De acordo com informações atualizadas, na manhã de 25 de dezembro, por volta das 07:25 no horário local (04:25 UTC), foram relatados ataques de UAVs em Grozny. Pouco depois, às 09:35 no horário local (06:35 UTC), a tripulação do avião de passageiros emitiu um sinal de emergência configurando o transponder com o código 7700.

Conforme o Flightradar24, a aeronave enfrentou interferência de GPS, resultando em dados inválidos de posição ADS-B a partir das 04:25 UTC, devido a interferências significativas. Analistas especulam que isso pode ter sido causado por interferência intencional de GPS por autoridades locais, como parte de uma tática para interromper a navegação de drones.

O Embraer 190 da Azerbaijan Airlines apresentou danos, incluindo marcas de estilhaços no estabilizador vertical e nas asas, sugerindo uma explosão próxima. Relatos de testemunhas indicaram ferimentos, incluindo uma mulher atingida na perna e outra pessoa cujo colete salva-vidas foi perfurado por estilhaços.

Uma hipótese é que sistemas de defesa aérea, possivelmente o Pantsir-S1, tenham confundido o avião com um UAV devido a uma falha no sistema de identificação “amigo ou inimigo” (IFF). As explosões de proximidade típicas do Pantsir-S1 são compatíveis com os padrões de estilhaços observados na aeronave.

Pantsir-S1

O Embraer 190 da Azerbaijan Airlines caiu perto de Aktau e pegou fogo. De acordo com o centro de resposta emergencial no local, a tripulação tentou realizar um pouso de emergência manualmente após a falha dos sistemas automáticos.

“A tripulação enviou um sinal de emergência às 8h35, relatando uma falha no sistema de controle. Em seguida, às 8h49, solicitaram um pouso de emergência em Aktau e tentaram realizá-lo em modo direto. No entanto, às 9h28, o avião colidiu com o solo,” informou o centro operacional.

O aeroporto de Grozny relatou que, devido ao mau tempo, o voo foi inicialmente desviado para Makhachkala e, depois, para Aktau.

LEIA TAMBÉM:

Jato ERJ-190 da Azerbaijan Airlines cai no Cazaquistão com 72 pessoas a bordo

Subscribe
Notify of
guest

51 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio

Mal tempo?! Podiam ter alertado através de uma NOTAM as aeronaves que eles estavam sofrendo um ataque de drone e que a defesa antiaérea estava ativa que estavam bloqueando o GPS que teria evitado a aproximação do avião.

Rinaldo Nery

Exato. Só uma correção: mau tempo. Mal # bem, mau # bom.

George A.

Controle rígido de informação sobre a guerra pra fim de propaganda e manipulação do público interno dá nisso.

Ivan, o Antigo.

Sim, exatamente isso.

Rawicz

Os efeitos colaterais de uma guerra absurda e sem fundamentos lógicos.

O ser humano cada vez se mostra não preparado para viver em comunidade.

Alguns poucos se sobrepõem a vontade de muitos em seus palácios, governos, ditaduras ceifando vidas a troco de? Enfim

Em tempo este comentário não tem nada haver com posições políticas ou coisa do gênero. Apenas um desabafo…

sergio S.

Seja bem vindo ao mundo real…….o mundo como sempre foi, é e sempre será.

José Joaquim da Silva Santos

“Alguns poucos se sobrepõem a vontade de muitos em seus palácios, governos, ditaduras ceifando vidas a troco de? Enfim”

Tipo quando os EUA derrubaram por engano, em 1988, um A-300 do Irã com 290 passageiros a bordo ?

Last edited 23 dias atrás by José Joaquim da Silva Santos
Rawicz

Exato… como o MH17 em 2014 também. Muito triste infelizmente

Santamariense

Chegou a brigada de incêndio! Um erro e um crime não justificam outros.

Jorge Cardoso

Ou o vôo KE 007…

Jagdverband#44

Isso. Tipo quando a Rússia derrubou um Boeing 747 sul coreano lotado. Em ¹983.

Italo

Rússia é famosa por derrubar aviões civis por engano e fogo amigo. Não sei como permitido aviação comercial nesse país

Heli

Por engano?? O radar de um classe Ticonderoga não diferenciar um A300 de um F14…..

