Com R$ 600 milhões, BNDES financia exportação de Super Tucanos da Embraer para o Paraguai

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Concepção do A-29 da Força Aérea Paraguaia

  • Trata-se da 1ª operação de financiamento a exportações de produtos de defesa aprovada pelo BNDES após 13 anos
  • Operação marca ainda a retomada do apoio a essa base industrial no Brasil

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou, nesta segunda-feira, 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, com o Governo do Paraguai, contrato de financiamento da ordem de R$ 600 milhões para exportação de seis Super Tucanos e de pacote logístico da Embraer S.A. para Força Aérea do Paraguai. A assinatura contou com as presenças do ministro da Economia do Paraguai, Carlos Fernández Valdovinos, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

A operação fortalece a parceria estratégica entre o Brasil e o Paraguai e contribui para que o país vizinho reforce sua capacidade tecnológica na luta contra o narcoterrorismo. A aeronave A-29 Super Tucano é líder mundial em sua categoria, com mais de 260 aeronaves entregues, mais de 500.000 horas de voo e utilizada por 16 Forças Aéreas. O Super Tucano é utilizado para ações de treinamento, reconhecimento e combate.

“Essa foi a primeira operação de financiamento a exportações de produtos de Defesa aprovada em mais de 13 anos pelo BNDES, marcando a retomada do Banco no apoio à Base Industrial de Defesa brasileira. É um setor estratégico da Nova Indústria Brasil por ser intensivo em tecnologia e gerador de inovações, com fabricação de produtos de alto valor agregado e geração de empregos de alta qualificação”, explica Mercadante.

Historicamente, países com indústrias aeronáuticas de ponta financiam suas respectivas fabricantes nacionais de forma perene, por meio de bancos de desenvolvimento e agências de crédito à exportação dos seus respectivos países. No Brasil, esse papel é desempenhado pelo BNDES. Os financiamentos do Banco complementam o financiamento provido pelo mercado privado e possibilitam aos exportadores brasileiros concorrer no mercado externo em igualdade de condições com suas concorrentes.

FONTE: BNDES

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Gabriel BR

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José de Souza

Excelente, financiamento para desenvolvimento econômico e social do Brasil. Sem delírios conspiracionistas ou pretensas “caixas-pretas”. Parabéns ao Banco e a EMBRAER.

Warlen

Deixa eu ver se eu entendi, brasil vende o avião, e o BNDES que financia.
Ou seja , caso o país não pague somos nós brasileiros que vamos arcar mais uma conta, excelente negócio.

Cleiton

1000x pagar para o Paraguai que além de serem vizinhos cooperam com o Brasil em diversos setores do que pagar alguma obras tipo em Cuba.

Caerthal

Acho que você está confundindo Paraguai com Venezuela e Cuba, aquela que disse que só podia pagar com charutos…

Renato Pereira

Até onde eu sei os Gripen da FAB também foram financiados por banco sueco, é uma prática mais do que comum! Sendo assim não vejo o espanto, insatisfação, enfim…

Camargoer.

Vamos ver se vice entende… O Brasil comprei aviões da Suécia financiados por um banco sueco… Se fossem aviões chineses seriam financiados por um banco chinês… E assim que funciona o capitalismo… Crédito vem do verbo crer.. eu empresto por acredito que você irá pagar… O risco do calote são cobertos pelos juros…

Cristiano ciclope

E meu amigo, infelizmente se não for um banco público, as vendas de defesa não saem, mesmo o Brasil tendo os bancos privados dos mais ricos do mundo, eles não emprestam nem para os agricultores brasileiros dirá para a indústria de defesa nacional.
Ao contrário de outros países que bancos privados financiam essas vendas.

adriano Madureira

“brasil vende o avião, e o BNDES que financia. Ou seja , caso o país não pague somos nós brasileiros que vamos arcar mais uma conta, excelente negócio”. Por acaso você não entendeu como funciona o sistema amigo? Não há nada de anormal nisso, ou você queria que o Paraguai comprasse e o “BNDES” deles fizesse o financiamento, acho que seria estranho.. Se uma “concessionaria” vende um produto para um cliente, a instituição bancária que trabalha junto a empresa é que será o financiador do automóvel para o sortudo futuro proprietário. A loja vende e recebe o dela e a… Read more »

André Garcia

Para isso existem esses bancos de fomento e desenvolvimento. Não entendi o espanto!

