O Brasil está planejando estender o contrato para a aquisição dos caças Jas 39 Gripen da Suécia, enquanto a Suécia está pronta para iniciar negociações para a compra de aeronaves de transporte Embraer C-390 do Brasil. O ministro da Defesa da Suécia, Pål Jonson, e o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, assinaram hoje, 9 de novembro, uma carta de intenções com esse objetivo.

Brasil e Suécia já possuem uma parceria estratégica em materiais de defesa. Esta nova carta de intenções expressa o desejo dos dois países de expandir a cooperação na área aeroespacial.

Em 2014, o Brasil assinou um contrato com a empresa sueca Saab para a compra de 36 caças Jas 39 Gripen, dos quais oito já foram entregues ao Brasil. A Saab e a fabricante aeroespacial brasileira Embraer também iniciaram a produção conjunta do Gripen no Brasil. O Brasil agora declarou que planeja aumentar o contrato atual em 25%.

Ao mesmo tempo, a Suécia demonstra interesse na compra do avião de transporte Embraer C-390. Com a assinatura da carta de intenções, o governo sueco está pronto para autorizar a Administração de Material de Defesa (FMV) e as Forças Armadas da Suécia a iniciarem negociações com o objetivo de adquirir as aeronaves C-390.

Ao centro, os ministros Pål Jonson e José Múcio

A carta de intenções assinada hoje sinaliza as intenções de ambos os países. Ela foi firmada durante um encontro entre os ministros Jonson e Múcio em Natal, no Brasil.

Durante sua visita ao Brasil, Jonson também acompanhou o grande exercício aéreo Cruzex 2024, que está ocorrendo no país, com a participação do caça Jas 39 Gripen, já em operação pela Força Aérea Brasileira.

“A cooperação aeroespacial é importante tanto para a Suécia quanto para o Brasil. A nova carta de intenções cria uma base para aprofundarmos ainda mais essa cooperação,” declarou o ministro Jonson.

FONTE: Governo da Suécia

Subscribe
Notify of
guest

215 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zorann

Agora, exatamente como a 10 anos, só basta pagar que teremos Gripens

Angus

Bingo!

Alex Barreto Cypriano

Segundo o Nunão, até 2023 já tínhamos pago 24 bilhões de coroas suecas aa SAAB, 3/5 do valor dos 36 caças. Até agora recebemos 9 aeronaves (e uma delas ainda não é nossa), portanto 1/4 do total de 36. Não precisa ser muito esperto pra perceber que pagamos 60% e só recebemos 25%. Estamos devendo, ou eles nos devem?

Bernardo Santos

Acho que você está equivocado, o governo não está pagando os valores necessários para o programa andar bem.

Fernando "Nunão" De Martini

Sugiro a leitura: https://www.aereo.jor.br/2024/07/29/programa-gripen-em-graficos-a-diferenca-entre-as-necessidades-e-os-desembolsos/ Vale lembrar que em toda compra de caças e materiais militares com diversos fornecedores (navios também) e tempos longos de entregas de componentes, os desembolsos iniciais são para encomenda de itens mais caros e de produção demorada (motores, radares etc). Também vale lembrar que há diversos outros itens no contrato que não são apenas as aeronaves (desenvolvimento, treinamento etc). A partir de x anos do contrato original a utilização do empréstimo deveria ser ampliada, coincidindo também con o grosso das entregas dos caças (que seriam concentrados em quatro ou cinco anos), mas não foi ampliada por… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Em 2015, cada Real (BRL) adquiria três coroas suecas (SEK) e cada dólar (USD) adquiria 2,6 BRL; mas em 2024, cada BRL, apenas duas SEK e cada USD, 5,8 BRL. Apenas pela variação cambial BRL-SEK, 40 bilhões de SEK compram, hoje, apenas 24 Gripens. Se já pagamos 24 bilhões de SEK, receberiamos 14 JAS-39, o que aponta pra um atraso de 5 unidades. Mas penso que boa parte do F-39 poderia variar com o câmbio BRL-USD. Digamos que metade do valor das partes e componentes do Gripen variem em dólares. Neste caso, 40 bilhões de SEK comprariam, hoje, apenas 21… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Muita elucubração, poucos fatos.

Sugiro que você leia (ou releia) o contrato financeiro na íntegra. Já te passei o link mais de uma vez.

George

Temos de ver os termos do contrato, pois sabemos quem fechou o contrato.

Samuel Asafe

Esses 45 substituem numericamente o que temos de F5, basta saber agora se chegaremos aos 72, ou se pararemos por aí e vira um novo vetor.

Felipe

12 a 15… não 9 meu senhor

Pet

Vem mais caças adicionais, graças a Deus 🙏! Devo sim, pago quando puder. RS

LucianoSR71

Como a fonte é o Governo da Suécia, temos que acreditar. ‘O Brasil agora declarou que planeja aumentar o contrato atual em 25%’ = + 9 unidades, ou seja total de 45 Gripens. O problema é saber a cadência de entregas.
Quanto ao C-390, não cita quantidade, vamos ter que esperar p/ saber.

Last edited 27 dias atrás by LucianoSR71
Felipe

Cara 25% é sobre o valor do contrato não sobre o número de caças. Isto dá pra adquirir mais que 9 Gripen

LucianoSR71

Se vc ler todo o parágrafo, o foco é nas quantidades não se fala em valores.

Leo

25% do contrato se refere a 25% do valor do contrato

Argos

O contrato diz 36 caças

Camargoer.

O contrato também falda de 39 bilhões de coroas suecas + 180 mihões de libras e + 200 mihões de dólares

Felipe

Você é teimoso senhor. A lei permite 25% sobre o valor do contrato público.

George A.

Sim, parágrafo 1° do art. 65 da Lei 8666/93 (revogada, mas ainda aplicável a esse contrato por conta da regra de transição da NLCC).

Luís Henrique

Isso já foi debatido há meses. Os suecos indicaram oficialmente que seriam de 12 a 15 caças com este aumento de 25% no contrato.
Já Algumas fontes cravaram em 14 unidades.

Alexndre Fontoura

Exatamente! O CEO da Saab, em entrevista à CNN, disse que são entre 12 e 14 aeronaves.

Bernardo Santos

Vai ser entre 12 a 15 caças adicionais.

LucianoSR71

Aos que estão discordando de mim, numa live que acabou agora o Caiafa disse a mesma coisa que eu: total de 45 unidades. Não sou e nem quero ser o dono da verdade, mas como eu disse no meu comentário inicial, o texto fala apenas em quantidades (inclusive na live ele mostrou a postagem no ‘X’ do ministro sueco), torço pelo melhor p/ o Brasil, se for um acréscimo de mais de 9 unidades ótimo.

Felipe

Pura ignorância dele e sua que não conhecem a Lei.

LucianoSR71

Ignorância é sua que não respeita os outros chamando de ignorante quem discorda da sua visão.
Respeite p/ ser respeitado!

