Força Aérea Argentina apresenta seu primeiro caça F-16
A VI Brigada Aérea da Força Aérea Argentina apresentou o primeiro exemplar do F-16 Fighting Falcon recebido da Dinamarca, após sua transferência para o país, em uma visita que contou com a presença do ministro da Defesa, Luis Petri, do chefe do Estado-Maior Conjunto, brigadeiro-general Xavier Isaac, e do chefe do Estado-Maior Geral da Força Aérea, brigadeiro Gustavo Valverde, entre outras autoridades.
A aeronave, um F-16B Block 10, embora não vá voar na Força Aérea Argentina, será utilizada para instrução em solo e foi completamente inspecionada pela Força Aérea.
Segundo informou o brigadeiro Valverde, já está definido que os 24 F-16 Block 15 que serão operados serão transferidos para o país em voo, em quatro translados de seis aeronaves cada um. No primeiro, que ocorrerá em dezembro de 2025, serão entregues quatro dos oito biplaces e dois monopostos.
Esse translado será conduzido por pilotos dinamarqueses, embora nos assentos traseiros dos biplaces voem pilotos argentinos. Para essa transferência, está sendo negociado o apoio de um avião de reabastecimento em voo, provavelmente da USAF, para algumas etapas do voo, embora também se esperem escalas intermediárias. Leia a matéria completa no site pucara.org.
F-16 fabricado pela Lockheed Martin.
Asas, leme e elevadores vendidos separadamente.
Antes de usar, consulte a faixa etária.
No caso dessas aí, foram fabricadas pela General Dynamics.
G.I.Joe…. ou kit Revell?
Tamiya…😁
São os melhores.. riso
aproveitando já para desejar boas festas e Feliz 25
“Para essa transferência, está sendo negociado o apoio de um avião de reabastecimento em voo, provavelmente da USAF, para algumas etapas do voo, embora também se esperem escalas intermediárias.”
A FAA não tem nenhum KC?
No mais, bom ver que essa novela da FAA está tendo um final satisfatório.
Podem até ter KC-130, mas o sistema de REVO do F-16 é flying boom, que a Argentina nunca operou.
Millei acelerou bastante esse processso.
Tem 2 KC-130, mas ambos utilizam o sistema de cesta e probe. O F-16 usa o sistema de lança, presente nos KC-135 e KC-46, por exemplo. Por isso, o Chile precisou adquirir KC-135 para apoiar seus F-16.
Seria muito caro ou inviável mudar o sistema de cesta desses 2 KC-130?
Lembro que a Argentina estava comprando 1 KC no pacote do F-16, mas não sei se eles conseguiram isso.
Olá Wilber. Possível sempre é…
caso os Argentinos optasse por uma solução parecida ao que foi adotado no F5M, por exemplo, que tem uma sonda externa fixa, talvez nem seja tão caro assim… nunca vi um F16 com este tipo de adaptação… mas daria sim…
acho difícil adotarem algo parecido à sonda do Gripen que é retrátil
Não sei se para teste ou tornaram operacional, mas Israel tinha sistema de cesta oara o F16, com sonda em tanque externo.
Até onde me lembro, só testes.
No F-16 é possível sim.
Porém…. (tem sempre um porém)… tem que ser de versões mais modernas que possam usar os tanques conformais.
Como os de Israel.
Olá Leandro,
Pois é… acho que vão ficar com a perna curta mesmo, usando estes enormes tanques alijáveis externos…
aproveitando, boas festas e feliz 25
Eu também acho que ficarão com pernas curtas, pelo menos no momento. A USAF está ou estava com planos de desativar alguns KC-135 com a entrada em serviço de mais números de KC-46’s, então é possível que a Argentina ainda faça uma compra de oportunidade.
E boas festas para você e os seus também, Camargo.
Pelo que entendi do comentário do Underground, ele falou em probe instalado em tanque externo, não em tanque conformal – em ambos os casos, até onde sei só fizeram testes / provas de conceito.
https://airrefuelingarchive.wordpress.com/tag/f-16-vista/
A adaptação em tanque externo foi apresentada pela Sargent Fletcher muitos anos atrás.
Como de lá pra cá não vi mais notícias de ninguém investir nisso, fica claro que a solução para os argentinos está restrita ao que o próprio vizinho Chile fez: adquirir KC-135 excedente da USAF.
