Força Aérea Brasileira e Museu Asas de um Sonho criam Museu Aeroespacial Paulista

47
F-27 no Museu da TAM

F-27 no Museu Asas de um Sonho

Com a assinatura do contrato, FAB e MAS dão passo para a criação de um espaço dedicado à aviação brasileira, o MAPA

A Força Aérea Brasileira (FAB) e o Museu Asas de um Sonho (MAS) deram um importante passo para a preservação do patrimônio aeronáutico nacional com a assinatura de um contrato que viabiliza a criação do Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), a ser instalado no Campo de Marte, em São Paulo.

A cerimônia de assinatura da parceria, realizada no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), nesta quinta-feira (19/12), contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

“A criação do Museu Aeroespacial Paulista é uma iniciativa que reafirma o compromisso da Força Aérea Brasileira com a preservação do patrimônio aeronáutico e com a educação das futuras gerações. Este novo espaço será uma grande contribuição para a aviação no Brasil”, destacou o Comandante da Aeronáutica.

O contrato firmado prevê a cessão gratuita, em regime de comodato, de aeronaves pertencentes ao acervo do Museu Asas de um Sonho para preservação e exposição no MAPA. O acervo será composto por mais de 80 aeronaves, proporcionando aos visitantes uma experiência rica e imersiva sobre a história da aviação brasileira.

Durante a cerimônia, o presidente do MAS, Marcos Amaro, exaltou a parceria. “Essa cooperação, com a contribuição de 40 peças de cada parte, é um passo significativo para valorizar a história da aviação no Brasil. Apostamos no sucesso do MAPA, que será um importante centro de preservação e difusão desse legado”, disse.

Com vigência inicial de cinco anos, o contrato de comodato poderá ser prorrogado por mútuo acordo, garantindo a continuidade e o fortalecimento dessa parceria, contribuindo para que o MAPA seja um marco na valorização do patrimônio aeronáutico nacional.

A solenidade contou com a presença de Oficiais-Generais membros do Alto-Comando da Aeronáutica, do diretor financeiro do MAS, Hugo Leonardo Amaro, além de conselheiros e representantes do Museu e outras autoridades do setor aeronáutico.

Sobre o Museu Asas de um Sonho (MAS)

O Museu Asas de um Sonho é uma das principais instituições dedicadas à preservação da aviação na América Latina.

Com um acervo de mais de 110 aeronaves históricas, muitas em condições de voo, e centenas de itens de memorabilia de grande valor histórico, o museu oferece uma experiência única para seus visitantes.

Recentemente, o MAS reabriu suas portas com a exposição “Santos Dumont: Pioneiros da Aviação”, reafirmando seu compromisso com a valorização do legado aeronáutico. Além disso, investe continuamente na restauração de aeronaves, logística e infraestrutura, ampliando sua capacidade de exibição e programação cultural.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Macgaren

Imperdivel, quero ir kkk

Willber Rodrigues

Espero que eu consiga ir nesse museu em minhas férias, ano que vem.
Obrigado a FAB por essa iniciativa.
Falando nisso, a FAB tem planos pra mandar o 1° F-5 pra esse museu?

Santamariense

Penso que o 4856 vai ser preservado no MUSAL.

Willber Rodrigues

Qualquer outro destino pra essa aeronave que não seja manda-la pro museu seria um crime.

Santamariense

Com certeza. Mas, pelo que já li, inclusive aqui no PA, o 4856 já está destinado a ir para o MUSAL, já é determinação da Força.

Willber Rodrigues

Ufa, ainda bem.
E o 2° F-5?

Santamariense

Parece que também vai ser preservado. Agora, com esse convênio, talvez vá para esse novo museu no Campo de Marte.

André Bueno

Seria ótimo se isso ocorresse!

Arildo Alves Cardarelli

Preservar a história brasileira aero-espaciais, bom que hajam visitas de escolares para despertar o desejo de ver o Brasil maior e pacifista mesmo que o passado tenha sido turbulento

PS. Poderiam usar tipos gráficos negrito e maiores?
Muitas pessoas usam óculos

Leandro Costa

Arildo, você pode mudar o tamanho das fontes nas configurações do seu navegador. No meu caso no computador as letras estão em bom tamanho, mesmo sendo default.

Leandro Costa

Ok, esse vou querer ir quando puder.

Mas vão re-adquirir aquelas aeronaves que foram parar lá no sul?

André Bueno

Quais, Leandro? Sei que algumas estão em Itu.

Leandro Costa

Aeronaves do MUSAL André. O Jaguar e o F-104 estão no sul. Descobri isso lendo o comentário de alguém por aqui que postou um link em que o MUSAL havia decidido ficar apenas com aeronaves que foram da FAB e isso me irritou um ‘tantinho’ hehehehe

Me pergunto como vão tirar o Electra de lá.

André Bueno

Entendi. Elas têm que voltar. Que criem duas alas!

