Debandada de pilotos de combate expõe crise na FAB
Por Claudio Dantas
Pelo menos sete pilotos de caças F-5 dos esquadrões das bases aéreas de Canoas e do Rio de Janeiro deixaram a Aeronáutica. Os capitães aviadores são a elite da FAB e chamados de pilotos operacionais, ou seja; são os pilotos responsáveis por executar as tarefas de defesa aérea e combate. Sua formação durou dez anos e custou mais de 100 milhões de reais aos cofres públicos.
Os aviadores deixaram a carreira militar para entrar na LATAM. Segundo uma fonte da FAB, a baixa dos militares está relacionada com a “falta de perspectiva na carreira”. “Não temos mais aviões para voar. Os Gripen não chegaram e os F-5 possuem mais de 50 anos. Nossa situação é caótica. Além de não conseguirmos cumprir nossas missões por falta de aviões, agora estamos perdendo nossos pilotos para a aviação civil.”
Um coronel da Aeronáutica disse que os pilotos de combate perderam a importância. “Hoje para se ascender na carreira é necessário servir no GTE, que é nosso esquadrão de transporte especial, que faz voos executivos, responsável por atender os políticos. Esse virou um critério não oficial para ser escolhido ao Alto Comando da Aeronáutica e isso tem gerado desconforto nos pilotos mais jovens.”
FONTE: claudiodantas.com.br
Faz 25 anos que acontece essa debandada para a aviação civil, penso.
Há 25 anos atrás a quantidade de horas de voo, bem como ANVs disponíveis era muito maior q hj…
Se vc acha normal 7 pilotos deixarem o F-5 na iminência de irem pro Gripen para zarparem para Latam voar A320 acho q vc deveria rever seus conceitos
Piloto quer voar, se não tem avião para voar, vamos para onde tenha.
A maior parte dos Oficiais Aviadores, voa menos de 600 horas por ano. O único atrativo é estabilidade, cargo e “status” social.
Tem gente que não aguenta ficar até aposentar para depois ir para a civil.
Piloto quer voar.
600 quando eu era Tenente. Hoje mal chega a 200.
Rinaldo me tira uma dúvida, as horas dos pilotos dos tucanos, KC e helicópteros atualmente diminuiu nessa proporção também.
Tudo.
Se for no GTE deve ate ser mais de 600 horas por ano, agora num esquadrão de caça se chegar a 200 horas por ano o piloto é um abençoado 🙂
Coronel, o Senhor voava todos os dias? Devia ser legal…
holla. mas piloto tb tem suas adaptacoes e tb. nao ha vagas pra todos na aviacao civil. lembrando que pilotos de caca da us navy voam ate 25 anos…depois vao pra aviacao comercial e precisam perder os vicios dacpilotagem militar…mais criticos os pilotos embarcados! se a adre ta pedindo voo ataca de planador tche!”
Se não tiver vagas no Brasil, segue para o mundo Árabe ou china! Por lá existem vagas sobrando!
Quem te disse que acho esse fato normal?
Favor voltar para 8 séria do fundamental. Interpretação de texto.
Nos anos 80 na minha turma foi a mesma coisa! A crise não é nem um pouco nova.
Isso sempre existiu, mas penso que nunca chegou à esta quantidade. E não é só na aviação de combate. O Rinaldo mesmo disse que o filho dele, que voava C-105, saiu para ir para a aviação comercial.
Meu marido não se rendeu à Brasília sendo motorista de político e foi preterido em comando e promoção, apesar de ser piloto de caça e segurança de voo. Saiu extremamente magoado. Custou milhões de dólares à nação.
ele e mutios outros….
Sandra?
Desculpem o meu “Sandra?”, me parece ser uma “Sandra” que conheço e de há muito não a vejo, simplesmente o Sandra com Interrogação é para talvez obter seu contato novamente…….Abraços aos que interpretaram ou interpretam mal o que aqui se escreve……Tchau!
… esta piorando e muito… 🙁 … quando precisarmos de pilotos de combate treinados e com experiencia não vamos ter dois a treis anos para preparalos… vai ser tarde
holla…lembrando que nos paises sul americanos voam avioes velhos…mira como o maduro deve ta rindo de nos. ele ainda tem su30 mkk voando e nos alguns gripen somente!
São fases, na época do Collor cerca de 30% do pessoal da MB pediu baixa, inclusive esta que escreve. De 86 formados da minha turma, ficaram apenas 15. Assim que chegar novos avioẽs usados mais novos que os F5, tudo se normaliza.
Não dá pra fazer um pulo do gato assim: Tira um visto eb1 nos eua. Faz pedido de green card e depois entrar pra Guarda Nacional ou Usaf? Ou um visto de habilidade extraordinária? Duvido que não aceitem. Lá faz falta piloto formado, e os jovens nem querem servir nos EUA. E nesses tempos bélicos os eua estão precisando de mão de obra formada.
Nem precisa disso. Entra como turista, vai em um banco qualquer, diz que quer comprar ações na bolsa e por isso tem que abrir uma conta. Eles vão te dar um social security number. Depois disso é só entrar no escritório de um recruiter da força que te interessar, aguentar a ladainha do mundo da fantasia apresentada pelo recrutador e assinar o contrato que você achar melhor.
O recrutador basicamente precisa que você tenha um social security number. O resto resolve depois.