Rinaldo Nery

Radar só vê um plot na tela. A330 e F14 aparecem da mesma forma, se estiverem com a mesma velocidade. Sabe como radar funciona?

Luciano

É uma hipótese. Mas, o Pantsir não teria derrubado um avião civil, sem auto defesa e sem capacidade de manobra, imediatamente? Um avião comercial é um alvo fácil para ser atingido em cheio.

E outra, ele é um “pouco” maior que um drone. Eu acredito em terrorismo, com um Mampad portátil.

Ruas

Na cartilha é um sistema com grande kill, mas na prática real as coisas podem ocorrer de outra forma. Depende também do alcance de engajamento, talvez estivesse no modo espoleta de proximidade, então o míssil, só de chegar próximo, pode ter explodido, não teria portanto pegado em cheio e os fragmentos que atingiram a aeronave.

Fabio Jeffer

Essa é uma região muito instável com a presença de diversos grupos terroristas e muitos proxys ocidentais.

Santamariense

Outro brigadista de incêndio…

Carlos Campos

Dependende como foi o ataque, além de que a Embraer tem uma aviões bons, teve um que foi rasgado e voou e retornou para o aeroporto, teve um que por erro estava descontrolado e voou sem controle atingindo G que é pra destruir o avião no ar, mas ele conseguiu voltar para o Aeroporto

Rodolfo

Os iranianos derrubaram um 737 em Jan de 2020 durante as tensoes apos os americanos terem eliminado Soleimani e os iranianos lançaram misseis baliticos contra assets americanos. O 737 assim que levantou voo de Teera foi identificado pelo sistema de defesa anti aereo como missel cruzeiro, um alvo muito menor, o que desencadeou a morte de 176 pessoas… alias era uma empresa aerea Ucraniana.

Rodrigo G C Frizoni

Produto russo né, muita fama e pouco resultado ..

Sergio

Dureza – haja engov e sal de frutas- é ler a mídia mainstream, com” sangue no zoio “, defender a tese de ” colisão com passaros”. É um mundo insano, aonde defendem um suposto crime, cometido por regime que trava uma guerra imoral, se é que existe guerra moral, contra o ocidente que na verdade é que defende e financia todo o esgoto que derramam sobre nós todos os dias. Se soubessem que na Rússia do papai putim seriam enjaulados pro resto da vida só de pensar o que vomitam por aqui 24 hrs por dia… AVISO DOS EDITORES: NÃO… Read more »

Rosi

Os aviões comerciais terão de implantar um sistema de proteção contra interferência eletrônica, um sistema redundante ao GPS.

Qual localidade que ele foi atingido? Ele vôo muito até chegar em Atktau… Se estavam de coletes salva vidas , previram pouso na água.

Muito triste, que pena que não salvou todos , piloto foi herói.

Last edited 23 dias atrás by Rosi
Leandro Costa

INS?

Franz A. Neeracher

Inclusive Leandro, várias empresas aéreas que voam em áreas conhecidas por “Jamming” e “Spoofing” já adotaram esse procedimento.

INS am vêz de GPS, e está funcionando muito bem….

Jacinto

Curiosamente, o sinal de GPS foi aberto à aviação civil após a URSS abater um avião civil (Korean Air Lines Flight 007) que desviou da rota (propositadamente ou não) e passou pelo território soviético sem autorização.

Fernando Vieira

Apesar do número do voo ser sugestivo, não acho que ninguém no ocidente seria louco o suficiente para ir espionar os soviéticos com um avião cheio de passageiros civis.

Cipinha

A história é um pouco mais complexa, depois pesquise.

Underground

Segundo algum jornal tupiniquim, a aeronave teria sido derrubada por drones.

Salim

____
____

COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE PARA SUAS IDEOLOGIAS. VOCÊ FOI ADVERTIDO VÁRIAS VEZES E JÁ DEVERIA TER APRENDIDO.

APROVEITE O FINAL DO ANO PARA LER AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Hamom

Até agora tudo é especulação, lembrando que as investigações serão feitas por especialistas do Cazaquistão e Azerbaijão, países independentes da Russia…

Noticiário de um canal ”cazaque” no Youtube↓

[legendas em português disponíveis] TENGRI TV

Um evento que deve ser considerado é que 3 dia antes, em 22/12, este mesmo avião derrapou na pista de um aeroporto turco, mas depois disto seguiu em serviço de voos…

Last edited 23 dias atrás by Hamom
Sagaz

Se a investigação for independente, a Embraer deverá participar, correto?

