Japão seleciona o Beechcraft T-6 Texan II
O Ministério da Defesa do Japão selecionou o Beechcraft T-6 Texan II, fabricado pela Textron Aviation, como sua próxima aeronave de treinamento primário. Este treinador turboélice substituirá o Fuji T-7, de fabricação local, operado pela Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF). Com essa escolha, encerra-se uma longa história de aeronaves de treinamento construídas no Japão, todas originadas do Beechcraft T-34 Mentor.
A Fuji (agora Subaru) inicialmente fabricou o T-34 sob licença como treinador primário para a JASDF e, posteriormente, desenvolveu o Fuji T-3 para substituir os Mentors. Uma evolução adicional foi o Fuji T-7, que substituiu o T-3 nas alas de treinamento básico da JASDF a partir de 2002.
O Texan II, apoiado pela Kanematsu Corporation, foi uma das quatro propostas apresentadas ao Ministério da Defesa japonês. Os concorrentes derrotados foram o PC-7MKX, apoiado pela Subaru, o Hürkuş, apoiado pela The Hundred Trading Corp., e uma proposta que incluía apenas equipamentos educacionais terrestres, sem uma aeronave real.
Atualmente, a maioria dos 49 T-7s é operada pelo 11º Hiko Kyoikudan em Shizuhama e pelo 12º Hiko Kyoikudan em Hofu-Kita. Alguns são utilizados temporariamente como quadros instrucionais pela 1ª Jyutsuka Gakko em Hamamatsu, e um T-7 é usado pelo Hiko Kaihatsu Jikkendan em Gifu.
Alguns comentários nas redes sociais sugerem que o T-6 também será selecionado para substituir o Kawasaki T-4; no entanto, por enquanto, isso é apenas um rumor.
FONTE: Scramble Magazine
Brasil, criador do Tucano e de um nicho, perdeu completamente o mercado de treinadores leves.
Perdeu porque colocou foco nos aviões comerciais no momento de crise. Após privatização o foco permaneceu na aviação comercial com os Ejets e depois a executiva e o KC390. O treinador virou um m avião de ataque leve, o A-29.
Não dá para fazer tudo e estar em todos os mercados. Foi uma escolha. Acertada no meu modo de ver, pois veja onde a Embraer está hoje, e onde estão Beech e Pilatus.
A Embraer na verdade criou um nicho onde ela é atualmente a líder. O que aeronaves turboélices de ataque leve. O Super Tucano é o design de referência no segmento e seus concorrentes são adaptações de aeronaves de treinamento ou projetos bisonhos como o Air Tractor AT-802U. A Pilatus foi pelo caminho inverso, focou em aeronaves de treinamento turboélices e abriu mão da ênfase em emprego armado. Ambas as empresas são líderes em seus nichos e os concorrentes turcos, sul coreanos, poloneses que corram atrás. A questão que você coloca, e eu também tenho dúvidas sobre ela, é se vale a… Read more »
Existem aereas no Japão que só operam aviões Embraer !
Ou seja…Eles não possuem absolutamente nada contra a empresa. Difícil julgar, sem saber dos detalhes.
Em tempo…Ja morei ao lado da base aerea de Hamamatsu… De vez eqdo via esses aviões citados por la… Mas o que decolava todos os dias… Eram Awac’s baseados no Boeing 747.. Aparentemente o E-3 (provavelmente ficam 24 h por dia no ar).
Será que a Pilatus recebe algum valor pela vendas da Beechcraft? afinal não é o mesmo avião mas fabricado sob licença?
Se é fabricado sob licença então é muito provável que a proprietária recebe royalties, ainda que a empresa possa por algum motivo abrir mão disso, mas neste caso acredito que receba sim.. talvez até faça como a Embraer, fornecendo peças estruturais
A Beech comprou os direitos de fabricação, então, não. Por isso mesmo a Pilatus partiu para o PC21.
Aos poucos os americanos estão inundando o mercado com esse avião .
É um exportador que da mais segurança aos seus clientes. Ainda mais, com aviões militares.
Não há muita surpresa os nipônicos escolherem um produto dos EUA. O que me surpreendeu de fato é os suíços competirem com o PC-7 e não com o PC-21.
O PC-7 MKX é um avião novo.
Penso que deve ser mais barato que o PC-21.
O “Lobby” `e forte…
No Japão venda de produtos EUA é carta marcada.
Japao nem soberania tem, óbvio que vai comprar produtos de quem ta ocupando o país.
O Japão não está mais sob ocupação estrangeira desde 1951.
na teoria sim… ja na pratica.
Na prática,o quê? Demonstre cabalmente que o Japão é um país ocupado,por gentileza.
Além do que,você afirmou que o Japão não é soberano.
Isso não é verdade,e você partir dessa ilação impossibilita qualquer discussão a respeito do tema.
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COMENTÁRIO APAGADO. A MATÉRIA NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA A VER COM ASSUNTOS SOBRE CRIMINALIDADE DO BRASIL, PARA O QUAL VOCÊ SEMPRE PROCURA DESVIAR O DEBATE.
FOQUE NOS TEMAS DAS MATÉRIAS E NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
VOCÊ JÁ RECEBEU DIVERSAS ADVERTÊNCIAS E ESTA É A SUA ÚLTIMA CHANCE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Esse ódio desmesurado dos EUA, que faz mudar até a percepção da história, é uma doença…
Os EUA não ocupam mais o Japão, desde 1951. Quem dormiu na aula, eu ou você?
Não dava para ter modernizado o T27?
Ele foi modernizado. Não sabia? Tem matéria aqui.