A aeronave decolou do Aeroporto de Navegantes (SC) com destino à Anápolis (GO), para integrar o 1º Grupo de Defesa Aérea

O caça F-39 Gripen 4108 chegou ao Porto de Navegantes com o navio Heerengracht – bandeira Holandesa em 23 de setembro. A aeronave foi transportada para o Aeroporto de Navegantes na madrugada de 24 de setembro, de onde foi preparada para o voo.

O percurso de Navegantes até a cidade de Anápolis, na região metropolitana de Goiás, teve duração de 1 hora e 21 minutos. O caça foi conduzido pelo piloto de testes do Instituto de Pesquisas e Testes da Força Aérea Brasileira, Tenente-Coronel Cristiano de Oliveira Perez e pousou às 16h48 desta quinta-feira, aos 34º graus.

Este é o oitavo caça Gripen E operacional entregue pela Saab à Força Aérea Brasileira. O modelo monoposto foi produzido na Suécia, conforme contrato firmado entre o país e o governo brasileiro.

Enquanto isso, o primeiro caça Gripen E em produção no Brasil está na fase de montagem final da fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 22.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

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Bernardo Santos

Vão vir mais unidades esse ano? Em quase 1 ano chegar apenas 1 unidade é patético

Dr. Mundico

Qual o problema? Quem precisa dessa pressa toda?

Bernardo Santos

Pressa? 10 anos 8 caças tá bom? Seguindo o cronograma original o 36 seria entregue até esse ano,mas nesse país nada é levado a sério aí fica empurando com a barriga. Segundo o atual cronograma será entregue os 36 até 2027, mas novamente não será cumprido.

Jorgemateus77

10 anos ? tá mais pra 25
se considerarmos o fx-1

KarlBonfim

Na “lata”!

Felipe

A versão E estava em desenvolvimento quando o Brasil assinou o contrato de 36 unidades , e participamos do desenvolvimento. Então menos, o cronograma original previa todos entregues em 5 anos. Se está devagar é pq não pagamos na velocidade certa.

Luís Henrique

Teve também a pandemia que atrasou muitas coisas no mundo todo.

Dr. Mundico

E qual o motivo para essa ansiedade toda, se não temos conflito nenhum em vista?

Underground

Não temos inimigos.
Nem interesses.

KarlBonfim

Pra que tanta presa
Por que andar depressa
Fazer a remessa e chegar
E entregar devagar é tudo que interessa pra mim
Kkkkkkk!

Chris

Ate um dia antes da guerra… A Ucrânia achava que os russos não iriam invadi-la.

Luís Henrique

Não foi bem assim. Em 2014 a Rússia pegou a Crimeia, a Ucrânia não podia fazer nada. De 2014 para 2022 a Ucrania saiu de uma situação caótica que não tinha nem 20 mil soldados capazes e se tornou o maior exército da Europa. Quando a Rússia invadiu em 2022 a Ucrânia estava com cerca de 200 a 250 mil militares, bem melhor treinados, tinha revitalizado a maior parte dos seus sistemas antiaéreos com impressionantes 250 lançadores do sistema S-300, além de dezenas de outros como Buk, Pechora, etc. Tinha revitalizado milhares de MBTs, blindados e sistemas de artilharia. Por… Read more »

Dr. Mundico

Já estão dizendo por aí que a Venezuela quer invadir o Brasil….ai que mêdo!!!

Vitor Assis

EDITADO

Gabriel

Eles sabiam que isso iria acontecer desde 2012, 2013, pelo menos…era só questão de tempo.

Last edited 18 dias atrás by Gabriel
Camargoer.

O Galvão também sabia que o Senna deixaria o Berger ultrapassá-lo em Suzuka.

Marcelo Baptista

Onde vc leu isto?

ZamZam

Uma derrota no planejamento

Bernardo Santos

Um fracasso esse programa pela a falta de verba, talvez se diminuísse o salários da alta cúpula das forças armadas que não fazem nada além de viajar pra cima e pra baixo sobraria dinheiro.

