Due to DefenceÕs current commitment to Operation Bushfire Assist 2019-2020, some activities supported by the Defence Force for Australia Day celebrations have been reduced or cancelled. While we understand this decision may cause some disappointment, the bushfire crisis, and helping those affected, must continue to be the ADFÕs priority. Full details on flying activity are available on the Defence News page. https://news.defence.gov.au/

São 41 células, sendo que a maioria está em perfeito estado e capaz de ser colocada no ar em quatro meses

A Austrália, os EUA e a Ucrânia estão discutindo o envio de 41 F/A-18 Hornets da Royal Australian Air Force para Kiev, ajudando a cumprir parte do pedido do presidente Volodymyr Zelensky por caças, em vez de enviá-los para a sucata como planejado.

Fontes disseram ao The Australian Financial Review que os EUA, que recentemente deram permissão a outros aliados ocidentais para fornecer à Ucrânia caças avançados, incluindo F-16 fabricados nos EUA, estão dispostos favoravelmente à ideia de presentear a Ucrânia com os F/A-18.

A aprovação de Washington é necessária porque detém a propriedade intelectual dos jatos que foram aposentados pela RAAF e que estão sendo substituídos por F-35, dos quais a Austrália encomendou 72.

Os F/A-18 aposentados estão estocados em um hangar na base de Williamtown RAAF fora de Newcastle e, a menos que sejam enviados para a Ucrânia, serão descartados ou vendidos a uma empresa de aviação do setor privado, RAVN Aerospace, para usar nos EUA como “inimigos” para aviadores militares treinarem contra

Robert Potter, um especialista em segurança australiano que assessora o governo ucraniano, confirmou que as negociações estão em andamento, mas um acordo específico ainda não foi finalizado.

“No entanto, os Estados Unidos e a Ucrânia têm um interesse ativo e específico na aquisição de caças de quarta geração para a Força Aérea Ucraniana”, disse ele.

“A Austrália opera um grande estoque de aviões aposentados que estão programados para destruição.

“Existem várias aprovações formais necessárias para concluir a aquisição desses aviões, mas provavelmente é uma ideia cuja hora chegou.”

Uma outra fonte próxima às discussões concordou que não fazia sentido destruir aeronaves perfeitamente boas que, segundo ele, poderiam estar operacionais dentro de quatro meses e usadas para ajudar a repelir a invasão russa.

Enquanto um punhado de aviões só seria bom para canibalizar peças, o grande maioria exigiria pouco trabalho para ser trazido à condição de voo e teria alguns anos restantes em suas fuselagens. Os Hornets estão em boa forma porque não operaram no mar.

Os pilotos ucranianos e a equipe de solo podem ser rapidamente atualizados para operar os Hornets com a produção de manuais de treinamento em ucraniano.

E com um influxo de caças ocidentais para ajudar a Ucrânia, isso incluiria ex-pilotos do Hornet.

O ministro da Defesa, Richard Marles, que se encontrou com seu homólogo ucraniano à margem da cúpula de defesa Shangri-La no fim de semana em Cingapura, se recusou a comentar, mas seu gabinete apontou comentários que ele fez no fim de semana sobre a próxima contribuição da Austrália para o esforço de guerra.

“Existem pedidos específicos que a Ucrânia nos fez, não vou entrar em detalhes sobre eles, mas estamos trabalhando neles com o governo da Ucrânia”, disse ele.

”Estar lá pelo tempo que for necessário significa que teremos outra iteração de apoio à Ucrânia, que não demorará muito para anunciarmos que, obviamente, estamos conversando com a Ucrânia sobre como podemos contribuir melhor, já que estamos conversando com o Reino Unido, os EUA e outros aliados sobre o melhor tipo de contribuição que poderíamos fazer.

“O ponto de partida aqui é que vemos que o que está em questão na guerra na Ucrânia é realmente a própria ordem global baseada em regras.”

Após a resistência inicial ao pedido do presidente Zelensky por caças americanos usados, o presidente dos EUA, Joe Biden, na cúpula do G7 no Japão, há duas semanas, deu luz verde aos aliados ocidentais para fornecer a Kiev caças de quarta geração, como os Hornets e os F-16 (que o RAAF não opera).

Especialistas disseram que há várias razões pelas quais os Hornets ajudariam a fazer a diferença.

Primeiro, os Hornets desempenhariam um papel importante na defesa dos civis ucranianos. Os sistemas ocidentais de defesa aérea, como os mísseis Patriot, estão fazendo um trabalho eficaz para impedir o pior dos bombardeios noturnos da Rússia nas principais cidades, mas ainda há lacunas, com áreas menos construídas sem esses sistemas.

Hornets voando ao redor podem ser usados ​​para interceptar e derrubar mísseis inimigos.

