Segundo o site Infodefensa, a Força Aeroespacial Colombiana (FAC) recebeu uma proposta para a aquisição de 18 aeronaves do modelo Northrop F-5MR4 Agile Tiger (modernizado pela Tiger Century Aircraft) com o objetivo de substituir a frota de aviões Cessna A-37B, atualmente fora de operação.

A proposta inclui:

  • 18 aeronaves (de segunda mão, anteriormente pertencentes a Taiwan);
  • Nove motores para reserva e reposição;
  • Suporte logístico integral;
  • Equipamentos de assistência em solo;
  • Treinamento e capacitação de 30 pilotos no exterior, além de 20 engenheiros e 100 mecânicos especializados.

O custo total estimado da operação é de aproximadamente US$ 410 milhões, com a previsão de entrega completa das aeronaves até junho/julho de 2025. Existe ainda a possibilidade de modernizá-las para o bloco 3Q até 2028.

O fornecedor garante a integridade estrutural das células das aeronaves e dos motores, estimando uma vida útil de 20 a 25 anos, com custos de manutenção baixos e ampla disponibilidade de peças e reposições.

As aeronaves serão equipadas com radares AESA, além de sistemas IRST, RWR, HMSS e o radome do modelo F-20 Tigershark, entre outros avanços tecnológicos.

NOTA DA REDAÇÃO: A Tiger Century Aircraft foi fundada por Andrew Skow, um engenheiro aeronáutico, executivo da indústria aeroespacial e empreendedor, reconhecido com a Medalha dos Irmãos Wright por suas contribuições à engenharia aeroespacial.

Skow atuou como Engenheiro-Chefe de Aerociências no projeto do F-20 TigerShark, o primeiro avião da Northrop a atingir a velocidade Mach 2. Ele foi responsável pelo design e pelos testes de voo nas áreas de aerodinâmica, desempenho, estabilidade e controle, integração de propulsão e termodinâmica. Skow é amplamente creditado como o criador do nome “TigerShark”, dado ao F-20. Além disso, ele desenvolveu tecnologias avançadas para aerodinâmica em altos ângulos de ataque, que resultaram no design do nariz em formato de tubarão (Shark Nose) do Northrop F-5F, e foi pioneiro no desenvolvimento do Controle de Vórtices da Fuselagem Dianteira, tanto passivo quanto ativo.

Em 1983, Skow deixou a Northrop para fundar a Eidetics International, uma renomada empresa de pesquisa e engenharia aeronáutica. Sob sua liderança, a Eidetics desenvolveu várias tecnologias avançadas para melhorar a agilidade e a manobrabilidade de aeronaves de combate e de treinamento de alto desempenho, como o T-38 e o F-16. Skow e a Eidetics são amplamente conhecidos pelo desenvolvimento de métricas avançadas de agilidade (“Agility Metrics”), que expandiram e aprimoraram o trabalho pioneiro de Col. John Boyd e Tom Christy, criadores da teoria de manobrabilidade baseada em energia (Energy Maneuverability Theory).

Skow é membro da Sociedade de Engenheiros Automotivos (SAE) e Associado Fellow do Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica (AIAA), onde presidiu o Comitê de Mecânica de Voo Atmosférico da associação.

Subscribe
Notify of
guest

149 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Parece ser uma boa proposta como substituição do A-37. Se substituírem o Kfir por algo da categoria do F-39 terão um formidável binômio.

Sensato

Nery, sabe dizer quantos F5 a FAB ainda tem?

Em sua opinião. Seria uma opção melhor que comprar F16 velhos, exemplo?

Rinaldo Nery

Não sei. Esses F-5 são para substituir os A-37. A substituição dos Kfir é outra coisa. F-16 velhos pra substituir os Kfir? Depende do orçamento deles.

Augusto José de Souza

Para a Argentina os F-16 para substituir os A4 foram um avanço devido a situação deles e a sua força aérea ter ficado bastante tempo sem caças supersônicos,se a Colômbia estiver em situação delicada na economia e o Kfir estarem com os dias contados,os F-16 para eles também seria um avanço como solução de uma situação crítica na sua força aérea.

Sensato

Obrigado mas me referia à FAB e à possibilidade de um programa similar ao invés de adquirir caças usados ou lifts anabolizados.

Rinaldo Nery

A FAB tem que pagar os Gripen que comprou, e adquirir mais lotes.

Chris

Eu só espero que ninguém do governo veja essa matéria… heheh

Camargoer.

Concordo

Gilson Santos

Não são F16 velhos, são atualizados para a última versão do caça, velhos são nossos F5 com mais de 50 anos de uso.

