China surpreende com voo de caça de sexta geração
Para grande surpresa da comunidade de aviação militar, foram reveladas imagens do caça de sexta geração da China em voo, acompanhado por um J-20S biposto. O acontecimento é visto como o “momento sputnik” da aviação de caça chinesa, em alusão ao lançamento do primeiro satélite artificial do mundo pelos soviéticos que assustou os americanos.
Enquanto os EUA enfrentam contratempos no desenvolvimento do seu NGAD (Next-Generation Air Dominance), a China aparentemente saiu na frente com seu caça de nova geração.
A aeronave em configuração duplo delta sem cauda, tem duas entradas de ar sob as asas e uma entrada de ar sobre a fuselagem, indicando que pode ser trimotor.
Especula-se que a aeronave teria missão equivalente à versão de ataque do F-22 Raptor americano, o FB-22, que foi cancelado.
Os caças de sexta geração se caracterizam pela integração de sistemas autônomos e Inteligência Artificial (IA), com a capacidade de operar de forma independente ou em colaboração com drones e outras plataformas não tripuladas.
A tecnologia stealth é elevada a novos níveis, com superfícies e materiais capazes de minimizar ainda mais a assinatura radar, térmica e acústica.
E serão plataformas centradas em redes de combate integradas, atuando como “nós” que coletam, processam e distribuem informações em tempo real para outras unidades, desde satélites até tropas terrestres.
Como ja se sabe que é de sexta geração?
e o próprio editor diz que é equivalente ao F-22…
O momento Sputnik é estar ao mesmo nível de um caça que iniciou a produção há 30 anos…
Melhor ler novamente.
O que foi dito é que especula-se que este caça teria missão semelhante ao que se esperava do projeto FB-22 que acabou sendo cancelado.
Ou seja, não se refere ao F-22 e sim a uma outra aeronave que seria construída com base no F-22 e o texto não está classificando as duas como de mesma geração, apenas indicando que cumpririam os mesmos tipos de missões.
Vamos para a aula de interpretação de texto, ________
O editor diz:
“Especula-se que a aeronave teria missão equivalente à versão de ataque do F-22 Raptor americano, o FB-22, que foi cancelado.”
O autor dá a ênfase na parte da MISSÃO EQUIVALENTE, não ao fator da tecnologia em si.
Mais leitura, menos narrativa, _________
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO. TRATE OS DEMAIS COM O RESPEITO COM O QUAL VOCÊ GOSTARIA DE SER TRATADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
e já pensou que o editor já fez algumas mudanças no texto?
veja qual é a fonte…
O dor de cotovelo heim
O mais engraçado é a dor de cotovelo do brasileiro que se acha estadounidense. Kkkkkkk
não sei se o senhor tem muita moral para “achar” o que seja…
Principalmente a minha nacionalidade…
Isso mesmo. tem um povo que parece estar disposto a dar a vida pelos States, se duvida veja lá no canal Hoje no Mundo Militar. Em vários canais e sites é patético ver a briga de torcidas. Acho que é um povo que não saiu dos 13 anos de idade mental.
Exatamente. Desprezível. Kkkkkkkkkk
Temos o efeito Sputnik e o momento Sputnik. O efeito é quando os outros países reagem a esta situação. O momento acontece quando, com poucas informações, já pensam que vai mudar o mundo e que representam a superioridade destes países. No caso do Sputnik mudou o mundo mas depois da guerra fria se percebeu que a União Soviética não era assim tão avançada… Um momento dura pouco tempo mas o efeito tem consequências duradouras.. Exemplo de um momento destes foi com as armas supersónicas ou de outras armas anunciadas por Putin. Temos a guerra da Ucrânia e se percebe que… Read more »
Verdade… pode ser de sétima… os chineses teriam pulado uma geração.. isso pode acontecer quando se descobre uma tecnologias disruptiva.
