Irã começa a receber os primeiros caças Sukhoi Su-35
De acordo com informações de uma fonte iraniana, dois caças Sukhoi Su-35 chegaram ao Irã desmontados, e a entrega desses caças já começou, com a montagem prevista para ser realizada localmente por técnicos russos.
Além disso, 12 jatos de treinamento Yak-130 já foram entregues, o que é suficiente para treinar os pilotos para os Sukhoi Su-35.
A primeira fase da entrega parece incluir 12 unidades Yak-130 (com entrega concluída) e 24 unidades do Sukhoi Su-35 (com duas unidades já entregues).
A construção de abrigos nas dimensões dos caças Super Flanker e de outras infraestruturas necessárias está em andamento na Base Aérea Shahid Nojeh, em Hamedan. A primeira leva de caças será alocada nessa base.
Rapaz vai dar ruim para Israel na próxima vez que eles tentarem atacar.
Vai dar ruim? Vc é um fanfarrão kkkk os caras de Israel com f35 os caras já tem anos de treinamento, contando com 100 caças . Ira os caras nunca pegaram em um caça vão treinar ainda kkkkkkk . Me poupe .
Discordo. Eu não duvido nada do povo iraniano, pois ninguém sabe se eles já estavam treinando na Rússia antes. Veja: formou-se um quarteto (Russia, China, Irã e Coreia do Norte) que estão dispostos a tudo, portanto, ninguém sabe o que se passa nas entrelinhas. E outra coisa: a aviação está se tornando terceiro plano. Quem está em primeiro plano são os mísseis hipersônicos e em segundo os drones. Vamos lembrar que mísseis hipersônicos e drones o Irã está muito à frente.
Vai sim, confia
Israel tem F-35, abater esses SU-35 para eles seria brincadeira de criança!
Realmente, o F35 tem muito mais chances de abater um Su-35 do que o contrário. Porem, se, numa sorte, o Irã abate algum dos 3 aviões 707 tanque de Israel aí o F35 vai voltar pra sua base como?
Esses ataques de compadres entre os dois, só engana os ingênuos.
kkkkkkkkk “Irã” eu irei atacar dia tal…com tantos misseis no horário tal! Israel…atacaremos exclusivamente alvos militares…sem refinarias e nem pensar em edificações onde exista atividades com fins nucleares….por outro lado, ainda bem que estão assim…não há uma escala absurda entre os dois.
O Irão que agradeça isso aos EUA.
O Iran avisou sobre o ataque e mirou somente alvos militares, justamente por não querer escalar a retaliação de Israel… e ao mesmo avisou que se Israel atacasse setores como petróleo e nuclear, ou alvos civis [como costuma fazer], contra-retaliaria da mesma forma.
O fato de as defesas aéreas de Israel não terem conseguido deter a maioria dos mísseis iranianos, deve
ter forçado Israel a calibrar sua resposta em um nível similar ao ataque do Iran.
Não ia dar ruim com os S-300 e 400????
Se o Irã retaliar antes destes caças estarem montados correm o risco de serem destruídos em solo antes de estarem operacionais!
E vcs acham que a Russia vai fornecer caças completos ao Iran?
No dia seguinte o Mossad saberá mais sobre a sua tecnologia que os iranianos.
Verdade; enquanto os aiatolas estão indo, os israelitas estão voltando com a missão cumprida!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai dar ruim para os sukhois isso sim f35 agradece!!
F35 consegui tetectar em longa distância maior o inimigo mais quando já está visível aí a história é diferente o Su 35 é mais manobravel e os dois se igualam é só pesquisar !
Com a presença destes SU-35… Teoricamente Israel passaria a utilizar seus caças stealth se for fazer incursões..
Irã é bem mais forte que Israel no chão… No ar… Ainda estão longe… Fora o apoio americano. Pra sorte de Israel, não fazem fronteira.
O grande problema pra Israel será se algum dia o Irã equipar seus misseis balísticos com ogivas nucleares.
E na minha opinião… Usam Hamas e Hesbolah pra manterem Israel ocupado… Ate atingirem essa capacidade.
E na minha opinião… Usam Hamas e Hesbolah pra fazerem Israel gastar munição… Ate atingirem essa capacidade.””” Concordo, por mim eu se fosse o Bibi não atacava o Irã, continuava massacrando o Hamas e Hezbollah
Para Israel vai ser ótimo o dia que o Irã anunciar já ter a bomba.
O Irã não poderá mais atacar Israel com mísseis balísticos porque haverá o temor por parte de Israel deles portarem ogivas nucleares e antes deles chegarem Israel poderia contra-atacar nuclearmente.
O tempo de reação de Israel é de menos de 10 minutos dado à distância e os dedos de ambos estarão no gatilho quando a doutrina MAD entrar em ação.
Exato. Isto vale para os dois lados pois um não vai atacar o outro sabendo que o inimigo está nuclearmente armado e principalmente que ambos tem plenas condições de atingir um ao outro com facilidade.
Sem dúvida. Mas em o Irã obtendo a bomba isso limita automaticamente sua capacidade ofensiva convencional baseada em mísseis balísticos. Grandes poderes geram grandes responsabilidades. Israel não ira tolerar ser atacado por um país nuclear por meio de armas cujo tempo de reação se conte em minutos. O Irã ficará de mãos atadas porque não irá correr o risco sendo que ofensivamente depende só dos MRBMs. Se serve de analogia, os EUA têm como doutrina não fazer uso de mísseis balísticos convencionais pelo medo que eles possam ser ” confundidos ” com um ataque nuclear. Todos os balísticos (Minuteman e… Read more »
Ogivas nucleares o Iran já tem, visto aquele tremor de terra, com todas as características de explosão nuclear subterrânea, que ocorreu na Província Iraniana de Seman no dia 05 de outubro de 2024.