Rinaldo Nery

Legal. E daí?

Mateus mota

O que adianta serem atualizados,se já possuem grande fadiga da estrutura

Rafael Coimbra

Para substituição do A37, não seria mais apropriado o FA50 por exemplo???

Rinaldo Nery

Pra Colômbia, apropriado é o que eles podem pagar.

Camargoer.

Creio que o mais adequando neste caso seria o A29

Marcelo

Pelo que costa em varios site que o governo americano ofereceu 12 F-16 MLU por 400 milhoes de dólares e prometeu doação de mais 12 aeronaves F-16 no futuro.

Augusto José de Souza

Acho que a Argentina vai se aproximar mais dos EUA com o Trump e vai querer mais F-16 e outros equipamentos americanos via FMS,Milei concerteza vai querer aproveitar essa amizade com o Trump para comprar equipamentos militares que faz parte do seu plano de governo modernizar as forças armadas.

Luiz Antonio

Lá nos EUA o buraco é mais embaixo e Trump só pode opinar. Tem que passar pelo Congresso.

Sensato

Que é de maioria republicana…

Santamariense

Não esqueça que muitos republicanos tem sérias discordâncias com Trump.

Gilson Santos

Errado. Trump tem maioria no Senado e Câmara.

AVISO DOS EDITORES: FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Augusto José de Souza

Cujo os republicanos levaram tudo de lavada, então está ótimo para o Trump.

Ricardo

Ele conseguiu eleger a maioria no congresso.

AVISO DOS EDITORES: FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Jadson S. Cabral

Fazia parte do plano de governo de um certo aqui também

adriano Madureira

Os americanos e sua bondade altruísta…

A vontade deles é encher a américa do Sul de falcons velhos de segunda mão, para padronizar as forças aéreas e como sempre achar que tem o poder de manter o controle na região para manter o poder aéreo dos estados todos em um mesmo patamar , mantendo assim a balança de poder sem privilegiar A ou B, limitando a vantagem militar.

Semelhante com oque eles fazem no OM, com exceção de Israel.

.

Gilson Santos

Meu caro a América Latina não tem grana nem para comprar Drones, (o Brasil desde de 2014 só conseguiu ter 8 Gripen, 10 anos para ter 8 caças novos), aí você reclama de um país que deseja ajudar a melhorar as FA daqui substituindo o monte de sucata que possuimos por caças mais decentes?

adriano Madureira

Ninguém quer substituir um caça velho por outro tão velho, só porque a tal aeronave foi fruto de um overhaullin de qualidade superior…

Não é porque você recheia um fusca 92 com tecnologia de New Beetle que agora o fusca irá virar um carro excepcional, ele continuará sendo um modelo 82.

Mateus mota

Trocar sucata por outras sucatas

J R

substituir um caça velho por outro velho (mesmo que reformado) não me parece uma boa ideia…

KarlBonfim

Lixo de uns, luxo de outros!

Rinaldo Nery

É por aí. Podem me dar uma Porsche 2012 que eu quero.

MMerlin

Olha Nery.
Dependendo do porsche pode ser pepino.
Depois de 10 anos, complica. Tem muito dono que male mal faz o básico exatamente pelos custos.
Só perde pros Land que com 5 anos já é bom repassar.
Mas dado vai. Podemos negociar as peças ao menos, rs.

Rinaldo Nery

Obrigado por avisar! Nunca tive Porsche. E acho que nunca terei. Só namoro as Spider numa loja do PCC aqui em Indaiatuba. rsrsrs

Vinicius Soares

Só Cayenne e Macan. 911 não desvaloriza e a maioria tá íntegro e até mesmo os Boxter e Spyder se encontra em bom estado (a manutenção deles é “acessível”e tem powertrain confiável – contrário dos SUVs antigos da marca).

Coronel Rinaldo, admiro muito o posto que vc alcançou. Passei na AFA que era meu sonho, mas acabei indo pra medicina na USP (salário atraente e o pai da minha namorada conseguiu me convencer. O velho ganha quase 225k por mês como cirurgião).

Rinaldo Nery

Boa escolha!

Vinicius Soares

Só Cayenne e Macan. 911 não desvaloriza e a maioria tá íntegro e até mesmo os Boxter e Spyder se encontra em bom estado (a manutenção deles é “acessível”e tem powertrain confiável – contrário dos SUVs antigos da marca).

Roberto B.

Eu também….

Anderson

Triste. Pensar que a população acha correto gastar dinheiro com armas. E nós a população pobre. Lutar é correto? O homem mais rico do mundo. Gastar dinheiro pra criar uma vida em outro planeta? E corrigir o nosso planeta?