é raro, mas já aconteceu em outros setores
Viagem isso não existe, p clássicas em sétima teria w ter algo q não existe na sexta, sendo q a sexta nem existe ainda, ninguém pode cravar quinta ou sexta geração pois não se sabe nada dele ainda, existem critérios p se classificar em sexta geração
O problema é que depois da sexta vem o sábado… E no sétimo dia foi para descansar.
Cara…
Vc precisa relaxar.
Neste momento tudo ainda é especulação, até mesmo para o publico chines…
Nem deveria responder, mas resumindo… Caças de sexta geração se diferenciam por IA, embora se popularizou agora, esses caças tem capacidade de leitura, comunicação e integração de sistemas autônomos e de Inteligência Artificial , são capazes de interpretar e operar de forma independente ou em colaboração com pilotos, drones e outras plataformas, sempre buscando o sucesso da missão..
Isso daí tá mais pra bombardeiro tático…
Yeah….
Parece ser o projeto JH-XX (JH-26) e não o caça de 6ª geração em si.
O JHXX está sendo desenvolvido pela Shenyang… que talvez também já tenha voado como saiu no X hoje também.
Esse avião da notícia é da Chengdu, mesma empresa que produz o J20.
É por isso que eu enfatizei também o JH-26, pois não se conhece a designação do desenvolvimento de um caça-bombardeiro pelo CAC. Ambos, o SAC e CAC concorrem para o programa de caça-bombardeiro para a PLAAF, sendo assim, a possibilidade do CAC ter apresentado esse projeto agora é uma possibilidade. O MTOW dele é a faixa próxima do que se esperava para um bombardeiro tático.
Mesma impressão que eu tive
O bombardeiro ta atrasado e vai parecer mais com o B2. Esse aí ta mais para penetrador de espaço aereo contestado. E pela foto da vista traseira antes da decolagem que vazou no X, tem tres turbinas… a combinaçao de 3 WS15 e stealth da ate medo de pensar… um super mig31.
A configuração do trem de pouso é idêntica ao do MIG-31!
Não estou questionando os avanços chineses em todas as áreas ligadas a defesa, muito pelo contrário, são de aplaudir de pé. Contudo, assim como acontecia com as informações da URSS durante a Guerra Fria, a falta de uma maior transparecia sempre leva ao “aparentemente” ou “especula-se” referenciando a eventuais qualidades, nunca o contrário. Já os projetos ocidentais, particularmente os americanos, por serem acompanhados por uma imprensa muito mais livre (sem contar a questão política), normalmente são envolvidos em contestações, questionamentos, etc De uma maneira simples, é muito provável que os projetos de 5ª/6ª geração da China estejam enfrentando as mesmas… Read more »
Os vizinhos dos EUA são pacíficos, dos chineses não,a China cala se pra não alarmar a região mas se fosse tacava o fds rs, tá cheio de base estadunidense mesmo lá.
Na parte dos “vizinhos chineses não são pacíficos”, o mais correto nao seria dizer que é a própria China que os torna menos pacíficos?
Não, não seria. A China tem investido em seus vizinhos e estreitado relações comerciais e diplomáticas. Mas tem alguns vizinhos militarmente ocupados pelos EUA (Coréia do Sul, Japão, Filipinas) o qual tem claramente se preparado para puxar briga com a China. A animosidade que eles criaram foi com a Índia e o Vietnam. O segundo hoje é parceiro próximo, já a Índia está em contato em vários níveis e setores e existe vontade dos dois lados para resolver os problemas entre eles
Kkkkk
Essa retórica de Imprensa Livre X Imprensa controlada e controversa , a Mídia Ocidental e claramente favorável a narrativas governamentais dos EUA e UE basta ver quem financia e quais empresas fazem parte destes conglomerados corporativistas. Exemplo claro disto e o conflito na Ucrânia onde a mídia ocidental acusa a Rússia de censura e de gerar informações enviesadas enquanto a mídia ocidental usando artificios pró Ucrânia muita da vezes incorretos exemplo do ” Fantasma de Kiev” que se mostrou uma mentira e outras questões que também se mostraram falhas ou no mínimo enviesadas não há mídia IMPARCIAL , quando uma… Read more »
E agora José?
