Aeronave da Saab é destaque na CRUZEX 2024, o maior exercício de treinamento multinacional operacional da América Latina, organizado pela Força Aérea Brasileira (FAB)

Mais de dois mil militares do Brasil e de outras quinze nações da América Latina, África, Europa e Estados Unidos estão reunidos em um dos maiores exercícios aéreos operacionais do Hemisfério Sul, a Cruzex 2024.

Realizado de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte, o exercício conta com mais de 100 aeronaves de combate. A principal novidade desta edição é a estreia do F-39E Gripen em cenários de alta complexidade.

“É uma verdadeira honra ver a estreia do Gripen E na CRUZEX. Aguardamos ansiosamente por este momento, que marca a primeira participação do Gripen E em um exercício militar multinacional. É significativo que este evento inaugural seja realizado pela Força Aérea Brasileira, nosso estimado cliente e parceiro”, disse Micael Johansson, Presidente e CEO da Saab.

O caça mais avançado em serviço na América Latina executará um amplo leque de tarefas nas chamadas missões aéreas compostas (Composite Air Operations, COMAO), onde um grande número de aeronaves com objetivos distintos atua simultaneamente contra um inimigo para saturar suas defesas, ampliando a eficiência da missão.

“Na Cruzex, estamos atuando tanto como força inimiga quanto amiga, sendo esta última a que mais desempenharemos. Nesse contexto, realizaremos operações ofensivas (Offensive Counterair, OCA), nas quais o F-39E Gripen protegerá as forças amigas enquanto conduzem ações dentro do território inimigo, e operações aéreas, além das operações de contraposição aérea defensiva (Deffensive Counterair, DCA) que visa fazer a defesa de ataques inimigos”, explicou o Tenente-Coronel Aviador Ramon Lincoln Santos Fórneas, comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), unidade pioneira a operar o Gripen na FAB.

Em operação desde dezembro de 2022, o F-39E Gripen incorpora tecnologias de ponta, algumas inéditas na FAB, como o Radar de Varredura Eletrônica Ativa (Active Electronically Scanned Array, AESA) e o sensor passivo de busca de alvos por infravermelho (Infra-Red Search and Track, IRST). Esses sensores, junto à manobrabilidade, ao desempenho e a sistemas de comunicação, navegação e guerra eletrônica, posicionam o F-39E Gripen como um vetor estratégico para a manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Figueiredo

Vamos vê se liberam alguma coisa pra “nois” como pilotos experientes que “Samos” descer a lenha!!! Rsrsrsr

Wagner Figueiredo

Já avisar que estou sendo sarcástico..tem ” nego” aqui que não sabe interpretar texto!!! Rsts

Last edited 1 mês atrás by Wagner Figueiredo
Magalhaes

Olha que até assim vai rolar discussão dos “ixpessialistas” hein…rs

Rinaldo Nery

Alguns curiosos pra saber os resultados. Eu curioso pra ler as bobagens sobre esses resultados.

Wilson

Prometo tentar contribuir um pouco para sua diversão.

Rinaldo Nery

Fique à vontade.

Bryan

Muito lega, porém estou curioso para saber como foi o enfrentamento do F-39 contra o F-15.

Bueno

acho que ainda nao deve ter ocorrido
sendo hoje o 1º Dia

aloems

Esse exercício vai nos trazer algumas respostas sobre os questionamentos frequentes das capacidades do Gripen

Vamos ver se alguém comenta como foi o desempenho por aqui nos comentários

Felipe

Acredito que o Gripen vai ter um placar equilibrado contra o F-15 em combates além do alcance visual, mas vai ser superior nos combates de curto alcance. E quanto ao F-16, ganhará em ambos quesitos.

Last edited 1 mês atrás by Felipe
JSilva

Tem que se levar em conta que o caça é recém implantado, mesmo mundialmente. Será que os pilotos já estão preparados para tirar tudo que ele oferece? Até outro dia, eles ainda estavam aprendendo a voá-lo.

Wilson

Todas as informações são importantes e, a depender do resultado, podem influenciar na decisão de se buscar um segundo vetor ou apostar tudo no projeto F-39.

Rinaldo Nery

A CRUZEX tem o “shot validation” que mostra o resultado simulado dos combates. Faz parte dos debriefings das missões. Há uma equipe dedicada a isso. Vai fornecer muitos dados para o relatório final do exercício. O 1° GDA vai ter muito trabalho.