Renan

O Paraguai merecia esses novos A29. Foram na raça de T27 para a Cruzex. O A29 é um duro golpe ao narcotráfico. Principalmente se operados da base área de concepcion utilizando informações dos radares brasileiros de Corumbá, Porto Murtinho e Corumbá.

Se ficar o bixo pega se correr o bixo come.

Tutor

“Duro golpe para o narcotráfico…” kkkkkkk
Assim, presumo que tu não conhece a realidade do Paraguai.
Dado a certas coisas que acontecem lá, pode ser T-27 ou F-22, o resultado final em termos de combate aos narcos seriam muito parecidos.

Renan

Eu moro no Paraguai amigo. Eles combatem os narcos com Hueys caindo aos pedaços. Os T27 deles voltaram a voar a pouco tempo justamente para iniciar uma futura transição para o A29.

Cleyton

Acho ótimo só não e justo nois paga a conta

LUIS

Cleyton, quem pagará a conta é o governo do Paraguai, que vai fornecer todas as garantias para o BNDES! Quando vc compra um carro, não te oferecem um financiamento dentro da revenda? E a mesma coisa! A EMBRAER não é banco!

Last edited 18 dias atrás by LUIS
Cristiano ciclope

Qual seria a alternativa amigo, quem iria financiar a compra, um banco europeu ou americano?
Se isso acontecesse, das duas uma, ou eles financiaram uma aeronave deles ou até financiam a nossa, mas o grande lucro e do banco, deixa de ser do BNDES e passa a ser de um banco europeu ou americano.

Fabio Araujo

Bem que o Brasil junto com a Embraer poderiam oferecer ao Pataguai um ou dois P-600 AEW&C para apoio aos A-29 para localizar aviões de narcotráfico voando baixo como os nossos R-99 fazem.

Last edited 18 dias atrás by Fabio Araujo
Rinaldo Nery

E-99.

Bernardo Santos

Muito bom, essa financiamento é importante para a Bid. Espero que essa política de financiamento também sirva para venda de C390,Guarani,Astros, mísseis e até mesmo o gripen fabricado para países parceiros do Brasil que a Suécia aprove.

Renan

O KC390 tem um futuro fantástico para a América do Sul.

Seria um produto fantástico para Chile, Argentina Colômbia Peru e Ecuador.

Que consigamos expandir nossos financiamentos em mais produtos militares brasileiros.

Jadson S. Cabral

Muito caro pra argentino, que vive de coisa usada ou coisa nenhuma

Camargoer.

Então… países pequenos como o Uruguai e Paraguai não tem condições nem demanda para comprar um Kc390.. por isso defendo a criação de um esquadrão de uso compartilhado… cada um pagando pelas horas de voo, como um consórcio… os europeus já fazem assim há décadas….

Renan

Demanda para um Kc390 qualquer país do mundo tem, por menor que seja o país. É uma aeronave tática multifunção. Que vai desde transporte de carga á combate de incêndio. A gama de utilização de um 390 é muito grande. É mais eficiente um país como o Uruguai ter 2 C390 do que um monte de Caravans.. A grande carta do K-C390 é a versatilidade de missões. Serve tanto para um país continental quanto para um micropaís.

Perigoso

Todos os países tem demanda para ter um avião do porte do KC-390 mas nem todos tem dinheiro.

Rosi

Se não tem para KC390 também não tem para C130…
Uruguai não opera na Antártida?
O país tem que se fortalecer como nação, vizinhos fortes , Brasil mais forte!

IagoSP

Literalmente TODOS ós países estrangeiros que compraram o KC390 são menores que o Paraguai.

