País europeu se torna o cliente de lançamento do A-29N, versão OTAN desta aeronave de treinamento avançado e ataque leve de renome mundial

Lisboa, Portugal, 16 de dezembro de 2024 – O Ministério da Defesa Nacional de Portugal assinou um contrato com a Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3) para aquisição de 12 aeronaves A-29N Super Tucano que equiparão a Força Aérea Portuguesa, tornando Portugal o cliente de lançamento da nova variante desta aeronave de treinamento avançado e ataque leve. Esta aquisição reflete o compromisso de Portugal em modernizar sua Força Aérea com uma aeronave versátil e comprovada, idealmente adequada para missões de Treinamento Avançado de Pilotos, Ataque Leve, Apoio Aéreo Tático (CAS) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).

A variante A-29N Super Tucano incorpora aviônicos avançados, sistemas de comunicações específicos da OTAN e capacidades adicionais, adaptadas para atender aos requisitos operacionais de Portugal. Com esta compra, Portugal se torna a primeira nação a operar o A-29N, tomando a dianteira na adoção de uma plataforma extremamente capaz, projetada para apoiar uma ampla gama de modernas missões de defesa.

“Gostaríamos de agradecer ao Ministério da Defesa Nacional e à Força Aérea de Portugal pela confiança que depositam nas soluções da Embraer. Esse contrato nos dá a oportunidade de contribuir para a modernização da Força Aérea Portuguesa e de aprofundar ainda mais nossa forte parceria, abrindo caminho para uma cooperação industrial mais ampla com a indústria de defesa local”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O A-29 Super Tucano é o líder global em sua categoria, com mais de 260 aeronaves encomendadas, com mais de 570.000 horas de voo acumuladas, sendo 60.000 delas em combate. O número de forças aéreas operando o A-29 Super Tucano continua a se expandir devido à sua combinação incomparável de capacidades, tornando-o a opção mais eficiente do mercado.

Para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, juntamente com grande flexibilidade operacional, o A-29 Super Tucano oferece uma ampla gama de missões, como Treinamento Avançado de Pilotos, CAS, Patrulha Aérea, Interdição Aérea, Treinamento JTAC, ISR Armado, Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

90 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutor

Parabéns à Portugal pela compra, e para a Embraer pela venda.
E sempre que vejo negócios como esse sendo feito, não posso deixar de lembrar que um _____
__________.

COMENTÁRIO EDITADO.

NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.

É VERGONHOSO QUE MESMO APÓS MILHARES DE AVISOS MUITOS COMENTARISTAS AINDA IGNOREM E DESRESPEITEM AS REGRAS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Camargoer.

____
____

COMENTÁRIO APAGADO. NÃO FAÇA CRESCER A BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS QUE INSISTEM EM USAR ESTE ESPAÇO COMO PALANQUE.

É VERGONHOSO QUE MESMO APÓS MILHARES DE AVISOS MUITOS COMENTARISTAS AINDA IGNOREM E DESRESPEITEM AS REGRAS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

eduardo

Lembro apenas que a Embraer aviação militar estava fora do negócio. Iria prosseguir sob o controle dos atuais acionistas.

Last edited 1 mês atrás by eduardo
Chris

Apesar de ter adorado a notícia… A melhor que ja surgiu em relação ao ST.

Ainda estou na parte de tentar entender onde um pais como Portugal empregaria o ST ! Heheh

Last edited 1 mês atrás by Chris
Jose Norberto

Portugal mantém laços estreitos com algumas ex-colônias, como Moçambique, Guiné Bissau e Angola. Esses laços é uma preocupação que Portugal tem em relação a um eventual apoio às forças armadas destes países.

Paulo

Não tem absolutamente nenhuma influência sobre essas colônias! Agora são terras Russo-chinesas.

