A aeronave F-39 Gripen de matrícula 4108 fez seu primeiro voo em território brasileiro nesta quinta-feira (26/09). O caça, que chegou ao país no início da semana, decolou de Navegantes (SC) rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN) às 15h28.

O percurso, de pouco mais de 1.100 quilômetros, foi realizado em cerca de 1h20 pelo Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de prova do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). “É uma satisfação ter a oportunidade de realizar o primeiro voo de um novo Gripen no espaço aéreo nacional. Esta matrícula, em especial, é bastante aguardada para reforçar o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) – Esquadrão Jaguar”, destacou.

Experiente na missão, o piloto conta que este foi o quinto F-39 Gripen que conduziu até a cidade de Anápolis. “É um voo de translado relativamente simples, mas há de se ter alguns cuidados, como planejamento de combustível, meteorologia e condição de aeródromos de alternativa de rota”, explica.

Antes de decolar para se juntar ao acervo do Esquadrão Jaguar, a aeronave permaneceu por quase três dias no Aeroporto Internacional de Navegantes. Durante este tempo, passou por procedimentos técnicos, incluindo a instalação do assento ejetável e do kit sobrevivência.

Capacidades

O F-39 Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação e elevada disponibilidade. Apresentando tecnologias de ponta e sendo capaz de cumprir missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento, a aeronave configura um importante salto operacional para a FAB.

Segundo o Coronel Aviador Renato Leal Leite, gerente do Projeto F-X2 da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a incorporação do Gripen aos Esquadrões de caça da Força Aérea Brasileira aumenta significativamente a capacidade de defesa e dissuasão do país. “Este marco faz parte do projeto de reequipamento ambicioso da FAB, que fortalece o Brasil não apenas em termos militares, mas também aumenta a transferência de tecnologia e a expansão da indústria nacional de defesa”, enfatiza.

Possuindo os mais modernos sistemas, sensores e armas para operação em ambientes hostis e cenários complexos de combate, a aeronave tem capacidade ar-ar e ar-solo. Entre as características do caça multimissão, também está a capacidade de decolar e pousar em pistas curtas, o que possibilita a operação com pouca infraestrutura ou até mesmo em rodovias, caso seja necessário.

Segundo o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, um dos pontos altos da aeronave é o sistema de controle, que demanda baixa carga de trabalho do piloto na condução do voo. “Com isso, há mais disponibilidade para o gerenciamento dos sistemas táticos e de combate”, complementa.

Com tempo reduzido de reabastecimento, para rearmar e concluir uma inspeção técnica, o F-39 Gripen promete ainda mais agilidade, precisão e eficiência às missões de defesa aérea executadas pela FAB. O caça pode voar duas vezes a velocidade do som em uma altitude máxima de 16 mil metros.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bernardo Santos

Me chama atenção sempre falar sobre o baixo custo de operação. alguém sabe quanto custa a hora de vôo? Por muitos anos canais publicaram notícias falsas alegando que a hora de vôo custa apenas 5.000 dólares. Claro que há a manutenção e várias outras coisas que contam para esse ” baixo” custo.

Camargoer.

Olá B.. Acho que é cedo parte ter esta conta na ponta do lápis, mas é mais barata que outros aviões da mesma geração.. certamente mais baixo que o valor do F35.

Particularmente importante seria ser mais barato que o F16 (novo) por exemplo, O Gripen foi projetado para isso.

agora.. deve ser mais caro que a o F5M ou do AMX

Michel Lineker

Ninguém publicou notícias falsas sobre custos de hora vôo. Ademais são variados fatores pra se chegar a esses dados.
NOTÍCIA de 2012. É evidente que de lá pra cá isso mudou.

https://stratpost.com/gripen-operational-cost-lowest-of-all-western-fighters-janes/

Santamariense

Não digo que sejam notícias falsas, mas a propaganda enganosa da SAAB existiu, pois ela anunciou o custo da hora de voo em 5 mil dólares, algo impossível. Nem F-5M e nem A-1M conseguem ter hora de voo em 5 mil dólares. A hora de voo do Gripen E/F não deve ser menor que 10 mil dólares.

Michel Lineker

Cara lá se vão longos dez anos….
Nunca que o custo de hora vôo ficaria nesses 5k.