Camargoer.

Ora.. falei em tamanho econômico.. isso estava implícito no texto.. a economia do Paraguai e do Uruguai juntas são menores que a diss países que compraram o Kc390 individualmente…

Mas obrigado por levantar o ponto… Achei que estava óbvio mas percebi que eu deveria ter enfatizado este ponto.

Obrigado.

Rafael Oliveira

Isso que dá usar eufemismo. Se tivesse logo chamado de pobre não teria confusão rsrs.

Bernardo

Concordo totalmente. No caso de algumas forças aéreas que tão sem a mínima condição na américa do sul, seria a melhor solução. Melhor do que ficar ampliando indefinidamente aeronave usada. Se alguém vai ter essa cabeça de cooperação aqui na região: nunca. O Brasil como suposto e natural líder regional que deveria fazer e propor isso (pros outros, a gente é grande demais). Eu sempre digo que o problema do Brasil é querer resolver conflito lá no oriente médio e na Ucrânia quando não consegue nem ser líder regional. No caso da Guiana só entrou nas últimas muito depois dos… Read more »

Camargoer.

Pois é. O Paraguai tem 2 C212 para transporte… o Uruguai tem 2 C130H e 5 C212… a Bolivia tem 4 C130B.. uma análise rápida mostra que seria muito difícil que cada um deles comprasse um Kc390 novo… mas seria razoável imaginar um esquadrão compartilhado com 3 ou 5 Kc390 operando na forma de consórcio… entre os inúmeros modelos, dá para pensar em um esquadrão inicial usando 3 Kc390 da FAB cujo custo de operação seria compartilhado…. com o tempo, esta frota poderia ser ampliada também compartilhando o custo de aquisição… com a FAB participando do esquadrão, eles seriam usados… Read more »

adriano Madureira

Duvido muito que Paraguai e Uruguai não tenham grana para comprar UM KC-390… Apesar que não seria demérito algum comprar uma aeronave. A Embraer tem que dar o mesmo valor para aquele país que adquire um, três ou 20 aeronaves, afinal venda e venda, seja para pequenos, médios e grandes países, que tenham diferentes tipos de bolso… E pelo que andei lendo, no caso do Uruguai e sua FAU, eles tem dois C-130 Hércules-H e três C-95 Bandeirantes No mundo, hoje em dia, ainda há 68 operadores( caso não esteja defasada ou incorreta a informação…) da aeronave americana. ·      Argélia ·      Argentina… Read more »

Kleber Peters

Incorreta não digo, mas defasada sim. O Brasil, por exemplo, já não opera mais o tipo.

Marcelo Baptista

é por ai, pelo que lembro, em termos de mercado, foi pensado, óbvio além das necessidades da FAB, para entrar neste nicho especifico, Países operadores de C-130, pois até a entrada do K-390, o C-130 tinha mercado cativo.

Perigoso

A situação econômica Argentina é bem ruim para eles conseguirem comprar um avião novo como o KC-390.

Last edited 18 dias atrás by Perigoso
Tallguiese

Muito bom, mas apenas 6 não dá pra muita coisa não. Vão modernizar os T-27 também?

Renan

6 unidades para o Paraguai é o suficiente por agora. É um país um pouco maior que o Mato Grosso do Sul, tem uma força aérea bem pequena. Mais aeronaves demandaria mais formação de aviadores, mais custo em manutenção, mais despesas gerais.

Marcos

Os paraguaios também estão buscando radares para cobrir grande parte do país. A INVAP está na briga.

O nosso diferencial é que somos nós que garantimos a segurança dos voos comerciais deles, com o pessoal do GEIV. São mais de 40 anos calibrando os sistemas que garantem a segurança no Paraguai.

Tem que fazer pressão pra eles abandonarem qualquer vontade de comprar radares argentinos. Nós oferecemos tudo dessa linha, com a Embraer e também com outras empresas nacionais.

É vender e empurrar tudo que temos, ou começar a fazer birra quando eles chamarem pra calibrar os equipamentos.

