O primeiro dos 213 caças F-16 comprados pela Holanda chegou à Base Aérea de Leeuwarden em 6 de junho de 1979. Por mais de 45 anos, o caça de fabricação americana provou seu valor agregado no país e no exterior. Em 1979, o F-16 Fighting Falcon substituiu o F-104 Starfighter e, mais tarde, o NF-5.

Agora, o F-35 está substituindo o F-16. Na tarde de hoje, a Defesa se despediu oficialmente da lendária aeronave. Isso ocorreu, entre outras coisas, com um voo em formação de 8 aeronaves sobre os Países Baixos.

Atualmente, apenas as bases aéreas de Leeuwarden e Volkel abrigam aviões de combate. Agora são os F-35, mas antes da chegada dessas aeronaves, também operavam F-16s.

Incidentalmente, os F-16 também estiveram estacionados nas bases aéreas de Eindhoven, Gilze-Rijen e Twenthe. Além disso, os Fighting Falcons da Holanda também podiam ser encontrados nos estados americanos do Arizona (Tucson) (1990-2007 e 2011-2022) e Illinois (Springfield) (2007-2010), onde eram usados para o treinamento de pilotos de caça.

VÍDEO: Holanda se despede dos F-16

Monitoramento do Espaço Aéreo

O F-16 provou seu valor agregado dentro e fora do país. Na Holanda, por exemplo, 2 dessas aeronaves ficavam frequentemente de prontidão para monitorar o espaço aéreo da Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo. O chamado Quick Reaction Alert (Alerta de Reação Rápida) teve que agir repetidamente quando bombardeiros russos se aproximavam ou entravam no espaço aéreo holandês. Outro exemplo é o uso para monitoramento de diques, onde F-16s com equipamento infravermelho mapeavam se os diques estavam saturados de água e, portanto, enfraquecidos.

Acidentes

Nem sempre as coisas correram bem. Em 10 de março de 1980, o primeiro F-16 caiu. Outros 44 acidentes ocorreram com esse tipo de caça. Algumas aeronaves puderam ser reparadas, mas 36 foram consideradas perda total. Ao todo, a força aérea perdeu 15 pilotos de F-16 nos 45 acidentes e quedas. A última aeronave foi retirada de serviço em 21 de setembro de 2006. Desde então, as operações têm sido bem-sucedidas, com os pilotos retornando em segurança de seus voos de treinamento e missões.

Missões

Essas missões para o F-16 começaram em abril de 1993, pouco após o fim da Guerra Fria em 1991. Na ex-Iugoslávia, as tensões entre diferentes grupos populacionais aumentaram, levando às operações da OTAN Deny Flight e Deliberate Force. Os F-16 holandeses participaram de Villafranca, inicialmente impondo uma zona de exclusão aérea e, posteriormente, realizando bombardeios. A partir de Amendola, na Itália, os Países Baixos contribuíram com F-16s para a Operação Allied Force. Após as operações nos Bálcãs, os F-16 operaram no Afeganistão entre 2002 e 2014, primeiro para a Operação Enduring Freedom e depois para a Força Internacional de Assistência à Segurança (ISAF).

Em 2011, a Holanda também enviou F-16s da Sardenha para a Operação Unified Protector na Líbia. Por fim, os F-16 holandeses serviram por alguns anos na Jordânia para a Operação Inherent Resolve, focada no combate à organização terrorista ISIS no Iraque e na Síria, entre 2014 e 2018.

Segundo Ciclo de Vida dos F-16

Para a força aérea, a era do F-16 acabou, mas não para as aeronaves em si. Dos aviões que não foram vendidos ou retirados de serviço ao longo dos anos, 14 dos 18 prometidos agora estão na Romênia, sendo usados para treinar pilotos de caça, tanto romenos quanto ucranianos. E os Países Baixos estão doando os últimos F-16 para a Ucrânia usar na luta contra os russos.

FONTE: Força Aérea Holandesa

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dudu

Mais alvos para os Khinzais acertarem.

Gilson

Com certeza

Rogério Loureiro Dhiério

Do jeito que o Pimpão tem se mostrado esses F-16 ai vão causar no mínimo um grande estrago.

Felipe

Pois é…quando vão noticiar aqui sobre os 4 F-16 destruídos essa semana com um ataque massivo de Kinzhal na mesma base? Até o McGregor confirmou. https://youtu.be/MlNcztOx5pE?si=mTj0zwTrW2bUDtxO

Heinz

cara, não tem nenhuma fonte com provas que coloque isso como verdade, não tenho dúvidas que a Rússia pode faze-lo, assim como a Ucrânia já fez várias vezes destruindo caças russos no solo, mas até ter imagens ou alguém factível confirmar é apenas especulação de bloggers.

Felipe
Santamariense

E daí? Quando tiver confirmação oficial, ok…até lá e sem imagens, é uma possibilidade, não uma certeza.

