• Aeronave multimissão é perfeitamente adequada para missões militares e civis na África do Sul
  • Frota de C-390 em serviço registrou mais de 14.000 horas de voo em operação

Pretória, África do Sul, 17 de setembro de 2024 – A Embraer, líder global na indústria aeroespacial, apresentará sua aeronave multimissão C-390 Millennium na África Aerospace & Defence (AAD). O evento ocorre de 18 a 22 de setembro de 2024, na Base Aérea de Waterkloof, em Pretória.

Como um ativo estratégico, o C-390 Millennium realiza um amplo espectro de missões militares e de apoio servindo e apoiando as forças armadas e outros departamentos governamentais.

“O C-390 Millenium foi projetado desde o início para ser versátil, não apenas para missões militares, mas também para tarefas de interesse nacional, como gerenciamento de desastres, evacuação médica, vigilância marítima e combate a incêndios. Estamos confiantes de que o C-390 é uma aeronave perfeitamente adequada para as diversas necessidades da Força Aérea da África do Sul e de seus ministérios”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Com capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro ativo estratégico para seus usuários finais, o C-390 Millenium pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal e veículos para operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, vigilância marítima, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.

Recentemente, o C-390 equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva roll-on/roll-off, entrou em serviço com a Força Aérea Húngara, permitindo apoiar a evacuação médica crítica em locais hostis (MEDEVAC) e missões humanitárias.

Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, e na Força Aérea Portuguesa, em 2023, o C-390 comprovou sua eficiência operacional e confiabilidade. Graças ao seu desempenho de ponta, custo-benefício e versatilidade, o C-390 foi selecionado por várias nações como Brasil, Portugal, Holanda, Áustria, Hungria, República Tcheca e Coréia do Sul.

A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 14.000 horas de voo, disponibilidade operacional em 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Iran

Sempre me impressiono com a beleza do C-390.
Que venham muitas vendas em África, especialmente África do Sul e países do Magrebe.

Vida longa á Embraer

Last edited 23 dias atrás by Iran
JuggerBR

Teste de FOD: Foreign object damage

Pablo

” Recentemente, o C-390 equipado com uma Unidade de Terapia Intensiva roll-on/roll-off”
Os kc ja entregues podem receber esse equipamento?

bvr

Aeródromos improvisados é que não faltam na África e aí a robustez do C-390 tende a ser um grande diferencial.
Enfim, CNTP’s (produto bom; financiamento garantido; articulação diplomática e offset em caso de compra grande) devem ser formadas para futuras aquisições naquele país e, na sequência, em todo o continente.

Nilton L Junior

Alguém sabe onde é esse local ai da foto?

Underground

Se for a primeira imagem, é Gavião Peixoto.
Foi construída uma pista paralela a pavimentada somente para certificação da KC390 em pistas não preparadas, ou, saibro. Posteriormente, no mesmo local, foi colocado grande quantidade de cascalho, para refazerem todos os teste.
Saibro
Embraer C-390 Millennium Continua Testes Em Pista Não-pavimentada (youtube.com)

Cascalho
Testes de operação em pista de cascalho do C-390 Millennium (youtube.com)

Nilton L Junior

Valeu, obrigado.

Rafael Oliveira

Gavião Peixoto – SP.

Nilton L Junior

Grato.

Bueno

a nova unidade (Novo lote 🙂 do KC390 para FAB em voo final para entrega!!
FAB2859
Vão entregar Junto com o novo Lote de Gripen ?

https://www.flightradar24.com/EMB203/3728790b

Fabio Araujo

É bom participar desses eventos, mas no curto prazo África e Américas do Sul e Central são mercados onde o C-390 tem pouco espaço pois são países com orçamentos pequenos e vão dar prioridade a comprar C-130 de segunda mão que são mais baratos e dependendo da situação podem até receber C-130 de segunda mão de graça como doações se houver interesses diplomáticos.

RMS