Eurofighter Typhoon da Luftwaffe

A Ucrânia está em negociações com seus aliados europeus para garantir os caças Gripen, de fabricação sueca, e os Eurofighter europeus como parte de seus esforços contínuos para modernizar sua força aérea.

O Ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, confirmou as negociações durante uma transmissão nacional de televisão, mencionando progressos nas conversas para novas plataformas de aeronaves.

“Já temos compromissos de nossos parceiros para os F-16 e Mirages. As consultas estão em andamento para os Gripen e Eurofighter”, disse Umerov. “É uma lista muito boa de plataformas, e estamos discutindo quando elas começarão [a chegar]”, acrescentou, sugerindo que resultados concretos dessas negociações podem ser anunciados em breve.

Essas negociações representam um esforço mais amplo da Ucrânia para fortalecer suas capacidades de defesa aérea à luz do conflito em curso. Embora o país tenha garantido promessas para os caças F-16 de fabricação americana e Mirage franceses, a obtenção de aeronaves mais avançadas como os Gripen e Eurofighter aumentaria ainda mais a capacidade da Ucrânia de defender seu espaço aéreo e conduzir operações de contra-ofensiva.

O Eurofighter, uma aeronave de combate multifunção desenvolvida por um consórcio europeu, e o Gripen, de fabricação sueca, conhecido por sua agilidade e capacidades avançadas de guerra eletrônica, poderiam complementar os F-16 na frota aérea da Ucrânia. Umerov não especificou prazos ou quantidades para esses possíveis acordos, mas suas declarações refletem a crescente importância do apoio militar internacional à medida que a Ucrânia enfrenta as dinâmicas em evolução do campo de batalha.

A força aérea da Ucrânia tem operado com uma combinação de aeronaves da era soviética e plataformas mais modernas fornecidas por aliados da OTAN, e essas aquisições adicionais poderiam representar um aumento significativo na prontidão de combate aéreo do país.

FONTE: Defence Blog

Subscribe
Notify of
guest

113 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Só vai faltar o Tejas para a Ucrãnia

JHF

O Teias não está no estoque de vencimento de países da OTAN portanto, nada de Teias para Ukrania por agora….

JHF

Teias não…. Tejas….eu celular torce desesperadamente e gosta de me derrubar constantemente. Coisas da IA associada ao tema, acredito ….

Camargoer.

Caro.. é uma piada comparando a Ucrãnia com a força aérea da Índia com uma ampla variedade de modelos de diferentes procedências….

em alemão fica mais engraçado

“Fehlt nur noch Tejas für die Ukraine”

Iran

Talvez a Romênia possa complementar com alguns MiG-21

Camargoer.

Riso.. Já pensou o Irã cedendo alguns F14 usados para receber F35 novinhos?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Ou o Brasil cedendo F-5 aposent.. ops!… nosso governo prefere a Rússia!

Groosp

MiG-28

Camargoer.

Riso.. para isso, a Ucrãnia precisa dos F14 dos EUA estocados no deserto

Camargoer.

comment image

Camargoer.

Estava pensando na Rússia com F5M ex-FAB… “agora vai”

Rui Mendes

Tejas???
Isso mais valia ficar com os SU-25.

Camargoer.

Uma piada.. daqui a pouco a força aérea da Ucrânia vai ter mais variedade que os indianos

Fábio CDC

A Ucrânia vai se endividar até a alma no final das contas e dificilmente sairá vitoriosa. Que Deus os ajude.

Underground

Ao que parece começaram a usar dinheiro russo para pagamento.

Camargoer.

Olá Fábio. Gostaria de fazer algumas observações.. sendo que a primeira é minha defesa pelo imediato cessar fogo e inícios das negociações da paz… aprendi que devo começar explicando isso porque tem gente que ainda não entendeu este ponto. Sobre as contas públicas, em um evento de guerra ou de tragédia, seria um erro estipular que o equilíbrio fiscal é mais importante. Talvez um país em guerra saia com as contas destruídas, como aconteceu com a Inglaterra (mesmo vencendo a guerra) ou saia com um economia robusta e revigorada, como os EUA. Óbvio que aquele que perde a guerra sai… Read more »

JHF

A aposta de “sacrificar” a demografia e a economia Ukraniana pela proposta do Boris ” moro na Isla lá longe* foi política do Zé. As horas gastas em filmagens de campanha ocidental contra a Rússia e as promessas recebidas de vida boa já estão no passado. Agora é aguentar as consequências reais. Todo mundo tem de encarar o momento de pagar na vida real pelos 15 mins. de fama que foram prometidos.

