Capacidade Ampliada para o Gripen C/D
A Saab recebeu um pedido adicional para o contrato do Gripen C/D da FMV, avaliado em 466 milhões de coroas suecas. Esta extensão inclui várias atualizações importantes e estudos sobre futuros mísseis ar-ar e ar-terra.
“A extensão do contrato do Gripen C/D marca um passo importante para a nossa defesa”, afirma Lars Tossman, chefe da área de negócios de Aeronáutica da Saab. “A integração de novos sistemas avançados de mísseis demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de alta qualidade. Estamos orgulhosos de contribuir para a capacidade de defesa da Suécia por meio deste contrato.”
A integração de novos sistemas de mísseis melhora significativamente as capacidades operacionais do Gripen C/D. Esta extensão do contrato garantirá que o Gripen C/D continue sendo uma peça fundamental das capacidades militares da Suécia por muitos anos.
Sobre a Saab
A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com a missão de ajudar as nações a proteger suas populações e contribuir para a segurança de pessoas e comunidades. Com 24.000 funcionários qualificados, a Saab desenvolve tecnologias e soluções para um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, fabrica e mantém sistemas avançados de aeronáutica, armamentos, sistemas de comando e controle, sensores e sistemas submarinos. Com sede na Suécia, a Saab tem operações globais e é parte integrante das capacidades de defesa de várias nações.
FONTE: Saab
A meu ver, seria a lógica na FAB caso de fato tenhamos que optar por um modelos usado.
Com o pacote MS2020 e mais esses upgrades seria muito válido umas 12 ou 24 unidades.
Cai por terra a narrativa do abandono do Gripen em virtude seja do futuro projeto de uma caça de nova geração ou por fazer parte da OTAN e adquirir F-35.
Parece que voltaram a investir na versão c/d em detrimento da É. Se não me engano (por falta informacao) não existe GripeE operacional/esquadrao na Suécia, voltaram para prancheta.
A Suécia encomendou 60 unidades do modelo E. O que foi anunciado são melhorias nos C/D que não interferem na entrada em serviço do E que, creio, que começarão a ser recebidos ano que vem.
Sim, o recebimento das primeiras aeronaves Gripen E para operação em esquadrões de caça suecos, na Ala F7, está programado para 2025. Até hoje, quem recebia as aeronaves, envolvidas na campanha de testes e início da implantação da doutrina, era a agência de material militar da Suécia, a FMV.
Nunca pararam de investir nas versões C/D, paralelamente ao desenvolvimento das versões E/F.
Há dezenas de matérias sobre isso aqui no site, algumas delas apuradas na própria Suécia.
Sugestão: explore o campo busca do blog neste final de ano para se atualizar em relação a tudo que já foi publicado aqui a respeito.
O Gripen C seria uma ótima opção para complementar a Frota de Gripen E/F da FAB.
Estão recolhendo moedas dos espelhos d’água dos palácios Presidenciais de Brasília, estão diminuindo o reajuste do salário mínimo, estão diminuindo o orçamento do ministério da saúde, com certeza nossas Forças Armadas terão que conviver por muitos anos com o sucateamento de toda infraestrutura bélica.
O problema é o Estado se comprometer com a FAB, empresas nacionais e com outro país de participar do desenvolvimento de um caça em paralelo ao fomento da indústria nacional e, no meio do processo (não, no meio não, no início) contingenciar verbas previstas para o programa em detrimento de recursos não essenciais.
Como exemplo? As emendas parlamentares.
Só este último bloqueio de fim de ano feito pelo STF já salvaria o contrato das aeronaves.
o problema é que não estão disponíveis para nós, a Suécia precisa deles devido ao cenário de segurança deteriorada na Europa com a ameaça russa.
A África do Sul está ou estava com vários Gripens C/D aterrados por falta de verbas. Talvez fosse possível conseguir alguns com eles, se não quiserem vender talvez um leasing por uns anos.
São 14 isso mesmo 14 Gripens estocados na África do sul,eles operam apenas 6 ( e com as calças na mão),derrepente, dependendo da situação financeira pouco favorável da África do Sul,podemos fazer leasing de até 18 aeronaves.
Não creio que eles se desfaçam dos que tem, que são poucos. Afinal, uma coisa é não conseguir operar por falta de recursos, mas tê-los em caso de necessidade. Outra coisa é se desfazer e depois não ter como repor.
