OPV Blackhawk N600PV em Yuma Proving Grounds, Arizona em 12 de outubro de 2022 durante o Gateway Technology PC22. A aeronave não tripulada fez um voo de uma hora

DEVCOM avalia o sistema de autonomia MATRIX para a aviação do Exército

WASHINGTON, 14 de outubro de 2024 – A Sikorsky, empresa da Lockheed Martin, recebeu um contrato de US$ 6 milhões da Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) para instalar o sistema de autonomia ALIAS/MATRIX™ no helicóptero experimental UH-60M Black Hawk® do Exército dos EUA. Designada como MX, a aeronave atualizada permitirá que o Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército (DEVCOM) teste e avalie uma ampla gama de capacidades de autonomia, desde operações com um único piloto até voos totalmente não tripulados.

“A autonomia em aeronaves reduzirá a carga de trabalho dos pilotos, melhorará drasticamente a segurança dos voos e dará aos comandantes em combate a flexibilidade para realizar missões complexas em ambientes de batalha contestados e congestionados, de dia ou à noite e em todas as condições climáticas”, disse Rich Benton, vice-presidente e gerente geral da Sikorsky. “Os soldados dependerão dos helicópteros Black Hawk até a década de 2070, e modernizar a aeronave hoje trará benefícios por décadas para a aviação do Exército.”

O sistema de autonomia MATRIX é o núcleo do programa ALIAS (Sistema de Automação de Mão-de-Obra na Cabine) da DARPA. Como parte do ALIAS em 2020, a Sikorsky forneceu o hardware e o suporte de engenharia para adicionar controles de voo fly-by-wire à aeronave MX. Quando combinado com o sistema de autonomia MATRIX, a aeronave MX será uma cópia quase exata do UH-60A Black Hawk pilotado opcionalmente, o laboratório de testes da Sikorsky, que já testou a autonomia MATRIX em centenas de horas de voo.

A Sikorsky integrará o sistema MATRIX na aeronave MX em 2025. A aeronave permitirá que o DEVCOM explore e amadureça as aplicações práticas e o potencial conceito de operações de um sistema de autonomia escalável. A avaliação incluirá o teste de diferentes conjuntos de sensores para detectar e evitar ameaças, obstáculos e terrenos, além de desenvolver padrões e especificações de sistemas que interfiram com o sistema MATRIX e o controle de voo fly-by-wire.

Em julho de 2024, a Sikorsky e a DARPA demonstraram para militares e altos oficiais do Departamento de Defesa dos EUA como o helicóptero Black Hawk pilotado opcionalmente pode ser facilmente controlado por um operador na cabine ou em solo, inserindo metas de missão por meio de um tablet.

Essas demonstrações se basearam nos voos autônomos realizados no Project Convergence 2022, quando a Sikorsky e a DARPA demonstraram com sucesso ao Exército dos EUA como o helicóptero Black Hawk, operando sem tripulantes, pode realizar de forma segura e confiável missões de reabastecimento interno e externo de carga.

Capacidades autônomas como a tecnologia MATRIX são uma parte essencial da visão de Segurança do Século XXI® da Lockheed Martin, que inclui a modernização do helicóptero Black Hawk para se manter à frente de novas e emergentes ameaças.

Sobre a Lockheed Martin

A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e avança na descoberta científica. Nossas soluções de missão em todos os domínios e a visão de Segurança do Século XXI® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras para garantir que aqueles a quem servimos estejam sempre prontos. Mais informações em LockheedMartin.com.

DIVULGAÇÃO: Lockheed Martin

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BLACKRIVER

Caminho sem volta…
Aeronaves não tripuladas, ou controladas há distância…

Ontem mesmo o mundo assistiu a recuperação do booster de um foguete 🚀

MMerlin
Last edited 19 dias atrás by MMerlin
juggerbr

Me parece uma operação consideravelmente mais complexa do que operar aviões remotamente.

Rodrigo G C Frizoni

Helicp são mais dificis de pilotar que aviões, meu pai é piloto de helic e meu irmão de caça

Caloro

O BH tem uma autonomia menor em relação a outros helicópteros da sua categoria. Por isso se faz necessária a instalação das “asas” com os reservatórios, principalmente aqui no BR onde as distancias são enormes.

BLACKRIVER

Essa é uma curiosidade interessante, alguém teria algum comparativo.

Black Hawk versus concorrentes: para o mesmo alcance, qual o payload disponível bem como o custo da hora de voo?

Bosco

Caloro,
Acho que nesse caso a “autonomia” a que se refere o post é relativo à capacidade de operar sem tripulantes e não ao tempo de voo.