Vão falar que a China continua fazendo cópias baratas?
Copiaram dos Klingons?
Parece mais propaganda, sexta geração ainda está em definição. Pelo descrito isto já está acontecendo nos quarta e Quinta geração. Ele vai comandar quais drones??!! Ainda não apareceu drones, tá faltando muito ainda.
A 6a geração em si já é uma propaganda, até hoje não se tem muitos critérios pra definir o que seria um novo caça de 5a geracao e o que seria um de 6a geração. Então vejo que basicamente se o avião é mais stealth, tem mais autonomia, supercruise, sistemas automatizados por AI e links avancados com loyalwingman e rede de dados militar, sim, ele pode ser considerado de 6a geração. Mas tb concordo que tudo isso pode ser “enfiado” em um de 5a geração, logo é subjetivo saber onde começa uma e termina a outra. É uma definição estranha… Read more »
não é estranha, é que ainda está por definir…
Os chineses já estão testando a internet via satélite 6G e implantando 5.5G, não subestimo eles em nada.
Os caças de 5ª geração tiveram na furtividade seu diferencial definidor mais importante, em relação as gerações anteriores. Já os caças de 6ª geração tem um conjunto de fatores definidores, que podem variar dependendo da fonte…Considero esta uma boa definição de 6ª G↓ — ”A sexta geração de caças, geralmente, refere-se a um caça hipersônico controlado por inteligência artificial, com protótipos sendo desenvolvidos em vários países. Em comparação com a quinta geração de caças, a sexta geração de caças tem conseguido um bom equilíbrio entre velocidades hipersônicas, melhor capacidade de manobra e de furtividade da aeronave nas várias altitudes através… Read more »
A China tem muitos modelos de drone militar. Alguns estiveram no Zhuhai airshow outro dia
Sim, ainda é um protótipo, provavelmente este caça terá produção em série após 2030 ou talvez somente por volta de 2035.
Mas o GCAP e o FCAS devem ter o primeiro voo de um demonstrador em 2027, então a China se mostra bem adiantada.
Hipocrisias seletiva quanto e afirmação dos EUA e e UE e verdade quando e da Rússia e da China e mentira lol
E como sabe que não copiaram dos klingons?
Porque os Klingons são fornecedores de tecnologia exclusivos dos EUA… já os chineses, tem como fonte os Ming.
Kkkkkk. Muito boa
Em quanto isso por aqui temos uma Força Aérea Executiva!
Concordo.
*Enquanto
Geralmente os EUA lançam uma nova geração de avançadas aeronaves de combate, e o resto do mundo cria concorrentes baseados nos conceitos de nova geração desbravados pelos americanos. Um detalhe importante é que os desenhos que as empresas concorrentes americanas mostram na mídia, antes da apresentação da aeronave real, geralmente não condizem com o que acaba voando. Exemplo clássico sãos os conceitos do programa que gerou o F-22. Agora os chineses colocaram no ar uma aeronave claramente inspirada nos conceitos que as empresas americanas apresentaram para os programas NGAD e F/A-XX. Mas aqui fica as perguntas: e se a futura… Read more »
Tenho a impressão que a essa altura do campeonato os chineses já aprenderam com os erros do passado e evoluíram bastante, ao ponto de já ter pessoal competente o suficiente pra saber o que funciona e o que não funciona. Não é se copiando um desenho conceitual que se cria um novo caça… são muitos detalhes e estruturas a serem desenvolvidos, projetados, que imagino não ter como simplesmente se criar um avião “errado” por causa de um desenho conceitual. Parece que dessa vez os caras largaram mesmo na frente e tomaram a dianteira na corrida. Quanto as capacidades, calma! Isso… Read more »
Olhando as fotos com cuidado, aparentemente ele não é um caça, mas uma aeronave de ataque tático/estratégico.