Talisson

Creio que o Caiafa tenha se equivocado, ou ele “traçou” a quantidade no mínimo possivel, para que nós entusiastas não termos desgostos futuros kkkkk
Lembro também de quando ele “anunciou” o Astros III em plena agonia da Avibras, não entendo o motivo. Pois a empresa já ia mal das pernas.

Last edited 27 dias atrás by Talisson
LUIS

Não! Perai! Acreditar que o Caiafa acertou?! Essa é demais…..kkkkk

Alessandro

O Caiafa não é uma fonte muito segura, ele fala as coisas muito no calor do momento, e depois quando ele vê que errou e o pessoal cobra ele, da chilique e distorce os fatos, e só deixando claro, não é nada pessoal contra o Caiafa, mas a verdade é que ninguém apurou e chegou a um veredito 100% confiável sobre qual a quantidade exata que dá esses 25% a mais que estão falando, então tudo será especulação até a FAB deixar claro ao público.

Alexndre Fontoura

Com todo respeito, ele está errado. É 25% sobre o valor do contrato. Isso é “matéria vencida” há mais de um ano, quando se começou a falar em aditivo de 25%. O CEO da Saab, em entrevista à CNN, afirmou, com todas as letras, que eram entre 12 e 14 caças adicionais.

AMSS

Quando se estende o contrato em 25% de fato é sobre seu valor, mas temos que entender que o valor inicial do contrato sofre com a inflação (que do real é muito maior que a sueca e americana), porém o contrato inicial tbm incluía treinamento, simuladores, desenvolvimento e transferência de tecnologia, todos estes custo NÃO entrarão no aditivo, 100% do valores desta extensão de contrato serão investidos em unidades de F-39.

Finalizando, a quantidade de unidades adicionais será NEGOCIADA.

NÃO é um regra de 3.

Então NINGUÉM sabe quantos são, enquanto as negociações não ocorrem.

IagoSP

Não estou entendendo mais nada… 3 matérias atrás estavam falando em replanejar as entregas (por falta de dinheiro) e comprar caças tampão. Agora 1 dia depois vem essa kkkkkkkkk Espero que o Brasil não faça mais uma burrada (como de praxe) e torço para que honre o que foi acordado e ai sim, contrate mais caças (ainda mais tendo em vista a linha de montagem no Brasil e os custos de aquisição mais baixos, umas vez que não será mais necessário pagar pela ToT).

Felipe

Vou desenhar para você o óbvio: em troca do Brasil poder pagar menos num prazo maior será acrescentado 25% ao contrato com mais 12 a 15 Gripen. Ao mesmo tempo deverá ser comprado um lote do KC390, assim fazendo pressão para o governo não comprar só caças usados e ficar criticando que os suecos não compram nada nosso.

Argos

Onde vc viu 12/15 caças?

Felipe

Se você pesquisar vai ver um alto funcionário da saab falando na CNN que são 12 a 15 negociados… 25% sobre o valor do contrato.

Afonso

Desenhou errado sabichão.
Mais um aqui pagando de metido, quando na verdade paga vergonha.
A aditivo será sobre o valor do contrato, independente do números de caças.
Ou seja, poderá ser 1 caça ou 1000 caças.

Last edited 27 dias atrás by Afonso
Felipe

Sabichão? Eu? Não, apenas vi o vídeo do funcionário da Saab na CNN dizendo que são negociados 12 a 15, e apenas acompanho o assunto melhor que você, além de ser formado em direito.

Afonso

“… ser formado em direito”.
Olha a crista da pessoa.

Bernardo

Amigo, apesar da sua carteirada (outro formado em Direito, só na próxima esquina), nem a SAAB nem ninguém tem como saber o valor unitário dos Gripen até o fechamento do contrato (e isso pode demorar MUITO). A variação do preço de componentes por escassez (ou abundância), novos pedidos, variação cambial (já que salvo engano foi celebrado em coroas, mas a coroa pode valer mais ou menos até lá em relação ao dólar). Muito embora muitos valores já tenham sido diluídos na primeira compra (treinamento já deve ter ido tudo na primeira compra, como tot), O PRÓPRIO AVIÃO ainda tá sendo… Read more »

Felipe

Se foi dito 12 a 15 quer dizer que já estão sendo feitos os cálculos para uma aquisição seca de caças sem outros gastos que o contrato inicial tinha. E ser formado em direito apenas me deu o conhecimento de que a Lei de licitação antiga que rege este contrato permite 25% a mais de gastos se necessário sobre o valor inicial do contrato. Se alguém se ofendeu…o que me incomoda é saírem propagando desinformação. Todos aqui são entusiastas sobre o assunto e desejo que todos sejam bem informados.

Last edited 26 dias atrás by Felipe
Luciano

Aahhh meu amigo. Sabe como se chama isso? Contaminação ideológica, e o típico pessimismo do brasileiro. Sabe? “Aí aí aí, tudo vai ser como antes”. Alguns chamam isso de complexo de vira-latas.

Augusto José de Souza

Todo mundo espera que esse programa Gripen decole para valer com bastante caças para o Brasil e ainda vendermos o nosso KC-390 para os suecos,dando mais crescimento para a Embraer e nossa indústria de defesa,espero que paguem tudo que devem ao banco financiador e os Gripen voltem a serem entregues dentro do prazo original.

Augusto José de Souza

Um comentário do canal águia de aço me deixou uma reflexão,e se na verdade essa reorganização do calendário for contando esses caças adicionais e tudo foi um mau entendido causado pela péssima comunicação da FAB e do governo federal,acho que é hora de cobrar um certo esclarecimento do que está acontecendo de fato.

William Duarte

Esta novela tem que ter como música tema “O samba do criolo doido” não da para levar a sério.

Fabio Araujo

Finalmente! Já era tempo, mais Gripens que precisamos e o KC-390 para eles que precisam, todos ganham Brasil, Suécia, Embraer e Saab!

Augusto José de Souza

Agora é pagar tudo e a entrega do lote inicial do Gripen volte ao prazo original e também venham aos adicionais e o segundo lote.

Felipe

Vamos levar a sério as coisas? Para entregar todos 36 Gripen até 2031 serão necessários 4 unidades por ano a partir de 2026, não é algo impossível. Um aditivo de 12 a 14 unidades pode ser encaixado entre 2032 e 2035. É um tempo longo de entregas mas é melhor que só adquirir caças usados.

Lucas

Totalmente possível? O Brasil vai receber UM caça esse ano, tem noção disso? A dívida do país só aumenta, os cortes só aumentam, você acha mesmo que em 1 ano a situação que só piora, vai dar brecha pra pagar 4 caças ao ano?

Maurício Fonseca

Só faltou a Lei Rouanet nesse comentário…

Lucas

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/09/27/divida-publica-chegara-a-80-do-pib-em-2024-e-continuara-crescendo-diz-ifi

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/contas-do-governo-acumulam-deficit-de-r-1052-bi-em-2024/

Notícia desses dias desse site informando também a renegociação de prazos do gripen até 2030 (o que dificilmente vai acontecer, provavelmente vai até 2033). Mas se vocês preferem fechar os olhos e achar que vai surgir dinheiro do nada para o ministério da defesa, bom, eu gostaria de ter esse mesmo pensamento positivos de alguns.

