A China surpreendeu ao apresentar pela primeira vez o tão aguardado J-35A, uma versão adaptada para a Força Aérea do caça naval Shenyang J-35. Depois de anos de especulação e expectativa, sendo inicialmente um projeto cercado de mistério e poucas informações visuais claras, finalmente surgiu o caça destinado à Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF).

Até setembro de 2023, as únicas imagens disponíveis do J-35A eram desfocadas ou em baixa resolução, aumentando a curiosidade sobre o design e as capacidades da aeronave.

A revelação do J-35A será um dos maiores eventos do Zhuhai Air Show deste ano, destacando a intenção da China de expandir suas capacidades aéreas avançadas além das forças navais.

O J-35, derivado do FC-31, evoluiu ao longo dos anos, com vários protótipos sendo testados. O J-35 deve iniciar em breve as operações a bordo do porta-aviões Fujian (Type 003).

O J-35 naval, observar a haste no trem de pouso dianteiro para acoplamento na catapulta

Com o J-35A agora oficialmente confirmado como uma variante da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF), especialistas apontam também que o avião possui grande potencial de exportação.

O evento marca cerca de 14 meses desde o primeiro voo registrado dessa versão, e seu lançamento é um indicativo da rápida evolução e da crescente ambição da indústria de defesa chinesa em alcançar a superioridade tecnológica.

J-35A / FC-31

O J-35 é tripulado por um piloto e possui 17,3 metros de comprimento, 11,5 metros de envergadura e 4,8 metros de altura, com uma área alar de 50 m². Seu peso máximo de decolagem é de 28.000 kg. Ele é equipado com dois motores turbofan WS-13 com pós-combustão, cada um gerando 56,75 kN de empuxo sem pós-combustão e 87,2 kN com pós-combustão.

Quanto ao desempenho, o caça atinge uma velocidade máxima de Mach 1,8 em grandes altitudes e Mach 1,14 (ou 1.400 km/h) ao nível do mar. Possui um alcance de combate de 1.200 km com combustível interno, que pode ser estendido para 1.900 km com reabastecimento aéreo, e um teto operacional de 16.000 metros.

O armamento do caça inclui seis pontos de fixação externos e um compartimento interno, com capacidade total de até 8.000 kg de munição, dos quais 2.000 kg podem ser carregados internamente.

Nos sistemas de aviônicos, ele conta com um radar AESA KLJ-7A, um sistema óptico de alerta antecipado (DAS) e um sistema de pontaria eletro-óptico (EOTS), que fornecem maior precisão e capacidade de detecção.

J-35A / F-35A

Subscribe
Notify of
guest

167 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ricardo

enquanto isso no Brasil…

…..Às 13h30 de 1 de março de 1994 um sonho chegava ao fim. Com a fábrica de carros Gurgel sendo lacrada na cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, naquele momento terminava a jornada da primeira e única fabricante nacional de automóveis do Brasil.

Agora pesquisem o que a China fez de 1 de março de 1994 até os dias atuais… Seja copiando, copiando e melhorando ou simplesmente cirando.

e nós ainda sonhando em ser o país do fututo …

DanielJr

Esse negócio de país do futuro é a maior lorota que implantaram na cabeça da população.

“não importa se nós estamos no final da fila agora, somos o país do futuro”

De tempos em tempos dão uma renovada nisso, com coisas pontuais como uma linha férrea que acabou depois de 30 anos, ou uma empresa que fabrica cabeçote de motor de carro. Coisas que em um país normal demorariam 5 anos para fazer.

Afonso Bebiano

O Brasil é o país do futuro, sim.

Futuro do pretérito, lamentavelmente.

O Brasil seria, faria, conseguiria, alcançaria…

Não é o futuro que gostaríamos que fosse (o futuro do presente), mas ainda assim é um futuro.

Perigoso

O Brasil não se torna uma potência devido a vontade da própria elite.

Muitos dos problemas do Brasil como péssima educação, impostos altos (altos somente para os pobres que sustentam a arrecadação do governo), justiça lenta, as coisas são assim por escolha da classe dominante.

Mirade1969

Concordo, principalmente deve se taxar as grandes fortunas, investir em educação e industrialização, o pais não pode fica a vida toda dependendo de vender produtos primários.

Leonardo Angelozi Cardeal

Se vc incluir como “elite” boa parte da classe política, e levar em conta que muita dessa classe política está envolvida ou é parte do empresariado e agro brasileiro, concordo plenamente. É praticamente uma simbiose [Politica-Agro-Classe Empresarial], tipo um conjunto que toca o país.

Claudenir

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Cristiano GR

Não mesmo.

Tem isso, mas não só isso.

As escolhas das classes baixas são as piores e acaba-se vendo eleitor votando porque ganhou passagem de ônibus para visitar filho, outro que ganhou dentadura ou outros tantos que disseram para o candidato que na casa eram 4 pessoas se ganhasse 400 seriam 4 votos, sem fazer a conta de que isso dá menos de 30 centavos por dia para ele e a família serem governados e roubados por um político ladrão e sua turma por 4 anos.

