FAB e Força Aérea Sueca discutem cooperação e modernização de forças aéreas
Durante encontro, foram abordados planos de aquisição de aeronaves KC-390 e F-39, além do fortalecimento da parceria estratégica entre Brasil e Suécia em Defesa
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, no dia 12/11, o Comandante da Força Aérea Sueca, Major-General Jonas Wikman, que estava acompanhado do Adido de Defesa da Suécia no Brasil, Coronel Aviador Jan Marcus Björkgren.
Durante o encontro, o Major-General Jonas Wikman destacou a possibilidade de reaparelhar a Força Aérea Sueca com a aquisição dos aviões KC-390 Millennium, fabricados no Brasil. Ele ressaltou as qualidades da aeronave brasileira, incluindo sua versatilidade, capacidade operacional, logística e tecnológica. “São admiráveis o profissionalismo, a operacionalidade e a atitude demonstrados pelos pilotos e técnicos brasileiros envolvidos na implantação da aeronave”, afirmou.
O Comandante da Força Aérea Sueca expressou ainda a intenção de alcançar, até o início de 2026, o mesmo nível operacional, doutrinário e logístico alcançado pela Força Aérea Brasileira (FAB) com o KC-390, enfatizando o sucesso do programa da aeronave no Brasil.
Neste sentido, o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno reafirmou o planejamento da FAB para a aquisição de 36 caças F-39 (Gripen E/F), já em andamento, além da intenção de aumentar em 25% o atual contrato. Ele também destacou a necessidade urgente de expandir a frota de aeronaves de caça da FAB, considerando as dimensões continentais do Brasil e os desafios impostos pelas instabilidades no cenário internacional.
“Vivemos um momento especial na Força Aérea Brasileira, com a conquista de elevados índices operacionais com as aeronaves F-39 Gripen e KC-390 Millennium, que foram evidenciados durante o Exercício Cruzeiro do Sul, a CRUZEX, realizado em Natal de 3 a 15 de novembro. Esse Exercício marcou um grande avanço, especialmente no desempenho do projeto Gripen”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.
Por fim, ambos os Comandantes concordaram sobre a importância de estreitar ainda mais a cooperação entre os dois países na área de Defesa, com ênfase no fortalecimento da colaboração científica e tecnológica, além de parcerias para a aquisição, capacitação e intercâmbio de conhecimentos em projetos estratégicos.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Off-topic: em caso de crise ou guerra, quebre o vidro:
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cp8xdk356kvo
O quê isso pode representar pra acordos comerciais e militares entre nós, a república, e eles, o reino? Eles já sabiam que o caldo podia entornar desde 2018, muito antes da invasão
da Ucrânia. Talvez por isso a SAAB tenha desacelerado a produção dos Gripens pra exportação e deixado que a imprensa republicana local bote a culpa em contingenciamentos orçamentários, a Geni de sempre. Sei lá…
De fato, desde 2018 o governo sueco voltou a publicar esses manuais para a população. Isso foi tema de matéria no Blog das Forças Terrestres naquele ano:
https://www.forte.jor.br/2018/05/22/suecia-distribui-instrucoes-para-caso-de-guerra/
Sobre “imprensa republicana local” botar a culpa em orçamentos, acho que sua hipótese peca um pouco pela cronologia dos fatos. As questões orçamentárias que afetam o programa aqui no Brasil não começaram a ser transformadas em modificações no contrato apenas em 2018, e sim antes.
Veja os resumos dos primeiros aditivos assinados ao contrato:
Já o primeiro desembolso de 2015 foi muito menor do que se esperava. E duvido que tenha sido uma decisão unilateral nossa – provável que o invoice da SAAB fosse nesse exato valor. Procuremos os invoice, as faturas! A propósito, Nunão, está estabelecido em contrato com a SAAB a grandeza dos desembolsos em função do progresso de desenvolvimento, produção e entregas, certo? Esse contrato, e seus aditivos modificadores, está disponível ou é segredo comercial? É que são coisas distintas, embora devessem ser complementares e coordenadas, a contratação de financiamento no banco e a de desenvolvimento, produção e aquisição na SAAB…… Read more »
O contrato com o banco é uma coisa, e está disponível.