Salve senhores camaradas do Aéreo. Para complementar minha indignação com a “força auxiliar” notem os senhores que se o GF/FAB fossem um pouco mais interessados na defesa nacional e não no soldo e pensões, o projeto do qual a AKAER participou já fez seu primeiro cliente de exportação, Poderíamos nós estar aproveitando os acordos de defesa e indústria que foram firmados lá atrás na época de Dilma e que nunca aproveitamos. LIFT por LIFT ficaríamos com um em que os custos de aquisição talvez sejam menores que o modelo italiano oferecido (uma baita máquina diga-se de passagem) e muito… Read more »
Discordo de sua posicao.Ai sim teríamos uma força aerea de terceira, para esta função super tucano atende. Brasil precisa de defesa aerea pesada e com qualidade. Quem quer a paz se prepara para guerra. Veja a Rússia com sua frota supertrunfo, atolou n Ucrânia pois não consegue ter superiorade e domínio aereo campo batalha. Só falta Ucrânia com os F16 antigos impor alguma superioridade aerea. Irá até hj se segura nos f14 e mísseis antigos.
Olá camarada Salim, Obrigado por tua atenção ao meu comentário e pela troca de ideias. Eu entendo tua posição e desejo de coração que tenhamos FFAA robustas. Não comento o conflito ucraniano, já que ambos os lados usam a guerra midiatica tanto quanto o fuzil, apenas espero que o COTER e outras OM das demais forças estejam aprendendo com o conflito (em 1982 nossos militares leia-se GF viu que a MB estava parada no tempo no que diz respeito a doutrina de emprego naval ainda que estivesse relativamente contando com meios navais modernos). Ter uma FAB robusta sempre foi meu… Read more »
Não tenho tanta certeza se o M-346 seria a melhor opção para a FAB como segunda linha, neste momento.
A opção é, e tem de permanecer, o F-39.
SE, mesmo assim, for necessário outra plataforma, ao invés de um segundo lote de F-39, minha opinião diverge da sua.
O Kwait está se desfazendo de 39 FA-18 C/D, e está negociando aproximadamente 20 deles com a Malásia. Restam 19, que segundo consta, estão em excelentes condições. Estes sim seriam ótimos para a FAB, numa hipotética impossibilidade de um segundo lote de F-39.
Independente se o país adquirir aeronaves novas (como o M-346) ou usadas (como F-16 ou 18) a verba redirecionada para o programa FX-2 vai ficar ainda mais comprometida. Inclusive a versão C/D do Gripen.
Mas este último seria dos males o menor.
No futuro, após o programa da versão E/F estar amadurecido, upgrades poderiam ser aplicados em solo nacional como o sistema MFS-EW, o radar Raven, atualizações no motor e até os aviônicos da última versão do caça.
A SAAB tem alguns Gripen C semi-prontos estocados , acho que poderíamos comprar para a FAB … a entrega seria mais rápida.
Olá camarada Gabriel BR,
Uma opção vais viável ainda são os GRIPEN que o governo Sueco deseja enfiar goela abaixo nos ucranianos para promover o aparelho em combate real.
Mas Kiev não os deseja (e nem faz sentido uma vez que a força deles está sendo aparelhada e treinada com F16), então qué nosso GF/FAB vá negociar governo /governo.
Sgt Moreno
O problema é os Ucranianos terem que formar pilotos no Grippen e demora tempo, e não é já terem F-16, pois os Grippen C e D, são superiores aos F-16 Blq 50/52 e aos MLU Ucranianos.
Saiu na TV Sueca um vídeo sobre planos da SAAB para a próxima geração de caças que chamam de “F”. Inclui uma aeronave tripulada stealth bem como um CCA stealth não supersônico, um CCA não stealth e um CCA stealth supersônico… similar aos planos da USAF para a família NGAD. Planejamento para os anos 2050, até lá Gripen E seria o backbone da FA Sueca.
Infelizmente, com a crise fiscal que se agrava no Brasil e os atrasos nos pagamentos do Gripen E, a chance da FAB e Embraer participarem do desenvolvimento dessa família deve ser quase remoto.
https://www.svt.se/nyheter/inrikes/dronare-central-del-i-nasta-generations-stridsflyg
https://www.twz.com/air/these-are-saabs-concepts-for-its-next-generation-fighter-drones
O Grippen E também faz parte desse plano futuro.
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EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
A FAB deveria optar por essas versões e não os refugos do deserto.