NaRonaldo Rangel Pires

Vai ser um por ano se SOBRAR dinheiro para pagar. Ate 2050 chegam todos. Só aguardar.

Elizeu Souza

Não vou ver. Terei 100 anos.

Maurício Fonseca

Colega só tem um país do mundo que paga de uma vez, sem choro, se chama Arábia Saudita. O resto parcela e depende de receita anual, mesma coisa.

Amaury

Estados Unidos e França têm dívidas públicas que batem 112% dos seus PIB’s. O Reino Unido 97%.
A nossa se chegar a 80% seria bastante razoável e totalmente administrável se não houvesse os gastos com emendas parlamentares como acontece por essas bandas.
Mas o curioso é que esses dados só servem para nós.
Me parece o bom e velho complexo de vira-latas.
A propósito a da China é de quase 84%.

Bardini

Comparar porcentagem de dívida com outros países, sem ter a menor ideia do juros atrelado as dívidas comparadas. Um clássico na justificativa tosca de descontrole fiscal…

Bernardo

O Japão tem uns 300% de dívida x PIB. Você acha que quem tá melhor financeiramente: o Brasil?… ou o Japão? Quem você acha que tá devendo parcela de financiamento pro complexo industrial militar: O Brasil?… ou o Japão?
Do outro lado agora, pra não favorecer ninguém. O Brasil tem uma razão dívida x PIB maior que a Argentina. Quem você acha que tem mais liquidez pra pagar seus compromissos? Vamo lá, novamente…. O Brasil?… ou a Argentina?
Você sabe MESMO o que significa a razão dívida vs. PIB ou tá só citando números pra falar de “complexo de vira-latas”?

Felipe

E 2 caças ano que vem, eu disse que se vier 4 por ano a partir de 2026 é viável.

Amaury

Tá bom de conta hein? Mas dá para entender…

Argos

O problema não é a capacidade de fabricação dos caças, é a capacidade do Brasil de pagar o empréstimo atual.

Rodolfo

O aditivo seria de 25%, 8 aeronaves.

Amaury

ERROU!!!!

Felipe

Nossa como tem gente ignorante , 25% do valor do contrato, 12 a 15 segundo a saab

JuggerBR

O que ninguém se dá conta é que nesse aditivo pode ter mais coisas que só aeronaves, motores extras, por exemplo, o que pode diminuir o numero de caças.

Alexndre Fontoura

Não. A Lei brasileira permite aditivo de 25% (para mais ou para menos) sobre o valor de contratos com a União, não importando que sejam Caminhões ou aviões. Então, são 12 a 15 aeronaves, dependendo do valor unitário fechado, de US$ 75 a US$ 92 milhões a unidade (na verdade, o contrato foi em coroas suecas).

Felipe

Com esta carta de hoje se confirma o que eu já havia escrito em outros posts:
Vamos adquirir 24 caças de outro tipo para substituir os AMX de Santa Maria, mas isto não vai prejudicar a intenção de fazer um aditivo do Gripen de 25% do contrato. Este contrato terá sua forma de pagamento alterada de modo a compatibilizar com o que podemos pagar, um pagamento mais alongado. Ao mesmo tempo 12 a 15 caças adicionais virão como aditivo. Aposto em 50 F-39E/F + 24 M346FA, que por serem aviões novos valem mais a pena que F-16C/D usados.

Kleber

Concordo plenamente

Felipe

Não é um segundo lote, é um aditivo ao único contrato que temos, por lei pode ser de 25% sem precisar passar pelo congresso. Esta carta é um ótimo sinal de que deverão ser comprados mais uns 12 Gripen mesmo se a entrega for alongada, o pagamento também poderá ser alongado.

Petronilo

Nao estamos em guerra com ninguém, podemos ir comprando os caças novos, ao invés de sucatas jé usadas.

Ricardo Carrera

Perfeito!!!

Thor

Isso mesmo, importante é não parar, como em um engarrafamento, devagar, mas a gente chega lá. Persistência e resiliência!

Argos

25% de 36 são 9 caças.

Luciano

Depende. É 25% do valor total do contrato? Porque nós pagamos por transferência de tecnologia. O preço somente do aviso é suporte de vôo, não passa de 100 milho

Camargoer.

Sim. O aditivo é sobre o valor do contrato… se vai caber 9, 15 ou 30 aeronaves, é outra historia… pode ser que o aditivo seja de 20% ou 15% para 9 aeronaves adicionais..

se for um aditivo de 15% agora, pode ser mais 10% depois… quanto atingir 25%, vai ter que ser outro contrato.

Joaquim Araujo

25% do valor do contrato. Lembrando que os caças adicionais não tem tot e e treinamento do pessoal da Embraer. Por isso se fala em 12 a 14 unidades.

Felipe

Difícil explicar pra alguns que 25% e sobre o valor do contrato, que cada Gripen dos 36 custou 150 milhões, mas os próximos devem custar 112 a 120 milhões, já temos as instalações ora montagem no Brasil dentre outros custos que não se repetem.

Alexndre Fontoura

US$ 150 milhões fazendo “conta de padaria”, dividindo o valor do contrato (que inclui várias outras coisas, além das aeronaves). O valor unitário do Gripen E está entre US$ 75 a US$ 92 milhões. Por isso é que se fala que seriam entre 12 e 15 aeronaves adicionais.

Camargoer.

Opa… isso mesmo.

Camargoer.

Olá Felipe… apenas um correção… o valor “padaria” do Gripen no primeiro contrato foi da ordem de US$ 120 milhões e minha estimativa do valor do Gripen “seco” seria da ordem entre US$ 75 e US$ 85 milhões cada.

Felipe

Sim infelizmente tem comentaristas bem intencionados até mas que não se dão conta disso e propagam por aí que serão 9 caças extras … 25%

Alexndre Fontoura

O aditivo é sobre o valor do contrato, não sobre o numero de aeronaves. Essa discussão aconteceu desde que começou essa discussão sobre o aditivo de 25%. Na época, foi esclarecido que era sobre o valor.

Nunes Neto

Mas é em relação ao contrato total, inclusive incluindo o valor da transferência de tecnologia, não é relacionado ao número de aviões , é em relação ao contrato total

Andre Magalhaes

Já é primeiro de abril? Brincadeirinha…kkkk

Bardini

A coisa pode estar de certa forma, alinhada dentro do que abordei em outra discussão, que seria o caso de empregar o aumento do contrato em 25%, mediante uma renegociação das entregas no tempo sem prejuízos financeiros, gerando assim, um cronograma que possa ser mais adequado a nossa capacidade financeira. . Só que isto tem uma séria implicação, já que não resolve o que necessita ser resolvido, que é a baixa dos F-5, que se aproxima, trazendo consigo uma considerável perda de capacidade de combate para os próximos anos, quando somado ao baixo número de Gripens. E é aí que… Read more »

Last edited 27 dias atrás by Bardini
Felipe

Vai vir um segundo caça, M346 ou F-16, o Gripen deverá ser mais distribuído em esquadrões de 12 assim da pra equipar Anápolis, canoas, e santa cruz com ele a longo prazo.

