumas fotos de baixa qualidade [as menores na imagem abaixo ] registraram seu voo…
E tem gente que negativa tal postagem, talvez seja por inveja ou ideologia político-partidária…
Engraçado que a comissão de defesa do Congresso e Senado não chama a Marinha pra dar explicações sobre o dinheiro gasto nesses programas meia boca. O MD faz silêncio também. A Defesa Nacional está indo de mal a pior, estão preocupados hoje com as super aposentadorias e pensões das filhas e mulheres do militares, boa parte do dinheiro da Defesa vai pra isso.