Os voos sobre o território inimigo simulado são os mais complexos no contexto do exercício que acontece na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte

Destruir, interromper ou limitar a aviação militar inimiga: esses são os objetivos da contraposição aérea ofensiva (do inglês, Offensive Counterair, OCA), uma das tarefas da força aérea na qual o F-39E Gripen está sendo empregado durante a Cruzex 2024.

Durante a OCA, uma formação de Gripen é responsável por executar a missão de varredura, onde o Gripen abre caminho a fim de neutralizar os caças inimigos para que a força aliada atacante possa cumprir a sua missão de forma segura.

­“Estamos lidando com diversos tipos de aeronaves e tecnologias, enfrentando pilotos com variadas experiências que atuam tanto a favor quanto contra nós no cenário simulado do treinamento. Em quase todos os voos na Cruzex, estamos inseridos no contexto das chamadas missões aéreas compostas (do inglês, Composite Air Operations, COMAO), em que dezenas de aeronaves de diferentes nacionalidades cumprem missões distintas em um mesmo local, como forma de saturar as defesas inimigas, aumentando a segurança dos envolvidos”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).

A Cruzex 2024 segue uma doutrina muito semelhante àquela aplicada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que está alinhada com os mais recentes ensinamentos obtidos nos últimos conflitos. Nesse contexto de modernidade, a participação do F-39E Gripen é fundamental para treinar os pilotos do 1º GDA e dos demais esquadrões, uma vez que o caça representa a ponta da lança em termos de sistemas eletrônicos embarcados, como o radar, o datalink e a guerra eletrônica, além do desempenho de um avião da classe 9G.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

75 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bispo de Guerra

Se bobear em 10 anos os colombianos podem ter mais Gripen que os brasileiros. 🙃

Last edited 1 mês atrás by Bispo de Guerra
Comte. Nogueira

O ritmo de produção é o que dita o ritmo das entregas.

EduardoSP

Infelizmente não é assim.
O ritmo do pagamento é que dita o ritmo das entregas.
O que manda é a grana.

Jose Norberto

Enfim, um comentário lúcido!

Burgos

Lamentável 😞
Mas que a verdade seja dita e que doa a quem doer 🤷‍♂️

Leonardo Angelozi Cardeal

Não adianta cara, muitas pessoas aqui que não gostam da aeronave ficam falando isso. Já foi explicado milhões de x que as entregas estão desta forma por conta da porcaria imprevisível que é esse país. Eles entendem, mas repetem isso o tempo todo para tentar diminuir a mágoa interna no que tange a escolha do JAS-39 para a FAB.

Abs

Carlos Campos

Errou feio, no caso é o Ritmo de pagamento, estamos pagando ao estilo Argentino

Heinz

Estamos pior que a Argentina, os argentinos terão todos os seus F16 antes de termos metade dos gripens

Camargoer.

talvez… mas com certeza a Argentina vai aposentar os seus F16 antes da FAB aposentar os Gripen…

talvez a Argentina compre os Gripens de segunda mão da FAB.
Nostradmus mas Nunfalhamus

juarez

Não meu caro.

O ritmo de pagamento é o que dita as entregas e infelizmente estamos pagando bem mal rsrsr

JSilva

Menos… a Colõmbia tem como ponta de lança caças Kfir. A realidade deles não muito diferente da nossa.

Heinz

A Colômbia não é uma ameaça a nós, a Venezuela sim, principalmente depois de várias declarações de membros do governo Venezuelano, e a ponta de lança deles é SU30

Marcelo M

Nenhuma chance. A situação fiscal deles é muito pior e o PIB é muito inferior ao brasileiro. Terão muito mais dificuldade que o Brasil de pagar o financiamento e de colocar a aeronave operacional.

