Um raro bicudo no céu paulistano: será o F-5FM 4808?
Passagens baixas de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB), em São Paulo, são comuns nos domingos aéreos, mas não costumam ocorrer em plena segunda-feira. E menos ainda com um modelo F-5FM, biposto.
Foi o que aconteceu hoje de manhã, quase às 9h30, quando o som característico de motores J85 levou vários paulistanos à janela, incluindo este editor do Poder Aéreo.
Entre uma e outra passagem baixa sobre a pista do Campo de Marte / Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP, na Zona Norte da cidade), foi possível fotografar o caça de longe, nas manobras.
Olhando as fotos na tela do celular, apesar de feitas à distância e em baixa resolução, chamou a atenção o fato desse “bicudo”, como é carinhosamente chamado o F-5 na FAB, ter um “bico” mais longo. Ou seja, um biposto.
Conversando com outros jornalistas da área, veio a informação ainda a ser confirmada oficialmente: após passar alguns anos em reparos estruturais no PAMA-SP, finalmente chegou a hora da entrega do F-5FM 4808.
Há décadas, os caças F-5 da FAB fazem suas manutenções nível parque no PAMA-SP, e a chegada das aeronaves para esses trabalhos de grandes inspeções e reparos (IRAN, na sigla em inglês) e posterior partida se dá pela Base Aérea de São Paulo (BASP), em Cumbica / Guarulhos, com transporte por carreta entre a base e o parque. O caça passa então por testes em solo e primeiro voo na BASP. Tudo indica que, cumprida essa etapa, o fato do FAB 4808 voltar à ativa após vários anos sob os cuidados do PAMA-SP mereceu ser comemorado com algumas passagens baixas, nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, sobre o parque.
Nas imagens acima e abaixo, algumas das etapas da grande inspeção pela qual passou o F-5FM 4808 no PAMA-SP. As duas primeiras fotos são de 2023, onde se vê um reparo dos mais importantes e complexos estruturalmente, com a aeronave ganhando um novo “longeron” na fuselagem dianteira.
Na imagem a seguir, de setembro deste ano (2024), o caça já passava pelos testes finais do sistema hidráulico após ser remontado, com acionamento das pernas e portas do trem de pouso, uma das últimas etapas antes de seguir de carreta para a BASP e iniciar os testes para o primeiro voo após a manutenção nível parque.
O FAB 4808 foi um dos caças F-5FM retratados numa reportagem especial da revista Forças de Defesa, número 6, de 2012, sobre a conversão operacional do A-29 para o F-5M. Na ocasião, fotografamos o jato na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), como se vê nas imagens abaixo, para a matéria “F-5FM na FAB: os poucos”, assinada por mim e pelo editor-chefe Alexandre Galante.
Saiba mais sobre a manutenção dos caças F-5 da FAB e assuntos relacionados nas matérias da lista a seguir:
Domingo Aéreo PAMA-SP 2024: sem Gripen, mas também sem chuva
F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: instalação do canhão, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: pilones, lançadores e outros detalhes interessantes
- F-5EM: fundo plano, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: ‘cinturinha de vespa’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: antenas do RWR, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: difusores ‘embutidos’, entre outros detalhes interessantes
- F-5EM: dispositivo do HMD, entre outros detalhes interessantes
A FAB quer um segundo caça?
Faz o F-20 e seja feliz.
Sei lá.. a FAB tinha células de F5 que poderiam ter sido modernizada até usando partes da aviônica dos F5m aposentados . Mas nem.isso….
Os A-1 também.
Mas sabe como é…
O problema do A-1 é a motorização , por isto ele está sendo desativado .
Seriam os jordanianos , mas creio que o tempo para faze-lo já foi e claro, elevá-los ao padrão M vai uma grana, teria que ser feito pela Embraer e não pela FAB.
Venderam as células dos F5 jordanianos como sucata há bastante tempo
Cara, esquece F-5, ja deu, que modernizar o que!
Os B52 que os digam…
Caro… a FAB comprou um pacote de F5E e F5F da Jordania…. os Fox foram modernizados e, pelo que lembro, as células Eco foram leiloadas como sucatas. Estivessem disponíveis, poderiam ter sido modernizadas com uma fração do que supostamente seria gasto para comprar F16 de segunda mão…
entendeu agora?
eita nós…
o que a FAB precisa são Gripens novos…
Eterno!!!
Seria legal se fossem eternos por opção. O problema é que são longevos por necessidade…
Os profissionais da FAB e das empresas contratadas que auxiliam para manter esse avião voando fazem um ótimo trabalho. Mas, que é triste ver que em 16/12/2024, o quinto maior país do mundo, sétimo mais populoso, e décima maior economia, ainda tem como ponta de lança de sua defesa aérea esse “vovozinho” aí. E apenas umas 40 unidades.
“E apenas umas 40 unidades.”
Hoje, entre 28 e 30 unidades.
Talvez até menos ….
Pela tabela da FAB, publicada aqui no PA, era para iniciarmos 2025 com 28 células do F-5M, mas houve a perda do 4866 durante os preparativos para a Cruzex. Então, se manteve-se o planejamento, deve haver hoje ao redor de 28 ou 27 células ativas.
Interessante, moro na Mooca e ouvi um “motor” estranho sobrevoando por aqui, então era ele o “F-5FM”, pena que não o vi!!
Deve estar muito alto quando sobrevoou a Mooca, é muito comum ouvir os barulhos mas ver mesmo é difícil só ele descendo mesmo.
Melhor caça que já tivemos
Em que sentido? Acho que o Mirage III, quando chegou, era mais avançado que o F-5, mais capaz para o combate.
