FOTOS: Novo caça furtivo Shenyang J-35A no Air Show China 2024 em Zhuhai
Zhuhai, China – 11 de novembro de 2024 – No segundo dia de treinamento pré-exibição do Air Show China 2024, realizado em Zhuhai, a Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), surgiu mais um exemplar do caça furtivo Shenyang J-35A. Este novo caça de quinta geração tem atraído grande atenção, consolidando-se como uma das maiores atrações do evento.
De acordo com a mídia central chinesa, o J-35A já entrou oficialmente em serviço com a PLAAF, marcando um avanço significativo na capacidade de defesa aérea da China. O avião das fotos é equipado com um estabilizador horizontal de ajuste pivotante.
A apresentação do J-35A no Air Show China 2024 reforça a posição da China como um dos principais desenvolvedores de tecnologia militar no cenário global. O evento ocorre de 12 a 17/11 em Zhuhai, oferecendo ao público e a observadores internacionais uma rara oportunidade de conhecer as novidades da indústria aeronáutica e de defesa chinesa.
SAIBA MAIS:
IMAGENS: Shenyang J-35A, o segundo caça chinês de 5ª Geração
Que lindo!
O Dragão aumenta suas garras
O J-20 parece um caça meio desengonçado… Com as asas bem pra trás.
Ja esse ai… Um F-35 com 2 motores (Se pressupõe que seja mais potente). Da pra garantir que a brincadeira ficou séria !
O J-35A utilizará como motor padrão o *WS-19, o qual terá futuramente bocal vetorial bidirecional [assim como no F-22], que parece ainda estar em desenvolvimento…
Provavelmente este[s] J-35A das fotos está motorizado o WS-19.
Eles não tem criatividade nenhuma, não existe no comunismo a possibilidade de o chinês possuir ideias próprias, porque desde criança são massacrados com a doutrina comunista que eles são obrigados a acreditar e defender, por isso não desenvolvem o lado criativo, da originalidade, resta então pra eles copiarem dos outros, mas acho que um dia isto vai mudar.
Finalmente o su57 arrumou um concorrente para ser o caça 5g mais bonito.
Que isso… pra mim o F–22 lidera essa lista.
Sim, design dele lembra os de carro esportivo de luxo, é bonito.
Será q tem uns rebites daqueles de barco a vela também?
Bicho, os rebites aparentes não são nada complicados de resolver, inclusive já tem fotos na Internet com os modelos mais novos! É só pesquisar no Google…
Realmente evolui bastante
Não sei se tem alguém aqui ligado diretamente a ensaios de voo de uma aeronave nova.
Mas imagina só a quantidade de inspeções, instalação e troca de sensores e equipamentos que são feitas numa aeronave protótipo…
Agora imagina se todas as portas de acesso fossem com rebites como na segunda foto ao invés de parafusos como na primeira, acredito que em protótipos é normal essa falta de acabamento refinado, uma vez que se busca a facilidade e agilidade que a dinâmica dos voos de teste exigem.
Muito boa essa montagem, obrigado por compartilhar.
É verdade que tem muita gente reclamando dos rebites e parafusos do Su-57 sem razão. Nunca existiu e não existe problema de qualidade na construção do Su-57, nem mesmo nos primeiros protótipos. No entanto, ninguém pode negar que os rebites/parafusos e muitos outros detalhes na superfície do Su-57 não são compatíveis com valores de RCS VLO como se vê no F-35/F-22/J-20/J-35. Além disso, sempre que alguém fala que o Su-57 não apresenta rebites dignos de caça 5G tem um pessoal que mostra sempre essa imagem como suposta prova de que houve melhorias no acabamento e na qualidade de construção do… Read more »
T-50-10 vs T-50S-2:
https://www.secretprojects.co.uk/attachments/jqvb_thjjmc-jpg.647290/
Como você sabe que não “ha problemas de qualidade” ? Ja viu pessoalmente ?
Ja vi umas 2 publicações fazendo analises de engenharia do design do SU-57… E deram conta que é uma variante do SU-27, com varias superfícies que não seriam “stealth” por isso.