É a maioria, mas tem muitas exceções.

Last edited 1 mês atrás by Cristiano GR
Claudenir

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Quando eu estudava na UFPR, ainda não havia quotas. Então, 90% dos alunos eram de classe AB (eu não) sendo que, entre 500 alunos, havia apenas 3 negros (os 3 brilhantes, diga-se de passagem, alunos acima da média). Na época, se fallou em cobrar mensalidade dos alunos com um X de renda familiar (cujo valor era bem alto, não atingia por exemplo, a minha familia), e o resultado foi: a) a UNE saiu em defesa da universidade pública e gratuita (mesmo que ela fosse frequentada praticamente só por pessoas de alta classe social) e avisou que faria tudo o que… Read more »

Brasileiro

Essa estória de “país do futuro” não é que terá futuro. Mas sim que o brasileiro, tem mania de deixar tudo para depois, pro futuro, entende? É isso! Infelizmente.

Mirade1969

Mas no caso de ferrovia não foi a ditadura que parou de investir em ferrovias? e preferiu investir em autoestradas por causa da crescente (até então) indústria automobilística. Estão tentando retomar timidamente mas ainda tem muito que ser feito.

Paulo Leite

É país do futuro sim.

… E igual ao futuro, ele nunca se torna o presente.

Rafael Coimbra

Envie uns 48 J35 p cá e fim de papo….

JBS

Lacrou a fábrica pq o produto era ruim – somos obrigados a comprar produtos ruins, pq é nacional?

Se era bom, pq não vendia?

Temos que parar de por a culpa nos “imperialistas do norte” – a culpa é nossa, e ponto – se admitirmos isto, como nação(povo), poderemos avançar.

Não somos um País sem soberania, somos um povo sem vontade de ser grande, contentamos com o que temos.

Ser uma potência mundial, vem da vontade do Povo – aqui tudo é culpa dos governantes, do “grande Irmão no norte”, jamais é culpa de nós mesmos.

DanielJr

Concordo em 100%

Sempre alguém nos sabota

Sempre precisamos de mais impostos para proteger a indústria nacional. Precisam afastar a Sony, Toshiba, Philips, Dell, Bosch, GE, Mazda, Porsche, Toyota porque elas são más, precisamos manter multilaser, carros de modelos exclusivos para o nosso mercado, gradiente, gurgel, ROMI etc.

Sergio

Meu amigo, não escreve isso.

Era ruim porque estava no início.

Precisava naquele momento de apoio governamental. Como o início de qualquer empreendimento desse.

Hoje teríamos um colosso chamado Gurgel.

Calcule, 30 anos após como estaria.

Foi um crime o que fizeram !

carvalho2008

Não era ruim não…..era bom pacas e vendia razoavelmente bem para quem era pequeno. Tipo de construção excelente e não a toa varios jipinhos no EB, praias , etc…. O problema foi que na hora de dar o pulo do gato com o BR 800 e supermini, ele emprenhou uma bala numa nova planta, creio que na Bahia. Já tinha os acordos governamentais para tal, mas de repente, o GOV retirou no meio do projeto num momento que eles já estavam com muita grana empenhada, e isto quebrou a Gurgel. De forma similar, assistam ao filme Tucker Um Homem e… Read more »

Nereu

era no Ceará, e a fábrica seria bancada pelo governo estadual Ciro Gomes pulou fora e depois o Mário Covas também pulou fora em SP

J R

rapaz, o BR-800 e depois o Supermine não chegavam nem aos pés do Uno Mille, e ia custar a mesma coisa se não mais, não carregava uma família, nem porta malas tinha, era um bomba,

Mirade1969

Infelizmente era mesmo, não tinha apelo comercial que tinha o Uno, mas nada que se investisse mais e melhorasse o produto. O problema do Gurgel é que seu dono queria um mercado fechado onde ele nadaria de braçada com um produto ruim e era muito amigo da ditadura então com o fim dela e da reserva de mercado ele esteve em problemas, ele não gostava do Pró Álcool então na época o carro dele era só a gasolina o que limitava também o comércio dele. Cabeça dura e falta de visão infelizmente deu no que deu.

Sergio

Uma tristeza.

Mas uma dia, que não será de nossa geração, infelizmente, muda. No amor ou na dor.

Bernardo

Já falei isso várias vezes. Irmão: todo mundo é sabotado por todo mundo (supondo que foi o caso, que nem acho que foi). É do jogo. Bola pra frente, segue a vida. Você tá chorando por uma coisa que aconteceu em 1994. Tem gente chorando por causa da suposta sabotagem dos franceses no programa espacial brasileiro, que seria a razão pela qual o Brasil hoje não é uma grande potência na “corrida espacial”. O Irã é embargado por todo mundo, sabotado direto em um monte de coisa (gente metralhada, bomba) e já tá na frente do Brasil nisso. Israel já… Read more »

Sergio

O Irã, assim como Coreia do Norte, tem retaguarda de russos e chineses.

E tem a vantagem da profundidade estratégica.

Observe que até os israelenses estão arracando os cabelos pra achar a solução definitiva contra os aiatolas.

