Embraer e a Rheinmetall avaliam novo Centro de Treinamento do C-390 na Europa

Düsseldorf, 06 de junho de 2024 – A Embraer e a Rheinmetall avaliam opções para expandir a rede de treinamento com foco no C-390, considerando as necessidades do crescente número de clientes europeus da aeronave. A avaliação pode levar ao desenvolvimento de uma solução de treinamento dedicada para a região, com suporte aos atuais e futuros clientes do C-390.
A Embraer conta com um Centro de Treinamento para o C-390 no Brasil, no estado de São Paulo, incluindo um Simulador Completo de Voo e Missão (FFMS) e uma Estação de Treinamento de Loadmaster. O Centro tem recebido as tripulações das Forças Aéreas Brasileira, Portuguesa e Húngara para capacitação inicial para o C-390. A Embraer e a Rheinmetall estudam formas de aumentar a proximidade com os clientes atuais e futuros da aeronave, com o objetivo de facilitar o treinamento de pilotos, loadmasters, mecânicos e outros membros da tripulação.
“Com o sucesso contínuo do C-390 em toda a Europa, este é o momento certo para iniciar o planejamento de um centro de treinamento europeu para o C-390, com instalações completas para capacitar a tripulação aérea e a operação de carga da aeronave”, afirma Timo Haas, CDO da Rheinmetall e vice-presidente executivo da Rheinmetall Electronics.
“Queremos criar as melhores condições para nossos clientes do C-390, oferecendo o melhor treinamento da categoria. Monitoramos continuamente a rede e avaliamos soluções customizadas para cada região à medida em que a frota cresce”, diz Ayslan Anholon, Vice-Presidente de Operações de Voo e Treinamento da Embraer Serviços & Suporte.
“Com a evolução dos desafios de defesa e segurança enfrentados pelos aliados e nações parceiras da OTAN, as forças aéreas da Europa devem treinar seus pilotos com padrões rigorosos, para combater com eficácia as ameaças emergentes. Nosso objetivo é preparar os pilotos do C-390 para cenários variados e complexos. A criação de condições para um treinamento rigoroso e contínuo aprimorará as habilidades táticas e capacidades de tomada de decisão dos pilotos, que são cruciais para a operação de aeronaves avançadas e para a resposta em ambientes de ameaças dinâmicas”, afirma José Gustavo, Vice-Presidente de Vendas da Embraer Defesa & Segurança para a Europa e África.
A Força Aérea Portuguesa adquiriu um FFMS como parte de seu contrato do C-390 com a Embraer, que será instalado na Base Aérea de Beja, em Portugal. A Força Aérea Real da Holanda também planeja ter seu próprio FFMS no país. O resultado das discussões entre a Embraer e a Rheinmetall poderá aprimorar a rede regional e promover outros futuros FFMS nacionais do C-390 em todo o mundo.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para clientes da aviação comercial e executiva, defesa e segurança e agrícola. A empresa também fornece serviços pós-venda e suporte por meio de uma rede mundial de entidades de propriedade integral e agentes autorizados.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de distribuição de serviços e peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da APAC da Embraer está localizada em Singapura e a sede na China está em Pequim.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Avante Embraer!
Falta Holanda e Áustria assinarem logo a compra dos 9 KCs, já enrolaram demais. Hungria e Portugal já tem seus voando por aí.
Quem sabe a Suécia cai na real e compra logo uns também, já que na prática só o Brasil embarcou no projeto do novo Gripen. Esquece esse lixo de Hercules e venha para o lado certo da força rs
Isso já é preparação para todas as vendas que virão… parabéns Embraer.
Seria uma boa mas nada de botar azeitona na empada dos outros sem alguma contrapartida. A Alemanha pensa em comprar o C–390? Caso sim, pode ser que seja vantajoso ter esse centro de treinamento por lá com equipamento da Rheinmetal. Se não vão comprar nada, que a Embraer faça como vem fazendo, com simuladores atendendo as especificações contratuais do cliente. Ou ainda, há a opção de faze-la em Évora, onde já tem uma planta própria.
Esqueça.
A Alemanha está atolada até o pescoço com o A-400 Atlas. Galera fala ( com razão ) do F-35, mas o histórico de desenvolvimento do Atlas consegue ser pior.
Sei que são de categorias diferentes, mas não vai rolar a Alemanha com o 390, o que é uma pena….
Todos os simuladores do KC-390 são fabricados pela Rheinmetall, que é parceira da Embraer no programa KC-390.
Estão apenas buscando novos compradores para a aeronave e para o simulador.
A Alemanha não deve comprar o KC-390 nos próximos anos, pois, recentemente, comprou o C-130 junto com a França. Talvez daqui 15 ou 20 anos.
No mais, a Embraer tem parceiros e fornecedores de diversos países, muito dos quais não compraram e nem comprarão o KC-390 e isso é normal.
.
Não há mais o que fazer em relação ao C/KC-130 Hércules. Os idealizadores já conseguiram extrair o máximo de benefícios do projeto aeronáutico deles. O futuro é o KC-390 e veio para substituí-lo quer você (hater do KC-390 rsrsrs) queira ou não! Parabéns, EMBRAER!
Eh pertinente que as tripulacoes europeias do C-390 sejam treinadas na Alemanha, pais localizado no “centro” da Europa, eliminando assim longas viagens ao Brasil. Deve haver ainda uma serie de outros beneficios com reducao/eliminacao de algumas burocracias inerentes. Ainda, Rheinmetall Electronics e a EMB sao parceiras de longa data.
Exato. O objetivo é um simulador perto de casa. Só isso.
Eu acho que deveria ser em Portugal, que aliás breve contará com o mesmíssimo simulador