Neto

Dentro dessa lógica, . Em Santa Maria pode-se ir de um novo terceiro, com A29 (novo ou usado); transfere um dos grupos de aviação para Anápolis para ir treinando com o gripe do GDA, implementando doutrina ar-terra com o gripe ate que haja números para transferir de volta para Santa Maria. . Na concentração de F5s no rio, coloca essa nova aeronave tampão. . Se lift, manda pra natal quando da chegada de novos F39s, ou da baixa. . Os A29 quando da chegada dos 12 F39s para Santa Maria voltam prós 3⁰s… . . Ainda acho que sabendo que… Read more »

Sergio Cintra

Lembrando que o “Pacau” já será o novo (recriado) esquadrão Gripen e por momento sediado em Anápolis.

Alexandre

Não será mais recriado. A portaria foi anulada. A prioridade é reequipar o 1º /10º e o 3º/10º, cujos A-1M/BM deixam de voar no final de 2025.

Felipe

Não sabia que a portaria foi anulada. Devido a crise que sofremos sempre achei insensato concentrar caças em Anápolis faltando para outros lugares. Se pegarem um aditivo de 12 teremos 48 Gripen , 3 esquadrões de 16 caças, Anápolis, Rio de Janeiro e Canoas. É o mínimo, mais que isso só se por um milagre outro governo queira comprar um segundo lote. Acho lamentável não termos pelo menos o mesmo número de Gripen que o que tínhamos de Mirage e F-5 uns 20 anos atrás (14 + 46= 60)

Santamariense

“Se pegarem um aditivo de 12 teremos 48 Gripen , 3 esquadrões de 16 caças, Anápolis, Rio de Janeiro e Canoas.“

Por que não 4 esquadrões de 12 caças?

Luís Henrique

Acho que o seu cronograma deva estar próximo do que será feito.

E o caça usado poderá ser F-16 C, Gripen C ou Rafale.

Macron vem aí. Quem sabe.

Jefferson Henrique

Se a compra de outro caça como tampão ser inevitável. Eu espero por favor que seja Gripen C.

Alex Barreto Cypriano

Eu prefiro que eles entreguem o que já pagamos.

Bardini

Rafale não faz sentido.
.
A gravidade da situação aponta para F-16 adquiridos vai EDA, com logística via FMS, pois no final, seria uma fração do valor de um caça novo. Exemplo: Indonésia.

Neto

Havendo Gripens C/D dos estoques Suecos, deve ser mais barato. No montante e no juros.
.
Espero que sejam ao menos 20 Gripens C/D.

Alex Barreto Cypriano

Você sabia que Gripens C/D são meras células A/B atualizadas? O NG, do qual nasceu os E/F são superiores. Não quero C/D nem de graça porque são de 4a geração.

Felipe M.

E F16 surradão é de qual geração?
Pelo visto os argentinos vão operar um 4,5 geração né??

Alexandre

Nem todos os C/D são A/B atualizados. Foram fabricados 64 C e 14 D novos.

Fernando "Nunão" De Martini

Exatamente.

E só pra complementar, o último Gripen C novo de fábrica foi entregue à Força Aérea Sueca em 2015:

https://www.aereo.jor.br/2015/03/21/entregue-o-ultimo-gripen-c-para-a-forca-aerea-sueca/

Alex Barreto Cypriano

E, claro, vão ficar com os C/D velhos e vender os C/D mais novos…

Alexandre

Mas, veja, Bardini, que os 24 F-16A/B MLU ex-Dinamarca, adquiridos pela Argentina, mais pacote de apoio e armas, vão custar quase US$ 1 bi. Assim, é melhor investir cerca de US$ 1,1 bi via aditivo contratual e ter mais 12 a 14 Gripen E.

Luís Henrique

Se a FAB pudesse decidir sozinha sim.
Mas o governo que vai decidir, então pode fazer sentido para o GF.

Alexndre Fontoura

Não tem como vir outro caça, novo ou usado. Todo dinheiro disponível deverá ser canalizado para o contrato do Gripen E/F, montado na Embraer, por ser a solução economicamente mais viável e em conta. Vejam: um aditivo de 25% sobre o valor do contrato original, convertido em dólares, ou US$ 1,1 bilhão, daria entre 12 e 14 aviões adicionais, que manteriam a linha de montagem no Brasil e na Suécia, trabalhando. Além disso, por ser sobre o contrato original, as condições originais permanecem, incluindo os juros de 2,19%. Tomando a Argentina como exemplo, seus 24 F-16A/B usados, mais armas (que… Read more »

Bernardo

Já que a M tá feita (e não tá sendo nada cumprido e tudo tem que ser renegociado), eu concordo que o leasing é a melhor solução (menos ruim). Na pior das piores das hipóteses se faz opção de compra no término do leasing.

Luís Henrique

36 caças não substituem os M2000 + F5 + AMX. 12 ou 14 a mais a frota chegará a 48 ou 50. Também acho número insuficiente. E com a nova previsão de entregas, vai demorar mais uns 10 anos para recebermos todos os 48 ou 50. Os AMX devem dar baixa nos próximos 2 anos. Acho que a FAB vai continuar com a ideia de adquirir 24 caças Usados, seja F-16C, Gripen C ou Rafale oferecidos pelo Macron. Alguma coisa a FAB vai tentar pois 50 Gripen E é muito pouco e o prazo de entrega não coincide com a… Read more »

Felipe

A solução mais sensata são 12 Gripen E adicionais, 48 distribuídos nas 3 bases , 16 em Anápolis, 16 em Canoas e 16 em Santa Cruz. No lugar dos AMX compraria o M346 FA, uns 36 para os esquadrões Adelphi, Poker e Centauro com 12 em cada , e ressuscitaria o Adelphi em Santa Cruz. Lembrando que ele custa 1/3 de um Gripen E e com longa vida útil ao contrario do F-16 usado. Aí daqui a alguns anos tentaria um segundo lote de 20 Gripen para reativar o esquadrão pacau em Anápolis e ter alguns para reposição no futuro,… Read more »

Last edited 26 dias atrás by Felipe
Bernardo

Rafale só tá sendo vendido usado como parte de venda pra novas unidades porque a fila tá IMENSA. Acho pouco provável se abrir exceção justo pro Brasil (por mais que eu ache o avião lindo).
Mas tem Mirage no estoque se quiser…..

Luís Henrique

Croácia comprou 12 Rafale Usados no padrão F3R bem modernos por 1 Bi e euros o pacote completo, incluindo treinamento, suporte logístico e até armamentos.