Mas a diferença é que os americanos se atentaram em cada detalhe. Ate canopy, motor de baixa emissão termica e parafusos…
Papel aceita tudo, até mesmo aquilo que ejetamos depois da digestão. Agora, se é verdade ou não, são outros quinhentos.
A diferença é especialmente na pintura. Já viu fotos do F-22 e F-35 com a pintura desgastada…??
Nos novos lotes do su-57 eles já arrumaram o problema dos parafusos
Bem bonito.
Tiraram fotos do “rebitão” russo nesse evento ?
Não entendo as criticas aos produtos de países sancionados.
Esses países fazem o que o Brasil deveria fazer, que é persistir em não deixar sua indústria desaparecer e ainda fazem o milagre de evoluir seus produtos.
Esse pessoal que fica de ladainha contra o Su-57, tem a foto do F-35 na carteira e a bandeira americana no quarto!
O pessoal subestima os caças russos, mas a toda poderosa OTAN/EUA até agora não enviou seus caças para combater as “tranqueiras” russas na Ucrânia…Rsrsrs.
E vc tem a bandeira da Rússia na carteira – não sei qual é a diferença – a minha bandeira é a do Brasil
“a minha bandeira é a do Brasil”
Tá bom, sei, pode confiar…
La migra mandou um abraço!
Você usaria essa mesma desonestidade intelectual se os EUA levassem um YF-22 para exibição e fazer os mesmos comentários sobre o F-22 baseado apenas nele?
Finalmente o motor de 5ª geração do SU-57 aparece por inteiro.
Empuxo: 11.000kg (18.00kg no pós-combustão). Velocidade de cruzeiro 2.0 Mach.
Kgf (ou lbf, em sistema inglês), que é unidade técnica de medida de força (o kg é unidade de massa). Se não, no SIU, kN.
Agora é saber se os motores WS-13 chineses estão sendo produzidos em quantidade, pois os protótipos eram impulsionados pelo RD-93 russo, derivado do motor do MiG-29.
Se levarmos em conta que é mais difícil desenvolver o motor que o próprio caça, sua colocação é bem pertinente. A linha de produção não é nada simples também, e não duvido que os primeiros caças de série voem com motores provisórios. E cabe salientar que não há nenhum demérito nisso, mesmo porque a China era um fazendão lá nos anos 80.
Em se tratando de material, aparentemente é muito superior ao Su-57 russo, que foi autointitulado caça furtivo. Recentemente, fizeram um vídeo próximo ao Su-57, e é perceptível que o caça é cheio de “remendos”.
O Parafuso é stealth
Vidro fume do F-35 é fora de especificação do DETRAN
Você sabia que se aplica uma camada finíssima de algum material condutor (um metal) na superfície do canopi pra ele ser stealth? Caso contrário o radar reflete nas superfícies internas da cabine (capacete do piloto incluso, que é um baita refletor) e brilha no receptor radar…
Rússia mandou a primeira versão do T-50 que era usado para testes e desenvolvimento para o Show Air China 2024 e pessoal ficam chorando em relação a furtividade. Isso é falta de conhecimento ou má-fé mesmo?.
O que a Rússia mandou nem é SU-57 final, mas protótipo da primeira versão do T-50.
O Su-57 foi feito a facão. É ruim mesmo, não precisa se preocupar.
Pois é mas será que choveu no Zoai ari show?
Se chove o F-35 não sai do chão.
SU57 é feito a facão.
Parece os carros brasileiros dos anos 90, cheio de latarias mal alinhadas… vãos desiguais..
Faltou um pouco de massa plástica na união das peças… só isso… os rebites são de alta tecnologia
Não sei se seu comentário é para zoar , porém vamos lá. Rebites aero espaciais são extremamente difícil de fabricar. São fabricados por processo de conformacao plástica a frio, em máquinas ( prensas) horizontais de 5 ou 6 matrizes com tolerâncias de comprimento e diâmetros da ordem de 0,005 mm. Nao são usinados. Quem domina essa técnica são os americanos e os rebites chineses são importados dos USA. Aliás, os parafusos estruturais usados nos aviões chineses são importados em matériais como titânio, monel, Inconel, super ligas de inox. Todos parafusos e rebites da Embraer são importados. A China importa 800… Read more »
Exato. Ta ai a diferença de acabamento do protótipo para uma aeronave de produção.