A mudança que ele falou seria nos aviões tanques, não nos caças.
Não lembro de ter visto KC-130 com sistema de flying boom nem na USAF. É necessário um tripulante na aeronave reabastecedora para guiar a lança até o receptáculo do avião à ser reabastecido. Esse tripulante ocuparia um espaço no C-130 que fica justamente na área da rampa, então acho que nem seria possível.
Acho que os A-330MRTT usam um sistema de orientação remoto e não usam a estação do operador da lança com contato visual direto.
Acho que a solução para a Argentina é comprar um ou dois KC-135 recauchutado. Acho que sairia bem mais barato que qualquer adaptação.
Para isso, seria necessário instalar uma lança no KC-130, algo que não lembro de já ter visto. O mais lógico seria negociar um ou dois KC-135 com os EUA. Modificar os F-16, nessa versão, para usar sonda seria praticamente impossível.
Bom para os argentinos. Mas, como eu perco o amigo mas não perco a piada… não sobrou grana a para o resto do avião?
Contrato salame… então lotes russos são 4 aeronaves. lotes brasileiros são duas aeronaves… lotes argentinos são meia aeronave
sabe aquele lote de 5 m de frente e 20 de fundo.
Vocês não entenderam: esse avião é exclusivamente para treinamento em solo. Não colocam as asas justamente pra evitar que algum desavisado saia voando com o caça.
Falta boa vontade pra entenderem as coisas, viu, tem que explicar tudo…
(Modo irônico on)
Este aparelho da foto custou a metade do prego…
Faz parte do aditivo do contrat. 24,5 unidades.
Kkkkkkk
Os voos são entregues por último.
Será que um dia participam da Cruzex com esses modelos?
Com certeza, contudo, não creio que na próxima edição… A ver.
No mais, eles não iriam perder a oportunidade de participar e enfrentar o Gripen, F-16 chileno e outros caças, agora, que, finalmente, estão operando um caça de respeito, mesmo que antigo. Será uma oportunidade única de operar em um ambiente fictício e de alta intensidade até para ver como se comportam e o que precisam mudar.
Eu acredito que os 4 primeiros caças farão escala aqui no Brasil para depois seguir viagem ao país destinatário. Bem, desejo boa sorte e meus parabéns! Que evitem tretar com quem não se deve e fazer graça onde não se deve.
Serão os 6 primeiros caças. Como está na matéria, serão 4 lotes de 6 aeronaves em cada um.
Isso. Obrigado pela correção.
Alguém pode me explicar a “vantagem” (se é que há alguma) em trazer essas aeronaves voando da Dinamarca até a Argentina?
Não seria mais sensato e barato vir de navio?
Seguirão a rota “canadense” ou virão pela rota “africana”?
a foto do F16 voando com as cores da Argentina fica mais legal que a foto de um avião sem asas e sem estabilizador vertical
Que mico! Receberam metade de um kit da De Agostini e apresentaram assim mesmo. China Lulu ajuda poble
Parabéns para os argentinos, colocaram rapidamente às finanças em ordem e partiram para solucionar às emergências, e ter uma aviação de caça decente era um problema emergencial.
Exato, só que não !
Velho, sai do zap. É serio…
Finanças em ordem? Que ordem? A população em estado de extrema pobreza na Argentina aumentou explosivamente, e hoje é quase 50% da população. Milei está destruindo o povo Argentino.
É impressionante como o Liberal, em nome dos ajustes fiscais e econômicos que favoreçam o pagamento dos juros aos credores americanos, consegue fazer um contorcionismo ético e dizer que PASSAR FOME É BOM, já que agora tem dinheiro pro FMI.
Uma economia que não se preocupa com o Social não é séria, nem justa, nem eficiente e muito menos ordeira.
Ah tá! A Argentina era um paraiso até o malvado do Millei assumir! Qual eram os governos anteriores mesmo?
Sem defender o Milei, que é um maluco fora de órbita, a culpa pela extrema pobreza de enorme parcela do povo argentino é dele, que está no governo há um ano? E os governos dos Kirchner, do Macri e do Fernández deixaram a Argentina em ótimas condições??
Impressionante a doença ideológica de alguns aqui… Sim, é doença.