Nilo

Se compra radar argentino que a prestação de serviço gratuito de calibração seja feito pela Argentina, do resto, sucesso ao Paraguai com os ST, seis e pouco para o país.

Equilibrium

E que te disse que o serviço é gratuito?

Jadson S. Cabral

Temos a Omnisys, que fabrica tudo quanto é radar civil e militar para essa função e é um braço da Thales. Que tudo de radar civil no Brasil deve ser da Omnisys

Sergio Cintra

Acompanhei um debate em um site de assuntos militares do Paraguai e a tônica era essa: o que adiantaria comprar o A-29 se não tivesse o território com total cobertura radar.
Mencionaram que a mesma situação ocorria com outro usuário, o Uruguai.
E ainda, mencionaram quanto a satisfação dos argentinos, terem feito a retenção de uma aeronave do narcotráfico utilizando o Tucano ( A-27) com o pod de metralhadora, desviando o avião da sua finalidade treinadora e ter a impossibilidade de executar com os Pampa.
O binômio FAB / Embraer fazendo escola.

Fabio Araujo

Vende o P-600 AEW&C da Embraer para fazer par com os A-29.

André Bueno

Deve ser caro de adquirir e manter.

Fabio Araujo

Não é, eles precisam de mais A-29 e também precisam no mínimo de caças lift para uma maior proteção, mas esses 6 A-29 vão dar um poder de fogo mínimo que eles já não possuem. E depois podem, dentro das possibilidades deles, ir reestruturando a força aérea deles.

Perigoso

Isso sim é um bom uso do dinheiro público, parabéns a Embraer pela venda.

Last edited 19 dias atrás by Perigoso
George A.

Banco público é pra isso mesmo.

Camargoer.

Olá George. Principalmente o BNDES que atua como Eximbank, que são os bancos de financiamento para importação e exportação. A Embraer vem usando o BNDES há muitos anos para financiar a venda de aeronaves comerciais, para capital de giro, para ampliação das instalações industriais e também para importação das partes e componentes das aeronaves comerciais e militares fabricadas pela Embraer

Everton

É… Para o público brasileiro….

Camargoer.

Então..;.. quando uma empresa brasileira produz um produto e consegue um contrato de venda, principalmente no caso de aviões, o financiamento é realizado pelo país exportador… deixa eu explicar… a empresa brasileira precisa de recursos para iniciar a produção. Ela pode usar seus próprios recursos ou fazer um empréstimo. O problema é a empresa fazer um empréstimo e o importador desistir da compra.. isso acontece eventualmente. Neste caso, a empresa exportadora fica com uma dívida e um produto encalhado… isso é prejuízo. Agora, se o importador assinar o contrato de financiamento com um banco de exportação, o risco é do… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Mestre Camargoer: “O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou, nesta segunda-feira, 18 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, com o Governo do Paraguai, contrato de financiamento da ordem de R$ 600 milhões para exportação de seis Super Tucanos e de pacote logístico da Embraer S.A. para Força Aérea do Paraguai. A assinatura contou com as presenças do ministro da Economia do Paraguai, Carlos Fernández Valdovinos, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.” Tá no texto, BNDES com o governo do Paraguai. O financiamento não é pra Embraer mas pro governo paraguaio. O governo paraguaio… Read more »

IagoSP

E pra isso aqui também… “A assinatura contou com as presenças do ministro da Economia do Paraguai, Carlos Fernández Valdovinos, e do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.”
Salário estimado Aloizio Mercadante: R$118.000 ao mês.

Camargoer.

Caro. o que o salário do presidente do BNDES tem a ver com a matéria? Se ele ganhasse R$ 1400 o contrato de exportação seria maior? Ou se ele ganhasse R$ 26 milhões como o presidente do Bradesco, o desempenho das exportações seria pior? O salário do presidente do BNDES é diferente do que é pago ao presidente do BB ou da Petrobras, por exemplo? Ou dos Correios ou de outras empresas públicas? O BNDES dá prejuízo? O BNDES é inútil e deveria ser extinto? Quem fundou o BNDES (esta pergunta é uma provocação porque a resposta é surpreendente nos… Read more »

Jadson S. Cabral

Não sabe o que é fomento, nem financiamento, nem empréstimo… sabe nem que dia é hoje

Camargoer.