O contrato com a Saab é outra coisa, e não está disponível.
Sobre procurar pagamentos específicos e mais detalhados, pode ser que você encontre alguma coisa nos diversos relatórios de demonstrações contábeis, de acompanhamento orçamentário e outros afins no link abaixo, cujos documentos vão até 2019 (para anos anteriores, precisa refinar a pesquisa no google ou outros buscadores).
Desejo boa pesquisa pra você:
https://www.fab.mil.br/relatoriodegestao
Isso não faz sentido para mim, Alex. Da forma como eu vejo, o ‘invoice’ é o contrato em si. Se foi acordado o pagamento de ‘X’ e o Brasil paga ‘X/Y,’ não vejo como isso pode ser do interesse da Suécia ou mesmo que seja em concordância com o contrato. A resposta é mais simples do que uma complexa teoria de manobra geopolítica da qual não existem evidências. O Congresso Brasileiro simplesmente decidiu não destinar os recursos acordados em contrato para utilização em alguma outra coisa que julgavam mais importante. Não é a primeira vez que isso acontece, e nem… Read more »
Após estudos da Força Aérea Sueca, em 2023, já considerando o atual conflito Ucrânia Rússia, Saab e a Administração de Materiais de Defesa, firmaram um acordo referente a novas funcionalidades e alteraram os planos de entrega das aeronaves de combate Gripen E e Gripen C/D, adicionando novas funcionalidades, que incluem, entre outras coisas, mudanças no sistema de guerra cibernética, no sistema de comunicação e no sistema de reconhecimento, bem como alterações na entrega planos para o Gripen E e o Gripen C/D. O objetivo do acordo era permitir o desenvolvimento contínuo e a operação operacional do Gripen C/D após 2030,… Read more »
Boa tarde, Nilo. Curiosissimo seu texto e parece corroborar em parte minhas suspeitas. Você tem a ou as fontes? Desde já obrigado.
Boa tarde meu caro, Jornal da Suécia direto da fonte:
https://www.affarsvarlden.se/artikel/saab-i-mangmiljardaffar-gripen-order-fran-forsvarets-materielverk
😀, obrigado, Nilo.
Tem mais aqui:
https://www.aereo.jor.br/2023/09/12/saab-recebe-ordem-para-funcionalidades-adicionais-do-gripen-e/
Ops,😴😴😴😴😴😴🤣🤣🤣
Só a previdência dos militares teve um déficit de R$ 50 bi em 2023. O Governo, que está sendo pressionado para fazer um ajuste fiscal, não vai poupar o Min. da Defesa.
Mestre Leandro, o financiamento e o acordo com a SAAB são coisas distintas, inclusive independentes e casualmente mutuamente complicadoras. Cito o contrato de financiamento: SECTION 2 THE FACILITY 2 The Facility 2.2 Purpose (d) The borrower (o Brasil) shall apply all amounts borrowed by it under Tranche B (SEK 39 bilhões) towards payment of invoices (faturas) issued by exporter (a SAAB) from time to time for eligible goods and services in an aggregate amounts up to the total Tranche B. Penso que está claro que os invoices é que demandam a quantidade a desembolsar e não o arbítrio do adquirente.… Read more »
“…elligible goods and services…’ Que foram definidos em contrato assinado por ambas as partes. Não tem nada unilateral. Caso contrário seria quebra de contrato. Não faria qualquer sentido fazer uma negociação, contrato, em que duas partes se comprometem com algo, quando uma das partes simplesmente decide que vai alterar o que foi acordado para entregar quando der ‘vontade.’ Complicações financeiras acontecem. O famoso ‘devo, não nego, pago quando posso, e vamos renegociar isso aí.’ Atrasos em um produto em desenvolvimento também acontecem, mas em ambos esses casos, são fácilmente explicados e, para ser sincero, fazem parte do processo. Agora uma… Read more »
É provável que eu esteja sendo ingênuo ou serei motivo de escárnio, mas eu ainda tenho esperanças e ainda acredito que essa situação vai se normalizar, e que a FAB conseguirá esse 2°lote de Gripens.
