KAI e SEMAN do Peru firmam parceria para produção local de componentes do caça KF-21
A Korea Aerospace Industries (KAI) assinou um memorando de entendimento com a empresa peruana SEMAN para possibilitar a produção local de componentes do caça KF-21, caso o Peru opte por adquirir a aeronave. A iniciativa faz parte da estratégia da KAI para expandir sua presença na América Latina, oferecendo ao Peru os caças FA-50 e KF-21 Boramae, em um momento em que a Força Aérea Peruana busca substituir 24 aeronaves MiG-29 e Su-25 da era soviética.
O acordo segue um movimento semelhante firmado em julho para peças do FA-50 e destaca o papel estratégico do Peru como porta de entrada para o mercado sul-americano. A SEMAN já possui experiência com plataformas sul-coreanas, tendo montado 16 dos 20 treinadores básicos KT-1 em serviço no Peru, o que fortalece a colaboração entre os países.
Durante a cerimônia de assinatura, que contou com os presidentes da Coreia do Sul e do Peru, o CEO da KAI destacou que, ao adquirir o KF-21 e o FA-50, o Peru se tornará o primeiro cliente estrangeiro a operar as principais aeronaves de asa fixa da KAI. O processo de aquisição é competitivo, com outras opções como o F-16V da Lockheed Martin, o Gripen E da Saab e o Rafale da Dassault, sendo fatores como custo, transferência de tecnologia e colaboração industrial determinantes para a decisão final.
O FA-50 já está em operação em países como Polônia, Filipinas e Malásia, enquanto o KF-21, atualmente em fase de testes de voo, ainda não garantiu exportações. A aeronave deve entrar em serviço na Força Aérea da Coreia do Sul em 2026, consolidando-se como uma opção moderna no mercado de defesa.
Com o acordo, a KAI reforça seu compromisso em expandir sua atuação internacional e promover transferência de tecnologia. A parceria com o Peru pode marcar um avanço significativo para ambas as partes, consolidando o papel da Coreia do Sul como um fornecedor estratégico de equipamentos de defesa na América Latina.
KF21 é um caça bastante promissor, vamos ver se o peru tem Plata para comprar esse caça e comparar os valores com o contrato do gripen. O fato do Brasil ter o gripen afasta alguns países da América do Sul, que nos ver com desconfiança e Não quer ter a mesma plataforma que nós.
Prata é o que não falta no Peru rsrsrsrs
Brincadeiras a parte , não acho que operar KF21 boramae seja tão mais caro comparado aos demais concorrentes…e ao meu ver nosso contrato com da FAB com a Saab é muito mais complexo a ponto de uma comparação não fazer o menor sentido.
Plata quem tem é o Flamengo!
Desconheço De onde se tira uma conclusão que o Gripen é razão de afastamento do Peru ou qualquer outro país de vir a adquirir o Gripen. O Brasil tem uma recente postura de aproximação diplomática, comercial e agora de infraestrutura voltada aos vizinhos, sendo que o projeto Gripen E, é parte da história de uma indústria aeronáutica inovador, um exemplo, Draken, que continuará a inovar, a Força Aérea do Peru em aquisições não serve como bom exemplo para a FAB.
Estude a história diplomática Brasil-Peru no século 19 .
Habemus plata!
De acordo com o onipresente( sempre eles…) USGS(United State Geological Survey…) o Peru conta com :
cobre,prata, zinco, chumbo,estanho,ferro, molibdênio, boro e é um dos maiores produtores globais de ouro…
Sem esquecer do carvão, gás e petróleo e a prata da casa:
Cuja exploração é feita pela American Lithium.
Então acho que dá para o peru comprar uns Caças sul coreanos…
Alguém sabe o RCS estimado desse caça? Parece muito furtivo. E qual as capacidades dele em comparação ao griphen E?
Creio que o RCS seja semelhante ao do Gripen, de cerca de 0,1 à 0,5M², que é o menor RCS dentre os caças da geração 4++ pelo que sabemos. Mas vale salientar que essa primeira versão do KF-21 ainda não é uma aeronave de 5° geração genuína, pois não tem a capacidade de levar armamentos internamente. Isto ficou para a segunda versão da aeronave.