“Ogivas nucleares o Irã já tem…”
Isso é conclusão sua.
O Irão é “se algum dia equipar seus mísseis Balísticos com ogivas nucleares…”.
Israel já tem suas ogivas nucleares, nos seus mísseis Balísticos e até em mísseis de cruzeiro.
Já para não falar que os mísseis balísticos Iranianos, não se comparam aos Trident D5, M51.2 ou os Bulava, nada a ver com estes, em tudo, mas para dizer a verdade, nem mesmo os mísseis balísticos Israelitas, se comparam a essas três classes.
O amigo esquece que os israelenses já derrotaram coligações árabes muito superiores em números no passado, eu diria que é sorte do Irã não ter fronteira com Israel…
se for os F16 e F15, vão ter problemas, mas se for F35 tenho pena dos SU35
Diria que é o oposto. Acho que é mais fácil o F-35 se despedaçar no ar durante um dogfight do que realmente causar dano. Agora, com os F-15 e F-16, caças esses que os pilotos experientes de Israel tem plenas noções, seria muito mais fácil contra os inexperientes do Irã. Não acho que o problemático F-35 ainda seja confiável para esses tipos de operação. Diria que usando os F-15 e F-16 os caças iranianos, mesmo que conseguissem levantar voo, não teriam a menor chance. Os pilotos iranianos vão precisar de pelo menos uns 5 anos operando esses SU-35 para terem… Read more »
Boa análise, as pessoas não se ligam que o F-35 não é um caça puro, por isso nome do programa Join strike fighter, na verdade se o F-35 entrar no raio de alcance do Su-35 e for travado por ele, as chances do F-35 caem muito. Os Su-35 são caças excelentes mas como o amigo falou e preciso tempo para os iranianos desenvolverem doutrina e conhecerem o avião, uma vez que isso aconteça o F-15 é o caça indicado para combatê-lo.
Israel tem sido cautelosa, mesmo nesse ultimo ataque a IAF nao penetrou o espaço aereo iraniano com aeronaves com pilotos. Israel tem uma gama de air launched balistic missiles que podem atingir a parte ocidental do Ira a partir do espaço aereo iraquiano e de acordo com os documentos vazados, possuem pelo menos um long range stealth UAV proprio (nao americano) que nao so é armado com bombas inteligentes como também pode carregar o python 5.
Perigoso, não é perigoso pra Israel acho não.
Uma dúvida, considerando a longa distância. o uso do F-35 não exigiria tanques alijáveis, o que prejudicaria a vantagem stealth?
Inclusive, eu achei que o primeiro ataque foi feito com o o F-15 justamente por causa da variável distância.
Tudo indica que Israel tenha desenvolvido tanques externos para o F-35 mas se forem utilizados são descartados longe da área contestada.
Mas não há referência de tanques terem sido achados ao longo da rota dos caças israelenses.
Obrigado, Bosco.
ahahahahaha Agora conta a do papagaio!
Xings vc é engraçado
KKKKKK… Perigoso…KKK
Não pagou Sedex, a entrega demorou mais e foram bombardeados.
Bombardeados com festin, o ataque do IRGC foi mais espetáculoso e midiático.
Os caras passearam por Teerã… Nenhum invasor foj abatido…os russos foram literalmente humilhados…mas… porém… Todavia…
Meu caro, os caças israelenses sequer chegaram no espaço aéreo iraniano. Foram lançados mísseis de cruzeiro…
A força aérea de Israel lançou seus mísseis a partir do espaço aéreo do Iraque e a 100 km das fronteiras iranianas…
Segundo alguns analistas ↓
”Utilizou mísseis aerobalísticos AIR LORA (Artilharia de Longo Alcance), que foram usados pela primeira vez.
Também utilizou mísseis aerobalísticos ROCKS (alcance de até 500 km) e provavelmente diferentes versões do Sparrow (Black Sparrow, Blue Sparrow e Silver Sparrow) com alcance máximo de até 2.000 km.”
E capaz do Irã receber 150 sukhoi antes do Brasil receber seus 36 gripens comprados bem antes.
Pode ter certeza.
2+2=4
Não me surpreenderia… rsrsrs
Ainda sou mais 36 Gripens com transferência de tecnologia do que 150 Su-35 faltando pecinhas.
Agora sim terão caças de respeito, porém 24 é uma quantidade muito pequena para um país que quer bater de frente com Israel.
Tudo tem um começo
Se não me engano e uma quantidade similar aos F-14. Os F-14 estão encarregados da defesa de Teerã, provável dos su-35 substituirem os F-14 nessa missão!
Caças adicionais seriam para a defesa e outras cidades.
Em 1976, o Irã adquiriu 80 caças F-14 dos Estados Unidos.
Demorou, uma negociação que se arastava a anos, a entrada no BRICS este ano do Iran, vai render muitos frutos, ou seja, 24 SU-35 é só o inicio.
Sim, más atualmente eles mantem operacionais aproximadamente 24 F-14, dois esquadrões para a defesa.
As noticias indicam que a Rússia concordou com uma licença para o Irã montar 48 ou até 72 Su-35 la no Irã. Obviamente a Rússia fornecendo motores, radar, e kits e o Irã realizando a montagem final e talvez algumas peças e partes menos complexas. Esses 24 que a Rússia está entregando são aqueles que foram construídos para o Egito e depois o contrato foi cancelado por causa do CAATSA. Portanto 24 + 72 = 96 Este é o número de Su-35 indicado em várias mídias, mas claro que para atingir este número vai levar alguns anos. Além disso foi… Read more »
Se os 24 primeiros forem os do Egito, então serão entregues a curtíssimo prazo.