NBS

Perfeito. Só haverá alguma perspectiva política para Zelensky se houver uma vitória. No entanto, nem nesses casos se pode cravar, vejamos o exemplo de Winston Churchill. Em todos os outros cenários, inclusive em um acordo de paz, ele sai como perdedor. Isso coloca em perspectiva que o desfecho pode ser dramático, pois elementos históricos mostram que, em guerras, lideranças derrotadas sucumbem às cobranças de responsabilidade por parte de suas populações. Esse componente torna a situação ainda mais dramática, pois, em algum momento, a liderança passa a torcer pela continuidade do conflito, sabendo que seu fim será inglório. Vejamos o caso… Read more »

Junior

Fortalecimento da economia russa? Curso de economia na unicamp?

Camargoer.

Então.. nem precisa obter um bacharelado em economia em uma boa universidade brasileira

basta ler o NYT

https://www.nytimes.com/2023/10/09/business/economy/russia-economy-ukraine-war.html

Last edited 19 dias atrás by Camargoer.
Groosp

Hahahaha! Rindo pra não chorar vendo que esse tipo de pensamento da Unicamp ainda tem espaço no Brasil.

Camargoer.

então… vou explicar. Dai você avalia se faz sentido, se precisa buscar outra fonte melhorar a sua opinião ou se vocẽ tem algum argumento mais fundamentado para rebater. Tomando como exemplo os EUA. A industria de defesa é um grande impulsionador da economia. Aliás, isso costuma ser uma estratégica de muitos países. Há pouco, a trilogia publicou uma matérias sobre a Turquia. Outro exemplo é o caso da Avibrás e de outras empresas brasileiras da área de defesa. Um dos consensos é a importância das compras das forças armadas brasileiras para viabilizar estas empresas. A Rússia também tem uma industria… Read more »

Jarbas

Vc deve estar de brincadeira pensando em bem estar social, infraestrutura e blablabla, na guerra o importante é sobreviver e lutar por sua sobrevivência, inusitado é sua falta de conhecimento ou fingir que não sabe que CONSTITUIÇÃO PROÍBE ELEIÇÕES EM TEMPOS DE GUERRA, fala em legitimidade como se ele fosse um ditador como ocorre na Rússia com suas eleições onde opositores são presos, tem mandatos cassados, ou sem poder concorrer (algo parecido com Brasil e Venezuela) seria patético imaginar eleições durante guerra, nação alguma da Europa nunca fez isso, nos EUA acorre porque nunca foram bombardeados ou invadidos.

Camargoer.

Falo sério. Minha preocupação foi e continua sendo a população civil. Quem quiser se preocupar com outras coisas, que o faça. Não cabe a mim criticar as prioridades dos outros. Sobre a Constituição da Ucrânia (existe uma versão em português para quem é curioso) ele é clara quanto ao mandato do legislativo. O mandato dos parlamentares será estendido até a suspensão da lei marcial, quanto será obrigatório convocar eleições parlamentares. Não há previsão nem menção sobre a prorrogar o mandato presidencial. Neste contexto, Zelensky afirmou anto passado que chamaria eleições gerais caso o ocidente disponibilizasse recursos (agosto de 2023) https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/zelensky-diz-que-eleicoes-na-ucrania-podem-acontecer-durante-a-guerra-se-o-ocidente-ajudar/… Read more »

Santamariense

“Outro ponto curioso é a sua legitimidade política que será cada vez mais prejudicada pelo adiamento das eleições…” Quem é tu na fila do pão, para questionar a legitimidade do presidente da Ucrânia?? Tu acha que os ucranianos estão preocupados com eleição? Ora, por favor…até tu, com tua mania de querer dar aula em cada post, deveria ter um mínimo de noção de realidade… “ O que se espera de um regime de exceção governado por um ditador são fraudes nas eleições ou subversão da lei para garantir mandatos sucessivos ou a sua prorrogação.” Pergunta lá na Síria … “… Read more »

Rodrigo G C Frizoni

Te contar uma novidade, ontem a União Europeia deu 35 bililhoes de euros para ucrania gastar com oq quiser e os juros estão sendo pagos com os rendimentos russos congelados. Ou seja a russia ta pagando as armas ucranianas kk

