E-190 sofreu ‘interferências externas, físicas e técnicas’. Técnicos do CENIPA e da Embraer seguem para o Cazaquistão

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A Azerbaijan Airlines informou que o jato E-190 que  caiu no Cazaquistão sofreu “interferências externas, físicas e técnicas”, citando os resultados preliminares de uma investigação que suscita suspeitas de que a aeronave foi atingida por mísseis de defesa russos.

O Embraer 190, com 67 pessoas a bordo, realizava um voo de Baku, capital do Azerbaijão, para Grozny, capital da república da Chechênia, em território russo, na quarta-feira. O avião caiu em circunstâncias ainda não esclarecidas e pegou fogo perto de Aktau, um porto do mar Cáspio no oeste do Cazaquistão, longe do itinerário planejado. As autoridades do país registraram 38 mortes.

O Kremlin declarou nesta sexta-feira que não faria comentários até que a investigação fosse concluída, após relatos de que a aeronave pode ter sido atingida por mísseis de defesa russos. “Há uma investigação em curso e, até que as conclusões sejam conhecidas, consideramos que não temos o direito de fazer nenhum comentário e não o faremos”, disse o porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, à imprensa.

A Embraer, fabricante do avião, expressou suas “condolências” a todas as “famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados por essa tragédia” e afirmou que está “acompanhando de perto a situação”. “Continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, declarou a empresa. “Em resposta, enviamos imediatamente uma equipe de especialistas ao local para prestar assistência técnica na investigação”, informou o diretor-executivo da Embraer, Francisco Gomes Neto.

Além dos especialistas da Embraer, a Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou ontem que enviou três investigadores do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) ao Cazaquistão para oferecer suporte técnico ao país durante as investigações da queda de um avião.

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JapaMan

Foi alvejado!
A questão agora é: Como foi na terra das mentiras e das inverdades, talvez por pressão, o resultado das investigações apontem para um “incidente com aves” ou ataque ucraniano. Jamais Russo.

Sds.

Jadson s. Cabral

Não adianta. Está claro demais e a investigação envolverá técnicos de várias nacionalidades, inclusive brasileiros.
No máximo a Rússia vai dizer que quem disparou foram rebeldes chechenos e que o comando da Rússia nada teve a ver com isso. E é claro, ninguém vai pagar por isso, muito menos os culpados.

Kommander

Eu fico pasmo com o sentimento de revolva relativo que alguns tem aqui. Não é atoa que o brasileiro tem Q.I baixo.

Nota da moderação:
Mantenha um bom nível de discussão.
Vc já foi suspenso uma vez!

JapaMan

EDITADO

Kommander

EDITADO

JapaMan

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Luiz Antonio

Por lá passarinho explode.

Natan

O que me impressionou foi a durabilidade da aeronave, atingida por mísseis, ataque eletrônico etc… e ainda metade dos passageiros é um feito impressionante. Só lamento pelas vítimas

Jadson s. Cabral

Toda a dinâmica do acontecimento, a física da coisa mesmo… o fato é que ele deram foi sorte

Luiz Antonio

A “durabilidade” da aeronave é relativa e depende das partes atingidas. Neste caso parece que as partes danificadas comprometeram os controles de voo o que permitiu alguma ação dos pilotos. Foi o acaso, pois se os tanques de combustível tivessem sido atingidos com posterior incêndio a história seria outra.
Não há nada para amenizar. 1 vida perdida já é muito

Last edited 21 dias atrás by Luiz Antonio
Hamom

“Quando estávamos para pousar em Grozny, havia muita neblina e não conseguimos ver a área. Então, o piloto fez 3 círculos sobre a cidade e virou em outra direção….”

3 impactos….
Isto parece indicar que o E-190 foi pego no rescaldo da batalha entre a defesa aérea e os drones ucranianos… não foi alvejado diretamente, mas foi atingido secundariamente pela dispersão de estilhaços das munições anti-aéreas.

Se tivesse sido alvejado e atingido diretamente, teria sido derrubado na hora.

Last edited 20 dias atrás by Hamom
Emmanuel

Se fosse nos anos 80 eu até ficaria calado. Mas estamos em 2024.
Estados Unidos já derrubou avião civil por engano. Rússia idem.
Mas hoje, isso beira ao absurdo.

Kommander

Não abstendo a culpa dos russos, mas acho que é impossível diferenciar uma aeronave civil de uma militar no radar. Aos entendedores do assunto, se puderem contribuir com uma explicação mais clara, agradeço!

juggerbr

Uma aeronave civil tem transponder ativo emitindo sinal, a militar não tem, a diferença é fácil, desde que o operador entenda o que faz.

Franz A. Neeracher

Prezado, você está confundindo as coisas!

Luciano

Uma triste história, seja qual for a causa!

Quanto aos militares e técnicos brasileiros….será um aprendizado a mais lidar com condicionantes diversas, possivelmente, das enfrentadas nos acidentes mais frequentes ocorridos no Brasil. Mesmo no caso de não ter ocorrido interferência externa, isso tudo terá que ser avaliado e pode trazer informações importantes tanto para a Embraer quanto para a FAB.

Aéreo

Acho que a melhor coisa a ser feita depois dessa tragédia, seria a ICAO, sem nenhuma influência política de bloco A ou B, passar a normatizar melhor ambientes com negação de serviço GPS e a utilização de espaços aéreos com histórico recente de atividade militar.  Nos últimos 10 anos foram quatro acidentes dessa natureza. Voo 752 da Ukraine International Airlines, voo 17 da Malaysia Airlines e agora o Voo 8243 da Azerbaijan Airlines. A eles se somam pelo menos mais um evento na África que é pouco divulgado envolvendo um EMB-120. A realidade para o futuro previsível tende a cada… Read more »

Nighthawk

Boa colocação. Um controle mais adequado com definições criteriosas do nível de risco e a utilização mandatória destas informações na emissão dos planos de vôo e do status dos aeródromos e rotas aéreas pode vir a contribuir muito de forma preventiva.

Jose Norberto

O avião é muito bom, robusto e aguenta até o impacto de misseis.
Mas quem conduziu o avião até o solo foi o piloto, salvando muitas vidas.
Este tem muitos méritos…

Abymael2

O que eu não entendo é por que algumas companhias insistem em voar muito perto de zonas conflagradas.
Não é a primeira vez que isso acontece.
Me parece que resistem em mudar as rotas por medida de economia, até que acontece um negócio desses
Aí mudam kkkk

Leandro Costa

Até o momento a Chechênia não era considerada uma zona conflagrada. O que eu não entendo é por que o controle de área não avisou às aeronaves civis que estavam sob ataque e que elas deveriam alternar ou retornar para seus aeroportos de origem.

Amteck

Mais um abate de avião civil perpetrado pelos criminosos russos.
E ainda vendo uma porção de gente passando pano pelas barbaridades russas.

Embraer 190 suportou muito mais do que imaginavamos. AO que parece foram 3 disparos.