Caças Eurofighter Typhoon da RAF pousam de emergência no Galeão após partida das Malvinas
Três caças ingleses realizaram um pouso de emergência nesta sexta-feira no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Jobim, informou a concessionária RIOgaleão.
O pouso não programado teria ocorrido devido à falta de combustível, segundo duas fontes do setor aéreo, embora as causas ainda estejam sendo apuradas.
De acordo com as fontes, os caças da RAF, a Força Aérea Real britânica, teriam decolado das Ilhas Malvinas com destino final à Inglaterra. A aterrissagem ocorreu no final da tarde e provocou uma paralisação momentânea nos voos.
“O RIOgaleão confirma que três caças ingleses pousaram em segurança na pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim na tarde desta sexta-feira. Por causa disso, 7 voos registraram atraso para pouso”, informou a concessionária.
No momento, o aeroporto opera normalmente para manobras de pouso e decolagem.
O incidente ocorre dias antes da reunião de cúpula do G20, que será realizada no Rio nos dias 18 e 19 de novembro.
Nessa sexta-feira, o governo brasileiro anunciou que os voos no Aeroporto Santos Dumont serão suspensos durante reunião do G20, com a transferência de voos para o Galeão.
FONTE: Terra
Confisca eles
Eu prefiro não atrapalhar o chá do Rei Charles, ele pode ficar de mau humor…
E vetar algumas compras de “Prateleira” também 😏
Foram interceptados ???
Lembrei de um Vulcan em 1982…
Mas dessa vez sem nenhuma escolta brasileira…
Que escolta? Os poucos F-5 que restam (até onde sei) estão em Anápolis.
Creio que não. Tem F-5 em Canoas e em Santa Cruz.
No Salgado Filho em 1982, na Baco, era
a um aeródromo Inglês.
Não amigo, não era. Não inventa.
https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rodrigo-lopes/noticia/2017/03/fotos-de-zh-flagraram-avioes-britanicos-em-canoas-em-1983-9740228.html
Você errou de ano.
Não errei não é que começou em 1982 e as provas das matérias dos jornais saíram em 1983.
Sim, os pousos eram em 1983.
De fato, mas isso não significa que era um “aeródromo inglês”.
Isso aí André! Nunca pousaram aeronaves de combate na BACO! Me lembro de 2 ou 3 pousos de C-130 devido ao mau tempo em rota. Legislação internacional preve este tipo de alternativa.
Não sou mentiroso. Acredito que você queira uma contenda para apagarem o meu comentário.
A matéria fala de 1983, não 1982 conforme você postou. Em 1982, ano do conflito, o Pres Figueiredo não autorizou o pouso de aeronaves militares britânicas, a caminho das Malvinas, no Brasil. A BACO nunca foi “aeródromo inglês”, como se pousassem lá a bel prazer.
Tem uma resposta educada aguardando liberação. Nenhum avião inglês pousou na BACO em 1982.
Acho que em 1982 vc não era nascido. Eu estava no 3° da EPCAR.
Eu morava a 2 quadras Baco.
Mas, deixa assim. Tem farta literatura na Internet de jornais e matérias sobre o assunto da época. Só não vou postar os links aqui para não encher o site. Até porque tem materias em sites análogos. Só procurar bem fácil.
Curioso,o Paulo traz a fala dele baseado em uma matéria, e prova o que quis dizer.Mas tem gente que ñ entendi!.Eu entendi o seu ponto Paulo, muito legal ter trazido isso, ñ sabia disso.O que faz sentido, já que o Brasil seria o primeiro lugar de pouso em emergencia dessas aeronaves.
A questão é que não houve pousos na BACO em 1982. Depois disso sim.
Sim, corrigindo. Você está certo 1983.
Obrigado prezado Dod. Você entendeu a situação.
Sds.
Cara, aqui no blog tem uns papas que não podem ser contestados senão magoam. Vir com fatos então, vão achar pelo em ovo pra refutar.