Amém?
O dia que as forças cortarem profundamente as despesas inúteis que tem hoje, sobra pra ter os equipamentos que precisarem, até lá, seguirão catando moedinhas pra pagar as contas.
Olá Wilber. Apenas para acertar a nomenclatura… os 36 aviões do primeiro contrato podem ser chamados de “primeiro lote”. O aditivo de 25% do primeiro contrato poderia ser chamado de “segundo lote” e a assinatura de um novo contrato seria o “terceiro lote”.. voltando.. eu acho que o “segundo lote sai”. Há um problema orçamentário cuja restrição tem origem na tal lei do teto, que foi uma aberração constitucional que nunca funcionou devido a crise da pandemia. A CF88 foi reformada para retirar o teto e aprovada a lei do arcabouço fiscal, que também impõe um teto de gastos mas… Read more »
“Olha a situação… o EB compra 12 helicopteros novos e a FAB não consegue bancar a compra dos F39 (…)” Embora eu concorde com a maior parte de seu raciocínio até aqui, há de se ter em mente que esses helis foram adquiridos via FMS ( o que garante melhores condições de financiamento ) e não envolvem ToT, o que já barateia MUITO, comparado ao valor dos Gripens e do FX-2. O fato do EB já ter ampla experiência em operar BH também facilita muito. Eles não precisaram “reinventar a roda” com um vetor totalmente novo, igual a FAB com… Read more »
Compra via FMS sem compensação tecnológica, industrial e comercial, desembolsando 950 milhões de dólares quando a FAB não consegue cumprir cronograma de pagamento do Gripen E, um caça de superioridade aérea com toda a sua importância industrial e de soberania é algo a se questionar, se o MD é um colchão de retalhos ou um aglutinador dos interesses de Estado do país.
Eu não critico o BH em sí, já que é uma máquina extremsmente necessária pro EB. O que poderíamos criticar ou discutir seria: 1- por qual motivo o BH foi escolhido, em detrimento ao Caracal da Helibrás? 2- se a principal causa do atraso da entrega dos Gripens é a falta de grana, como essa compra do BH “passou na frente”? Os Gripens não deveriam ser a prioridade orçamentária? 3- novamente, se tem 950 milhões de dólares ( valor nada desprezível ) pra BH, porque essa grana não poderia ser “injetada” no Gripen, pra normalizar a entrega dos Gripens de… Read more »
Só um aparte: o contrato assinado para compra dos helicópteros Black Hawk é de 451 milhões de dólares.
https://www.forte.jor.br/2024/07/26/black-hawks-para-o-eb-assinado-o-contrato-de-us-451-milhoes/
👍
Agradeço a correção.
Os caras querem criticar, não interessa a informação correta…e querem misturar vetores completamente diferentes e para missões completamente diferentes. Uma necessidade de compra de um vetor não exclui a necessidade de outro. Mas, tudo tem que ser criticado. Daí, quando o EB ficasse sem substituto para os HM-2 e HM-3, seriam os primeiro a criticar e perguntar por que não fizeram nada para evitar isso.
Nessa mistura que vocês querem fazer, podem sugerir que aumentem mais ainda a encomenda dos Gripen e esses exemplares extras reequipem, lá por 2050, os esquadrões que hoje operam os helicópteros HM-2 e HM-3 no EB. Desde já, estou curioso para ver um Gripen fazendo transporte de tropa, SAR e C-SAR no EB.