Se é tão fácil assim vou lá fazer o asvab que pode fazer quantas vezes quiser e depois ir no recruiter. lol
Nossa, tão fácil… doido pra sair preso de lá mesmo, ser deportado ou ainda ser acuado de tentativa de espionagem e/ou crime contra a segurança nacional dos EUA
Nos EUA ocorre a mesma coisa. Aviação civil paga muito mais.
Alguma surpresa?
Vídeo da Marinha… noticia de debandada da FAB… é amigos, temos um padrão…
Padrão de desmanche e de diminuição da operacionalidade? Sim!
“Vídeo da Marinha…”
Patético aquele vídeo (para dizer o mínimo) até parece que ____
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COMENTÁRIO EDITADO. NÃO GERE UMA BOLA DE NEVE DE DISPUTA POLÍTICA.
O TEMA DO VÍDEO DA MARINHA PODE SER DEBATIDO NO PODER NAVAL.
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Vamos comprar drones FPV. Eficácia garantida por um valor operacional simbólico.
Receba inteligência
kkkkkk
Compra o Tejas que resolve o problema!!! Que situação!
Acho que o pessoal não consegue entender uma ironia..
Temos muitos problemas no meio militar. ______ _______ _______ . A demandada de militares para outros mercados é um problema latente de nossa obsolecência material. . Precisamos renovar estrutura militar, inclusive a aposentadoria com o pulo de status. . Creio que a problemática é semelhante a educação. Precisamos de cabeças especialistas, isto é investir do ensino técnico e superior. Entretanto ainda temos problemas graves no ensino fundamental. Estruturalmente falando e em formação. . Esse tipo de investimento não se faz por uma perspectiva puramente ideológica. Precisamos de políticos que saibam dialogar e de políticas supra-partidárias com compromisso de todos. .… Read more »
Se isso não é o retrato do país como um todo, eu não sei mais o que é.
Isto é o retrato do crescimento econômico do país. Com baixo desemprego, aumento da renda, o povo viajando e as Cias aéreas contratando e pagando para atrair pessoal experiente frente a sua necessidade imediata (vejam que estão sendo contratados por uma Cia local)… Fosse situação contrária os capitães da FAB permaneceriam na segurança dos seus empregos estáveis… Está é a realidade.
Crescimento econômico onde, esta falando de aual País? Pois o Brasil tá é quebrando. Governo muito incompetente!!
Temos que analisar sem paixão. A economia vai bem, no início do ano o mercado estimava crescimento de 0,9%, hj sabemos que vai passar de 3%, enquanto o desemprego diminuiu para cerca de 6%, o que é um recorde positivo. O problema são os gastos do governo, estes sim, passam por uma trajetória que se não corrigida, quebra mesmo. Daí o pacote fiscal anunciado semana passada, que o mercado achou insuficiente, ou seja, queria mais cortes. Busque apenas informação séria com as críticas pertinentes.
A economia do Brasil está em voo de galinha! Tudo armada pra um pequeno voo, depois a conta da farra chegará e a galinha vai ter que fazer um forte e problemático pouso! Vide Dilma 1 e Dilma 2
Melhor um voo de galinha que o mergulho de uma capivara arrogante e incompetente.
Putz…começou o embate dicotômico…
Tua justificativa para a incompetência de um governo é o governo anterior ? Vamos ficar nessa eterna dicotomia?
AVISO DOS EDITORES A TODOS: JÁ ADVERTIMOS DIVERSAS VEZES PARA FOCAREM NO TEMA DA MATÉRIA, SEM GERAR UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS COM BRIGA ENTRE DEFENSORES DESTE GOVERNO E DO GOVERNO ANTERIOR.
COMENTÁRIOS JÁ ESTÃO SENDO APAGADOS POIS AQUI NÃO É PALANQUE.
NÃO INSISTAM.
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Ué o governo anterior nem isso conseguiu.
AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO VIROU APENAS UMA DISPUTA POLÍTICA. NÃO USEM O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
VÁRIOS COMENTÁRIOS JÁ FORAM ADVERTIDOS APAGADOS, NÃO INSISTAM.
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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
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A economia está crescendo? Essa taxa não é relativa ao crescimento das empresas, que estão em declínio constante, mas sim a gastos do governo; e são esses gastos que estão quebrando o país. Ou você acha normal que 1 dólar seja 6 reais.
Se você pegar um empréstimo no banco para abrir um negócio com certeza você vai contratar novos funcionários e aparentemente você estará crescendo mas com certeza voce estará endividado e terá que pagar a conta!
O problema é voce contrair uma dívida só para fazer umas comprinhas e mostrar que você está bem de vida!
Essa aparente melhora na economia está sendo ao custo de um endividamento muito grande! O défcit está estratosférico, espere… a conta vai chegar!
Crescendo com dinheiro público ,não com crescimento de uma boa administração e o dinheiro está acabando
Gerar trabalho usando cheque especial e o cartão de crédito é facil , mas a conta vai chegar bruta.
Números da economia estam maquiados ,
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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
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O amigo o desemprego é medido através das pessoas que estão desempregadas e a procura de empregos . Como a turma está vivendo de assistencialismo , bolsa família e outras e não estão procurando emprego. Por isso o Gov diz que o desemprego caiu. Como vc explicar o recorde de pedido de seguros desemprego se segundo vc o desemprego está caindo? Cara estamos entrando em buraco sem fim. O juros futuros já estão em 14% a dívida pública está em quase 80% do PIB. O Gov já não está conseguindo vender os títulos públicos para refinanciar mesmo pagando um bônus… Read more »
Uma pena que você não tenha noção de onde esse pais poderia estar… Se fosse bem administrado.
