O desenvolvimento do caça tático leve de quinta geração Su-75 Checkmate alcançou um estágio de prontidão suficiente, permitindo considerar o progresso do programa como promissor. É possível olhar para o futuro desse complexo aeronáutico com otimismo, afirmou Sergei Korotkov, designer-chefe e vice-diretor-geral da United Aircraft Corporation (UAC), à RIA Novosti.

Segundo Korotkov, o conceito do Su-75 prevê a integração do complexo em um sistema de aeronaves interconectadas, em vez de apenas criar um avião isolado. A UAC já recebeu solicitações de potenciais clientes interessados na aquisição dessas aeronaves. A avaliação da demanda de mercado por caças dessa classe confirma a viabilidade do projeto, acrescentou.

No início de setembro de 2024, Alexander Mikheev, diretor-geral da Rosoboronexport, declarou durante a Egypt International Airshow que vários países do Oriente Médio e da África demonstraram interesse no caça Checkmate. Propostas específicas foram apresentadas aos parceiros interessados, informou ele à RIA Novosti.

Korotkov destacou que todos os recursos de engenharia disponíveis atualmente na UAC estão sendo empregados na implementação do projeto Su-75. Essa flexibilidade é possível graças aos planos internos de trabalho aprovados pela corporação. “Há uma política dentro da corporação que permite mobilizar livremente o pessoal de engenharia entre projetos, sejam eles da Tupolev, Ilyushin ou Sukhoi, não apenas com base em contratos, mas dentro dos planos aprovados pela UAC”, explicou o designer-chefe.

O desenvolvimento do caça tático leve Su-75 pode representar um passo em direção à sexta geração de aeronaves de combate. O Bureau de Design Sukhoi está criando uma plataforma que permite mudanças radicais na funcionalidade da aeronave sem alterar suas características de transporte. Esse design universal foi patenteado pela UAC no final de 2023, garantindo maior flexibilidade no atendimento às demandas dos clientes.

A inovação inclui a possibilidade de instalar unidades modulares especializadas durante a construção da aeronave, dependendo dos requisitos do cliente. Essas unidades podem ser projetadas para diferentes finalidades, como uma cabine monoposto para aeronaves tripuladas, uma cabine de dois lugares ou uma seção frontal para uma aeronave não tripulada. Graças a esse sistema modular, o Su-75 poderá cumprir diferentes tarefas sem alterar seu design básico e a um custo aceitável.

FONTE: RuAviation

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique

Segundo uma mídia indiana os russos aumentaram o porte do Su-75 Checkmate.
O MTOW que foi anunciado de 18.000 kg foi alterado para 26.000 kg e o motor AL-41 foi substituído pelo AL-51.

Pelo menos é o que indica algumas fontes indianas.

Este projeto se conseguir manter o preço tão atrativo, acho que será adquirido em grande quantidade por países com boas relações com a Rússia.

Alexandre Fontoura

Então, está muito longe de ser considerado um caça “leve”.

Aéreo

Em épocas anteriores era mais fácil projetar um caça leve como o MIG-21 e F-5 nos anos 50 ou o Gripen nos anos 80. Projetava-se uma aeronave com carga útil limitada, o que na função ar-ar nem é problema e uma fração de combustível modesta, o que tornava a aeronave um caça de defesa de ponto. A questão complicada em aeronaves furtivas é o requisito de armamento interno. Então é quase impossível você ter um caça furtivo pequeno. Assim como é muito difícil colocar armamentos convencionais dentro de caças furtivos mesmo em um F-22. Normalmente se utiliza versões compactadas das… Read more »

Amarante

Esses dias estava procurando novas informações sobre essa aeronave. Mas uma coisa que chama a atenção na matéria é a “exclusão” do nome MiG, é curioso como a MiG era a cara da URSS na guerra fria e como ela sumiu na sombra da Sukhoi na era Putin.

BLACKRIVER

Eles fizeram uma reestruturação na “holding aeronáutica russa”
Alguns nomes “perderam” outros “ganharam” projetos.

