CRUZEX 2024: ‘Walkaround’ no caça Saab F-39E Gripen da FAB
Por Valter Andrade (Reportagem e Fotos)
Durante a edição de 2024 da CRUZEX, o principal exercício multinacional realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes e participantes tiveram a oportunidade única de realizar um walkaround no caça F-39E Gripen. Esta atividade permitiu uma visão detalhada da aeronave mais moderna em operação na América Latina, destacando sua tecnologia avançada.
Durante o exercício CRUZEX 2024, o caça F-39E Gripen desempenhou um papel de destaque ao demonstrar suas capacidades operacionais avançadas em uma variedade de missões.
O walkaround no Gripen F-39E permitiu verificar de perto o design aerodinâmico, o motor General Electric F414-GE-39E, os avançados sensores integrados, o armamento e muitos outros detalhes. Confira as imagens abaixo.
Nos pequenos detalhes, é aí que o fabiano canta rsrs
https://youtu.be/54xxnkXqltw?feature=shared
Gripen, melhor caça do mundo!
Não li isso, Kkkkj.
Com certeza não. Mas o que as pessoas muitas vezes não entendem, é que, uma arma, tem uma função muito específica no campo de batalha. O mirage foi excelente nas mãos da Força Aérea Israelense nos conflitos no oriente médio. Nas Malvinas, contra os subsonicos Sea Harrier, foram ineficazes. Para o cenário que o Brasil vive, é sim o “melhor caça do mundo”.🤝
O melhor caça do mundo para o que o Brasil buscava, isso, sim.
Quanto tempo para reclamarem da pintura descascada?
Pensei a mesma coisa…
pois é… agora eu não entendi as fotos 11 e 14 na sequência (sem incluir aquela primeira que abre o texto). A imagem 11 (logo depois da cabine aberta) tem um sensor que não entendo onde fica… ele parece que tem duas antenas… quadradão. A imagem 14 é aquela de um casulo claro (amarelinho, talvez creme) com uma alça de metal quadrada em volta…
o que são estas duas coisas?
Proteções para a cabeça de guiagem do míssil e para a saída do bocal do míssil. Na primeira é do Iris-t, e a segunda do Meteor.
Entendi. Obrigado.. estava com bastante dificuldade para entender as imagens.
Valeu….
aproveitando, Boas Festas e feliz 25.
Foto 11: a estrutura clara, cor creme, é a proteção da cabeça do míssil IRIS-T. Ao lado dessa proteção, há as carenagens do sistema de EW colocada na ponta da asa direita da aeronave. A perspectiva da foto é da frente para trás da aeronave.
Foto 14: estrutura clara, cor creme, para proteção das aletas traseiras e do bocal de exaustão, também do mesmo míssil IRIS-T.
Correto de novo! Vou te contratar como meu fact checker! To ficando velho hehehehehe
Heheheheh…e tu sempre me corrija quando eu errar, o que não é raro acontecer….kkkkkk
Reclamar não! Observar!
Já dizer o quão impressionante é o desgaste de uma aeronave de combate. O avião, novo em folha, apresenta um desgaste que mostra como são duas as condições às quais é submetido, e como é incrível a manutenção da FAB. Só penso no F-5 (imaginem o B-52!)…
Voce foi o primeiro!
Como tenho TOC com isso, na minha cabeça já estou reclamando, rsrs. Mas realmente não demora a aparecer alguém reclamando (de verdade).
Alguma foto do cockpit real dos caças da FAB? Até hoje nunca vi uma foto de cockpit dos nossos gripens, só dos mockups e tals.
Não vai ver tão cedo, amigo. Igual o R/E-99.
Simplesmente magnífico, lindão. Excelente escolha da FAB.
Que belíssima aeronave, esse formato em delta me deixa apaixonado rs
Bacana ver os detalhes! Os mísseis das fotos são reais ou de instrução?
Se sim, imagino que tenha sido apenas para fotos por conta da não necessidade do disparo (deve ser bem caro desperdiçar hehehehee).
Abraço!
Pela ausência das linhas azuis no corpo do míssil, acredito que o IRIS-T seja da versão real. Já o Meteor, com as 3 listras azuis, é um versão de manejo.
Excelente escolha. Dentro dos padrões da geopolítica do Brasil no continente. Aumento da autonomia, para se adequar as dimensões do nosso território. Transferência de tecnologia. E ainda, harmonização da tecnologia do caça, com os sistemas de armamento nacionais. Agora, e aumentar a quantidade de caças. Fabricar no país, e transformar o Brasil num exportador do avião!
Incrível como ja apresenta desgastes da pintura em pontos criticos aerodinâmicos!
Gostei do seu senso de humor!!
Sim.
Como se diz, é raro mas acontece muito.
Ninguém vai falar do desalinhamento das placas de fuselagem do IRIS-T? dos rebites malfeitos? E isso que a aeronave é a 03.
Talvez vc queira dizer IRST.
O que tem no bocal do canhão? É uma proteção?
Parece ser algum tipo de tampa. Talvez, o canhão sequer esteja instalado ali, por isso aquela tampa/proteção.
A fuselagem do Gripen não é stealth como a do F-35, talvez a proxima evolução do Gripen seja essa, tornar-se uma plataforma Stealth igual ao F-35.
Obrigado Roberto, muito legais as informações.
Quando vc sai de um Chevette pra um BYD (Mais ou menos isso )
otimas fotos parabéns, interessante os detalhes do canhão , será que já fizemos disparos reais ??
Ao que eu saiba, a FAB ainda não fez nenhum teste com armas reais.
Previsto para 2025.
Não fez ainda.
Não estou dizendo que é ruim, que é bom, que é normal, que não é normal.
Sétima e oitava fotos. Chamou a atenção os dois parafusos ali nas fileiras de rebites na interface fuselagem / saída do motor. Alguém tem mais informações?
Sim. Talvez sejam phillips.
No vídeo abaixo, do Forças de Defesa no YouTube, aos 27 segundos podemos ver os 2 parafusos, dessa vez no F-39E 4100:
https://youtu.be/ds1GNbDiuCk?si=0p1NiWoyW1aP9evt
Nesse outro vídeo, aos 5 minutos e 52 segundos, os parafusos também estão lá, agora no F-39E 4102:
https://youtu.be/KoIV4jf_8Ow?si=l2efNB_YFJR5AL37
Então, parece que é algo que é para estar ali mesmo.
Essas fotos não podem ser reais.
Todos nós sabemos que somente o Su-57 tem rebites aparentes, placas mal encaixadas, pintura descascando e coisas tortas e etc!
Daqui ha pouco chega um: o pneu está murcho!!! kkkkkkkk