China… Que 40 anos atras era mais pobre que o Brasil… Da uma dica.
O Brasil cresce a 3 % ao ano. O dobro do governo anterior. Desemprego em níveis mais baixos da história. Ganho real do salário mínimo. Mas o Exército vive sempre em sua bolha informacional e regalias que apenas o militar brasileiro têm. São responsáveis por u. Rombo de 30 bi anuais na previdência. Tem hospital particular, pensão eterna e mesmo se for preso como ladrão, a família recebe o salário até a filha ter a coragem de dizer que casou..me poupem vcs ____
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COMENTÁRIO EDITADO.
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Meu Deus … melhor ler isso que ser cego!
Em 2022 o Brasil cresceu 3% com superávit, e redução de dívida/PiB
Gol vai falir em poucos meses. E depois a azul.
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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
OS EDITORES AVISARAM.
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O Brasil já rodou…..
Crescimento econômico com déficit fiscal, é voo de Galinha …Gastamos mais do que temos pra criar essa falsa impressão que está tudo bem.
Infelizmente.
O problema não é o déficit em si, pois o país o tem há décadas, e sim a trajetória (recente) dele. Isso precisa ser corrigido por uma série de ações, e a Defesa é uma pasta que não será poupada.
Não sei que país é esse com crescimento econômico, baixo desemprego, aumento da renda, o povo viajando e as companhias aéreas. Possivelmente lá, existe uma força aérea com esquadrões voando bastante (Contém ironia).
Também não entendi aonde ele vive…
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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO.
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Tentou encaixar um discurso político de forma indireta. Falta ele aprender a interpretar a situação atual do país apenas.
Um país que gasta mais do que a arrecada, divida de 8,8 tri, que taxa até pensamento e não consegue pagar um lote de caças de “baixo custo”, não consegue manter minimamente seus programas de segurança aérea, marítima, terrestre. Vendendo avibras, fábricas de munição…
E que é pior, previsão de 50b de corte nas aposentadorias de militares. É preciso ser um ______
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COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
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Bem, o corte nos gastos, nos mostra um país (governo)que não quer gastar mais do que arrecada. Analisar pela dívida, não é a melhor escolha, ha paises que tem dividas monstruosas, quase duas vezes ao PIB (Brasil 88%) e tem FF bem equipas, é uma questão de prioridades no investimento.
A segurança não é prioridade, porque não temos escaramuças.
Agora se essa escolha está correta, aí é outra história.
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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
OS EDITORES AVISARAM.
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Só corrigindo, o país conseguiria pagar os Caças Gripen com as mãos para trás . A questão é que não é a prioridade desses canalhas da política . Quantos Gripen o fundão eleitoral de 5 bilhões conseguiria pagar ?
Kkkkk… Gostei da Ironia…. Só pode…
Ou voce está falando de outro País. Ou está muito fora da realidade…
Acho que estão te enganando Fernando, abre o olho… Kkk
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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO, SEM ATAQUES PESSOAIS.
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Está comentando sobre qual País ?
Ironia.. só pode.. só faltou falar que são viagens internacionais pra aproveitar o dólar
Certíssimo, meu camarada, míssil no alvo! Os __ ______ _____ Por isso, jamais aceitarão mesmo tendo as informações sobre os índices à disposição na internet, que o país somente nos últimos dois anos, já avançou anos-luz na economia e no social, ____ ___ ____ Os interesses que movem esses pilotos que estão largando o serviço militar para trabalhar na aviação civil, são os mesmos de qualquer outro trabalhador profissional: ambiente de trabalho satisfatório e mais dindin no bolso. São os mesmos motivos que levam formandos do ITA, a trocarem o trabalho na indústria da aviação, pelo trabalho no mercado financeiro.… Read more »
Cara, vcs sempre conseguem polir o debate com essas papagaiada ideológica….tomara que a moderação apague tudo isso…
RESPOSTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO EM QUESTÃO JÁ FOI EDITADO E ADVERTIDO, OUTROS FORAM ADVERTIDOS E APAGADOS. VOCÊ TAMBÉM ACABOU DE RECEBER ADVERTÊNCIA EM OUTRO COMENTÁRIO.
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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO INSISTA E MANTENHA O RESPEITO.
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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
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Todos aqui gostariam que essa besteira fosse algo com uma carga enorme de ironia. Mas, infelizmente, parece que não.
Esse foi, de longe, o pior comentário já publicado em assuntos de Defesa…
Vejo isso como falta de investimento em defesa.
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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO. DEBATA SEM FAZER ATAQUES PESSOAIS. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS DE UMA VEZ.
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Baixo desemprego?! Aumento de renda?! Tem quem acredita.
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COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO PARA SER RESPEITADO.
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De onde você tirou essa de “resultado do crescimento econômico “?
Tu tá sendo irônico, não é? Não posso pensar que não esteja sendo irônico.
É sério isso? Estamos falando de Brasil. Crescimento econômico bah.
😳😳
Aiaiaiai……
Crescimento econômico a onde meu amigo ? Estamos batendo recorde em pedidos de seguro desemprego, recorde de dívida pública, recorde de imóveis indo a leilão ! Onde está o crescimento 📈? Só nos números do IBGE do Porchament
Na minha opinião, é meio que uma tendência mundial.
Vai desde o Brasil, passando por China, Reino Unido, EUA e assim por diante.
Vivemos no capitalismo, quem paga mais $$ leva.