Um exemplo é o o atual YAKOVLEV MC-21 que nasceu como IRKUT MC-21

Tutu

Se for pensar, pela fama absurda da família SU-27/37/30/35 a Sukhoi hoje é o nome russo nessa área mais reverenciado.

Mesmo com toda a história e o sucesso relativo nas vendas do MiG-29 (e demais variantes).

Eu como fã de aviação adoraria que esse projeto fosse para MiG, poderiam segmentar com caças mais “leves” com eles e os mais pesados com a Sukhoi.

Cristiano GR

Acredito que seja, justamente, por a MiG ser a cara da URSS, algo que acabou, que fracassou.

Gabriel BR

Esse é um dos projetos mais promissores da Rússia em décadas , tenho boas expectativas .

Felipe

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk promissor igual o su 57, pouco mais de 30 unidades feitas e nenhum comprador. Pode esperar sentado pq até esse caça estiver pronto estaremos vendo caças de 7 geração!

RRN

A Rússia solta semanalmente notícias “maravilhosas” na mídia mundial, como se o país estivesse indo muito bem.
O país está agonizando em termos econômicos e realm implora por algum desavisado que “pague a conta” desse tipo de projeto que praticamente são saiu do papel.

Gílson Topfstedt

Hmmm. Não me parece ser bem assim como vc diz. A Rússia vem vendendo gás e Petróleo pra outros países que revendem para os “palermas” Europeus… Eles estão em guerra contra a NATO.. tiveram 300 bilhões de dólares ROUBADOS em bancos Ocidentais… mas mesmo assim estão bem… Qdo outros estariam quebrados. Outra coisa é com relação aos produtos militares…vivemos momentos turbulentos e sem muita definição sobre o amanhã… por isso não aparecem parceiros para projetos conjuntos.

Fábio

No final o Putin vai comprar 20 unidades para não expor o fracasso, material russo está se comprovando ser uma porcaria.

Gílson Topfstedt

Sério? Aonde vc viu isso? Ahhhh sim. Na Mídia Ocidental. Cara… não dá pra acreditar na Mídia. Se o material Russo fosse muito ruim, eles não estariam ganhando a guerra contra a Ucrânia auxiliada pela.OTAN

Ozo

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Bruno Gonçalves

Parece uma cópia descarada do F23. Que é um bqita caça.

Leandro Costa

Nao tem nada a ver com o YF-23. Seria mais parecido com o X-32. Nenhum dos dois passou da fase de protótipo.

Felipe

Sim, parecido com x-32

Last edited 18 dias atrás by Felipe
Gílson Topfstedt

Cópias não são descaradas… são esperadas, óbvias…pois não há muitas soluções aerodinâmicas que sejam furtivas. Então já há semelhança entre todas as aeronaves de 5 geração até o momento.

Léo Neves

Olhando pelo aspecto do formato este checkmate parece mais Stealth que o Su-57 .
Se for um avião barato e sair do papel será uma boa opção para países com orçamento mais baixo.

Jadson S. Cabral

Aprenderam com os erros, né?

Léo Neves

Provavelmente sim.

RRN

A questão são as garantias e a confiabilidade de manter esses aviões por pelo menos 30 anos amarrados aos russos.
Ninguém em sã consciência assinaria um contrato na atual realidade.

Diego

Por favor não me entendam mal, não sou desses que acha que produtos russos/chineses são ruins ou tudo cópias, o avião é bonito tem um design interessante se cumprir o que promete em termos de custo/eficácia militar pode ser um ótimo caça, mas ao que tudo indica a Rússia está a procura de um bolso grande para desenvolver o seu armamento, caso contrário não sairá do papel aja visto que a própria vvs está pondo cada rublo que tem no SU-57.

Leandro Costa

Como eu disse quando anunciaram esse avião, se não houver alguém com grana interessado, será vaporware.