A fuselagem parece pelo menos 50% mais larga que o J-20 voando ao lado.
Ela tem uma entrada de ar no dorso e o formato da fuselagem traseira sugere que possui 3 motores.
A fuselagem dianteira parece bastante larga, sugerindo assentos lado a lado.
O que seria a definiçao de caça? F35 e F22 nao tem a mesma funcao e ambos sao caças. Essa aeronave claramente será supersonica, capaz de disparar misseis/ bombas contra alvos em terra/mar e tera capacidade ar-ar. E como o gen Kendall da USAF disse, os chineses estão seguindo o mesmo padrão para a geração de 6a que os americanos. O componente pilotado do NGAD teria funçao de penetrar espaços aereos contestados e uma enfase menor em superioridade e manobrabilidade comparado com o F22, e maior raio de açao. Quando os prototipos da Lockheed e Boeing eventualmente aparecerem, penso que… Read more »
Estaria a China fazendo com os EUA o que foi feito com a URSS? Blefes para o oponente gastar o que não tem com armas? A URSS caiu no blefe estadunidense, mas fez e só olhar o “Orishinik”. A Rússia herdou um corpo científico de respeito e conseguiu manter o projeto, EUA consegue com seu sistema EAD acompanhar a China? Na construção de uma estação espacial não aguentaram com a URSS,pagaram e pagam uma grana para Rússia.
Se esse caça for um prototipo de drone chinês, então até o Brasil já tem caças de 6ª Geração.
Tinhamos o projeto da EMBRAER mas assim como muitos outros tbm acabou morrendo.
Parece que vamos no projeto da SAAB , depois do Gripen vamos para a 6ªGeração…
Nao é drone, da pra claramente ver o canopy .
Show!!!!
Engenharia chinesa mostrando seu brilho para o mundo
Ahhhhh.. isso é tecnologia extraterrestre.
A China capturou uma nave acidentada e está fazendo tecnologia reversa.. os EUA vem fazendo isso há décadas também..
Agora sim.
O problema brasileiro e da FAB foi que, ao invés de uma nave de combate, a espaçonave que caiu em Varginha era de transporte… Isso explica o sucesso da Embraer neste setor.
Poxa, não é que faz todo o sentido…
Quem agora vai falar que avião chinês ‘solta pecinha’?
Enquanto EUA está se afundando na mediocridade política, os chineses estão investindo em ciência, tecnologia, educação e criando pontes com diversos países.
Pois quando se fala que a vitória do Trump foi um desespero, o pessoal xinga muito
AVISO DOS EDITORES A TODOS: EVITEM INICIAR UM DEBATE QUE VAI DESVIAR A DISCUSSÃO PARA A DISPUTA POLÍTICA ENTRE DEFENSORES DESTE OU DAQUELE POLÍTICO DE ESTIMAÇÃO.
DEPOIS NÃO RECLAMEM QUANDO OS COMENTÁRIOS FOREM APAGADOS. ESTE ESPAÇO DE COMENTÁRIOS NÃO É PALANQUE.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Pensei até que era um drone, tipo aquele russo. Daora, mas só por vídeo não da pra saber muito sobre a aeronave, parece aquelas de filme de ficção.
Tive a mesma impressão
Por isso eu digo sempre: respeitem a China. Que país impressionante.
E antes de meterem ideologia no meio, não esqueçam que todas as grandes potências fizeram maldades.
Hoje, o fato é que a China está imparável, mesmo com sanções aqui e ali, do Ocidente.
Pelo menos visualmente é disruptivo, finalmente algo além de uma versão.
Esse povo tem que voltar pra escola, não sabe interpretar um texto simples.
