Jato ERJ-190 da Azerbaijan Airlines cai no Cazaquistão com 72 pessoas a bordo
O avião de passageiros Embraer ERJ-190AR da Azerbaijan Airlines (4K-AZ65), que viajava de Baku para Grozny, caiu perto de Aktau, no Cazaquistão, no início do dia de hoje. Havia 72 ocupantes a bordo, incluindo cinco membros da tripulação.
Pelo menos 29 pessoas foram hospitalizadas, incluindo duas crianças, enquanto seis sobreviventes estão em estado crítico. Informações preliminares sugeriam que uma colisão com pássaros pode ter causado o acidente.
Mas o vídeo mais recente abaixo mostra o avião com marcas de estilhaços, que podem indicar uma explosão de ogiva de um míssil antiaéreo.
Segundo o site FlightRadar, o voo J28243 decolou de Baku às 03:55 UTC com destino a Grozny. A aeronave foi exposta a fortes interferências de GPS, o que fez com que transmitisse dados incorretos pelo ADS-B. Às 04:40 UTC, o sinal do ADS-B foi perdido. Às 06:07 UTC, o sinal foi captado novamente, antes do avião cair às 06:28 UTC.
Repetição do MH17?
Muito provável!
E a pressa do governo russo em dizer que a aeronave tentava fazer um pouso de emergência após colidir com pássaros, já pode indicar o responsável.
Tem a interferência no GPS, o que indica uso de dispositivos de Guerra Eletrônica.
Da Armenia ?
É que os pássaros que os russos se referem são de uma nova espécie…eles são pequenas esferas de tungstênio …
É o que parece.
Ao que parece, foi confundido com um drone ucraniano.
Mais uma lambança russa…
(Mais uma)
Estão falando que estava tendo um ataque de drones ucranianos contra a Chechênia, mas se estava ocorrendo o ataque deveriam ter emitido um NOTAM e avisado para todos os aviões civis a evitassem se aproximar durante o ataque para evitar de serem atingidos pela defesa antiaérea. É uma área de guerra que vez ou outra sofre ataques de drones, se tivessem avisado aos aviões estes teriam sido desviados para outros aeroportos ou teriam ficado dando voltas a espera do ataque de drones acabar já que não demoram muito.
Foi diferente. Esse parece guiagem IR pois vai de encontro ao escapamento da APU na cauda. O do MH17 foi guiagem Radar.
A APU provavelmente estava desligada e mesmo que estivesse ligada os motores emitem muito mais calor.
Exatamente!
Falando em repetição…em Portugal/2018, um ERJ-190 da AIr Astana tb teve ”sintomas” de voo errático ↓ Acompanhado por caças, avião pousa com segurança em Portugal após declarar emergência no ar O que posteriormente foi muito bem explicado nesta live de 2020 no Youtube ↓ ERRO de Manutenção causou acidente nos céus de Portugal #LIVE – Em 2021 a ”Air Astana processou a Embraer por aviões com ‘sérios problema de segurança” – Em 2023 Air Astana desistiu de voar com os 5 jatos Embraer E190-E2 que havia recebido por meio de leasing em 2018/2019. *[o ERJ-190 que caiu agora é operado… Read more »
A Air Astana voa os Ejet´s E2 até hoje.
Fernando, a Air Astana se desfez da frota de Embraer, creio que em 2022.
Eram 9 Emb190LR…..não eram E2.
Os E2 que ela encomendou depois e recebeu, tb foram devolvidos ao lessor e estão stored em MST.
Alguns estão em operação e serão devolvidos ao final de janeiro. Outros estão estocados. E sim, os E190LR foram devolvidos ao Lessor e alguns operam na LOT, Sky-High, Hunnu Air e dois ou três estão estocados.
Dos 5 E2 recebidos, estes foram operados até alguns meses atrás, sendo que o último da frota operou até novembro deste ano (último registro). Estão estocados aguardando destino. Sua retirada oficial da frota está prevista para final de janeiro 2025.
Oi Fernando
Obrigado pelo update; mas não teriam sido 4 E2?
EI-KHA/B/C/D pelas minhas anotações, mas posso estar enganado.
Um Feliz Natal, tendo contato com o amigo Lineu, manda um abraço!
Receberam também o EI-KHE (serial 19).
Obrigado pelo update!
Sim!
Vamos esperar as investigações.
O que eu pessoalmente acho muito estranho, o avião numa rota Baku-Grozny, alternar para Aktau devido a Grozny ter fechado devido ao mau tempo.
