• C-390 entregue será operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro
  • Frota de C-390 no mundo registra mais de 14.000 horas de voo com uma taxa de sucesso de missão de 99%

Gavião Peixoto, Brasil, 27 de setembro de 2024 – A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, entregou hoje a sétima aeronave multimissão C-390 Millennium ao Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Este marco acontece no momento em que a Força Aérea Brasileira comemora cinco anos de serviço do primeiro C-390, realizando uma ampla gama de missões militares e humanitárias ao redor do mundo.

“Nos últimos cinco anos, o C-390 Millennium demonstrou qualidades operacionais, confiabilidade e versatilidade, executando as missões mais exigentes a qualquer hora, em qualquer lugar, com a Força Aérea Brasileira. Com a entrega desta nova aeronave, temos orgulho de poder contribuir ainda mais para o sucesso operacional das mais variadas missões da FAB”, afirmou Bosco da Costa Júnior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Desde que entrou em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, o C-390 Millennium provou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. Desde o transporte de suprimentos em meio à crise da COVID, participação em missões internacionais, realização de reabastecimento aéreo, repatriação de cidadãos brasileiros e combate a incêndio continuam provando a sua versatilidade.

Com capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro ativo estratégico para seus usuários finais, o C-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.

Graças ao seu desempenho de ponta, custo-benefício e versatilidade, o C-390 foi selecionado por várias nações como Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coréia do Sul.

A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fábio CDC

Ótimo, mais virão em breve! Vida longa ao C-390 e oxalá surjam mais e mais vendas, especialmente para os US Marine Corps (quase impossível…), Índia e Coréia do Sul, sem esquecer os Árabes é claro!

Ramon

Que venham mais encomendas, esse modelo de aeronave vem se mostrando muito importante para o Brasil, e aproveitando o momento triste que estamos vivendo das inúmeras queimadas, o governo federal poderia adquirir umas duas unidades destinadas a defesa civil, e que fossem totalmente desenhadas para auxílio ao controle de incêndios, pois aliviaria um pouco as aeronaves da FAB, que ultimamente estão no ar quase todos os dias.

George

PARECE que a ideia em bsb é criar forças de defesa civil vinculadas a consórcios regionais entre estados como forças de resposta rápida para atuação em desastres naturais, queimadas e etc. Espero que a aquisição desse tipo de equipamento esteja na pauta, pois o diagnostico do próprio governo (ao menos na entrevista que vi por alto do Rui Costa) é que o número de equipamentos das Forças Armadas é insuficiente para emprego nesse tipo de situação*. *Particularmente sou contra emprego regular de militares nesse tipo de situação, não deixa de ser desvio da missão das forças e só serve pra… Read more »

Marcelo Baptista

O ideal, no meu ponto de vista, é o corpo de bombeiros ou a defesa civil (ou ambos) de todos os estados (ou por região),formarem um pool e montar um esquadrão para isto.
Quantos? não sei os especialistas podem definir melhor.
E assim liberar a FAB para a atividade fim.

George

É mais ou menos essa a ideia que o Rui Costa descreveu, Marcelo
No caso seria por região e tudo seria gerido por Consórcios Públicos (art. 241 da CF) formado entre os Estados, aqui:

https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2024/09/6946218-queimadas-governo-quer-reestruturar-defesa-civil-e-bombeiros-por-regioes.html

Alecs

Ramon, sei que sua intenção é louvável, mas o governo Federal tem é que cumprir o contrato com a Embraer e não reduzir as encomendas. Menos de 21, creio eu, extrapolou o limite contratual que previa redução de 25%. As aeronaves na FAB são muito mais úteis e cumprem todas as missões atribuídas, inclusive quando é necessário uso para defesa civil.

Camargoer.

Olá Alecs… aqui vale lembrar da minha proposta de um esquadrão compartilha de KC/C 390 para servir aos países da América Latina, muitos dos quais não tem capacidade econômica de montar um esquadrão de transporte tático com aviões novos, mas teriam capacidade de participar de um consórcio, pagando horas de vôo.

Santamariense

De novo…tu não cansa, mesmo. Basta olhar o tempo decorrido e o número de entregas: 5 anos e 7 aeronaves! Para mobiliar 2 esquadrões! E tu vem sempre com essa lorota de esquadrão multinacional. Tira dinheiro de onde, se não conseguimos mobiliar sequer nossos próprios esquadrões?? Coisa
_______
_________
________

EDITADO. MANTENHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Santamariense

😴😴😴

Sergio Machado

Enquanto isso na Ucrânia, bailaram mais 4 F16.
https://militarywatchmagazine.com/article/missile-strike-f16s-ground-ukraine
Vai acabar se tornando a aeronave sem nenhuma missão mais abatida da história.