Nos estamos dentro da casinha de cachorro de nossos opressores.

E sem a possibilidade de apoio e desenvolvimento militar e tecnológico dos inimigos deles.

É brabo meu chapa.

Cristiano ciclope

A Rússia criou a lada, a China criou dezenas de marcas de carros, a índia criou as suas também, nos deixamos a Gurgel falir e a troller ser vendida!
Alguém aqui acha um troller um jipe feio ou ruim, não.

Leandro Costa

Pô, tem alguns Troller feios sim heheheh

No início, tinha Troller que não valia o preço cobrado. Mas os caras foram avançando a cada versão e o Troller, antes de ser comprado pela Ford, já era um !@# Jipe do #$!. Muito bom!

Mas a Gurgel… os carros eram umas !@#$.

Mirade1969

Bem só para vc te situar para ter uma fabrica de automóveis moderna com todos os sistemas (prensas,linha de montagem, estamparia e outros sistemas) fica na casa dos bilhões de dólares e corre o risco de ir a falência se não tiver vendas que sustente o investimento.No Brasil não tem pessoa disposta a fazer isso, só se for o Estado e financiar uma fabrica estatal talvez. Não é uma coisa fácil de se fazer por isso que não temos fabrica nacional …

Daniel Alves

Perfeito. Os chineses fabricavam produtos do paraguay. Hoje constroem porta aviões

Vinicius

Detalhe: O primeiro porta aviões chinês foi comprado da Ucrânia com a desculpa que seria transformado em cassino. foram lá e fizeram uma engenharia reversa e construiram 2 porta aviões.

Dworkin

Sempre tem o passa pano pra yankee.

JPtapi

O produto não era ruim. Gurgel não enferruja, nunca ouvi falar de Gurgel enferrujar.

J R

também não tinha conforto, não tinha potência, era barulhento, não dava pra viajar, não tinha ergonomia e nem tinha motor a etanol, enfim, era uma bomba…

Vinicius

e daí? brasilia da Volkswagen também era

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

O fusca também era assim, mas vendeu milhões de unidades!

Joao Motta

Em 1994 os produtos Chineses eram no mínimo de qualidade duvidosa; foram fazendo, errando, aperfeiçoando, investindo em tecnologia, educação e hoje estão ai. Montavam aviões russos e hoje fabricam aviões de 5 geração; mal construíam barcos de pesca e hoje possuem porta-aviões, e por aí vai.
O que falta no Brasil é compromisso com a nação; só olham para o próprio umbigo e a população é conivente com tudo isso infelizmente.

Vinicius

Os carros e as Tv´s japoneses também eram copias mal feitas dos produtos americanos cara pálida! é assim que a humanidade evoliu meu jovem! Aprimorando o que já existe, no inicio pode não ser o melhor produto mas preserverando as coisas acontecem.

Sergio

Irmão, a China é soberana. Ou pelo menos após mao Tsé tung, sem passada de pano para as monstruosidades cometidas por este, tornou-se de fato, independente. Foi ajudada também, primeiro por Moscou e depois, no maior tiro no pé da história, pelo ocidente. O caso da Gurgel citado por você dói até a alma. É capítulo dos mais sujos de nossa história. Só comparável ao que o império britânico fez ao barão de Mauá. Conheço um engenheiro aposentado da Volkswagen que conta que as automobilísticas ameaçaram até Deixar o país caso o governo- Itamar Franco- não destruísse a Gurgel. E… Read more »

KarlBonfim

O que a China tem de diferente do Brasil é vontade política, vergonha na cara, amor ao país, e isso não tem nada a ver com a orientação política e ideológica. Capacidade nós temos, e EMBRAER tá aí para provar e que digo…

RRN

Tem cultura.

MMerlin

Sim, a evolução da China nos últimos 30 anos é impressionando. Mas jamais devemos pensar que foi por acaso. É tudo fruto de um planejamento para construção de uma nação. E, principalmente, saber onde investir e o que exigir da população para que o investimento de retorno. Mas já tivemos nosso momento. E outra época, quando a educação (e conversão) nacional estava sob responsabilidade dos jesuítas. Haviam universidades com várias disciplinas, fruto de uma era onde Portugal era o país que mais investia pesado em P&D. E isto, acredite, refletia muito no Brasil Colônia. Inclusive com negros e índios como… Read more »

Bitten

Sim, mas também coesão social, um estado q tem um projeto de nação e os mecanismos eficazes de defesa desse projeto e se mostra disposto a fazer o q for preciso e pagar o preço exigido por isso. Tudo aquilo que, por aqui, é considerado “ataque à democracia”. Faz uns quatro anos surgiu conversa de “revolução colorida” numa cidade de lá, Não durou 15 dias, não teve adesão da população. “Claro, é uma ditadura”, diriam. Os estados árabes do norte da África também eram, mas a população aderiu em massa. Por quê? Não vou encher o saco de ninguém pra… Read more »

RRN

Seremos eternamente o país do futuro, afinal de contas o futuro ainda não chegou.