O conforto da família em primeiro lugar,patriotismo não paga os boletos.
Exato. Alguém que entendeu.
Que país é esse de um desgoverno sem controle de gastos, infelizmente estamos ficando sem defesa e se a moda pegar nas outras duas forças armadas aí sim o Brasil perdeu.
Olha que não é fácil para um piloto de caça chegar nesse patamar e desistir da farda , “”MÁS””, por outro lado a maioria deles tem o que merece ____
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COMENTÁRIO EDITADO.
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Pois bem, a debandada chegou. Sou da turma de 2002 da Escola Naval, Fuzileiro Naval. A quantidade de colegas que perdi para a iniciativa privada é grande. Fuzileiros, Marujos e Intendentes. Muitos saindo para serem Mercantes, Engenheiros e até mesmo para Empreender como um amigo meu que tornou-se construtor em Itapema/SC. A realidade no EB é bastante semelhante. O Ad sumus, ou Aqui Estamos logo pode se tornar “Aqui Estávamos”.
Sds
Direita e esquerda sempre com essa maldita dicotomia
O extremismo de qualquer lado, leva ao totalitarismo e perda das propriedades capitalistas….
Em ambos os casos, a decisão de tudo é centralizada e cabe ao Governo central, a economia é estatizada, as pessoas perdem a autodeterminação de escolhas e a verdade é determinada pelo Estado….
é a discussão mais sem sentido….é hilario e risivel, em ambos, as forças militares servem para conter o cidadão….
Exatamente isso 👏
Isso sem contar escalas ruins as quais os militares estão sujeitos.
E isso está acontecendo porque apesar das críticas a economia do nosso país vai muito bem. Com emprego em alta, aumento da renda, aumento das viagens, e a retomada de crescimento do setor de transporte aéreo…
Tirando o crescimento do setor aéreo, o resto é serio?
E não é verdade? Aqui no estado do Paraná está faltando mão de obra em várias cidades. Mão de obra da mais simples até a mais qualificada.
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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.
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BR Paraná…..
verdade…não só ai, mas em muito lugar…estive no Bairro da liberdade SP este final de semana….todos os restaurantes estavam contratando….
Campos do Jordão tambem….mistério….
estranho, oferta de emprego sem ocupação…..parece ser um problema macroeconomico….não….?
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Boa noite Fernando. Porque só você tá defendendo isso???
Acorda.
Mestre Fernando Vidal, O amigo acha que vai muito bem a dona Zeze ir até as casas Bahia, comprar geladeira nova, fogão, Tv, aparelho de som 3X1, sofa novo, fazer o carne monstruoso sabendo que não vai pagar….
Voce está olhando a casa mobiliada ou o calote iminente?
De novo? Insiste na ficção?
Concordo em partes, mas acredito que pilotos de caça gostam de voar em aviões de caça, do contrário eles iriam para uma escola de aviação civil, e como dito na matéria eles tem um avião caindo aos pedaços (com todo respeito ao F-5 pelo trabalho prestado) e 9 míseros Gripens em Anápolis e sem saber quando vão ser rê equipados, e quando chegarem mais Gripens permaneceram no 1GDA pois, 36 caças não são nada para um país continental como nosso, são 2 esquadrões, e pelo que parece ainda tem a questão do conchavo político, de promoções que vem só para… Read more »
Espero que a FAB acorde, não dá pra concentrar 2 esquadrões de Gripen em Anápolis, se a perspectiva são 4 aviões por ano nos próximos anos. Completando 12 no Jaguar, os próximos Gripen já devem ir para Santa Crus RJ , chegando a 12 ali os próximos 12 em Canoas, e só assim reativar Pacau e colocar outros 12 em Anápolis (admitindo que virá o aditivo). Assim os esquadrões de caça se livrarão dos F-5 mais rápido, aquele planejamento de enfiar 36 em Anápolis é inviável. E para os esquadrões Centauro, Poker e Adelphi, 30 M346FA já resolveria o problema.… Read more »
Portugal.
“Segundo uma fonte da FAB, a baixa dos militares está relacionada com a “falta de perspectiva na carreira”. “Não temos mais aviões para voar. Os Gripen não chegaram e os F-5 possuem mais de 50 anos. Nossa situação é caótica. Além de não conseguirmos cumprir nossas missões por falta de aviões, agora estamos perdendo nossos pilotos para a aviação civil.””
Então, o problema é mais a defasagem e a pouca quantidade de meios, além da questão do GTE, em sí, do que problema salarial, confere?
Essa é a opinião da fonte, né?
Aliás, talvez nem seja. Pode ter falado isso porque, no Brasil, é “feio” dizer que está saindo para ganhar mais dinheiro, o que é um grande bobagem. As pessoas devem buscar o que é melhor para si e sua família.
O LinkedIn que o diga ! Exaltando a empresa X para no final da frase dizer que está indo para a empresa Y ….. só não fala que é pra ganhar mais ….pois é “feio” como o amigo bem escreveu.
Não dá pra dizer que quem faz isso tá errado.
Quem tem família, e quem está em um emprego sem perspectiva de crescimento, tem mais é que procurar o melhor pra sí e sua família mesmo.
A aviação comercial paga um pouco melhor sim , então 3 , 4 mil ou até mais, isso a mais no bolso da uma boa diferença.