Rinaldo Nery

Sim, se diminuir o salário de sete 4 estrelas dá pra pagar o segundo lote! Como disse o careca _______
_______

COMENTÁRIO EDITADO. MANTANHA O RESPEITO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Atirador 33

Me permita concordar e discordar da sua opinião, concordar pq acho que os militares do alto escalão nem ganham tanto assim, se analisar as atribuições da classe. Eu enquanto brasileiro pagador de impostos, acredito que a quantidade de oficiais de alta patente das três forças não se justifica, mas esse é assunto da atribuição da classe politica que não tem interesse de discutir.

Quanto a vóz que a internet da aos imbecis, me permita discordar, qualquer brasileiro pagador dos seus impostos, tem o direito de manifestar suas opiniões, ainda que essas opiniões seja baseadas no senso comum.

BLACKRIVER

Parabéns pela sua colocação, esses dias questionei o valor pago para formar e treinar 8 pilotos de A330, e fui taxado como um alguém que só critica, acho incrível como na visão dos militares e ex-militares eles estão sempre certos e se consideram “vitimas” do sistema, mas o que eles não admitem ou não conseguem ver que ele são parte do sistema.

Renato

______

COMENTÁRIO APAGADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Rinaldo Nery

Pois é… Depois não querem ler o óbvio.

Bernardo Santos

____
_____

Nunca vi uma instituição igual às forças armadas gastar tanto dinheiro pra produzir tão pouco. Falta tudo,menos gente sem fazer nada.

COMENTÁRIO EDITADO.
DEBATA OS ARGUMENTOS SEM ATAQUES PESSOAIS.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luís Henrique

O sr. nunca viu igual? Em que país vive?
No meu país a Educação, saúde, judiciário, congresso, prefeituras, são tão ruins ou até piores que as forças armadas em apresentar resultados em virtude dos valores gastos.

O maior erro das forças armadas foi a previdência ridiculamente planejada. O número de oficiais generais poderia ser menor mas isso não faz nem cócegas se comparado ao problema da previdência.

Rui Mendes

Mesmo, isso não faz nem cócegas.

BLACKRIVER

Sucessão familiar…

Rinaldo Nery

Pare de postar bobagens que não será criticado. Contribua com algo inteligente
______
______

COMENTÁRIO EDITADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Carlos

Judiciário, hahaha!!!

Last edited 18 dias atrás by Carlos
Heinz

Que a gestão das forças armadas é ruim , ok. agora dizer que nunca viu outra produzir tão pouco. vou citar só 3, judiciário (mais caro do mundo), saúde( que recebe dinheiro federal, estadual e municipal. Educação ( que recebe dinheiro federal, estadual e municipal). Recebem muito mais dinheiro que o MD e são um caos no país.

BLACKRIVER

Salario realmente não é um problema, acredito que é justo nos dias atuais quando comparado a responsabilidade e ao mercado civil. Problema esta na estabilidade, ou seja, produzindo ou não o salario está garantido, gastando o dinheiro do orçamento com GRIPEN ou com “upgrade” AMX que já estava no fim da vida útil e que todo mundo sabia que não teria mais motor antes mesmo de terminar a troca dos aviônicos… Então como pagador de impostos o que eu vejo… Precisamos de uma reforma para que possamos economizar com o que não precisa e concentrar esforços no que precisa, temos… Read more »

Felipe

O salário dos militares é bem mediano quando comparado a outras áreas públicas. O que corrói o orçamento são as pensões, o que já se discutiu muito por aqui, tem direito adquirido.

Carlos Pietro

Que máquina linda, novinho em folha.

Nilo

Sim, e na expectativa de dois acontecimentos ou marcos importantes, a entrega do primeiro montado na Embraer e da entrega do primeiro Gripen F.

Camargoer.

Nem vou entrar na discussão do cronograma… Oito aeronaves já é um esquadrão operacional na prática… Acho que s FAB tem mais Griprns voando que AMX

Neto

Concordo.

É possível até que tenham maior disponibilidade que os 12 Mirage2000 que lá repousaram.

Victor

Sem duvidas que sim

Marcelo Baptista

ehehhe, e com IRST, eheheh

Camargoer.