Pestana

Mas comendador doutor Gurgel, como dizia um amigo de faculdade na epoca, precisamos colocar embreagem no carro elétrico em 1990. A maravilhosa fábrica fechada, produzia motores e nem um mísero torquímetro de 30 dólares dispunha, quando a GM e a Volks já apertava parafusos de cabeçote.e biela com máquinas eletroeletrônica, a um custo de 100 mil dólares por equipamento, por controle torque x ângulo.. Na abertura do mercado milhares de fábricas fecharam, aquelas que sobreviviam a sombra do poder, um verdadeiro cartório, produzindo lixo a preço de ouro e investindo o lucro em camionetes diesel e apto na Riviera de… Read more »

Bispo de Guerra

Eternamente em berço.,,

Devíamos rever o hino .,, eternamente com corruptos no berço.

Renato

Sempre falei isso, inclusive aqui várias vezes.
O próprio hino nacional já invoca essa maldição.

Mirade1969

Nesta época a maioria dos chineses estavam andando de bicicleta e produzia se então poucos veículos para o mercado interno com cópias ou modelos defasados da Europa. Hoje é o maior produtor de veículos do mundo, produz tudo com seu desenho próprio e tecnologias desenvolvidas localmente isso entre outras façanhas industriais navais e aeroespaciais. No caso dos veículos toda empresa que quer se estabelecer na China tem que fazer parceria com o Estado chinês. Mas isso só foi possivel por massivo investimento do Estado Socialista chinês pois se fosse capitalista como no passado seria um pais ainda em desenvolvimento ou… Read more »

Rodolfo

O boom demográfico se foi, a pirâmide populacional está envelhecendo rápido e não existe migração de mao de obra qualificada. Países do futuro são Indonésia, Nigeria, Índia e claro os EUA.

H.Saito

Quando se coloca malucos na presidência não há desenvolvimento, somente retrocesso.
E sem redução de impostos para que as indústrias em território brasileiro possam aumentar a produção, e assim contratar mais funcionários, não há condições do país evoluir.

Cristiano GR

E a hora que a representantes da União deram a resposta negativa ao Osório no EB e decretaram, com isso, o fim da Engesa?

Burgos

Qualquer semelhança, é mera coincidência 😏

Afonso Bebiano

Qualquer coincidência é mera semelhança.

Burgos

Nao necessariamente nessa mesma ordem 😏

Mercenário

Propriedade industrial esse pessoal parece que não respeita…

Fábio CDC

Em Carrara esculpido o F-35…

Maurício.

É mais bonito que o F-35, tem linhas mais harmônicas, o F-35 parece um pardalzinho gordo.

Felipe

Mais bonito como, se é a copia do f35 !

Maurício.

Se tu não consegue ver as diferenças, eu não posso fazer nada!

comment image

Luciano

Bom, amigão, então tudo que for construído depois do F22 e do F35 vai ser “cópia”. Os norteamericanos tiveram o mérito de serem os primeiros, mas não significa que não possam ser superados. Talvez, o J35A seja “esse” aviao, ou, talvez o J20 já seja “esse” avião.

O que eu sei é que ninguém mais tem a possibilidade de superar os yanks, somente os chineses. E eu acho que vão, ou já fizeram em alguns temas.

Hamom

Assim como depois do 14-bis tudo é cópia dele…😂
Fora que os americanos também ”copiaram” de protótipos furtivos russos/soviéticos.

Na ciência e na tecnologia, tudo se copia e se transforma…

Groosp

Também acho. Mais esbelto. O mais bonito 5ª geração, na minha opinião, desbancando o Su-57.

DanielJr

Aqueles terabytes de dados da Lockeed surtiram efeito.

Cristian

Ja ouviu falar em honey pot? Procura para saber o que é na área de cyber segurança.
Só o futuro dirá.

DanielJr

Realmente não tem como saber, pode ser que usaram somente a geometria externa parecida, essa j35 não tenha capacidades sequer comparativas com o F35.

Esse assunto é legal para dar aquele tom de “será?” na teoria do roubo de dados.

Saldanha da Gama

Discordo, um é F o outro é J….

Kkce

Os caras copiam na cara dura kkkk

Felipe

Nada a ver isso kkkkkkkkkkkkkk os chineses não tem criatividade visual essa é realidade!!

Last edited 1 mês atrás by Felipe
JHF

“kkkkkkkkk”, é vc por aqui de novo?

Sulamericano

Quem me dera se o Brasil tivesse ao menos a capacidade de copiar qualquer caça de 4ª geração.

juggerbr

Provavelmente a cópia mais cópia das forças armadas chinesas… E olha que não falta variedade de cópias.

André Macedo

Enquanto eles fazem cópias, aperfeiçoam as tais cópias e depois fazem seus próprios projetos há uma parcela de pessoas que vivem em contos de fadas ou samurais e acham que copiar é “desonroso”, como se a realidade dos fatos ligasse pra honra ou qualquer construto moral aleatório que eles veem nisso.

JHF

Exelente.

Felipe

Se fosse os EUA duvido q vc falaria isso, é aquela famosa puxada de saco

JHF

Desculpe mas, “se fosse os EUA” o que? Muita suposição sobre um comentário muito preciso. Vou repetir: Exelente comentario.