Essa é a verdade: Estão saindo pois o salário está baixo demais
Motivos, vários: sem perspectiva. Caças atuais F5 obsoletos, Gripen com super faturamento e poucos em operacional. O Principal corte de verbas, corte em horas de vôo e o chute no balde é o pacote de governo Lula. Vocês acham que é fácil os desafios da carreira, nem imaginam, só quem batalhou por isso. Acreditem não é por salário. É um sonho que muitos viveram mas que está ficando um pesadelo para os nossos bravos pilotos que arriscam suas vidas. O resto é conversa fiada.
Como mãe de piloto te digo que CONFERE!
Conheço militares, e a reclamação dos salários é imensa, desde 2016 sem reajuste, claro se não me engano houve em 2019/2020 reajuste para os generais, mas o resto da tropa nada. E ainda ficam falando de “privilégios” dos militares, só se for dos generais, porque o restante da tropa de capitão pra baixo, é sugado.
Esses dias houve muitos fuzileiros saindo do CFN, inclusive sargentos, soldados profissionais preferindo ir para a PMRJ do que ficar no CFN pra você ver como a situação é crítica.
O que chama atenção é a informação que para subir na carreira, só via GTE.
Daqui a pouco fundam uma Estatal somente para transporte de autoridades.
Eu não tenho duvida que esta estatal aparecerá em futuro próximo.
Ideia interessante.
Bixo, pelo amor de Deus, apaga isso. Vai que essa idéia chega até “eles”, e “eles” criem isso…
A FAB já é estatal de transporte de autoridades, e, eventualmente, de outras missões “menos importantes “… triste..
Complicado ter que servir no Grande Taxi-aéreo do Executivo pra ascender na carreira…
Há muitos anos isso já acontece…sou R2 da FAB e vi muito irem para a aviação civil…são melhores remunerados e valorizados !
Gastamos 100 milhões por cabeça para servirem a LATAM. Tem que ter algum meio contratual que impeça isso pois é injusto com o pagador de imposto.
Se o militar pede baixa em X tempo após formado, ele precisa pagar a União pelo custo de seu estudos.
Formas de subsídios não é para qualquer um, mas a conta, é para todos, inclusive o pobre excluído rsrs
Não é uma decisão fácil, o militar tem que abrir mão de sua estabilidade e de uma carreira que irá terminar como coronel. Ao se aposentar terá salário integral. Na aviação comercial o futuro é incerto e a aposentadoria bate no teto do INSS, além trabalhar 10 anos a mais.
Além de trabalhar…
Aeronauta em aposentadoria especial. 25 anos de contribuição e 60 de idade.
E o tempo na FAB conta.
Não, não conta. Não há tempo de contribuição ao INSS. O tempo de FAB não conta. Já fui atrás disso.
Me aposentei pelo INSS e os treze anos de serviço, dos quais sete como piloto de caça contou para aposentadoria .
Rubens, fui no site do INSS anos atrás e não tinha tempo de contribuição. O sistema calcula automaticamente, pelo CPF. Eu e demais companheiros da FAB, que estavam na Azul, esbarraramos no mesmo problema. Pra nós não funcionou.
Vc precisa dar entrada e averbar este tempo, tal qual se faz no sentido inverso, ou seja, tendo trabalhado CLT e entrado pra FAB.
Basta averbar o tempo de contribuição como militar…
Obrigado. Vou ver isso.
Tenta averbar via administrativa no INSS. Após a negativa, caso ocorra, acione a Justiça Federal. Não chega a demorar muito e compensa.
Se o militar já está reformado, o tempo de serviço militar não vai contar para a aposentadoria civil.
Comandante,
Um piloto de caça da FAB tem experiência em aviões de transporte que possam lhe servir para trabalhar na aviação civil?
Não. Se ele é caçador não voa transporte. Mas ele tem competência suficiente (e habilidade) pra voar qualquer tipo de avião.
Vc tem que averbar o tempo de contribuição da FAB para o INSS no processo, não fica lá automático
Tem que pedir a certidão de tempo de serviço na diretoria do pessoal e de posse dela juntar a do restante de onde trabalhou e dar entrada de toda documentação no INSS .
Vá a uma agência física e não no site .
Já esta sendo discutido para ser revisto essa aposentadoria integral como você diz.
Sera calculada a sua contribuição por patente e sera feito calculo media de contribuição por patente para definir o salário quando passar para a reserva.
Essa mamata de receber salario integral quando passa para reserva vai acabar.
Amigo, vai demorar. Não cante vitória tão cedo.
Acho que isso só vai ser aprovado si corta o privilégio do judiciário e dos políticos também.
Caso isso não aconteça os militares não vai aceitar.
Os servidores civis já que ingressaram há algum tempo no serviço público já se aposentam pela média, inclusive os magistrados
Mamata, Militar não tem hora extra, não ganha periculozidade, vai no Congresso e no Judiciário e veja os salários, para quem esse povo deixa suas pensões, todos ricos com salários de marajá, mais a classe militar sempre alvo de perseguição.
Gostaria que todos que criticam as mamatas dos militares buscassem saber como são as do Legislativo, Judiciário, ministério público….
100mi por piloto ? q conta é essa ?
deve estar confundido com o deputado e senador q elegeu
100mi eh o total daqueles pilotos. Geralmente eh 5mi dólares a formação de um piloto de caça
É mais que isso.
So se estiver computando o valor do caca que ele pilota kkkkk
Tem que contar sim. O custo de formação do piloto inclui dsde uniforme até o caça, combustível etc. Ou não?
Há 19 anos, em 2005, nos disseram em Curso de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos no CENIPA (COMAR VI, Brasília) que o custo do treinamento de piloto militar equivale ao de aquisição da aeronave para a qual é treinado.
