O que se sabe sobre a queda do E-190 da Azerbaijan Airlines
O que sabemos até agora sobre o acidente com jato comercial E-190 da Azerbaijan Airlines e produzido pela Embraer (como confirmado pela mídia pró-governo):
- Ataque da Defesa Aérea Russa: O avião foi atingido por um sistema de defesa aérea russo Pantsir.
- Pouso de Emergência negado: A Rússia se recusou a permitir que a aeronave danificada pousasse em três aeroportos próximos, apesar de sua condição crítica.
- Bloqueio GPS: O avião foi submetido a bloqueio GPS extremo, forçando-o a desviar sobre o Mar Cáspio e, eventualmente, pousar em Aktau, Cazaquistão.
- Tentativa de Esconder Evidências: O desvio para sobrevoar o Mar Cáspio foi uma tentativa deliberada de fazer com que a aeronave caísse no mar, eliminando qualquer evidência de um ataque.
- Exigências do Azerbaijão: O governo do Azerbaijão exige reconhecimento oficial, um pedido formal de desculpas e responsabilidade pelos responsáveis pelo ataque.
FONTE: AzeriTimes
NOTA DO EDITOR: esta é a segunda aeronave produzida pela Embraer com evidências de que foi derrubada por sistemas de defesa antiaéreo russo. O outro caso ocorreu no ano passado e acabou matando o chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin. A Embraer não foi convidada a participar das investigações no caso anterior.
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Com havia comentado ontem. 🙁
Detesto acertar em um caso trágico como este.
Mais um caso que torna cada vez mais inevitável o isolamento da Russia. Ao invés de cooperarem e assumirem o abate pelo menos com a desculpa de fog of war e se prestar a ajudar as familias, tentam esconder evidencias como no caso da Malaysian Airlines.
Que desespero a trajetória do avião após o impacto do missil. A negativa de acesso aos aeroportos é notícia nova, e torna tudo ainda pior. Deixa de ser um erro pra ser tentativa de assassinato em massa.
Apesar de tudo, ainda haver sobreviventes é um milagre da engenharia brasileira…
Jugger BR,
A “negativa de acesso aos aeroportos” é notícia de ontem.
Olhando o mapa – sempre o mapa – havia percebido a incongruência de mandar
um avião avariado por míssil terra-ar atravessar um mar, o Mar Cáspio.
Porém, bem antes, muitos outros observadores mundo afora perceberam a mesma coisa,
sendo que o pessoal na área de interesse encontrou evidências
da manobra macabra do controle aéreo russo.
.
Uma tragédia evitável…
Forte abraço,
Ivan, o Mapento.
Sim e no seu comentário que destacava essa coisa ilógica de mandar a aeronave cruzar o Mar Cáspio, eu escrevi:
Pelo histórico dos autores do ataque, não dá pra descartar o pensamento que eles estavam contando c/ a queda do avião no mar p/ dificultar as buscas e resgate dos destroços que revelariam o que de fato aconteceu, valendo então a versão de bird strike.
Dito e feito.
Pois eles mandaram atravessar o mar na intenção de que o avião se perdesse na águas e assim não fosse possível comprovar a cagada (crueldade) que fizeram ao abater um avião civil de passageiros. Imperdoável.
Mais uma tragedia na conta dos invasores de terras.
Os pilotos são heróis, por conseguirem manter a aeronave voando e salvar o máximo de passageiros que puderam, nessas condições.
Verdade , os pilotos são heróis e os Russos assassinos com mais sangue inocente em suas mãos.
Sim, sem dúvida.
Além de heróis, profissionais muito hábeis.
Outrossim deve ser reconhecida a boa estrutura do E-190,
que tomou um “balaço” na parte traseira e continuou
a voar ainda por muitos quilômetros.
Espero que as caixas pretas sejam degravadas pelo CENIPA, se caírem em mãos russas já era…
Será que não dava para direcionar o avião para nenhum aeroporto russo na região, pelo que se fala o avião voou perto de duas horas até chegar no Azerbaijão após ser atingido, não tinha nenhum aeroporto russo a menos de duas horas de voo?
Tinha. Tiveram pouso negado. Está na matéria.
Tem um vídeo no X de um dos comissários de bordo do avião que sobreviveu a queda onde ele fala que houve um primeiro impacto e ele e outro comissário se levantaram para aclamar os passageiros foi quando ele percebeu que estava com o braço ferido, logo depois eles sentiram mais dois impactos. Se esse depoimento estiver certo foram três mísseis e não um que atingiu o avião, eu acho que se fosse três mísseis o avião teria caído logo não teria voado tanto.
Se três mísseis antiaéreos não foram capazes de derrubar um avião comercial que não tem contramedidas, não tentou desviar e sequer sabia que esses mísseis estavam vindo, vou começar a concordar com as opiniões do Bosco sobre as armas russas.
Fernando, eu sou meio cético quanto à três mísseis. É importante lembrar que o comissário devia estar em choque. Pode ser que tenha ocorrido uma explosão próxima do avião com espoleta de proximidade (não acredito que tenha sido impacto direto), e os barulhos e sensações resultantes dos danos recebidos à aeronave podem ter feito o comissário acreditar que tenham sido alvejados por mais do que um míssil. Mas ainda estou aguardando maiores detalhes mesmo. Inclusive sobre os Russos negarem pouso de emergência para apagarem evidências. Parece um tanto orquestrado demais para ser verdade (embora eu não duvide nem por um… Read more »
Eu penso o mesmo que você. Ia até escrever algo parecido mas iria me alongar e seria tudo especulação. Mas uma coisa é certa, se fosse impacto direto de míssil esse avião não teria chegado ao solo inteiro.
O bom dessa investigação é que teremos Cenipa, quem sabe mais informações.
Eles já pediram ajuda à Embraer/CENIPA?
Opa, já tem resposta em matéria nova. Muito bom!
Acredito que se ouviram outras explosões, talvez possa ter sido barulho de algum sistema atingido falhando, como os sistemas hidráulicos tentando atuar… uma pessoa em choque, com medo e numa situação dessas não teria depoimentos tão confiáveis assim, penso eu.
Azerbaijão exige desculpas dos russos?? Pode esperar sentado, porque o czarzinho criminoso de guerra jamais o fará.