Santamariense

Leandro, não sei se é o link abaixo, mas ali tem bastante informações, mesmo sendo de 2019. Seria interessante descobrirmos como essa situação está hoje em dia. Sabemos que o P-47 B4 está em condições de funcionamento do motor e de taxiamento, tendo participado recentemente de uma cerimônia junto com um A-29. Quanto ao resto das informações dali, continua a curiosidade.

https://tecnodefesa.com.br/aeronaves-do-musal-em-curitiba-explicando-o-misterio/

Leandro Costa

No final das contas eu vou ter que tirar meu rabo gordo da cadeira e ir lá no MUSAL ver o que está acontecendo e fazer perguntas.

Santamariense

Kkkkkkkkkkkkk … boa!

Nelson

E o Messerschmitt alemão da segunda guerra mundial que estava em S. Carlos, será que vai vir pra cá também?

Tomcat

Eu havia postado. Também fiquei indignado. E não foram só o F-104 e Jaguar, mas o F-86 colombiano também, que já estava lá há décadas. Só não consegui ver o Jaguar, que chegou depois da última vez que vi. O Electra só não sai porque não tem como tirá-lo dali. Lembre-se que ele chegou voando

Leandro Costa

E é bom lembrar que o F-86 Colombiano não é qualquer Sabre. É um F-86K Sabre de interceptação, com radar.

Last edited 30 dias atrás by Leandro Costa
Santamariense

Tomcat e Leandro, o F-86 em questão era da Força Aérea Venezuelana.

Leandro Costa

Você está absolutamente correto. Falha minha.

Santamariense

👍👍😉

Tomcat

Verdade. Falha minha também!

André Bueno

Fui três ou quatro vezes ao de São Carlos, fantástico. Mas em sampa ele vai ter o público merecido. Que dê tudo certo. E o convênio com a FAB deverá garantir algumas aeronaves desta.

LucianoSR71

“Durante a cerimônia, o presidente do MAS, Marcos Amaro, exaltou a parceria. “Essa cooperação, com a contribuição de 40 peças de cada parte, é um passo significativo para valorizar a história da aviação no Brasil.”

Dworkin

Cara, sempre pensei nisso. Em SP tem muita gente pra ir. Daria pra ter um acervo enorme por conta do público.

Salim

São Paulo e um dos maiores polos turísticos do Brasil, com mais este museu, acredito que irá agregar bastante ao interesse Cultural pela cidade. Falta um do EB pois seria mais um passo para aumentar o interesse para a importância das forças de defesa.

Carvalho

A B17 que estava em Recife não deveria ir para um museu? Ou o estado dela é tão ruim que não tem mais valor museológico??

Leandro Costa

O MUSAL já tem um B-17, mas estava desmontado no hangar manutenção.

Carvalho

Mas essa B17 que está estocada era da Fab?

Leandro Costa

Sim, era um SB-17G/B-17H da FAB.

Fernando "Nunão" De Martini

Que eu saiba o B-17 continua no Recife.

André Macedo

É off topic, mas acho que seria interessante e não sei se saiu aqui. Vi uma foto de um Gripen brasileiro com duas “kill marks” de F-15 pintadas nele do último exercício.

Fernando "Nunão" De Martini

Montagem feita de brincadeira, não foram pintadas de verdade

André Macedo

Ah, tava bem feita demais kkkkkkk bem que estranhei não ter achado nada, nem aqui nem em outros lugares.

André Bueno

Em Bebedouro (sp) há um acervo de aeronaves a céu aberto, inclusive o único SAAB Sacandia ainda existente no mundo. Foi da VASP. Mereciam um melhor cuidado mas teriam que negociar com a família que os possui.

André Bueno

SAAB Scandia

Guizmo

Legal demais, mas fiquei com uma dúvida: Achei que o MAS estivesse indo para Itú…….vai ter outro museu por lá?

Rafael Oliveira

A ideia sempre foi enviar só uma parte do acervo para Itu.

Salim

Provavelmente parte irá para Itu e outra para Samoa, acredito que o atual ira virar condomínio de luxo rsss.

Salim

Sampa, maldito corretor, ele sempre volta a me perturbar.

Pedro I

É só deixá-lo desativado, e reler o seu texto antes de enviá-lo…
Como costumo dizer, já “terceirizamos” nossa memória para o Google há algum tempo, agora estamos terceirizando o nosso raciocínio para as IAs…

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, o MAS está indo para Itu. Nesta semana mesmo houve o traslado de um Mirage e de um Sea King para lá.

Guizmo

Pois é, eu vi…..mas entao em Marte irá outra parte do MAS….interessante

Fernando "Nunão" De Martini

Isso, parte do acervo em Itu, parte em São Paulo

Salim

Maravilhoso para São Paulo e para Brasil. Espero que Embraer e suas subsidiárias também entrem projeto. Ansioso para visitar.