Os americanos possuem cerca de 630 F-35 além dos 185 F-22. A USAF tem/terá 467 F-35 no final de 2024. Previsão de +57 em 2025, totalizando 522 e “apenas” + 26 em 2026, totalizando 544. A China tem mais de 300 J-20 e especula-se que esteja produzindo entre 100 e 120 por ano. Em 2025 terá mais de 400, algumas fontes sugerem 500. Em 2026 muito provavelmente a China terá cerca de 500 ou mais. Os EUA ainda continuarão com uma frota 5g maior, contando as outras forças (marinha e fuzileiros) e com os F-22, mas a China está chegando… Read more »
Tem que ver a taxa de prontidão e operacionalidade dos vetores…
Sem dúvidas, mas até onde sei a taxa de prontidão é operacionalidade do F-35 não chega a 50% em alguns países, isso por conta da complexidade do avião
Baixas. O relatório da Heritage contempla essa afirmação.
Mandou bem: “especula-se”
Na realidade, a situação ficará ainda pior, porque os chineses irão produzir o J-20 e J-31 conjuntamente, com a produção do J-20 em 100 unidades e o J-31 em torno de 30-50 unidades anuais, os chineses começariam a contestar a superioridade tecnológica e quantitativa da USAF depois de 2030. O plano é exatamente esse: até 2035 ser uma força militar totalmente modernizada.
A China tem cidades construídas sem moradores, tem 800milhões de habitantes fora do sistema, tem que manter pessoal fazendo algo pois o ritmo crescimento caiu. Nada mais normal que partir produção em massa material militar e encabidar alguns milhões nas forças armadas. Tem exemplos recentes Alemanha, URSS, Rússia, EUA…. ressalto que material bélico chinês so esta China e não tem teste real combate comparativo. Exemplo foram os Norincos comprados Argentina que derreteram. Até para ser palpiteiro tem que se basear em fatos e material Chinês tem histórico praticamente zerado.
Não sei se vc sabe, mas existem diversos países usando já sistemas de combate de exportação chinês, alguns deles já tecendo elogios sobre a capacidade destes, só usando como exemplo, a Arábia Saudita. Então, se vc quer lidar com fatos e não com narrativas, use pelo menos exemplos reais e verídicos e não fake news indianos.
Arábia Saudita ????!!!os Houtis estão lá por ineficiência Saudita que apoia governo do Iêmem, até pouco tempo atrás houtis estavam atacando as refinarias sauditas, foram emboscadas e perderam uma coluna tanques, mesmo com houtis não tendo apoio aereo. Não concordo com exemplo Saudita, porém eles compram F15, tanque, defesa aerea do Ocidente. Lembrando que o reinado Saudita não tem travas do Ocidente para fazer o que quiser.
F22 ainda hoje considerado melhor caça, F35 foi até Irá e voltou nas mãos de Israel, destruí defesa antiaérea e até agora eles estão procurando …. seja sincero, em uma batalha, você iria de F35, nem falei F22, ou iria com um destes caças chineses…….em função do histórico eu iria até com gripen/F15…… aparece uma asa voando em linha reta e estabilizada e já consideram caça distintivo de sexta geração , se caiu 100 metros depois fazendo curva a China não vai mostrar não rsssss
Ah sim… um caça que a única experiência real é abater um balão meteorológico chinês, esse caça que é considerado o melhor, sem ao menos se comprovar no combate, não foi o que tu disse em outro comentário?
Tá se contradizendo.
Já o F-35, sequer adentrou o espaço aéreo do Irã, ele lançou os ALBM no Iraque, haja visto os estágios fotografados bem longe do Irã, então, a única operação real do F-35 contra o Irã foi adentrar espaço aéreo neutro.
Vcoe poderia citar fonte que F35 atacou do Iraque?!?!! Como disse , mais uma suposição e mantra da desinformação. O S400/300 tem alcance de até 400km ( propaganda russa) nao viu nem o aviao , nem tao pouco missil que os destruiram, para atacar de longe teriam que estar voando alto e se fossem ruins teriam sido detectados. Nao e torcida, so julgo o que vejo e nao da para creditar nada ao equipamento Chinês . Quando entrar em combate real ,ai sim seria possível opinar.
