Tupolev Tu-214 modernizado realiza primeiro voo com 100% de peças russas
A aeronave Tu-214LL, após passar por substituição de componentes importados por equivalentes russos, realizou seu primeiro voo no aeródromo da Fábrica de Aviação S.P. Gorbunov, em Kazan. A informação foi divulgada por Konstantin Timofeev, diretor-gerente da Tupolev JSC, em seu canal no Telegram.
O voo, realizado com o trem de pouso recolhido, teve duração de 1 hora e 10 minutos. Durante o voo, foram realizadas verificações dos sistemas e equipamentos nacionais. Após o pouso, a tripulação da Tupolev confirmou que a missão foi concluída com sucesso.
A substituição de componentes importados afetou 15 sistemas principais e cerca de 30 sistemas secundários da aeronave. Entre os itens substituídos estão dispositivos de computação, sistemas de alerta de proximidade ao solo e de colisão no ar, além de radares de bordo. A modernização também incluiu melhorias nos sistemas de iluminação, elétrico, hidráulico e de controle integrado.
A aeronave Tu-214, com registro RA-64509, foi fabricada em Kazan em 2006 e operada pela Transaero Airlines a partir de abril de 2007. Após a falência da companhia aérea, a aeronave ficou armazenada em Kazan de outubro de 2015 até junho de 2024, quando teve sua aeronavegabilidade restaurada.
VÍDEO: Voa o primeiro Tu-214LL com componentes russos
Em 14 de junho, o avião voou pela primeira vez após anos em solo. Posteriormente, seguiu para Minsk, onde foi repintado com a identidade visual corporativa da UAC no Civil Aviation Plant No. 407. Após isso, retornou a Kazan para ser modernizado. Durante o verão, Konstantin Timofeev já havia anunciado que a aeronave seria utilizada para testes dos novos sistemas russos que substituíram os importados.
Segundo o diretor-gerente da Tupolev, os testes adicionais na Tu-214LL incluirão a verificação da interação entre os novos sistemas russos e os demais equipamentos da aeronave. “Com base nessa aeronave, continuaremos os testes de voo, a modernização e o desenvolvimento da plataforma Tu-214, incluindo a criação de uma cabine para dois tripulantes”, declarou Timofeev em seu canal no Telegram.
A UAC planeja iniciar uma linha de produção em série do Tu-214. “A linha de montagem está planejada e contratada. O objetivo é atingir a produção de 20 aeronaves por ano. Não precisamos de mais por enquanto, mas veremos no futuro, tudo é possível”, afirmou Timofeev durante uma palestra para estudantes da Universidade Nacional de Pesquisa Técnica de Kazan (KAI), no verão de 2024.
É, sanções podem ser ruins mas as vezes podem ser estimulantes…
Será que foi feito engenharia reversa nos componentes de origem ocidental onde os russos estava defasado tecnologicamente ?
Com certeza estão substituindo peças originais por equipamentos chineses ou peças desenvolvidas localmente.
Mas não espere que tenham a mesma tecnologia embarcada. Estão fazendo o possível para manter seus aviões no ar.
Em componentes eletrônicos de alta tecnologia… É praticamente impossível realizar engenharia reversa… Ate pq o grande segredo esta no (surreal) maquinario de fabricação.
E os russos estão muito atrasados (Prometeram pra 2030, chips que o ocidente fabricou ha 20 anos). Certamente estao usando componentes de outros paises !
Ate porque nessa area, ninguém no mundo é autossuficiente.
Acho que a fabricação não são de chips de teconogia mais consolidadas, mas de impressoras para fabricá-los
Reativar a indústria de aviação 100 % nacional será ótimo para a economia russa e esses aviões para uso dentro do território russo será suficiente para atender a população russa.
Alguma dúvida sobre o fim do nefasto Globalismo?
A Embraer existe graças à ele.
Oportunidades surgem e podem ser aproveitadas ou perdidas.
Os tempos são outros…
Globalismo é a Terra Plana da geopolítica, é tipo o comunismo, 90% não sabe nem o que é e só coloca no meio da frase.
____
____
COMENTÁRIO APAGADO POR USAR O ESPAÇO COMO PALANQUE E ATACAR OUTROS COMENTARISTAS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Nefasto? por que?
AVISO DOS EDITORES: SOLICITAMOS QUE NÃO PROSSIGAM NESSA DISCUSSÃO QUE SAIU TOTALMENTE DO TÓPICO E GEROU UM COMENTARISTA ADVERTIDO E COMENTÁRIO APAGADO.
LEIAM AS ADVERTÊNCIAS NOS COMENTÁRIOS E LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Formidável ! Mas na aviação civil credibilidade e qualidade do pós-venda são fundamentais para construir uma marca. Em resumo para ser similar a Embraer são várias décadas de trabalho impecável tanto a nível de engenharia como a nível de gestão corporativa.
É para suprir uma demanda interna.
Com certeza.
Mas dado o tamanho do mercado interno russo ( aprox .140 milhões de pessoas) podemos ver que o desafio não é fácil.
O mercado interno russo é minúsculo.
A maioria das pessoas não possui renda para voar e usam trens para tudo.
Com certeza as empresas chinesas vão tomar conta de tudo em breve.
600 aeronaves tá longe de ser minúsculo.
Os caras foram sancionados por todo mundo, e estão se superando economicamente e industrialmente.