Fernando "Nunão" De Martini

Essa discussão dos últimos comentários se é “fake” ou não o estudo de 5000 dólares por hora para o Gripen C/D, feito uns 12 anos atrás pelo Jane’s, está mal colocada. Ela precisa ser contextualizada e vista no seu todo. Toda estimativa pode incluir ou não este ou aquele item. Por exemplo, a mesma estimativa do Jane’s dizia que a hora de voo do F-16 C/D era de aproximadamente 7000 dólares, mas a própria USAF divulgava dados com valores maiores (ou seja, nos critérios da USAF, outros itens eram adicionados no cálculo). O que importa para entender hoje aquela estimativa… Read more »

Michel Lineker

Me lembro desses dados e me lembro que o Rafael era até mais caro. Me lembro quando o Felipe ou o Blog mesmo trouxe dados do parlamento francês apontando 26k a hora vôo do Rafale.

Dudu

O Gripen NG é o super caça do hemisfério Sul. O desejo de qualquer aviador do hemisfério Sul é ter o Rafale como caça padrão de sua força aérea. Mas querer, não é poder. Pra poder tem que ter $$$$$$$$. E quando o sonho de consumo é o Dassault Rafale, aí é que tem que ter muuuuuuito, mas muuuuuuuito dinheiro tanto para comprar e CONSEGUIR pagar, quanto para operar 24 horas e 7 dias por semana a máquina formidável francesa. E até agora, o único País subdesenvolvido que conseguiu essa proeza – graças à ajuda de US $ 1,5 bilhão… Read more »

Last edited 12 dias atrás by Dudu
J R

Já existem F-35 no hemisfério Sul.

Camargoer.

De fato, a Austrália contratou a sua compra, mas acho que ainda não foram entregues… mas isso em nada tira o mérito do seu comentário.

Sincero Brasileiro da Silva

Vamos torcer para um segundo lote…

Saldanha da Gama

Estou torcendo para termos pelo menos o 1o. lote….

Angus

Entre a saída de serviço do A-1M, ao final de 2025, sem substituto (pelo menos nada ainda no radar) e o treinamento/adestramento nas capacidades ar-solo do Gripen (não estou entrando no mérito da quantidade de aviões), os F-5M que ficarão com esse encargo/missão?

Fernando "Nunão" De Martini

Angus,

Tem uma boa discussão a esse respeito na matéria abaixo. Boa leitura do texto e dos quase 700 comentários:

https://www.aereo.jor.br/2024/06/20/um-pais-com-linhas-de-producao-de-gripen-e-super-tucano-nao-deveria-recorrer-a-cacas-usados

Gabriel

A um tempo atrás os suecos ofereceram o Gripen E para algum país, não me recordo se Polônia ou Hungria…junto com os Gripens E (quantidade menor que a FAB adquiriu), eles oferecem os gripens C que estão com a Hungria em Leasing de graça, sem custos após o fim do contrato. Acho que a FAB deveria comprar mais gripens E e ainda por cima barganhar esses gripens C que sairão do Leasing com a Hungria em alguns anos.

Felipe

Compra mais 6, totalizando 42 caças, divide em 3 esquadrões de 14 em cada.
Acho que é o mínimo.

Last edited 12 dias atrás by Felipe
Felipe

Melhor escolha da FAB, o problema é um governo gastão incompetente que não cumpre contrato.

Bernardo Santos

Todos são “gastão” infelizmente, ir na raiz do problema eles não querem, afinal eles são o problema assim como nós que votamos neles.

Felipe

Ué as Eleições são sempre um cardápio pronto que é apresentado , acredito que só poderá mudar quando não for obrigado ser filiado a partido político.

adriano Madureira

Só um… É para comemorar?!

Se chegasse de dois em dois eu até ficaria calado, mas entregas a varejo não são lá muito empolgantes.

Bernardo Santos

Realmente, essa entrega foi desanimadora.

Rinaldo Nery

https://youtu.be/yZx_-BZHrdk?si=G1WcnIYsDQcxH1jv
Assistam pra saber como está a implantação do F-39, ao invés de tentar ficar adivinhando.

Last edited 12 dias atrás by Rinaldo Nery
Jefferson Henrique

Eu já assisti essa semana Coronel. Realmente muito interessante.

Bruno osk

Sinceramento, nao existe caça mais bonito que o gripen e o f16

Marcos

Lembrando que 1 Gripen faz o mesmo trabalho que 3 caças F5EM……