Passagens baixas de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB), em São Paulo, são comuns nos domingos aéreos, mas não costumam ocorrer em plena segunda-feira. E menos ainda com um modelo F-5FM, biposto.

Foi o que aconteceu hoje de manhã, quase às 9h30, quando o som característico de motores J85 levou vários paulistanos à janela, incluindo este editor do Poder Aéreo.

Entre uma e outra passagem baixa sobre a pista do Campo de Marte / Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP, na Zona Norte da cidade), foi possível fotografar o caça de longe, nas manobras.

Olhando as fotos na tela do celular, apesar de feitas à distância e em baixa resolução, chamou a atenção o fato desse “bicudo”, como é  carinhosamente chamado o F-5 na FAB, ter um “bico” mais longo. Ou seja, um biposto.

Conversando com outros jornalistas da área, veio a informação ainda a ser confirmada oficialmente: após passar alguns anos em reparos estruturais no PAMA-SP, finalmente chegou a hora da entrega do F-5FM 4808.

Há décadas, os caças F-5 da FAB fazem suas manutenções nível parque no PAMA-SP, e a chegada das aeronaves para esses trabalhos de grandes inspeções e reparos (IRAN, na sigla em inglês) e posterior partida se dá pela Base Aérea de São Paulo (BASP), em Cumbica / Guarulhos, com transporte por carreta entre a base e o parque.  O caça passa então por  testes em solo e primeiro voo na BASP. Tudo indica que, cumprida essa etapa, o fato do FAB 4808 voltar à ativa após vários anos sob os cuidados do PAMA-SP mereceu ser comemorado com algumas passagens baixas, nesta segunda-feira, 16 de dezembro de 2024, sobre o parque.

Nas imagens acima e abaixo, algumas das etapas da grande inspeção pela qual passou o F-5FM 4808 no PAMA-SP. As duas primeiras fotos são de 2023, onde se vê um reparo dos mais importantes e complexos estruturalmente, com a aeronave ganhando um novo “longeron” na fuselagem dianteira.

Na imagem a seguir, de setembro deste ano (2024), o caça já passava pelos testes finais do sistema hidráulico após ser remontado, com acionamento das pernas e portas do trem de pouso, uma das últimas etapas antes de seguir de carreta para a BASP e iniciar os testes para o primeiro voo após a manutenção nível parque.

O FAB 4808 foi um dos caças F-5FM retratados numa reportagem especial da revista Forças de Defesa, número 6, de 2012, sobre a conversão operacional do A-29 para o F-5M. Na ocasião, fotografamos o jato na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), como se vê nas imagens abaixo, para a matéria “F-5FM na FAB: os poucos”, assinada por mim e pelo editor-chefe Alexandre Galante.

F-5FM 4808 em 2012 em Santa Cruz com Hangar do Zeppelin ao fundo - foto Nunao

F-5FM 4808 na BASC em 2012 - foto Nunao Poder Aereo

Saiba mais sobre a manutenção dos caças F-5 da FAB e assuntos relacionados nas matérias da lista a seguir:

O início do fim dos caças F-5 da FAB

Domingo Aéreo 2023 PAMA-SP no hangar (durante a chuva)

Domingo Aéreo PAMA-SP 2024: sem Gripen, mas também sem chuva

Quando um F-5 da FAB vai para o PAMA-SP?

F-5EM: por que é ‘bicudo’, entre outros detalhes interessantes

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Emmanuel

A FAB quer um segundo caça?
Faz o F-20 e seja feliz.

Camargoer.

Sei lá.. a FAB tinha células de F5 que poderiam ter sido modernizada até usando partes da aviônica dos F5m aposentados . Mas nem.isso….

Emmanuel

Os A-1 também.
Mas sabe como é…

Plinio Jr

O problema do A-1 é a motorização , por isto ele está sendo desativado .

Plinio Jr

Seriam os jordanianos , mas creio que o tempo para faze-lo já foi e claro, elevá-los ao padrão M vai uma grana, teria que ser feito pela Embraer e não pela FAB.

Camargoer.

Venderam as células dos F5 jordanianos como sucata há bastante tempo

Marcelo Andrade

Cara, esquece F-5, ja deu, que modernizar o que!

