Primeiro protótipo do caça J-20A da China com novos motores WS-15
Se a foto for legítima, a primeira imagem nítida do protótipo J-20A aprimorado n.º 2052 equipado com dois motores WS-15.
O motor WS-15 é uma das mais recentes inovações da China no campo da propulsão de aeronaves militares, desenvolvido especificamente para o caça de quinta geração J-20, também conhecido como “Mighty Dragon”.
Este motor a jato de alto desempenho, criado pela Shenyang Aeroengine Research Institute (também conhecido como 606 Institute), representa um avanço significativo nas capacidades do J-20, tornando-o comparável ao F-22 Raptor dos Estados Unidos.
O WS-15 foi projetado para resolver uma das principais deficiências do J-20: a falta de um motor suficientemente potente e eficiente para maximizar suas capacidades de combate aéreo. Até então, o J-20 era propulsado por motores russos AL-31 ou pelo motor chinês WS-10C, que, embora funcionais, não proporcionavam o nível de empuxo e manobrabilidade desejados para um caça furtivo de quinta geração.
O WS15, por outro lado, oferece um empuxo significativamente maior – 156 kN (35.070 lbf) –, permitindo que o J-20 realize manobras mais ágeis e atinja velocidades supersônicas sustentadas, características essenciais para o combate aéreo moderno. O WS15 também contribui para melhorar a capacidade furtiva do J-20.
FONTE: @RupprechtDeino
A China exporta para seus aliados vetores stealth?
Acho que não vendem o J-20. O Paquistão demonstrou interesse no J-31 mas nada até agora.
Divulgaram mês passado que já existem pilotos paquistaneses treinando no J-31 na China. Então a aquisição ou já foi selada ou deve estar muito próxima. Outro país que demonstrou interesse pelo J-31 foi o Egito que parece que também vai comprar J-10C para substituir seus F-16. Até pensei no seguinte, o Egito possui cerca de 200 F-16 mas são os mais capados do mundo porque os EUA não autorizaram mísseis BVR para o Egito, etc. Por isso eles parece que escolheram caças chineses J-10C em vez de modernizar os F-16. O Brasil poderia adquirir uns 100 F-16 do Egito e… Read more »
“O Brasil poderia adquirir uns 100 F-16 do Egito”
.
O cara poderia pedir mais 50 Gripens mas é tão fanboy que quer 100 F-16 Egípcios que ele mesmo alega ser capado.
.
Vamos comprar os F-16Block 15 da Venezuela então. Já vem com peças de reposição fornecidas clandestinamente pela Turquia. IRONIC MODE OFF
kkkkkk sabia que ia gerar polêmica. É óbvio que estou brincando. A FAB está pensando em comprar 24 F-16 usado, não 100. Os EUA devem modernizar 608 F-16 de sua frota, todos block 40 e 50 para o padrão V, com radar AESA, novos sistemas de guerra eletrônica, uma nova cabine, novo computador de missão, novos sistemas de comunicação, etc. O custo envolvido foi anunciado em U$ 6,3 bi o que da cerca de U$ 10 mi por caça. O Egito optou em adquirir J-10C porque os EUA nunca venderam mísseis BVR para o Egito. Os F-16… Read more »
A china pode exportar motores e mísseis para o Brasil?
Pode, claro. Por que não poderia?
J-20 é restrito como o F-22. China só oferece o FC-31 como opção de exportação
Dizem que o Izdeliye 30(novo motor do SU-57), terá 180kN de potência máxima o que atualmente o equipa tem 147kN.
Poderá atingir 18.000 metros por minuto em taxa de subida. 🙃
E chegar a 2700km/h (atualmente 2470km/h).
Em jatos stealth (Ao menos para os americanos)… O mais importante é motor com baixa emissão termica !
Repare que o F-22 tem os bocais de empuxo vetorial bastante camuflados… E o F-35 faz bastante uso de ceramica !
Algumas fontes russas sugerem que a velocidade máxima do Su-57M poderá chegar em 2.950 km/h o equiparando ao MiG-31.
E a velocidade de cruzeiro deverá atingir 2.100 km/h (sem uso de pós-combustor).
O único caça no mundo que realiza missões acima de Mach 2 é o MiG-31 e agora o Su-57M será o segundo com esta capacidade.
E aquela história do Mig-41 com motor hipersônico… será ?
SR-71 acima dos 3000km/h soltava pecinhas ..rs.
Em tese saberemos este ano. Segundo o governo russo, as entregas do SU 57 deste ano já serão com AL51F, vulgo Izdeliye 30.