Mas operacionalmente, imagino que se leve uns 2 a 3 anos para os pilotos operarem com algum grau de proficiência, principalmente para lutarem contra pilotos israelenses.
“mas claro que para atingir este número vai levar alguns anos.”
Vai levar algumas décadas! A índia levou quase 20 anos para chegar em cerca de 260 SU-30 MKI.
E tem que contar também que Israel vai esperar sentado surgir uma força aérea capaz de desafiá-los.
Vai fazer exatamente isso, pois foi o que fizeram quando o Iran desenvolveu seu programa de mísseis, e qual a alternativa, ficar trocando ataques com o Irã?
E mesmo que isso ocorra, apesar dos custos, o Irã pode muito bem, simplesmente enviar pilotos para a Rússia, lá são treinados e os caças fabricados, aí um dia, aparece todos os caças comprados, pilotados por pilotos iranianos treinados e prontos para combate
Lembre-se o Irã e pertinho da Rússia.
Entendi Luís Henrique. Para um país como o Irã, que quer se tornar a grande potência do Oriente, ter uma força aérea poderosa é o primeiro passo.
Na realidade pensando no contexto do Irã, 200 caças modernos seria o mínimo para se garantir em seu território.
Vejamos os próximos capítulos.
Sim. Fontes ocidentais estimam que o Irã possui cerca de 300 caças e aeronaves de ataque, entre modelos como F-14, MiG-29, J-7, Mirage F1, Su-24, Su-22, F-4, F-5 e algumas modificações iranianas como o Kowsar.
Para substituir todas essas velharias em uma relação de 1 para 1, o Irã precisará de cerca de 300 caças/bombardeiros.
Receber 24 Su-35, em seguida produzir + 48 ou 72 Su-35 e talvez um número semelhante de Su-30 seria um excelente começo para a força aérea do Irã.
Temos que lembrar que o Iran se preparou para fazer com mísseis e drones o que faria com caças. Claro que no quesito defesa, ter caças no ar, com mísseis combatendo fora do alcance das defesas de longo alcance e sempre bom, mas no caso de ataque, não vejo muita diferença de um ataque de 100 caças lançando 200 mísseis de cruzeiro e bombas. E um ataque de 200 mísseis de cruzeiro lançados de terra ou 200 mísseis balísticos.
Obs. Os mísseis balísticos chegam mais rápido.
Mísseis são descartados a cada uso, têm carga limitada e só servem para atacar.
Caças são reutilizáveis (centenas de vezes) levam 8 vezes mais carga bélica e são multifuncionais (ataque e defesa).
O ideal é ter os dois.
IDF vai esperar serem montados só pra dar trabalho, depois os destroem ainda em solo kkk
Israel perdeu na semana passada um coronel na faixa de Gaza, lutando contra o Hamas, reféns ainda precisam ser achados e resgatados, a guerra contra o Hezbollah não está sendo nada fácil, e por algum estranho motivo, a mídia especializada quase não toca no assunto.
Os dois ataques de Israel contra o Irã foram praticamente pífios, no papel Israel tem capacidade de mandar esses Su-35 pelos ares, mas na prática não é bem assim, Israel contra o Irã seria uma briga feia.
Eu acompanho notícias diretamente de veículos locais e de 2 amigos que moram em Israel e Líbano, respectivamente.
A superioridade israelense é notória e não cabe comparações. O nível de adestramento e qualidade tecnológica então, nem se fala.
Israel fez 2 respostas estratégicas, atacando alvos de alto valor militar, como indústrias de produção de mísseis, ao invés de atacar civis indiscriminadamente.
Não se engane, se a coisa escalar de vez, o Irã será um pasto radioativo peloa próximos 100 mil anos
Se é esse passeio todo, pq Israel não atacou o programa nuclear iraniano? Kkkkk
Já o fez, espertão. Inclusive tbm ao Iraque, nos anos 80
Israel tem uma das melhores forças militares do mundo, isto é inegável, mas não podemos ficar no super Trunfo do saudosismo , vamos para realidade na atualidade. Israel precisou da ajuda dos EUA, foram aproximadamente 14 avioes tanques e aproximadamente 100 caças envidados para o oriente médio para da suporte a IDF no ataque que fizeram no Irã. Que deram uma baita afirmação que eles conseguem entrar no espaço aéreo do Irã , isto sem duvida, mas o Irã também deu esta resposta atacando 2 x o estado de Israel, acredito que isto é algo que não acontecia des da… Read more »
Este último ataque “contido” de Israel contra o Irã (pífio, na verdade) mostrou que Israel não é tudo isso contra um país que não é seu vizinho e tem meios para se contrapor aos seus ataques.
Igualmente, agora se questiona se Israel é mesmo capaz de conduzir suas guerras sem o apoio dos EUA e numa guerra de desgaste, prolongada, haja vista urgência com a qual os EUA enviaram armamentos e equipamentos a Israel e tentaram proteger o mesmo nos fóruns internacionais.
Pelo mesmo motivo que não atacou refinarias: pressão americana por “estabilidade”.
A parte do “passeio” é de livre interpretação sua.
Porque os EUA pressionaram muito.
Concordo, a tecnologia eletrônica militar israelense( americana) está pelo menos 15 anos a frente da russa/iraniana. Israel de meados dos anos 70 para ca sempre no estado da arte na aviação militar. A análise é simples: além dos artefatos nucleares, as forças israelenses sabem que devem estar preparados para ataques maciços de coalizoes locais, por isso a necessidade de neutralizar rapido qualqier investida inimiga.
