China inicia entrega internacional do avião de transporte Y-9E
A Aviation Industry Corp of China (AVIC), principal fabricante de aeronaves do país, iniciou a entrega de suas aeronaves Y-9E ao primeiro cliente internacional, conforme anunciado pela estatal.
Wu Jiancheng, executivo da Shaanxi Aircraft Corp, subsidiária da AVIC responsável pela produção do Y-9E, destacou a atratividade do modelo durante um recente evento aberto ao público. Ele enfatizou a grande capacidade de carga e o preço competitivo da aeronave, características que a tornam uma opção atraente para clientes internacionais.
O Y-9E é a versão de exportação do avião de transporte tático Y-9. Segundo Wu, a aeronave foi projetada para executar missões como transporte de soldados e equipamentos, além de operações de lançamentos aéreos e paraquedismo.
“A aeronave possui um longo alcance de voo, interior espaçoso e um mecanismo conveniente de carga e descarga,” afirmou Wu. “Ela pode operar em diversos ambientes, incluindo regiões tropicais, geladas e de alta altitude.”
De acordo com as especificações divulgadas pela Shaanxi Aircraft Corp, o Y-9E possui aproximadamente 36 metros de comprimento, uma envergadura de 38 metros e atinge uma velocidade máxima de 660 km/h. Ele pode operar a altitudes de 7 a 8 quilômetros e possui um alcance máximo de 5.200 km. Com peso máximo de decolagem de 65 toneladas, é capaz de transportar até 20 toneladas de pessoal e carga.
Fundada em 1969, a Shaanxi Aircraft Corp é um dos principais fabricantes chineses de aeronaves de grande porte, especializando-se em aviões de transporte médio e suas variantes modificadas, incluindo modelos de alerta antecipado e guerra eletrônica. Seus produtos são amplamente utilizados pelo Exército de Libertação Popular (PLA) e também exportados para outros países.
Entre os modelos mais recentes da empresa está o Y-8Q, uma aeronave antissubmarino apresentada na 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China, em Zhuhai, na província de Guangdong, em novembro. Projetado para detectar, rastrear e atacar submarinos, o Y-8Q desempenha um papel essencial nas missões de patrulha aérea da Marinha do PLA sobre o Mar do Sul da China, segundo a companhia.
FONTE: China Daily
Competidor direto do 390, ou categorias diferentes?
A faixa de carga útil das aeronaves são semelhantes, com uma pequena vantagem para o Y-9. Mas por questões geopolíticas, por hora o Y-9 deve atender a mercados que normalmente são nações satélites da China. Então, concorre em teoria com o KC-390, na prática concorre pouco.
E a motorização é diferente, com vantagem para o C390 quanto a velocidade. E quanto ao cconsumo? Os 4 motores turbohelices não consomem mais?
Deixar claro que considero o KC-390 um produto superior. O que não exime a configuração da aeronave chinesa de ter suas vantagens. A motorização turboélice embora mais lenta, costuma ser mais economia, mais tolerante a detritos no sitio de operação (FOD) e menos critica em caso de perda de um dos motores. Embora alguns aviões quadrimotores requeiram a desaceleração de um dos motores em caso de perda do motor critico a baixa velocidade para a redução do torque e estabilização da aeronave.
Pela matéria, a vantagem em relação a carga seria do KC-390, já que o mesmo é capaz de transportar até 26T de carga e o Y-9 transporta até 20T.
Segundo a fonte que subsidia o artigo do Y-9 na Wikipedia. The Y-9 is designed for 25 tons of cargo but can carry up to 30 tons in overload configuration. The cargo area has a length of 16.2 m (53 ft), a width of 3.2 m (10 ft), and a height of 2.35 m (7.7 ft). The aircraft can fit up to 106 passengers, 132 paratroopers, or 72 stretchers. For vehicles, it can carry two para-droppable ZBD-03 airborne combat vehicles as well as various other military equipment such as light trucks, cargo containers, or pallets. Na verdade sem uma tabela… Read more »
Voar com sobrepeso, overload configuration, exige mais do avião, aumenta o desgaste do motor e estrutura, é para situações emergenciais e não no dia a dia, quanto mais voos com sobrepeso mais comprometida a aeronave e mais manutenções são necessárias. Creio que esses cargueiros militares devem ter limites definidos para voos com sobrepeso, mas não só para situações de emergência.
Eu acho que ele e concorrente do c-130, sendo que leva 2 toneladas a mais que o Hércules!
Pela matéria o Y-9 leva 20 toneladas de carga e pessoal, o KC-390 leva 26 toneladas.
Qual seria a vantagem se o C-390 tem capacidade para 26 t ? Seria maior o espaço no compartimento ? Maior altura do compartimento ?
Esse avião é a recauchutagem da recauchutagem de um avião soviético, a única vantagem deve ser um preço muito pequeno.
Seria o antonov an-12?
Ele é uma cópia de qual aeronave russa?
O Shaanxi Y-9E foi desenvolvido a partir do Shaanxi Y-8, que por sua vez é a versão chinesa do Antonov An-12 “Cub”.
Ucraniana. Antonov AN-12.
Aviãozinho feio, parece montado com sobras de algumas aeronaves.
E esta cor azul claro com cinza só torna ele mais feio ainda… rs
Esse azul deve ser uma espécie de camuflagem, tipo, imitando a cor do céu da Namíbia. Faria sentido quando em voo. Mas não posso afirmar sobre isso, apenas supor.
Mas que é feio, isso é.
Como diria o baiano: Bota feio nisso. A diferença que faz ter um corpo técnico como a EMBRAER com anos e anos de experiência e como resultado o C-390. Este sim vai vender muuuuuitooooo.
O Design parece meio requentado de algum Antonov.
Esse avião é superior ao Embraer 390 no que é mais importante:
-Preço
-Prazo
-Condições de financiamento.
E tem um peso político enorme, compre um avião e ganhe umas sanções.
Muito pouco provável um quadrimotor tem um custo operacional ou custo total depois de 2 décadas de operação do que um bimotor. Deve ser bem mais caro, ainda que a aquisição seja mais baixa.
Avião velho com cara nova, legado Soviético!!!
Enquanto isso mais F-16 Block 10 embrulhado para entrega chegam Argentina.
Avião que voa vende, viu! Bonito é voar. África e china em parceria.
Mais um concorrente para o KC-390 e para o C-130-J, mas tanto o KC-390, quanto o C-130 levam mais carga.
Apesar de carregar um pouco mais de carga acredito que não seja páreo para c-390 Millenium. Em primeiro lugar é turboélice de 4 motores 2 gastos extras de manutenção, segundo vem com o peso geopolítico de ser feito na China.
Carrega mais em overload… o KC-390 também pode operar em overload, só que não é operação normal.
Nem deveriam usar isso para comparar. Se usam é má fé…
Não sabia desse detalhe agradeço ao amigo pela explicação. Baseado nesse quesito (que o avião chinês tem mesma capacidade de carga) nosso C-390 é muito superior a prova são as vendas indo de vento em popa.
Se tivesse uma sonda de reabastecimento teria alcance ate a costa Brasileira
Design soviético e pás de fibra de carbono!