AVISO DOS EDITORES

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

GFC_RJ

E o Kiko KC-390???

Vitor

Procede a informação uma viúva de um coronel americano morto no ataque postou em rede social seu desabafo da perda do marido.

SEGUNDO E ÚLTIMO AVISO DOS EDITORES

LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão

Alecs

O que isso tem haver com a matéria do KC-390?

Alexandre Galante

Sergio, esse site militarywatchmagazine.com não é muito confiável.

vendéen

Bonjour Alexandre Galante,

Além disso, não sei se existem várias “Military Watch Magazine” mas não encontrei nenhuma opinião satisfatória quanto à credibilidade do site (o link).

“No geral, classificamos a Military Watch Magazine como tendenciosa e questionável de centro-direita com base na promoção de propaganda pró-Rússia e na total falta de transparência sobre quem é o responsável pelo site e sua origem.”
military-watch-magazine-bias

Alecs

Pois é, posso estar enganado e se estiver, já peço desculpas com antecedência, mas tem alguns comentários que parecem coisa de agentes contratados para disseminar propaganda pró Rússia. Alguns vão dizer que é teoria da conspiração, mas isso tem acontecido em todo mundo ocidental. Penso ser possível e sei que os editores estão atentos.

Santamariense

Galante, essa é a fonte que eles usam para fazer propagando pró-rússia. Nada de novo ou surpreendente.

Sergio Cintra

O 2856 esta em Gavião Peixoto a tempos, assim como o 2853 também está fora da linha de vôo a um tempão. Manutenções a conta gotas $…$….$….. $ ?

Alecs

“Frota de C-390 no mundo registra mais de 14.000 horas de voo com uma taxa de sucesso de missão de 99%” Que a aeronave é a melhor do mundo em sua categoria é indubitável. Agora, essa parte do texto soa muito mais como propaganda do que informação. O que se espera de uma aeronave disponível é que ela cumpra a missão. A pergunta é: Qual a disponibilidade da frota? Talvez o Cel. Nery possa nos ajudar. Ótimo fim de semana para todos!

LucianoSR71

“disponibilidade operacional em 93%” – está no texto.

Alecs

“A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.” Tem toda razão, Luciano. Voltei e li com mais atenção. Obrigado pela correção.

Bueno

Ai é Sucesso de cumprimento da Missão em 99% e das aeronaves em Serviço 93% disponibilidade operacional. Acredito que não foi calculo de disponibilidade de todas aeronaves produzidas , nem somando as 2 de esnaio de voo da EMBRAER + 2 de Portugal + 1 da Hungria = 12 Umidades, sendo que tem 2 da FAB em Manutenção da 83%. De cara a FAB estava neste ano (até ontem) com 67% da Frota em situação de disponível , sendo que das 6 aeronaves recebidas 2 estão em manutenção faz 1 ano, com esta nova unidade entregue a disponibilidade de aeronaves… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Bueno
Alecs

Bueno, está no texto a informação de 93%. Dessa vez eu me distrai, mas voltei a ler o texto com atenção. Obrigado pelo esclarecimento e pelas informações. Vacilei.

Carlos Pietro

Parabéns para a FAB e Embraer. Muitos outros viram. Sucesso mundial.

Santamariense

Viram? Viram o que?

Mario

Até que enfim, mais um!!!

Vitor Botafogo

Otima Noticia!

Jadson S. Cabral

Bom. Se a FAB e o GOV usasse pelo menos metade simultaneamente para combater os incêndios seria melhor ainda.
Ao invés disso, vi apenas uma matéria citar que a FAB teria usado um KC-390 para combater os incêndios há umas semanas. Mas cadê o restante?

Douglas Rodrigues

Acontece que a FAB possui apenas um sistema MAFFS II, que é o que torna o KC-390 capaz de combater incêndios… Não adianta só ter os aviões, tem que ter o equipamento a que se destina.

Felipe

Então já deveriam ter providenciado mais equipamento destes não acha????

Carvalho2008

Não…não acho…

Estados devem comprar o Airtractor para cumprir sua obrigação de sua responsabilidade….ajudar é uma coisa, assumir a responsabilidade salinidade é outro….

Comprar o Airtractor é o melhor retorno para cada dólar investido nesta necessidade….não o c-390

Marcelo

Com a quantidade de dinheiro que roubam dos estados em imposto o gov federal e que dar prioridade no combate a incêndios

Santamariense

Com essa entrega, a FAB passou a ter 7 aeronaves. Duas delas estão em manutenção na Embraer (2853 e 2856). Sobram 5. Destas, deve haver pelo menos 1 em manutenção de rotina nível esquadrão/base. Sobram 4. Dessas 4, a metade é 2. E tem só 1 sistema MAFFS II. E ainda tem todas as outras missões de transporte pelo país todo.