A questão é que existe um oceano contextual entre pousos durante o conflito e pousos em 1983… simples assim, não é o ano, mas o contexto em que os pousos ocorreram
Última forma, foi em 1983.
Peço desculpas.
Utilizaram a Base Aérea de Canoas.
Mas a BACO nunca foi um aeródromo inglês.
“Blackbuck 6, o retorno”
😂
E não havia f5 disponível para acompanhar as aeronaves em emergência, que entraram em nosso espaço aéreo sozinhas
Isto foi motivo de denúncia por oficial da fab à cnn, oque motivou reportagem da cnn sobre atrasos no pagamento dos Gripens desde 2016
Pelo que entendi não deve ter tido escolta porque eles já declararam emergência logo e fizeram contato com o ATC
São aliados e não existe uma situação de guerra não tem porque escoltar. E como são aviões em translado muito possivelmente nem armados estão.
Tem outra também eles devem ser equipados como os navios são com aparelhos que demonstram em tempo real a posição atualizada na internet como flight radar em tempo de paz é claro 👍
Chama-se ADSB. Além do transponder modo 3A.
Creio que não era necessário. Não era tráfego desconhecido. Diferente da situação do Vulcan, devido ao conflito nas Malvinas.
Era necessário mostrar prontidão, mais sabemos que a atual situação da FAB não permite essa ” prontidão”.
Você quem está dizendo. Aqui qualquer um pode achar o que quiser. Tem que perguntar pro oficial de serviço no CCOA do COMAE qual é a orientação.
Nem tudo precisa ser como DCS. Se um grupo de aeronaves declara emergência, onde todas estão com o transponder ou ads-b acionados, informam toda a situação e informam as quantidades e os tipos de aeronaves, pra que enviar uma missão de interceptação? Agora se fosse uma situação de pane de instrumentos com perda de referência de altitude ou velocidade de uma aeronave sozinha, poderia sim um F-5 ou um A-4 da MB nesse local, realizar o acompanhamento da aeronave em pane até o pouso agindo como referência. Isso já aconteceu inclusive com um F-5 do PAMPA auxiliando uma aeronave da… Read more »
Exatamente, muito bem 👍
Demonstrar prontidão para quem? As aeronaves inglesas não estavam em voo ilícito e com tudo ligado para identificação e propósitos declarados. Gastar uma grana de recursos a toa? Sabe quanto custa acionar caças?
Nota: Acrescentei 1 ao meu nome de usuário pois apareceu outro que não eu e provavelmente fui bloqueado pelos editores.
As aeronaves inglesas não estavam em voo ilícito e com tudo ligado para identificação e propósitos declarados. Gastar uma grana de recursos a toa?
Melhor gastar com os rega-bofes, não é?
Tente entrar nos EUA com qualquer aeronave militar em voo não planejado para você ver se não vai aparecer algum caça da ANG para te acompanhar.
Mas aqui é a casa da mãe Joana.
Até o 11 de Setembro a USAF não tinha nenhum Alerta DA no CONUS (Continental US).
Além do mais, dos poucos F-5M operacionais, do 1º Grupo de Av. Caça, sua grande maioria está em Natal participando da CRUZEX, então o alerta ficou prejudicado.
Inclusive é bem provável que o GIG/SBGL constava no planejamento da missão como alternado para o caso em questão uma vez que ninguém nessa aviação é amador ao nível de não levar em conta uma pane seja no reabastecimento, no reabastecedor ou nos reabastecidos….
Exato.
Não tinha F-5 no alerta de defesa aérea em Santa Cruz??? Duvido muito!!!!
Quanto aos atrasos nos pagamentos do Gripen, são desde 2020 e não 2016.
Desde 2016. Já que houve várias mudanças no cronograma de entregas por falta de pagamento
Favor se informar melhor
Gripen NG, a história de um verdadeiro caça falso que nunca existiu.
“Gripen NG, a história de um verdadeiro caça falso que nunca existiu.”