“Eu iria perguntar também se adianta alguma coisa sem defesas AA de médio e longo alcance, coisa que jamais foi prioridade pro EB, mas nem vou entrar nessa seara…” O campo de operação de helicópteros assim demanda AAé de ponto e curto alcance, algo que o EB já possui. “Considerando-se o histórico das FA’s BR, eu fico surpreso em alguém, dentro do EB, já não ter dado essa idéia e pensado seriamente nisso…” Tu acredita mesmo nisso? Crê, de fato, quecalgurm dentro do EB proporia algo assim? Tem duas opções: – tu está brincando e querendo ser engraçado; – tu… Read more »
“O campo de operação de helicópteros assim demanda AAé de ponto e curto alcance, algo que o EB já possui.” Sim, possui. É o único tipo de AAA que o EB possui, na verdade. E como sempre, em pouquíssimas quantidades… “Tu acredita mesmo nisso? Crê, de fato, quecalgurm dentro do EB proporia algo assim?” Ah sim, é que as FA’s BR tem um looooongo histórico em boas decisões, todas elas pautadas na realidade, e é por isso que, atualmente, as 3 FA’s são modernas, bem equipadas, com equipamentos condizentes com os bilhões de reais em Defesa que eles recebem todo… Read more »
“ Sim, possui. É o único tipo de AAA que o EB possui, na verdade. E como sempre, em pouquíssimas quantidades…” Mas, continuo sem responder. AAé de longo alcance em um TO limitado como o de asas rotativas? “ Ah sim, percebe-se bem o planejamento do Alto Comando EB e seus reflexos no quanto o EB é uma força realmente moderna e voltada pro séc. XXI, tô vendo sim…” Aqui também continua sem responder: tu acredita que o Comando do EB possa pensar em adquirir caças?? Quanto aos erros em decisões tomadas, tem para todos os gostos, com participação, ou… Read more »
Gastos obrigatórios com Saúde, Educação, aposentados públicos e mais recentemente, após o retorno da política de inflação+PIB, a previdência.
“Olha a situação… o EB compra 12 helicopteros novos e a FAB não consegue bancar a compra dos F39… tem alguma coisa erradas nesta conta… adianta ter 12 helicópteros novos sem superioridade aérea? Clao que não…. o risco é alguém querer um esquadrão de caças F16 antigos para o EB fazer a superioridade aéreA” Sempre com essa piadinhas sem graça nenhuma…e, nesse caso, está comparando laranjas com bananas. Os helicópteros para o EB são via FMS e não dependem de nenhum empréstimo, além de nao terem a lendária, gloriosa e divina deusa ToT. E o EB está cuidando daquilo que… Read more »
Pra mim a FAB está mais perdida que cego em tiroteio. Cada hora é um movimento maluco no tabuleiro.
O Cmt da Aeronáutica se manifestando pela intenção de receber 36 Gripen E/F + 25% + expandir frota de caças. Parece óbvio, mas o óbvio deve ser dito, para que desavisados não questionem o óbvio. Um país que paga super salários com custos de bilhões ao ano para juízes, procuradores e desembargadores (acima do teto constitucional), que ainda paga um passivo de pensão para filhas de militares, que gasta bilhões em programas sociais que nunca superam o status inicial ou resolvem o motivo para aquilo que foram criados… …tem recursos para 74 caças, com certeza tem, basta um pouquinho de… Read more »
“Juízes, procuradores, desembargadores, generais, almirantes, brigadeiros, senadores, deputados, ministros…”
tem espaço pra cortar $$ em todo lado.
Neto, faça um esforço e procure na Internet. Compare os salários do Judiciário com os dos oficiais generais. Terá uma surpresa.
É modinha infantil… Já expliquei e desenhei isso aqui, não adianta.
Famoso efeito manada..
Pois é… Nem sei porque postei. Não muda nada. O Diretor do DECEA tem 45 anos de FAB, e comanda 21 mil pessoas. Responsável pelo controle de 22 milhões de quilômetros quadrados. Quando vale o trabalho dele?
Simples,
Se não está feliz, ou acha que é muita responsabilidade, pede exoneração e segue a vida como civil.
Mania que funcionários públicos e militares tem de se considerar vítimas da sociedade e do estado; que parte que essas pessoas não entenderam ainda que elas são o próprio estado.
Responda à questão, ao invés de marretar. Quanto vale o trabalho dele? Ninguém disse que está infeliz.
Tá vendo? Nem sei porque raios esse pessoal frequenta um site sobre aviação e temas militares..