Last edited 17 dias atrás by Santamariense
Tuxedo

A conta gotas também igual aos F-39 Gripen. Triste, muito triste a situação da nossa FAB…

Last edited 18 dias atrás by Tuxedo
Bueno

Maravilha!! Apos 1 ano e 5 meses da ultima entrega do FAB2858 dia 04/04/23 temos uma nova entrega! O FAB2859 foi Visto no final da linha de produção da EMBRAER em 08/06/2024 e já esta em plena operação no dia de Hoje 27/09/2024. O FAB2853 esta há mais de 1 e 2 meses em manutenção (muito tempo sem registro de voos). O FAB2856 fará 1 ano em Outubro , parado em manutenção; O FAB2855 que retornou para operações dia 09/04/24, também ficou 1 anos e 2 meses em manutenção. Esta Célula teve pane em 19/08/21 na Serra do Cachimbo, quando… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Bueno
Fernando "Nunão" De Martini

Qual será o motivo dessa demora na manutenção do KC390 ?”

Provavelmente estão elevando / padronizando os primeiros entregues com os exemplares de entregas mais recentes, após a FOC (certificação final). Já vi KC-390 das primeiras entregas inserido novamente na linha de montagem final de Gavião Peixoto.

Bueno

Verdade , seguindo esta logica , o FAB2854 voltara para a EMBRAER

Um registro Raro 5 KC390 da FAB em voos ao mesmo tempo. 71% da Frota em Voo!! Hoje 27/09/2024

https://www.flightradar24.com/multiview/374a9df4,374ac908,374b1da4,374b173e,374a6576

Last edited 18 dias atrás by Bueno
Ozires

Não é manutenção…. é atualização.

Marcelo Baptista

Bueno, eu acho, só acho que a demora na manutenção tem haver com os cortes feitos pelo GF.

Marcelo Baptista

Ops, lendo os comentários do Nunao e do Ozires, retiro o que disse.

Felipe

Além dos 7 tem 2 protótipos que serão repassados a FAB mas 1 já se perdeu em acidente, é isto ???

Santamariense

O programa começou com 1, e depois 2 protótipos – PT-ZNF e PT-ZNJ, que seriam o FAB 2850 e 2851, respectivamente. Durante o programa de desenvolvimento, o PT-ZNF sofreu dois incidentes, um em voo e outro em solo, que determinaram a sua desativação. Assim, o primeiro exemplar que seria entregue para a FAB, o 2852, foi cedido para a Embraer utilizá-lo no programa de desenvolvimento e testes no lugar do ZNF, com o 2852 recebendo a matrícula PT-ZNG. Assim, hoje, tem 9 KC-390 brasileiros, 2 na Embraer e 7 na FAB.

Gabriel

Mais um da Embraer, não tem pra ninguém

Infinitamente melhor que o lixo ultrapassado concorrente, feito por uma empresa que não depende de lobby pra vender, não mata seus denunciantes e cujos aviões não caem rs

Gilmar Leal

Considerando-se a idade, a quantidade em operação e construidos, a variedade de missões e ações reais em combate, sem dúvida nenhuma o C-130 dá um banho no nosso produto. Chama-lo de “lixo” é um tanto injusto e indelicado. É uma aeronave que merece respeito e muito eficiente ainda nos dias de hoje. O fato de ser nosso concorrente ou de ter um projeto dos anos 50 não o torna menos digno de admiração. Claro que a idade pesa e torceremos sempre pelo nosso produto.

Bueno

Lixo não era , nunca foi e nunca será , até hoje esta sendo Vendido, o KC390 ainda tera muitas disputas , concorrência com o Velho e Excelente C-130 Hercules

Com mais de 13500 Unidades vendidas em todas-as Versões…

Last edited 18 dias atrás by Bueno
Hertz

Gabriel não sabe quem fabrica o que nem sabe que ele põe a família dele pra voar no avião que ele acha ultrapassado.

Brasileiro comemorando entrega anual de avião é igual pobre fazendo churrasco na laje pra comemorar aquele primo distante que saiu da prisão…ou quando o Corintians ganha campeonato na segunda divisão.

Last edited 18 dias atrás by Hertz
Dudu

Em 2036, chega o último kkkkk

Santamariense

E o pior é que essa é a previsão, mesmo. Quando o último dos 19 encomendados for entregue, o primeiro já terá 17 anos de operação, quase chegando na época de um MLU.

Fernando "Nunão" De Martini

“com isso, ele tem que abandonar toda e qualquer visão à frente e mover sua cabeça dando atenção à cesta”

Não.
Uma das principais regras do REVO: não focar a atenção na cesta, e sim num ponto de referência do avião-tanque.