Caro Paulo, procure ajuda terapêutica…
Rapaz…..
É sério isso!?
Pelo que entendi teria mais 2 aviões acompanhando. Além dos 3 caças.
1 para reabastecimento e outro de suporte ?
Um A330 MRTT e um A400
Fiquei na dúvida tem um grupo de caça permanente nas Falkland ou é rotativo?
Até onde eu sei é um destacamento rotativo.
O aviao tanque teve problema e nao consegui fazer o revo dos aviões.
“O pouso não programado teria ocorrido devido à falta de combustível, segundo duas fontes do setor aéreo, embora as causas ainda estejam sendo apuradas.”
Vulcan em 82: toda vez isso?
Um mapa ajuda, Willber. A alternância é Rio de Janeiro mesmo para uma rota para a ilha de Ascenção. Mesmo caso com a Blackbuck. Felizmente dessa vez sem guerra.
Na próxima não sai de casa sem abastecer, beleza? Vlw!
Por mais que os ingleses estejam diminuindo seu investimento em suas Forças Armadas, e isto é nítido dado seus meios que só diminuem a cada ano, dificilmente eles teriam algum problema desse tipo. É raro e pode acontecer, mas é bem difícil. Isto está mais para um teste de prontidão do que um pedido de suporte mediante a um problema. Pode parecer paranoia, tendo em vista que, pelos meios de comunicação e mídia que consumimos sempre temos a ideia deles serem os “bonzinhos” da história ( e passamos todo tempo acusando os chineses de interferências em nossas políticas internas, sendo… Read more »
Eles sabem que não tem Gripen em Santa Cruz… É paranoia, sim.
Parece não. É paranóia mesmo.
Todo mundo sabe qual a situação dos Gripen do Brasil. As matérias são públicas.
Se eles quisessem mesmo ver os Gripen eles alternariam pra Natal. De repente ganhavam até um convite pra participar da Cruzex
Claro que a dificuldade quanto ao reabastecimento teve origem no A330 MRTT pois, caso fosse um problema específico de algum dos caças, os demais provavelmente seguiriam em frente. Agora esse episódio deveria ser devidamente analisado pela FAB, em conjunto com a RAF, para estabelecer os parâmetros a serem considerados na conversão dos nossos A330 para a versão MRTT …isso lógicamente se tivermos tivermos dinheiro para pagar os compromissos assumidos com a compra de caças a serem reabastecidos e se os A330 não se tornarem palácios voadores para deleite de “algunes”
Isso não é comum, mas também não é novidade. De cabeça eu lembro de mais uns 2 ou 3 casos de aeronaves militares britânicas fazendo pousos no Brasil na rota Falklands/Reino Unido, após o fim do conflito.
Aproveita e já convida pra CRUZEX.
Primeira vez dos Eurofighter no Brasil?
São caças belos, os argentinos não devem ter gostado, mas emergência é emergência temos a obrigação moral de ajudar.
Obrigação legal. Somos membros da ICAO. Conselho diretor. Não é situação de conflito.
Eles reclamam sempre que alguma aeronave militar inglesa faz escala no Brasil com destino às Falklands.
Até um tempo atrás não queriam que nenhuma aeronave inglesa a caminho das Falklands fizesse escala no Brasil. Não sei se o Brasil acatou o pedido.
Nunca quiseram, e o Brasil nunca acatou.
Nacionaliza eles e manda um Cheque para o Rei,
Melhor mandar pro Rei da Suécia.
“Ilhas Malvinas”?!
O dono chama de Ilhas Falklands, então, é Falklands.
Dúvida boba:
Nesses casos, os pilotos desembarcam, vão ao banheiro, comem algo?
Se sim, deixam os caças com os brasileiros “dando uma olhada” ou vai um de cada vez e os outros ficam vigiando os aviões?
Sim, piloto também faz xixi e número 2. Come e bebe também.
Eles peidam?
Sim, e muito quando estão a grande altitude, pois os gases internos expandem.