A Psicologia explica…
Tanto o trabalho do diretor do DCEA como do gari que faz a limpeza da rua e ajuda a manter a saúde sã população, são de valores inestimável ao bem e ao progresso do país. Ambos são pagos com dinheiro proveniente dos impostos do contribuinte. Mas um alem do salário, tem vários benefícios e penduricalhos! No dia que esses benefícios e penduricalhos acabarem, aí sim estaremos falando de igual pra igual. Afinal a Base Aérea de Recife foi fechada, o hospital da FAB em Recife padece de obras civis… Mas o majestoso edifício do endereço a seguir: https://maps.app.goo.gl/ZNzNoMNPweCJ7FGR6?g_st=com.google.maps.preview.copy continua há… Read more »
Mandar os cmt de OM (os moradores desse prédio, já fui aí) pra outro lugar muda algo? E não respondeu à pergunta… Comparando Diretor do DECEA com gari.
Continue demostrando sua sabedoria através da sua visão como militar.
Sempre é bom saber como que as pessoas remuneradas através do suor do contribuinte pesam e agem.
“Sempre é bom saber como que as pessoas remuneradas através do suor do contribuinte pesam e agem.”
Cara, deixa desse discurso infantil, vazio e totalmente desprovido de inteligência. Todo e qualquer servidor público, seja da esfera que for, também paga todos os impostos que todas as outras pessoas pagam. Sai desse loop de desinteligência.
Exato. Mas, criticar é um vício.
No mercado civil seria salario de CEO de multinacional……uns R$ 10 a 15 milhoes ao ano, total comp
Pois é… Mas 25 mil por mês é muito pra alguns…
Bruto né….
Poder não ser o salário ideal, mas é o que o mercado paga, então, se se consideram tom bons, peçam a conta, e então de duas uma, ou o salário aumenta ou algum fiel colega de farda assume pelo memo salário, ou menos, afinal é assim que a banda toca aqui fora da esfera governamental.
Não esta feliz, ganha pouco, muito trabalho, muita responsabilidade….
Simples, pede baixa e vai fazer outra coisa.
Onde, em que lugar, foi dito que o dito comandante do DECEA está infeliz ou incomodado? Quem está incomodado é tu!! Talvez tu quisesse estar no lugar dele, mas talvez não tenha tudo competência para seguir carreira militar.
Simples,
Pede baixa e vai ser CEO numa multinacional.
Minha contribuição para a pesquisa Penduricalho a militares custa R$ 26 bi em 5 anos – Estadão
“tem espaço pra cortar $$ em todo lado.”
Concordo! Ainda tem muita, mas muita mamata e regalia que dá para ser cortada por aí.
Também acho…
Os militares deveriam trabalhar só 40 hrs por semana e pronto.
8 hrs diário de expediente e cai a caneta.
1 hr de almoço… e não liguem no telefone.
Sei lá. Deveriam ter os 37 direitos de todos os civis.
Esse negócio de 7 direitos é muita mamata.
Se o militar não está feliz, é só pedir pra sair, simples assim!
Não. Não é assim. Eu gostaria muito que os militares passassem a ter os mesmos direitos e deveres dos servidores civis federais. Gostaria muito. 40 horas semanais e todo o resto. Ah, mas quem vai fazer a guarda nos quartéis à noite? Como vai ser quando tiver manobras e operações? Eles vão ganhar horas extras ou vão folgar depois? Como vai ser a defesa aérea no final de semana? E todo o resto? Eu gostaria muito de ver isso.
Exatamente,
Se só cortarmos as regalias e auxílios, colocar cada um desses para dirigir seu próprio carro, abastecer do próprio bolso, colocar cada um pra pagar seu aluguel ou caso preferir comprar sua casa própria, pagar seus próprios ternos.
Ja dava para comprar alguns helicópteros ou talvez reduzir alguns impostos.
Sao 12 milhões de funcionários públicos diretos no Brasil
Quem disse q alguém dirige o carro do militar?
Quem disse q o militar não paga seu aluguel?
Só os comandantes de unidade é q tem carro com motorista e telefone funcional.
Sabe por que?
Não é regalia. Não pode ter desculpa q não foi achado, que não pode ir, q não tem como ser agora.