Riso.. e radar AESA

Rafael Costa

10 anos de contrato assinado e 8 aeronaves entregues. Baita planejamento, até 2036 entregam os últimos a conta gotas. Aí vem o comandante da FAB dizer que a força deve ter no mínimo duas e no máximo 3 modelos de aeronaves de caça. Chega ser patético, terem pago mais caro por cada avião com ToT pra no final quererem comprar outro modelo de aeronave. Concordo com a visão que não se deve colocar todos os ovos numa cesta, mas ter feito o “auê” todo com a escolha do Gripen no FX-2 para jogar o ToT no lixo depois é brincar… Read more »

Felipe

O cronograma original era de todos 36 entregues até 2024.

Groosp

Já dá pra impor algum respeito.

Bernardo Santos

Em quem? Quem que teme um país com 8 caças?

Camargoer.

Então… Pensando no contexto geopolítico da América Latina a melhor estratégia diplomática é por meio da colaboração e pela negociação… Nenhum dos países vizinhos devem temer o Brasil.. seria timo se admirassem e respeitassem o Brasil. Hoje, a maior crise na América Latina é a Venezuela… E é uma crise política interna… Aliás, a solução desta crise deve ser feita pelos países da região… Pela via diplomática .. Quem deve temer o Brasil? Quem deve temer a Argentina ou Chile? Quem deve temer a Venezuela? Nossos vizinhos temeriam o Brasil se nosso país fosse uma ameaça… E o Brasil não… Read more »

Marcos Silva

Então a baixa do F-5 e A-1 e uma força máxima de uns 50 Gripens tá bom demais.

Felipe

70 seria o mínimo.

Bernardo Santos

Aqui é um site militar, então penso em armas quando comento e não em diplomacia. País de respeito impõe a sua diplomacia aos demais mais “fracos”.

Camargoer.

Então, segundo Clausewitz,, “A guerra é a continuação da política por outros meios”. Isso significa quer a diplomacia é parte fundamental da estratégia de defesa de qualquer país.

Clemenceau disse que “A guerra é uma coisa demasiada grave para ser confiada aos militares”.

O seu argumento mostra que o francês continua certo.

Rinaldo Nery

Ele não sabe quem foram os dois.

Camargoer.

a gente explica.. riso.

Uma longa viagem começa com um único passo”…

Alexandre

Então, pense direito!

Jagder#44

E é uma crise política interna…”.
O pessoal de lá, que trabalha na padaria aqui perto de casa, discorda.

Allan Lemos

É uma passaçāo de pano sem fim. Se nāo fosse um déspota amigo, o pessoal da “é só uma crise política interna” estaria até defendendo intervençāo armada.

Camargoer.

Se fosse um crise externa, ninguém criticaria o presidente venezuelano..

logica aristotélica.

José de Souza

O pessoal da padaria perto da sua casa tem que saber é de fazer pão, não entender de geopolitica… Pão, o resto é palpite do tipo “acho que a Volks deveria voltar a fabricar o Fusca, o azul-geladeira do meu avô era tão bonito!”

Camargoer.

Fusca Azul (toc… toc.. )

Marcelo Baptista

Ué, eles culpam quem? Os Americanos, os Russos, os Chineses, nós?
Quem esta lá é o Maduro, posto lá pelo Chaves. Mantido por acordo tácito entre as elites estatais (civil e militar). Não é uma crise interna?

Allan Lemos

Você ________ ______ Quando se trata de geopolítica, as coisas só sāo resolvidas na base do hard power, nāo em diplomacia ou negociaçāo. Você acha que todo mundo teme os EUA por causa da competência do time diplomático deles? Temem porque eles podem colocar 100k de aço na sua porta se você nāo fizer o que eles querem. A competência do Itamaraty, tāo alardeada, nāo resiste a um mísero Tomahawk lançado a milhares de km de distância. Em um mundo ideal, os demais países deveriam sim temer o Brasil pelo nosso tamanho. Quanto a Venezuela, espere sentado a soluçāo pela… Read more »

Construtor

E qual seria a ameaça poderosa no teatro sul-americano que apenas esses oito caças não seriam suficientes?? Isso sem contar os f-5m que ainda quebram um galho.