Interessante, sempre tive essa curiosidade, e quase como soltar pum só pra você debaixo do cobertor né? Fico imaginando que a cabine fica imprestavel, mas colocando a máscara de oxigênio da pra ficar lá de boa.
Não, porque o oxigênio é “sob demanda”, misturado com o ar da cabine. Mas peido é que nem criança pequena, “só o dono aguenta”.
E nos biplaces, os gases são compartilhados? Sacanagem comer um repolho um dia antes e depois voar com o coleguinha.
Acontece.
Mas falando sério agora Coronel. Porque a pergunta dele é realmente curiosa. Como funciona para a tripulação e para as aeronaves? Check de manutenção, reabastecimento, pernoite da tripulação, alimentação, segurança das aeronaves? UK aciona a diplomacia deles aqui no Brasil para agir em favor? Lembro em 2013 na BACO, um C-130J da RAF pernoitou por aqui. A tripulação ficou no hotel de trânsito, não lembro se foram ao rancho. São detalhes interessantes de se saber. Tens respostas para as minhas perguntas acima ou algum caso que queria compartilhar? Obrigado!
A segurança da aeronave fica a cargo da FAB, enquanto na Base Aérea. Vão filmar, fotografar? Se necessário sim, azar dos britânicos. Check de manutenção? A cargo deles. Combustível? Por conta da BR, pago por eles. Hospedagem e alimentação? Pode ser na Base Aérea. Normalmente vão pra hotel na Zona Sul. Transporte? Uber.
Obrigado Coronel!
Se fotografar só não pode compartilhar em grupo de whatsapp como na marinha rsrs.
Claro que vão. O Brasil é uma nação amiga, não há porque ter esse tipo de desconfiança e os Typhoon não são exatamente o suprassumo da tecnologia. Além disso, se nessa situação, alguma autoridade brasileira quisesse espionar esses aviões, com certeza não seriam apenas três homens que iriam impedir.
Problema é se alguém tirar foto e divulgar em grupo de Whatsapp. Ah, esses não estão em São Pedro da Aldeia.
No geral tem gente boa na FAB, mas também tem “Jacaré sem rabo por lá” 😏
e ganhar punição de brindes
S e tirar foto da pasta do arquivo da inteligencia, sim….se repostar de site publico, não…
o que foi feito?
Bom dia Allan;
Só uma curiosidade: Os Typhoons são uma das Anvs que estão entre as 8 melhores do mundo, incluindo o nosso Grifo também 👍
A FAB encontra -se no ranking de poderio aéreo atualmente em 17º lugar.
Nada mal 👏💪🇧🇷🚀
Bem a cara do brasil kkkk
Brasil terra de ninguém. Enquanto isso estamos sem os gripens. Já era para estar finalizando a entrega em 2027. O Brasil um país continental que não consegue exercer sua soberania. País de corruptos e sem o mínimo de patriotismo.
Qual será o oficial demitido dessa vez por tirar fotos do Typhoon?
acho que desta vez ninguem mandou copia de arquivo de mensagem interna…então não tem problema…..é só não mandar parte de material de comunicação interna…meio basico…
algum capitão ou tenente da MB que estava em algum navio e fotografou os aviões sobrevoando a Guanabará antes de pousar…
É só escolher, e bom aprendizado:
https://www.youtube.com/results?search_query=A-29+intercepta%C3%A7%C3%A3o
Cade as escoltas brasileiras os cara entra é assim é ? Cade os radares .
Naquela região tem alguns: Pico do Couto e Santa Tereza. E os de terminal: Galeão e Santa Cruz.
não leu nem os comentarios….hummm..mas posta….