“A superioridade israelense é notória e não cabe comparações.
Rússia e EUA já provaram que isso não significa muita coisa.
“Israel fez 2 respostas estratégicas.”
Na realidade, dois ataques pífios, ainda mais se for comparar com o que Netanyahu vinha dizendo.
“Não se engane, se a coisa escalar de vez, o Irã será um pasto radioativo peloa próximos 100 mil anos.”
Ué, então não é só a Rússia que só se garante com nukes, né?
Querido, creia no que quiser. I really dont care. Boa semana
Agora eu concordo, cada um acredita no que quiser. Boa semana também! ✌🏻
Nao, Israel destruiu uma fabrica que tinha de combustível solido pra foguetes que tinha sido concluida em 2022.
Se fosse tão simples já teriam eliminado o irã faz tempo isso daqui e a vida real não e mídia nem filme do Rambo e tudo muito mais complicado do que especulação aqui nos sites de pessoas ex militares ou com formações semelhantes ou entusiastas acorda cara.
Os principais líderes do Hamas e Hesboslah foram mortos.
Os principais iranianos q conduziam as Op de apoio a esses grupos contra Israel também morreram.
Esses grupos estão tendo perdas inimagináveis.. Estão regredindo de Forças Paramilitares, pra grupelhos armados.
O Ira teve instalações essenciais pro seu arsenal nuclear atingidos, mas não pode dizer nada, pois negava q os preparava.
A FA de Israel voou impune nos céus iranianos.
Israel está varrendo seus inimigos.
Nossa, quanta baboseira. O ataque foi ridículo, de danos mínimos e a força aérea israelense sequer adentrou o espaço aéreo iraniano.
E Hamas e Hezbollah ainda estão aí, cumprindo sua missão: desgastar Israel.
O Hamas está a beira da extinção completa. Mesmo que Israel saia de Gaza, o MOssad vai continuar eliminando eles. Quanto ao Hezbollah, é uma tarefa mais complexa, pois o mesmo tem fronteiras com países que são contra Israel, são bem maiores e tem um território maior para operar.
Ataques pífios, mas porque será que os Ayatolas, avisaram que qualquer vídeo dos estragos dos ataques, daria pena de morte??
É á lá Putin.
Não adianta argumentar com esse tipo de comentarista. Perceba que alguns, inclusive esse, só aparecem para comentar nesse tipo de tópico. Eles tem missão a cumprir aqui. Ignore, não de importância.
A lá Ze-Lenski?
Olha, eles já fizeram isso com os Egipicios, os Mig 21 nesse época eram armas incríveis
O Irã se conseguir adquirir umas 200 unidades destas pode começar a se tornar um play global
Tudo tem um começo e 24 será apenas para treinamento e doutrina
Vi o info gráfico do Su35 mas não colocaram na matéria do yak 130 preconceito com o bichinho
Eu acho lindo o 130
Ate dominarem a maquina e criarem doutrina, ja estaremos em 2028. Isso se israel não desabilitar essas aeronaves antes.
Um assunto fora do tópico.
Eu nunca reclamei dos anúncios aqui na trilogia, mas hoje está aparecendo um do tal “TikTok Live”, que ocupa praticamente a metade da tela do meu celular, é bem invasivo, e eu não consigo fechar, ele sai e volta com o tempo, mas ficou ruim de ver e escrever os comentários, poderia continuar, eu realmente não ligo, mas poderia ser um pouco menor.
Passa a usar o navegador Brave que resolve esse problema
Novos alvos para israel
Falem o que quiser, mas esses SU-35 são bonitos!
Mais alvos de valor pra Israel…
Vocês viram os F-35 no Irã??? Não?? Nem os Iranianos… O blog um dia vai postar sobre o ataque do sábado?? É só copiar as matérias do Jerusalém Post.
Não entraram no Irã, lançaram mísseis do Iraque
mas esse espaço aéreo do Iraque é uma vergonha, passam mísseis, drônes, caças, bombardeiros, papai novel… que bagunça!
De acordo com os documentos vazados e analisados, Israel tem um long range stealth UAV capaz de fazer esse tipo de ataque sem arriscar a vida de um piloto da IAF. Fora isso, pelo menos 2 air lunched ballistic missiles capaz de atingir o Ira a partir do Iraque.
Israel não seria tudo isso sem apoio incondicional dos EUA, além do material temos a inteligência eletrônica. Anos luz dos iranianos. Agora o que vai acontecer será que o irã depois dessas humilhações construíra sua bomba atômica.
Isso está de bom tamanho, serve para complementar a verdadeira espinha dorsal da força aérea iraniana:
Esse mete medo no F22
A aeronave é tão sinistra que até os próprios pilotos tem medo dele
Mas “isso” voa?
Esse “caça” na força aérea de Gana, seria um sucesso!
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT3xZoIxJzDsJWp7_GhVrDEyysndp08F7o9wcKAYi2Hu5edCmw3uIC0kV0k&s=10
Aí, sim…!! Sinistro demais.
Não há caça melhor que esse. Tremei Israel e USA!
Dois caças desmontados, daqui que venham a estar operacionais e com pilotos hsbilitados vai demorar alguns meses!
Ótimo para Israel que logo logo saberá tudo sobre eles e logo os abatera …..
Não precisa usar nem os F35 , para abater SU35 pilotado por iranianos bastam os F16 ….
o ponto sempre será a qualidade da informação , do piloto e seu treinamento da eletrônica embarcada e por isso a vantagem israelense é abismal sobre todo o oriente médio ressalvado os turcos que também são muito bons .