Saudações.
Ou seja, é tão furtivo quanto o Gripen E rsrs
É provável que seja mais furtivo e com um desempenho superior ao gripen nesse quesito, apesar de de ser um 4,5+ o programa já visa uma futura versão 5g, além disso tem algumas soluções a mais nesse sentido…
Rapaz…
Nada como a busca pelo equilíbrio geopolítico regional.
Muito interessante a reação em cadeia nos países vizinhos após a aquisição dos Gripens por nós.
Quanto aos Mig-29 peruanos, achei que nem estavam voando mais.
O problema do Peru é com o Chile. Guerra do Pacífico.
E Equador.
E também o Equador. Peru tem escaramuças ao norte e ao sul.
Sim. Esqueci do Equador. Combateram em 35 e 95. Participei da MOMEP em 1998.
E não estão. Os MIG-29SMP peruanos foram passados para a reserva em 2020 e recentemente retirados do serviço ativo. Hoje a FAP está numa situação complicada em termos de aviação de caça, contando apenas com 11 Mirage 2000, tendo perdido uma das 12 aeronaves compradas inicialmente em um acidente recente. E pelo que se saiba, os Mirage não foram modernizados assim como os MIG-29, então eles ainda contam com seus sistemas e radar da década de 80 quando foram comprados. Agora vamos ver se a FAP realmente vai ter “a plata” a disposição para comprar e manter um novo avião,… Read more »
Obrigado pela informação, Rafael!
Em matéria do Zona Militar (argentino) da semana passada: “Sobre a situação específica dos Fulcrum, foi consultado o Comandante Geral da FAP, General do Ar Carlos Enrique Chávez Cateriano, em uma recente entrevista exclusiva à Zona Militar. A respeito, a maior autoridade aeronáutica do Peru declarou: “A situação de todo o material russo, não apenas dos aviões MiG-29, está complicada. No Peru e a nível mundial. O fato de que os principais fornecedores estejam em conflito tem dificultado as tarefas de suporte e manutenção. Isso se aplica a todos os sistemas russos, tanto aéreos quanto terrestres. No entanto, temos um… Read more »
É exatamente isso que eu ia comentar. Os peruanos irão voar Mirages por muitos anos ainda; parece que até meados da década de 30. Até lá, muita coisa pode mudar.
Chile de olho!!!
Eles tem rixa com o Chile e tomaram pau da FAE na quase guerra total de 1995.
São muito pragmáticos e segundo ouvi de militares do EB que já estiveram em exercícios conjuntos são soldados de primeira.
O gripen provocando reações .
Esse problema de 1995 é uma piada, se mataram por um pedaço de terra que não tem nada kkkkkkkk achavam que tinha petróleo lá
Considerando-se que não temos nada contra os peruanos, espero que essa compra e a comora dos K-2 Phanter’s vá em frente.
Tá na hora da AL ser a região mais desarmada, militarmente falando, do planeta.
Obviamente, quem não vai gostar são os chilenos e o Equador, mas aí, paciência…
É bom, porque o próprio Chile e talvez Equador tbm vão acabar indo atrás de se modernizar, o que pode desencadear uma espécie de “corrida armamentista” na região, algo que sendo pragmático, considero bem positivo.
Como será que os militares veêm essas seguidas notícias de aquisições de equipamentos modernos em países próximos muito menos ricos, enquanto aqui seguem catando moedinhas.
Eles estão preocupados demais com revitalização do Cascavel, Submarino nuclear e Gripen. Esse último a única coisa sensata.
O problema não é os militares enxergarem ou não. O problema é como os políticos enxergam isso.
Militar não tá preocupado com o equipamento e sim do orçamento quanto vai pro soldo…
Nossa… Perdeu a chance de ficar calado.