Rodrigo LD

DARPA, MATRIX….isso me lembra de algo que já vi antes, em algum lugar!!!!

Rinaldo Nery

O US Army está se desfazendo de 300 UH-60L, e vamos perder a oportunidade de adquirir 16 células.

Flight_Falcon

O Sr diz a FAB? Pergunto pois o Caracal não estaria fazendo essa função, qual célula seria desativada para receber essas 16 unidades?
Quanto ao EB, fechou o contrato para células novas, o que talvez poderia ser compensado com essas células que o Sr está citando.

Rinaldo Nery

As necessidades do EB são do EB. Falo da FAB adquirir 16 UH-60L do US Army, que estão sendo desativados. Na Operação Taquari não tínhamos helicópteros disponíveis em número suficiente. O preço de cada unidade está na casa dos 5 milhões de dólares. Barato.

Heinz

Era pra pegar uns 60 desses ai e dividir entre FAB, EB, e MB. Temos um país gigantesco, e helicópteros são meios fundamentais na logística.

Rinaldo Nery

Para a MB tem que possuir algumas características específicas para operação a bordo.

BLACKRIVER

Temos muitos aviões executivos na FAB

Poucos aviões de carga
Poucos helicópteros
poucos caças

Helicópteros fazem um serviço de valor inestimável no dia a dia de um país em tempos de paz, sim são máquinas de custo alto para se manter, mas operam com uma infraestrutura mínima em qualquer lugar.
Concordo plenamente com você que precisamos de um número razoável dessas máquinas em nossas forças de defesa e até mesmo de segurança pública.

Augusto José de Souza

O EB comprou doze black hawk para renovar parte da frota de helicópteros que serão quatro S-70 Black hawk no 4 bavex em Manaus e oito cougar sendo quatro do 3 BAvEx em campo grande e outros quatro do 2 BAvEx em Taubaté,creio que a FAB e a MB devam comprar outras unidades também já que a parte da aprovação pelo congresso americano já passou e tem muita importância a FAB ampliar a sua frota de helicópteros Black hawk pelo que vimos no Rio grande do Sul e MB é necessário mais helicópteros de ataque submarino.

Caloro

O problema Cel não é o valor da célula e sim o custo para deixar com horas disponíveis os equipamentos. Exemplo, uma revisão geral de uma CTP (Cx de Transmissão Principal) beira MUSD2,5 enquanto que cada turbina MUSD1 a MUSD1,5, fora atuadores, perna de trem de pouso, etc……. e além o lead time para fazer tudo isso.
Um BH novo hoje beira MUSD35-MUSD40

Rinaldo Nery

O COMGAP já verificou isso. O helicóptero será entregue revisado pela Sikorsky.

BLACKRIVER

Números interessantes
Logo com 1/3 do valor de um novo poderias ter um usado operado com segurança e fazendo o mesmo serviço.

Ou seja,
Ao invés de fantasiar a compra de F16, aviões executivos para o presidente e ministros, poderíamos investir em vetores que são essenciais ao apoio da população Brasileira que é quem paga impostos.

BLACKRIVER

Realmente essa é uma excelente oportunidade, seria uma grana muito bem investida.
UH-60L é uma máquina que poderíamos ter ao menos uma centena de unidades distribuídos estrategicamente nos mais longínquos cantos desse país.

UH-60L é o “SAPÃO” atual, máquina que faz qualquer serviço.

DanielJr

João Connor, nos ajude.

Augusto José de Souza

Falando do Black hawk,quando devem ser entregues os doze helicópteros que o EB comprou,tem algum cronograma e também um possível segundo lote com a versão armada?

Bernardo Santos

Não foi oficializada ainda a compra.

Fernando "Nunão" De Martini
Augusto José de Souza

E tem data para a entrega das primeiras unidades e prazo de conclusão e um possível segundo lote?

De onde você tirou essa ideia de segundo lote?

Augusto José de Souza

Só perguntei se há possibilidade de um segundo lote,já houve rumores de que o EB quer padronizar os helicópteros na amazônia com o Black hawk.

Caloro

Isso não vai acontecer, porque o custo de hora de voo do Pantera K2 é 1/3 do BH e ele carrega o mesmo numero de PAX que o BH praticamente (11 vs 9) e não tem planos da AvEx de tirar os K2 de lá.

Augusto José de Souza

Mas eles podem comprar outros Black hawk para substituir os jaguar e esquilo em Belém e Manaus,e deixar os os pantera e os Black hawk nesses dois batalhões e repassar os demais para os outros três BAvEx,já que esses Helicópteros tem dificuldade para operar na amazônia e o Black hawk tem demonstrado ser melhor para essa função e os panteras também.