Nada que uma massa automotiva não resolva!
Tem fortes evidências que eles voam na Ucrânia. Tem materia aqui na trilogia.
Também li aqui na trilogia, salvo má interpretação minha, que na Ucrânia a OTAN mantém por volta de 600 lançadores de artilharia antiaérea de média e alta altitude, de todas as procedências.
SU27 e SU34 volta e meia cai um.
Não vemos SU57 caindo. Pode não ser stealth mas cumpre a máxima “é bom o suficiente”.
Todos os ataques do Su-57 constam que são efetuados em espaço aéreo russo, disparam suas armas e evitam entrar no alcance das defesas ucranianas …não temos Su-57 caindo por que tem poucos deles voando …então o risco de acidentes é menor se comparado ao F-35.
Os russos enviaram um protótipo construído em 2011.
Os Su-57 de produção possuem um acabamento bem melhor e são pelo menos 10 anos mais novos.
o f22 sem a camada de massinha e reboco quando descasca fica pior que esse su57
O F-35 se tomar chuva ou voar supersônico fica até pior.
Enferruja, derrete.
Chego a ter vergonha por vc. Esses seus comentários são de uma tristeza só…
Kkkkkk
La migra!
Um caça interessante para um futuro bem, bem, bem distante da FAB. Dependendo do valor unitário seria de se pensar em pegar um lote com 12 aeronaves, porque com o F-35 não há viabilidade. E escrevo isso porque a FAB vai ter que pensar em um caça de 5ª geração sim. É questão de tempo. E hoje esses são os dois vetores mais próximos de fazerem parte do acervo da FAB. Mas com os cortes futuros que estão para acontecer, de novo, já será muito difícil do Gripen ir para frente em questão de novas encomendas, caças de 5ª geração… Read more »
Penso que só teremos caça de 5° geração após, e se, algum vizinho o tiver. Os vizinhos estão penando pra comprar duas dúzias de Gripen e F16, além de a Venezuela sofrer pra manter os SU30.
Daqui uns 20 anos pode ser o Chile o primeiro a tê-los.
Outro fato é que até la, a tecnologia de detecção já pode os ter tornado obsoletos, ou menos eficientes do que hoje, então terão vida mais curta do que os 4 ou 4+.
E mesmo assim, quando um vizinho nosso tiver um 5 geração e nós também, os países do eixo principal já estarão na 6° indo para a 7°geração!
Brasil já tem o avião de caça mais avançado que existe, o da Mulher Maravilha, Invisível, tem esquadrões inteiros dele nos hangares…
Acho que isso sempre vai cair nas justificativas do Jobim pra não termos nem cogitado o F-35 e vamos “pular” essa geração a menos que realmente surja um rival bélico regional no período de vida útil desses caças.
https://www.aereo.jor.br/2009/12/01/o-dia-em-que-o-ministro-jobim-descartou-o-f-35/
Jobim acertou errando feio. Se estamos sem dinheiro para os Gripens, imagina se tivéssemos entrando na “onda” do f-35 que é um buraco sem fundo.
Queria muito esse vetor na FAB, mas querer não é poder.
Tá doido?Comprar isso seria repetir o erro dos A-2 Sabre só que em escala muito maior.Sem falar em possíveis represálias dos EUA e da OTAN.Não vale a pena,se tivermos $ é melhor comprar F-35,Tempest ou mais Gripen.
Aí o noviço olha duas turbinas e pensa já babando: oh, quanta potência; é um Avinhão de superioridade aérea!