Carlos

Gripen NG é a melhor projeto e temos que continuar a Produção e o Aumento de novas Encomendas.
O Resto é Fuxicos de quem não 🚫 conhece Aeronave e fala pelos COTOVELOS de COBRA
Novas Encomendas é o melhor caminho 🇧🇷

Fabio Araujo

O Gripen vai enfrentar quais caças? Vai ter simulação de combates BVR?

Rinaldo Nery

F-15, F-16, F-5M, A-4AR. Sim, vai.

Rogério Loureiro Dhiério

Todos MADE IN EUA.

Heinz

Isso, o gripen também possui muitas peças fabricadas nos EUA

Rui Mendes

Muitas não, tem 4 vezes mais peças Britânicas que Norte-Americanas, tem tambêm 4 a 5 vezes mais peças Suecas que Norte-Americanas e França e Alemanha juntas, tem tantas peças como Norte-Americanas.
O Grippen E é praticamente 85% feito de peças e sistemas Europeus, os restantes 15% são peças e sistemas Norte-Americanos, Sul-Africanos e Israelitas, mas o caça é Sueco, que foi quem o projectou e produziu.

Felipe

Comentário muito lúcido. E o que o Brasil deve buscar é nacionalizar componentes que possam dar maior independência na manutenção dos Gripen.

Ivan

Rui,
Você sabe que a motorização do Gripen qualquerletra é norte-americana, o turbofan General Electric F414G.
Não sei qual foi a metodologia usada, mas desconfio que apenas esta “pecinha” americana representa mais do que 15% da aeronave.

Saudações,
Ivan, o antigo.

Felipe

Até os caças russos devem ter algum componente dos EUA… mesmo que pirateado rsrs

Camargoer.

O F35 tinha componentes chineses e, tavez, parte do código fonte russo, ucraniano ou indiano

eita nós.. riso

Eduardo

A-4…kkkkkk

Peça de museu

GBento

Rinaldo, Cruzex é comparável, no formato, à Red Flag?

Rinaldo Nery

Sim.

Magalhaes

Os A-4AR não vieram. Argentina só com os Pampa. Os Skyhawks em Natal são os AF-1.

Rinaldo Nery

Grato.

Rafael Cordeiro

De acordo com outro site (cavok), em combate simulado 2×2 que ocorreram ontem (fase FIT) os Gripens foram derrotados na primeira simulação e em uma segunda simulação BVR conseguiram abater os dois F-15C da USAF (Guarda Aérea Nacional de Louisiana).

João dotto

Ficou no empate então. Mas contra f15 é um grande feito.

ANDRE LUIS DE BARROS

E temos quer levar em conta que os F15 são pilotados por pessoas com alto grau de treinamento e que já vem fazendo isso a muitos anos. Os Gripens só começaram a chegar no Brasil a pouco tempo e os pilotos ainda estão se adaptando e aprendendo. Não acredito que tenham coragem, aqui coragem com respeito ao equipamento, não coragem pessoal, de forçarem o equipamento ao seu máximo. Diante disso, abater um F15 pilotado por um piloto experiente é, para mim, uma prova do valor do equipamento.

Luis Tamis

O importante é ter os caças depois de vários anos comprando sucata veia ,acho que até 30 vamos ter todos do primeiro lote

Carlos Campos

Rdar M200 esta sendo usando no exercício para saber como ele reage ao RCS do F15, Gripen, F16 e etc, mas seria legal o Gripen usar sua capacidade EW contra ele para ver se o modo LPI dele suporta um ataque, ou se ele fica “cego”

Alexandre Costa

Acredito que esse teste do EW do Gripen seja melhor se realizado fora do exercício.

Leandro

Boa noite, numa hipotética situação onde a FAB obtivesse o dinheiro para quitar à vista o restantes dos Gripens à entregar, em quanto tempo demoraria a entrega?

Rinaldo Nery

Tem que perguntar pra SAAB.

Camargoer.

Tem que perguntar para a Fazenda que vai ter que perguntar para o Congresso.

Rinaldo Nery

Também.