Em janeiro desse ano (2024) o Paquistão levou seus J-10 CE (chineses) para “enfrentar” os Eurofighters do Catar em exercícios simulados. Algumas fontes indicam que o placar foi 9 a 0 para o caça chinês. E o Eurofighter do Catar são dos mais novos com radar AESA. Sobre o J-20, fontes alegam que em 2017 no exercício China Red Sword o J-20 venceu todos os caças de 4a geração, incluindo J-10, J-11 e Su-30 pelo placar de 10 a 0. Em 2018 no exercício Golden Helmet apenas 2 J-20 enfrentaram 8 J-11B. Após cerca de 30 minutos o exercício foi… Read more »
Avisões testados combate real F35, F15, F16, Mig29,família Sukoi….os outros não tem registro combate contra defesa aerea ativa e oposição caças atuando plenamente. Não acredito que China operou no Catar com capacidade plena, nem tampouco seus oponentes, lembrando que Catar tem bases americanas operacionais. Em exercício todos os caças tem perdas, depende da definição do combate pelos organizadores. Os Chineses estão de parabéns por sua evolução tecnológica, porém e difícil cravar alguma opinião em cima da propaganda chinesa.
A China mostrando sua assertividade na área de defesa. Parabéns para eles. Saindo de um regime feudal corrupto e com uma sociedade adoentada pelo uso do ópio, cometeu muitos erros até a década de 70. Acharam seu norte nas décadas de 80-90. O resultado esta claro para todos. Venceram e não serão mais vencidos.
A era da vergonha e humilhação na história chinesa Emfim chega ao fim a cada dia e se reergue como uma grande potência que um dia já teve muito brilho e hoje novamente brilha mais que antes.
Tem um ditado no mundo do aeromodelismo que diz: “qualquer coisa com um motor potente voa”
Vocês são emocionados demais hahahahah
Verdade por isso já tem aeromodelo do NGAD voando por ai sem nenhuma superfície de controle…
Nossa caraca que gênio já pode virar oficial de coleta de inteligência da CIA
O avião de sexta geração é aquele que se encontra num F 22 ou F 35 americano, porém com IA, autônomo, sem precisar de piloto no comando. A China é capaz de fazer melhor do que isso.
O NGAD já se afirmou ter piloto. Se usar o NGAD como base para a 6ª geração, o fato de não ser autônomo não descaracterizaria como um caça de 6ª geração.
Para ser considerado 5°G não precisaria de supercruise? Ou só o fato de ser furtivo já o torna de 5°?
Não da pra levar a sério esse tipo de matéria.
Foi publicada inicialmente no thewarzone, im site de defesa americano serio.
Se o Copium Zone é um site sério, eu realmente queria saber quais sites de defesa americano são credíveis. Para acompanhar o PLA, nenhum site americano é confiável, tem que acompanhar de OSINTs do PLA, existem alguns credíveis para o público que fala inglês, ou analistas militares chineses que estão no Youtube, mas que só falam em chinês ou ir direto no Weibo.
Os EUA são especialistas em inflar capacidade oponentes para justificar investimento militar, este ano uso 900 milhoes.
Lembrando que os EUA combatem a mais de dois seculos, com guerras em todo o planeta, e em diversos tipos de conflitos, com equipamentos de última geração, técnicas de guerras em níveis muito além, e com poderios militar e de influência inimaginável, com uma máquina de guerra inigualável, com orçamento maior que o restante do planeta, com soldados em todo os países parceiros, mais bases fora de seus pais do que o restante dos países somados, Um caça e apenas em caça, se não tiver preparo e poderio militar pra amparar toda essa máquina, Querendo ou não, China tem ainda… Read more »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É impressionante as torcidas dos brasileiros por outros países, alguns emocionados pelos EUA, outros russos de carteirinha e os amantes da China. Saibam q muito disso tudo é apenas propaganda. Caças não venceram as próximas guerras entre superpotências enquanto existirem bombas atômicas. Na realidade esses equipamentos serão usados contra países periféricos nas guerras de procuração pra dominação de recursos matérias e humanos dos povos fracos.