Pois é! Tem todos os ingredientes de uma seita…aquele radicalismo que não aceita ou enxerga nada que não concorde ipsis litteris com o que ele pensa e diz!
E como a Argentina chegou nessa situação? Até o ano passado parece que aquele país era uma sucursal do paraíso na Terra.
Ola Mundico… é preciso avaliar a história da Argentina desde, pelo menos, o golpe militar no início da década de 70… mais ou menos… dai vem a guerra contra a Inglaterra… o trauma da redemocratização… uma outra tentativa de golpe em 1988… a crise da dívida externa, que também atingiu o Brasil no mesmo período, a incapacidade de concluir o plano Cavallo, a crise politica na Argentina que jamais é resolvida… o fracasso da industrialização e a consequente desindustrialização que acontece há mais de 30 anos… Sabemos que a Argentina teve uma situação econômica confortável antes da década de 60…… Read more »
Pode explicar porque uma situação econômica confortável baseada no setor agropecuário que produz alimentos baratos para a população e gera divisas com a exportação é ilusório?
Interessante, achei que bocê está descrevendo a situação do Brasil, exceto pelo nome do presidente.
Teus dados estão desatualizados, último trimestre a pobreza já está na casa dos 30%, o crescimento PIB no último trimestre em 3,9%, desemprego caindo e superávit nas contas do governo, a diferença do câmbio paralelo que era acima de 50% está em 10%. Se for usar os dados dos primeiros dois trimestres, onde ainda imperava o desarranjo da economia do presidente de esquerda que batia na esposa grávida na casa do governo favor indicar às datas para que outros desavisados não caim em fake news. Tua narrativa me lembra um comentarista daqui que duvidou que o arranjo econômico implementado geraria… Read more »
Fonte da informação? Tia do zap ou FTdC?????
Crescimento do PIB de 3.9% no trimestre divulgado pelo Indec, superávit primário por 10 meses consecutivos pela Exame, superávit da balança comercial pode confirmar no Valor, desemprego que já está em 6.9% também no Valor, índice de pobreza que já está em 38,9 pode ser consultado no infomoney e em vários outros portais também.
Mencionei apenas fontes em português porque não sei se compreende espanhol, se compreende o Infobae está bem mais completo sobre esses pontos.
Compraram o F-16 e esqueceram do KC-135….agora eles estão chegando aos anos 80!!!
Pode ser que estão evitando o constrangimento de ver uma possível compra de um KC-135 barrado pela Inglaterra, a RAF não ia gostar nada de ver a Argentina com potencial de voar até as Malvinas de tanque cheio.
Cara, esquece esse negocio de retomada das Falklands! Pessoal ainda esta na decada de 80 do seculo passado! E olha que tenho 57 anos! parece até um certo pais onde vivem dizendo que haverá um golpe a qualquer momento!
Comprar uma aeronave que não pode ser reabastecida com os recursos disponíveis, de e ser o mesmo que comprar carro elétrico em local onde não existe energia elétrica….excelente planejamento!!!
Se a FAB resolver comprar o F-16 também vai cair no mesmo problema.
Deus o livre a FAB inventar de comprar F-16.
Tem que investir no no Gripen e ponto final.
Seria como comprar um carro elétrico e poder andar só na cidade e não poder viajar, por não ter pontos de recarga nas estradas.
Esse vai ser usado no treinamento dos mecânicos. Como anda o treinamento dos pilotos? Já começou?
A dica é modernizar eles com o radar israelense Elta EL/M-2052, pois esse da versão Block 15 já está bem desatualizado.
MLU
Mas esses da Argentina já não passaram por essa reforma? Seria agora uma Atualização da Terceira Idade?
O radar é o APG-66 na versão V2, que é uma atualização do radar original, essencialmente o mesmo dos romenos e ucranianos. Isso representa que não precisam gastar em outro radar do tipo MSA, o avanço natural é que daqui a pouco mais de uma década, adquiram F-16C/D americanos que vão passar por uma sobrevida estrutural e com essa aquisição integrar o radar APG-83, um radar AESA feito para o mercado exterior da frota mundial do F-16.
A triste verdade é que é uma Vitoria para a força aérea Argentina tanto tempo abandonada por sucessivos governos populistas que não investiram um prego na modernização da força. Acho mesmo um mico enfatizarem a noticia de “um meio avião” ainda só pra treinamento mas pra quem não tem novidade nenhuma a tanto tempo… .. Pelo menos logo com estes 25 F-16 de segunda mão poderão recuperar a capacidade de defesa aérea…..