Rinaldo Nery

Amigos, vc está no blog errado. Aqui é aviação militar: tiro, bomba, guerra, míssil etc.

Gilson Elano

E destruição!

Fernando

Acho que vc está na comunidade errada meu caro, aqui falamos de geopolítica e armamentos. Comunidade de auto estima são outras

Jodreski

Amigo vc está muito no local errado kkkk meus dedos coçaram aqui para eu escrever um TCC para vc entender como sua análise é rasa e carece de entendimento. Mas a preguiça falou mais alto hoje…

Willber Rodrigues

“As aeronaves serão equipadas com radares AESA, além de sistemas IRST, RWR, HMSS e o radome do modelo F-20 Tigershark, entre outros avanços tecnológicos.”

Só pelo radar AESA, imagino que esses F-5 seriam mais modernos do que o F-5M, confere?

Maurício.

A modernização dos F-5 da FAB é com sistemas do início dos anos 2000, ou seja, já faz um bom tempo, e os sistemas evoluíram, resta saber quais sistemas seriam instalados nesse F-5 Agile, quanto ao radar, só pelo fato de ser aesa, já mostra que sim, é mais moderno que o da FAB (pelo menos no radar), mas, na minha opinião, tem que ver qual vai ser o alcance desse radar aesa, não adianta ser um aesa moderno mas com um alcance de detecção pequeno, a FAB optou por uma antena maior do Grifo. Tem que ver também quais… Read more »

Luiz Antonio

E ainda tem as limitações operacionais pela idade.pode ser um ancião que enxerga longe mas nao tem como correr e alcançar.

Last edited 10 dias atrás by Luiz Antonio
Gilson Santos

Hoje o Brasil possui apenas 8 caças, os Gripen o resto pode mandar derreter tudo. Somos um anão manco quando o assunto são caças.

Jadson S. Cabral

Não é só radar AESA, tem IRST (que o nosso F-5 nem sonha com o que é) e vários sistemas modernos.
O problema é a célula mesmo, que é muito antiga, sem mais muito espaço para atualizaçao, e os motores

Maurício.

O F-5 da FAB fazendo sucesso, se eu não me engano, aquela imagem do cockpit da ilustração é de um F-5 da FAB, além da ilustração do “Agile Tiger”
Tirando essa ladainha/marketing de “Agile” para dar uma cara nova para o velho F-5, acho que seria uma boa, aparentemente vai ter bons sistemas, e pra substituir Cessna A-37B, tá valendo, embora tenha lifts no mercado que podem fazer a mesma coisa, e por um preço menor.

Santamariense

Tem LIFT no mercado que consiga fornecer 18 aeronaves, treinamento de pilotos, engenheiros mecânicos, motores extras, suporte logístico integral, etc, por menos de 410 milhões de dólares?

Maurício.

Tem que colocar na lista o custo operacional da aeronave durante 20 ou 25 anos.
Veja, é para substituir o A-37, nesse quesito, até o M-345 e o próprio Pampa dão conta, na verdade, até o Super Tucano daria conta!

RDX

Eles procuram um intermediário entre o futuro caça 4,5 gen e o A-29.
O F-5 e os LIFTs são equivalentes em desempenho e custos.

Maurício.

“Eles procuram um intermediário entre o futuro caça 4,5 gen e o A-29.”

Então nesse caso, teria que ver o que a Colômbia quer de fato, um avião de ataque simples como era o A-37, ou se eles querem um caça, porque se eles querem um caça, as opções que eu dei (M-345, Pampa e ST), já estariam descartadas.

Santamariense

Depende do desempenho que o comprador quer. Se quer um mesmo desempenho, outros treinadores são suficientes. Mas, se quer aumento de capacidade e desempenho, esses F-5 são uma boa opção.

Sergio Cintra

A-29 que eles já os tem, só não sei a função dos A-37 . Se tivessem algo como o R-99 e operando em floresta / selva o F-5 é muito.
Esta “esquesita” a matéria. A-37 >> F-5 é brutal a diferença e estou raciocinando o A-37 como treinador na AFA ( minha contemporânea vivência).