NBS

Sim. O desespero com os custos da guerra pela OTAN e seu apoio à Ucrânia, assim como os sinais de que nem mesmo o apoio material, econômico e a ‘assessoria’ deram aos ucranianos uma chance real de vitória, são evidentes. Tudo leva a crer que a Europa, assim como suas maiores economias, logo sofrerá pelas más escolhas que fizeram. A ação de se apropriar dos recursos de um país que tinha suas reservas internalizadas na Europa, com o tempo, se mostrará um erro capital do Ocidente, tão acostumado a impor sanções a terceiros. Certamente, os países estão observando e aprendendo… Read more »

Vitor

Os reflexos e suas consequências …muito boa a explanação.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu penso que a melhor lição desta guerra, é justamente em contrário: não se deve inventar uma guerra injustificada para atender apenas o ego de um autocrata, especialmente se os recursos financeiros do país podem ser bloqueados por outros países.

Lucas

Melhor se individar até a alma do que perder sua cultura por completo!

deadeye

Ainda mais para a Rússia, que é especialista em destruir outras culturas. Circassianos são um exemplo….

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

A questão é que, perdendo ou vencendo esta guerra, a Ucrânia terá que reforçar suas forças militares, porque continuará a ter um inimigo poderoso e fronteiriço, salvo se for totalmente anexada pela Rússia, o que é improvável.

Willber Rodrigues

Pergunta sincera aqui:

Se ( ênfase no “se” ) eles comprarem mesmo, quem vai pilotá-los, e quanto tempo eles levarão pra ter essas aeronaves operacionais por lá?

Camargoer.

Olá Wilber… acho que a única coisa que interessa para Zelensky é o fato político.. é como a 400 Guarilâncias.. levariam tempo para serem produzidas e entregues e teriam impacto nulo no conflito.. mas teriam impacto político.. Ele repete o mesmo discurso de “mais armas e mais apoio ocidental” porque só sobrou isso. Ele precisa manter as guerra. É mais ou menos como aquele alerta amarelo… laranja.. amarelo.. dos EUA contra ataques terroristas.. curiosamente, ninguém mais fala daqueles alertas como se a guerra ao terror tivesse sido vencida… Zelensky faz a mesma coisa com as armas perceba que já isso… Read more »

Jarbas

EDITADO

LUIZ

Tão tendo dificuldades com o F-16 agora tão mirando no Gripen e no Eurofighter. Essa dificuldade os russos não tem. É só pilotar os SU, Migs e atacar. O gv Zelenski agora querem tudo. E o ocidente que adotou esse filho agora tem que servi-lo.

Bosco

Willber,
A operação especial do Putin já está indo para o terceiro ano. Quando a guerra começar ela vai durar uns 10 anos no mínimo. Vai dar tempo de treinar pilotos. Não se preocupe.

José001

Isso não é verdade. Você sabe!

Bosco

Não sei não.
O Putin já mudou a designação da operação especial?
Ou você se referiu à minha crença que a “guerra” vai durar 10 anos?
*A resistência afegã, país muito mais pobre e menos habitado que a Ucrânia , durou, contra a maior potência militar do planeta , que utilizava sua aviação militar na sua plenitude, 20 anos.

Last edited 19 dias atrás by Bosco
JHF

Perfeito. Vamos ignorar a geografia, a capacidade de resistência tribal e a acomodação ao mínimo de recursos no Afeganistão. Ahi vamos transferir para outro continente de vender isso como sendo a mesma coisa. Análise totalmente exelente.

Bosco

A geografia plana na Ucrânia e montanhosa no Afeganistão jogam contra os invasores. Ponto!
Não me parece que haja diferença também na capacidade de resistência “tribal” afegã com a capacidade de resistência Ucrânia.
Na verdade um fator que se mostrou favorável ao Afeganistão era o sratus de “guerra assimétrica contra o terror” e que fazia os EUA não ver o cidadão afegão como inimigo mas sim como vítima dos talibãs, o que não ocorre na Guerra na Ucrânia onde claramente o fogo é livre contra alvos civis por parte dos cupinchas do anão jogador de damas .