Felipe

Que projeto que eles fez? Me diga. Eu não vivo no conto de fadas e acho ridículo o que eles fazem! A china não é desenvolvida? Eles podem fazer caças totalmente diferente dos outros, ou não? A verdade é que os chineses não tem criatividade visual!

André Macedo

Você vive num conto de fadas só por falar em “criatividade visual”, está errado de muitas formas, é um equipamento militar, não um quadro de arte. Se um avião voa com duas asas pq inventar moda com 3? Pq reinventar a roda?
E tu ainda mete um “visual” no meio, ou seja: Está preocupado com estética, que nem chega a ser importante no papel que essa aeronave vai cumprir.

Mercenário

O problema é eles fazerem cópias sem respeitar a propriedade industrial e se apropriando de dados.

CASO isso aconteça, há uma clara ilegalidade no que estariam fazendo.

André Macedo

Copiar dos EUA através de espionagem, os EUA que espionam o mundo inteiro? Não vejo problema nenhum aí.

Neural

EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.

Marcos Silva

Mas estão fazendo alguma coisa. E o Brasil? Faz o que?

Diego

Pelo menos eles fazem algo, não ficam sonhando em ser o que não são e babando ovo de quem sempre nos ferrou.

Luciano

Ficou melhor que o F35. Olhando assim, por cima, sem levar em conta a eletrônica e o motor, as linhas parecem mais refinadas e mais “magras”. Aposto que vai aparecer algum “Thinktank” ocidental para reconhecer isso.

DanielJr

Discordo, não deve ter ficado melhor que o F35. No máximo deve ter um motor do mesmo patamar, e isso é bem duvidoso. O F35 já está para ganhar um novo motor.

Em capacidades eletrônicas eu acredito que esteja abaixo, não que seja horroroso, mas abaixo.

Felipe

Vc tem a cara de pau de falar isso? Os chineses simplesmente fizeram uma cópia escancarada do f35, mais msm assim vc acha que o j-35 chineses é melhor que o f35, como que o fanatismo cega vc!!

KKce

E qual a fonte pra dizer o contrário? Achismo só vale quando convém?

Kkce

O comentário em questão não foi sobre aspecto visual. Chore menos e leia mais.

Iran

O F-35 é mais rechonchudo porque é recheado de sistemas.

Alexandre Galante

É rechonchudo porque é monomotor e também por causa da versão F-15B STOVL.

Rinaldo Nery

F-35B

Iran

Tbm, mas msm na versão sem VTOL ele é rechonchudo
Outro exemplo seria o F-21, é um F-16 bombado pq ele tem um recheio de sistemas a mais

Last edited 1 mês atrás by Iran
Groosp

Todas as versões são monomotoras, como bem observou o Galante.

Rommelqe

Também diria que um ponto diferencial muito significativo é o fato de que o F35 transporta literalmente todo seu armamento no interior da fuselagem enquanto que no J35 internamente à fuselagem, apenas 20% de sua capacidade, medida de forma muito imprecisa, em peso. Com isso no F35, logicamente, ha a necessidade de ter um volume interno superior do ponto de vista de quem analisa as imagens externas. Outro fator “estético” que diferencia ambos é que a disposição da carenagem do piloto do J35 é no estilo do F22, privilegiando a visão no dog fight. Só meramente analisando estes dois fatos,… Read more »

Orphel

Quero ver se colocarem motores GE XA100 no F-35

Emmanuel

Copia, mas faz diferente.

F-35 PF – Pastel de Flango.

Brincadeiras a parte mas ver se esse aí não vai ter problema com chuva, com vento, com raio, de cair por qualquer coisa…

calvario

Juntos, TODOS, seremos mais que VENCEDORES.

juggerbr

Marçal, é vc?

Rinaldo Nery

kkkkkkkk

Marcos Silva

é o que?

Gabriel

Kkkkkkkkkkkk

Alex Barreto Cypriano

O landing gear do J-35 parece pouco espaçado (o frontal, muito recuado, bem atrás do assento do piloto). Se é uma cópia, e sem respeitar royalties e copyrights, como é que a China não leva uma sova judicial e diplomática? Porque é parceiro subimperial (com aspiração alter-imperial)- apesar do clima de competição, EUA (império ocidental) e China (império oriental) concordam sobre o essencial…
De outra parte, será que o J-35 tem toda aquela traquitana eletrônica/computacional do F-35? Duvido. Carenagem stealth é mole, botar dois motores e até baia interna, também, mas e o resto?

Last edited 1 mês atrás by Alex Barreto Cypriano
juggerbr

Mas como seria essa sova que vc diz? Tribunal algum tem poder de impedir que os chineses sigam copiando livremente o que acharem de interesse.
Na diplomacia é pior ainda, Nações Unidas cada dia provam que é só um gigantesco cabide de empregos de burocratas, não conseguem resolver UM conflito que seja.
O troco seria os EUA copiarem qualquer coisa avançada que os chineses desenvolvam.