Tu tem ideia de quanto custa uma hora de voo
injusto é ficar sem voar baixo salário , servindo no gte para transportar políticos.
vc nao entendeu. Quem voa na fab é o gte. Todos querem ir pra lá. Depois partem para o mercado civil ja com experiência em aeronaves que operam em nossas companhias aéreas
Vc acha justo o piloto de caça, que defende o território brasileiro, Capitão, ganhar metade do que ganha um piloto comercial?
Acho que um Coronel ganha menos que um Deputado Federal kkkkkk
Isto se comparar só o salário, agora pega o custo total de um deputado não tem nem como comparar. Saiu um estudo em 2022 dizendo que cada congressista brasileiro custava 528 vezes a renda média do brasileiro, e compararam com outros países, o segundo colocado era a Argentina onde custavam cerca de 200 vezes a renda média de lá.
100 pilas é o que conta no orçamento dos políticos de Brasília! La na FAB eles devem fazer milagre com nem uma fração disso.
Caro Michel, tal “contrato” existe. Esses capitães aviadores já cumpriram as condições contratuais (tempo mínimo de serviço).
A vergonha é a União, após 50 anos, ainda não ter substituído os antigos F-5. Sem contar a remuneração incompatível com as capacidades e responsabilidades desses pilotos.
Injusto seria obrigar o militar que já presta serviço obrigatório a permanecer como escravo de uma instituição que paga mal e sem perspectiva de carreira. Ta cheio de ex pilotos da USAF nas carriers americanas que apos cumprirem seu tempo de serviço escolhem retornar para a vida civil.
Colocar clausulas no contrato vai so agravar o problema de falta de pilotos pois só vai afastar futuros candidatos.
Por essa lógica, todos que se forma em faculdade federal deveriam retribuir a sociedade prestando serviços…
Pelo que sei eles precisam servir pelo menos 5 anos na tropa após o término da formação, do contrário tem que indenizar, salvo o caso do aspirante não ser aprovado para oficial.
Injusto é com o militar que não tem nem avião pra voar. Condenar o cara que se esforçou ainda.
Acho que esta situação não é exclusiva do Brasil…
Sim, tem gente saindo de Forças Aéreas de fora pra ser instrutor das Top Aces da vida que pagam MUITO mais. Mesma coisa com mecânico e engenheiro. O que quebra a turma aqui é a falta de experiência em combate real, senão já tinha tudo sido chamado, não tinha sobrado mais piloto nenhum
Já lí reportagens iguais ou semelhantes falando sobre a USAF e RAF, todas elas passam por esse tipo de problema.
Agora, se na FAB, USAF e RAF está assim, eu fico imaginando como está na FAA…
Essa história do GTE é f…!
Só cobrar a formação, cada hora de voo, cada curso, cada centavo.
Já chega o senador espacial que foi conhecer o espaço e voltou se aposentando pra virar “consultor da FAB”
AVISO DOS EDITORES: NÃO INICIE UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS DESVIANDO A DISCUSSÃO PARA A DISPUTA POLÍTICA.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
É cobrado se pedir demissão muito cedo. O que o Pontes tem a ver com isso? Ele já tinha os 30 anos de FAB. E é senador porque votaram nele.
Um belo exemplo de quem não entende o que fala. Isso vai permitir só os ricos de serem pilotos militares. Vamos acabar com faculdade pública também e colocar todos para pagar? Bora?
Pior é sindicalista e político, que fingem trabalhar para proteger aqueles que os remuneram e nada fazem…
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COMENTÁRIO APAGADO. NÃO CRIE UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS ENTRE DEFENSORES DO ATUAL PRESIDENTE E DEFENSORES DO ANTECESSOR.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
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‘Já chega o senador espacial que foi conhecer o espaço e voltou se aposentando pra virar “consultor da FAB”
E isso aqui? Pode? Isso não cria uma bola de neve ideológica??
RESPOSTA DOS EDITORES: OS COMENTÁRIOS NÃO SÃO MODERADOS EM TEMPO REAL E ALGUNS ESCAPAM. O FATO DE VOCÊ TER SIDO ADVERTIDO É PROVA DE QUE A BOLA DE NEVE FOI FORMADA E VOCÊ AJUDOU A AUMENTAR.
DE TODA FORMA, AGRADECEMOS O AVISO E ESTAMOS ADVERTINDO O PRIMEIRO DA SEQUÊNCIA.
AVISAMOS A TODOS MAIS UMA VEZ PARA LEREM AS REGRAS DO BLOG:
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Na vida privada, em alguns casos os custos de formação e treinamentos de colaboradores deve ser ressarcido, nos casos de saída do profissional. Seria o momento de aplicar esta mesma medida para os profissionais que custam tanto ao erário público.
É feito.
Não adianta. A gente tenta informar, mas isso persiste. E aposto como vão mencionar isso mais à frente inúmeras vezes junto com as filhas solteiras, etc.
É uma informação inclusive, que poderia constar na matéria.
Justo então
Até um certo tempo depois, sim. No serviço público (militar ou civil) funciona do mesmo jeito mas essa pendência (o tempo no qual o servidor deve permanecer sem ressarcir o erário) é muito mais longa. Obrigar alguém a trabalhar em algum lugar mediante dívida impagável se chama “condição análoga à escravidão”. Se você conhece algum lugar que faça essa cobrança um bom tempo depois em qualquer empresa, pode ligar lá no MPT. O propósito do Estado em capacitar os servidores é a melhora do serviço público, e é razoável que isso seja vinculado a um retorno num certo lapso temporal.… Read more »
Se vc não sabe, isso é cobrado, mas por um período que deve ser cumprido dentro de cada curso que lhe é proferido.