Olá Jadson.

Por isso é importante explicar… tem muita gente nova que começou a participar da trilogia há pouco tempo e deve ter perdido as discussões em outras matérias..

vamos lá.. quanto mais explicar, melhor fica o debate

ATS

Tem um livro interessante que discute o papel dos bancos de fomento mundo afora e seus resultados práticos. Penso ser de grande valia para desmistificar as fábulas levantadas por estas bandas a respeito deste tipo de instituiçao. Embora exija conhecimento em econometria não é intransponível para o público leigo: “Reinventando o capitalismo de Estado: O Leviatã nos negócios: Brasil e outros países”. Sergio lazzarine.

Camargoer.

Opa.. valeu. Reseevei na Amazon… mas só vou comprar depois do ano novo…. agora tenho que focar nos presentes da família para o Natal…. geralmente, meu presente fica para fevereiro.

George A.

Como o Camargo explicou quando financia a exportação tbm é pro público brasileiro, mas de qualquer forma o banco é bem atuante no financiamento de ações estruturantes, como saneamento básico, privatizações, concessões e etc no Brasil.
Pra outros projetos e atividades, no tocante ao fomento, é bom não esquecer do papel da Caixa e do BB, bem como dos FINEPs da vida que até projetos militares financiam.

Fabio Araujo

Que venha mais destes! O contrato do Uruguai vai ser assinado quando?

Eduardo

Esperamos que em breve!

Lucas

Com certeza isso não vai ser pago pelos paraguaios.

Camargoer.

Então…. o capitalismo é feito por meio de crédito, algo que começou lá em Veneza durante as grandes navegações, quando os judeus eram impedidos de exercer qualquer atividade e os cristãos eram proibidos de exercer a usura. Bancos emprestam sob o risco de calote, por isso cobram juros. Recomendo ler (ou assistir o filme) “O mercador de Veneza”….. O sistema bancário em todo o mundo é estruturado para absorver calotes. Um banco só vai falir se isso for do interesse do banqueiro (mas isso é outra discussão) Todo crédito, inclusive o que as pessoas fazem nas Casas Bahia, na Concessionária… Read more »

Alex Barreto Cypriano

“Todo crédito, inclusive o que as pessoas fazem nas Casas Bahia, na Concessionária ou na Caixa Federal para adquirir um imóvel são segurados e ressegurados.” Crédito implica cobrança de juros, que é o aluguel do dinheiro tomado. Apenas instituições financeiras podem fazer empréstimos a juros, por lei. Casas comerciais não podem faze-lo, mas o faziam na prática ao diferenciar preço aa vista do aa prazo e chamavam isso de autofinanciamento. Coisa pra inglês ver. Hoje, o preço aa vista é o mesmo do aa prazo, pra não serem acusados de exercer ilegalmente atividade exclusiva, mas incorrem na penalização de quem… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O Paraguay pagou por T27 Tucanos e por Xavantes num passado em que era ainda mais pobre do que é hoje. Não há razão alguma para sequer desconfiar que não pagarão agora!

Jadson S. Cabral

Sempre tem um…

Carlos I

O histórico do Paraguai relacionado a crédito é muito melhor que o brasileiro, lembro que o país tem grau de investimento, relação dívida PIB baixa, tudo indica um crescimento de PIB de mais de 4% este ano, variação cambial do guarani ( 90 anos em circulação,em relação ao dólar muito menor que o real, déficit público controlado etc.

Muitos brasileiros ainda imaginam o Paraguai como aquele país patinho feio da América Latina, de PIB per capita de mil dólares como era 20 anos atrás, hoje o PPC já é equivalente ao brasileiro e chegará bem acima no final desta década.