Luís Henrique

Acho que nesse valor não, mas dependendo do modelo deve ficar bem próximo. M-346 tem custo unitário de U$ 20 à U$ 25 mi mas no pacote completo os contratos giram em torno de U$ 40 ou U$ 50 mi. 18 unidades custariam entre U$ 720 e U$ 900 mi. Um que ficaria bem perto é o Yak-130 russo, tem custo estimado de U$ 15 mi mas no pacote completo alguns países pagaram cerca de U$ 30 mi. 18 sairiam por cerca de U$ 540 mi. Mas tanto M-346 como Yak-130 não são supersônicos. Outra opção com capacidade supersônica Mach… Read more »

Last edited 10 dias atrás by Luís Henrique
Santamariense

M346 tem esse valor que você colocou somente a aeronave, sem nada de suprimentos, sobressalentes, treinamento, etc. É a aeronave pura e simples. Coloca um pacote (obrigatório numa primeira aquisição) e o preço combinado, por unidade, aumenta muito…chega nos 30 milhões de dólares facilmente.

Luís Henrique

Eu citei valor flyaway e valor com pacote, aliás, com pacote tenho visto U$ 40 mi ou mais…

Santamariense

Pois é…com um pacote integrado, o LIFT fica bem mais caro que esses F-5.

Black River

EUA propõem F-16s usados para substituir jatos Kfir da Colômbia
Por Fernando Valduga
27/11/2024 – 20:52

Tem essa noticia por também.
O fato é que todo mundo vai fazer o possível e o impossível para colocar as asas na Colômbia.

Chris

Com centenas de F-35 ja fabricados… Acho que estão mesmo querendo desovar os F-16… heheh

Maurício.
RDX

Classificar o F-5 como 4ª geração é forçar muito a barra.
Nenhum caça sem FBW pode ser classificado como 4ª geração.

Alexandre Galante

O F-15 é de 4a. Geração e não tem FBW.

Maurício.

Eu acho meio confuso esse negócio de geração de aeronaves de caça, eu lembro que no início dos anos 2000, nas revistas força aérea, sempre tinha propaganda da Saab, e ela sempre fazia questão de dizer que o Gripen era o primeiro caça de quarta geração do mercado, mas enfim, que cada um classifique suas aeronaves como quiser.

Alexandre Galante

Sim, a classificação varia de acordo com o país e o fabricante:

comment image

comment image

Last edited 10 dias atrás by Alexandre Galante
RDX

Esse gráfico é mais confuso ainda. F/A-18E/F, F-35 e F-22 são da mesma geração?

Maurício.

Talvez esse F-18 da ilustração seja o tal do “Silent Hornet”, mesmo assim, seria um exagero, mas é como o Galante disse, varia de acordo com o país e o fabricante.

RDX

É muito confusa essa classificação porque o F-15 nasceu no início da década de 70, não tem FBW e era um interceptador puro sangue.
O primeiro caça que necessitava de FBW é pode ser considerado multirole foi o F-16.

Fabio Araujo

Os F-5 brasileiros e chilenos são considerados quarta geração, pois possuem tecnologia embarcada de quarta geração mas quarta geração já é algo ultrapassado pois os caças mais modernos abaixos dos stealths ( de quinta geração) são os de geração 4++ como os Gripens.

RDX

Caças ocidentais
4ª gen – F-16, F/A-18 e Mirage 2000
4,5ª gen – Gripen, Typhoon, Rafale, F-16V, F/A-18E/F e F-15EX

Gilson Elano

Por que negativaram esse comentário?

RDX

Imagino que o radar AESA seja o israelense Elta 2052.

Expertise

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Carvalho2008

Existe a versão grifo aesa

JuggerBR

25 anos de uso eu acho bem difícil de cumprir, por mais que a empresa tenha expertise.

Maurício.

Dizem que o F-5 é um caça muito simples de manter, se tiverem peças de reposição, acho que aguenta 25 anos tranquilo!

JuggerBR

Mas e os custos? A Fab está largando os seus F-5 por conta disso, é cada vez mais caro achar as peças. Em teoria os A-1 são 20 anos mais novos que os F-5 e praticamente estão todos no chão, porque achar peças pro motor está ficando impossível. Sem falar dos M-2000. Prometer mais 25 anos pra aeronave produzida desde os anos 70, sem que você seja a fabricante, acho bem complicado.

Maurício.

“Mas e os custos? A Fab está largando os seus F-5 por conta disso, é cada vez mais caro achar as peças.”

É por isso que eu disse “se tiverem peças de reposição”, de resto, concordo com você.