Bernardo

No primeiro semestre desse ano vocês já propagandeavam a vitória certa dos Russos chegando a Kiev naquele ritmo (de vitórias) muito em breve. Muito embora naquele mesmo ritmo, na ponta do lápis, demoraria entre…. 280 e 400 anos até Kiev (e esses números não são meus). E agora a Ucrânia invadiu a Rússia. Pra vocês (e pro Farinazzo) a Ucrânia tá sempre à beira da derrota inevitável (lutar pra quê?). Aí invade a Rússia. Aí explode um GRAU muito longe da fronteira, e assim vai. E como alguém comentou, sim, a Ucrânia tem feito bastante dívida (a juros subsidiados ou… Read more »

Iran

Perfeito

Vitor

O que mudou ? Você acredita na opinião do HOC que a Ucrânia está vencendo muita insanidade …o país está destroçado os georgianos deram um belo exemplo não caíram no embuste do ocidente e implementaram a lei do agente estrangeiro para evitar a corrosão da sociedade a favor de terceiro .

JHF

“No primeiro semestre desse ano vocês já propagandeavam a vitória certa dos Russos chegando a Kiev naquele ritmo (de vitórias) muito em breve.” Vocês? Me inclua no grupo que quer o fim das atividades bélicas o antes possível.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

E no final, os taliban venceram… O senhor Putin deve por as barbas de molho…

LUIZ

Treino é treino e guerra é guerra. Nem as forças terrestres recém treinadas se sai bem contra soldados veteranos. E com os pilotos esse problema é multiplicado por 10.

Vitor

Só se for a luz de vela.

Antônio

Seriam Gripens C/D?

Camargoer.

Provavelmente sim, assim como foram os F16. Um pacote de F16 novos levaria anos para entregar as aeronaves e custaria 10 vezes mais… lembrando que os recursos para a compra dos F16 tem sido garantidos pelos EUA e pelos europeus.

Falar em Gripen E/F não faz sentido neste contexto… mas o que importa para Zelensky é apenas a propaganda, assim como ele usar aquela roupa de guerra, tipo a camisa preta do Steve Jobs…

Santamariense

Aos pouquinhos tudo mostra tua tendência pro-rússia…nada que eu já não soubesse. E o que tu tens axdalafcsobte o putin? Ou só o Zelenski é o alvo?

Santamariense

tu tens algo a falar sobre*

Bernardo Santos

Só percebeu agora?

José001

Não demora pedir AMX.

Tá pior que criança em loja de brinquedos.

Rinaldo Nery

Agora vai!

Carlos Pietro

Concordo,agora vai a Rússia para o fundo do poço! Ucrânia vive!!!!!!

Rinaldo Nery

Vamos doar os T-25 pra Ucrânia.

Aéreo

Por falar no T-25, quando ele se aposenta? Alguma ideia da aeronave que vai substituir ele?

Rinaldo Nery

Nada definido.

Emmanuel

Escuto isso há dois anos.
Agora vai.

Camargoer.

Pois é Rinaldo. A Assembleia da ONU começara esta semana sem uma solução para encerrar este conflito.

Um fracasso humanitário em escala global.

Velame

Camargo, também acho que essa guerra tem que acabar o quanto antes, mas a solução passa pela Rússia devolver os territórios ocupados. Não há como se falar em paz sem que a devolução ocorra, podem até negociar a Crimeia que já havia sido ocupada antes da guerra. Fora isso não é paz é rendição.

Camargoer.

Olá. Cessar fogo não demanda condições. E um acordo para interromper os combata. Vou dar dois exemplos simples mas que servem para ilustrar. Na primeira guerra foi feito um Cesar fogo no Natal.. e na II Guerra era comum um cessar fogo para retirada dia feridos… Cessar fogo é interromper os combates. Sobre as negociações de paz, isso depende dos dois.. não faz sentido ir para uma negociação com posição fechada.. é um processo no qual as partes buscam um entendimento… O acordo surgw da negociação… Quando as partes vão com posições fechadas não existe acordo. Em diplomacia, um bom… Read more »

Nilo

“Na primeira guerra foi feito um cessar fogo no Natal.. e na II Guerra era comum um cessar fogo para retirada dia feridos”.
Não existe cessar fogo nem em Faixa de Gaza solicitado pela ONU. Os tempos são outros, antigamente o homem tinha um lado cruel e um lado cavalheiro hoje e o homem tem um lado cruel e o outro lado que deixo para vc definir rsrsrs

Last edited 18 dias atrás by Nilo
Camargoer.