Dodo

Bom, então está chegando na hora de bombardear os caras de volta a idade da pedra novamente kkkkk brincadeira

Last edited 18 dias atrás by Dodo
Klesson Nascimento

O Paraguai é um país amigo e que merece o crédito que o Brasil concedeu.
Lá, eles têm uma economia Capitalista que segue as tradições mercantilistas, e não pagã, a qual acham que todos que trabalham e colhem os frutos dos seus esforços, tem a obrigação de dar dinheiro aos que alardeiam suas promessas sociais eternas que não chegam a lugar algum….

Perigoso

🤦Lógico que eles vão pagar, no passado eles compraram T-27 e Xavante e pagaram corretamente.

Só falta vir alguém falando da caixa preta do BNDES. kkkkkkkkkk

José de Souza

Essa fantasia delirante da ‘caixa preta’ custou mais de 40 milhões de Reais aos cofres públicos, só isso deveria ______
______

COMENTÁRIO EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Baptista

será?

Cássio Farinacio

Parabéns ao governo brasileiro,precisamos fortalecer nossa indústria de defesa,desde já fica meu apelo ao presidente Lula,salve a AVIBRAS,o BNDES tem o dever de fazer um aporte financeiro para salvar a AVIBRAS.

Marcilio lemos de Araujo

Bom dia Cássio, o problema da Avibras é o seu presidente João Brasil

Perigoso

Acredito que o problema da Avibras seja administrativo, ela tem um único produto de sucesso e depende totalmente do mercado militar que é sujeito a cortes.

Mesmo que tivesse um aporte se a empresa não mudar ela voltará a ter problemas de novo no futuro.

Nilo

Este tipo de comentário xenófobo não deveria está presente mas páginas do PA.

RESPOSTA DOS EDITORES: O COMENTÁRIO AO QUAL VOCÊ SE REFERIU JÁ FOI APAGADO. A MODERAÇÃO NÃO É FEITA EM TEMPO REAL, BASTA AGUARDAR.

Leandro Costa

Concordo.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Òtima notícia!

Paulo sergio

Porque este valor não foi colocado, no Gripen, que falaram, que estão, se verba, vai intender, este ______

______

EDITADO. NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS PARA PROSELITISMO POLÍTICO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Porque o BNDES não financia compras do Brasil. Já foi explicado noutra matéria.

Camargoer.

Depende do tipo de importação financia sim… Por exemplo, imagina um equipamento industrial, como uma injetora ou uma máquina de corte a laser, que vai aumentar a produção ou a produtividade da empresa.. este tipo de importação é financiado sim. Ou uma máquina agrícola sem equivalente nacional também é.

Tem que ser bens de capital… Acho que matéria prima também financia.. dispositivos para para produção, por exemplo a importação dos motores do A29 para a Embraer instalar no avião também são financiados..

Só não financia a importação de bens de consumo… Mas financia a exportação de bens de consumo…

Edivar Júnior

100 milhões por avião? 😮

Fernando "Nunão" De Martini

Pacote logístico incluído. Está na matéria.

Nilo

“100 milhões por avião?”
Para quem acha que o ST é aviãozinho rsrsrs

Camargoer.

Cada A29 deve custar entre US$ 7 a 10 milhões cada.

Rafael Oliveira

Esses preços você obteve quando e levando em conta quais vendas?

Eu suspeito que hoje, com a inflação global pós pandemia, em especial da parte eletrônica, um ST custe mais próximo de US$ 15 milhões do que de US$ 10 milhões.

Claro que é só uma suspeita. Não li o contrato de venda para o Paraguai para saber isso.

Camargoer.