Jose Norberto

Os B52 que os digam…

Camargoer.

Caro… a FAB comprou um pacote de F5E e F5F da Jordania…. os Fox foram modernizados e, pelo que lembro, as células Eco foram leiloadas como sucatas. Estivessem disponíveis, poderiam ter sido modernizadas com uma fração do que supostamente seria gasto para comprar F16 de segunda mão…

entendeu agora?

eita nós…

o que a FAB precisa são Gripens novos…

GFC_RJ

Eterno!!!

Argos

Seria legal se fossem eternos por opção. O problema é que são longevos por necessidade…

Tutor

Os profissionais da FAB e das empresas contratadas que auxiliam para manter esse avião voando fazem um ótimo trabalho. Mas, que é triste ver que em 16/12/2024, o quinto maior país do mundo, sétimo mais populoso, e décima maior economia, ainda tem como ponta de lança de sua defesa aérea esse “vovozinho” aí. E apenas umas 40 unidades.

Santamariense

“E apenas umas 40 unidades.”

Hoje, entre 28 e 30 unidades.

Plinio Jr

Talvez até menos ….

Santamariense

comment image

Pela tabela da FAB, publicada aqui no PA, era para iniciarmos 2025 com 28 células do F-5M, mas houve a perda do 4866 durante os preparativos para a Cruzex. Então, se manteve-se o planejamento, deve haver hoje ao redor de 28 ou 27 células ativas.

Osvaldo Marcilio Junior

Interessante, moro na Mooca e ouvi um “motor” estranho sobrevoando por aqui, então era ele o “F-5FM”, pena que não o vi!!

Augusto José de Souza

Deve estar muito alto quando sobrevoou a Mooca, é muito comum ouvir os barulhos mas ver mesmo é difícil só ele descendo mesmo.

Macgaren

Melhor caça que já tivemos

JuggerBR

Em que sentido? Acho que o Mirage III, quando chegou, era mais avançado que o F-5, mais capaz para o combate.

Santamariense

No sentido mais completo, incluindo versatilidade, simplicidade (no sentido de facilidade e praticidade), custo e conhecimento global da aeronave, seja em sua operação como em sua manutenção, o F-5 é o melhor, também na minha opinião. O Mirage III era famoso, emblemático e uma aeronave muito boa. Mas, fazia “apenas” defesa e combate aéreo. E no quesito da manutenção, demandava muito mais custos, inclusive com vários sistemas sendo mandados para manutenção na França.

Clésio Luiz

Eu diria que, em termos de capacidade e modernidade, foi o P-47. Recebemos ele em 1944, no auge de sua importância, direto da linha montagem. Era literalmente o caça americano topo de linha na época. Custava uns 50% mais caro que um P-51, e dispunha de todo tipo de avanço disponível na época, como traje anti-G, mira compensadora e radar de aviso de cauda (embora alguns desses só em retrofit). Gloster Meteor tava mais para trás em relação ao que melhor existia na época do que o Gripen agora. Mirage III, embora viesse com todos os opcionais, já chegou quando… Read more »

Santamariense

Eu coloquei um comentário sobre isso. Você tem razão se analisarmos apenas a “modernidade” da aeronave. Mas, no conjunto, o Mirage III era “inferior” ao F-5, pois era uma aeronave de uma missão só, enquanto o F-5 era, e é, um multimissão.

Clésio Luiz

O Mirage tinha condições de fazer as mesmas missões que o F-5, e até melhor, visto possuir uma melhor aviônica de navegação que o bicudo. A FAB que decidiu usá-lo apenas como interceptador. Só no final da vida dele é que reativaram o lado de ataque ao solo.

Rinaldo Nery

Traje anti G e RWR no P-47? Em 1944? Isso é novidade pra mim…

Bruno

Somos 2…

Leandro Costa

Não sei se o P-47 tinha. Acho que os da FAB não tinham. Mas algumas unidades de Mustangs já estavam recebendo trajes anti-g no final de 1944/início de 1945. O radar de cauda não era exatamente para saber se estava sendo pintado por outro radar, mas sim detectar algum inimigo não observado às 6 horas. A RAF usava nos bombardeiros e em alguns Mosquitos. A USAAF usava mais em caças. E se não me engano a Luftwaffe conseguia detectar esses sinais e vetorar aeronaves até os caças Americanos e li em algum lugar que não foram mais utilizados na Europa,… Read more »

Rinaldo Nery

Tem foto disso? Fonte?