As imagens impressionaram pela velocidade do pouso forçado em velocidade acima da habitual para pousos normais. A tripulação teve tempo para se adaptar ao cenário? A navegabilidade permitia uma condição mais favorável de pouso? Só a investigação poderá dizer..

JuggerBR

Tripulação tinha o controle ou o sistema hidráulico foi afetado pelos impactos? Mais provável que não tinham mais controle da cauda.

Jacinto

No acidente do Japan Air Lines Flight 123, a tripulação perdeu o controle da cauda mas mesmo assim conseguiu manter-se voando controlando a potencia dos motores.

Hamom

”Especialistas e departamentos relevantes da Rússia, Cazaquistão e Azerbaijão estão envolvidos na determinação das causas do desastre ocorrido em 25 de dezembro. A fabricante brasileira de aviões comerciais dessa classe, Embraer, também enviou seus representantes.

Camargoer.

Creio que investigadores brasileiros também estarão lá.. não sei se do CENIPA, Embraer ou ambos

Marcos R

Vi algo que três investigadores do CENIPA já foram designados a auxiliar mas investigações.

Nickless

A cauda do avião parece uma peneira de tanto furo. com certeza foi algo externo que derrubou ele. mas é algo obvio que a Rússia vai mentir sobre isso como sempre faz e dizer que foi uma falha tecnica/mecanica.

Italo

Já está mentido falando que foi pássaros ou a defesa antiaérea da Ucrânia que derrubou .. como se a Ucrânia tivesse sistema com essa capacidade

Daqui a pouco parece notícias pagas pelo Putin para dizer que Embraer foi a culpada com a mídia daqui repostando… Rússia atira para todo lado, mais do que provado

Jacinto

Tem uns pássaros bem bicudos por lá…

Marcos R

Pássaro endêmico da Rússia, o pica metal!

Jefferson Ferreira

Exato, nas fotos ficam bem claras as inúmeras perfurações que havia na fuselagem da cauda, logo, houve uma explosão externa…

Italo

Mais um vez a Rússia atacando alvos civil e agora por incompetência.

JuggerBR
Capa Preta

Já e a terceira aeronave de passageiros que russos derrubam desde 2014.

Last edited 22 dias atrás by Capa Preta
Rodrigo G C Frizoni

Normal, os caras conseguem abater as proprias aeronaves de combate deles

Ivan, o Antigo.

Entre a matéria anterior e essa, o que se confirmou: Falha grosseira no sistema de defesa aérea russo (IFF); Foi um ataque por míssil; Foi a partir de um sistema Pantsir; A parte traseira da fuselagem, inclusive superfícies de controle, foram atingidas . Mas tem outras questões: Porque “raios dos infernos” os russos ordenaram que uma aeronave civil, alvejada por seus mísseis, seriamente avariada, possivelmente em vias de perder a pressurização (se ainda tinha) e literalmente sangrando partisse em um rota de emergência para atravessar um MAR… o Mar Cáspio? Sim, mesmo que pequeno, o Mar Cáspio é uma grande… Read more »

LucianoSR71

Pelo histórico dos autores do ataque, não dá pra descartar o pensamento que eles estavam contando c/ a queda do avião no mar p/ dificultar as buscas e resgate dos destroços que revelariam o que de fato aconteceu, valendo então a versão de bird strike.

Bueno

Certeiro Ivan!
e a comunidade Internacional caladinha !
Ate agora não vi um pronunciamento da ONU da comunidade Europeia etc
mas se fosse um avião lotado de Europeu ou americanos a reacções e indignação seria outra

Carlos

Como é possível dizer que foi um míssil antiaéreo russo que abateu o avião da Azerbeijan Airlines? Todos sabemos que escolas, hospitais, mercados e demais edifícios civis foram bombardeados pela Rússia, algo que os russos sempre negaram tê-lo feito porque só bombardeavam objetivos militares como tal foi um bando de aves que atacaram o avião e nunca ninguém fez nada contra estes hipócritas

Abymael2

É verdade, esses russos malvadões! Bem diferente dos puros e castos EUA, que só incineraram duas cidades com urânio em 1945.