O drone que combate as mudanças climáticas: uma colaboração entre a Suécia e a Colômbia

17

Para tratar da questão urgente da mudança climática, o Ministério do Clima e do Meio Ambiente da Suécia, o Ministério da Ciência da Colômbia, a Saab, a Universidade EAFIT da Colômbia e o Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia apresentam um novo projeto de VANT de Combate à Mudança Climática (C-3), que visa facilitar a pesquisa climática

Um projeto bem-sucedido de colaboração entre a Universidade EAFIT, na Colômbia, o Instituto Real de Tecnologia KTH, na Suécia, e a Saab resultou em um novo veículo aéreo não tripulado (VANT) capaz de coletar dados para o monitoramento do clima. O projeto foi lançado oficialmente no âmbito da COP16, por Romina Pourmokhtari, Ministra do Clima e do Meio Ambiente da Suécia, Yesenia Olaya, Ministra da Ciência da Colômbia, Eva Axelsson, Chefe do Grupo de Sustentabilidade da Saab, e Olga Lucía Quintero, supervisora acadêmica do projeto pela EAFIT.

“Temos o prazer de anunciar essa iniciativa histórica, que não apenas exemplifica a sólida cooperação entre a Colômbia e a Suécia, mas também celebra nosso compromisso compartilhado com a inovação tecnológica para a proteção e o monitoramento ambiental”, afirma a Ministra do Clima e do Meio Ambiente da Suécia, Romina Pourmokhtari.

O veículo aéreo não tripulado será equipado com sensores especializados e será implantado para medir as concentrações de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, bem como outros poluentes e aerossóis na atmosfera. Além disso, o VANT pode ser utilizado para avaliar a saúde da floresta amazônica, terras agrícolas e outros ecossistemas, detectando quaisquer alterações nos padrões de vegetação e nas condições do solo.

Ao correlacionar essas medições com imagens de solo obtidas pela aeronave, a missão busca complementar os dados de satélite existentes. O objetivo final é aplicar as concentrações medidas em modelos de previsão matemáticos e baseados em IA de larga escala, que podem ajudar a entender e gerenciar melhor as complexidades do nosso sistema climático global.

Contribuir para a mitigação da mudança climática é uma das prioridades do governo do Presidente Petro e, com o projeto anunciado hoje, avançamos em direção a essa meta de grande importância para todos. O monitoramento da biodiversidade e da mudança climática nos ajudará a antecipar e encontrar soluções de ciência, tecnologia e inovação para os desafios que isso representa”, diz Yesenia Olaya, Ministra da Ciência da Colômbia.

“Na Saab, acreditamos que a inovação e a cooperação são fundamentais para combater as mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, garantir a segurança das pessoas e da sociedade. Ao apoiar, fundar e supervisionar as diferentes etapas, a Saab tem buscado fomentar a colaboração acadêmica e promover o modelo da Hélice Tripla entre a Colômbia e a Suécia”, diz Eva Axelsson, diretora de sustentabilidade da Saab.

Sobre o projeto

Desde fevereiro de 2023, um grupo multinacional de engenheiros de pesquisa do Instituto Real de Tecnologia KTH e da Universidade EAFIT tem trabalhado em conjunto para projetar e construir o VANT.

O Projeto Combat Climate Change tem sido uma oportunidade para os engenheiros de pesquisa experimentarem a colaboração em um contexto internacional. Como consultora do projeto, a Saab apoiou o projeto com o objetivo de promover o modelo Triple Helix, alinhando interesses científicos, sociais e de mercado.