Oi. Lembro que o valor do A29 era da ordem de US$ 5 ~9 milhões dependendo da aviônica. Só fiz um reajuste para compensar o valor… como os valores eram em dólares, tem que ajustar o valor em dólar… seria um erro ajustar o valor em dólar usando a inflação em real. geralmente, dá para estimar que o valor do apoio logístico e treinamento seja pelo menos 50% do contrato. então vamos fazer outra estimativa…. R$ 600 milhões para 6 aeronaves… valor de padaria seria R$ 100 milhões… 50% seria R$ 50 milhões… ou cerca de US$ 10 milhões por… Read more »

Rinaldo Nery

O Brasil, primeiro comprador, pagou 6 milhões a unidade.Depois disso, nunca foi vendido por esse valor. Sempre acima. Creio que o valor atual de 15 milhões esteja próximo da realidade.

Camargoer.

Opa. Valeu.

Alex Barreto Cypriano

Vamos circunspectamente comemorar esta modestissima venda.

Sequim

Quando da triste era em que fomento e apoio às exportações brasileiras eram motivos de criminalização , quando as empresas brasileiras de engenharia foram arrasadas , quando a cadeia de petróleo e gás foi dizimada, quando milhares de engenheiros foram demitidos por causa da paralisação da economia industrial brasileira gerada por paranóia e histeria punitivista, a isso devemos comemorar muito então, né?

AVISO DOS EDITORES A TODOS: MAIS UMA VEZ A CONVERSA COMEÇA A DESVIAR PARA A DISPUTA POLÍTICO-PARTIDÁRIA E PROSELITISMO IDEOLÓGICO.

DEPOIS NÃO RECLAMEM QUANDO OS COMENTÁRIOS FOREM APAGADOS.

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sequim

Com o devido respeito aos editores da Trilogia, mas meu comentário não é proselitismo político. Estou apenas relatando fatos históricos já devidamente documentados. Mas seja como for, acato.

Dodo

Temho q concordar com o sequim

Camargoer.

Olá Alex… O ponto é menos a venda e mais o financiamento do BNDES para exportação de aviões milirares

Marcelo Baptista

O Alex, eu fico feliz, é gente trabalhando.

Cleyton

Brasil não tem esgoto trato pra maior parte da população e envez disso busca financiar governos vizinhos.
E triste a quem a apoie tal medida deveríamos olhar primeiro pra necessidades do nosso povo pra depois vê se dá pra ajudar os outros

Camargoer.

Rapaz. Vou explicar.. quando uma empresa brasileira fecha um contrato de expiração, isso significa emprego, salários, consumo, empregos indiretos, receita tributária… Etc…

Só que existem empresas e governos que preferem financiar suas importações.. assim como Brasil financiou a compra dos Gripen… O BNDES fundado por Roberto Campos tem a função de financiar importações e exportações brasileiras.. ente outras coisas…

Prefeituras também podem submeter projetos de saneamento básico financiados pelo BNDES.. linhas de metrô nas capitais também são financiadas pelo banco.

A página do BNDES explica isso direitinho…

Alex Barreto Cypriano

Comércio internacional existe por divisão de trabalho na ordem capitalista, totalmente calculada e administrada pra fazer poucas nações sempre mais ricas e as outras consequentemente sempre mais pobres.

AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE PARA PROSELITISMO IDEOLÓGICO E POLÍTICO.

VOCÊ JÁ FOI ADVERTIDO MAIS DE UMA VEZ. LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Baptista

Alex concordo, mas não há, no momento uma opção ao sistema atual.
Cabe aos nossos lideres (?) a função de proteger os interesses do Brasil e dos Brasileiros dentro deste sistema.
E cada País deve fazer o mesmo, vide os Países Africanos rompendo os contratos coloniais (se vai dar certo são outros 500).

Alex Barreto Cypriano

Metade da população brasileira não tem esgoto tratado, embora todos paguem como se tivessem, mas tem Embraer pra fazer aviãozinho pra quem pode pagar, e paga financiado com dinheiro público porque, dizem, alavanca a economia. Deus e o Estado protejam a economia 😅 que produz aviãozinho mas não tem dinheiro pra fazer coleta e tratamento de esgoto. Sem dúvida seremos primeiro mundo.

Last edited 18 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
George A.