Bernardo Santos

Pra quer comprou então? O melhor seria então não ter armas né?

Alexandre

O vento do norte chega em qualquer teatro!

Construtor

Contra o vento do norte, nem 500 Gripens resolveriam. Isso que alguns não querem entender. Com 8 + 1 Gripens, usando a conta de padaria que muitos daqui gostam de fazer, dá para carregar no mínimo 63 mísseis ar-ar avançados . Qual força aérea sul-americana seria capaz de enfrentar isso? Ao meu ver, atualmente, nenhuma

Felipe

Qualquer um dos nossos vizinhos não subestimaria 8 Gripen com 6 mísseis Meteor em cada. Recebemos todos 100 comprados.

Luís Henrique

7. Cada Gripen E pode levar 7 Meteor.

Felipe

Mas neste caso teria pouco combustível, acredito que 6 é o máximo recomendado. Im caça precisa ter capacidade de combater num determinado raio por um tempo 3 ainda retornar a base.

Cristiano ciclope

Todos os países da América do sul,ou seja na nossa região!

Groosp

Qualquer país vizinho. Gripen + Meteor + E-99 + REVO, não dá pra subestimar.

Nunes Neto

Diria que só venezuela que além de sukoi têm defesa aérea melhor que a nossa, e chile, quem nao têm fronteira conosco poderiam bater de frente ( 48 F16, 8 modernos e outros relativamente modernos).Devemos muito em sistemas de defesa baseado em misseis de grande e média altura

GFC_RJ

O que a Venezuela tem em termos de defesa aérea são os antiaéreos. Algumas baterias russas bem conhecidas, enquanto a gente tem… deixa pra lá.

Em termos de força de caças, esquece. Compraram 24 SU30, 3 foram perdidos, e dos 21 que sobraram sabe-se lá quais estão em disponibilidade. O mais provável que sejam bem, bem poucos.
Nas capacidades, com a nossa combinação que o amigo aí em cima escreveu, o SU30 nem sai do chão.

Construtor

Mais claro que isso é impossível. Ótima explicação.

Last edited 18 dias atrás by Construtor
Santamariense

No Chile são 36 F-16 ML e 10 F-16Block 52.

Felipe

Mais 12 F-5E/F que foram modernizados nos anos 90.

Santamariense

Sim, mas eu me referi aos F’16 que o outro colega havia colocado quantidades equivocadas.

Felipe

Os caças SU-30 venezuelanos possuem suíte avionica e radar inferiores aos dos nossos Gripen E. Aliás os SU-30 da FAV deveriam a esta altura serem modernizados.

Karlyson Yuri Chaves

Quando o 1º caça Gripen produzido pela Embraer será entregue e qual a previsão de entregas pela Embraer (qtdade de caças, quantas aeronaves/ano)?

Bernardo Santos

Não sei se procede, mais um rapaz comentou aqui que só foi liberado verba para 2 caças não que vem.

Felipe

Foram reservados 1,4 bilhões de reais para o programa de caças Gripen no ano que vem. Está prevista a entrega de mais 2 caças Gripen E, realmente. Fonte G1, só pesquisar e ler a matéria com atenção. Este valor em dólares daria em torno de 280 milhões (140 milhões por cada Gripen E ???). Em 2025 teremos nos Brasil 11 F-39 entregues apenas.

Construtor

Não se sabe nem quantos são produzidos por ano na Suécia, imagina a linha no Brasil .

Camargoer.

A SAAB divulgou que precisa entre 2,5 a 3,5 anos para produzir um Gripen, dependendo do tamanho da equipe e de outra variáveis de produção. Adotando 3 anos como base., considerando que a linha de montagem da Embraer foi inaugurada em 05/2023 e que os primeiros aviões já estavam adiantados quanto a linha foi inaugurada, eu estimo que o primeiro avião produzido na Embraer estará pronto em torno de dezembro de 2025.. ou daqui uns 15 meses.

