Novo caça F-39 Gripen de matrícula 4108 realiza voo inaugural no Brasil
A aeronave F-39 Gripen de matrícula 4108 fez seu primeiro voo em território brasileiro nesta quinta-feira (26/09). O caça, que chegou ao país no início da semana, decolou de Navegantes (SC) rumo à Base Aérea de Anápolis (BAAN) às 15h28.
O percurso, de pouco mais de 1.100 quilômetros, foi realizado em cerca de 1h20 pelo Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres, piloto de prova do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV). “É uma satisfação ter a oportunidade de realizar o primeiro voo de um novo Gripen no espaço aéreo nacional. Esta matrícula, em especial, é bastante aguardada para reforçar o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1° GDA) – Esquadrão Jaguar”, destacou.
Experiente na missão, o piloto conta que este foi o quinto F-39 Gripen que conduziu até a cidade de Anápolis. “É um voo de translado relativamente simples, mas há de se ter alguns cuidados, como planejamento de combustível, meteorologia e condição de aeródromos de alternativa de rota”, explica.
Antes de decolar para se juntar ao acervo do Esquadrão Jaguar, a aeronave permaneceu por quase três dias no Aeroporto Internacional de Navegantes. Durante este tempo, passou por procedimentos técnicos, incluindo a instalação do assento ejetável e do kit sobrevivência.
Capacidades
O F-39 Gripen é reconhecido pela eficiência, baixo custo de operação e elevada disponibilidade. Apresentando tecnologias de ponta e sendo capaz de cumprir missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento, a aeronave configura um importante salto operacional para a FAB.
Segundo o Coronel Aviador Renato Leal Leite, gerente do Projeto F-X2 da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), a incorporação do Gripen aos Esquadrões de caça da Força Aérea Brasileira aumenta significativamente a capacidade de defesa e dissuasão do país. “Este marco faz parte do projeto de reequipamento ambicioso da FAB, que fortalece o Brasil não apenas em termos militares, mas também aumenta a transferência de tecnologia e a expansão da indústria nacional de defesa”, enfatiza.
Possuindo os mais modernos sistemas, sensores e armas para operação em ambientes hostis e cenários complexos de combate, a aeronave tem capacidade ar-ar e ar-solo. Entre as características do caça multimissão, também está a capacidade de decolar e pousar em pistas curtas, o que possibilita a operação com pouca infraestrutura ou até mesmo em rodovias, caso seja necessário.
Segundo o Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Peres, um dos pontos altos da aeronave é o sistema de controle, que demanda baixa carga de trabalho do piloto na condução do voo. “Com isso, há mais disponibilidade para o gerenciamento dos sistemas táticos e de combate”, complementa.
Com tempo reduzido de reabastecimento, para rearmar e concluir uma inspeção técnica, o F-39 Gripen promete ainda mais agilidade, precisão e eficiência às missões de defesa aérea executadas pela FAB. O caça pode voar duas vezes a velocidade do som em uma altitude máxima de 16 mil metros.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Me chama atenção sempre falar sobre o baixo custo de operação. alguém sabe quanto custa a hora de vôo? Por muitos anos canais publicaram notícias falsas alegando que a hora de vôo custa apenas 5.000 dólares. Claro que há a manutenção e várias outras coisas que contam para esse ” baixo” custo.
Olá B.. Acho que é cedo parte ter esta conta na ponta do lápis, mas é mais barata que outros aviões da mesma geração.. certamente mais baixo que o valor do F35.
Particularmente importante seria ser mais barato que o F16 (novo) por exemplo, O Gripen foi projetado para isso.
agora.. deve ser mais caro que a o F5M ou do AMX
Ninguém publicou notícias falsas sobre custos de hora vôo. Ademais são variados fatores pra se chegar a esses dados.
NOTÍCIA de 2012. É evidente que de lá pra cá isso mudou.
https://stratpost.com/gripen-operational-cost-lowest-of-all-western-fighters-janes/
Não digo que sejam notícias falsas, mas a propaganda enganosa da SAAB existiu, pois ela anunciou o custo da hora de voo em 5 mil dólares, algo impossível. Nem F-5M e nem A-1M conseguem ter hora de voo em 5 mil dólares. A hora de voo do Gripen E/F não deve ser menor que 10 mil dólares.