No sentido mais completo, incluindo versatilidade, simplicidade (no sentido de facilidade e praticidade), custo e conhecimento global da aeronave, seja em sua operação como em sua manutenção, o F-5 é o melhor, também na minha opinião. O Mirage III era famoso, emblemático e uma aeronave muito boa. Mas, fazia “apenas” defesa e combate aéreo. E no quesito da manutenção, demandava muito mais custos, inclusive com vários sistemas sendo mandados para manutenção na França.
Eu diria que, em termos de capacidade e modernidade, foi o P-47. Recebemos ele em 1944, no auge de sua importância, direto da linha montagem. Era literalmente o caça americano topo de linha na época. Custava uns 50% mais caro que um P-51, e dispunha de todo tipo de avanço disponível na época, como traje anti-G, mira compensadora e radar de aviso de cauda (embora alguns desses só em retrofit). Gloster Meteor tava mais para trás em relação ao que melhor existia na época do que o Gripen agora. Mirage III, embora viesse com todos os opcionais, já chegou quando… Read more »
Eu coloquei um comentário sobre isso. Você tem razão se analisarmos apenas a “modernidade” da aeronave. Mas, no conjunto, o Mirage III era “inferior” ao F-5, pois era uma aeronave de uma missão só, enquanto o F-5 era, e é, um multimissão.
O Mirage tinha condições de fazer as mesmas missões que o F-5, e até melhor, visto possuir uma melhor aviônica de navegação que o bicudo. A FAB que decidiu usá-lo apenas como interceptador. Só no final da vida dele é que reativaram o lado de ataque ao solo.
Traje anti G e RWR no P-47? Em 1944? Isso é novidade pra mim…
Somos 2…
Não sei se o P-47 tinha. Acho que os da FAB não tinham. Mas algumas unidades de Mustangs já estavam recebendo trajes anti-g no final de 1944/início de 1945. O radar de cauda não era exatamente para saber se estava sendo pintado por outro radar, mas sim detectar algum inimigo não observado às 6 horas. A RAF usava nos bombardeiros e em alguns Mosquitos. A USAAF usava mais em caças. E se não me engano a Luftwaffe conseguia detectar esses sinais e vetorar aeronaves até os caças Americanos e li em algum lugar que não foram mais utilizados na Europa,… Read more »
Tem foto disso? Fonte?
Tem sim. Eu provavelmente tenho algum livro sobre o P-47/51 que cita, mas dei uma pesquisada rápida na internet e achei alguns.
O traje anti-g era o G3 suit.
https://heritageflightgeardisplays.wordpress.com/2010/03/27/anti-g-suits-in-ww2-usaaf-service/
Já o tail warning radar era o AN/APS-13
https://ww2aircraft.net/forum/attachments/capture-jpg
https://hackaday.com/2024/10/31/bogey-six-oclock-the-an-aps-13-tail-warning-radar/
Esse aqui tem umas informações à mais quando menciona o AN/APS-13. Não identificava IFF e à baixa altura gerava imagens falsas, o que provavelmente deixava o piloto meio doido com a sineta.
https://vintageaviationnews.com/warbirds-news/randys-warbird-profiles-republic-p-47d-40-ra-thunderbolt.html
Muito interessante. Não conhecia.
Nery, respondi com alguns links. Está aguardando a liberação da moderação.
nas escala. 1. Gripen, 2. Mirage 2000, 3 Mirage III, 4 F5E
Eu moro do lado ( casa verde), tô de férias e acordei com o som do bicho,,,aí sair p fazer Uber e peguei duas sargentos.. perguntei pq do F5 e elas falaram que teve formatura…por isso do caça….nem sabia que tinha isso aqui no campo de Marte!!!
O PAMA/SP é uma Unidade militar da FAB como qualquer outra. Tem todas as rotinas que acontecem eu qualquer outra Unidade da Força.
Minha esposa trabalha próximo ao Elevado, eu estava em contato com ela por telefone quando esta aeronave passou por cima do prédio que ela trabalha. Ela levou o senhor susto por conta do alto som, mas adorou ver o voo baixo por cima do prédio, com direito a duas passagens.
moro em perdizes e passou baixinho aqui, barulho surreal, foi demais ter conseguido ver
O vi passar por cima da minha casa… fiz um vídeo. O F5 passa por manutenção no hangar III, justamente onde meu pai trabalhou
Hoje também o Gripen atrapalhou uma reunião aqui em Goiânia hehe
IRAN significa Inspeções e Revisões Assim Necessárias 👍🏻.
Acho tudo isso muito legal, principalmente o relato dos leigos que se emocionam com o barulho de um caça cujo projeto começou há 70 anos, em 1954. É realmente fascinante! Ainda desperta em nós aquela curiosidade de correr até a janela para ver o que está acontecendo. Agora, imagine as coisas que os EUA estão criando em 2024… Haja drones para contar essa história!
E eu que moro aqui do lado, na Água Branca…que azar não vi nem ouvi! Vida longa ao 4808! Parabéns ao PAMA-SP pelo milagre de ressuscitar esse belo caça biposto, essencial para dar a continuidade operacional até…o GRIPEN conseguir substitui-lo…
Pobre país q tem q ficar reformando sucata…pobre…
Esses F5 que fazem reparos no campo de Marte são de todos os esquadrões tanto Pampa quanto Pua,Jaguar e Pacau?
Sim. É parque do projeto, não dos Esquadrões. Pacau foi desativado faz tempo.
Parece que foi reativado com os Gripen,resta saber se irá retomar para Manaus ou irá para Belém,por enquanto vai ficar em Anápolis