Adriano RA

Eu não consigo acreditar que a FAB não conseguiria retardar a retirada dos F-5M, caso necessário. Não parece tão complicado manter uns 12 F-5Ms voando por mais alguns anos além do que foi planejado. Assim daria tempo de receber os Gripens em número suficiente para a defesa nacional, até que as entregas aconteçam. Comprar um caça tampão me parece uma péssima ideia.

Bardini

A retirada de serviço dos F-5 já foi retarda…

Adriano RA

Essa história de segundo caça foi história pra cima dos suecos. Não vai rolar se eles comprarem mesmo o KC-390.

Robson Rocha

Embora seja irônico, até mesmo um tanto esquizofrênico, anunciar postergação de Gripens já contratados e ao mesmo tempo, anunciar a compra adicional de mais aeronaves desse mesmo contrato, deve-se ter em mente que a falta de dinheiro atual não anula o fato de que 36 Gripen não são suficientes para substituir toda a aviação de caça da FAB que está pelas últimas.
Na verdade, esse pequeno lote adicional também não é, mas é uma luz no fim do túnel.

Leo

Boa notícia: vai ter mais gripens!
Má notícia: entregas até 2040

Bernardo

2040? isso SE não houver renegociação até lá, né

eu só cravo data quando o último tiver no barco a caminho

Fabrízio

Nada como um bom “incentivo”!

25% de aditivo elevam para 45 F-39.

Agora é descobrir se os 25 (para 70 desejados) serão Gripen C/D, M-346 ou F-16 de segunda mão.

Bernardo Santos

70 caças é o mínimo para um país continental como o Brasil.

Camargoer.

70 caças ficariam mais caros que o aditivo do contrato… então seria preciso um segundo contrato.

Felipe

O mínimo são 108 caças para cobrir minimamente nosso território como era o desejado inicialmente pela FAB.

Felipe

Novamente… 25% e sobre o valor do contrato, no mínimo 12 Gripen!!!

Leopoldo

É por essas que acho que as Forças Armadas deveriam deixar de lado a exigência da tal Transferência de Tecnologia e focar em mais quantidades com devido apoio logístico e treinamentos, infelizmente não temos recursos orçamentários para ter uma cadência de produção.

Sergio Cintra

A “Transferência de tecnologia” é para manter manutenções locais e consequente apoio. Os motores GE serão manuteidos em Petrópolis (Celma) para se ter ideia e estão dentro do escopo.

Maurício Fonseca

Faz todo sentido, os pagamentos do novo lote não serão agora, serão pra frente, ate 2028 a maioria dos 36 caças serão entregues. O segundo lote começaria a ser pago na década de 2030 em diante, mesmo com os habituais atrasos. Antes de terminar o mandato certeza que o Lula vai querer deixar como ação dele um novo lote de Gripens e quem sabe novo contrato de Tamandarés.Eu acho que ele tá certo.

Maurício Fonseca

O governo está com duas facas no pescoço, de um lado o tal “mercado” pede corte de gastos naquilo que é orçamento discricionário, justamente investimentos, do outro lado tem o centrão com outra faca querendo mais verbas, mais cargos, a situação política é deplorável, nosso Congresso um dos piores de todos os tempos, vorazes por verbinhas no modo pix, pega o dinheiro e desaparece, zero transparência.

Neto

Apesar de problemático – da Dilma a Temer, do Bolsonaro ao Lula – nosso maior problema não é o assento presidencial.
.
O congresso tá mais mamateiro que antes.

Alexandre

R$ 44 bilhões em emendas parlamentares/ano.

Kleber

É um absurdo e uma vergonha,mas se tiver uma treta com a Venezuela mandaremos nossos queridos parlamentares irem a linha de frente defender nossa patria,afinal eles adoram o Brasil ( dinheiro brasileiro).

Luciano

Exato.

Saldanha da Gama

Tomara que a ” carta de intenções ” não fique apenas nas intenções….

Luciano

Aaahh, eu adoro estar certo. Ontem pareceu que o mundo tinha acabado, e hoje é a glória.

Leonardo Cardeal

Já comentei na outra. Eles são ridículos! Mas isso pode ser um incentivo pra Suécia comprar o KC

Burgos

Rapaz ?!
Que bagunça é essa ?!
Não entendi mais nada 🙃👀🤷‍♂️🤦‍♂️
Que Governo é esse ?!
Toda hora anuncia uma coisa 🤔

Luís Henrique

Depois de um balde de água fria, uma notícia boa.

Vamos ter que ter paciência, mas pelo menos a frota de Gripen novos deverá aumentar.

E esta aí a resposta para aqueles que se perguntavam da necessidade de caças usados.

Last edited 27 dias atrás by Luís Henrique
Luís Henrique

Se eu fosse negociar eu aceitaria reduzir de 14 para 12 Gripen E adicionais, totalizando 48 unidades, desde que todos fossem modificado com o mesmo sistema de guerra eletrônica do Gripen usado pela Suécia.

Alex Barreto Cypriano

O governo vai aumentar em 25% o número de caças, de 36 pra 45, ou o valor dos 36 atuais, de 40 bilhões de coroas suecas pra 50 bilhões de coroas suecas? Não entendi bem…

Camargoer.

Geralmente, quando se fala em % de aditivo é sobre o valor do contrato. Se for aeronaves, é o que couber… se for construção, é a área que couber no aditivo.. se for prestação de serviço, é o que couber no valor do aditivo..

agora, nada impede da FAB contratar um número de 25% aeronaves e o aditivo ser menor que 25% …. ou os dois números coinciderem

Fernando "Nunão" De Martini

Alex, a lei de licitações permite aumentar (ou reduzir) em 25% os valores dos contratos. Valores.

Alex Barreto Cypriano

Nunão, o título da matéria refere mais caças (quantidade de bens adquiridos) mas a matéria refere maior valor do contrato (quantidade de moeda a pagar pelos bens adquiridos). Então é isso, a SAAB quer mais dinheiro pelo lote de caças. Cada caça de 4,5 geração deles vai sair a módicos 115 milhões de dólares… O F-35A está custando… Não lembro. Talvez melhor nem lembrar 😅

Luís Henrique

39 bi de coroas suecas representam cerca de U$ 3,7 bi.
25% = 10 bi de coroas suecas = U$ 923 mi

923 / 14 caças = U$ 66 mi
923 / 12 caças = U$ 77 mi

Não entendi de onde tirou 115 mi. Neste aditivo cada Gripen Novo vai sair por cerca de U$ 66 à U$ 77 mi cada.

Alex Barreto Cypriano

Que confusão que vocês criam: deve ser tática de desinformação pra escamotear a evidência de que a aquisição dos Gripens fracassou completamente: não teremos 36 caças, teremos 12 a 16, e ficamos com uma dívida no banco sueco que valorizou cambialmente em 50% nestes últimos dez anos. Negócio ruim pro Brasil, ótimo pra Suécia… Parabéns a todos os envolvidos.