Alexandre Galante
Cristian

Não foi cópia. Eles ganharam a guerra e se apropriaram da tecnologia, é diferente

André Macedo

E daí? O que isso muda na prática? É apenas uma noção deturpada de querer achar um valor heroico nisso, se copiar fosse fácil todos os países teriam seu 5G funcional.

Marcos Silva

Exato!

Mercenário

Exatamente.
Existe direito ao espólio de guerra.

O que é muito diferente de se apropriar de propriedade industrial de terceiros.

André Macedo

Se refere ao direito de levar as riquezas de um país pq o venceu militarmente? Que conceito arbitrário kkkkkkkkkk

Hamom

Mais recentemente os americanos que estavam num ”gargalo” em seu desenvolvimento de armas de disparo de projeteis eletromagnéticas… Conseguiram infiltrar um cientista [que tinha estudados nos EUA quando mais jovem] que se tornou um dos líderes na pesquisa chinesa nesta área [que estava mais avançada que nos EUA].

Só depois de anos repassando pros EUA muita informação critica sobre o projeto chines é que ele foi pego, por ”coincidência”, foi durante este período que os EUA ”encontraram” soluções e avançaram no desenvolvimento de suas armas eletromagnéticas…

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Perigoso

Todas as potências realizam cópias e espionagem.

EUA já fez muito isso também.

Alex Barreto Cypriano

Todos? Aham, discordo . Novamente: nações, como homens, não são equivalentes; uns valem mais, outros valem menos no real, mas no ideal as coisas podem ser diferentes, e muito. O desacordo entre o real e o ideal é sempre altamente significativo e informa, se bem entendido, a organização do mundo. Nem apenas o reino da força bruta, nem apenas um rincão de Concanha. Se a China faz o que faz não é apenas porque ela pode, mas também porque a deixam. O Brasil não faz mais não apenas porque ele não pode mas porque também não o deixam. A China… Read more »

Adriano madureira

Menos nós que não temos a ousadia de fazer oquê os chineses fazem,afinal somos éticos…

Chineses copiaram C-17, Blackhawk,f-35, fora outros projetos como o do THAAD e osprey que ainda não apresentaram.

Já copiaram Land Rover, Rolls Royce entre outros produtos ocidentais na cara de pau.

Mas aqui só se cópia inutilidades de fora, nem boas leis de outros países aqui se cópia, como a taxação sobre grandes fortunas.

Fabio Araujo

Dessa vez copiaram o modelo e nome do F-35 dos EUA!

Last edited 1 mês atrás by Fabio Araujo
Saldanha da Gama

Discordo, um é F o outro é J !!!!

Felipe

EDITADO
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Iran

Diferente da Rússia, EUA, França, Suécia, Alemanha etc não gosto muito de acompanhar o complexo militar industrial chinês porque tudo parece sem alma, tudo uma cópia, pra mim armas refletem o espírito de um povo quase como que uma obra de arte, existe coisa mais russa que um TU-160, ou coisa mais americana que um B-2 ou F-22? São quase obras de arte, quando vejo um TU-160 consigo até ouvir Tchaikovsky tocando ao fundo rs. Agora as armas chinesas parecem que foram feitas por IA de tão genéricas.

Léo Neves

Só você olhar para o rosto dos chineses e vai ter a mesma impressão, tudo cópia.

KKce

E é aquela coisa, por fora copiam aeronaves russas e americanas, e por dentro? Será que estão conseguindo copiar também?

Underground

Até para copiar tem de ter competência.

Adhemar Moreira

De engenharia reversa em engenharia reversa, deu nisso…

Underground

Enquanto isso… até os chineses estão criando meses sobre o SU57.

Léo Neves

Se for mais barato que o Su-75 ( se ele for pra frente) e o Su-57 pode ser que vingue exportações.
Provavelmente o Paquistão como primeiro cliente, talvez fazendo a índia comprar um quinta geração russo para não ficar atrás até o seu próprio caça de quinta geração estar pronto.

Edmundo Teixeira

Pergunta de um leigo que atua numa área nada a ver com Aviação Militar: hipoteticamente, seria mais vantajoso para o Brasil comprar caças chineses ou caças americanos equivalentes?

Leandro Costa

Nenhum dos dois. É mais vantajoso comprarmos mais aviões Suecos.

Iran

Pela tecnologia, financiamento, pós-venda e implicações geopolíticas, creio que numa escolha EUA x China o ideal para a realidade brasileira seria uma opção americana.

carvalho2008

No momento, no momento mesmo….tá valendo fazer um ciuminho aos EUA….eles tem de parar de pedir, e começar a conceder….esta estoria do Gripen não pode ficar barata….tem que fazer como na época que fomos testar o F-7 Airguard…sério mesmo….

Iran

Sou completamente contrário o Brasil adquirir qualquer coisa que não seja o Gripen, seja americano, europeu, asiático, etc. Eu apenas conjecturei numa realidade onde o Brasil tivesse que escolher ou EUA ou China pra uma licitação, por vários fatores acho que os EUA seriam melhores.

