Novas imagens do caça naval furtivo Shenyang J-35 da China
Novas imagens do caça naval furtivo Shenyang J-35 da China, destinado principalmente para os novos porta-aviões chineses, visando a expansão das capacidades navais e de projeção de poder da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy).
O J-35 possui design furtivo com foco na redução da assinatura de radar, semelhante a outras aeronaves de quinta geração, como o F-35C dos Estados Unidos. Espera-se que o J-35 tenha capacidades multimissão, podendo realizar operações de superioridade aérea, ataque à superfície, reconhecimento e guerra eletrônica. Seu design naval o torna adequado para decolagens e pousos em porta-aviões, com trem de pouso reforçado com barra para engate em catapulta e gancho de parada.
O J-35, derivado do FC-31, evoluiu ao longo dos anos, com vários protótipos sendo testados. O J-35 deve iniciar em breve as operações a bordo do porta-aviões Fujian (Type 003). O novo porta-aviões chinês, conta com catapultas eletromagnéticas (EMALS), que possibilitarão decolagens mais eficientes e frequentes. Com essa integração, o J-35 terá um papel crucial na defesa aérea de grupos de batalha de porta-aviões e na projeção de poder chinês em áreas de interesse estratégico, como o Mar do Sul da China.
Embora o J-35 tenha sido inspirado em outros caças furtivos, a China tem investido pesadamente no desenvolvimento de sua própria tecnologia, buscando reduzir sua dependência de equipamentos estrangeiros. Motores de alto desempenho, radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e capacidades de guerra eletrônica são alguns dos avanços previstos para o J-35, garantindo que ele tenha um desempenho competitivo com outras aeronaves de quinta geração.
Impressionante! É notável a evolução no refinamento do design furtivo.
Duvido que a China disponibilize essa ave rara no mercado internacional.
Talvez com algum parceiro que agregue algo ao projeto.
E não falando em recursos financeiros.
O Paquistão estava interessado em adquirir o J-35 como contraponto aos Rafale indianos.
Para colocar em qual porta-aviões? Essa compra seria a mais sem sentido da história.
“O Paquistão estava interessado em adquirir o J-35 como contraponto aos Rafale indianos”
.
O contraponto ao Rafale indiano é o J10-C paquistanês. Não misturemos “quinta geração” com “quarta geração ++”
E a versão que os Paquistaneses estão conhecendo é o J-31. O J-35 é a versão embarcada.
Ele parece um F-35 (bem) melhorado (como caça, ja que na eletrônica, so Deus sabe, ja que os chineses divulgam poucas informações)…
Falando em furtivos.. Hoje circulou um vídeo de um grande abate aereo do SU-57… Abateu um moderno drone S-70 furtivo ! Heheh
Creio que será exportado sim numa versão mais limitada.
J-35 naval e a versão J-31 parece que tb equipará a Força Aérea Chinesa. Além da versão para exportação FC-31…
Se o Brasil fosse um país esperto, adquirimos mais gripens, e quem sabe outro caça poderia ser o FC-31, assim como a índia que diversifica seu portfólio de armamentos não ficando a Mercer 100% de nenhum grupo de poder mundial.
Ai seríamos embargados até os ossos, e perderíamos outros programas… Sinceramente, Brasil tem que esquecer que armas russas e chinesas existem, pelo menos essas mais estratégicas, se quisermos adquirir algo assim de fora da Europa Ocidental e EUA deve ser da Turquia, índia ou Coréia do Sul, assim não teremos problemas com o povo lá do norte.
não acredito que seríamos embargados com esse vetor. Concordo com os demais países que possamos adquirir equipamento.
Sobre a Rússia concordo 100%. Não devemos nos aliar à esses __________________________
EDITADO:
3 – Mantenha o blog limpo: não use palavras de baixo calão ou xingamentos.
Primeiro, eles teriam que querer nos vender. O Estado brasileiro é neutro, mas a política internacional depende do presidente em exercício, é tão verdadeiro que ao logo desses anos conseguimos desagradar muitos parceiros por conta das visões de cada presidente, inclusive na época dos vazamentos do WikiLeaks muitos diplomatas relatavam que o Brasil não era visto como ideologicamente confiável. Imagine os chineses vendendo um projeto desse nível para que o Brasil participe da Red Flag ou outros exercícios militares “ocidentais”.
Ainda bem que trocaram a letra, F por J, ou iria achar que era americano…rsrsrs
Pelo menos no refinamento do caça a china esradando uma aula nos russos.
Que isso…. Fala isso dos russos, não !
Hoje um SU-57 teve um surpreendente abate… Derrubou um moderno drone furtivo S-70 ! Heheh
Nessas horas que não entendo mais nada… Todo mundo fala mal do F-35 e os chineses vão lá e… Copiam o F-35. Ou o avião americano tem os seus méritos não reconhecidos pela torcida… Ou os chineses são otários de copiar um negócio dito como fracassado pela torcida chinesa.
O F-35 teve problemas que foram sendo resolvidos ao longo do tempo, mas nada que desabone seus méritos.
espera até essa glr que criticar o F-35 descobrir que o Gripen E tb tá dando problema na sua implementação, algo que é normal na implementação de qualquer vetor, especialmente os “de luxo”
Quais os problemas do Gripen?
3° Ou você está bajulando muito E.U.A./Israel como em todos seus comentários e sempre criticando os méritos de outros países.
O seu comentário na última matéria do Poder Terrestre confirma o que estou dizendo.
A foma externa lembra bastante o F-35,uma grande diferença é que o J-35 é bimotor…este angulo tá interessante;
F-22 ?????
Sim, me enganei.. deve ser porque J-31 [e 35] sendo bimotor se assemelha mais ao design do F-22; do que do que F-35…
Pra comparar; J-35 ↓
O fracasso do F-35 é reconhecido pela própria força aérea dos EUA. Quanto aos chineses, da forma como eles estão atualmente pouco é melhor do que nada ……
Cópia do F-35 ??????
Realmente, como você mesmo disse, tu não entendes nada…
?w=1200
.
http://1.bp.blogspot.com/-NHfy6V47p6Y/UWIj4ZKm_gI/AAAAAAAAFBo/6Cj1lU84XGM/s1600/J-21_01b.jpg
1 gripen solo é capaz de eliminar 4 desses
Daqui dez anos saberemos se esses casas chineses realmente aguentam o tranco.
Atualmente há relatos que a qualidade não chega nem perto dos casas ocidentais.
Há relatos…
Tem gente que põe a mão no fogo por tudo de bom e maravilhoso que os chineses anunciam terem feito, mas nunca sequer viram essas tais maravilhas. Esse pessoal confunde desejo com realidade.
Esse caça é a solução para o mais notável problema da marinha chinesa, o caça j-15. Agora aquela fazedora de viúvas pode, pelo menos começar, a ser aposentado.
Se, e somente se, o J35 funcionar num STOLBAR. Se o J35 não tiver uma discrição próxima do f35, mas puder voar em qualquer condição de tempo já é um ganho excepcional.
.
MAS a real comparação é com sinal radar do J15. É um ganho excelente. mesmo que seja um pouco maior que o F35 no radar.
O problema dos anúncios dos chineses a respeito de grandes feitos alcançados por sua indústria e forças armadas é que depois do grande alarde que fazem parte do que alegam se prova incorreto ou até falso. Só dando tempo a todo esse alarde para ver se é verdade mesmo.
Se é bonito, voa bem!
Frase de um homem cuja empresa conseguiu fabricar caças extremamente feios
Que maldade!!!!