Leandro Costa

Tem sim. Eu provavelmente tenho algum livro sobre o P-47/51 que cita, mas dei uma pesquisada rápida na internet e achei alguns.

O traje anti-g era o G3 suit.

https://heritageflightgeardisplays.wordpress.com/2010/03/27/anti-g-suits-in-ww2-usaaf-service/

Já o tail warning radar era o AN/APS-13

https://ww2aircraft.net/forum/attachments/capture-jpg

https://hackaday.com/2024/10/31/bogey-six-oclock-the-an-aps-13-tail-warning-radar/

Esse aqui tem umas informações à mais quando menciona o AN/APS-13. Não identificava IFF e à baixa altura gerava imagens falsas, o que provavelmente deixava o piloto meio doido com a sineta.
https://vintageaviationnews.com/warbirds-news/randys-warbird-profiles-republic-p-47d-40-ra-thunderbolt.html

Rinaldo Nery

Muito interessante. Não conhecia.

Leandro Costa

Nery, respondi com alguns links. Está aguardando a liberação da moderação.

Camargoer.

nas escala. 1. Gripen, 2. Mirage 2000, 3 Mirage III, 4 F5E

Wagner Figueiredo

Eu moro do lado ( casa verde), tô de férias e acordei com o som do bicho,,,aí sair p fazer Uber e peguei duas sargentos.. perguntei pq do F5 e elas falaram que teve formatura…por isso do caça….nem sabia que tinha isso aqui no campo de Marte!!!

Last edited 1 mês atrás by Wagner Figueiredo
Santamariense

O PAMA/SP é uma Unidade militar da FAB como qualquer outra. Tem todas as rotinas que acontecem eu qualquer outra Unidade da Força.

Bruno

Minha esposa trabalha próximo ao Elevado, eu estava em contato com ela por telefone quando esta aeronave passou por cima do prédio que ela trabalha. Ela levou o senhor susto por conta do alto som, mas adorou ver o voo baixo por cima do prédio, com direito a duas passagens.

licia

moro em perdizes e passou baixinho aqui, barulho surreal, foi demais ter conseguido ver

Fernando Galindo

O vi passar por cima da minha casa… fiz um vídeo. O F5 passa por manutenção no hangar III, justamente onde meu pai trabalhou

Victor

Hoje também o Gripen atrapalhou uma reunião aqui em Goiânia hehe

Aurélio Vergetti

IRAN significa Inspeções e Revisões Assim Necessárias 👍🏻.

Bigliazzi

Acho tudo isso muito legal, principalmente o relato dos leigos que se emocionam com o barulho de um caça cujo projeto começou há 70 anos, em 1954. É realmente fascinante! Ainda desperta em nós aquela curiosidade de correr até a janela para ver o que está acontecendo. Agora, imagine as coisas que os EUA estão criando em 2024… Haja drones para contar essa história!

Last edited 1 mês atrás by Bigliazzi
Rommelqe

E eu que moro aqui do lado, na Água Branca…que azar não vi nem ouvi! Vida longa ao 4808! Parabéns ao PAMA-SP pelo milagre de ressuscitar esse belo caça biposto, essencial para dar a continuidade operacional até…o GRIPEN conseguir substitui-lo…

Angelo

Pobre país q tem q ficar reformando sucata…pobre…

Augusto José de Souza

Esses F5 que fazem reparos no campo de Marte são de todos os esquadrões tanto Pampa quanto Pua,Jaguar e Pacau?

Rinaldo Nery

Sim. É parque do projeto, não dos Esquadrões. Pacau foi desativado faz tempo.

Last edited 29 dias atrás by Rinaldo Nery
Augusto José de Souza

Parece que foi reativado com os Gripen,resta saber se irá retomar para Manaus ou irá para Belém,por enquanto vai ficar em Anápolis