Carlos

Quando nada se sabe apenas pode dizer disparates nem nada sabes da ultima e única visita de um presidente dos EUA a Angola, o interesse de Angola cooperar com o Ocidente e o virar de costas para a China, e recomendo a leitura https://www.rtp.pt/noticias/mundo/biden-ja-chegou-a-luanda-presidente-dos-eua-em-visita-historica-a-angola_v1618919 e a visualização de vídeos no canal41, no youtube. e também este vídeo de Angola https://www.youtube.com/watch?v=83_AoM0tLVo&ab_channel=TvZimboOficial

Last edited 1 mês atrás by Carlos
Chris

A Embraer “militar” nunca esteve a venda e quem quis vender, por temer a concorrência da Airbus, foram os próprios acionistas da empresa.

Nem sequer era uma “venda” propriamente dita e _____
________

Minha nossa… Esse povo mete politicagem em tudo e __________. Pior… Puro fake news. heheh

COMENTÁRIO EDITADO. LEIA AS ADVERTÊNCIAS ANTERIORES E AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 1 mês atrás by Chris
AMX

Fácil: é só bloquear.

Dagor Dagorath

Gigante da aviação que está repleta de revezes no histórico recente, diga-se de passagem.

BVR

Dagor Dagorath, só pra lembrar que Dassault (com o Rafale) e Saab (com Gripen) – ambas europeias e consolidadas no setor militar – tiveram momentos ruins de venda.
Enfim, faz parte do processo.
Saudações.

Carlos Campos

A parte da Defesa não estava no negócio

Rafael Oliveira

Sempre que leio os comentários sobre a venda da Embraer eu fico na dúvida se quem diz que a Embraer seria vendida para a Boeing até hoje não entendeu qual era o negócio (compra parcial da aviação comercial) ou se sabem e agem de má-fé para enganar os incautos e fazer proselitismo político.

José Joaquim da Silva Santos

E vc acha que ela sobreviveria somente com o setor militar ?

Rafael Oliveira

Além da aviação de defesa, ela ainda teria 20% da aviação comercial e 100% da aviação executiva.
Então é provável que sobreviveria.

Last edited 1 mês atrás by Rafael Oliveira
Fernando EMB

A parte da aviação executiva também não fazia parte do negócio, nem a EVE.

Fabio Araujo

Boa notícia, o A-29 finalmente colocou o pé na OTAN. 🍾🥂

Willber Rodrigues

Quais outros países europeus aonde o ST teria chances de vendas, mesmo que uma chance pequena?

J R

comenta-se sobre a Holanda e Áustria.

Nilo

Escreve aí na sua cabeceira de cama, Eslováquia, Checoslováquia, Croácia, Hungria Rsrs

Rafael Oliveira

O rio Nilo divide o Egito. O Nilo une a Tchéquia com a Eslováquia novamente rsrs.

Nilo

😂😂😂

Santamariense

Checoslováquia?? Tem certeza?? Tu não está querendo dizer República Tcheca?

J R

Checoslováquia? Mano tem que começar a estudar história, começando por 1989! O muro já caiu!!! kkkkk

Last edited 1 mês atrás by J R
rui mendes

Se na altura que a França, substituiu os seus Tucanos por PC-21, os países não estivessem de costas voltadas, tenho quase a certeza que a França tinha comprado pelo menos 25 a 30 Super-Tucano.

Fernando "Nunão" De Martini

Só um aparte: A Força Aérea Francesa não substituiu o turboélice Tucano pelo PC-21, e sim os jatos Alphajet pelo turboélice PC-21, neste caso para a etapa final de formação (especializada) de pilotos de caça, da qual saem diretamente para a conversão operacional para Mirage e Rafale. A França redesenhou totalmente sua instrução de pilotos de caça e de pilotos militares em geral. O Tucano francês operava em etapa anterior da instrução (creio que a básica/avançada), na qual foi substituído pelo Grob 120 na fase intermediária de formação de pilotos de caça e de transporte, sendo que na fase primária… Read more »

Camargoer.