O Russo não está nem aí para credibilidade, pós-venda, etc e etc.
Imagina o Brasil e suas Empresas sancionados. Credibilidade e pós venda não serviriam para nada mais, além de terem ficado dependente de várias partes e peças de fora do país, na qual, o Brasil não teria conhecimento e capacidades internas para fabricar.
Quanto menos dependente tecnologicamente de fora, melhor, para qualquer nação.
Avião de grande porte que precisa de três tripulantes na cabine é coisa que foi abandonada no ocidente há 45 anos.
Mas, tá valendo! Um dia chegam lá.
Já chegaram.
O importante é ter soberania o resto eles dão conta.
Triste é ver alguém de uma nação que sob as mesmas condições voltaria a idade média se dar ao luxo de falar essas coisas… rs
Bom, eles estão pensando nisso, a matéria fala em fazer uma cabine para dois tripulantes.
Sim, certamente chegarão lá, mas o fato de ter sido projetado com três tripulantes, depois do 757, 767 e A320 evidencia o atraso na concepção. E trinta e cinco anos depois do primeiro voo é que vão desenvolver uma cabine para dois tripulantes. Na verdade tinham concebido uma versão modernizada o TU-204SM no começo da década passada, mas ele nunca voou. Esse projeto estava morto por incapacidade de competir com Boeing e Airbus, mas foi ressuscitado com as sanções de 2022. Provavelmente continuará sem condições de competir, sendo produzido apenas para o mercado russo, cujas empresas não poderão, por um… Read more »
A Tupolev já tá trabalhando numa versão com a cabine pra 2 tripulantes.
Toda semana os russos inundam as mídias com notícias maravilhosas de que tudo está dando certo para eles. A máquina estatal de propaganda não para.
Enquanto isso, na vida real, os trens estão praticamente deixando o país sem produtos primários,pois além da falta de peças, não há mais mão de obra suficiente para executar serviços básicos nas ferrovias.
Há dezenas de aviões aterrados pois já não possuem segurança para vôo ou combustível em aeroportos regionais.
Sim! A Rússia está melhor do que nunca. Confia.
Russia é a Coreia do norte ao norte da Coreia do norte.
“Fonte: kyive POST”. literalmente pesquisei sobre esse assunto é a única é a primeira matéria que achei era desse blog.
Tem aviões parados sim, pois não tem como produzir peças (ocidentais) localmente para a enorme quantidade de aviões de modelos diferentes que eles usam. Vão conseguir resolver sim, mas leva tempo.
Bem. Para sua informação a Aeroflot tem menos aviões parados que a Gol aqui do Brasil kkkkkkk .
Fonte: https://youtu.be/7LjgsLGIhs0?si=WBGIXlNUtM8qiENf.
O fazedor de viuvas russo
comentário de mau gosto
Gostava de saber que aviônicos o avião possui.
Mas uma coisa é certa, depender de terceiros é que não.
é um feito e tanto, tirando os eua tem algum país com tal capacidade ??
Acho que França é china já tem essa capacidade.
A França com a Airbus depende muito de outros países, principalmente Inglaterra e Alemanha, mas vários outros também.
Se ela quisesse ser auto suficiente precisaria trabalhar um tempo nessa direção. Isso não quer dizer que não consiga, mas somente que essas coisas não ficam prontas da noite pro dia.
Assim como a Rússia ainda teve que trabalhar um tempo para chegar a essa capacidade. França, Inglaterra e Alemanha podem fazer isso se quiserem, até porque já o fizeram no passado. Só não o fazem porque não é necessário.
Exatamente.
A verdade é que no momento nem mesmo os EUA produzem um avião comercial 100% nacional, o que não significa que eles não consigam.
OFF TOPIC:
https://www.google.com/amp/s/www1.folha.uol.com.br/amp/mundo/2024/11/russia-ataca-ucrania-com-missil-criado-para-guerra-nuclear.shtml
A indústria da Rússia é invejável👏
Fora do tópico
https://aeroin.net/brasil-considera-comprar-cacas-indianos-tejas-mk1a-em-troca-do-fornecimento-do-c-390m-para-a-india/?fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaZM6Na2rp74bvDn3iOnGaNAjFuNIYCfyUrl1NGo_PM_RzMiTq0lCGtwz68_aem_gG4eLwcs86Yb9M13c09jag&
Cassini, isso já foi tema de matéria aqui.
https://www.aereo.jor.br/2024/09/11/india-e-brasil-discutem-defesa-foco-em-aeronave-tejas-transporte-c-390-e-mais/
A que você postou não traz nenhuma novidade em relação a esta.
Desculpe, não tinha visto a matéria do Aéreo.
No final não passam sufoco … com todo embargo, continuam comendo McDonald, tomando coca cola, estão em guerra e o PIB desse ano com previsão de 2,8+
kkkkkkkkkkkkkkkkk
_____
_____
COMENTÁRIO EDITADO. MANTENHA O BLOG LIMPO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
O que deve ser uma aeronave para quem sabe fazer foguetes espaciais, veículos, tanques, misseis hipersonicos, satélites além de ter diversos prémios Nobel ? Pode não ser uma grade maravilha mas acaba voando.
Não vou nem falar que os caras tem hackers e também poder contrabandear peças, motores etc… Mole Mole fácil fácil