Fernando "Nunão" De Martini

Alex,

A dívida no banco sueco (valor principal) é a mesma desde 2015: 39,88 bilhões de coroas suecas. Os juros e garantias vêm sendo pagos desde 2015. Não houve qualquer alteração / aditivo a esse contrato publicada na relação de contratos de dívida externa no Tesouro Transparente desde então.
Todos os detalhes de como são feitos os pagamentos (retiradas) do empréstimo, cálculos cambiais etc nas datas desses pagamentos, além dos juros e das datas para o repagamento (amortização) da dívida estão nos links que já te passei mais de uma vez.

Alex Barreto Cypriano

Você não sabe quantos caças viriam pelo aditivo de 10 bilhões SEK. Eu calculei o valor de cada um dos 36 Gripen na assinatura e hoje. O caça é até mais caro que os 115 mi USD que escrevi. Na assinatura, cada Gripen custava 1,1 bi SEK = 137 mi USD = 370 mi BRL; hoje, 1,65 bi SEK = 150 mi USD = 830 mi BRL.

Last edited 26 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Felipe

Teve um cara na CNN da Saab que disse 12 a 15. Na folha foi cravado 14 unidades. Enfim, 25% é sobre o valor do contrato.

Fernando "Nunão" De Martini

“Teve um cara na CNN da Saab que disse 12 a 15.”

O “cara” é o CEO da Saab…

https://www.aereo.jor.br/2023/11/24/gripen-no-programa-ww-ceo-da-saab-afirma-que-fab-negocia-de-12-a-15-cacas-adicionais/

Fernando Vieira

Já pensou você tá no bar do aeroporto esperando o voo e chega um sueco. Você começa a conversar com ele, ele diz que trabalha na SAAB e você fica de papo com ele sobre o Gripen, compras brasileiras e tudo o mais. Dá a hora dos voos de vocês, cada um segue seu rumo.

Depois você descobre que era o CEO da SAAB.

Felipe

Que bom, só reforça que o mínimo são 12 e não 9 !

Felipe M.

Não tem essa de mínimo. Tem máximo. O máximo são 25% do valor do contrato.
O contrato foi de U$ 4,5 bi. 25% = U$ 1,1 BI.

Supondo que, dentre os itens do contrato, se possa metrificar que um caça (só ele) tem o custo unitário de U$ 70 mi, nesse caso o aditivo comportaria até 15 caças. Se for U$ 80 mi, comporta até 13. Se for U$ 90 mi, comporta até 12.
Máximos.
Já a quantidade a ser adquirida, dentro desse máximo, vai ficar a critério do governo. Podem ser 15. Podem ser 5.

Felipe

Na verdade o contrato no fim foi de 5,4 bilhões de dólares. Basta pesquisar.

Fernando "Nunão" De Martini

Nem um nem outro.
O contrato dos caças com a Saab foi assinado em coroas suecas.

39,3 bilhões de coroas suecas, originariamente, em 2014. Com os aditivos que mudaram cláusulas ao longo desses dez anos, o contrato foi ligeiramente reduzido para 39,02 bilhões de coroas suecas.

Mais detalhes aqui:

https://www.aereo.jor.br/2024/05/24/f-39-gripen-e-os-contratos-da-fab-pagamentos-aditivos-e-mais-informacoes-do-ultimo-relatorio-de-gestao/

Alex Barreto Cypriano

Em 2015, cada BRL adquiria 3 SEK; em 2024, cada BRL adquire 2 SEK. Como a variação cambial afetou o contrato? Não é razoável imaginar que a valorização da SEK e do USD frente ao Real não tenha um forte impacto sobre a quantidade de caças que se pode adquirir quando o valor do contrato é fixo…

Fernando "Nunão" De Martini

Alex,
Leia os contratos (de despesa e financeiro) e os relatórios da FAB sobre os aditivos dos últimos 10 anos nos contratos de despesa.

Não houve mudança no número de caças do contrato de despesa com a Saab. As variações no valor desse contrato, em coroas suecas, foram mínimas e ligeiramente para baixo (de 39,3 bi passou para 39,02 bi) ao longo dos aditivos assinados nestes 10 anos.

E o contrato financeiro não recebeu nenhum aditivo até hoje.

São esses os fatos relacionados aos contratos. O que você está fazendo é uma hipótese sem lastro em fatos.

Alex Barreto Cypriano

É um fato a desvalorização do Real (BRL) frente ao Dólar (USD) e a Coroa Sueca (SEK) nestes últimos dez anos. Os valores eu já apontei. A SAAB e o banco sueco recebem em SEK, mas nós desembolsamos em BRL. Salvo engano, se o desembolsos em BRL foram aproximadamente em valor fixo ao longo dos anos, isto resultou em recebimentos decrescentes quando convertidos em SEK. Por isso, em parte, porque não considerei a valorização do USD frente a SEK, recebemos menos. Certamente partes essenciais do Gripen tem preços em USD e este valorizou muito, mais de duas vezes em relação… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Alex, Nas tabelas que você já tem acesso nos links que mandei, estão os valores em coroas suecas desembolsados ano a ano do empréstimo. Os valores desembolsados do empréstimo foram em coroas suecas (não em reais) e variaram, em coroas suecas, ao longo dos anos. Uma das tabelas em coroas suecas é essa. Há outras para você também estudar e analisar: Seguem de novo os links das matérias completas, com links para as fontes originais, que são as evidências / fatos: https://www.aereo.jor.br/2024/05/24/f-39-gripen-e-os-contratos-da-fab-pagamentos-aditivos-e-mais-informacoes-do-ultimo-relatorio-de-gestao/ https://www.aereo.jor.br/2024/07/15/financiamento-do-gripen-apos-quase-9-anos-de-carencia-hoje-so-faltam-9-meses-para-comecar-a-pagar/ https://www.aereo.jor.br/2024/07/29/programa-gripen-em-graficos-a-diferenca-entre-as-necessidades-e-os-desembolsos/ O seu raciocínio está cientificamente errado logo de partida, pois parte de premissas erradas e confunde… Read more »

Camargoer.

Olá Nunão… apenas um “aditivo”.. riso. Foram 39 bilhões de coroas suécas e uns penduricalhos, creio que 180 milhões de libras e outros 200 milhões de dólares.

Nunca ficou claro porque o financiamento do banco sueco tem estes penduricalhos em libras e dolares, mas suponho que tenha a ver com a aquisição de armas diretamente entre a FAB e os fornecedores.

Fernando "Nunão" De Martini

Camargo, bom dia.
Só pra deixar claro: me referi apenas ao contrato dos caças com a Saab, pois há também o contrato de apoio logístico e dos armamentos.

O contrato específico dos caças é o Contrato de Despesa número 003/DCTA-COPAC/2014.

Sim, o contrato de armamentos é em libras e dólares porque (suponho) os fornecedores principais não são suecos, ou seja, não recebem em coroas suecas (embora um dos contratos de armamentos seja assinado com a Saab e outro com a MBDA).