Rodolfo

O que eu vejo como maior empecilho a atrair outros países é o embargo a semicondutores que a Russia sofre mas consegue reverter através de uma rede de mercado negro que usa intermediários na Índia, Turquia e Maldivas, mas que sujeitaria qualquer país que se alie a esse programa no mesmo tipo de embargo. Por isso, só imagino que outros países já sob embargo ou que realmente não tem mercado alternativo como o Irã entrariam nessa. Seria difícil qualquer país terceiro depender de seja radar ou missil ar-ar russo que contem chips da Intel ou Texas Instruments que tem que… Read more »

Joanderson

Se a Índia entrar no projeto eu duvido o ocidente ter coragem de sancionar, acho que até a arábia saudita eles pensariam duas vezes.

Felipe

Vc não achar que os produtos chineses são cópia é sacanagem tmb!!

Felipe

Nem o próprio su-57 teve interesse internacional quem dirá o su-75! A Rússia ja tem dificuldades em produzir o su-57 com esse agr vai ser muito difícil!

Fábio

Mais um elefante branco pro Putin tentar iludir, mas não deve vender nada e deve fracassar como o primo Sukata-57

Joanderson

O que importa é o resultado do investimento em ciências e tecnologias que a Rússia apesar dos pesares nunca deixa de investir.
O caça pode até não ser produzido em série por agora,mas a tecnologia vai ser criada e servirá para outras aplicações,é por isso que a Rússia persisti tanto.
Investimento em tecnologia nunca é desperdício.

Cassini

Gente, o cara conversa consigo mesmo numa seção de comentários. Kkkkkk

Fábio

Vai ser tão ruim quando o primo “Su”kata 57

Joanderson

Se o Brasil tivesse a metade da tecnologia sucateada que a Rússia tem estaríamos em outro nível.
Bastava a tecnologia aeroespacial, nuclear e de submarinos para esquecerem a nacionalização da Amazônia.

Leandro Costa

“Nacionalização da Amazônia?”

Achei que ela já fosse nossa.

Joanderson

Quiz dizer internacionalização amigo kkk
Desculpa aí.

vendéen

Bonjour le Brésil, Não se deve esquecer que o Su-75 Checkmate foi pensado/projetado antes de tudo para ser o muito acessível adversário russo ao F-35 Lightning II US e não é destinado a equipar a Rússia (exportar um avião de combate não presente na aviação militar do país de origem não favorece as vendas). Atualmente, e isso não ajuda nas vendas, Sukhoi e UAC “pagam” sua imagem muito ruim em termos de pós-venda. Em suma, tudo isso claramente não contribui para o desenvolvimento do Su-75 Checkmate mesmo com uma flexibilidade modular otimista. Apresentado como um avião muito acessível (com um… Read more »

Sensato

Por enquanto esse projeto é nada muito além disso, um projeto. Tenho dúvidas sobre se e quando ele verá a luz do dia.

Renato Garcia

O engraçado dos comentários é que acham o F-35 o supra sumo só esqueceram de ver a verdade o F- 35 até hoje só foi usado para derrubar um balão e é um avião cheio de problemas conforme os próprios militares americanos e cheio de deficiência enquanto isso o SU 57 já foi utilizado em várias ocasiões o problema é que diferentemente da ideologia ocidental o russo continua desenvolvendo o avião e arruma o que está com defeito já o ocidental quer trocar por uma peça nova que aumenta o custo visto os Helicóptero Russo que compramos o Brasil queria… Read more »

Franz A. Neeracher

O tal balão foi abatido por um F-22.

Leandro Costa

Você entendeu tudo errado. Até o português.

Sergio Machado

Se a proposta de ser modular e código aberto se concretizar, é uma opção interessante, principalmente para a manutenção, o que o torna atrativo.
Outro ponto é se utilizar da plataforma do SU57, o que permite a potenciais compradores operar os 2, como complementares mas com menor custo.

RRN

Sucesso aos aventureiros que eventualmente irão se amarrar a equipamentos russos.
Isso aí é pura propaganda estatal.
Nem mesmo o SU-57, que é de pleno interesse dos próprios russos, consegue se sustentar.