Pois é… o cessar fogo depende dos dois lados envolvidos no conflito, ainda que passa acontecer um cessar fogo unilateral. Cada caso é um caso.

Discordo que as guerras antes eram elegantes e as atuais sejam cruéis. Guerras sempre foram cruéis e sangrentas. Lembro do discurso de Patton no inicio do filma…

Ainda assim, continuo defendendo o imediato cessar fogo tanto na Ucrãnia quanto em Gaza. É uma posição moral.

Nilo

Mestre, uma provocação.
Não deixo de ver que concordamos, os homens tb são cruéis, portanto a guerra é cruel, antes e agora.
Mas em relato seu, e históricamente registrada, até em episódios em confronto com nossos expedicionários existia um lado de cavalheirismo nos homens das duas grandes guerras ?
Hoje não existe nós conflitos atuais ou um dia no futuro existirá, com nos registros da história como das guerras passadas?

Camargoer.

Oi Nilo. Sempre aproveitando o cinema, aquele filme que se tornou um clássico “Joana D’arc” ou mesmo “Coração Valente” dão uma pista de como as guerras antigas eram violentas. Lembre que nas várias batalhas no sul do país, o hábito era degolar os presioneiros. O genocídio em Canudos também nos dá uma pista. Os romanos também tinham uma tendencia a fazer limpezas étnicas Talvez a diferença, seja o desenvolvimento tecnológico a partir do Sec XIX e o conceito de guerra total, que também é novo. Eu teria que estudar mais o assunto e busca fontes históricas ao invés de filmes… Read more »

Last edited 18 dias atrás by Camargoer.
Nilo

Camargoer está certo quando diz que o conflito irá demorar e ainda pode haver o estágio de declaração de guerra, que pode ser a nível mundial (essa dura pouco).
A Rússia não irá devolver territórios e tão pouco Zé Lascado não irá aceitar cessar fogo sem a condicional de negociar devolução territorial, se o fizesse teria uma faca levada a seu pescoço. Sem cessar fogo.
Parece que promessas turbinaram esperanças por aqui. Sim, parece campanha de candidatura de político brasileiro, promessa, promessa, pamonha, promessa….rsrsrs

Last edited 18 dias atrás by Nilo
Bispo de Guerra

No papel tudo é uma maravilha, F-16 ,Gripens, Eurofighter…tremam russos, rs.

De volta a realidade, esses aviões estariam ativos na Ucrania em que ano …seriam quantos… atacariam o que, e o mais importante, pousariam , receberiam manutenção, armas, combustível, aonde ?

A Ucrânia só tem para o próximo inverno 1/3 de sua capacidade de gerar energia…

Bosco

Já que a Rússia não dá conta de ganhar a guerra o jeito é rezar para o frio matar os ucranianos.
Agora vai! (2)

José001

Por favor não distorça o comentário do colega.

Bosco

Distorci?
Estou atento à sua explicação do efeito do inverno sobre uma Ucrânia que só tem 1/3 de sua capacidade energética tão bem lembrado pelo “Bispo da Lua”

Last edited 19 dias atrás by Bosco
JHF

Cezar fogo já. Conversa de paz já. Fórum na ONU ou algum país REALMENTE neutro.

Bernardo

É só a Rússia sair da Ucrânia que é possível. Até lá, fica difícil.
Me admira um pessoal tão certo da vitória pedindo cessar-fogo.
Certamente é pelas crianças inocentes mortas (agora, porque nos últimos dois anos, ou nos primeiros dias da guerra, acho que nenhum inocente morreu….) e não porque viram que o buraco é bem mais embaixo

George

Não sei como o Cézar pode estar envolvido nisso. Encontrei com ele no bar ontem.

Alecs

Antes que a sua adorada ditadura passe mais vergonha, né?

Alecs

Bispo da Lua foi ótimo! Kkkkkkkkk

Marcos Silva

A Rússia não conseguiu até agora. O te faz pensar que conseguirá vencer essa guer… opss,operação especial de 3 dias que já tem quase três anos?

Camargoer.

