Força Aérea Brasileira avança na Avaliação Operacional do F-39E Gripen com foco em inovação logística
Essa fase tem o objetivo de coletar informações sobre as atividades logísticas do F-39E
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou na Base Aérea de Natal (BANT), em novembro, a segunda fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E Gripen.
A operação, que contou com a participação de militares do DCTA, do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA SP), do Laboratório de Engenharia Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA) e do Grupo Logístico da Base Aérea de Anápolis (GLOG-AN), teve como foco a validação da versão Basic Capability (BC).
Uma AVOP decorre da necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão à qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida.
A etapa incluiu uma Validação Logística (VL), cujo objetivo foi coletar dados sobre as atividades de suporte e manutenção em operações fora de sua base de origem. A ação foi integrada aos exercícios COMAO Flight 2024 e Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024, organizados pelo Comando de Preparo (COMPREP).
As informações obtidas durante a campanha serão empregadas no aprimoramento do Modelo de Simulação para Gestão de Operações e Manutenção do F-39E, em desenvolvimento pelo Laboratório de Engenharia Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA).
Segundo a Coordenadora-Geral da Operação, Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, o modelo avaliado representa uma inovação significativa na logística da Força Aérea Brasileira (FAB). “O software de gestão de frota será uma ferramenta disruptiva, transformando a forma de trabalho não apenas para o Gripen, mas também para outros projetos da FAB, como o KC-390. Ele permitirá operar as aeronaves com máxima eficiência”, explicou.
Validação e avanços tecnológicos
O chefe do AeroLogLab e responsável pela terceira semana da operação, Tenente-Coronel Engenheiro Danilo Garcia Figueiredo Pinto, destacou o sucesso na validação do modelo de gestão de frota. “A campanha ofereceu uma oportunidade ideal para validar o sistema em desenvolvimento. Os resultados conseguiram alta aderência às operações reais, confirmando o potencial da ferramenta para melhoria das ações de manutenção e operações com base nos dados gerados pelo Gripen”, afirmou.
O Coronel Aviador Fernando Teixeira Mendes Abrahão, que acompanhou a quarta semana da campanha, ressaltou a importância da evolução contínua do modelo ao longo do ciclo de vida da frota. “É essencial aumentar a precisão, a consciência situacional e a capacidade de ação do sistema, adicionando novas funcionalidades conforme avançamos nas configurações das aeronaves. Nosso objetivo é empregar esse modelo como um verdadeiro duplo digital para a gestão integral da frota”, destacou.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Quanto mais informações a FAB obtiver, maior acertividade na avaliação dos reais custos operacionais que o F-39, permitindo à Força avaliar do ponto de vista orçamentário qual o real tamanho de uma frota de Gripen E/F ela consegue absorver e operar.
Melhor cuidar, alguém lá pode “entender de matemática” e achar que 36 unidades é muito caro.
A cada nova informação relativa ao Gripen E parece ficar mais evidente que a FAB está satisfeita com a escolha.
Ao mesmo tempo demonstra o contrassenso da possibilidade de ser adquirido um segundo modelo de caça (com todas suas implicações logísticas, mesmo que seja comprado “de prateleira”).
É até desgastante observar que basta o Governo fazer o óbvio, que nada mais é que dar continuidade ao programa Gripen E/F (e naturalmente realizar os repasses de recursos necessários).
Infelizmente o Brasil (independente da corrente política) parece que não perde a oportunidade de perder uma oportunidade.
Enfim…
O Gripen foi, provavelmente, a melhor escolha que a FAB ja fez em décadas.
Por isso sou ferrenhamente CONTRA qualquer conversa, independente se tem um “fundo de verdade” ou não, sobre F-16 usado, Tejas, ou qualquer outro caça que não seja mais Gripens.
Pra mim a FAB deveria comprar uns tucanos da embraer caso pense em colocar algo pra ficar no lugar dos AMX como tampão. Foco total deve ser o gripen e pronto.
Super Tucanos, você quer dizer?
A modernização dos A-29 (se não me engano 68 aeronaves) já vai deixar eles ainda mais capazes .
Sub ALIS. Não deu certo lá, mas vai dar aqui.
Vai depender da implementação. Me parece que o maior problema do sistema da Lockheed era ser centralizado, “na nuvem”. Se o da Saab for mais flexível, permitindo “nuvens locais”, talvez se dê melhor.
Certamente
A aeronave é muito boa, os custos são um dos mais baixos dentre os concorrentes, ainda assim é uma dificuldade tremenda em manter o contrato de aquisição.
Acredito que os métodos utilizados nessa fase da AVOP permitirão ao COMGAP saber, com mais precisão, os custos/hora da aeronave. Fundamental para qualquer planejamento.
Gripen é o melhor caça de todos os tempos!
um dos melhores da atualidade sem dúvida
Para a FAB? Talvez. De todo o mundo? Nem perto!
Melhor que o F-35, segundo E.Musk rsrs
Para algumas coisas, ele é um gênio. Para outras, deveria ficar calado.
“Gripen é o melhor caça de todos os tempos!”
Tu ainda não digeriu bem o suposto abate dos F-15, né? Rsrsrs
Esperando resolverem o impasse contratual, por enquanto apenas 2 Gripen previstos para entrega em 2026…que venha o aditivo de 25% logo…
E para 2025? Quantos estão previstos?
Na verdade são 2 para o ano que vem… escrevi errado
Ah, sim. Obrigado.
Seria interessante …. que o governo brasileiro (FAB), em questão de logística, ou melhor dizendo …. segurança na sua logística; … fizesse um programa de ….”desOTANalização” … em muitos componente do avião F-39 gripen… ou seja…. o que pudesse nacionalizar itens oriundo de países do bloco da OTAN… faria. Sei que nem tudo seria possível… alguns fornecedores seriam de fora do bloco da OTAN . . Seria um experimento com algumas células( avião F-39 gripen) …um programa como foi feito com F-5 Br…. seria uma espécie de F-39Br. . Motores e aviônicos totalmente com fornecedores nacional ou de países fora… Read more »
Ah, sim…claro! E quem bancaria todos os testes e certificações dessas mudanças todas, em especial de motor? Isso custa caro…muito caro! E leva tempo…muito tempo! Para o que tu queres, melhor seria comprar outro avião, já pronto, desses países que tu sugeres, de fora da OTAN.
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Compramos aqueles kits da Saab para desdobramento fora da base?
Que kits são esses?