Bernardo

Acho que ainda tem. Salvo engano a Coreia do Sul encostou uma cacetada com esse proposito. Tem uns por aí.
Além disso eles tão vendendo o programa todo, então devem ter um estoque razoável de peças (incluindo de Taiwan e estoques particulares) e um custo definido no contrato (estimado) de hora voada.
O que eu não acho que eles conseguem é 25 anos nessa célula. Essa conversa de “20 ou 25 anos” é 20 anos.
Que pelo preço e pelo pacote não tá ruim

Augusto José de Souza

Está aposentando porque já cumpriram sua missão,agora é hora de renovar a frota com caças modernos como Gripen e outro modelo para substituir os AMX-A1,se caso a FAB precisar esticar a vida útil de alguns F-5,ela pode fazer de boa até chegar os novos caças,uma força aérea como a nossa precisa se modernizar e evoluir,os F-5 são muito bons,mas precisam descansar.

Santamariense

Comparar o F-5 com o AMX, em matéria de suprimentos disponíveis mundo a fora, é incorreto. Aqui, temos o que se discute muito, que é a escala de produção. Hoje, tem muito, mas muito mais suprimentos disponíveis para F-5 pelo mundo do que para o AMX.

GRAXAIN

Com garantia das células e dos motores, a FAB deve estar encantada com esses F-5s equipados com radar AESA, IRST, RWR, HMSS e radome do F-20. Para que Gripen?!

GFC_RJ

Já li uma vez que os dragonfly na Colômbia tem a função de interceptação de aeronaves clandestinas civis a reação, nas quais os A29 não pegam, não era utilizada tanto para fins militares.
Ou seja, pra interceptação de aeronaves civis mais rápidas, os Tigers dão conta.

Camargoer.

Concordo

Plínio Jr

Medo que tenha gênios querendo revirar estoques de Taiwan para F-5s irem para a FAB

Rafael

Talvez no futuro essa empresa queira revirar os estoques da FAB…Não duvido disso.

Augusto José de Souza

Seria uma boa a FAB estocar os F5 em algum lugar igual os EUA,pode ser em Lagoa Santa,o espaço é enorme e manter equipamentos na reserva e a disposição de venda para dinheiro é sempre uma boa opção.

Santamariense

Um lugar disponível no Brasil para armazenar aeronaves, ao estilo do AMARG, no Arizona, somente se for no cerrado do centro-oeste ou no sertão nordestino. Tem que ser um lugar seco, com precipitação pluviométrica muito baixa. Armazenar aeronaves ao ar livre, em local com chuvas regulares, é deterioração certa e rápida.

Rafael

Ainda bem que o FX-2 acabou e escolhemos o Gripen.
Se estivesse se arrastando até hoje esse seria um forte candidato…

Augusto José de Souza

Acabou mais ou menos,o Gripen demorando para ser entregue e tem França ainda querendo vender Rafale,Índia oferecendo o Tejas,Itália o M-346 e o F-16 já tendo rumor na FAB, mesmo sendo para substituir os AMX-A1,ainda sim continua a disputa por caças no Brasil.

Augusto José de Souza

Sendo assim a Colômbia pode acabar pegando nossos F-5 modernizados já que é a melhor versão do caça e ainda a Embraer pode modernizar outros F-5 para eles,agora olhando para nosso caso,os Gripen adicionais realmente estão próximos de serem concretizados?

Iran

Não da pra saber se é a melhor versão, os nossos não tem um radar AESA como esse taiwanês, por exemplo

Last edited 10 dias atrás by Iran
Augusto José de Souza

O modelo brasileiro é considerado referência até pelos americanos,esse de Taiwan tem algumas mkdernizações,mas o nosso é considerado até outro caça pelas modificações feitas pela Embraer no cockpit e nos radares.

Santamariense

O modelo brasileiro foi considerado o melhor, mas com o surgimento dessa proposta, seu radar AESA é bem mais moderno que a versão do Grifo que equipa nossos F-5M.
Não sabemos em detalhes o pacote de sensores, aviônicos e nem o modelo do radar AESA dessa nova versão, mas podemos supor que, sendo 20 anos mais modernos que a tecnologia usada nos nossos F-5M, devem ser, no mínimo, tão capazes quanto os nossos.

Zorann

A fab tem de comprar isso ai correndo.

Sem gripens ( por falta de pagamento) sem qualquer outra opção que possamos pagar, f5 é a solução.

Ainda fazemos uma remodernizacao dos nossos poucos que ainda podem voar.

Isso não é ironia.

Temos de cair na real, a fab não tem aviões pra voar. Talvez aí uns 15 f5 remanescentes e só

Maurício.