Marcos. A guerra começou com uma enorme pressão russa sobre a Ucrânia. Todas as reportagens e análises no começo da guerra afirmavam que o poder militar russo era superior á capacidade de defesa ucraniana. Também é importante lembrar que a Russia tinha se preparado inclusive economicamente para sustentar uma guerra curta. Contudo, a Ucrânia conseguiu resistir e obter apoio militar e econômico dos EUA e do países europeus, inclusive por meio de sanções econômicas duríssimas. Alguns analistas passaram a levantar a hipótese que a Russia não teria condições de sustentar uma guerra a médio prazo. A Russia reavaliou sua estratégia,… Read more »

Iran

Também temos que considerar o teatro do Pacífico, que é na realidade o mais importante para a estratégia americana. Depois terão que escolher o segundo: ou Ucrânia, ou Israel. Vejo que tantos democratas quanto republicanos concordam no primeiro ponto (Pacífico), mas no segundo há uma divergência substancial, os democratas preferem apoiar a Ucrânia, mesmo porque o Netanyahu e o Likud num geral tem políticas bem distintas daquelas apoiadas pelo partido democrata, e também porque o lobby israelense, AIPAC, etc apoiam o Donald Trump e os republicanos, inclusive, muitos republicanos tem dupla cidadania americana-israelense. E creio que a proposta do Trump… Read more »

Camargoer.

Ola Iran… Trump tem afirmado tentará o fim do conflito na Ucrânia, sem conseguir explicar como… acredito que é apenas uma posição eleitoral em oposiçãp á Biden, visto que ambos tem a mesma simpatia pró-Israel. Eu gostaria muito que Trump (ou qualquer outro lider mundial) conseguisse costurar um acordo de paz. Ao contrário das guerras na Ucrãnia e em Gaza, não vejo a médio prazo risco de uma guerra entre os EUA e a China. A guerra na Ucrãnia é um conflito convencional entre dois países. O conflito em Gaza tem características de uma guerra assimétrica. Ambos são terríveis, mas… Read more »

Iran

Teve um texto redigido pela America First que explicava qual seria a abordagem do Trump caso eles vençam, lá eles dizem que a guerra ficou custosa demais aos EUA, e que eles proporiam um congelamento do conflito com as “fronteiras” como estão agora, e depois iniciariam as negociações, mas isso cria claramente uma enorme vantagem pra Rússia, que controla uns 20% da Ucrânia, seria esse um dos motivos da Ucrânia ter tomado partes de Kursk também. Entre outros pontos, o American First advoga pelo fim do apoio material americano á Ucrânia, e que a Rússia não representa uma grande ameaça… Read more »

LUIZ

Numa guerra até um badoque pra abater um drone serve.

Junior

Ainda essa ladainha da energia? Isso foi no primeiro ano de guerra. Dá uma atualizada na narrativa.

Rodrigo G C Frizoni

Capaz da Ucrania ter mais Gripen que o Brasil em 2 anos kkk

Santamariense

Eu não duvido nada!!!

Kkce

Tem que rir pra não chorar kkkk

Bernardo Santos

Vai ser entregue 1 gripen nessa remessa. Eu já peguei ranço desse programa, mais ainda por essa balela de transferência de tecnologia que só encarece o programa. Do que adianta transferência de tecnologia se não iremos da continuidade? Do que adianta transferência de tecnologia para produzir 15 caças localmente? Pra que?

Nilo

Meu caro até eu estou rindo, eles vão (se acontecer) de Gripen C, nos estamos com versão E, estão como país falidos.

Bernardo Santos

Comandante não gostou…

Renato Alves

Comprar. Negociar. Conversa da OTAN usando a Ucrânia e o povo Ucraniano como bucha de canhão.

Bosco

Vcs já foram melhor quando tinham o monopólio da narrativa e se achavam os bastiões da ética e da moral.
Infelizmente a guerra do Putin junto com a informação descentralizada fez ruir essa qualidade que os permitiam moldar a realidade e reescrever a história.
Hj não passam de ruído de fundo.

Last edited 19 dias atrás by Bosco
Nilton L Junior

Calma, hoje é domingo, não fique nervoso, Z bate, U apanha e UE paga fatura na NATO/USA, tudo conforme a real política é.

Santamariense

E putin continua sendo “the seller of the year” da indústria bélica dos EUA e Europa . Tem a foto dele na parede de cada indústria militar do ocidente…

Gus S&S

Você se equivocou só por um “pequeno” detalhe. Quem detinha e ainda detém o controle da narrativa é a mídia mainstream tradicional pró-Ucrânia e Israel aqui no ocidente expandido (seja lá o que isso signifique). Os canais de informação alternativos mostraram outra(s) realidade(s) do conflito (inclusive com algumas delas já admitidas pela mídia tradicional). Ou a alardeada contra-ofensiva ucraniana foi um sucesso operacional?

