O caça da Saab é destaque na CRUZEX 2024, o maior exercício de treinamento multinacional operacional da América Latina, organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB)

Ontem foi o Media Day do Exercício Multinacional CRUZEX 2024 e fotógrafos embarcaram em um KC-390 e um C-105 da Força Aérea Brasileira para fazer fotos aéreas dos aviões de combate participantes.

No Exercício CRUZEX 2024, o caça Saab F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB) fez sua estreia em operações conjuntas de combate aéreo, marcando um momento importante na modernização e fortalecimento da defesa aérea do Brasil.

Este é o primeiro grande exercício multinacional em que o F-39 participa, após sua incorporação à frota da FAB, e representa uma oportunidade de testar suas capacidades avançadas em cenários de combate simulado ao lado de aeronaves de diversas nações.

Os caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira são equipados com dois mísseis ar-ar de alta tecnologia que ampliam significativamente sua capacidade de combate aéreo: o IRIS-T e o Meteor. O IRIS-T é um míssil de curto alcance, desenvolvido para engajar alvos próximos com extrema precisão. Com um alcance efetivo de cerca de 25 km, o IRIS-T utiliza guiagem infravermelha (IR), permitindo que ele rastreie e destrua alvos manobráveis em altas velocidades e ângulos complexos. Sua capacidade de “disparo para trás”, onde o míssil pode perseguir alvos que estão atrás da aeronave lançadora, é uma das características que garantem uma vantagem tática em combates a curta distância.

Complementando o IRIS-T, o míssil Meteor é usado para combate além do alcance visual (BVR), com um alcance superior a 200 km. Equipado com guiagem por radar ativo, o Meteor pode travar no alvo de maneira independente, recebendo atualizações do caça lançador por link de dados para ajuste da trajetória e máxima precisão. Sua tecnologia de propulsão ramjet permite que ele mantenha velocidade supersônica durante o voo, conservando energia até a fase final e aumentando a probabilidade de acerto mesmo contra alvos evasivos. Juntos, o IRIS-T e o Meteor oferecem uma combinação robusta de curto e longo alcance, tornando o F-39 Gripen uma plataforma aérea altamente eficaz e flexível para a defesa aérea brasileira.

Fernando Valduga – Cavok
Fernando Valduga – Cavok

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bueno

Fotos Lindas !!
Videos das movimentações no1º dia

https://www.youtube.com/watch?v=N9mamLDzDEI&ab_channel=LWProductions

Rafael Coimbra

O F-39 tinha tudo para ser o maior acerto da FAB nas últimas décadas.. pena que não foi…

Bueno

Por que não foi ?

Rinaldo Nery

Boa pergunta. Também gostaria de saber.

Alfredo Araujo

Talvez pq em pleno 2024, ano em que a FAB receberia os últimos dos 36 adquiridos no primeiro lote, no cronograma original, só tenha recebido 9…
Isso se não for um delírio, juntar na mesma frase, Gripen e a palavra lote, pq se for apenas um…
Não é que existam problemas com o avião… ou com a SAAB… ou seja algo com a FAB

Last edited 1 mês atrás by Alfredo Araujo
Osvaldo Marcilio Junior

Lindas fotos, parabéns!!

marcos

Faltou só os Mig’s Peruanos para a 4° foto virar uma obra de arte.

Last edited 1 mês atrás by marcos
Esteves

Muito bonitas. Poderiam explicar a configuração do avião?

Renato

O F15 é bruto demais, leva logo um tanque e dois mísseis em baixo de cada asa e no mesmo pod…kkkk

Bueno

A Turma que queixava que não via imagem dos caças da FAB armados, hoje estão se alegrando com o novíssimo Gripen armado

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Rafael

mas são mísseis inertes, apenas de treinamento

Douglas Rodrigues

Huahuahua, lá vem…
Pra que precisariam voar com mísseis operacionais em um exercício simulado?

Kit Carson

AMX já ta me dando saudade 😉

Bueno

Despedida Honrosa !! Pena que não conseguimos modernizar manter uns 23 AMX

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Bueno
Maurício.

Diferente da Red Flag de 2008, agora a FAB tem um caça de alto nível, novo em folha, com sistemas modernos, e diferente da Red Flag, onde os F-5 tinham o míssil BVR mais fraco e perna curta do mercado, o Derby, agora a FAB tem o melhor míssil BVR do mercado, Meteor!

737-800RJ

Tem que ser maluco pra não achar esse caça lindo!

Ótimas fotos!

Machado

Esse caça deveria ter mais unidades na FAB. É muito triste o que está acontecendo (36 unidades). Temos que fortalecer nossa dissuasao militar. Pelo menos 120 desses seria perfeito. Ou 60 desse e 60 de outro modelo (Rafale).

Last edited 1 mês atrás by Machado