Diego

Comprar aviões militares chineses tem um ônus muito grande, os americanos iam impor sansões, restrições e tudo que pudesse atrapalhar o Brasil e sua economia e defesa. Comprar dos E.U.A é outra porcaria porque tu compra o avião mas, ele nunca vai ser teu, eles decidem tudo, quando e como tu usa o avião que tipo de armas tu tem direito de usar e etc, o exemplo mais clássico disso aqui na América do sul é o Chile tem que pedir benção para os americanos para tudo, outro exemplo são os Emirados Árabes Unidos que ficaram tão putos com os… Read more »

Gabriel BR

A piada é as pessoas acharem Antiético copiar materiais e equipamentos militares , como se a Guerra fosse um esporte bonitinho. muita infantilidade…

carvalho2008

guerra etica e civilizada = olimpiadas
guerra real = ucrania

Jose Pereira

Este é o modelo que o Paquistão vai comprar ?

carvalho2008

nem o Block III do JF-17 chega pertodo Gripen…..tá muito longe….entendam que o Gripen, chega perto do F-35….e na versão atual, melhor que Rafale em seu ultima versão que ja saiu a alguns anos atras….

Renato

Menos amigão.. menos..
O Gripen é ótimo sim, mas não é milagroso como vocês pintam.

Carvalho2008

Os Rafale em operação ainda não estão modernizados e já existe uma lacuna de alguns anos entre F39 e Rafale….

Este campo é como fórmula 1 em que o carro que era 1o lugar do campeonato passado, só chega entre 10o e 7o hoje…a eletrônica é conceitos avançam muito rapido

Bardini

O F-35 foi pensado para operar em rede, fazendo a fusão de dados de seus 5 conjuntos de sensores e interagindo ainda com dados de outras plataformas, para assim, poder realizar engajamentos cooperativos. Isso existe, foi testado e está operacional. . Conjuntos de sensores: AN/APG-81 AESA radar AN/ASQ-239 Eeletronic Warfare (EW) e Countermeasures system (CM) AN/AAQ-37 Eletro-Optical (EO) e Distributed Aperture System (DAS) AN/AAQ-40 Eletro-Optical Targeting System (EOTS) AN/ASW-242 Communications, Navigation e Indetification (CNI) . A aeronave da Shenyang pode se parecer com um F-35, por razões mais do que óbvias, mas simplesmente não tem as capacidades de um F-35.… Read more »

carvalho2008

Mestre Bardini…mas confere que o gripen tambem foi pensado assim? ele tambem faz tudo isto, deve ter talvez uma capaidade de processamento menor….mas….ele é assim…

Alex Barreto Cypriano

Parece, salvo engano meu, mestre Carvalho2008, que algum computador de bordo do Gripen, dentre outras partes/componentes, é de fabricação americana…
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTwI0-8-Zg1nLQvK8XarLgtpJlkaZv1cnu-RiWJgs6WvAUZiyb8OrTfKxsG&s=10

carvalho2008

ok, mas é uma resposta sobre as funcionalidades que tambem existem no conceito do F39

Iran

Me causa espécie ver um comentário que enriquece o debate ser tão negativado.
É como comentei algumas semanas atrás; criticar armas chinesas, e elogiar as armas americanas – principalmente se for os dois em um único comentário – cria uma grande desaprovação por aqui.

J-20

Porque a inferência que ele faz se baseia no Centro de Pesquisa Tirey Douku, vindo de um conjunto de ideias de que quem não é anglo saxão é incompetente

Last edited 1 mês atrás by J-20
Wilson Silva

Uma conclusão muito precipitada de uma aeronave que você não sabe nada, muito menos em termos de aviônicos, mas é engraçado ler seu comentário achando que sabe do que está falando.

Felipe

Apenas o conceito de asa voadora, o resto não é cópia! Não se compara ao j-35 chinês

Last edited 1 mês atrás by Felipe
Leandro Costa

Nem o conceito da asa voadora é cópia. Esse conceito é quase tão antigo quanto a aviação em si.

Hamom

E o conceito de asa voadora é registrado há pelo menos 150 milhões de anos, desde o Pterodáctilo.

O ser humano é o maior engenho copiador criado pela natureza e os caras ficam criticando o ato de copiar, sem o qual não há aprendizado…

Leandro Costa

Impossível ter sido registrado se não havia quem pudesse registrar.

Hamom

Registrado pela ciência, neste caso pela Paleontologia… Como se usa nesta matéria↓

Portugueses encontram o maior peixe ósseo já registrado pela ciência

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Leandro Costa

Quando tiver sido registrado por inventores pioneiros da aviação ou projetistas de aeronaves/planadores, aí estaremos falando a mesma língua.

Hamom

”…inventores pioneiros da aviação ou projetistas de aeronaves/planadores”…Registrando a descoberta do Pterodáctilo? Altamente improvável.

