O Ministério da Defesa do Japão selecionou o Beechcraft T-6 Texan II, fabricado pela Textron Aviation, como sua próxima aeronave de treinamento primário. Este treinador turboélice substituirá o Fuji T-7, de fabricação local, operado pela Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). Com essa escolha, encerra-se uma longa história de aeronaves de treinamento construídas no Japão, todas originadas do Beechcraft T-34 Mentor.

A Fuji (agora Subaru) inicialmente fabricou o T-34 sob licença como treinador primário para a JASDF e, posteriormente, desenvolveu o Fuji T-3 para substituir os Mentors. Uma evolução adicional foi o Fuji T-7, que substituiu o T-3 nas alas de treinamento básico da JASDF a partir de 2002.

O Texan II, apoiado pela Kanematsu Corporation, foi uma das quatro propostas apresentadas ao Ministério da Defesa japonês. Os concorrentes derrotados foram o PC-7MKX, apoiado pela Subaru, o Hürkuş, apoiado pela The Hundred Trading Corp., e uma proposta que incluía apenas equipamentos educacionais terrestres, sem uma aeronave real.

Atualmente, a maioria dos 49 T-7s é operada pelo 11º Hiko Kyoikudan em Shizuhama e pelo 12º Hiko Kyoikudan em Hofu-Kita. Alguns são utilizados temporariamente como quadros instrucionais pela 1ª Jyutsuka Gakko em Hamamatsu, e um T-7 é usado pelo Hiko Kaihatsu Jikkendan em Gifu.

Alguns comentários nas redes sociais sugerem que o T-6 também será selecionado para substituir o Kawasaki T-4; no entanto, por enquanto, isso é apenas um rumor.

FONTE: Scramble Magazine

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Brasil, criador do Tucano e de um nicho, perdeu completamente o mercado de treinadores leves.

Fernando EMB

Perdeu porque colocou foco nos aviões comerciais no momento de crise. Após privatização o foco permaneceu na aviação comercial com os Ejets e depois a executiva e o KC390. O treinador virou um m avião de ataque leve, o A-29.
Não dá para fazer tudo e estar em todos os mercados. Foi uma escolha. Acertada no meu modo de ver, pois veja onde a Embraer está hoje, e onde estão Beech e Pilatus.

Aéreo

A Embraer na verdade criou um nicho onde ela é atualmente a líder. O que aeronaves turboélices de ataque leve. O Super Tucano é o design de referência no segmento e seus concorrentes são adaptações de aeronaves de treinamento ou projetos bisonhos como o Air Tractor AT-802U.   A Pilatus foi pelo caminho inverso, focou em aeronaves de treinamento turboélices e abriu mão da ênfase em emprego armado.  Ambas as empresas são líderes em seus nichos e os concorrentes turcos, sul coreanos, poloneses que corram atrás. A questão que você coloca, e eu também tenho dúvidas sobre ela, é se vale a… Read more »

Chris

Existem aereas no Japão que só operam aviões Embraer !

Ou seja…Eles não possuem absolutamente nada contra a empresa. Difícil julgar, sem saber dos detalhes.

Em tempo…Ja morei ao lado da base aerea de Hamamatsu… De vez eqdo via esses aviões citados por la… Mas o que decolava todos os dias… Eram Awac’s baseados no Boeing 747.. Aparentemente o E-3 (provavelmente ficam 24 h por dia no ar).

Last edited 4 dias atrás by Chris
J R

Será que a Pilatus recebe algum valor pela vendas da Beechcraft? afinal não é o mesmo avião mas fabricado sob licença?

Camargoer.

Se é fabricado sob licença então é muito provável que a proprietária recebe royalties, ainda que a empresa possa por algum motivo abrir mão disso, mas neste caso acredito que receba sim.. talvez até faça como a Embraer, fornecendo peças estruturais

Underground

A Beech comprou os direitos de fabricação, então, não. Por isso mesmo a Pilatus partiu para o PC21.

Marcelo

Aos poucos os americanos estão inundando o mercado com esse avião .

Ivanmc

É um exportador que da mais segurança aos seus clientes. Ainda mais, com aviões militares.

Aéreo

Não há muita surpresa os nipônicos escolherem um produto dos EUA. O que me surpreendeu de fato é os suíços competirem com o PC-7 e não com o PC-21.

Rui Mendes

O PC-7 MKX é um avião novo.
Penso que deve ser mais barato que o PC-21.

Maurício Veiga

O “Lobby” `e forte…

Wanderley Passos

No Japão venda de produtos EUA é carta marcada.

PauloOsk

Japao nem soberania tem, óbvio que vai comprar produtos de quem ta ocupando o país.

LeoRezende

O Japão não está mais sob ocupação estrangeira desde 1951.

PauloOsk

na teoria sim… ja na pratica.

LeoRezende

Na prática,o quê? Demonstre cabalmente que o Japão é um país ocupado,por gentileza.
Além do que,você afirmou que o Japão não é soberano.
Isso não é verdade,e você partir dessa ilação impossibilita qualquer discussão a respeito do tema.

Last edited 5 dias atrás by LeoRezende
BlackRiver

____
____

COMENTÁRIO APAGADO. A MATÉRIA NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM ASSUNTOS SOBRE CRIMINALIDADE DO BRASIL, PARA O QUAL VOCÊ SEMPRE PROCURA DESVIAR O DEBATE.

FOQUE NOS TEMAS DAS MATÉRIAS E NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.

VOCÊ JÁ RECEBEU DIVERSAS ADVERTÊNCIAS E ESTA É A SUA ÚLTIMA CHANCE.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Esse ódio desmesurado dos EUA, que faz mudar até a percepção da história, é uma doença…

Rinaldo Nery

Os EUA não ocupam mais o Japão, desde 1951. Quem dormiu na aula, eu ou você?

Comte. Nogueira

Não dava para ter modernizado o T27?

Rinaldo Nery

Ele foi modernizado. Não sabia? Tem matéria aqui.