Para mais informações, por favor, contate:

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
icaro

mudanças climáticas são inexoráveis e não são causadas pelos seres humanos, essa história dá é muito dinheiro para muitos

Rommelqe

Concordo integralmente Icaro. Ja colaborei no projeto e colocação em operação de inúmeras hidrelétricas e, entre várias delas, participei como eletrotécnico dos estudos de simulações hidroenergéticas (com o trabalho em conjunto com vários doutores e mestrados especialistas em hidraulica e hidrologia). Tais simulações hidroenergéticas requerem a análise de até milhares de séries hidrológicas obtidas ao longo de séculos. Também já participei, como representante de um dos maiores fornecedores de equipamentos nesta área, dos assuntos tratados por intermédio do “Intergovernmental Panel on Climate Change” no  “2nd Workshop on the Greenhouse Effect of Freshwater Reservoirs” – UNESCO/IPCC- Oct 2007, entre outros. Analisando os… Read more »

Nilo

O tipo de ação que serve como exemplo das cooperações que podem advir com a aquisição pela Colômbia dos Gripens da SAAB

Esteves

Ufa…

Pensei que tu dia dizer…mais um bom avião pro Brasil.

Nilo

Li o artigo e Assisti ao vídeo do nosso especialista, ou seja, reforcei minha imunidade, fui de Pirula vermelha.

Hamom

Acho esta expressão no mínimo incompleta,
”…combate as mudanças climáticas…”

Com a rotação da Terra surgem dia e noite, com a translação ao redor do Sol as quatro estações… fazendo surgir naturalmente mudanças climáticas todos os dias e durante o ano todo

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Leandro Costa

O mouse que você usa no computador não é um camundongo, tá?

“Fogo amistoso?” Não é.

Só para deixar claro.

Hamom

Este tipo de expressão contribui para que muita gente num dia de calor automaticamente culpe o aquecimento global.

Esta forma imprecisa é intencionalmente usada de forma massiva [ e o Aéreo aqui não é autor, só reproduz o título original da SAAB] ↓

”The drone that combats climate change”

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Leandro Costa

Eu vou explicar então. Mas vai ser a última vez que vou explicar, já que eu acho que é má fé ao invés de falta de neurônio. Vou dar a chance. O clima muda de acordo com estações. Isso não é considerado mudança climática já que é o ‘normal’ ao longo do ano. Dá-se o nome de mudança climática, as mudanças no ciclos climáticos normais, acarretadas pela ação do homem. E olha já fui muito crítico quanto à isso e ainda sou crítico da maneira como isso é ‘belicisado’ ao invés de uma aproximação mais instrutiva, menos radical e que… Read more »

Hamom

Certo, certo.. quando a ”moça do tempo” na tv diz que ”o clima vai mudar’‘ amanhã ou na próxima semana, ou diz que vai haver uma mudança climática com a chegada da frente fria, ou alguma matéria sobre previsões do tempo inclui ‘‘mudança no clima [ ou climática..] em seu título, como este ↓ ”Previsão do tempo | Brasil 15 dias | Frente fria: mudança no clima; chance de chuva com fuligem” Então segundo vc mesmo; ” Dá-se o nome de mudança climática, as mudanças no ciclos climáticos normais, acarretadas pela ação do homem.” […] A resposta está aí. Não… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Leandro Costa

Desisto. É má fé mesmo com interpretação criativa. Ninguém tem tão poucos neurônios assim.

Hamom

Nem deveria ter começado…

Não me importo com este tipo de baixaria,
más só pra constar : É vc quem está sendo malicioso e ofensivo com seus comentários recheados com desqualificações pessoais..

Esteves

O fogo amistoso do Agronegócio subiu no telhado da Amazônia.

Fabio

E o prêmio em inovação para o Drone mais inútil no ano vai para….

comenteiro

Aquele da Marinha Portuguesa com aquele famoso vídeo?

Rinaldo Nery

Deviam dar um de presente pra Gretha brincar… “You finished my dreams!”

Caerthal

Mudança Climática? Deve ser o mesmo pessoal que em 1980 dizia que em 30 anos a Amazônia seria um areal. Ou que em 40 anos o nível do mar cresceria dezenas de metros. 400 partes por milhão de CO2 (0,04%) tem zero influência em fazer a Terra aquecer. Se a concentração de C02 for menos da metade a atividade de fotossíntese seria drasticamente reduzida, isso sim seria um perigo real. Por fim, o Clima nunca foi estático. Mais quente por volta do ano 1000 (expansão Viking) e mais frio no inicio do seculo XIX (fome na Europa e emigração massiva).… Read more »