Zorann, pelo amor de Deus, chega de F-5 na FAB, ele já cumpriu o seu papel, se a FAB não conseguir mais Gripen, e se nada der certo, que compre alguns velhos F-16, nem que seja do deserto!
Eu nunca pensei que diria isso, (até porque, nunca fui fã do F-16) mas depois dessa ladainha dos últimos tempos, essa imagem me deixou com um pouco de inveja.😅

comment image

Augusto José de Souza

F-16 Block 42 já quebra o galho e substitui legal os AMX e alguns F-5 e ainda tem a possibilidade de Gripen adicionais com a venda do KC-390 para a Suécia.

Luís Henrique

Acho que os F-16 vão subir no telhado.
Os indianos vem aí, acho que dia 9 de dezembro. Na mesa a compra de 40, 60 ou até 80 C-390 e o Tejas entraria como moeda de troca.

Até sabermos os resultados destas reuniões com os indianos, o Tejas é a bola da vez.

Last edited 10 dias atrás by Luís Henrique
Sensato

Não me parece fazer sentido nenhum comprar Tejas, especialmente o Mk1. A Embraer não fabrica KC390 de graça para o governo então “trocar” Tejas por KC não é fazer escambo sem desembolso mas sim, um desembolso muito significativo pra comprar um vetor não comprovado, feito por um país sem experiência nesse produto e com conhecidos problemas, sem contar o custo para treinamento e implantação dele. Entre comprar Tejas e Gripen C, este último é uma opção melhor, mais barata, mais segura e mais capaz

Luís Henrique

Os suecos possuem mais tempo no ramo, mas a Índia está avançando muito.
O Tejas Mk1A é mais novo que o Gripen C. O Mk1A já é equipado com um radar AESA enquanto o Gripen C usa um radar mecânico.
Tejas seria um caça novo e o Gripen C seria usado.
E a compra do Tejas seria uma contrapartida para a Embraer dobrar o número de C-390 em carteira, um contrato que seria muito bom para o Brasil.

Sensato

O Tejas não está em operação nem na Índia, logo não se sabe patavina sobre suas capacidades, o Gripen já possui longo histórico de serviço e confiabilidade. Quanto a custo, o Gripen C, exceto pelo tempo de vida útil restante, entrega mais por muito menos. Considerando que o foco é termos Gripen E, quanto menos se perder tempo, esforço e dinheiro em outra plataforma, mais perto ficamos de ter uma frota de caças respeitáveis e não apenas para fazer número.

Santamariense

Tejas é um quebra-cabeça que os indianos não conseguem montar. Não é, é nem sei se algum dia será, uma aeronave pronta. Se o Brasil comprar, será por vontade dos atuais ocupantes do Planalto. Me nego a crer que a FAB opte, por conta própria, por uma aeronave como essa. Mil vezes F-16 usado e revisado do que Tejas novo. O primeiro, tem milhares de unidades produzidas e tem seu desempenho sobejamente conhecido. Já o segundo, nem os indianos sabem de todos seus defeitos e virtudes. Chega da FAB receber aeronaves em fase de desenvolvimento, já basta o Gripen. Precisamos… Read more »

Luís Henrique

O Tejas Mk1 já está em uso, tanto IOC como FOC. O Mk1A já tem aeronave pronta que já realizou voo e estão finalizando testes, só não foi entregue por causa de atraso do motor, mas a previsão é de entrega em curto prazo. DIferente do Gripen E que estava bem no início do desenvolvimento e demorou quase 1 década para ficar pronto, caso a FAB adquira Tejas Mk1A o caça já estará pronto no próximo ano, então bem provável que os indianos ofereçam entregas bem rápidas, até porque eles pretendem produzir pelo menos 24 unidades por ano, já que… Read more »

Santamariense

Bem, eu coloquei minha opinião. Não confio nem um pouco nesse avião indiano. Se o Brasil receber, não será por opção da FAB.

Luís Henrique

Entendo. Concordo que o Tejas não é um caça top de linha e que existem opções melhores e mais maduras. Por outro lado a Índia tem o 4o maior orçamento militar do mundo e a 4a maior força aérea. E eles fizeram avanços muito grandes em equipamentos militares e tecnologias. Entao acho que o Tejas Mk1A é um bom caça leve e pode competir com F-16C e Gripen C, além de competir com outros caças leves. Claro que em uma avaliação completa a FAB poderia concluir qual a melhor opção, mas nao acho que o Tejas Mk1A faria feio competindo… Read more »

Augusto José de Souza

Está uma novela esses caças,ainda teve a proposta do Macron pelos Rafale e outro pacotão francês em troca de urânio e o M-346 da Itália(esse tem que passar longe),ainda não se sabe se houve ou não a oferta no G20 e os indianos estão querendo negócio,acho que devemos negociar o Akashi NG e fragatas com os indianos e o Tejas cabe análise se vale a pena ou não e claro confirmar mais Gripen com os suecos.