Avião de respeito,a china realmente é o fiel da balança, tudo que planeja eles conseguem realizar. Agora só um reflexão, realmente o pib da china cresceu muito nos últimos anos e se tornou muito grande o segundo maior do mundo algo entorno de 18 trilhões de dólares l um feito realmente incrível,a maioria dos especialistas afirmam que os EUA vão perder a posição de maior economia para a china da que a uns anos,mas se for olhar a diferença de pib da china para os EUA é de 10 trilhões de dólares é muito dinheiro é o pib da Alemanha… Read more »
Em PPC – Paridade do Poder de Compra, o PIB da China ultrapassou o dos EUA em 2014.
Acho melhor atualizar e diversificar suas fontes, nobre Galante. “O quadro sombrio da economia chinesa desencadeou um debate sobre se a China atingiu o pico. Os otimistas alertam contra a conclusão precipitada de que o crescimento econômico da China atingiu o platô. No entanto, mesmo no melhor cenário, a ascensão da China para ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia do mundo levará mais tempo do que o previsto anteriormente. Assumindo uma taxa de crescimento anual de 5%, a China pode não ultrapassar os Estados Unidos até 2035. Alguns analistas até argumentam que a economia da China pode nunca… Read more »
Mas o Galante não falou em ultrapassar os EUA como superpotência, ele citou um fator onde os chineses tomaram a frente, nunca disse que isso definia qualquer cenário.
Talvez (e um grande talvez) haja a possibilidade do crescimento chinês desacelerar mesmo, mas 30 anos atrás já havia muita gente cantando essa pedra que nunca realmente chegou.
E outra: Ultrapassar os EUA como superpotência econômica seria muito bom pros chineses, mas e se o objetivo principal for outro? Os EUA tem indicadores socioeconômicos atrasadíssimos se comparar com outros países desenvolvidos, a história de “crescer o bolo pra dividir” é uma falácia.
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Qto é mesmo o Defict dos USA?
Com os Brics usando moeda propria e trocando o Dolar por ouro e trocando (Recebendo) seus papeis da Dívida Pública Americana (China, Russia e Brasil são os que têm mais titulos) como fica o Sistema Swift de pagamentos atrelado ao Dolar?
156 países já sinalizaram querer Aderir ao Brics.
Alguém acredita mesmo que a Economia da China vai mal?
O pib total e pib per capita, são as melhores maneiras para avaliar um país ou bloco.
Eu acredito que realmente vai passar, muito em parte porque o PIB é avaliado em dólar, quando a China ampliar as negociações com moeda própria ou a que o BRICS diz estar criando… A tendência é a de que o dólar se desvalorize, ao menos é o que eu acredito, não sou especialista em nada.
A questão é qual a confiabilidade dos dados chineses? Vários analistas vêm algo errado por lá, por conta de que alguns números não estão fechando. Várias empresas chinesas listadas nas Bolsas apresentam lucros s “zero”. Excedentes de aço no mercado, agora excedentes de veículos. Mercado imobiliário com problemas serissimos, agora começando a afetar bancos.
Copiando e roubando dados dos caças americanos aí fica fácil msm!!
Os americanos basearam seu projeto espacial em tecnologia roubada dos nazistas (e em cientistas nazistas). E daí?
São coisas bem diferentes. Os EUA, França, Reino Unido e até a URSS dividiram entre si tudo que era da Alemanha nazista. Foi espólio de guerra. Já a china, copia e rouba na cara dura mesmo.
Kkkkkkkkkkk que moralismo tosco, o resultado na prática é o mesmo, até pq se fosse fácil “copiar” qualquer um fazia.
Heheheheh …que baita argumento. Pelo jeito, tu não sabe nem o que é espólio de guerra. Tu está comparando o que os vencedores de uma guerra levam do vencido com espionagem pura e simples em tempo de paz. Mas, talvez tu não consiga compreender. E fiquei intrigado com o que isso tem a ver com moralismo🤔🤔
Moralismo é achar que o resultado prático muda só pq foi tecnologia adquirida de forma “honrosa” ou não. Especialmente se tratando dos EUA que espionam literalmente todo mundo, ou estávamos em guerra com eles quando nos espionaram, junto com a Alemanha?
Entra na frente de um canhão “copiado” e do “original”, vê a diferença que faz.
E o Egito anunciou que vai trocar os F-16 pelos J-10C chineses!
Sim notícia bombástica do Dia em Pouco tempo o F16 tomou duas perdas, além do Egito estar comprando caça do principal rival dos EUA
É interessante que mais países demonstrem “confiança” (Preço ja tem) nos produtos chineses… Mas… Bombastica porquê ? heheh
o Egito era um grande aliado dos EUA no oriente médio/África, até recebia uma mesada para manter uma boa defesa e não comprar nada Russo
O Egito sempre comprou aeronaves chinesas.