É 2024 e a Rússia ainda coloca Radar PESA num caça G4.5, enquanto na Europa eles estão melhorando os AESA para serem sistema Jamming poderosos
No quesito tecnologia de radar, os europeus ( Gripen, Eurofighter e Rafale) são superiores, já no quesito potência e alcance, são inferiores ao Irbis-E, e para combater aeronaves que também são 4.5, o radar russo dá e sobra.
o Irbis-E ligado é pedir para o Meteor te pagar a uns 110Km de alcance, ou seja esse alcance todo não gera vantagem nenhuma contra outros caças em zona de combate, só serve para patrulhar
“o Irbis-E ligado é pedir para o Meteor te pagar a uns 110Km de alcance.”
Igual os aim-120 dos F-16 do Paquistão pegaram os Su-30 da índia naquela ladainha que teve entre eles, né?
Os Su30 usam praticamente o mesmo radar dos Su-35.
Uma vez eu li uma reportagem em uma revista força aérea, que um piloto da FAB disse que esse negócio de radar ligado e desligado era coisa do passado, ele estava se referindo ao bom desempenho do radar grifo-f do F-5, que segundo ele, está sempre ligado nos F-5.
A FAB não parametro de guerra moderna, o radar Ligado vai denunciar a tua posição de longe, além de que o Grifo-F é radar bem bem defasado, para américa latina serve, só falta tu me dizer agora que como o Mirage foi um bom caça ele consegue derrubar facilmente um F35. F16 do Paquistão não é AESA, os EUA não quiseram dar um caça assim para eles, ou seja os 2 caças eram PESA, e a índia operou com AWACS e o Paquistão não, até um Mig 21 foi capaz de batalhar contra os F16 com ajuda do AWACS, o… Read more »
Só na cabeça dos Russos and friends.
Na Europa ainda tem centenas de Eurofighter com radar Mecânico, F-16 com radar Mecânico, F-18 com radar Mecânico, Mirage 2000 com radar Mecânico, Tornado. O Reino Unido encomendou cerca de 150 Eurofighters, todos foram entregues com radar Mecânico. Eles pretendem modernizar 40 com radar AESA a partir de 2030. Mantendo o restante da frota com radar Mecânico. Os 140 Eurofighters alemães também operam com radar Mecânico. Os 90 italianos idem, os 70 espanhóis também. Apenas novas encomendas virão com AESA. A Suécia acho que ainda não recebeu nem 5 Gripen E e só estarão operacionais no próximo ano. Sua força… Read more »
Nada mais do que a realidade, mas não muda o comentário em nada só acrescenta informação, os caças entregues nos últimos anos estão recebendo AESA, e a Rússia enfia um PESA no SU35, ao invés de colocar o AESA do SU57, e se o Irbis-E é tão bom, pq eles não colocam no SU57? e pra que esse alcance enorme do radar sendo que os caças mais modernos do Ocidente adorariam que o irbis estivesse ligado fornecendo capacidade de abate pra eles?
Não é tão simples assim. Essa estória de que somente radares AESA funcionam com modo LPI é papo furado de Internet. Radares PESA também podem operar em modo LPI. Esta mais ligado a algoritmos. Ambos radares podem reduzir potência, distribuir a potência, alterar frequências, etc. Qualquer radar moderno operando no modo LPI terá um alcance de detecção bem menor do que no modo normal. Se um Su-35 quiser usar o IRBIS-E em modo LPI, ele provavelmente não conseguirá detectar caças a mais de 300 km de distância. Da mesma maneira um Rafale utilizando seu RBE2 AESA em modo LPI também… Read more »
Que eu saiba e até pesquisei agora, o Irbis-E não tem modo LPI, e nem estou falando do RWR, RWR vale para todos, estou falando do Radar mesmo, nunca vi ouvi falar de um PESA que possa operar no modo passivo, mas estou aberto a mudar meu entendimento se vc me mostrar a fonte… Pelo fato de não ter LPI fica mais vulnerável a Jamming
Ligar o radar hj em dia é como ligar uma lanterna no escuro em campo aberto, todos de longe verão que tem alguém ali.
o R37M parece ser perigoso mesmo.
Eu acho que os russos não divulgaram de forma oficial nada sobre LPI no IRBIS.
Algumas fontes oficiais indicam que ele pode sim ter, mas que é desconhecido.
Outras fontes, principalmente aquelas que acha que LPI só é possível em radares AESA dizem que o IRBIS não tem esta capacidade.
Radares PESA podem alternar frequencias, a potencia também pode ser reduzida, isso é basicamente o que os radares fazem para operar em modo LPI.
Onde está escrito algumas fonte oficiais, ler algumas fontes Ocidentais.
A pergunta poderia ser outra:
Se a Rússia desenvolveu um radar AESA para o Su-57 e ainda estão em guerra, porque não aceleram a troca dos radares IRBIS por um AESA?
Provavelmente é porque estão satisfeitos com o desempenho do IRBIS.
Eu já acho que eles não tem dinheiro para colocar um AESA nos SU35, talvez daqui a alguns anos, de qualquer forma, é um erro não colocar um radar melhor no SU35
Ou, e na minha opinião é o mais provável, porque ainda não é um equipamento que chegou no nível de maturidade em que o IRBIS, que mesmo com suas limitações, ainda é o melhor que os Russos podem colocar em campo em quantidades e qualidades que a indústria deles pode fornecer, por enquanto pelo menos.
Sim, pode ser também.
Mas lembre-se o radar da fragata Tamandare será AESA, o TRS4. Este radar é melhor que o Spy-1D do destroyer Arleigh Burke?