Construtor

Demorado esse tempo de produção. Tá parecendo linha de montagem de carro de luxo.

Camargoer.

Então… a linha de produção foi inaugurada ano passado. já com aviões em construção… só será possível saber o tempo necessário para produzir um Gripen na linha da Embraer quando o primeiro for entregue.

comment image

Rommelqe

Lembrar que a(s) primeira(s) unidade(s) requer(em) mais tempo devido ao natural aprendizado a ser vivenciado. Assim imagino que as unidades subsequentes poderão der fabricadas em 2,5 anos.

Construtor

Quem comece a choradeira!!!!

Bernardo Santos

Toda vez que comenta-se sobre salários ou algo do tipo das forças armadas os editores bloqueia ou demora muito tempo para publicar, não sei o motivo.

Matheus

Era melhor ter comprado uns 80 F-16 usados… não adiantou nada essa compra, já tem uns 15 anos e até agora só temos 8 caças, é uma vergonha isso, somos um dos piores países da América do Sul na aviação militar.

E detalhe a foto do piloto ao lado do Grispen, o avião é pequeno, não é imponente, erramos FEIO!

Felipe

Quanta baboseira. Todos pilotos mundo afora atestam que o Gripen é um caça muito bom e subestimado. Não deve em nada em tecnologia para as melhores versões do Rafale, Typhoon , F-18…
Aí o senhor inteligente acima acha que deveríamos ter comprado outro sendo que os demais concorrentes eram mais caros.
A entrega está lenta por culpa única e exclusivamente do BRASIL.

Felipe

Um Gripen E vale por 2 F-16

Carvalho2008

Ou mais…

Santamariense

Qual versão do F-16? Com qual armamento? Para uso em qual cenário?

Felipe

Meu caro pega 1 Gripen E totalmente armado com Meteor e Iris-T contra qualquer versão do F-16 com AIM-120 e AIM-9 que eu aposto no nosso Gripen. Claro que na prática há outras variáveis como a capacidade do piloto e etc. Mas comparando os aviões não tenho dúvida de que a tendência é o Gripen ganhar com folga, tirando a versão Block 70/72 que neste caso se aproximaria do Gripen E por ter radar Aesa e uma suíte mais moderna, neste caso seria mais equilibrado mas ainda afirmo que 1 Gripen E vale por 2 F’16 Oi mais.

Santamariense

O Block 70/72 está em pé de igualdade com o Gripen E. Não vejo essa superioridade tão grande em favor do Gripen. E isso não é demérito algum ao avião da FAB. Mas, valer o dobro ou mais….não creio….

Luís Henrique

Ou uns 120 MiG-29 novos. Mais ou menos na mesma época que decidimos o FX2, a Índia comprou MiG-29K por cerca de U$ 40 mi cada. Um contrato de U$ 5,4 bi (na época da assinatura 39,9 bi de coroas suecas davam esse valor em dólares americanos), daria para adquirir cerca de 135 MiG-29 Novos. Mas podemos reduzir para 120 ou até para 108 (que daria 6 esquadrões com 18 caças cada) e a diferença adquirir em mais armamentos. Ou daria para pegar um ou dois esquadrões para a Marinha. 108 MiG-29M para a FAB e 24 MiG-29K para a… Read more »

Abymael

Mig29K para que se não temos NAe?

GFC_RJ

O Gripen é praticamente do mesmo tamanho do Mirage.
Ademais, a capacidade de carga externa atende muito bem aos requisitos.

Nunes Neto

Já estive do lado do gripem ele é na media de tamanho de um mirage,AMX,F16 …., ninguém fala que o mirage é pequeno,uma vergonha etc…o importante é o recheio eletrônico e o fato de poder levar 7 misseis,basta 1 para derrubar o inimigo, o gripem tinha um defeito que era o alcance, o que foi corrigido na versão atual, diria que o gripen é aquele caça que se não está no top 5 dos melhores do mundo, com certeza, tá entre os 8 melhores, e todo profissional da área respeita as capacidades dele.

Camargoer.

