Cadastro é realizado quando o bem imaterial tem uma relevância tanto para a Instituição quanto para a sociedade brasileira

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça – foi reconhecido, este ano, como bem cultural imaterial pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), por meio do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Segundo a sistemática conduzida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), podem ser reconhecidos como bem cultural imaterial as tradições, usos e costumes, representações, práticas, saberes, técnicas, as crenças e valores, as ações históricas e cotidianas, os lugares e modos de se fazer presentes na sociedade – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos, reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.

Como tal, podem ser citados os modos de criar, fazer e viver dos indivíduos que desenvolveram e desenvolvem a Força Aérea Brasileira (FAB), transmitidos de geração em geração e, constantemente, recriados e apropriados por indivíduos e grupos como importantes elementos de sua identidade e continuidade, contribuindo, assim, para promover o respeito e preservação da memória da Instituição.

O cadastro é realizado quando o bem imaterial tem uma relevância tanto para a Instituição quanto para a sociedade brasileira, tendo o objetivo, ainda, de resguardar o Patrimônio Cultural da entidade. Assim como o EDA, são reconhecidos como patrimônios imateriais: Campo dos Afonsos, Ópera do Danilo, Banho de Batismo – Lago do Lachê, Campo Parnamirim e Reunião Decenal de Turma.

O Comandante da Esquadrilha da Fumaça, Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, destacou a importância da honraria. “Certamente, este é um dos maiores reconhecimentos recebidos por este Esquadrão que, tradicionalmente, conduz a missão de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da FAB por mais de 70 anos de história”, pontuou.

Celebração

A Esquadrilha da Fumaça completou, no dia 14 de maio deste ano, 71 anos de existência, alcançando em abril do corrente ano o marco histórico de quatro mil demonstrações aéreas realizadas em missões dentro e fora do país.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dod

Que legal! é realmente muito legal ver a Fumaça voar!

Sensato

Cheguei cedo pra ver o que os haters vão inventar dessa vez. Volto depois.

Fernando "Nunão" De Martini

E o que isso tem a ver com a matéria?

Foque no assunto, por favor. Poucas coisas são mais chatas que um comentário nada a ver desvirtuando o debate logo no começo.

Last edited 10 meses atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Komander

Orgulho!

Frederick

O INCAER tem livros do tombo e de registro de bens culturais imateriais? Não sabia. Interessante.
E, salvo melhor juízo, quem define o que são bens imateriais do patrimônio cultural brasileiro é a CF/88.

Last edited 10 meses atrás by Frederick
koppa

Pra mim o EDA é o maior soft-power que a FAB dispõe e possivelmente o maior de todas as nossas forças armadas. Aviões de fabricação brasileira voando com as cores da bandeira e realizando manobras de alto desempenho. Revi uma apresentação da Fumaça ano passado e realmente é uma experiência alucinante: o barulho, as acrobacias, o visual, é algo para se ver com os próprios olhos, registros não fazem justiça.

AMX

Nossa… “EDA soft power”… daqui a pouco, o carnaval será arma de destruição em massa.

AMX

Que besteira!