Por Valter Andrade (Reportagem e Fotos)

Durante a edição de 2024 da CRUZEX, o principal exercício multinacional realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), os visitantes e participantes tiveram a oportunidade única de realizar um walkaround no caça F-39E Gripen. Esta atividade permitiu uma visão detalhada da aeronave mais moderna em operação na América Latina, destacando sua tecnologia avançada.

Durante o exercício CRUZEX 2024, o caça F-39E Gripen desempenhou um papel de destaque ao demonstrar suas capacidades operacionais avançadas em uma variedade de missões.

O walkaround no Gripen F-39E permitiu verificar de perto o design aerodinâmico, o motor General Electric F414-GE-39E, os avançados sensores integrados, o armamento e muitos outros detalhes. Confira as imagens abaixo.

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Nilo

Nos pequenos detalhes, é aí que o fabiano canta rsrs
https://youtu.be/54xxnkXqltw?feature=shared

Macgaren

Gripen, melhor caça do mundo!

Vinicius Soares

Não li isso, Kkkkj.

Lúcio Josué da Silva

Com certeza não. Mas o que as pessoas muitas vezes não entendem, é que, uma arma, tem uma função muito específica no campo de batalha. O mirage foi excelente nas mãos da Força Aérea Israelense nos conflitos no oriente médio. Nas Malvinas, contra os subsonicos Sea Harrier, foram ineficazes. Para o cenário que o Brasil vive, é sim o “melhor caça do mundo”.🤝

fewoz

O melhor caça do mundo para o que o Brasil buscava, isso, sim.

Fernando Vieira

Quanto tempo para reclamarem da pintura descascada?

Rinaldo Nery

Pensei a mesma coisa…

Camargoer.

pois é… agora eu não entendi as fotos 11 e 14 na sequência (sem incluir aquela primeira que abre o texto). A imagem 11 (logo depois da cabine aberta) tem um sensor que não entendo onde fica… ele parece que tem duas antenas… quadradão. A imagem 14 é aquela de um casulo claro (amarelinho, talvez creme) com uma alça de metal quadrada em volta…

o que são estas duas coisas?

Leandro Costa

Proteções para a cabeça de guiagem do míssil e para a saída do bocal do míssil. Na primeira é do Iris-t, e a segunda do Meteor.

Camargoer.

Entendi. Obrigado.. estava com bastante dificuldade para entender as imagens.
Valeu….

aproveitando, Boas Festas e feliz 25.

Santamariense

Foto 11: a estrutura clara, cor creme, é a proteção da cabeça do míssil IRIS-T. Ao lado dessa proteção, há as carenagens do sistema de EW colocada na ponta da asa direita da aeronave. A perspectiva da foto é da frente para trás da aeronave.
Foto 14: estrutura clara, cor creme, para proteção das aletas traseiras e do bocal de exaustão, também do mesmo míssil IRIS-T.

Leandro Costa

Correto de novo! Vou te contratar como meu fact checker! To ficando velho hehehehehe

Santamariense

Heheheheh…e tu sempre me corrija quando eu errar, o que não é raro acontecer….kkkkkk

Daniel de Azambuja Madeira

Reclamar não! Observar!

José de Souza

Já dizer o quão impressionante é o desgaste de uma aeronave de combate. O avião, novo em folha, apresenta um desgaste que mostra como são duas as condições às quais é submetido, e como é incrível a manutenção da FAB. Só penso no F-5 (imaginem o B-52!)…

Mr. White

Voce foi o primeiro!

fewoz

Como tenho TOC com isso, na minha cabeça já estou reclamando, rsrs. Mas realmente não demora a aparecer alguém reclamando (de verdade).

Dworkin

Alguma foto do cockpit real dos caças da FAB? Até hoje nunca vi uma foto de cockpit dos nossos gripens, só dos mockups e tals.

Matheus

Não vai ver tão cedo, amigo. Igual o R/E-99.

Carlos Pietro

Simplesmente magnífico, lindão. Excelente escolha da FAB.

Heinz

Que belíssima aeronave, esse formato em delta me deixa apaixonado rs

Kit Carson

Bacana ver os detalhes! Os mísseis das fotos são reais ou de instrução?

Se sim, imagino que tenha sido apenas para fotos por conta da não necessidade do disparo (deve ser bem caro desperdiçar hehehehee).

Abraço!

Santamariense

Pela ausência das linhas azuis no corpo do míssil, acredito que o IRIS-T seja da versão real. Já o Meteor, com as 3 listras azuis, é um versão de manejo.

Lúcio Josué da Silva

Excelente escolha. Dentro dos padrões da geopolítica do Brasil no continente. Aumento da autonomia, para se adequar as dimensões do nosso território. Transferência de tecnologia. E ainda, harmonização da tecnologia do caça, com os sistemas de armamento nacionais. Agora, e aumentar a quantidade de caças. Fabricar no país, e transformar o Brasil num exportador do avião!

Daniel de Azambuja Madeira

Incrível como ja apresenta desgastes da pintura em pontos criticos aerodinâmicos!

Franz A. Neeracher

Gostei do seu senso de humor!!

Sim.
Como se diz, é raro mas acontece muito.

Equilibrium

Ninguém vai falar do desalinhamento das placas de fuselagem do IRIS-T? dos rebites malfeitos? E isso que a aeronave é a 03.

Santamariense

Talvez vc queira dizer IRST.

JCuritiba

O que tem no bocal do canhão? É uma proteção?

Santamariense

Parece ser algum tipo de tampa. Talvez, o canhão sequer esteja instalado ali, por isso aquela tampa/proteção.

ChinEs

A fuselagem do Gripen não é stealth como a do F-35, talvez a proxima evolução do Gripen seja essa, tornar-se uma plataforma Stealth igual ao F-35.

Marcelo Baptista

Obrigado Roberto, muito legais as informações.

Wagner Figueiredo

Quando vc sai de um Chevette pra um BYD (Mais ou menos isso )

Rodrigo Maçolla

otimas fotos parabéns, interessante os detalhes do canhão , será que já fizemos disparos reais ??

Franz A. Neeracher

Ao que eu saiba, a FAB ainda não fez nenhum teste com armas reais.

Previsto para 2025.

Santamariense

Não fez ainda.

Joli Le Chat

Não estou dizendo que é ruim, que é bom, que é normal, que não é normal.
Sétima e oitava fotos. Chamou a atenção os dois parafusos ali nas fileiras de rebites na interface fuselagem / saída do motor. Alguém tem mais informações?

comment image

Leandro Costa

Sim. Talvez sejam phillips.

Santamariense

No vídeo abaixo, do Forças de Defesa no YouTube, aos 27 segundos podemos ver os 2 parafusos, dessa vez no F-39E 4100:

https://youtu.be/ds1GNbDiuCk?si=0p1NiWoyW1aP9evt

Nesse outro vídeo, aos 5 minutos e 52 segundos, os parafusos também estão lá, agora no F-39E 4102:

https://youtu.be/KoIV4jf_8Ow?si=l2efNB_YFJR5AL37

Então, parece que é algo que é para estar ali mesmo.

Abymael2

Essas fotos não podem ser reais.
Todos nós sabemos que somente o Su-57 tem rebites aparentes, placas mal encaixadas, pintura descascando e coisas tortas e etc!

Marcelo Andrade

Daqui ha pouco chega um: o pneu está murcho!!! kkkkkkkk