China 🇨🇳
Fez investimentos pesados no principal porto peruano 🇵🇪
https://www.naval.com.br/blog/2024/11/17/de-chancay-a-xangai-novo-projeto-bri-china-peru-torna-se-hub-e-porto-de-entrada-da-america-latina/
Me admira que a China 🇨🇳 ainda não vendeu aviões de combate aos peruanos 🇵🇪
Putz, essa venda aí nós já perdemos. Pode dar como perdida mesmo. A Coréia caiu matando (e fez muito bem) no Peru. Brasil dormiu no ponto, perdeu venda pra um avião que nem existe (mas promete muito). Agora que o continente tá quase todo em paz foi e melhor hora pra eles fincarem o bastão aqui. Dá pra vender pra muita gente e facilitar a manutenção. Lá na Europa os K9 tem um acordo em que alguns países usuários não precisam nem pedir autorização pra peça nem nada (que eles mesmos fabricam, no caso a autorização pros royalties). Só precisam… Read more »
Seria um sonho o K2 e K9 no EB, e o KF-21 da versão de 5g como segundo vetor da FAB.
É incrível a incapacidade que o Brasil tem de não conseguir desenvolver uma indústria de defesa competitiva a ponto de nossos vizinhos irem comprar em outros países. É um gigante adormecido mesmo.
Olha… não vejo bem dessa forma. O Brasil já vendeu para países da região, mas ai entra a questão daquele preconceito de que, o que é feito no Brasil, não presta. Isso está atrelado a sociedade desses países; eu mesmo cansei de ler isso por parte deles. Claro, não tiro de forma alguma nossa responsabilidade, deveríamos ter mais fortes no desenvolvimento industrial de defesa, mas….
O Brasil nunca teve uma relação de proximidade genuína com os demais países da Al, observe que temos poucas rodovias que fazem ligação, no máximo quem é do sul/sudeste faz uma viagem para Chile ou Argentina ver neve , mesmo isso cresceu só recentemente, Chile por causa da Tam e Argentina porque estavam em crise e baratos, Bolívia e Peru só alguns mochileiros. Negócios fazemos mais com a Argentina e temos relevância no Uruguai, mesmo assim volta e meia o Brasil pesa a mão com eles, como o caso do leite no Uruguai recentemente, o Paraguai já até impedimos deles… Read more »
Parabéns
Sua colocação foi perfeita.
Era para ter EMB314 voando em todas os países da América do Sul.
Deveríamos ter rodovias e ferrovias ligado o Atlântico ao Pacífico.
A hidrovia do rio Paraguai deveria ser igual é a hidrovia do rio Mississipi.
Mas somos o país do futuro!!!
Y por qué tendrían que comprarle a brasil?, cada país busca comprarle a postor que le ofrece transferencia de tecnología en ciertos puntos, eso te ofrecen las potencias que fabrican motor, avionica, radar, software, etcétera.
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To achando que o Chile será o primeiro na América Latina a ter o F35. Os caras tem problema com todos os vizinhos. Fora que o Chile tem uma relação muito próxima aos EUA e com certeza não vai querer ficar pra trás.
Muita coisa está apontando para este sentido, os armamentos mais modernos no Peru são mais um passo que aproxima o Chile do F35
Concordo.
O Chile tem problemas territoriais com a Argentina, com a Bolívia e com o Peru. Acredito que não estamos muito longe de ver o Chile comprando o F35 ou o F15.
Cantei essa bola a alguns meses aqui e disseram que eu estava viajando kkk
Tá viajando não, tudo indica o Chile ser o primeiro mesmo
K2, K808, KF21, tudo zerado, com cheirinho e plástico no banco. Acho que eles acertaram na MEGA.
A KAI vai fazer de tudo para conseguir o primeiro cliente para o KF-21 enchendo de presentes e mimos o primeiro comprador. O Peru quer esse benefício
Será que o pessoal da KAI aceita commodities na venda da aeronave?!
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Se aceitassem como o pessoal da Saab aceitou do reino da thailandia, seria uma beleza!
Na época(Setembro/2013), além de grana, o reino pagou com arroz, Borracha e frango.
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E…?
Pagamos os Gloster Meteor com algodão. Pagamos por 60 e acabamos ficando com 61.
Cuantos países en el mundo utilizan actualmente el caza sueco gripen? , tengo entendido que lo utiliza Suecia y Brasil porque se fueron con los sucesos al proyecto, a otros países no les interesa, será porque el Gripen E es experimental o es inferior en cacapacidad que un un F16 Block 70 , Eurofigther, Rafale, por eso en Europa o Asia no tiene mercado gripen.