Olá Wilber… são duas variáveis.., 1) treinamento a avançado e 2) COIN/CAS. Teria que descartar quem opera o PC21 e quem comprou algum jato leve recentemente. Então, tem que ver quem estaria em vias de substituir suas frotas de jatos leves de treinamento. Acho que é até fácil de fazer este levantamento. Já as ações de COIN/CAS parece uma análise mais difícil. Talvez os países das Balcãs estariam mais sensíveis a estes tipo de combate assimétrico. Improvável que a França, Inglaterra, Aústria, Alemanha, Espanha e os países escandinavos tenham este tipo de preocupação. Nem Itália, Suíça ou Polônia.. O Carlos… Read more »

Carlos

Em primeiro tenho que felicitar a Embraer por ter enganado mais um. Dei as minhas razões e defendias, gostem ou não é a minha opinião e não me escondo por defende-las Mas andam todos a ser enganados e vejamos: Existe um contrato de 200 milhões, o CEO da Embraer afirmou que 75 milhões de euros eram para a industria portuguesa, o que quer dizer que apenas 125 milhões serão da Embraer e fazendo contas cada unidade ficará por 10,4 milhões de euros e isso já é um preço mais justo. OBS: o F35 é muito mais do que tentas fazer… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Carlos
O Comentador

Já são 15 países “enganados” pela EMBRAER com o Super Tucano, espero que enganemos pelo menos mais 15, com alguns dos novos enganados sendo Europeus…EMBRAER, sua danadinha!

Carlos

Só acrescentar um comentário à histeria anti Rússia, como não conheces a história europeia, não conheces nem sabes o que diz a Carta das Nações Unidas, nem sabes qual a violação das Carta das Nações Unidas cometida pela Rússia bem que podes pensar na histeria anti Rússia porque isso não te dá conhecimento nenhum e lamento muito que penses assim porque o êxito da venda dos A-29N dependem muito dessa mesma histeria. Antes ser histérico com conhecimento do que ignorante afirmando que é tão culpado é A como B, só mesmo levantando as mãos ao céu e rezar “Senhor perdoai-lhes… Read more »

EduardoSP

Lembrando que já houve primeiro -ministro inglês que também não viu motivos para uma histeria anti-germânica. O resultado foi o que se viu.

Carlos

Muitos clicaram no gostar sem saber que estavas a falar de Richard Chamberlain que negociou com Hitler, que queria declarar guerra à Checoslováquia (Tchecoslováquia) porque revindicava o território dos Sudetos como sendo territórios alemães por serem habitados por germânicos, e o idiota PM britânico regressou a Londres acenando um papel com a assinatura de Hitler afirmando que haveria paz e uma semana depois a Alemanha invadiu e anexou a Checoslováquia e é isto que muitos falam da histeria anti russa apenas por nada sabem de história nem sabem que o próprio Putin assinou um documento reconhecendo a soberania e territórios… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Muitos clicaram no gostar sem saber que estavas a falar de Richard Chamberlain”

Parabéns.

Nem os editores do site têm como saber quem clicou no polegar pra cima ou para baixo. Mas, pelo jeito, além de descobrir as identidades dos que clicaram no polegar pra cima, você teve a oportunidade de entrevistá-los um a um sobre conhecimentos a respeito de Chamberlain.

Atirador

A Rùssia queria sim fazer parte da otan, mas nunca se falou em retirar outros membros. Essa guerra começou por culpa de vocês membros da otan, quando a cortina de ferro caiu o acordo era de que nenhum dos participantes do Pacto de Varsóvia poderia entra para a otan, e o que aconteceu ? Um a um entraram quase todos, com a otan chegando cada vez mais próximo da Rússia. Quando chegou a hora da Ucrânia os russos reagiram, nunca iriam perder a passagem para o Mar Negro. E tem mais, logo depois do início da guerra o Zelenski estava… Read more »

Nilo

Mestre Carlos não se avexe, em artigo mais oportuno discutiremos sobre alquimia rsrsrsr.

Atirador

Foi a própria Ucrânia quem incitou essa guerra querendo entrar para a OTAN, sabiam que os russos não permitiriam e mesmo assim tentaram, o resultado é esse ai.

Carlos

Esse teu comentário é de alguém que nada sabe e para não ser desagradável prefiro não responder

Rui Mendes

Mas os Russos não têm que permitir ou não permitir.

Rinaldo Nery

Perfeito. Mas, quem não tem poder militar para impor a sua vontade, baixe a cabeça e espere um momento melhor. O comediante foi um político muito inábil, que condenou sua população à morte, aguardando a mentira da chegada das tropas da OTAN (o que nunca vai ocorrer).

