O Escritório do Programa Conjunto do F-35 concordou, em princípio, em pagar até US$ 11,8 bilhões pelos próximos 145 caças F-35 da fabricante Lockheed Martin. No entanto, os detalhes finais do acordo só serão definidos na primavera de 2025.

A negociação estabelece que o custo não excederá US$ 11,76 bilhões para os jatos do lote 18, fixando o preço médio das três variantes do F-35 em US$ 81,1 milhões. A entrega das aeronaves será concluída até junho de 2027.

Entre os 145 jatos incluídos no acordo estão:

  • 48 F-35A para a Força Aérea dos EUA
  • 16 F-35B e 5 F-35C para o Corpo de Fuzileiros Navais
  • 14 F-35C para a Marinha dos EUA
  • 15 F-35A e 1 F-35B para parceiros do programa F-35
  • 39 F-35A e 7 F-35B para clientes de Vendas Militares ao Exterior

Os custos exatos por tipo e serviço não foram divulgados.

O contrato “indefinido”, anunciado em 20 de dezembro pelo Departamento de Defesa, significa que alguns detalhes ainda estão pendentes e serão determinados antes do início da execução do contrato. A Lockheed e o Pentágono já haviam adotado esse modelo em 2018 para permitir que a empresa continuasse a produção enquanto os termos finais eram negociados.

Esse acordo é importante para a Lockheed, pois permite que a produção do F-35 continue sem interrupções. A mudança iminente de administração presidencial também torna o contrato relevante. Enquanto o presidente eleito Donald Trump elogiou o F-35 e líderes republicanos desejam aumentar os gastos com defesa, alguns membros internos de sua administração, como Elon Musk, co-presidente da Comissão de Eficiência Governamental, criticaram o programa F-35 e a ideia de construir aeronaves tripuladas, favorecendo drones não tripulados. As declarações de Musk geraram reações acaloradas de ambos os lados do espectro político.

FONTE: Air & Space Forces Magazine

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodolfo

Custo 81.1 milhões de dólares/unidade isso porque tem 43 B e C nessa ordem, a versão A deve estar batendo ~80 milhões.

Camargoer.

Creio que este valor não inclui os motores. Há bastante tempo tenho acompanhado valores dos programas de reaparelhamento das forças aéreas de diferentes aeronaves. Chama a minha atenção a disparidade entre os valores pagos pelos pacotes de aviões novos, sejam F35, Rafale, Gripen e até mesmo os F16 e estes valores divulgados pela Lockheed dos F35 para o Pentágono… tambén é comum ver as propostas de venda de aeronaves fabricadas nos EUA que incluem aviões, armas e motores… além dos pacotes logísticos, treinamento, documentação, etc. Por exemplo, os F35 da Polônia custaram (padaria) mais de US$ 150 milhões cada.. os… Read more »

Luís Henrique

Acho que foi uma maneira que encontraram para “brincar” com os números e tentar vender a ideia que o F-35 é barato.

Bruno Vinícius Campestrini

Os motores são um contrato separado mesmo (é informação pública, BTW). Porém, mesmo com os 15 milhões de dólares do F135, cada F-35 ainda está saindo por menos de 100 milhões. É um valor comparável a aeronaves de 4ª geração (mesmo as mais leves que o Lightining). As economias de escala tem feito milagre para o programa.

Quanto aos pacotes, o da Alemanha é um ponto fora da curva, pois envolveu a construção de uma fábrica por lá.

Camargoer.

Aí depende… Eu estimo o valor do Gripen em torno de US$ 75 milhões incluindo o motor.

C G

Convenhamos, barato demais com ou sem motor!
Ainda mais depois que vimos os custos operacionais, em uma conta (muito) de padaria o custo de hora voo é basicamente o dobro de um Gripen, não surpreende estar vendendo igual pão quente!

Camargoer.

O valor de operações do ciclo de vida é mais ou menos o dobro do valor do pacote de aquisição.. tenho usado está estimativa e tem dado certo.

juggerbr

Com esses protótipos chineses voando, o F-35 se torna uma aeronave que pode se tornar ultrapassada rapidamente, ou por outro lado, essencial pra qualquer um que esteja atrasado e ainda usando aeronaves 4g.

Abymael2

Um verdadeiro poço sem fundo.