Existem pelo menos 7 aeroportos na região onde o avião poderia ter alternado…..retornar para o aeroporto de origem, Baku tb seria uma opção….Aktau fica apenas uns poucos km mais perto.
Meus pêsames aos amigos e familiares das vítimas e uma rápida recuperação aos feridos.
Olhando o flightradar, observa-se que o aeronave cruzou o Mar Caspio completamente sem controle, com enormes variações de velocidade e altitude, chegando a estar a 500 ft sibre o mar.
Eu ví, mas não confie muito no FR….aquela região assim como no Mar Negro e no Báltico, tem tido muitos casos de “Spoofing” e “Jamming”.
Aktau é uma das bases da Air Astana. Teria apoio de manutenção. Tenho amigos voando lá.
Verdade, mas numa situação de emergência como esta, isto seria a última preocupação dos pilotos….pousa-se o mais rápido possível…
Já há vídeo feito por um dos passageiros durante o voo, com as máscaras caídas, ou seja, elem dos prováveis danos nos sistemas elétricos e hidráulicos, houve despressurização.
Tb ví esse vídeo, mas não creio que houve uma despressurização….
Nesse caso todas as máscaras teriam caído e os passageiros estariam usando-as, o que não se vê no vídeo.
No vídeo somente algumas máscaras caíram e alguns painés caídos….o que pode acontecer por exemplo em casos de severa turbulência ou por alguma força de fora para dentro da aeronave….
Mas, por enquanto é tudo somente especulação!!
Então foi muita sorte não ter despressurizado…
…mas, dados os estragos na parte traseira,
uma descompressão, mesmo que tardia, não seria surpreendente.
Você tem amigos no mundo todo, é incrível!
É o que costuma ocorrer com quem trabalha na profissão de piloto da aviação civil, tem pilotos brasileiros no mundo todo, especialmente na Ásia, nada mais natural que amigos dele voem por lá.
Eu mesmo, um simples viajante, tenho conhecidos com quem mantenho contato em mais de uma dezena de países.
Pelas imagens não foi pássaros foi alguma ogiva de fragmentação de arma antiaérea. Se foi uma arma antiaérea vão ser identificados os fragmentos e a partir dos fragmentos se identifica o tipo do míssil. O avião até que resistiu o suficiente para os pilotos caírem ao tentar um pouso de emergência num aeroporto o que ajudou a ter sobreviventes.
Tem videos nas redes sociais mostrando os momentos finais do voo e a colisão com o solo. Dá a impressão que as superfícies de cauda não estava respondendo.
https://www.instagram.com/crew_interview_assistance_/reel/DEAC0_sKGyA/
sim , verdade , da pra notar , é que como que fosse avariado , deve ser isso que o pessoal estao falando desse furo na caldas , parece que foi usado manpads
Clésio,
Depois de um míssil na parte posterior da fuselagem,
alcançado certamente o profundores,
depois de uma provável descompressão,
bem como depois de ser obrigado a voar “sangrando’
sobre todo o norte do Mar Cáspio,
foi um milagre chegar em terra e salva 28 passageiros.
Pelo video o avião perde sustentação e cai numa velocidade muito alta, provável que perderam os controles do avião? Sistemas hidráulicos rompidos pelos estilhaços?
Sim.
Com uma aeronave civil que tomou um míssil na parte traseira, que foi empurrada para atravessar o Mar Cáspio, com toda sorte de vazamento e – provavelmente – despressurizada, foi um milagre chegar em terra do outro lado do mar.
.
Até parece que a ideia dos controladores aéreos russos
era que o E-190 amerissasse nas águas cáspias.
.
Vai entender… 🙁
Está perigoso passar de avião por aquelas bandas. A parte posterior da fuselagem está cheia de perfurações.
Sim.
Grozny em particular,
é um lugar que evitaria visitar desde o final do século passado.
Mesmo que montado em um blindado…
Segundo as últimas notícias que acompanhei, tomou um míssil do sistema antiaéreo Pantsir, durante a aproximação para Grozny, na parte posterior da fuselagem, próximo aos profundores. . Segundo consta, alguns alvos militares em torno de Grozny – capital da Chechênia – estavam sob ataque de drones ucranianos, no dia do incidente e nos anteriores também. Assim sendo, os voos deveriam estar suspensos… . Grozny deveria ter sido interditada para voos civis (óbvio), bem como a defesa antiaérea deveria ter melhor coordenação tática, bem como a equipe do Pantsir poderia (ou não) diferenciar uma aeronave do tamanho e velocidade do E-190… Read more »
Suas conjecturas parecem corretas