Fábio Mayer

Você diz que não conhecemos a história europeia, mas não conhece a história do mundo ocidental, tampouco conhece alguma coisa de negócios e necessidades militares. Portugal não comprou o europeu Eurofighter, tampouco o europeu A-400, o que você acabou de dizer é que seu país gosta de ser enganado por americanos…e deve ser algo atávico: teve gosto em ser enganado por ingleses (mais europeus, né?) nos momentos mais graves de sua história colonialista.

AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ CAMINHANDO PARA UMA DISPUTA ENTRE CONTEÚDOS XENÓFOBOS. FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jagder#44

Não foi enganado. Se não fosse a Inglaterra, Portugal seria uma província espanhola hoje em dia.
Vamos estudar história.

Atirador

Infelizmente para nós brasileiros, se fosse província hoje falaríamos todos o espanhol o que facilitaria muito mais a integração da América do Sul

Carlos

Mas esqueces que muitos dos estados que compõem a União, já não fariam parte dela e por causa da união brasileira, Garibaldi regressou a Itália e uniu o país e não te esqueças também que o “estado” da Cisplatina e foram os portugueses que fundaram a Colónia de Sacramento e que brasileiros deixaram escapar

Atirador

Mera especulação. A província Cisplatina teve ajuda financeira e política da Rainha para se libertar, ou não conheces a história ?

Carlos

Por acaso sabes qual é a aliança militar mais antiga do mundo? No entanto hoje em dia não mexeria uma palha para defender seja o que for por causa de dois ultimatos e se quiseres saber quais foram, estuda.

Carlos

Não vou debater saber e conhecimento com ninguém, apenas dei um opinião e defendia e continuo a pensar que o melhor é este ministro saltar da cadeira nas próximas eleições por irresponsabilidade na gestão do bem publico

Carlos

Correção: Foi o ministro português que fez esta afirmação “75 Milhões vão para a industria portuguesa” e não o CEO da Embraer

Nighthawk

O que você chama de engano, é na verdade o resultado de muito esforço de profissionais que de um lado, sabem do que precisam e de outro, sabem como empacotar soluções de compromisso, versatilidade e desempenho em um vetor adequado aos cenários propostos e com custo competitivo. Em toda venda militar o objeto de principal interesse é o pacote/vetor e sua capacidade. Outras demandas acessórias podem ser incluídas no processo, mas quando o objeto principal não cumpre o planejado, capacidades adicionais não conseguem por si evitar a perda na empreitada. Então, fique tranquilo, a Embraer sempre entregou compromisso, versatilidade e… Read more »

Carlos

Haja debate e dei a minha opinião de que para avião de treino o PC-21 era melhor, gostem ou não, é a minha opinião porque o ministro sempre falou da necessidade de um, treinador para a FAP, a diferença de preço leva o mundo todo a escolher o PC-21 porque é bom e mais barato, recordo que até a França adquiriu o Dornier Dassault Alphajet, avião que também equipava a FAP, Além da França, a Suíça, a Espanha e o Canadá. Em nenhum momento quis desvalorizar o A-29 mas defendi e continuo a fazê-lo que a experiência portuguesa em guerras… Read more »

Atirador

 ¨recordo que até a França adquiriu o Dornier Dassault Alphajet, avião que também equipava a FAP¨ não sabia que o Alphajet era produzido pelos portugueses e depois foi adotado pelos franceses

fewoz

Embraer “enganando” Forças Aéreas consolidadas? Está de brincadeira, né? Consegue explicar melhor este disparate?

Atirador

EDITADO:

MANTENHA O NÍVEL, VC JÁ FOI AVISADO!!

Jagder#44

Histeria?
Aff!

Camargoer.

Afff? engoliu um mosquito?

Credo….que nojinho

Santamariense

“… histeria anti-Rússia…”

Isso, vindo de ti, não me surpreende nada.

Rafael Oliveira

Ucrânia aceita qualquer armamento. Só precisa convencer alguém a comprar para ela.