Edmundo Teixeira

Seria bom se a Ucrânia, ou o Peru, ou a Tailândia, ou a Colômbia e etc…comprassem caças Gripen produzidos no Brasil, já poderia se pagar a “TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA” (contém ironia).

Last edited 19 dias atrás by Edmundo Teixeira
Nilton L Junior

Agora vai de vez.

A realidade vai ser o seguinte, querer a gente quer se vai ser possível não sabemos.

Maurício.

E a ladainha de caças para a Ucrânia continua…😴

Santamariense

Tu queria o que? Que os ucranianos deixassem de buscar equipamentos e armas para lutar contra os invasores?

Maurício.

Por mim, que a Ucrânia compre todos os caças que ela quiser, pode comprar ou receber como doação até o F-35 se for o caso. Mas essa ladainha de caças para a Ucrânia está uma verdadeira novela, tu concordando ou não, simples assim. Logo vai fazer três anos de guerra, qual o caça que o Reino Unido, França, Alemanha, ou França doaram? Até os EUA, autorizaram a liberação de caças F-16, mas só versões antigas de países europeus que já estavam desativando, eles mesmos não liberaram nada novo, e agora não cola mais a desculpa de falta de tempo para… Read more »

Camargoer.

Olá Maurício. Este discurso de Zelensky nada tem a ver com necessidade estratégica. É uma estratégica politica. Assim como Putin apostou que seria uma guerra curta e precisou mudar sua estratégica, Zelensky apostou seu cacife político no apoio da OTAN, ms também errou. Agora, Zelensky precisa, assim como Putin, estender a guerra até uma mudança na correlação de forças no cenário geopolítico, A cada vez que ele negocia mais apoio ou armas, reforça a sua determinação de continuar a guerra, que irá demandar mais apoio para estender a guerra que demandará mais apoio e armas…. até algo acontecer. O ponto… Read more »

Leandro Costa

Não havia, e arrisco dizer que não há, outra estratégia aberta à Zelensky.

Santamariense

Eles querem o que puder ser usado contra os invasores….e a função do Zelenski é negociar o que puder com quem puder. Quanto ao tempo de treinamento, qualquer pessoa com no mínimo dois neurônios funcionais, sabe que demora para formar um piloto de caça minimamente capacitado. O resto é história e encheção de linguiça…..simples assim…

Daniel

Tomara que dê certo e que os suecos vendam também o Gripen E para os ucranianos, além da doação de Gripens mais antigos. Estou ansioso para ver como os “nossos” Gripens irão se comportar contra as melhores aeronaves que os russos possuem . . . Principalmente contra o SU-57.

Bryan

Para quê? Se o Gripen se mostrar um fracasso em combate, ele morre ali mesmo e o Brasil toma na cabeça.

Daniel

Não é óbvio? Todo equipamento militar deve ser testado em combate para sabermos de suas deficiências e virtudes e fazermos as atualizações necessárias. Estamos falando de caças que irão proteger o país pelos próximos 30 anos.

Leandro Costa

O problema disso é que acho que os Ucranianos estariam negociando por Gripens C/D ao invés de E/F, e suas consequentes diferenças.

Dudu

Tomando como base a velocidade de entrega dos F-16 e as promessas da OTAN de mecanizar 14 brigadas ucranianas, em 2034, o primeiro Eurofigther chega…E só esperar e negociar um cessar-fogo .

Last edited 19 dias atrás by Dudu
Renato Garcia

Se não tem Gripen nem para entregar para o Brasil imagina para Ucrânia

Felipe

Brasil tá recebendo poucos Gripens pois está pagando menos do que deveria.

Diego

Com o dinheiro dos outros eu compro até um pedaço da lua

Bryan

Se a Ucrânia está desesperada por caças Gripen e Eurofighter, é porque o F-16 se mostrou ineficaz para o contexto bélico atual. E pior, acredito que a Ucrânia está com medo absurdo de perde outro F-16 em batalha e o ocidente vier a negar outras armas… Enquanto o ocidente manda armas para lá, os russos estudam cada detalhe.

Camargoer.

Nem deu tempo de avaliar o F16…

O Zelensky precisa manter a ideia de ajudar militar no foco o tempo todo… dai a pouco vão falar do Tejas.. depois do Rafale… até os Sukhoi da Venezuela