E garanto q eles iriam preferir ir com o próprio carro e não ter telefone funcional.
Seria um alívio enorme na vida deles.
Concordo, mas os servidores civis do executivo e legislativo (incluindo políticos e tecnocratas) também tem que seguir essas regras. Um bom começo seria o respeito ao teto constitucional dos salários e soldos e eliminação (ou limitação) dos famosos “auxílios”.
Não tenho dúvidas que sim, por isso devemos cobrar a todos, ninguém está acima de ninguém.
Os soldos está abaixo (bem abaixo) do teto constitucional.
Lembro de quando o governador Sartori do RS depenou alguns setores do estado, em especial a segurança publica. Os apoiadores ns epoca aplaudiram e mandavam os servidores descontes “embora”.
Anos passaram, violencia aumentou e o povo implora por aqueles milhares de policiais que foram embora. Agora leva anos pra recuperar o efetivo. E o crime aproveita.
O que o Brasil precisa definir é que o Tesouro paga apenas e tão somente o teto, e se houver créditos de outras naturezas, os pagará depois seja durante a aposentadoria, seja para os herdeiros e sucessores, mas sempre no teto: se o tipo tiver 1 milhão a receber quando morre, seus herdeiros receberão 20 parcelas de 49 mil. Simples… e de quebra, podem acabar com o CNJ e o CNMP, que não servem para nada!
Angus… eu até concordo que o Judiciário e o Legislativo tẽm gastos inexplicáveis, mas não adianta economizar lá sendo os gastos militares da alçada do Executivo….
“Ele também destacou a necessidade urgente de expandir a frota de aeronaves de caça da FAB”
COM certeza vem Gripen C/D por aí.
Olá João.. creio que expandir a frota é contratar mais que 36 Gripens E/F
Creio que o João tenha se referido à parte que diz “necessidade urgente”.
Qualquer Gripen E/F adicional ao contrato atual de 36 aviões dificilmente será entregue de forma urgente, e sim depois do final da atual encomenda (lá pelo fim desta década).
Beleuza.., valeu.
As duas forças podem até compartilhar aeronaves iguais, mas os objetivos e estratégias são completamente diferentes. Suécia integra a OTAN e tem um grande inimigo nas suas fronteiras, já por aqui, a maior ameaça, se um dia ela vier a existir, é uma invasão pelo Atlântico.
O maior problema externo hoje é a Venezuela, que pode desencadear uma guerra na Guiana bem como o regime do Maduro apoia organizações como o MST no Brasil. Mas o grande problema de segurança hoje é interno e o risco do país virar um narco estado igual ao Mexico, onde o PCC manda e o estado obedece. AVISO DOS EDITORES: A DISCUSSÃO ESTÁ DESVIANDO PARA ASSUNTOS MUITO DISTANTES DO TEMA DA MATÉRIA. VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO ANTES POR INICIAR DESVIOS DO TEMA QUE VIRAM UMA BOLA DE NEVE DE COMENTÁRIOS SOBRE OUTROS ASSUNTOS, INCLUINDO PROSELITISMO POLÍTICO. LEIA AS REGRAS DO… Read more »
Concordo. O problema PCC é o problema mais grave hoje. A população nem imagina o estágio em que estamos, em termos de tamanho e atuação do PCC nas esfera de governo e judiciário.
AVISO DOS EDITORES A TODOS: A DISCUSSÃO DESVIOU PARA ASSUNTOS MUITO DISTANTES DO TEMA DA MATÉRIA E ESTÁ PERDENDO TODA A CONEXÃO COM O TEMA, VIRANDO UM DEBATE PARALELO.
VOLTEM AO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Adicione as forças armadas, polícias militares e civis, no seu comentário, e então eu concordo plenamente contigo.
Não quero a concordância de ninguém. Siga seu caminho.
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COMENTÁRIO APAGADO.
OS EDITORES AVISARAM NESTA SEQUÊNCIA DE COMENTÁRIOS E TAMBÉM EM MILHARES DE OUTRAS SITUAÇÕES SEMELHANTES.
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Segundo o MP/SP, no Guarujá o PCC já manda.