Matheus R

Vi também que veio uma equipe de mecânicos e engenheiros da Suécia especialmente para o exercício. Imagino que cruzando os dados do GDA com os dados de desempenho da SAAB, deve-se ter um relatório final bem adequado.

Last edited 1 mês atrás by Matheus R
Wilson

Cruzex virou vitrine.

Bueno

Vi um KC390 com POD Eletro-óptico!

TOP! a FAB esta usando o melhor que tem em mãos !

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Cristian

Oque ele POD faz amigo ?

Bueno

captação de imagens termais, designação laser para auxílio nos salvamentos, dentre outras tecnologias embarcadas que facilitam a busca. 

Nilo

Permite a captação de imagens termais, designação laser, entre outras capacidades.

Rommelqe
Alexandre Fontoura

É o mesmo Pod Litening usado pelos A-1 e F-39 da FAB.

BLACKRIVER

Esta fixado na fuselagem ou em uma das asas?

Só curiosidade mesmo.

Bueno

te passar ai , na  fuselagem 

segue image da reportagem.. 0,37 do video
https://www.youtube.com/watch?v=XvLFUXX8mRM&ab_channel=TVPontaNegra

Cristian

Eu vi no minuto 0:36!

Santamariense

E a Cruzex não é a primeira Operação em que os KC-390 usam o Litening.

https://www.aereo.jor.br/2023/08/21/avioes-kc-390-e-c-130-da-fab-em-exercicio-sar/

George

Bonito o bicho é, torcendo bastante pra replica dele vir pro Museu Aeroespacial no RJ pra eu poder ver pessoalmente.

Felipe

7 Gripen E com misseis Meteor e Iris-T, orgulho da nossa força aérea!
Pena que o governo não prioriza o recebimento dos novos caças, falta vontade política pois solução econômica se encontra quando se quer.

Douglas Rodrigues

Se tivéssemos governos e governantes sérios nesse país!
Invés de ficarem discutindo e reclamando dos americanos quererem investigar a compra dos Gripen, deveriam agilizar o anúncio de mais um lote de Gripen, assim como a rápida entrega dos que já foram encomendados (cronograma atrasado) e dizer que priorizam a defesa e interesse brasileiros, mas ficam nessa onda de aceitar fofocas e dizer que Itália oferece M346 e França o Rafale…

Leandro Costa

E a Argentina o Pampa, a Coréia do Sul o Boramae, a Inglaterra o Typhoon e a Alemanha o Me-262.

😀

Matheus R

Uma dúvida: esses pilotos da Guarda Nacional dos EUA são do mesmo nível dos da ativa?

Franz A. Neeracher

Sim…..recebem o mesmo treinamento e equipamento além de participarem das mesmas missões….tanto de combate ao redor do globo como treinamento com outros países.

Esse papo de “pilotos de fim de semana” é coisa do passado…a mesma coisa com a USAFR.

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
Gavião

Sabemos que a ANG é composta por pilotos da reserva da USAF. Obviamente os pilotos mais capazes da USAF estarão alocados nos cenários mais complexos e/ou nas principais bases (Kadena, Lakenheath, Gunsan etc)

Franz A. Neeracher

Não é verdade…..

Rinaldo Nery

Qual é o critério para separar os “mais capazes” dos “menos capazes”? Todos não concluíram o mesmo curso de piloto de caça?

Franz A. Neeracher

Exatamente….além disso, todos os pilotos da ANG e da USAFR já foram pilotos na USAF.

Hoje em dia com o programa de “Esquadrões Associados”, existe até esquadrão da ANG e da USAFR onde o “Associado” é da USAF.

Leandro Costa

Prova maior que isso que essa mesma unidade que está participando da Cruzex hoje, irá receber F-15EX’s novos em folha no ano que vem.

Franz A. Neeracher

Isso…..mesmo equipamento na USAF, ANG e USAFR.

Desde KC-46, C-17, F-35, F-22, A-10 até o novo F-15EX.

Luís Henrique

Acho que os F-22 são exclusivos da USAF, mas não tenho certeza.

Rinaldo Nery

São.

Franz A. Neeracher

Errado….

O 199th Fighter Squadron da 154th Fighter Wing da Hawaii ANG possui o F-22.

O associado é que é da USAF.

Esse é o único esquadrão da ANG que “possui” o F-22.

Demais esquadrões de F-22 são da USAF e o associado é da ANG ou da USAFR.