Caro Rodrigo… sejamos cautelosos…. os militares argentinos deram um golpe de estado em 1976 e instauram uma ditadura extremamente violenta. Há uma estimativa de 30 mil pessoas assassinadas pelo regime Era comum aparecer corpos boiando das praias de Montevidéu de pessoas jogadas no mar de helicópteros. Recomendo o filme “Argentina 1985” para entender o contexto Além disso, os militares envolveram a Argentina em uma guerra desastrada.. além de uma crise econômica. Há um artigo do The Economist (não lembro a data, deve fazer uns 10 ou 15 anos) que apontava o peronismo como causa da crise argentina… após mais de… Read more »
Respeito os seus argumentos e até porque concordo com alguns e por isso mesmo meu comentário é simplório, fosse o governo atual também peronista estes F-16 não teriam sido adquiridos.
Não sei… é impossível afirmar qualquer coisa… se seriam adquiridos, se teriam adquirido aviões chineses, se teriam adquirido um esquadrão de Gripen.. ou se teriam adquirido M346 italianos ou qualquer ou coisa.. inclusive coisa alguma.
È como aqueles exercícios de imaginação sobre o que teria acontecido se a Alemanha tivesse vencido a guerra.. ou se a URSS tivesse tido sucesso na reforma de Gorbachev e jamis colapsado… se preferir, o que teria acontecido com a FAB caso tivesse aceitado o Rafale? Ninguém sabe nem é possível saber….
é apenas um exercício de ficção sem significado histórico.
O atual governo está sendo muito pros Argies, né?
Imagine se estivessendo ruim….
O equilíbrio militar entre as colônias segue…
Um “pedaço” de avião parece piada, mas vamos ser sinceros, não dava pra esperar nada diferente disso nesse acordo a toque de caixa que a Argentiva fez… !!!
Mais um que comenta sem ler a noticia! Ah geraçãozinha essa…..!
Estruturas para treinamento são assim mesmo. Para o que será utilizada, essa célula está perfeitamente adequada.
Estruturas para treinamento são assim mesmo. Para o que será utilizada, essa célula está perfeitamente adequada. E na imagem não aparece tudo que inclui . A célula vai ser completa, com tudo que uma aeronave tem. Só ainda não foi montada.
Se aparecer o resto do avião você pede desculpa?
Leia a matéria, pelamordedeuss…Depois apaga seu posto e faça outro…
Mesmo sendo de versões mais antigas e usadas pelas condições da força aérea Argentina é um enorme avanço para eles,será que os F16 da Holanda também irão para a Argentina para aumentar a frota?
O NAT-6 poderia ter sido melhor…
Por que?
Poderia ter sido comprado com um motor descartado para voo a fim de possibilitar com que os mecãnicos pudessem ser treinados na sua troca e manutenções básicas. Os sistemas hidráulicos e eletrônicos/digitais, elevons, trens de pouso etc, parecem que não requerem manutenções e…portanto os mecânicos não precisam ser treinados, certo?
Essa célula é um avião completo. Só que ainda não foi montado. Vai ter tudo que uma aeronave possui, só não irá voar.
Que virada dos Argentinos, saindo do poço recuperando as Forças Armadas, muito feliz pelos f-16 e aparentemente a economia se recuperando também.
A Força Aérea Argentina voou dois Hercules até a Dinamarca. O TC-69 trouxe um pacote, que é a estrutura que se vê nesta publicação. O TC-66 trouxe o que falta no caça da imagem, incluindo sua motorização. O caça será montado ao longo de vários dias. Além disto, os argentinos vão receber containers e mais containers de equipamentos de apoio, que serviam a frota dinamarquesa… . Este caça não irá voar por ter sofrido um acidente em 2011, quando participava de uma campanha de testes do F-35, nos EUA. Não fosse isto, ainda teria muitas horas disponíveis, com é o… Read more »
Comentário Esclarecedor, obrigado
Obrigado BARDINI. Esclareceu!
Caramba!!!! Varios comentarios e ninguém ainda falou: ” A Argentina ja está recebendo os caças deles,vão receber mais rapido que a FAB!” bla, bla, bla, Gatilho!!!