Mais detalhes em matérias sobre REVO de Gripen C e D, onde o probe se localiza no mesmo lugar que o do Gripen E.

https://www.aereo.jor.br/2012/03/11/la-vem-a-cesta-fotos-e-depoimento-sobre-como-e-reabastecer-o-gripen-em-voo/

https://www.aereo.jor.br/2012/03/24/la-vem-a-cesta-parte-2-video-dos-pilotos-tchecos-de-gripen-treinamento-revo/

Camargoer.

Olá Nunão… tranquito? Andou sumido. Espero que esteja tudo bem

Fernando "Nunão" De Martini

Tudo bem, e você? Apenas atarefado com outros afazeres. Grato pela preocupação.

Não é pra olhar a cesta nem na hora do acoplamento. Sugiro a leitura dos links que mandei.

De nada!

Joaquim Araujo

Ótima notícia! A próxima entrega deve ser o segundo exemplar da Hungria, talvez ainda neste ano. (entrou em produção no final de 2022). A Embraer terá que aumentar a cadência de produção do KC. Se não me engano, os três exemplares da Coréia do Sul deverão ser entregues até o final de 2026.

Carlos

O contrato inicial era 25 unidades, depois reduziram o número de encomendas, mas nesse passo lerdo as entregas serão finalizadas em 2050.

Last edited 18 dias atrás by Carlos
Camargoer.

Carlos. A produção dos aviões para a FAB tem sido intercalas por encomendas para exportação. Isso aconteceu com o A29 e esta acontecendo agora com o Kc390. Ainda que a FAB assinou o primeiro contrato, os slotes de fabricação vão intercalando os contratos de exportação com os aviões para a FAB.

È de interesse do comprador, é de interessa da Embraer, é de interesse do governo brasileiro e até mesmo interesse da FAB que as unidades de exportação possam furar a fila.

Welington S.

Que, de certa forma, é ótimo, tendo em vista que mostra ao mundo que o Brasil considera optar por tais ações para que o comprador se sinta mais ”em casa”.

Camargoer.

Isso reduz o tempo de espera do importador. Suponha que fossem produzir todos os aviões da FAB primeiro para, só então, produzir os aviões de exportação.. seria preciso acelerar a produção, incluir turnos adicionais, contratar mais gente… ampliar a linha.. Isso demanda investimento. Organizando a linha de produção, intercalando os aviões da FAB com os pedidos de exportação, as entregas para os compradores externos (que compraram menos aviões que a FAB) são mais rápidas, ainda que os aviões para a FAB demorem mais… mesmo assim, é bom para a FAB ter mais operadores do Kc390 em outros países. Teria que… Read more »

Santamariense

Por que seria interesse da FAB? Por causa dos famosos royalties? Aqueles que vão para o caixa único do tesouro e nunca mais a FAB vê a cor? Quem tem que ter interesse em vender é a Embraer e depois o GF. O interesse da FAB é ter aeronaves para cumprir sua missão. E com a ridícula quantidade de 7 aeronaves entregues em 5 anos, e que na prática hoje são 5, com 1 única entrega anual, propor que a FAB tenha interesse em ceder suas vagas na linha de montagem é de uma desinformação sem tamanho.

Last edited 17 dias atrás by Santamariense
Santamariense

O contrato inicial era de 28 exemplares.

Fernando EMB

A FAB não cedeu posições mas linha. A FAB define quantas aumenta deseja receber por ano, com base na sua capacidade de receber as aeronaves, e com base na previsão orçamentária.
As entregas para a FAB não “enchem” a linha de produção. Sempre existiu espaço para aeronaves de outros clientes. O que pode acontecer é ter mais ou menos espaço com a mudança no ritmo de entregas desejado pela FAB.
No passado, no caso do T-27, a FAB chegou a ceder aeronaves recém recebidas para acelerar entregas para um cliente. Aeronaves estas que foram repostas por outras novas.

Bernardo Santos

Em qual base ficaram as 19 unidades? Em quais esquadrões? Em quais regiões?

Rinaldo Nery

Anápolis e Galeão. 1° GTT e 1°/1° GT.

Bernardo Santos

Obrigado!

Rinaldo Nery

Está escrito na matéria: “1°/1° GT recebe mais uma aeronave”.

Santamariense

Ficaram? Já entregaram as 19 aeronaves?

Rinaldo Nery

Ficarão.

Santamariense

Sim…eu só provoquei o outro colega. É impressionante como escrevem errado.

Felipe

Não se assustem se reduzirem para 15 KC390 em breve visando adquirir mais caças Gripen.

Santamariense

Após a entrega, o 2859 voou diretamente de Gavião Peixoto para Santa Maria, para participar de exercico de REVO com os A-1M da BASM.