Franz A. Neeracher

O que confunde muita gente é o sistema de um mesmo esquadrão ser compartilhado por dois esquadrões. Na maioria dos casos, a USAF “possue” as aeronaves e o associado (sem aviões) compartilha as aeronaves com o esquadrão pai. Mas tb existe o contrário, um esquadrão ser da ANG ou da USAFR e o associado ser da USAF. E isso existe em muitos esquadrões….sejam de caças, transportes, reabastecimento aéreo, helicópteros, treinamento e etc. Aqui um exemplo: Nesse caso, como podemos ver, o C-17 pertence ao 305th AMW e é operado pelo 6th Airlift Squadron a partir da base aérea de McGuire/NJ.… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Franz A. Neeracher
Alexandre Fontoura

Até maior, pois são pilotos da reserva da USAF, muito experientes. O comandante da 159th Fighter Wing, que está em Natal, por exemplo, tem 3.500hs em aviões de caça.

Rinaldo Nery

É muita experiência, mesmo para um Coronel.

Marcelo Tatsch

O interessante da ANG é que não são só ex pilotos da ativa da USAF que atuam. Têm casos de ex pilotos da Marinha e dos Fuzileiros na ANG. Ex pilotos de F-18.

Last edited 1 mês atrás by Marcelo Tatsch
Rommelqe

Interessante que o 4102 da foto está com tanque de combustível alijável ventral instalado. Deve ser “testado” e ensaiado na CRUZEX por um período relativamente longo. Confere?

Rinaldo Nery

Já foi ensaiado e certificado pela EMBRAER/SAAB.

Santamariense

Se tu observar, vai ver que todos os Gripen estão com o tanque ventral instalado. O uso desse tanque se tornou padrão nas missões do Gripen já há algum tempo.

Willber Rodrigues

Como eu disse anteriormente:

O Gripen é a “rainha do baile” dessa Cruzex, todo mundo estará de olho neles.

RDX

A USAF deve estar bastante interessada em coletar o máximo de dados sobre o novo Gripen. Capacidade dos mísseis, agilidade, assinaturas, capacidade do radar etc.

Leandro Costa

Iriam adquirir essas mesmas informações através de exercícios com os Suecos à partir do ano que vem.

Nilo

Só o ano que vem, até lá somos a cereja do bolo rsrsrsrs

Rui Mendes

A dos mísseis eles já sabem, através dos exercícios da NATO.

Matheus

Nossa, olha como ela está interessada… mandou um esquadrão reserva com pilotos inferiores e aeronaves ultrapassadas, realmente, ela está muito preocupada.

Esse saudosismo de vocês me dá enjoo.

Ricardo Torres

Cara, tú reclama de tudo….do Gripen, da USAF…..

A sua infantilidade é de dar enjôo também.

Rinaldo Nery

Pilotos inferiores? Que enjôo…

Claudio Cardoso

Aos entendidos: Se o F39 tiver uma excelente performance no exercício a FAB/Governo poderiam voltar a dar preferência na aquisição e esquecer essa ideia de outro caça?

Camargoer.

Creio que toda aquela história sobre comprar outro tipo de caça, todos com desempenho inferior ao Gripen, nada tem a ver com a sua capacidade.

Alguns acham que isto está relacionado com a baixa do AMX.. outros com os atrasos com a entrega do Gripen.. e qualquer outro motivo, mas nada a ver com o desempenho do Gripen

Wilson

Quero muito concordar com o amigo… mas a falta de informações nos leva a pensar também nessa possibilidade (a falta de informações da FAB já é o historicamente esperado, mas mesmo a SAAB anda estranhamente quieta sobre seu produto).

Macgaren

Poder aereo se derrete todinho

Fabio Araujo

O Gripen sem dúvida vai ser o caça mais observado nessa Cruzex, é o cartão de visita para os futuros clientes!

Last edited 1 mês atrás by Fabio Araujo
Hamom

Muito bom, é disto que os pilotos de caça mais precisam; horas de voo em treinamentos ao longo do ano + horas de voo em exercícios pequenos ou grandes como o Cruzex .

Se faltarem hora$ de voo ao longo ano, agora é um bom momento pra compensar.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Cristiano GR

Seguindo a dica do leitor Bueno, achei essa outra reportagem com ótimas imagens do Gripen voando com F-15 e F-16:

https://www.youtube.com/watch?v=xzyJeQbAojc