Argentina recebe o primeiro caça F-16, destinado ao treinamento no solo
A Força Aérea Argentina deu um importante passo em sua modernização ao receber o primeiro caça F-16 adquirido da Dinamarca, que será utilizado exclusivamente para treinamento no solo.
Nesta ocasião, a fuselagem da aeronave foi transportada pelo avião C-130 Hércules e desembarcou na base aérea de El Palomar, sendo posteriormente enviada a Tandil, onde será montada e integrada ao programa de formação de pilotos e técnicos.
Embora o F-16 não esteja destinado a voar, sua chegada representa um avanço significativo para o treinamento operacional das equipes da Força Aérea. A aeronave servirá como uma valiosa ferramenta de instrução, permitindo que pilotos e equipes de manutenção adquiram familiaridade com os sistemas, controles e processos de operação do caça, uma etapa crucial para o desenvolvimento de capacidades modernas na aviação militar do país.
Com o F-16 agora em território argentino, inicia-se uma etapa de aprendizado e treinamento que trará benefícios duradouros para a Força Aérea, contribuindo para a valorização das capacidades nacionais e para a preparação de futuras gerações de pilotos e técnicos altamente capacitados.
É legal ver que essa “novela mexicana” da FAA teve um final feliz, e que a Força Aérea deles está, mesmo que a passos muito lentos, saindo do obsoletismo.
Rapaz, não é tão feliz não. Melhores que os atuais A4 Skyhawk esses F16 são. Possuem capacidade de disparar armamento moderno, por exemplo. Mas serao F16 Block 15. Um bloco que está sendo retirado de serviço em todo o mundo. Esse bloco não permite atualizações para instalar um redes AESA (apenas do Block 30 em diante). Pra se fazer qualquer atualização mais relevante os argentinos terão que gastar muito e o resultado ficará aquém do que outros países que operam Blocos mais recentes(por exemplo o Chile com seus F16 Block 50) podem conseguir caso também optem por uma modernização. Sua… Read more »
Bixo, que esses F-16 são mais antigos, usados e defasados do que nossos F-5M, A-4 da MB e os F-16 chilenos, isso já sabemos.
A questão é:
É melhor do que qualquer coisa que a FAA já teve nos últimos 40 anos.
A FAA finalmente entrou nos anos 2000, gastando “pouco”, e finalmente terão um mínimo de capacidade, após décadas contando apenas com meia dúzia de Pucará e A-4 se desmanchando no ar.
Esses F-16 eram, como todos sabemos, da Força Aérea dinamarquesa. Assim, passaram pelo programa MLU e suas atualizações posteriores. Fazendo uma comparação entre eles e os 3 modelos que tu citou, não vejo inferioridade do avião argentino. São todos similares, com algumas vantagens e desvantagens de cada um. Em especial quanto aos F-16MLU chilenos, os argentinos são muito semelhantes.
Não mesmo! Os F-16 chilenos são muuuuito superiores aos argentinos, não tem nada de “muito semelhantes”.
Explique-nos isso, por favor.
Sobre meu pedido de explicação sua sobre essa tão grande superioridade dos F-16MLU chilenos sobre os argentinos, eu mesmo te ajudo: Os F-16MLU argentinos vem no padrão M6.5, que inclui melhorias do sistema IFF, integração de funções aprimoradas do Link-16 (não sei se esse data link vira instalado para os argentinos), integração de armas guiadas por GPS, míssil AIM-120D, novas armas (JASSM, JDAM, EGBU-12 e AIM-9X), atualização de software de interface para pods de navegação e designação de alvos e do sistema AN/ALR 56M, etc. Os F-16MLU chilenos tem um contrato para elevá-los ao padrão M6.6. Tu sabe o que… Read more »
Acho que ele confundiu com os 12 F-16C/D Chilenos. Não sei se ele sabe que o resto deles é de F-16A/B MLU. Não vejo muita diferença entre esses e os F-16 Argentinos também não. Basicamente a mesma coisa.
Pois é, ele pode ter confundido…mas, eu escrevi no meu primeiro comentário que me referia aos MLU chilenos. E esses MLU, independente de qual país sejam, são muito semelhantes…nasceram do mesmo projeto de modernização, com algumas pequenas derivações ao longo do caminho. Abraço, Leandro.
Os radares desses F-16 são superiores ao radar do A-4M argentino, que é um APG-66 downgraded.
Final feliz? A novela nao ta nem na metade, esse é so primeio e para treinamento no solo. Essa novela ainda tem muita coisa.
____
____
COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
COMENTÁRIOS QUE RESPONDERAM A ESTE E PROSSEGUIRAM NESSE TEMA TAMBÉM FORAM APAGADOS.
PELA MILÉSIMA VEZ, OS EDITORES AVISAM A TODOS PARA LEREM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Sem manutenção não tem caça no ar. Tem que treinar mesmo.
No caso do F-16, importante atenção tem que ser dada ao motor de partida (quase uma APU), que utiliza um combustível extremamente tóxico e demanda grande cuidado da equipe de solo.