E o prefeito e vereadores, sorriem…💰💰
https://www.atribuna.com.br/noticias/policia/relatorio-indica-que-guaruja-foi-sequestrado-pelo-pcc-em-investigac-o-contra-politicos-no-litoral-de-s-o-paulo-1.437635
AVISO DOS EDITORES A TODOS: PCC NÃO É O TEMA DESTA MATÉRIA.
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25% de um contrato que custou… sei lá, uns 5bi de dólares? É um valor considerável. Vejo gente estudando em 15 Gripens, se a FAB quiser pegar tudo em aeronave. Lembrando que tem motores sobressalentes, manutenção, armamento… ou armamento é a parte, já que são fornecedores diferentes? Tudo muito complexo. Ainda em tempo, que bom que a FAB parece estar indo no rumo certo, diferente do que ué diziam rumores nos últimos meses. Esse é o caminho. Gripen + Gripen. Nada de M346, ou F-16. No máximo, caso saia esse aditivo de aeronaves novas e fiquemos com uns 45/50 Gripens… Read more »
A pergunta é quantas aeronaves amx e F5 temos hoje voando, duvido que sejam 50, então a princípio 50 gripens as substituem muito bem
Uma estimativa razoável é pensar 6 AMX e uns 30 F5M E/F
32 F-5 e 5 AMX… mas não podemos usar esta conta… um esquadrão deve ter no mínimo 12 aviões, menos que isto é dose
Oi. Eu acho que um esquadrão pode ter mais ou menos que 12 aviões… lembro que o GDA concentrava todos os Mirage III em Anápolis e eram mais que 12.. creio que chegou a ter mais de 20 aviões. A FAB concentrou todos os AMX em Santa Cruz.., se eram 15 ou 5 foi secundário, o mais importante foi colocar todos juntos no mesmo local. Eu fiz apenas uma estimativa… a gente precisa supor que pelo menos metade dos aviões devem estar em algum tipo de manutenção…. pelo menos nestes tempos de normalidade… pode colocar uns 20 F$ voando e… Read more »
“ A FAB concentrou todos os AMX em Santa Cruz”
Apenas uma correção: Santa Maria.
Não, tu não tem que fazer essa conta assim, pois o que temos hoje é muito menos do que já tivemos. Os números atuais não servem de parâmetro, pois são muito aquém das necessidades. Nem 50 Gripen são suficientes.
Não há que falar em F-16, seria um pesadelo logistico, a escolha deve ser ao menos por Gripens usados.
Alex, Os valores a serem utilizados do empréstimo num determinado ano foram acordados entre as duas partes (FAB e Saab) no fim do ano anterior, conforme a LOA votada no Congresso não atendesse o que estava no contrato. Essas são as justificativas da maior parte dos aditivos feitos ao contrato, assinados em geral nos finais dos anos. Os aditivos são acordados e assinados por ambas as partes, não são “unilaterais”. Isso não significa que inexistam outras razões para atrasos. Elas são inclusive mencionadas nas justificativas dos aditivos ao contrato. Mas as principais foram a insuficiência de recursos na LOA. Está… Read more »
Como já disse, é um assunto complexo que pouco entendo. Entendendo ou não, os fatos vão se precipitar, cedo ou tarde, e a memória fará as conexões. Sorte pra FAB porque os Wallenberg já tem sorte aos cântaros…
Quem manda mesmo é LDO e não LOA, esta última quase nunca aprovada antes do início do seu ano de vigência (em geral aprovada no primeiro semestre do seu ano de vigência). LDO nunca é aprovada com atraso, sua vigência é de um a dois anos, e ela permite execução orçamentária proporcional nos meses sem lei orçamentária aprovada, que se tornou meramente formal. Já o era pelo simples abuso de medidas provisórias e piorou muito quando o congresso se tornou hegemônico na destinação orçamentária do executivo. Mas tudo isso ainda não explica as incongruências entre valores a pagar e efetivamente… Read more »
“Olimpicamente ignorado”
Como assim? Eu lhe respondi uma dúzia de vezes sobre esse tema, outros tantos também responderam e debateram. Quem está lhe “ignorando” a ponto disso incomodá-lo tanto assim?