Os Britânicos já começaram a mudar o radar dos Typhoon, e serão mudados todos os radares dos Typhoon usados, os Alemães e Espanhóis também vão mudar os radares de todos os seus Typhoon usados, tanto Britânicos com o seu radar aesa MK2 e os Espanhóis/Alemães com o aesa MK1 vão gastar biliões de € com estes programas, depois é lógico, que os novos Typhoon Alemães, Espanhóis e Italianos terão radares aesa, pois se vão colocar radares novíssimos aesa nos Typhoon usados, não iriam colocar nos novos Typhoon outros radares sem ser aesa, como é lógico. Os Suecos também pensam em… Read more »
Os britânicos possuem 1 Eurofighter com radar AESA em testes, de uma frota de mais de 100 Eurofighters. Pelo que li eles pretendem modernizar 40 Tranche 3 com o AESA e não toda a frota. O outro colega questionou porque a Rússia possui Su-35 com radar PESA sendo que toda a Europa possui AESA e estão desenvolvendo novas gerações de AESA, eu só o lembrei que a realidade não é bem essa. A França tem sim dezenas de Rafale com radar AESA, mas cerca de metade dos caças da força aérea são Mirage 2000 com radares mecânicos, anteriores em tecnologia… Read more »
Abuso de copium pesado pelos pro-israel.
A maior arma do Irã são os campos de Petroleo deles próprios e o seu entorno, não esquecendo de um possível bloqueio do estreito de Ormuz. Isto sim está segurando um ataque mais iminente de Israel.
O Irã para fazer frente ao poderio aereo de Israel precisaria de pelo menos uns 300 Su35!
uns 150 ja era suficiente, mas precisam de uns AWACS, datalink de banda larga, IFF, e Avião reabastecedor
Que pintura horrorosa desses Yak-130 iranianos… barbaridade!
A assinatura de radar dos SU35 é bastante alta. O radar AN/APG-81 (AESA) dos F35i pode detectar facilmente os SU30/35S do Irã. Para ter alguma chance, as aeronaves Iranianas precisariam estar operando em conjunto com uma aeronave AEWC avançada, com suite de guerra eletrônica interligada aos vetores iranianos para confundir os Israelenses e orientar os iranianos. Também, há que se entender que tipo de misseis estarão disponíveis às aeronaves Iranianas e se eles estão preparados para utiliza-las em todos os envelopes possíveis. Por fim, mas não menos importante, entra a doutrina de emprego (ataque / superioridade / defesa) , que… Read more »
A RCS do Su-35 é bem menor que dos F-15 de Israel.
Ainda assim Israel quer mais 50 F-15 novos.
A RCS do Su-35 pode ser menor que a de caças de 4ª geração tradicionais, mas ainda é significativamente maior que a dos F-35, como eu disse acima, e ainda bem mais fácil de detectar do que os F-15. O F-15, mesmo sem foco em furtividade, opera com tecnologia de radar e armamentos mais avançados, além de uma infraestrutura de suporte e treinamento muito superior. (foi o que quis dizer com doutrina) Os pedidos israelenses de novos F-15 não têm nada a ver com furtividade, mas sim com a capacidade de operar cargas maiores e complementar o F-35 em ataques… Read more »
A comparação de RCS do Su-35 com F-15, de minha parte, só mostra que caças de 4a geração avançados ainda são muito perigosos e desejados tanto pelos russos como por países ocidentais.
” O F-15, mesmo sem foco em furtividade, opera com tecnologia de radar e armamentos mais avançados, além de uma infraestrutura de suporte e treinamento muito superior”. Tecnologia e armamentos mais avançados e treinamento e infraestrutura superior…. Já escutamos estes substantivos e adjetivos de vendedor de Opala se referindo a quase todos os equipamentos que foram colocados no TO Ukrania. E absolutamente todos estão queimando como Fiat Uno por lá. No quesito Bla, bla,bla eu tenho que reconhecer que o pessoal OTAN é muito bom de trash-talk. Já na hora de cair no pau com oponentes a altura, tem que… Read more »
Levando em consideração a performance dos caças russos na Ucrânia, não a lá muito o que temer…
Sobrou algum caça Ucraniano?
Vários.
Pelo que saiu o Irã irá fabricar SU-30 e SU-35 (montar na prática)…o objetivo é no mínimo 76 caças.
Montar e fabricar são processos bem diferentes. Montagem implica que o Irã dependerá fortemente de kits e peças fornecidos pela Rússia, o que limita sua independência logística e operativa. A fabricação local exigiria acesso a uma cadeia complexa de tecnologias e materiais avançados que o Irã não possui plenamente e são difíceis de obter devido a sanções. Mesmo montando esses caças, o Irã precisará de suporte constante em manutenção e atualização, áreas nas quais a Rússia também enfrenta restrições. Isso pode limitar a prontidão e eficácia da frota iraniana de Su-30 e Su-35. Adquirir 76 caças é significativo em quantidade,… Read more »
Independente de qualquer coisa, como esses caças SU-35 são bonitos.
Eu acho 8 ton tão pouco pra um avião desse tamanho. Mas ele é muito lindo.
A mesma tonelagem do gripen, isso que é mais estranho
Gripen que eu saiba é 7,5 sacrificando o alcance, já o SU35 vai ter um alcance enorme mesmo com 8t de armamentos
São categorias de caças diferentes, um é leve e o outro é pesado.
Mesmo assim apresentam capacidades semelhantes, achei pouca a vantagem do SU35 pelo porte dele.
Vazio / Max. decolagem / Max combust.
Gripen 8000 / 16500 ton / 3400 Kg ( 1 motor )
SU35 18400 / 34500 ton / 11500 Kg ( 2 motores )
Alcance:
SU35 3600 Km, 4600 km com tanques ext.