É muito BLÁ BLÁ BLÁ, Aviões em translado, sem armamento, uma nação amiga, os aviadores declaram emergência por Low Fuel, e a galera vem querendo agitar, é muita falta de conhecimento. Essa galera deveria se preocupar com a evasão de divisas aqui no norte, onde toneladas de ouro e outros metais raros são levados por helicópteros pequenos, barcos pequenos, médios e grandes… ou até mesmo na gibeira… Se o problema do Brasil se resumisse a falta de caças na FAB para acompanhar cinco aviões ingleses sendo que três estavam em emergência por Low Fuel, há estava fácil de resolver. Galera… Read more »
A falência da FAB neste caso, torna se evidente. Não importa se os caças estavam armados ou não, não importa se declararam emergência ou não, o que importa é que não são aeronaves civil, são militares e na minha opinião deveriam ter escolta mas fica evidente que a única coisa que a FAB consegue interceptar é teco teco de traficantes e contrabandistas, o resto é propaganda.
EDITADO
EDITADO
ESTE É O SEU QUARTO AVISO EM 2 DIAS.
EDITADO
ESTE É O SEU QUINTO E ÚLTIMO AVISO EM 2 DIAS.
MAIS UM ATAQUE CONTRA QUALQUER COMENTARISTA E VC SERÁ BLOQUEADO.
Claro que importa. O sistema brasileiro de controle de tráfego aéreo e de defesa aérea é integrado. Os voos regulares são monitorados tanto pelo sistema de controle de tráfego quanto pelo sistema de defesa O alerta de defesa é acionado em casos de defesa, inclusive quando um voo comercial desvia da rota ou perde comunicação, como aconteceu com aquele sequestro de um avião da Vasp ou do Vulcan. A FAB não precisou interceptar os F15 dos EUA indo para Natal ou os F16 chilenos, mas certamente os controle de trafico os acompanhou por radar.. nem o F35 que pousou em… Read more »
Não entendeu nada do que eu disse. Interpretação de texto é realmente um problema nacional
Então acho que você não formulou muito bem o seu post, porque a resposta dele está bem direta ao ponto de acordo com a sua ‘opinião.’
É bom lembrar que você mesmo disse que se trata da sua ‘opinião.’
E na minha opinião você está completamente errado, e se tiver curiosidade em saber o por que de eu ter essa opinião, basta ler o post do Camargoer de novo.
O que esse cara entende de SISDABRA? Nada. Não sabe nem o que significa acrônimo.
Seria um crime se no momento que esses aviadores declararam emergência, a FAB interferisse de forma a retardar o pouso deles e ou tirar a atenção dos aviadores do seu único propósito naquele momento, que era pousar seus aviões e segurança.
Que a FAB carece de equipamentos, tanto em qualidade como em quantidade, isso todo mundo sabe.
Mas fazer uma tempestade em copo d’água por causa desse caso já é demais.
Eram só tres aviões em translado.
Tá certo !!!
Tem que interceptar mesmo, estão invadindo o espaço territorial brasileiro (voo não autorizado)como tem que abater se não reponder no rádio (Lei do abate parece que voltou 💪)
Raciocínio completamente incorreto. E a lei do abate é de 2004. Tá um pouco atrasado.
“A falência da FAB neste caso, torna se evidente. Não importa se os caças estavam armados ou não, não importa se declararam emergência ou não, o que importa é que não são aeronaves civil, são militares e na minha opinião deveriam ter escolta mas fica evidente que a única coisa que a FAB consegue interceptar é teco teco de traficantes e contrabandistas, o resto é propaganda” Prezado; Não sei o que vc entendeu, mas respondi ao Vinícius em relação a esse post aqui. E vou mais longe ainda, tem que sentar o dedo mesmo 😏👍 Ele deu a entender que… Read more »
Nesse caso dos Typhom a interceptação não era necessária, somente se solicitado pelos ingleses. Tem avião de Alerta em Santa Cruz? Tem. O forista lá não sabe como a Defesa Aérea funciona. Obrigado pelo esclarecimento.
Absurdo, deixar estes imperialistas tocar em solo brasileiro. Um afronta à Argentina, dona das ilhas Malvinas
Alguém teve coragem de tirar foto dessa vez…?