Não me incomodo. Já reclamei antes que as informações (valores em Skr) de gráficos e tabelas exibidas estavam incongruentes entre si e com outras nos textos. Isso pra mim é decisivo – ter um rol de informações congruentes e inequívocas. Mas deixa pra lá, Nunão. As coisas não vão mudar senão pela vontade dos decisores…
Sugiro compilar todas as incongruências que você detectou e mandar para os decisores. Aqui você não tem sido ignorado, seja para que alguém concorde com o que está apontando, seja para que alguém discorde e mostre onde errou.
Então me desculpo pela injusta reclamação e declaro meu apreço pela atenção dada.
Muda de categoria. Na Olimpíada da Chatice, certamente será medalhista.
OFF TOPICp Mas sobre comrpas para a FAB
A 1º Ministra da Itália voa em um A319!
https://www.flightradar24.com/multiview/380aafe0
Considerando que os países europeus são minúsculos, que voar entre eles é muito rápido e que a maioria das viagens da premier italiana é dentro da Europa… não é tão absurdo quando o Brasil, que está na “periferia do mundo”, longe dos grandes centros de tomada de decisão.
Seria interessante nesta parceria, olhar uma versão P-390 ou até mesmo……..B-390!
Creio que o P195 seja mais adequado que o P390
Pode ser tbm
Talvez, mas o C-390 já é militar (o que teoricamente tonaria o projeto mais barato) e para quem já tem KC-390, ter um P-390 seria uma mão na roda. Penso no conceito de família para o Millennium. Além do KC-390, um P-390 e um 390 AWACS. O bichão ficaria lindo com um radome encima
Espero que o governo federal consiga colocar a casa em ordem e aumentar seus investimentos em defesa. Estamos precisando muito de uma modernização nas forças armadas. Sob muitos aspectos, os tempos atuais se parecem bastante com a década de 30 do século passado. Todo mundo sabe como terminou. Precisamos garantir a nossa neutralidade contra qualquer coisa que venha por aí . . .
Também torço por isso. Só não espero.
Essa parceria esta rendendo bons frutos para as duas forças aéreas e consequentemente para os dois países. Bem que a FAB poderia adquirir o míssil antinavio sueco para equipar os Gripens enquanto não sai uma versão aérea do Mansup.
Ola Fábio. Eu concordo que os Gripens poderiam atuar como vetores de defesa naval. Eu tenho dúvidas se seria um esquadrão da FAB ou do MB
Eu creio que deveria ser da Marinha, por uma questão de treinamento pro tipo de missão, para ser mais definida a função de defesa da frota (que frota? rs) e ataque naval
Problema é que a MB não tem dinheiro nem pra comprar navio de patrulha. Vai ter para investir em caça moderno, armado com míssil moderno?
Olá Jadson.., exato. é como comentei sobre a compra dos novos helicópteros para o EB.. cerca de meio bilhão de dólares…. em uma situação na qual a MB e a FAB estão com programas de renovação das frotas que precisam de reforço e com o EB tendo uma enorme frota de helicópteros, fico perguntando sobre a urgência desta aquisição…. não faz sentido claro que o EB poderia operar a sua frota por mais 5~8 anos e estes recursos que são do Ministério da Defesa usados, por exemplo, para desatar o nó dos Gripen ou no programa de navios patrulha da… Read more »
Eu não sei…. faria sentido a MB ter um esquadrão caso operasse um porta aviões… mas um esquadrão de defesa naval continental no cenário brasileiro, parece mais razoável que seja operado pela FAB.
É a mesma discussão dos obsoletos Sherpa para o EB ou sobre a aviação patrulha que tradicionalmente é da FAB desde a II Guerra e agora parece existir uma resistência…
Nestas horas, precisa de um ministro da defesa colocando ordem na casa.
Enquanto a MB não tiver navios, qualquer aquisição de asa fixa será indecente assim como é indecente continuar a torrar dinheiro em A4.
Bom só digo uma coisa:
EDITADO