Leandro Costa

Dois, três anos? Chutando isso. Pode não chegar à tanto, mas as entregas estão muito atrasadas. Mas com a linha da Embraer entrando em operação não vejo mais que dois anos não.

Carlos Campos

dois anos no Máximo, lá na Suécia eles podem fazer 24 caças por ano, aqui uns 4 por ano, a Suécia encomedou 64 caças, mas a Suécia não vai receber tudo rápido para nao deixar a linha parada

will bill

se o “Thaxad” ver esse comentário, ele vai criar um imposto para caça assim que ele entrar na aduana brasileira.

Rinaldo Nery

Os F-39 venceram o combate contra os F-15 hoje.

Leandro Costa

Muito bom! Sabe, ou pode, informar qual foi o cenário?

Luís Henrique

Segundo Cavok foram 2 Gripen E contra 2 F-15 C, combate BVR.
2 a 0.

Mas na mesma matéria diz que na 2a feira o Gripen não conseguiu superar os F-15, sem entrar em detalhes.

Perdemos na 2a feira ?
Ou como diz a Dilma: ninguém perdeu, ninguém ganhou, mas todo mundo perdeu e ganhou?

Leandro Costa

O que me importa mesmo são os cenários e condições nas quais os enfrentamenos acontecem. F-15 perdia para A-4 em treinamento conjunto com a USN. O que importa é saber que situações são essas e aprender com isso. É um dos motivos do treinamento.

Adriano RA

Perfeito. São as regras de engajamento e fazem toda a diferença. Lembrando que nossos pilotos ainda estão desenvolvendo a doutrina de operação dos Gripens. Deve ser muito aprendizado. O desempenho deles só vai melhorar.

Carlos Campos

007 Nery
continua espionando aí

Felipe

Será que ainda teremos gente torcendo o nariz pro Gripen BR depois da Cruzex? Vencer o F-15 não é pouca coisa.

Last edited 1 mês atrás by Felipe
Carvalho2008

30% do público aqui é detratores do Brasil…basta ver os lides e dislikes

Saldanha da Gama

Idolatram políticos, partidos e ideologia….

Felipe M.

Se fossem só 30%, os outros 70% ainda conseguiam ter umas discussões bacanas.
Infelizmente a dinâmica do site, normalmente é: Logo após a publicação da matéria, alguém comenta uma besteira/mentira/distorção e o restante dos comentários são em resposta a essas provocações.
Aqui há adoradores e detratores de políticos, países, equipamentos etc etc. Normalmente, são os que pautam os “debates” com suas abanadas de pompom.

Last edited 1 mês atrás by Felipe M.
Carlos Campos

F15 com AESA monstruoso baseado no do F35

MRabello

Em um exercício como esse como funciona a confirmação da “kill”? São sistemas que simulam trajetória do míssil, impacto e etc?

Rinaldo Nery

Sim. O F-5M tem o AACMI. O Mirage 2000 tinha o SERPAN. Não sei qual é o sistema do F-39.

MRabello

Obrigado pela resposta, vou pesquisar como funcionam esses sistemas.

Rudi - PY3TO

Os F-15 deve ter um baita RCS!

Sergio Machado

Previsível. O Gripen é uma excelente plataforma. Pequeno, ágil, ótima relação empuxo/peso, excelente radar na teoria e armas BVR, além de datalink e baixo RCS. Apenas esses detalhes, fora os demais, já o tornam osso duro no ambiente moderno.
O F15 é uma aeronave com grande capacidade, mas convenhamos, construiu sua fama enfrentando a 2a divisão e em condições favoráveis em termos de apoio, que conta muito. O mundo da 1a divisão é diferente.

Carvalho2008

Torço por uma taxa de kill 5×1 ou5x0 a favor do F39

Rafael Cordeiro

5×0 já não dá mais!