Até aí tudo bem, mas caça chinês desde que acordo com os EUA e Israel não, e caças são o principal avião de uma força aérea
Vamos ver se os EUA vão aplicar o CAATSA ou oferecer Amraam pro Egito
O F-16 é um excelente avião o problema é que se você não for um aliado preferencial dos EUA vai ter dificuldade de fazer upgrades e ainda vai ter limitações de uso e de compra de armamento. O Egito sentiu na pele a dificuldade de fazer upgrades e de comprar armamentos mais modernos paravo F-16, os franceses são mqis flexíveis mas também impõe algumas restrições a França não autorizou a venda de mísseis Meteor para os Rafales egípcios. Os chineses pelo que se fala não vão colocar muitas restrições para upgrades, usos em ações e em armamentos modenos, se não… Read more »
O meteor tem componentes americanos e precisa de aprovação dos EUA pra ser vendido. A França está desenvolvendo uma versão sem componentes americanos e o MICA NG de maior alcance que usa um radar AESA mais compacto que permite um motor maior.
O Gripen pode usar mísseis chinos, russos, israelenses, ou é capado tbem?
Nos usamos armas israelenses no Gripen, os Gripens usam armas europeias, americanas e israelenses. Armamentos russos e chineses não são usados, mas se algum cliente tiver interesse pode pedir para os suecos prepararem o Gripen para usar armas russas e/ou chinesas, mas vai ser uma negociação difícil, quase impossível, para convencer os suecos e não sairá barato.
o Brasil tem acesso ao código fonte do caça, pode integrar um míssil chinês no Gripen.
Como oferta aos indianos, foi oferecido integração ao Astra. E tanto o A-Darter como R-Darter estão integrados no Gripen sulafricano. Os suecos estao dispostos a trabalhar com seus clientes.
Não seria o J-20B?
O canopy e a “corcunda” atrás são novas.
Acho que a corcunda é o canard direito atrapalhando a silhueta.
.
Do canopy eu não sei dizer
revendo aqui. concordo.
Caramba os chinas não param no tempo não. Olha homenagem do war thunder a FAB
https://www.youtube.com/watch?v=PTyBo_EIsPw&ab_channel=WarThunder.Officialchannel
Eu vi o video ficou muito bom mesmo.
Enquanto isso nosso povo ainda dorme em berço explendido…
China da para dar moral. Russia, irá e coreia do norte quase sempre esses projetos são engodo ou chapa soldada para enganar.
Vai nessa kkkkk. Nunca se sabe o que realmente estes países tem desenvolvido ao longo dos anos é uma guerra de estratégias e se respeitam .
Os equipamentos russos estão em combate a décadas já os da china até agora nada… Equipamentos russos na prática são mais confiáveis.
A julgar como eles mantém suas aeronaves no estado da arte e em constante modernizações, não sei se sua fala demonstra a realidade dos fatos, quem desenvolve o tanto de tecnologia que esses caras tem ao ponto de enviarem misseis de cruzeiro aos russos e drones, acredito que eles mais acertam do que erram.
Compativell ao F-252? kkkkkkkk
Muito parecido com os motores do f35, China e sua mania de copiar!
Caramba, você chegou a essa conclusão vendo a foto do bocal de exaustão do motor!
Parabéns, além de “engenheiro ocular”, deve ser vidente também.
“O WS15, por outro lado, oferece um empuxo significativamente maior – 156 kN (35.070 lbf)…”
Mesma potência dos P&W F119 que equipam o F-22.
“Este motor a jato de alto desempenho, criado pela Shenyang Aeroengine Research Institute (também conhecido como 606 Institute), representa um avanço significativo nas capacidades do J-20, tornando-o comparável ao F-22 Raptor dos Estados Unidos.”
Comparável ao F-22 em qual sentido? Se for na potência dos motores, sim.
Não é qualquer pais que consegue desenvolver e fabricar motores a jato com eficiência, parece que a China aos poucos vai se consolidando como um deles.
Esse motor já está voando desde 2022 no J15 e a primeira imagem desse prototipo do J20 com novos motores apareceu no fim de 2023.
Com o provavel fim do NGAD da USAF, essa turbina estaria a par com o mais moderno em operação na USAF… isso até alguma plataforma surgir para estrear as novas turbinas de ciclo adaptativo que a GE ja concluiu… portanto em tecnologia os americanos ainda seguem na frente.