Para facilitar a discussão e refrescar a memória de todos, seguem os descritivos dos contratos de 2014, 2015 e 2019 (e aditivos assinados desde então) para os caças, o apoio logístico e os armamentos, já publicados aqui em mais de uma matéria (a fonte primária é o relatório de gestão da FAB publicado em abril/maio de 2024, do qual as imagens das tabelas foram capturadas):

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image

Camargoer.

Sim. Eu apenas fiz a observação sobre o valor total do financiamento do banco sueco.

Fernando "Nunão" De Martini

Isso. Há o contrato financeiro e os contratos de despesa. Comentei que estava me referindo apenas ao contrato de despesa dos caças porque era essa a discussão que estava na sequência dos comentários (discussão que estava sendo feita pelos comentaristas em dólares, sendo que o contrato dos caças é em coroas suecas). Lembrando que o contrato de despesa dos caças, em coroas suecas, é de cerca de 39,02 bilhões, enquanto o de financiamento, na mesma moeda, é de quase 39,9 bilhões, pois o financiamento também cobre o contrato de apoio logístico Isso fora os contratos de despesa e financiamento dos… Read more »

Saldanha da Gama

Parabéns ministro, é o único que se salva…

Renan

Antes tarde do que nunca
Vamos ter fé que a economia esre ano cresça mais 3% e assim faça acelerar as entregas
Se o Brasil em 2025 subir para 5% de crescimento voltaremos a ter dinheiro para compras militares de governo para governo

Marcio

Meio estranha essa notícia. Diante de tudo que se fala ou escreve…

Peter

EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.

Desc

Uau…9 Gripens a mais????
Agora vou dormir mais tranquilo

Afonso

Supondo que seja 9 Gripens como você fala, prefiro esses 9 do que 24 F-16 de 1900 e bolinha.

Felipe

12 a 15 unidades a mais, 25% é sobre o valor total do contrato.

Felipe

Serão 12 no mínimo, 48 Gripen E/F já consolida a FAB com a melhor frota de caças da região, e ainda com 24 F-16 ou M346 de complemento.

Last edited 27 dias atrás by Felipe
Alexndre Fontoura

12 a 14.

Caravaggio

Duas observações:

  1. O ministro da Defesa da Suécia é muito novinho pra um cargo destes ou então caiu no formol.
  2. As barrigas dos oficiais das nossas FA (todos os ramos) é um enorme motivo de constrangimento ( e talvez de chacota) para nós perante o mundo.
Felipe

Existem oficiais gordos em todas FA do mundo, principalmente cargos intermediários pra alto. Se estão ali é pq atingem o mínimo exigido no teste físico.

Caravaggio

Fico aqui imaginando o “teste fisico” …

Burgos

Sinal que o “Rancho” só tá tendo massa e carboidratos entre outros Gordurosos no cardápio que tanto o povo diz ter Salmão e vinho nobres 😏
Que eu nos meus mais de 30 anos na MB não comi nada disso no cardápio.
Obs: o mesmo cardápio do dia é o mesmo para Oficiais e Praças na MB, não sei nas outras FFAAS como funciona 🤷‍♂️

Felipe

Comida chique só ém ocasiões bem específicas ou pra generais mesmo. Agora nem se compara com os gastos do STF proporcionalmente e outros órgãos por aí. Disto ninguém fala.

Marcelo Baptista

Felipe, fala-se sim. Mas o outro poder (legislativo) que deveria fiscalizar tá mais preocupado em manter as próprias mordomias (vide as emendas sem rubrica) E assim caminhamos, infelizmente.

Felipe

Existem vários outros órgãos, como corregedoria, tribunal de contas, o Ministério Público…. e nada fazem. Mas tá virando moda criticar os luxos e penduricalhos dos militares de alta patente por razões políticas… critiquem a todos…

Dragonfly

É um tal de bota casaco, tira casaco…

Eu já não sei de mais nada.
Esse mês já fomos de M-346, usado tampão (F-16 ou Gripen C/D), Gripen E novo…

Quando termina a novela argentina, começa a brasileira.

Thor

Finalmente, um anúncio mais prudente, no mínimo uma carta de intenção, mas já é alguma direção, o Brasil tem condições de superar desafios orçamentários e equipar nossos pilotos com caças de qualidade e durabilidade, isso é economia estratégica. O país agradece!!! Nosso país é grande, precisa de defesa eficiente, nossos pilotos são excelentes, junto com o A-29, C-390, que são um legado e orgulho para nós, os Gripen com certeza foi um escolha certa que precisa ser sustentada.

Geraldo G de Figueiredo

Olá boa noite a todos, a notícia é excelente, espero que vá p a frente sem desistência e sem falta de compromisso p com a soberania do Brasil !!!

Pitbull do Samba

O ideal seria 45 F-39E Gripen até 2030 e um segundo lote logo após o término dessas entregas, entretanto, 45 F-39E Gripen + 25 Rafale de 2ª mão até 2030 também não seria ruim. Se a segunda alternativa for a escolhida, em um mundo hipotético onde o Brasil é um país sério que leva a sério a sua soberania nacional, o tempo até a desativação dos Rafale (15 – 20 anos?) seria o tempo para entrar em uma parceria internacional visando o desenvolvimento de um caça (5ª/6ª geração). O know-how da Embraer seria muito bem quisto por uma Turquia da… Read more »

Alexandre Fontoura

Introduzir um segundo modelo de caça na frota significa introduzir novo caudal logístico, treinamento, outra doutrina, (possivelmente) novas armas etc. Ou seja, mais custos, que impactam justamente na parte do orçamento sujeito a cortes/contingenciamentos.
Note que a própria França terá, em breve, quando os últimos Mirage 2000 derem baixa, apenas um tipo de caça na Força Aérea e na Marinha: o Rafale.

Jaguar

Verdade seja dita.

Acabe com a farra de pensão de militares.

Aí meus caros, garanto que teremos orçamento de sobra para investimento.

Felipe

Direito adquirido não se mexe. Ademais desde 2002 não existe mais isto de pensão vitalícia pra filha de militar, o que existe é direto de antes desta data.

Camargoer.

Então… o direito adquirido é aquele que foi adquirido… não existe direito adquirido futuro…. ainda que o STF possa revisar uma lei ou um direito que viole a CF88 explico… suponha que exista algum direito que esteja sendo exercido ou uma lei aprovada que viole a CF88. Até que isso seja levado ao STF, elas permanecem válidas… uma vez levada ao STF que a avalie e conclua que seja inconstitucional, a lei continua válida. A partir do momento que o STF conclui que ela é inconstitucional, é preciso iniciar um processo de adequação, que vai depender de cada caso Por… Read more »

Gerson Carvalho

Com um empurrão do Macron oferecendo seus Rafale, a Suercia acordou.

Claudio Nilo

Comprar mais aviões dessa empresa que não consegue entregar nem dois aviões por ano. Kkkkkk nem daqui a 50 anos ela termina.kkkkkk

Alexndre Fontoura

E isso é culpa da Saab? Ou do Brasil, que não repassa os recursos necessários ao cumprimento dos prazos definidos?