Sim, biturbina, mas turbinas fraquinhas, cada oferecendo 21.000 lbf (93 kN). As turbinas do F-22 dissipam, cada 35.000 lbf (156 kN) e a do F-35, 43.000 lbf (200 kN). Mas, desculpem, parece argumento de supertrunfo… 😅
Sim um bimotor, mas será que estes são tão fracos assim para não atenderem as necessidades do operador? Acredito que não e com isso uma série de fatores precisam ser levados em consideração, as comparações com os motores do F-22A não são adequadas porque uma plataforma é diferente da outra seja na forma de emprego e até mesmo de projeto. Já quanto ao F-35 pode ser mais realista, mas temos que lembrar que este empuxo todo é baseado com pós combustão mas esta se sustenta por quanto tempo? Será que o J-35A pode ter a capacidade supercruise? São questões que… Read more »
Os Russos enviou a primeira versão do T-50 que era usado para testes e desenvolvimento para o Show Air China 2024 e pessoal ficam chorando em relação a furtividade. Isso é falta de conhecimento ou má-fé mesmo?.
O que a Rússia mandou nem é SU-57 final, mas protótipo da primeira versão do T-50.
Acho que algumas pessoas tem muita vontade em ficar desapreciando de tudo que é da Rússia. Isto está mais relacionado a ideologia política do que análise técnica.
“e pessoal ficam chorando em relação a furtividade. Isso é falta de conhecimento ou má-fé mesmo?.” A primeira coisa é o fator torcida, como eu já disse, quem fica de mimimi contra o Su-57 tem a foto do F-35 na carteira e a bandeira americana no quarto. A segunda coisa é que os “especialistas em defesa e geopolítica” do YouTube estão deixando o pessoal mais alienado e sem conhecimento, o pessoal não está mais conseguindo diferenciar um protótipo de um operacional. Esse pessoal que acompanha esses “especialistas” de YouTube, não sabem diferenciar um F-5 de um F-20, e a tendência… Read more »
E quando tentamos explicar numa boa é uma onda de ódio baseada em achismos.
Concordo com o amigo, mas deixar piorar sem se opor a isso é ainda mais complicado. Particularmente tento conversar com a pessoa que tem uma opinião diferente da minha, mas quando vem o desrespeito somado com a falta de noção ai não tem como.
Eles nem se preocupam em comentar sobre o tema da matéria, as novas fotos do J-35A, que estão muito bonitas.
Devem estar frustrados porque o Trump não vai deixar imigrantes entrarem nos EUA com desculpa de conhecer a Disney, ai precisam criticar algo.
La migra!!!
Se faz muitos comentários a respeito da furtividade de um e de outro, etc. A verdade e que o gap que existia para os aviões americanos esta diminuindo assustadoramente rápido, aquela história de disparar antes de todos por ser invisível, esta virando argumento do passado pois os adversários já tem mísseis com alcance maiores que o AIM 120 americano. Se começarem a se enxergar na mesma distancia, acabou a hegemonia.
Uma bela máquina este J-35A, vamos ver quantos a PLAAF/PLAN encomendam ao todo e também o uso em conjunto com o J-20A/S.
É uma plataforma que tem um bom potencial interno e que ainda é apta para exportações, mas é o momendo da novidade e vamos ver o que se apresent ao longo dos próximos anos.
A China vem fazendo um bom trabalho quanto a suas capacidades de produzir aeronaves militares, e no Zhuhai Airshow da para ter uma boa amostra. É um ano com muitas novidades e ainda deve ter mais ao longo dos próximos dias.
Só um mockup fantasioso da AVIC.
https://x.com/MuxelAero/status/1855684872620396866
Esse da e é baseado no jogo ace combat no Drone adf-01.
Eu gosto muito da aparência desse caça mas o que queira ver é ele em ação, eu não gosto de guerra mas acho que todos nós estamos curiosos com a quinta geração.
É um projeto atrás de outro, enquanto isso aqui planeja-se comprar um treinador e usar como caça leve ao invés de projetar um
Lindo demais. A China não brinca em serviço.
Tanto no J-20 como no J-35 não consegui identificar canhões internos. Eles não tem esse armamento integrado?