Drakken

7×1 é melhor kkkkk

Rinaldo Nery

Como diria a filósofa Dilmanta, o F-39 vai ganhar e vai perder. O que importa serão as lições aprendidas. Se venceu o F-15, provavelmente vence o SU-30.

Mauro Oliveira Almeida

Na cruzex tem a visualização das manobras no telão no final?

Rinaldo Nery

Não

Saldanha da Gama

Bem que poderiam disponibilizar matéria sobre os combates !

Sensato

Segundo matéria do Cavok, 2 Gripen “abateram” 2 F15 no exercício BVR

Bavarian Lion

Bem… Sei que os pilotos estão contentes com o desempenho do Gripen. Segundo os oficiais, não estão havendo combates “dogfight” entre os caças. As “vitórias” do Gripen têm sido confirmadas por alguns pilotos. Mas se estiverem treinando em capacidade máxima, não é muito animador não. A simulação deve levar em conta que o armamento utilizado pelo Gripen é o Meteor e o IRIS-T, dois dos melhores mísseis do mercado, e ambos com capacidade BVR, apesar do IRIS ser infravermelho. O F-15C deve estar usando Sparrow e Sidewinder 9M no máximo. O Sparrow ainda por guia semiativo (sem capacidade fire and… Read more »

Alexandre Costa

Mas por qual razão eles não utilizariam o AIM-120?

Rinaldo Nery

Os AIM-120 estão sendo utilizados.

Luís Henrique

O sr. deve estar considerando que os nossos Gripen E estão enfrentando F-15 C da década de 80, sem modernizações e sem armamentos modernos. Isto está muito longe da realidade. Os EUA são a maior potência mundial e com o “pequeno” número de F-22 e tendo o F-15E mais focado em ataque, os F-15C foram continuamente modernizados e especializados em Superioridade Aérea. O radar foi modernizado nos anos 2000 para APG-63V2, um AESA de 2a geração. E nos anos 2010 para APG-6EV3, um AESA de 3a geração. Sendo um caça bimotor pesado de grande porte, o radar também é um… Read more »

Bavarian Lions

São muito boas informações e acredito que o melhor caça boeing em atividade ainda é o Eagle e não o super Hornet.

Porém, não foram todos os vetores da National Air Guard que passaram pelo processo de modernização. No link abaixo
(https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&opi=89978449&url=https://www.ngaus.org/sites/default/files/2020-09/FY21-F-15-Fact-Sheet.pdf&ved=2ahUKEwjbnZi4_suJAxVTDLkGHWeEM5UQFnoECBwQAQ&usg=AOvVaw1MsXksk_CKJE2OjwuOgvQ0 ) , há informações da própria força sobre o programa de modernização, e explícita que muitas aeronaves não serão atualizadas. Por isso, imaginei que as que vieram seriam as mais defasadas.

Satan

A gente com os gripens. E os argentinos trouxeram os pampas kkkkk

Felipe M.

É o que possuem. Fazer o que. Pelo menos vieram participar e prestigiar o evento.
Em breve poderão contribuir com o F16. Quem sabe um dia com os KC390.
Melhor ainda os colombianos com Gripen. Vai ficar legal. Os F16 do Chile e da Argentina + os gripens BR + Colombianos. Espero que os peruanos optem pelo gripen tbm. Quem sabe um dia o ditadorzinho de quinta da Venezuela desapegue do poder e as relações possam começar a se reestabelecer com os vizinhos. Seria bacana os F16 + SU30 venezuelanos no exercício tbm.

Mauro

Kkkkk….até parece…FAB/ GRIPEN na real com F22 Raptor e F35…não dava nem pro começo….até aqui o PT da FAB quer fazer sua propaganda!

Sergio Machado

Mais um “patriota” com a bandeira dos EUA em um ombro e de Israel no outro.
Rsrsrs

Santiago/RN

Só sei que tá sendo show. Ontem e hoje “show aéreo” em Ponta Negra, com direito a “semi-low pass” em formação de F-15. Inesquecível para entusiastas.