Rapaz, não entendo isso tbm, sempre essa guerrinha aqui no site e pela internet em geral como se não fossemos as potenciais formigas a serem pisadas nessa briga de elefantes, ainda mais com a falência do Conselho de Segurança e possivelmente do Sistemas ONU…
A ONU não serve pra nada.
Infelizmente, concordo plenamente com senhor.
Adoro essas corridas entre potências!!!!
Fico só observando os caças novos com a pipoca na mão 🙂
Os american Boys vão à loucura. Eles não podem acreditar. Kkkkkkk
Chineses tem tecnologia de ponta? Com certeza.
Chineses tem grana e vontade de fazer? Sim.
Chineses espionam e copiam tudo de todo mundo? Sim.
Chineses tem problemas de desenvolvimento, validação e certificação de seus produtos militares, como os caças 5G J-20? Não sei, pois não divulgam nada relativo a problemas.
Produtos chineses como o próprio J-20, já estão pendentes operacionais e com FOC? Não sei, pois os chineses não divulgam nada que seja esclarecedor nesse sentido.
Chineses tem seus produtos de ponta já utilizados em situações reais? Que eu saiba ou lembre, não.
Existem mais de >11 brigadas operacionais para o J-20, com pilotos do J-10/11 se convertendo para pilotar o J-20, com cada brigada sendo composto por 25-30 aeronaves, o que totaliza em torno de 300 J-20 operacionais, acha mesmo que eles não alcançaram o FOC? E outra, algumas informações são sim reveladas, o real problema com o PLA é que muito do que se diz em sites convencionais que analisam outras forças militares estão meses atrasados em relação aos OSINTs do PLA que acompanham diariamente, o caso desse caça ser revelado é uma das informações que OSINTs já estavam falando dias/meses… Read more »
O que há de melhor e sofisticado no Ocidente atualmente são as suas justificativas para sua estagnação intelectual e produtiva. (Vide comentários)
Ou mudamos a mentalidade? Ou nunca mais sairemos dessa estagnação que o Ocidente se encontra.
Além desse caça que pode ser trimotor, outro modelo novo bimotor apareceu voando. Pelo o que eu vi ele parece ser menor(inclusive menor que o j-20s) e talvez menos focado na missão ataque que o modelo trimotor. Um belo presente de natal chinês para quem é amante da aviação.
Bonito, parece uma nave espacial de Star Trek da vida.
Esse repórter é muito leigo , ignorante nesse assunto, falar q tem 3 motores kkk onde ficaria o compartilhamento de armas ? Sexta geração? Quais os critérios ele usou p divulgar isso ? Como sabe w é sexta e não quinta?
O conceito de geração não tem muita importância. Esse caça “parece” mais moderno que qualquer coisa produzida no ocidente com exceção do NGAD americano.
Pela foto que saiu no X, existe uma entrada de ar acima da fuselagem e na vista de trás do aviao existem 3 turbinas.
Lembrando que os chineses são líderes no desenvolvimento de IA e em automação, então faz sentido estarem prontos para desenvolver um avião se alta performance sem estabilizador vertical
O avião tem três motores. https://x.com/michaeljpryce/status/1872254418189758778?s=61&t=N3eUUwTIvrWpxelSQTSNCg
Já imaginou 3 WS-15… supercruise acima de mach2, vel max Mach 3.5??? Deve bater o Mig31 como caça mais rapido. E pela foto lembra a saída de ar do YF23, mais focada em stealth que manobrabilidade.
Stealth e alta velocidade, planejado pra invadir espaços contestados e evadir defesas anti aereas.