Gripen 4000 Km. (provavelmente com tanques ext.)
Sim os 4.000 km são com todos os tanques externos e sem nenhum armamento. Somente com combustível interno o alcance de translado fica em 2.500 km. Para se ter uma melhor ideia das vantagens do caça pesado, o sr. deve considerar a potência, a relação potencia/peso e a relação carga de armas/ alcance da missão. Um caça não foi feito para voar desarmado, cheio de tanques externos que prejudicam sua agilidade e velocidade só para provar que tem um bom alcance de translado. Um Su-35 com tanque cheio e com 4 toneladas de armamentos tera uma relação potência/peso de cerca… Read more »
Acho que é 7,2 toneladas mas este número só é atingível com o tanque interno de combustível pela metade.
O Gripen E tem peso máximo de descolagem de 16,5T.
Peso vazio de 8T.
Combustível interno 3,4 T
+ 100 kg para piloto.
Sobra 5 toneladas para armamentos.
Para colocar mais do que 5 toneladas de armamentos, tendo os pilones uma capacidade máxima de até 7,2T você precisa abrir mão de combustivel interno e reduzir o alcance da missão.
Exatamente, lembro que já conversamos isso, o Gripen fica por volta disso mesmo, e SU35 é incrível em alcance
Uma maneira de contornar esses limites caso haja a improvável necessidade de levar a carga máxima sob as asas é decolando com pouco combustível e fazendo revo para encher o tanque. Depois de decolar o avião suporta mais peso do que o máximo de decolagrm (MTOW). – Só pegando o gancho da discussão de vocês, nenhum caça , em qualquer configuração possível, pode ter raio de ataque/combate/ interceptação maior que a metade do “alcance máximo de translado”. Se o alcance de translado divulgado é numa condição de tanques internos cheios e todos os pontos molhados ocupados pelos msiores tanwues externos… Read more »
Sim, muito bem lembrado. Importante lembrar que o alcance de translado de 3.600 km do Su-35 é sem o uso de tanques externos. E nesta condição o alcance de translado do Gripen E é de 2.500 km. Então podemos supor que idealmente o raio de ação do Su-35S poderia ser de até 1.800 km e o do Gripen E poderia ser de até 1.250 km. Quando se adiciona mais peso com colocação de mais armamentos, um caça mais leve e menos potente “sentirá” mais do que um caça bem mais pesado e bem mais potente, de modo que a relação… Read more »
Carlos,
Se o Su-35 estiver com tanques internos cheios ele leva 4 t de armas (ar-sup, ar-ar , cartuchos do canhão ) e piloto.
Não que 4 t seja pouco, muito pelo contrário.
Assim como as 3 t do Rafale tampouco é caso leve a mesma quantidade de combustível que um Su-35.
Com a vantagem para o Rafale que ele pode dispensar seu tanques reduzindo seu arrasto e RCS quando na zona quente enquanto o Su-35 continua enorme sempre.
Ser enorme não aumenta a RCS tanto, aliás faz uma diferença muito pequena.
O que mais aumenta a RCS são “coisas penduradas” pois modifica completamente o “design”, ficando a aeronave com “pontas”, que são mais visíveis. O F-22 é enorme se comparado ao Rafale e possui RCS bem menor.
Além de que uma RCS de mesma grandeza não muda tanto a distância e detecção.
A fórmula matemática explica isso:
R1/R2 = (RCS1/RCS2)^(1/4)
Se um radar detecta um caça com RCS de 3 m² a 300 km de distância, um outro caça com RCS 3x menor será detectado a 100 km de distãncia??
Não. A detecção ocorrerá por volta de 228 km de distância.
E se fosse um caça com RCS 10x menor, RCS de 0,3 m² o radar só o detectaria a cerca de 30 km??
Não. A detecção ocorreria por volta de 169 km.
Luís, O tamanho influencia o RCS no caso da aeronave não ser stealth, como é o caso do Su-35. A bem da verdade reduziram muito o RCS do Su-35 que é dito ser de 2 m2. Só de curiosidade a fórmula para a relação RCS x distância de detecção que eu conheço é a que diz que a cada unidade de grandeza de redução do RCS há uma redução da distância de detecção de 50%. Por exemplo, um caça com RCS de 10 m2 é detectado a 300 km por dado radar , um de 1 m2 o será a… Read more »
8 tonelada de armamentos não é pouca coisa. Lembrando que o Su-35 transporta 11,5 toneladas de combustível interno e apesar de ser multimissao é dedicado em superioridade aérea.
O Rafale transporta 9,5 toneladas de carga externa mas “apenas” 4,7 t de combustível interno. Portanto para cumprir missões mais distantes Boa parte destes 9,5T serão usados com tanques externos de combustível.
Se ele colocar 6,7 T de combustível externo sobra quanto para armamentos? Menos de 3 toneladas.
Com o máximo de combustível interno o Su-35 só pode levar 4 t de carga externa.
Pedo vazio: 19 t
Peso combustível interno: 11,5 t
Soma: 30,5 t
MTOW: 34,5 t
Sobram 4 t para armas ar-sup, ar -ar , munição para o canhão e piloto.
–
O Ocidente faz o inverso e privilegia mais a capacidade externa que a interna, como fica evidente no caso do Rafale que vc citou.
O modo ocidental permite maior flexibilidade que o modo russo.
Não acho que seja uma diferença de “modo russo para modo ocidental”, são caças de categorias diferentes, um sendo médio multimissão e o outro sendo pesado e dedicado a superioridade aérea.
Um MiG-29 ou MiG-35 terá uma quantidade de combustível “parecida” com o Rafale, apesar de também não ter “foco” em missões de ataque e bombardeiro.