Camargoer.

mas daí fica a pergunta se Ucrânia é Ásia ou Europa.. riso… se a Ucrânia é Europa, a Rússia e a Georgia também seriam … eita nóis

Rafael Oliveira

A Ucrânia fica totalmente na Europa. Geórgia e Rússia tem território tanto na Europa quanto na Ásia. A Rússia é considerada europeia em razão da localização da capital. Acho que a Geórgia também, mas teria que pesquisar para confirmar.

Otto Lima

A Geórgia fica bem na fronteira da Europa com a Ásia. Aliás, as fronteiras naturais entre a Europa e a Ásia são os Montes Urais, o Rio Ural e a Cordilheira do Cáucaso, onde fica o ponto mais alto da Europa, o Monte Elbrus, na fronteira da Rússia com a Geórgia. Contudo, para efeitos geopolíticos, a Geórgia é considerada parte da Europa.

Atirador

A Geórgia fica toda, pois a Europa vai até os Urais

Jagder#44

A fronteira é o Cáucaso. Vamos estudar.

Camargoer.

Caro… parece ter ficado preso na geografia e perdido o bom humor da ironia… quem quiser, pode ir andando de Portugal até a Sibéria… ou descer até a Tailândia… dá para andar da África do Sul até a Coréia do Norte…

então, seria possível dizer que Europa, África e Ásia seria apenas um continente… ou seja, a definição do que é a Europa é mais política do que geográfica…

o pano de fundo da minha ironia é a Guerra na Ucrânia … mas um aboa ironia não precisa de explicação…

dai, então, o erro foi meu

Carlos Campos

Austria, UK,

A C

Interessante, um Tucano versao NATO que por certo atende as especificas e exigentes especificacoes. Essa versao abre portas para futuras possibilidades de aquisicao NATO. Interessante notar que as unidades serao “produzidas” (montadas?) em solo lusitano
https://www.aereo.jor.br/2023/04/21/embraer-deve-anunciar-producao-de-avioes-a-29-super-tucano-em-portugal/.

O Brasil tambem terah a sua versao M, que parece ser bem promissora.
https://www.aereo.jor.br/2024/11/21/forca-aerea-brasileira-planeja-modernizar-os-a-29-super-tucano-com-tecnologias-de-quinta-geracao/

FernandoEMB

Esta produção em Portugal pode seguir vários modelos… 1) – Aeronave produzidas no Brasil, voam para Portugal (ou vão por outro meio) e recebem os equipamentos OTAN de missão na OGMA. 2) – Aeronaves são montadas em Portugal a partir de kits produzidos no Brasil. 3) – As estruturas são produzidas em Portugal a partir de peça e componentes vindos do Brasil, e depois segue para a montagem final. O nível de investimento também vai variar de acordo com o modelo. E a quantidade de aeronaves (apenas 12) indica que deve ser algo mais parecido com o primeiro, ou talvez… Read more »

LucianoSR71

Boa noite FernandoEMB, tudo bem? Sabe dizer se nessa versão haverá a adoção do WAD ou do recém lançado LAD da AEL Sistemas?

Rinaldo Nery

O que seria a versão OTAN? Não consigo ver nada além do Link 16 e da capacidade de lançar bombas guiadas. Além do chaff/flare dispenser, MAWS e RWR. Que os nossos “M” terão.

Jadson S. Cabral

Mesma situação do C-390 português, não é? Teve esses tais itens OTAN integrados lá porque ao que se diz são tecnologias com segredos impressionantes, que a Embraer, com funcionários brasileiros, não poderia fazer aqui… A OTAN tem uma mania de achar que tudo que eles têm é especial, né?

Rinaldo Nery

Duvido que tenham uma “tecnologia impressionante” pra colocar nos A-29. Só se for os phasers da Enterprise…

Nilo

Engano, o ST irá usar deutério, para produção de isótopo de hidrogênio para geração de energia. Em uma das viagens ao passado Kirk repassou a tecnologia a Embraer.

Rinaldo Nery

Boa! Kkkk

J R

esses aviões vão desmontados para Portugal, semelhantes ao processo que ocorre nos EUA.