Felipe

Confirmação oficial de quem, Ucrânia? Kkk Quem confirmou nas redes sociais e deve ter sido reprendida por isso foi uma das esposa de insteutor americano morto neste ataque…sem querer ela afirmou que 5 F-16 já fora destruídos… ““STEVEN ESTÁ MORTO. Meu marido está morto. F**** Rússia e f**** Ucrânia!! Ele morreu por causa de toda essa m***a de programa de instrutor estrangeiro. Não sei por que ele concordou com isso… Ele não volta para casa há meses. E agora ele se foi. E eu não entendo COMO eles vão trazer meu marido de volta daquela m***a de Starokostyantyniv?? E quem… Read more »

Gilson

Será que são esses com 45 anos de uso que os Argentinos, vão receber?

Construtor

Eles irão receber da Dinamarca, mas a idade dos vetores será praticamente a mesma.

EduardoSP

213 aeronaves sendo substituídas por 52.
O preço da defesa está, como diria vovó, pela hora da morte.

Bruno Vinícius Campestrini

Até concordo que os equipamentos militares tem encarecido. Porém, em proporção ao PIB, a Holanda investe em defesa praticamente metade do que investia em 79. E o país nunca operou as 213 aeronaves ao mesmo tempo.

Gavião

Já chegou a ter 180 aeronaves operacionais, segundo o Military Balance.

Jorgemateus77

Aq na FAB teremos 36 gripens para Substituir 50 F-5, 50 A-1, 12 M2000, 24 Mirage 3, e 160 Xavantes

Last edited 13 dias atrás by Jorgemateus77
Fernando "Nunão" De Martini

Jorge, ainda que a quantidade de jatos de combate dando baixa seja maior que o número de aviões novos entrando em serviço, nunca isso tudo que você listou esteve em serviço ao mesmo tempo, e você está colocando no mesmo balaio modelos que foram substituídos por outros (como as duas gerações do Mirage).

Além disso o Xavante, na segunda linha, foi substituído (e muito bem) pelo Super Tucano, e antes disso pelo A-1 nos esquadrões que subiram para a primeira linha.

Melhor refazer suas contas.

Rinaldo Nery

A FAB nunca teve 160 Xavantes.

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é.

No total, a FAB recebeu 166 jatos AT-26 Xavante ao longo de mais de dez anos, entre o início dos anos 70 e o início dos 80.

Mas nunca essa quantidade esteve em serviço ao mesmo tempo devido ao atrito operacional.

Last edited 11 dias atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Gavião

Nunca tivemos estes números ao mesmo tempo, sem contar que os Xavantes jamais foram caças.

Elintoor-_

Bem que a FAB poderia… rs

Carlos Pietro

Excelente compra de oportunidade para a FAB substituir os AMX. Imperdível.

Heinz

A Holanda quase sempre compra os lançamentos, caças novos. Foi um dos primeiros países a adquirirem F16 e agora F35

Gavião

País de primeiro mundo, conheço, e não fica nada a dever a Alemanha, exceto em tamanho.

Antunes 1980

De 213 aeronaves, 36 foram consideradas perda total. 17% de perda é muita coisa.
Essa é a média mundial de perdas de caças de 4ª geração?

Last edited 12 dias atrás by Antunes 1980
Bueno

fiquei assustado! Na Ucrânia 2 Ja cariam ,
se seguirem da mesma toada da urucubaca de implantação na Holanda , vai faltar Pilotos e Caças..
Vamos ver na Argentina !E que fiquem ligados F-16 deve ser muito bravo para domar !

Last edited 12 dias atrás by Bueno
BraZil

01 acidente por ano…01 piloto morto a cada 03 anos…nem imaginava esse índice

alexandre

Isso se os drones nao explodirem os kinzinhos nos paiois na Russia…

Bispo de Guerra

so se for drone nuclear….rs……na estocagem de armas….misseis, armas de alto valor, etc…ficam no subsolo …

e aquele paiol que a fUcrania atingiu tempos atras…em territorio russo…. apareceram fotos, dados, etc… 1% do que estava la explodiu…o show pirotecnico foi legal… mais o estrago mesmo não foi tão intenso.

lembrando que pelos dados oficiais a russia tem 700 mega pontos de estocagem de armas….imagina os extra oficiais…rs

Bispo de Guerra

Mais novos caças velhos para a fUcrania…rs

Victor

45 acidentes em 45 anos… Me parece um pouco alta essa média de 1 por ano, não?

Groosp

É o primeiro país a aposentar os F-16?

Franz A. Neeracher

Não….Itália e Noruega tb já aposentaram o F-16.

J R

Na Itália eles usaram como tampão com a saída do F-105 e substituição pelo EF-2000.

Franz A. Neeracher

Sim, sei disso….mas operou e aposentou….que foi a pergunta do Groosp.

Groosp

Realmente a Noruega e a Itália aposentaram o F-16. Nem lembrava que a Itália operou o F-16 como tampão.

Gavião

Lembro que no auge da Guerra Fria, a Holanda chegou a ter 180 F-16 operacionais.