Leandro Costa

Não estou dizendo que não houve influência do Go-229 (porque houve). Mas a Northrop já fazia asas voadoras antes de o Go-229 ser um sonho na cabeça do projetista. A primeira, a X-216H é de 1929… O N-1M é de 1940… O YB-35, abaixo, começou à ser construído antes do dia VE, e portanto antes que qualquer tecnologia alemã, principalmente sobre o Go-229 fosse adquirida. Primeiro vôo em 1946: Já o YB-49 foi uma conversão de um dos protótipos YB-35 para que operassem com motores à jato, no caso os Allison J35 cujo desenvolvimento remonta à 1943 e voou pela… Read more »

Felipe

Até nome eles copiam, ridículo isso! A verdade é que os chineses não tem criatividade visual isso sim!

Adriano madureira

Para que reinventar a roda?! Se o design é vencedor só seria desnecessário…

Só para dizer que foi um design 100% chinês?!

Jose Pereira

A China é surpreendente em todos os sentidos.
O investimentos que eles estão fazendo em usinas nucleares é algo fantástico.
Se não me engano são 20 unidades ou mais construindo, com isso será superavitária no consumo de combustíveis fosseis.

Rommelqe

Usinas Nucleares: combustíveis fósseis?

Perigoso

Seria ótimo um caça furtivo na FAB, mas acho que um caça Chinês teria forte resistência na FAB, as forças armadas são muito conservadoras dificilmente eles aceitariam um produto chinês mesmo que tivesse qualidade.

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Rinaldo Nery

As FFAA escolhem tecnicamente. E por preço.

Perigoso

Mas não são as Forças Armadas que batem o martelo e tem a decisão final em uma escolha de equipamento militar, no fim quem decide é o governo segundo critérios políticos e econômicos.

O governo pode até decidir comprar um equipamento militar sem consultar os militares como foi feito com o MI-35.

Last edited 1 mês atrás by Perigoso
Adhemar Moreira

E o Lula queria Rafale…

Paulo A Ferreira

Aquele velho ditado ,

” Nada se cria , tudo se copia ” 😆

Eles copiaram e bem , demonstraram capacidade para isso.
Talvez tenham até aprimorado , quem sabe ?!?!.

Rogério Loureiro Dhiério

Existem dois ditados para isso:

1 – Deus criou os céus e a terra. Todo o resto foi feito na CHINA.

2 – Quem copia tem. Quem não copia, não tem e senta, chora, reclama, se debate, critica e chupa o dedo.

Complementando.
Ainda bem que somos uma democracia livre.
Assim ninguém tira o nosso direito de lamentar.

Last edited 1 mês atrás by Rogério Loureiro Dhiério
Leandro Costa

E nem a nossa liberdade para falar besteira.

Rogério Loureiro Dhierio

Vc que o diga.
Assino embaixo do seu comentário.

Sem ofensas claro.

Maurício.

Quem está de mimimi e blá blá blá porque é uma “cópia do F-35”, pode entrar em contato com a embaixada chinesa e reclamar bastante, como se fosse um americano.
Agora, quanto ao F-35, alguém sabe como anda a sua disponibilidade? Já resolveram todos os problemas?

Last edited 1 mês atrás by Maurício.
Clésio Luiz

Foi anunciado recentemente que durante a reunião do G20 no Rio de janeiro, o presidente chinês Xi Jinping irá oferecer ao presidente Lula um pacote com:

36 caças J-35;36 obuseiros autopropulsados SH15;Direitos de transmissão perpétuos do documentário “Kung-Fusão”.

Last edited 1 mês atrás by Clésio Luiz
Leandro Costa

Heheheheheheh

Renato

Rapaz.. Tlinta e seis desses aí balatinho eu quelia.. ahaha

Regis

Se for considerar apenas por análise visual…ficou melhor que o Su-57.

Hamom

O atual mix de equipamentos da Força Aérea Chinesa, especialmente os modelos J-7, J-8 e J-10A mais antigos que estão prestes a ser aposentados, obviamente carece de uma aeronave de médio porte para substituí-los. O J-35 apenas preenche esta lacuna.

Fernando Vidal

O Brasil não é o país do futuro nem do passado como alguns gostariam. O Brasil já é um grande país. Uma das maiores economias do mundo. Um país criativo, com enorme potencial. Um dos maiores mercados do planeta, que vêm batendo recordes de exportações e criação de empregos. Com centros de pesquisa importantes, excelentes universidades como USP, Unicamp, UNB, UFRGS, entre outras. Um parque industrial diversificado, uma potência energética, agrícola e ambiental… Um país com um povo diverso e com uma cultura riquíssima, com importantes polos de turismo e serviços diversos que conta com uma infraestrutura de transporte e… Read more »

Tiago Silva

Já era esperado que a PLAAF fosse em direção do J-35A ainda mais com o J-20 necessitando de um parceiro para formar esta dupla. Some isso ao fato que a projeção do J-35A que agora ganha uma visibilidade e espero que a PLAAF tenda a fazer boas encomendas dando volume de produção ao modelo, fora isso ainda tem a marinha mas com uma quantidade bem menor em dados comparativos. “Ah é cópia do F-35”, para os chineses pouco importa a opinião alheia eles estão lá fazendo, e é ai o grande diferencial. Estão dependendo cada vez menos de importações e… Read more »