A escravidão já foi abolida, meu amigo. Não se pode “comprar” o profissional por toda a sua vida.
Quando se faz um curso longo, o militar é obrigado a permanecer 3 anos na força, caso contrário deve sim ressarcir as despesas com o curso.
Agora, você quer que o cara seja impedido de pedir demissão ao longo de toda a sua carreira? Vamos ressuscitar a princesa Isabel pra ajudar esse povo.
Nunca falei isso
isso já existe é cobrado
Ao contrario, na aviaçao comercial o futuro nao é incerto, tá mais que garantido, pois tem demanda que só tende a aumentar. Quanto a trabalhar mais 10 anos, em uma profissao que nao é braçal, ou seja, não te compromete fisicamente de maneira negativa, nao vejo problema, e até saudavel. Aposentar cedo e´ um conceito ultrapassado não sendo mais o desejo de muita gente, que quer continuar produzindo e se sentindo util,passando até mesmo a ser um problema de saude publica.
Amigo, vê-se que você não é aviador, tampouco conhece o trabalho dos tripulantes da Aviação comercial. Vá cumprir uma escala acordando de madrugada, voando à noite toda, comendo durante o vôo. Pegando mau tempo, com 214 almas sob sua responsabilidade. Não poste o que não sabe. Ou acha que sabe. Ah, e não tem nada garantido na aviação civil. Tem piloto saindo pelo ladrão. “Ê até saudável.” Essa foi f***. Sem comentários.
Tirando as 214 almas você descreveu minha vida de caminhoneiro nos Estados Unidos. Até o meu salário semanal não está muito distânte de um piloto de A320. Uns 20 mil dollars anual de diferença.
E eu sei. Um amigo da Azul tem um irmão com transportadora aí.
Quantos anos tu já trabalhou em plantão noturno?
Saudável foi de matar…kkkk
E o Nery nem chegou a mencionar a exposição aumentada aos raios cósmicos…rsrs…
🤣🤣
O que está acontecendo??De tempos em tempos,ouvi alguns pilotos saírem da vida militar para a vida civil!! Mais, agora, vejo um somatório de tópicos, principalmente na FAB: são caças antigos e a demora de vir os novos, são as novas mudanças de regras nas carreiras militares, são os mandos e desmandos na parte de cima da hierarquia militar, são os conflitos do STF com os militares, são os políticos que fazem pouco para arrumar o país!!!
Se está assim na “elite”, imagine nas baixas patentes. A realidade, que não foi citada no texto, é que estão saindo da fab para ganhar mais. Simples assim.
É muito pior na área de saúde.
O problema a meu ver é o sistema de patentes nas forças, que obriga que pessoas com formações diferentes recebam o mesmo vencimento, mesmo que na iniciativa privada os salários sejam muito diferentes. Um médico e um enfermeiro, por exemplo. Algo semelhante acontece no setor civil do governo, com servidores do mesmo nível com ganhos iguais.
Pesquise por Tenente-Brigadeiro Joseli, amigo de Lula no Google e irão entender como o GTE pode ser um bom trampolim para cargos superiores na hierarquia.
Esse é sem dúvidas um dos mais…. que já foi 4 estrelas na FAB
Ainda é 4 estrelas. Só é presidente do STM.
GTE tem que acabar. Não somos EUA, Rússia, China ou França com seus aviões do juízo final, e muito menos temos sheik árabe aqui. Políticos e militares devem voar em aviões comerciais. No caso do Executivo Federal até pode usar aviões fretados nos voos internacionais. Aviação de transporte pode utilizar melhor as aeronaves para levar tropas e equipamentos. Além de ajudar em situações de emergência, como as enchentes no Rio Grande do Sul. Não ter um reabastecedor transformado em avião VIP. Só uma observação, tem coisas piores na FAB. Conheço dentista que é major e tem como função acompanhar Brigadeiro… Read more »
Eu entendo eles. Você sonha desde criança em ser piloto de caça em uma força aérea que sequer tem aviões para todos voarem. E a maioria deles são aviões que tem décadas de uso e com uma capacidade, na melhor das hipóteses, bem questionável de garantir a sobrevivência do pilotos em caso de um combate aéreo.
Que a verdade seja dita, infelizmente a FAB é incapaz de proteger o Brasil. É pouco mais do que uma empresa de transporte.
Isso acontece em todas as forças armadas e de segurança de inúmeros países, os tempos de paz criaram a sensação que não precisamos investimento em defesa e segurança.
Você não passa patriotismo nem vocação no supermercado na hora de pagar a conta.
Os milicos também Tem uma família para sustentar!!!
Aer militar eh uma vocação. Se quer ganhar bem e ter estabilidade, escolhe outra profissão. Se quer ser um piloto de combate, ir para guerra, defender o país, tem que aceitar a vida como é. Todas as profissões e famílias tem que fazer escolhas e sacrifícios. Errou a FAB de selecionar e investir nesse pessoal. Teriam outros que fariam tudo para ser um piloto de combate e honrariam o enorme investimento feito pela nação.
Parece que os “outros” não passaram no concurso…
Parece que os “outros” não querem ser militares e ser cívil mesmo 👍🏻
Sejam felizes e não reclamem porque um caçador entrou na LATAM e você não.