LucianoSR71

Não sei se vc sabe, mas o FernandoEMB é funcionário da Embraer, o que ele colocou está certo, nesse momento ainda não foi divulgado como será a produção dos ST’s dessa encomenda.

Carvalho2008

Parabéns a mais este sucesso!!!

Last edited 1 mês atrás by carvalho2008
O Comentador

Alguns Gajos não ficarão contentes com essa notícia..

FernandoEMB

E já começaram a espernear.

BVR

Na verdade já não estão.

Saudações.

fewoz

Normal. Odeiam qualquer coisa brasileira. Com o KC-390, diziam que o A400M era melhor escolha (Se o A400M fosse brasileiro e o KC-390 fosse europeu, diriam que o KC-390 era melhor). Agora, dizem que o Super Tucano era a pior opção. Não parecem nada satisfeitos com qualquer cooperação com o Brasil. Mas quem sabe são eles, comentaristas de sites… A FAP, com seus critérios rigorosos e com seus militares com anos de experiência, pelos vistos não sabem nada…

Pior, o colega aí acima ainda disse que a Embraer “enganou” mais um país. Tem lógica um comentário desse?

Atirador

Os portugueses tem uma dificuldade muito grande em entender que o Brasil já os superou a mais de um século

Rui Mendes

O ressabiamento é todo teu, e dos que pensam como tu, superou isto, superou aquilo, eu não tenho problema nenhum, o Brasil é maior e tem mais habitantes, maior PIB, mas o seu PIB per capita, ainda está bem atrás do Português. Quanto a entender, eu entendo que Portugal, faz parte da UE, que em tamanho é pouco mais que a metade do Brasil, mas é muito, mas muito mais rica e desenvolvida que o Brasil, nem comparação dá para fazer, e foi assim desde sempre, a Europa tem história, já foi a dona disto tudo, e quanto a entender,… Read more »

BVR

Dúvida cruel.
Esses A-29N irão voado até Portugal por meios próprios ou serão levados até Portugal pelos KC-390 do 506 Rino ??

Aaahh !! Tanto faz em qualquer das opções a solução é dada por um Embraer.

Rinaldo Nery

Foram em vôo até a Indonésia.

Jadson S. Cabral

Deve ser uma aventura e tanto. Lembro das façanhas dos pioneiros da aviação, que atravessavam oceanos e davam voltas ao mundo em máquinas para lá de duvidosas, alguns até sozinhos. Alguém que fez isso deve contar a história pra todo mundo.

Nessa casos dos A-29, houve troca de tripulação, coronel?

Rinaldo Nery

Não. Dois companheiros de turma participaram desse translado. 60 horas de vôo.

BVR

Sim, lembro.
Foi só pra dar uma zoada nos insatisfeitos com os produtos Br.
Saudações.

Aéreo

O Tucano já cruzou o Atlântico Sul inúmeras vezes, seja para entrega a seus clientes ou em voos de demonstração de protótipos da Embraer além da Esquadrilha da Fumaça. Creio que os ST chegam tranquilos até a Europa via escalas na costa africana.

Last edited 1 mês atrás by Aéreo
Rinaldo Nery

Passaram na Itália, Oriente Médio e Índia.

Miguel Carvalho

Barato de adquirir, operar e com ótima performance. O ideal para treinar pilotos, antes de passarem para aviões mais caros de operar.

Até dá para interceptar aviões cheios de droga, vindos do norte de África.

Para a realidade tuga, assenta muito bem.

David

Como alguém já disse, há que saber onde se vai integrar esta plataforma e como vai ser utilizada na doutrina militar portuguesa. Se é verdade que o PC-21 é um pacote completo de aeronave, simulador e software, isto seria uma oportunidade para se desenvolver a parte de simulação a nivel da NATO/F-35 para o ST. O que quer dizer que Portugal poderia liderar o desenvolvimento de um cockpit F-35 para esta aeronave assim como a simulação de planos de voo de treino. Tal como o Brasil faz na Amazónia, faz sentido utilizar esta aeronave para metralhar traficantes de droga na… Read more »