Sensato

O custo benefício de atualizar F5 dentro dos moldes do que essa empresa fornece é infinitamente melhor que adquirir F16 que demandará custos adicionais de treinamento, ferramental, criação de estoque de peças e etc. O certo é comprar mais Gripen mas aparentemente não há dinheiro, vontade política ou ambos. Nesse cenário, como stop gap, F5 modernizado é muito mais vantajoso que F16, principalmente por economizar recursos que possam ser canalizados para leasing ou aquisição de Gripens C/D ou, no melhor cenário, E/F.

RDX

“Cascavel” da FAB?

Luciano

Desespero dos Yanks. Já sabem que perderam a concorrência. Para o azar deles, a Colômbia hoje, não é a Argentina.

O Estado colombiano não teria problemas em adquirir 16 Gripens e 12 M346FA, por exemplo. Na minha opinião, nem deveriam gastar tanto. Com 18 ou 20 Gripens e a modernização dos seus Super Tucanos similar a nossa, já seria mais que suficiente.

Filipe Prestes

Tá cheirando a isso mesmo. Resta saber se Petro escolheu o Gripen ou Rafale.

Augusto José de Souza

Nenhum nem outro,nem dinheiro eles tem.

Luciano

Saberemos, muito em breve.

Renato Pereira

Rápido! Apaguem antes que FAB/MD/ sei lá quem mais leia!!! Kkkkkkkkkkkkk

Cada governo sabe de suas prioridades, parece ser um bom negócio… Qualquer LIFT ficaria com valores bem acima, fora a questão treinamentos…

Bavarian Lion

Um vetor interessante… Para substituir o A-37.

Além da expertise da empresa e a robustez do F-5, e sua simplicidade, e apesar da eficiência dos sistemas que podem ser embarcados (uma vez que não é FBW, não necessita de código fonte), o Tiger tem limitações seríssimas em relação ao alcance, que ainda com REVO, fica muito aquém do desejável no cenário de guerra moderno.

Eu só fico com medo da ala da FAB que apoia o f-16 como “tampão” tomar conhecimento de uma proposta dessas.

Está mais do que comprovado que todos os recursos disponíveis devem ser alocados no Gripen.

Rinaldo Nery

Quem é essa ala que apóia o F-16?

Bavarian Lion

A mesma ala que confirmou que a FAB estava de olho no F-16C night hawk.
Depois da matéria da Jane’s e da confirmação pela assessoria de comunicação.

Santamariense

“… (uma vez que não é FBW, não necessita de código fonte),…”

Como assim? Código-fonte não controla apenas FBW!

Rinaldo Nery

Cada uma que a gente lê aqui…

Santamariense

Hehehehe…verdade!

Bavarian Lion

Nesse caso, pode ser substituído o código fonte e até todo o sistema de computação de bordo.
Mas realmente queria escrever que “não necessita de abertura de código fonte”.

natan

Por favor deixem o F-5 MORRER, o velho tigre já lutou guerras demais.

Em tempo, não deixem ninguém na FAB ver essa noticia… vai que

Augusto José de Souza

Acho que a FAB não vai querer mais F-5,só mais Gripen e algum outro caça,os F-5 já cumpriram sua missão e a FAB sabe disso.

Diego Tarses Cardoso

Colômbia, vai a dica: Pegue esses US$ 410 milhões e inteire para comprar Gripens E.

Abraços

TeoB

Olha ta aí uma coisa para o Uruguai analisar, pegar uns 12 a16 F5 nesse padrão com mais uma 8 para retirada de peças para manter eles e ai enfim vão ter uma aviação de caça a jato, e olha que poderiam operar por uns 20 anos se cuidar bem… F5 usado por ai vai ter, tem esses ai de Taiwan, logo tem mais uns da FAB e mais uns do Chile, pra quem não tem nada hoje vai ter caças supersônicos e criar um Know Hall para outros caças no futuro.

Augusto José de Souza

Já houve rumores do Uruguai estar interessado nos F-5 modernizados da FAB para operar caças supersônicos,podemos fazer igual os EUA,vender f-5 para os vizinhos e o EB sempre doa MBTs para outros países.

Neto

Nem precisa vender. Se repassar pro Uruguai por um contrato de manutenção no PAMA-SP/Embraer já ajuda bastante.
.
O F5 já se pagou inúmeras vezes.

Augusto José de Souza

Seria excelente mesmo,o PAMA-SP pode até trazer alguns F-5 espetados de volta só para doar para o Uruguai,imagino alguns F-5 e Leopard 1a5 indo juntos para o Uruguai.