Supondo que a FAB tivesse comprado tantos F16 de segunda mão (considerando que existissem 80 aviões disponíveis), estes aviões estariam dando baixa agora e o problema seria o mesmo….

Douglas Rodrigues

O Gripen é pouco menor que um F16 em todas as dimensões (não chega nem a 1m de diferença em comprimento, envergadura e altura) e o cara diz que seria melhor ter optado por F16 usados ainda por cima?
Quanto a crítica de quantidade, acredito ser válida mesmo, até pq 36 já serão insuficientes pras baixas de F5 e AMX.

José de Souza

Talvez fosse melhor 160 F-5 usados, ou 320 F-80, ou 640 P-51, ou…

Camargoer.

Talvez duas centenas de Me109 seriam excelentes em Santa Maria

Rommelqe

Essa lógica “matemática” é impecável!!! Assim se um casal faz um bebê em 9 meses, nove homens e uma mulher fazem um bebe em um mês, certo? Ou nove mulheres e um homem (felizardo) fazem um bebê por mes, ou nove bebes em nove meses?

Dr. Mundico

Tenha calma, já estão pensando numa versão “Hilux” do Gripen para agradar os torcedores adolescentes.

Jose Pereira

Tem que aumentar a candência de produção do Gripen na Embraer.

Santamariense

Com qual dinheiro?

Rodrigo Maçolla

Sabe aquele “perfume” de carro novo…..

Carvalho2008

É um projeto de avião novíssimo, com eletrônica novíssima, e pacote de mísseis novíssimos..

Carvalho2008

A versão E é muito mais avançada que a C/D e a C/D não registra perdas em seus embates simulados….a taxa de kill rating altíssima….

Existem registros de 1 gripen agressor abatendo 2 F15 com um terceiro evadindo

5×0 contra F16 block50

Veja mais em

https://www.aereo.jor.br/2019/09/24/como-o-caca-gripen-se-sai-contra-o-f-15-f-16-f-18-f-22-rafale-e-eurofighter/

Marcelino

______

COMENTÁRIO APAGADO.
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https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Luiz

Esses caças que chegaram em Anapolis estão totalmente operacionais ? Com os misseis ja integrados em condiçoes de emprego real se necessario ?

Camargoer.

Sim.

Existem Meteor e Iris-T estocados

Santamariense

Totalmente operacionais tem um sentido meio dúbio. A aeronave foi desenvolvida, testada e homologada, antes ainda das entregas, para uso em defesa aérea, combate aéreo, ataque ar-superfície e reconhecimento. Entretanto, no Brasil ainda não foram realizadas missões ar-superfície e de reconhecimento. A aeronave ainda está em IOC.

Carvalho2008

Salvo engano, o Mestre Cel.Nery disse certa vez que nesta altura do campeonato, que em caso de necessidade real é na prática, todos já estariam aptos full em qualquer missão, face os treinamentos já realizados….e os pilotos já formados em outras aeronaves …..é a nata em que não há missão nova…e a adaptação ao Plus a mais….do GripenE, já foi conferida nos treinamentos do aviao disponivel e simuladores…

Last edited 18 dias atrás by carvalho2008
Santamariense

Como eu disse, a aeronave está homologada paractosas as missões. Entretanto, campanhas de emprego ar-superficie ainda não foram feitas e bem missões de reconhecimento. Talvez as tripulações tenham feito esse tipo de missão em simulador. E é assim mesmo, uma implantação de cada vez. Repito, a aeronave ainda não alcançou FOC.

Nunes-Neto

Em algum lugar li que as primeiras unidades só estavam homologadas (algum termo assim) para combate aéreo, por enquanto.

Rinaldo Nery

Está homologada (certificada) para tudo o que foi designada a fazer.

Santamariense

Esta homologada, como eu escrevi acima, mas missões e doutrina para emprego em todas as capacidades de emprego ainda não estão prontas na FAB.

Rubens Sommer Junior

Pouco, quase nada isso é Brasil, cheio de desculpas e demoras.

Leandro

A Fab esta voando os F39 como F5 ou ja desenvolveu taticas para aproveitar toda performace da nova aeronave?