Esse demonstrador parece ter dimensões e peso elevado, provavelmente a necessidade dos três motores é em razão do grande peso e não significa necessariamente velocidade, mas talvez uma grande capacidade de carga (armamentos e outros sistemas).
Bom lembrar que NGAD já voa, segundo fontes dos EUA. Mas eles não mostram o avião, talvez a China esteja na frente, e nem se importe de mostrar o avião, achei essa barriga do avião muito chapada, reto, o dos F35 por exemplo, tem ondulações para esconder a baia de armas e os dutos do motor, talvez seja um material não refletivo ao radar, ou pouco refletivo,
Os EUA estão na frente e isso é incontestável, o NGAD voa desde 2018-2020, portanto, ainda existe uma lacuna de 4-6 anos, o problema que essa lacuna já foi de 13 a 28 anos.
Tu tem que te decidir. Noutro tópico, tu concordou com um que disse que esse avião chinês representa uma sentença de morte para todos os planos de batalha americanos existentes. E agora, tu vem dizer que os EUA estão na frente? Te decide … Kkkkkkkkkk
Noutro tópico, tu concordou com um que disse que esse avião chinês representa uma sentença de morte para todos os planos de batalha americanos existentes. E agora, tu vem dizer que os EUA estão na frente? Te decide … Kkkkkkkkkk O avião em si representa totalmente uma maneira de reavaliação dos planos operacionais dos americanos no Pacífico, basta pensar um pouco e sair da narrativa. Os americanos acreditaram que os chineses estavam cerca de uma década atrás deles, mas as revelações de ontem sugerem que eles estão só quatro aninhos atrasado, então sim, isso impactará totalmente os planos operacionais dos… Read more »
EDITADO:
Essa discussão acaba aqui e agora ou ambos serão suspensos!
EDITADO:
Essa discussão acaba aqui e agora ou ambos serão suspensos!
EDITADO:
Essa discussão acaba aqui e agora ou ambos serão suspensos!
A terceira entrada de ar pode ser apenas para aumentar o fluxo de ar para os dois motores.
Não significa que seja um trimotor
Esse vídeo acabou de ressuscitar o programa NGAD da USAF, que aliás já voou o primeiro prototipo ainda na adm Trump.
Quem abusava dos “xing-ling”, vão ter que os engolir agora. Perdeu, mané. Aceita, que dói “mesmo”.
Me parece ser um drone bombardeiro e não um caça.
É um drone pessoal.
O resto é pura especulação.
Ai estão os drones que estavam atormentado a população dos EUA kkkkkk (é brincadeira) …
Da pra ver o canopy no video. Esse aí tem piloto dentro.
Os EUA lançando o seu de sexta poderemos denominar como “cópia”, assim como se faz quando se trata dos chineses ?
Os modelos pro projeto NGAD da Lockheed e Boeing já estão prontos e vem sendo testados em segredo há anos, se não fosse pela revisão de custos em andamento pela USAF, o vencedor do programa seria anunciado esse ano. Desde o vazamento desse vídeo já tem posts no X de congressistas americanos exigindo aceleração do programa NGAD. Ao custo de 300 milhões de dolares por aviao e planejando ao menos 200 aeronaves, será um baita golpe no orçamento da USAF, que talvez tenha que tirar fundos do Sentinel, do B21 ou ate do F35.
https://www.twz.com/44057/mysterious-aircraft-spotted-at-area-51-in-unprecedented-satellite-image
Parece um drone não vi canopi
E outra coisa com aquelas superfície de controle invisível não fica não…
Se você sai com uma “mão boa”, fica quieto e tenta disfarçar, mas se não tem nada, faz de tudo pra valorizar e parecer que tem (a velha arte de blefar). Sempre foi assim e sempre será, seja no poker seja na tecnologia militar (principalmente aeronáutica). Exemplos não faltam!
Parece ser realmente ágil e furtivo, a dúvida fica quanto a qualidade dos sistemas de aviação. Vai ser preciso demonstrar na prática que não estão apenas blefando.