Não vou me aprofundar nem me alongar (esse aqui vai ser post único), pq acho que foge muito do tema da matéria, mas tenho lá minhas dúvidas sobre a falta de saneamento em boa parte do Brasil ser por falta de grana (linhas do BNDES existem pra isso e pelo novo marco da área é possível um papel maior da iniciativa privada nisso) ou falta de interesse e até competência dos gestores locais de priorizarem a solução desse problema, tiro isso pelos municípios vizinhos do meu que ficam num dos Estados mais ricos do BR, o RJ, e isso não… Read more »

Last edited 17 dias atrás by George A.
Alex Barreto Cypriano

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COMENTÁRIO APAGADO POR DESVIAR TOTALMENTE DO ASSUNTO E USAR O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE IDEOLÓGICO.

VOCÊ FOI AVISADO E CONTINUA INSISTINDO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 17 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
José de Souza

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Baptista

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
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Alex Barreto Cypriano

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COMENTÁRIO APAGADO. OS EDITORES AVISARAM.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Marcelo Baptista

Cleyton, eu moro em uma cidade que tem 95% do esgoto tratado. 98% das residências tem agua encanada.
O problema de saneamento deve ser tratado com o seu Prefeito, pergunte a ele o que fez ou fará com relação a isto, é obrigação dele.
E um financiamento deste não está ajudando o Paraguai, esta gerando empregos no Brasil.

Perigoso
Rafael Oliveira

Lendo essa notícia, recordei-me que o BNDES autorizou um empréstimo para o Uzbequistão comprar KC-390 há alguns meses.
Mas não li nenhuma notícia que comprove essa venda. Na verdade, não vi notícias nem mesmo de que ele estaria negociando com a Embraer.
Tomara que realmente aconteça essa venda.

Alex Barreto Cypriano

Utilizar empréstimo bancário no país onde se vai adquirir o bem é uma astúcia: beneficia o país vendedor duas vezes, produz lucro na indústria/ manufatura do bem e no setor financeiro rentista. O Brasil comprou 70 Gloster Meteor pra FAB pagando com 15 mil toneladas de algodão – uns 75 milhões de fardos. O Brasil progrediu, deixou o escambo no passado… Ou será que não?

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo, 75 mil fardos…

Rafael Oliveira

Se o empréstimo fosse feito junto a um banco comercial com taxas de juros de mercado haveria benefício ao setor financeiro rentista.

Mas é um empréstimo feito pelo BNDES e subsidiado pelo Tesouro Nacional. Não há benefício algum para o setor financeiro rentista.

Fabio Araujo

Vamos de Tejas? Que história é essa de trocar C-390 por Tejas que dizem que a Índia fez e a FAB gostou?

Fernando "Nunão" De Martini

Fabio, o que isso tem a ver com esta matéria?

Celsius

600 milhões para apenas 6 unidades ! O valor de cada Super Tucano sairá 100 milhões por unidade?

Leandro Costa

Sim. Versão com air bags para os dois assentos, ABS no trem de pouso, trio elétrico e rodas de liga leve.

Ou você pode ler a matéria e vai ver que tem um pacote logístico incluso…

Renan

Aleluia

Claudio Moreno

Que excelente notícia! Agora o BNDES (leia-se GF) está fazendo o dever de casa! Penso que também há espaço para fomentar outras transações como por exemplo a atualização do T-27 e a venda do Guarani.

Sgtº Moreno

curisco

BNDES é para isso mesmo!

Rinaldo Nery

A frota de A-29 da FAB iniciará o processo de modernização ano que vem. Seria interessante uma matéria sobre isso.

Camargoer.

Olá Rinaldo? Serão quantos? Creio que apenas os dos Terceiros e de Natal serão modernizados… não faria sentido mudar os aviões da esquadrilha da fumaça

Fernando "Nunão" De Martini

Já teve matéria aqui. A previsão é de modernizar 68.

Camargoer.

Acho que perdi essa… valeu.

Rinaldo Nery

68 aviões.