Ocorreu mais um vazamento de materiais sigilosos no fórum do jogo War Thunder. Desta vez, após a recente adição do Eurofighter Typhoon, iniciou-se uma discussão sobre as capacidades de varredura do novo sistema de radar CAPTOR e alguém publicou um documento restrito na tentativa de provar seu ponto de vista.

A discussão era sobre as variantes de varredura mecânica (CAPTOR-M) e eletrônica (CAPTOR-E), especialmente a capacidade desta última de reduzir significativamente os tempos de varredura. Os jogadores discordaram sobre as capacidades técnicas exatas, o que levou à imprudente divulgação de dados restritos.

Captor-E AESA

O jogo War Thunder, um simulador de combate que reúne entusiastas militares de todo o mundo, tornou-se um ponto central de polêmicas relacionadas a vazamentos de informações confidenciais sobre equipamentos militares. Desde o seu lançamento, o fórum do jogo tem sido palco de discussões acaloradas entre jogadores, muitos deles especialistas ou profissionais da área militar, que buscam garantir a precisão dos dados representados no jogo. No entanto, em várias ocasiões, essa busca pela autenticidade levou ao compartilhamento de documentos secretos ou restritos, gerando preocupações sobre segurança nacional em diferentes países.

Os casos mais notórios envolveram jogadores que, durante debates sobre detalhes técnicos de veículos e armamentos, publicaram documentos oficiais sigilosos. Essas informações incluíam especificações de tanques como o Leclerc francês, o Challenger 2 britânico e até sistemas de aeronaves militares modernas. Esses vazamentos, muitas vezes feitos para “provar um ponto” em discussões sobre o desempenho ou características de certos equipamentos, rapidamente chamaram a atenção das autoridades.

VÍDEO: Eurofighter Typhoon no War Thunder

Os documentos vazados incluíam manuais técnicos, diagramas e tabelas de desempenho que estavam, em alguns casos, protegidos por leis de confidencialidade militar. Em resposta, tanto as desenvolvedoras do jogo quanto as forças armadas dos países afetados reforçaram a necessidade de preservar informações sensíveis. A Gaijin Entertainment, empresa responsável pelo War Thunder, reiterou sua política de não permitir o compartilhamento de materiais sigilosos e removeu os conteúdos sempre que identificados.

Esses incidentes levantaram questões importantes sobre o papel de comunidades online e jogos militares em simulações que tocam temas sensíveis. Embora War Thunder seja amplamente apreciado por sua atenção aos detalhes e realismo, a frequência dos vazamentos destaca o risco de fóruns abertos onde entusiastas, muitas vezes com acesso privilegiado, podem inadvertidamente comprometer informações sigilosas.

O caso também evidencia a interseção entre cultura gamer e segurança nacional, ressaltando a necessidade de maior conscientização entre os jogadores e regulamentações mais rígidas para evitar que discussões informais se tornem uma brecha para a divulgação de segredos militares. Apesar dos esforços contínuos da Gaijin Entertainment, o incidente serve como um alerta para os perigos de debates que ultrapassam o limite entre simulação e realidade.

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio

Alguma coisa tem que ser feita, prender por espionagem quem divulgar esse tipo de informação, aumentar a pena de prisão para casos semelhantes e colocar além da prisão uma multa pesada, não impedir novos casos mas uma punição maior vai evitar boa parte.

Camargoer.

bem… a discussão é curiosa. Penas mais duras nunca reduziram a criminalidade… fosse assim, países nos quais existe a pena de morte teriam as menores taxas de homicídios. A maioria das pessoas não comete crimes por várias razões, mas quem os comete nunca avalia as consequências da severidade das penas. Outra discussão é a questão da preservação da fonte. São inúmeros casos nos quais os desmandos de governos são denunciados por meio de vazamentos.. por outro lado, o vazamento seletivo de informação pode ser usado para obter vantagens em licitações oi disputas políticas. ai entra a sagacidade do jornalista e… Read more »

Last edited 23 dias atrás by Camargoer.
RenanZ

Espionagem pela CIA/KGB = 🚫
Espionagem por NERDS = ✅

Guacamole

Em espionagem, existe um tipo de forma de coleta de informações que trabalha justamente essa necessidade de auto afirmação que as pessoas tem.
O espião deixa o cara falar a vontade e depois só precisa ver o que é ou não real.
Inacreditável que isso funcione com militares. Com civis até entendo, mas militares…

Pedro I

Tempos modernos…
Situação onde indivíduos colocam sua necessidade de autoafirmação e interesses pessoais acima das suas responsabilidades e acima dos interesses da sua corporação e do seu país, cada vez mais comuns em todas áreas…
Não é só na área militar, ou com aficcionados por jogos…

Orphel

Os cara basicamentes estão usando técnicas de engenharia social para pegar as informações dos caças daqueles que possuem “egos inflados”, e aparentemente estão fazendo tal papel direitinho kkk

Willber Rodrigues

Certeza que tem gente nos fóruns de War Thunder atualizando de 5 em 5 segundos, esperando alguém vazar algo sobre o F-35…

Carlos I

Talvez para conhecer às reais capacidades, porque fazer um com algo vazado sobre ele é difícil, quem tem essa capacidade tipo Rússia e China já fazem, os europeus estão no projeto, sobra Brasil, America do Sul, Irã etc que nem se derem o passo a passo da construção vão conseguir fazer igual.

Sebastião Miguel da Silva Junior

???

BVR

E se isso foi uma entrega proposital ? Nada mais insuspeito e “pueril” do que um fórum de game🤔🤔
Ou ainda, e se quem “entregou” era o alvo justamente por conta dessa vulnerabilidade ?🤔🤔

Vinicius

Você subestima a estupidez humana kkkkkk

Pedro I

Dizem que Einstein afirmou que “…duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas com relação ao universo ainda não tenho certeza…”
Nao tenho certeza de que ele tenha dito isso (não duvido…), mas tenho quase certeza quanto a afirmação…rsrs…

Last edited 22 dias atrás by Pedro I
Willber Rodrigues

Já vazaram informações sensíveis de ( e são apenas alguns exemplos ):

AMRAAM
Lecrerc
Challenger 2
Abrams
T-90
F-16 ( não lembro qual versão )
Stinger
Tornado
Mig-29

Boa parte deles de jogadores que eram, ou são, militares.
Lá na “gringa” as FA’s estão levando esse tipo de vazamento MUITO a sério.

Sebastião Miguel da Silva Junior

Ora, como “itens sensíveis” com relação a artefatos já em poder do Ocidente ?!?… Ao contrário há jogos que não premiam seus ‘itens bélicos’ com capacidades já constatadas… daí o “desespero” de alguns jogadores…

Diego Tarses Cardoso

Será que essa não é uma tática que está sendo usada por espiões para repassar a informação “encomendada” aos seus “chefes” ?

Ao invés de se arriscar entregando os dados enquanto está sendo vigiado, poderia-se combinar a hora da postagem dos dados e o receptor está lá para pegá-los; Tudo sob a ideia de “irresponsabilidade”.

brutus

mas ja vi isso em uma cena de seriado , dessa mesma tatica que usam engenharia social