Em 23 de setembro de 2024, aeronaves do NORAD realizaram uma interceptação segura e disciplinada de aeronaves militares russas na Zona de Identificação de Defesa Aérea do Alasca (ADIZ). No entanto, de acordo com o General Gregory Guillot, um dos caças russos Su-35 envolvido na operação exibiu comportamento considerado “inseguro, não profissional e perigoso para todos os envolvidos”. Guillot destacou que tal conduta não corresponde ao padrão esperado de uma força aérea profissional.

Esse incidente se soma a uma série de encontros aéreos tensos entre aeronaves americanas e forças aéreas de Rússia e China nos últimos anos. Em 2023, um caça chinês J-16 se aproximou perigosamente de um avião de vigilância RC-135 da Força Aérea dos EUA sobre o Mar da China Meridional, obrigando a aeronave americana a realizar uma manobra evasiva para evitar colisão. O evento foi amplamente criticado pelos Estados Unidos, que consideraram a ação uma ameaça à segurança na região.

VÍDEO: Encontro de 23 de setembro de 2024

A relação entre forças aéreas dos EUA e da Rússia também tem sido marcada por confrontos arriscados. Em março de 2023, um drone americano MQ-9 Reaper caiu no Mar Negro após ser interceptado por caças russos Su-27, que realizaram manobras agressivas, incluindo a liberação de combustível na trajetória do drone, resultando em sua queda. Esses eventos ilustram o aumento das tensões no espaço aéreo internacional, onde interceptações e encontros de alto risco entre potências globais têm se tornado mais frequentes.

Com a escalada desses incidentes, analistas alertam para o risco de um erro de cálculo que possa levar a uma crise diplomática maior. Enquanto isso, o NORAD continua monitorando rigorosamente a ADIZ do Alasca para garantir a segurança do espaço aéreo norte-americano, em um cenário onde a interação entre forças aéreas rivais permanece tensa e imprevisível.

Subscribe
Notify of
guest

19 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Esse tipo de coisa acontece desde os primórdios da Guerra Fria. Devem ter várias gerações de pilotos da OTAN / soviétivos que fizeram isso, e seua filhos e netoa continuarão a fazer isso.
Não sei porque essa lamúria toda agora…

Alfredo Araujo

Vendeu muito jornal na época… Precisa continuar vendendo hj ! rs

Vitor

Os Russos vão armar os Loucos lunáticos. Depois vão reclamar qdo Israel destruir tudo.

Elza

Israel? Kkk faz-me rir!

Cláudio Medeiros

O que um avião militar estadunidense está fazendo no mar da China ou no mar Negro? Eles estão criando a situação insegura. Por acaso russos e chineses foram voar nas costas da Califórnia?

Leandro Costa

Você leu a matéria?

Tutor

Com certeza não. Ele fez uma leitura dinâmica da manchete, e tascou um comentário.

Rogério Samyahu

Sim, mas na costa do Alaska.

Bueno

OFF TOPC mais um voo do A330 FAB2902 vindo do Libano…

https://globe.adsbexchange.com/?icao=e49181

Flavio

O eixo do mal vai controlar o mundo. Vai ser bom para a humanidade sofrer bastante e quem sabe aprender sobre quem é quem no.mundo.

Mirade1969

Isso mesmo o Eixo do Mau (EUA, UE e OTAN) faz de tudo para controlar o mundo e são contra tudo que é contra eles. Pobre do mundo.

João Fonseca

Curioso que isso só acontece com aviões da OTAN em missão de bisbilhotagem junto às fronteiras da Rússia e da China. Nunca li nem ouvi qualquer notícia de avião russo ou chinês bisbilhotando as praias da Flórida nem a costa da Califórnia.

Rogério Samyahu

O ocorrido foi na costa do Alaska.

Mirade1969

Para isso existe os satélites.

Rogério Loureiro Dhierio

Nunca deu e nunca vai dar em nada isso aí.

Todos sabem disso.

A única coisa que mudou foi o fato de os chineses terem estado na brincadeira.

De resto, tá tudo normal.

ricardo
Jun tei

Tem uns que nunca estudaram geografia,e fazem comentários fora de contexto. O Alasca não é tão longe do território russo.

Ivanmc

Nem perceberam de onde surgiu o Сухой Су-35.

Anderson

O problema e que todos os países ricos em poder militar quer sempre ter o ego mais alto que o céu só que quanto mais alto vc tá mais alto e a queda ,e que todos esquecem