Hidrazina
Que teve um episódio de vazamento numa base americana esse ano, com gente indo parar no hospital…
Me impressiona a velocidade que esse negócio avançou.
No brasil tudo demora anos ou decadas.
Caro…. acho que é o contrário…. o Fx2 teve um desfecho mais rápido que o substituto dos A4 da FAA… e olha que os Gripens são novos e já estão voando, inclusive participaram da Cruzex… o F16 argentina é mais uma maquete do que um avião.
Comparação injusta.
O deles foi compra via FMS de um produto usado, sem off-set.
O nosso foi um produto totalmente novo, com ToT e vários off-sets inclusos.
Não foi tão rápido, teve várias ondas e vindas até definirem pela compra do F-16 aí sim depois de definida a compra por ser de caças usados a coisa andou mais rápido. E por conta dessa demora desde a aposentadoria dos Mirages a Argentina ficou sem caça supersônico com a defesa aérea dependendo dos A-4 e dos Pampa. Mas felizmente esse tempo de vacas magras esta chegando ao fim e em alguns meses os caças operacionais começaram a ser entregues.
“começaram” é no pretérito, no passado.
O correto é começarão.
Geralmente maus negocios são fechados rapidamente ! Isso pq o vendedor sabe que se o cliente tiver tempo de pensar melhor, ele desiste da compra.
Bom, agora ja podem tentar invadir as Falklands.
Tem que aproveitar que a Royal Navy está capengando…
Capengando, mas ainda batem nos Argentinos sem a menor dificuldade…
Rssss…”Se batem nos Argentinos”? Dão uma surra neles e de quebra em nós também.
Nao seria diferente da primeira vez, quando os caças da Argentina tinham combustível pra ir ate as Falklands, imediatamente lançar seus misseis e retornar em seguida visto que a FAA não tem capacidade de REVO… agora entao contra F35B no Queen Elizabeth.
Veio voando! Dentro do C-130… Rsrs
Boa Nery…rsrs.
Aviões que voam, outro aviões navegam…rs.r.
Abs.
Com o Trump retornando ao Salão Oval, não é impossível que o Milei descole mais alguns equipamentos para as FAs argentinas. Inclusive com o intuito de espezinhar o Brasil e o Chile, que devem ficar mais afastados da futura administração federal americana.
“espezinhar”
Espezinhar com meia dúzia de equipamentos antigos via FMS?
O lixo de uns é o luxo dos outros. Além do mais, o Brasil não é nenhum suprassumo de alta tecnologia militar na América do Sul.
Que o Brasil não é nenhum suprassumo tecnológico da AS, isso é verdade.
Mas temos AWACS;
Fabricamos aeronaves de transporte e COIN;
Temos uma nas maiores empresas de aeronaves civis do mundo;
Estamos recebendo uma das aeronaves de geração 4++ mais modernas do mundo;
Recebendo subs e fragatas novos.
Obviamente que poderiam ser maiores quantidades e temos ainda muitas lacunas, mas mesmo assim são novos, ao contrário dos cacas com 30 anos de uso que os argentinos compraram de segunda mão ora “espezinhar” (?????) o Brasil e Chile.
Se “espezinhar” for de fato utilizado pelo Hobbit da Argentina, não será afetar nem Brasil nem Chile, nem ninguém. Será para justificar receber material praticamente de grátis quando eles não teriam condições de pagar.
É a famosa malandragem sul americana para barganhar uns trocos, ou um prato de comida, se é que você me entende.
Creio que MIlei é um Nãoproblema para Trump… lembra da frase “A propósito, se o Sr espirras, saúde”. Certamente uma ou duas duzias adicionais de F16 A/B de segunda mão para a Argentina seria mais um problema que uma solução… ficariam nos hangares sem pilotos adicionais ou recursos de custeio para o voo. Baseado na administração anterior, é difícil supor que Trump irá se preocupar com a América do Sul mais do que irá pensar na Venezuela… Trump estará mais preocupado com a fronteira do México, algo que parece fazer sentido para seus eleitores, que os governos do Brasil e… Read more »
off: Explosivo ucraniano que matou comandante russo foi posto em patinete
Finalmente os hermanos vão parar de malhar os F-16 chilenos e suas regras de emprego operacional e acordos com os EUA…
Se tem uma nação na Am do Sul que deve operar F35A num futuro proximo seria o Chile que já recebeu visita oficial do F35 por lá.
O F35 também já pousou na base aeronaval da MB em S.Pedro da Aldeia
Não foi visita oficial.
Eu, acho que: modernização a FAA, ainda não tem nada não. Pode ter adquirido um caça bem melhor do que eles já tem em sua força aérea.
“Modernização” é você trocar um equip. por outro totalmente novo, que traga maior desempenho do que o equip. antigo.
Como eles estão trocando equipamento antigo por equip. melhor, mas usado, eu diria que eles estão apenas adquirindo capacidades.