Sobre o Peso Vazio do Su-35S vamos lembrar que esta informação é uma Estimativa não oficial.
Eu acho altamente provável que o peso vazio do Su-35S gire em torno de 16 toneladas e tenho argumentos para acreditar nisso.
Só como comparação com o concorrente direto, o F-15C:
Peso vazio: 12,7 t
Combustível interno: 6,1 t
Soma: 18,8
MTOW: 30,9 T
Sobram 12,1 t para armas, piloto e combustível adicional.
Se mais 5 t de combustível for acrescido , ficando com a mesma quantidade que um Su-35 leva internamente, ainda sobrariam 7 t para armas.
Resumo da ópera, um F-15C com a mesma quantidade de combustível que um Su-35 leva mais de 50% de carga a mais.
Eita poha agora fiquei impressionado
Em sua conta faltou 400 kg de combustível para igualar os 11.500 kg do Su-35S. Então sobraria 6.600 k para armamentos em vez de 7t. Pegando o gancho: O Su-27 SM pesa vazio 16.720 kg. E o MTOW é de 33.000 kg. Levando 9.400 kg de combustível. Resumo da ópera: sobra 6.880 kg. para armas. Será que a estimativa não oficial de 19.000 kg vazio para o Su-35S está correta?? O Su-27M que a Rússia desenvolveu nos anos 90 e que chegou a ser oferecido para mercado de exportação com o nome de Su-35 teve peso divulgado de 18.400 kg… Read more »
Não vai da ruim para ninguem. Isarel é uma potencia e todo mundo sabe disso. Mas o Irã não é o Libano e muito mesmo Gaza. Então mesmo que Isarel ganhe uma eventual guerra com o Irã… vai dar muito ruim para israel também… tem muita coisa para dar errado para Israel também. Como BIBI está para ser preso e ainda vai ter muito que explicar sobre a invasão do HAMAS atravesando a fronteira de moto e parapente (kkk) ele precisa justificar a sua população e seus eleitores. Por outro lado o Ira precisa mostrar aos apoiadores do regine que… Read more »
Outra coisa.. Tá muito mal explicado essa invsão do HAMAS Israel tem: A Mossad A Rafael e a Elbit Tem a IAF Tanques e viaturas blindadas Tem um exercito regular de prontidão e bem treinado Em uma fronteira com zona de exclusção, muros, vigilancia aérea por drones e radares, milhares de soldados sem falar nos assentados ARMADOS !!! que o governo de Israel ajuda. Ai vem o HAMAS com homens andando em motos, nas carrocerias de caminhonetes, parapentes e até a PÉ …. invade Israel e mata todas aquelas pessoas ??? Isso foi uma vergonha !!! e uma falha absurda… Read more »
E o que tem isso com o fornecimento de SU-35 ao Irã, que é o tópico ?
nada…. mas senti vontade de falar
E eu achando que os russos não iam ter coragem de fornecer caças novos aos iranianos. Em 2014, já se discutia se seria a China a responsável por atualizar a frota iraniana. Mas veja só o que umas sanções não fazem.
Pois é. Semana passada o FMI divulgou que a Rússia passou o Japão em PIB PPP.
Nos últimos 2 anos a Rússia já havia ultrapassado todos os concorrentes europeus, França, Reino Unido e Alemanha. E agora ultrapassou também o Japão, se tornando a 4ª Maior Economia do Mundo.
1) China
2) EUA
3) India
4) Rússia
3 países do BRICS no Top 4.
O que as sanções e uma economia de guerra não fizeram para a Rússia.
E a previsão para 2024 é que a economia russa vai crescer acima de 3,5% mais do que qualquer país do G7.
Uau!
Que legal.
O Putin matou uns 500 mil russos em 3 anos de guerra mas fez a Rússia a quarta economia do mundo para o bem do povo russo.
Que ideia genial!
Putin… um verdadeiro estrategista de dama 7 D.
Hehehehe…bem isso.
A guerra é uma porcaria e eu sou totalmente contra. Apenas estou constatando algumas coisas que destoam do que a maioria pensa. Investir em equipamentos militares, não comprando de outros países, mas produzindo no seu próprio país, não acaba com a economia, ao contrário, gera empregos, milhares de emprego, empregos de alta renda, pessoas qualificadas, e o estado além do retorno de ter forças melhor equipadas, recebe de troco os impostos, os empregos gerados, as tecnologias desenvolvidas que em seguida poderão ser usadas no mercado civil também (em muitos casos). E as sanções ocidentais obrigaram os russos a substituir as… Read more »
” O Putin matou uns 500 mil russos em 3 anos de guerra”. Qual a fonte deste número astronômico?
Zelenzky kkk e ainda usou aquela famosa frase: eu aumento mas não invento. rss
O Zelenky indicou recentemente que 180 mil russos foram mortos e incluindo os feridos e “desaparecidos” chegaria a 500 mil.
Segundo a BBC e algumas outras fontes citam cerca de 74.000 russos mortos.
Acho que segundo a Rússia não chega a 10 mil mortos.
Isso depende muito da fonte. rss
https://www.poder360.com.br/europa-em-guerra/guerra-na-ucrania-completa-2-anos-sem-numero-claro-de-mortos/
–
Isso em fevereiro de 2024.
A informação já foi desmentida pelo Irã.
O Brasil precisa de um inimigo para chamar de seu! O Irã com ecnomia debilitada e enfrentando sanções internacionais, estão montando seus caças. Aqui 10 anos depois de um acordo que incluia transferência de tecnologia não se monta nem uma asa. em um continente recheado de países em pandarecos, o Brasil é um gigante bobo.