Cara lá se vão longos dez anos….
Nunca que o custo de hora vôo ficaria nesses 5k.
Essa discussão dos últimos comentários se é “fake” ou não o estudo de 5000 dólares por hora para o Gripen C/D, feito uns 12 anos atrás pelo Jane’s, está mal colocada. Ela precisa ser contextualizada e vista no seu todo. Toda estimativa pode incluir ou não este ou aquele item. Por exemplo, a mesma estimativa do Jane’s dizia que a hora de voo do F-16 C/D era de aproximadamente 7000 dólares, mas a própria USAF divulgava dados com valores maiores (ou seja, nos critérios da USAF, outros itens eram adicionados no cálculo). O que importa para entender hoje aquela estimativa… Read more »
Me lembro desses dados e me lembro que o Rafael era até mais caro. Me lembro quando o Felipe ou o Blog mesmo trouxe dados do parlamento francês apontando 26k a hora vôo do Rafale.
O Gripen NG é o super caça do hemisfério Sul. O desejo de qualquer aviador do hemisfério Sul é ter o Rafale como caça padrão de sua força aérea. Mas querer, não é poder. Pra poder tem que ter $$$$$$$$. E quando o sonho de consumo é o Dassault Rafale, aí é que tem que ter muuuuuuito, mas muuuuuuuito dinheiro tanto para comprar e CONSEGUIR pagar, quanto para operar 24 horas e 7 dias por semana a máquina formidável francesa. E até agora, o único País subdesenvolvido que conseguiu essa proeza – graças à ajuda de US $ 1,5 bilhão… Read more »
Já existem F-35 no hemisfério Sul.
De fato, a Austrália contratou a sua compra, mas acho que ainda não foram entregues… mas isso em nada tira o mérito do seu comentário.
Vamos torcer para um segundo lote…
Estou torcendo para termos pelo menos o 1o. lote….
Entre a saída de serviço do A-1M, ao final de 2025, sem substituto (pelo menos nada ainda no radar) e o treinamento/adestramento nas capacidades ar-solo do Gripen (não estou entrando no mérito da quantidade de aviões), os F-5M que ficarão com esse encargo/missão?
Angus,
Tem uma boa discussão a esse respeito na matéria abaixo. Boa leitura do texto e dos quase 700 comentários:
https://www.aereo.jor.br/2024/06/20/um-pais-com-linhas-de-producao-de-gripen-e-super-tucano-nao-deveria-recorrer-a-cacas-usados
A um tempo atrás os suecos ofereceram o Gripen E para algum país, não me recordo se Polônia ou Hungria…junto com os Gripens E (quantidade menor que a FAB adquiriu), eles oferecem os gripens C que estão com a Hungria em Leasing de graça, sem custos após o fim do contrato. Acho que a FAB deveria comprar mais gripens E e ainda por cima barganhar esses gripens C que sairão do Leasing com a Hungria em alguns anos.
Compra mais 6, totalizando 42 caças, divide em 3 esquadrões de 14 em cada.
Acho que é o mínimo.
Melhor escolha da FAB, o problema é um governo gastão incompetente que não cumpre contrato.
Todos são “gastão” infelizmente, ir na raiz do problema eles não querem, afinal eles são o problema assim como nós que votamos neles.
Ué as Eleições são sempre um cardápio pronto que é apresentado , acredito que só poderá mudar quando não for obrigado ser filiado a partido político.
Só um… É para comemorar?!
Se chegasse de dois em dois eu até ficaria calado, mas entregas a varejo não são lá muito empolgantes.
Realmente, essa entrega foi desanimadora.
https://youtu.be/yZx_-BZHrdk?si=G1WcnIYsDQcxH1jv
Assistam pra saber como está a implantação do F-39, ao invés de tentar ficar adivinhando.
Eu já assisti essa semana Coronel. Realmente muito interessante.
Sinceramento, nao existe caça mais bonito que o gripen e o f16
Lembrando que 1 Gripen faz o mesmo trabalho que 3 caças F5EM……