Santamariense

Retirar aeronaves colocadas como monumentos e pô-las em voo novamente??? Doar Leopard 1A5??? Não podemos abrir mão de nenhum dos nossos até que o EB receba um substituto para eles!
Todo mundo pode escrever o que pensa, mas tem que ter um mínimo de coerência e vínculo com a realidade!

Last edited 9 dias atrás by Santamariense
Augusto José de Souza

Eu me refiro justamente quando eles forem substituídos e deve ser em breve e a licitação para concorrência já existe por parte do EB e pode também vir FMS com Abrams dos EUA como forma mais rápido de receber novos MBTs.

Santamariense

O EB lançou o RFI para a VBCI e para a VBCCC, em agosto desse ano. Esse é apenas o primeiro passo de um longo processo que pode se arrastar por anos, seja por questões técnicas ou por questão de valores ou, principalmente , por indisponibilidade orçamentária. Portanto, os Leopard 1A5 vão permanecer em serviço por um bom tempo ainda.

Santamariense

Know-how

Kornet

Esse programa é interessante para países que não têm condições de comprar e manter caças mais caros.
Há vários na AL,África e Sudeste asiático nessa situação e que operam aeronaves de treinamento a hélice ou jato e caças velhos e ultrapassados.

Tomcat

F-5 para a Colômbia!!! O coração dos editores deve sair pela boca, hehehe. Mas, não sei o tamanho do bolso deles, se eles puderem ir de alguns Gripens seria mais vantajoso.

Leandro Costa

Mas vão continuar os mesmos motores? Como eles vão garantir geração de energia para essa suíte eletrônica nova? Será apenas um reflexo da miniaturização de componentes?

De qualquer forma é um projeto interessante.

Macgaren

FAB deu uma salivada vendo essa maravilha de F5

Fábio Mayer

F5 na versão F, de fornecer!

Fábio Mayer

f o R e v e R ! f de forever! Maldito corretor!

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Para substituir os Dragonfly, servem. Até o Uruguay já havia pesquisado sobre F-5 para isto. A questão mesmo é saber o custo de peças e manutenção, que dada a idade tanto dos Dragonfly quanto dos F-5, deve ser até similar…

Camargoer.

Creio que o melhor aviçao para substituir o A37 seja o A29.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Foi o que, aparentemente, o Uruguay entendeu.

Fabio Araujo

Pode até ser uma boa opção parao lugar dos A-37, incrível essa velharia ainda voar, mas seria melhor um caça lift moderno ou aumentarem a quantidade de seus A-29.

Renan

Acho que a plataforma F5 merecia uma nova chance. Que seja na versão Tigershark. O mundo está mostrando que esse tipo de aeronave é muito útil. Barato operar e faz seu serviço. Não precisa ter um F15 ou um SU35 cheio de mísseis sendo que um F5 Tigershark podem abate-los com tecnologias 2020 pra cima.

Hoje pelo o que vimos, um drone faz muito mais estrago que um caça pesado.

Por isso acho super válido um F5 Tigershark com Aesa, IRST etc..

E outra coisa, a guerra atual demonstrou um excelente gap para o A29.

Carlos Campos

Bom se entregar tudo o que promete não é tão ruim não, só queria saber como ele vai enfiar um radar AESA decente no bicudo, um IRST? 20 anos de integridade estrutural, muita promessa

Miguel Araujo

Parece que o espírito do Al Schwimmer baixou para fazer essa proposta de F-5 cacareco rebuild à FAC.

Giap
Clésio Luiz

Seria bom que eles incluíssem um IRST também, como já tem em outros F-5E operando como Agressor nos EUA:

comment image

Santamariense

Mas, a proposta deles inclui um IRST.

Claudio Moreno

Olá o caça tampão da FAB chegando como presente de Natal 2024…

Sgt Moreno

Bernardo

Eu acho que eles fizeram essa proposta porque sabem que o substituto do Kfir vai demorar, então vai ficar esse tapa buraco aí por um bom tempo. 20 a 25 anos é 20 anos, vamos ser realistas. De resto, pelo valor, é uma boa proposta. Pelo conjunto, bem razoável pro que tá sendo oferecido. Seria aliás uma boa proposta pro Uruguai (talvez em menor quantidade) que queria comprar os F-5 do Chile por uns 10 milhões cada que tavam parados pq não tinham condições de voar. Melhor se apertar e comprar menos avião nesse modelo do que sucata lá no… Read more »

ricardo

chevette 78 com motor eletrico