Outros da própria FAB. Tem muita gente que gostaria de ser caçador. Foi selecionado para outra aviação. Você eh muito corporativista. Defende demais até aqueles que pedem pra saír e deixam esquadrões de primeira linha sem pilotos. Quem se vende para ganhar 3 mil reais a mais em época de paz, jamais vai pra guerra. Jamais vai decolar num avião velho para interceptar uma aeronave mais moderna.
Ah, meu amigo, que conversinha…¨Jamais vai pra guerra¨. Pára com bobagem.
Vocação ou não o militar não é escravo. O desejo de ser militar, aviador, intendente, infantaria, outras especialidades e quaisquer que seja a graduação ou posto que almeja, vem junto com a possibilidade de um dia poder dar o melhor para sua família, que é em primeiro lugar o seu porto seguro, pode pode contar com sua missão de defender a pátria, em qualquer lugar que tiver. As pessoas nao sabem p sacrifício que é ser militar.
Sem contar a impossibilidade de construir patrimônio. É quase impossível adquirir um imóvel, só quem serviu no exterior. Militar não tem FGTS. Só fui adquirir minha casa quando entrei na Azul, e paguei o financiamento com o FGTS.
Servidor civil também não tem FGTS.
Em compensação o salário é bem superior ao mercado…em grande parte dos casos pelo menos
Sim, não tem. Mas, isso não é assunto do tópico. Se tiver algum tópico falando sobre os servidores civis, o teu comentário vai se encaixar perfeitamente.
Dinheiro, simplesmente isso!
Não é preciso ser Oficial Aviador para saber que a satisfação pessoal de pilotar um caça deve ser melhor que um A320 de alguma cia aérea.
Mas no final, família e busca por melhorias para seus entes queridos pesa mais.
O problema de verdade: Piloto da FAB é tratado pior que cachorro. Recebe o mesmo salário que um tenente medico, que trabalha meio expediente, e tem sem consultório por fora, enquanto que o piloto trabalha o expediente + a escala de voo, que normalmente chega a no mínimo 50h semanais. Quando em manobra, trabalha 6 dias e folga 1, sendo esses 6 dias normalmente de 10 a 14h por dia (sem exagero). Logo, o valor que recebe por hora trabalhada é absurdamente baixo, pois não há hora extra nem adicional noturno. Falando em operações, hoje em dia a FAB praticamente… Read more »
Boa! Mas teu comentário vai receber as críticas daqueles que confundem piloto de caça com frade franciscano.
Que comentário cirúrgico
É exatamente essa a realidade na qual vivemos. Não é por causa de dinheiro, mas sim porque a FAB nos trata igual cachorro. Não dão a mínima importância para nossas condições de trabalho. Muitos outros irão sair, de todas as aviações. Inclusive eu.
excelente comentário, jaja aparece um aqui pra falar que os militares só tem “privilégios”
Perfeito! Mas, muitos vão te criticar.
Se não está satisfeito pede para sair, está correto. Imagina um médico reclamando que plantão são 12 horas ininterruptas ou até mais?
Exatamente, estão insatisfeitos e pedindo para sair. E a culpa é da instituição. A grande diferença do militarismo para o serviço privado é que no serviço privado, quanto mais você trabalha, mais você ganha. No militarismo, quanto mais você trabalha, problema seu (pra não falar outra coisa). Salário é o mesmo. A vida não é fácil para o médico, longe de mim afirmar isso. Mas pelo menos o médico sai do são plantão e vai reclamar da vida andando de Jet Ski com os amigos, ou então afoga as mágoas passando as férias na europa. E está certíssimo em fazer… Read more »
Pronto,
Mais uma vez os civis são os culpados!
Qual diferença salarial na FAB e na aviação privada?
Quanto ganha um piloto na Latam,Azul em média????
Amigo, um copiloto na LATAM ganha mais que Major. Um cmte na doméstica ganha mais que oficial General. Meu filho voa na LATAM.
Seu filho pagou os cursos e voa na latam ou aprendeu de grátis na fab, saiu e hoje voa na latam?
Aprendeu de graça? Camarada, ele conquistou o breve as custas de muito estudo e sacrifício pessoal. É assim que se consegue algo nas FFAA. Moleza é o papai pagar uma escolinha de aviação.
Curso privado é super caro, para pagar a maioria precisa de dois empregos eu acho isso mais difícil.
Exatamente!
Aprendeu na FAB, ficou o tempo necessário para devolver em trabalho aquilo que aprendeu e pediu o boné. Penso, só penso, que foi tudo 100% legal. Caso não fosse, ele não teria sido autorizado a sair.
Não deveria ser autorizado ele sair, porque o estado gastou milhões de reais na formação dele, as regras da FAB deveriam ser mais rígidas para a baixa de pilotos de caça pelo valor investido.
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COMENTÁRIO APAGADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM PARTIR PARA PROVOCAÇÕES PESSOAIS.
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Talvez uma tornozeleira eletrônica pra impedir a fuga….
Contacta o deputado federal em quem tu votou e pede para ele criar um projeto de lei para alterar a legislação atual. Até lá, é permitido. Ponto.
Respondi. Aguardando liberação.
10k na fab
20k na comercial
Os salários na área militar são excelentes, quem reclama está fora da realidade e não sabe que o esforço para ele atingir o mesmo salário em empresas civis ele teria que ter se esforçado muito mais.
Veja quanto custa um curso privado para pilotar.