Felipe

____

COMENTÁRIO APAGADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Claudio Nilo

A Embraer fábrica mais de cem aviões por ano de todos tamanhos. O governo não investe p Embraer fabricar um caça nacional. A Embraer já conhece a tecnologia.

Caravaggio

A Embraer já conhece a tecnologia.”

Não faz nem ideia…

Vila Nova

Do jeito que está e pelo histórico, não duvidem se os F-16 tampão forem os da Argentina!

Last edited 27 dias atrás by Vila Nova
Felipe

O modelo que a FAB estuda é o F-16C/D Block 40 Night Hawk, equipado especialmente para ataques.

Santamariense

O F-16 que você refere é Night Falcon. Night Hawk é o nome de algumas versões específicas do Black Hawk, como os MH-60S e HH-60D.

Felipe

Obrigado pela correção

Alexndre Fontoura

Plot Twist! Hahahaha

Francisco

Acredito que a Suécia está se antecipando ao encontro do G20 e evitando a “pressão” dos F-16, Rafale, M 346 ou Tejas. Os suecos não são amadores.

carvalho2008

Agora, reealmente existe uma hipótese interessate nesta triangulo toda: Os C-130 do Brasil poderiam aguentar sua substituiçãomais algum tempo? Se for possivel atrasar a aposentadoria dos C-130 em 4-5 anos sobre o previsto, os slots de entrega de 1 C-130 ao ano para a FAB poderiam ser direcionados a entrega imediata a Suecia Se o orçamento da entrega de 1 C-390 ao ano para a FAB for direcionado ao Gripen E, poderia se garantir de forma inversa a antecipação de até +4 Gripen em 4 anos, ou seja, tentando sair da entraga de 1 ao ano para 2 ao ano… Read more »

carvalho2008

talvez uma triangulação que pudesse ocorrer entre 2025 a 2029…

Fernando "Nunão" De Martini

Acho que vc fez uma mistureba de C-130 e KC-390 no comentário. O C-130 já deu adeus à FAB no início deste ano.

https://www.aereo.jor.br/2024/03/05/fab-se-despede-da-aeronave-c-130-com-uma-serie-de-homenagens/

carvalho2008

hum……não lembrava…ja aposentamos todos …..

Fernando "Nunão" De Martini

Carvalho, não tem mais C-130 na FAB.

carvalho2008

opa, blz, mestre…não lembrava…..Valeu!

seria factivel viver então somente com 7 C-390 por uns 4 anos a mais e fazer esta triangulação? onde o sapato mais doeria numa escolha de sofia, menos caças ou menos transportes?

Felipe M.

Me parece que a necessidade de transporte tem sido a prioridade número 1 da FAB. Os KC390 estão trabalhando bastante. E não só eles, como o KC30.

Pereira

Fato: se são mais 9, voltamos a 36, se forem mais 14, temos que receber mais 41 (contando o primeiro que já está aqui) então, ou teremos mais 36 ou 41 anos de espera pq a taxa atual é de 1 por ano. Já disse uma vez, vou repetir, muitos de nós nem aqui estará mais! E se no meio do caminho decisões políticas nos trouxerem Rafales ou M346 ou F16 (aposto em Rafale) então serão no mínimo mais 100anos pra receber tudo. E acho que pelo submarino, virão Rafales.

Felipe

12 a 14 adicionais , até 2033 daria certo se entregarem 4 unidades por ano em média.

Paulo

Quando começaram a pagar? Não era 9 anos depois da primeira entrega?

Last edited 27 dias atrás by Paulo
Heinz

Não estou entendendo mais nada. Uma matéria diz que vão alongar o período de pagamento por conta dos cortes na defesa, e agora falam em gripens adicionais… Vamos receber o último gripen quando os países já tiverem com a 6° geração consolidada.

Alexandre Fontoura

O novo cronograma está sendo definido. Mas, introduzir novos aviões ao contrato original significa que, em vez de entregar 36 até 2027, seriam 48 (por exemplo), até 2034-35, ou 3 a 4 aviões por ano.
Considerando que faltam 27 aviões dos 36 iniciais, mais 12 a 14 do aditivo.

Last edited 27 dias atrás by Alexandre Fontoura
Felipe

Acredito que serão 48 caças Gripen até 2033, o aditivo deverá ser de 12 aviões, talvez 14 fechando 50 unidades redondo. Dá pra 4 esquadrões e para as 3 bases de primeira linha da FAB, ou 3 esquadrões de 16, um em cada base, o que pra mim seria melhor.
Faltará para os AMX em Santa Maria, aí que entram os F-16 usados ou os M346 italianos novos.

Marcio

Carta de Intenção ainda não é contrato! 25% de caças adicionais seriam mais 9 unidades do Gripen – não forma nem um esquadrão de caça a mais (seriam necessários 48 unidades do Gripen para equipar 4 grupos de caças – cada grupo com 12 unidades); mas 45 caças no total, só complementariam com mais 3 unidades os 3 grupos de caças já anunciados antes para operarem os Gripens (de 12 unidades, cada grupo operará com 15 Gripens). Virá ai pelo visto pelo menos mais um modelo de caça na FAB!!!!

Felipe

_____
_____

EDITADO

4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados;

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Last edited 26 dias atrás by Felipe
Felipe

Não posso gritar, mas serei claro: 25% é sobre o valor total do contrato de 5,4 bilhões de dólares e daria pra adquirir no mínimo 12 aviões e não 9.

Rodrigo Silveira

Eu sei que na matéria diz 36 caças. Mas não seriam já 40 de aditivo de 4? São 25% de 40 ou 36?

Fernando "Nunão" De Martini

Rodrigo, o contrato continua sendo de 36.

Houve apenas o anúncio de uma autorização presidencial para negociar mais 4 aviões, em abril de 2022, mas não deu em nada.

Rodrigo Silveira

Obrigado Nunão.

Felipe

25% é sobre o valor total do contrato que abrangia outras coisas além dos 36 aviões, este valor daria para comprar entre 12 e 15 caças de aditivo, compra seca. Este número já foi mencionado pelo CEO da SAAB em entrevista à CNN e em matéria do jornal Folha de SP .

Alex Barreto Cypriano

Volto a insistir na observação dos índices econômicos: de 2014 a 2023, a inflação sueca bateu 30% acumulados; em 2022, a inflação anual sueca superou 8%, o mesmo aconteceu em 2023(!). Não tem como imaginar que um Gripen contratado a SEK 1.100 mi em 2015 possa ser produzido e entregue, hoje, pelo mesmo valor quando a inflação do produtor ultrapassou 30% (e inflação pra consumo civil -sabemos, todos, que a inflação de consumo militar é substancialmente superior). Mas eu, crasso ignorante, posso estar errado 🤔😉 e tudo estar dentro dos conformes. De toda forma, apenas ontem Lula decidiu incluir o… Read more »

Carlos ESPÍNOLA

A cara do Brigadeiro na foto diz muita coisa…