Com seus motores duplos, os Hornets têm uma chance muito maior de sobrevivência se forem danificados. Um piloto pode pousar com um motor e a Ucrânia não pode perder pilotos. E os Hornets são mais adequados do que outros jatos de quarta geração para os aeródromos mais difíceis da Ucrânia.

A Austrália, indo primeiro com uma entrega inicial de caças, daria aos americanos (e outras nações) cobertura para fornecer centenas de sua própria frota de F/A-18.

Também poderia ser uma má aparência para a Austrália se ela não estivesse preparada para desistir de aviões antigos ao mesmo tempo em que os americanos se preparam para compartilhar as joias da coroa de seus submarinos militares movidos a energia nuclear com a Austrália, quando os EUA realmente não têm eles de sobra.

Para evitar o risco de escalada, os australianos (e os americanos) poderiam deixar claro que os Hornets só poderiam voar dentro do espaço aéreo ucraniano, alertando que se fossem usados ​​para bombardear a Rússia, os aliados parariam de manter a aeronave, efetivamente aterrando-os.

FONTE: AFR

NOTA DO EDITOR:

Os F/A-18 Hornet de primeira geração da Austrália estão entre os mais avançados, tendo passado por um programa de aprimoramento incremental conhecido na Austrália como Hornet Upgrade Programme. Essas atualizações incluíram a substituição do radar original pelo AN/APG-73 da Raytheon, integração de equipamentos, incluindo o sistema de distribuição de contramedidas BOL da Saab, o pod de contramedidas eletrônicas (ECM) Elta EL-L/8222, AN/AAQ-28(v) da Northrop Grumman pod Litening AT (alvo avançado) e mísseis MBDA ASRAAM dentro do alcance visual. A frota também passou por reformas estruturais limitadas durante este período e, além disso, 10 aeronaves foram submetidas a um programa de substituição do barril central da fuselagem com L-3 MAS no Canadá.

Subscribe
Notify of
guest

88 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Engraçado, só depois de 1 ano o ocidente está se dedicando a enviar aeronaves, pasmem; que virariam sucata !

Com amigos como estes, quem precisa de inimigo, coreto ?

As vezes até parece que as duas potências (Rússia e Estados Unidos) estão jogando com a Ucrânia, fazendo de lá um campo de testes para armamentos e doutrinas. Ao custo de destruir completamente um país !

Camargoer.

Caro. No começo, praticamente todo mundo, inclusive os ucranianos, acreditavam que a guerra seria curta com a vitória russa, mas rapidamente foram aplicadas sanções econômicas contra a Rússia. Acreditava-se que isso seria suficiente para interromper a guerra. Não foi. A terceira fase foi a transferência de material militar. Todo mundo se lembra da doação de capacetes alemães. Creio que agora seria uma quarta fase, caracterizadas pela doação de material mais sofisticado e com potencial ofensivo. Uma quinta fase seria o envio de tropas estrangeiras para combater junto com os ucranianos. Espero que a guerra seja interrompida antes.

Antunes 1980

Discordo totalmente.

Nenhum país da OTAN irá enviar oficialmente suas tropas para enfrentar a Rússia e suas 7.000 ogivas nucleares.

Para você ter uma base, no Vietnã os Estados Unidos tiram o pé com medo do urso morder com força !

Vide as operações linebacker I e II e suas inúmeras restrições.

Imagina agora que a guerra é contra seus principais aliados.

Apenas uma nuke transformaria Londres ou Berlin em um cinzeiro.

Last edited 9 meses atrás by Antunes 1980
JBS

Antunes

Certo! uma nuke destrói Londres.

Mas, espere um pouco, será que a OTAN vai ficar parada? Será que uma nuke, e tb Moscou não viraria cinzas?

Falar é fácil!

Camargoer.

Caro Antunes. Vocẽ discorda do quê? Você discorda que nas primeiras semanas quase todo mundo achava que a Russia iria vencer a guerra rapidamente ou que foram impostas sanções econômicas para a Russia? Ou vocẽ discorda que depois das sanções, alguns países liderados pelos EUA passaram a dar ajuda militar para Ucrãnia, inicialmente material prioritariamente para defesa e recentemente com capacidade ofensiva? Se vocẽ discorda dos países ocidentais enviarem tropas para combater na Ucrânia, então você concorda comigo, porque como disse, eu torço para que isso não aconteça. Seria bom para o debate se você pudesse esclarecer com o quê… Read more »

Leonardo

Ninguém pensava nada no começo! As ações foram sendo tomadas na medida em que os acontecimentos foram se desdobrando no campo de batalha. Aliás, como não poderia deixar de ser…

Augusto

Eita conversa de doido, e cada uma

Diego

Olá amigo!
Sobre essa quinta fase, acredito que já está em curso, forças especiais na frente de batalha e também naqueles grupos de sabotagem e não se esquecendo das antiaéreas, tem também aqueles upgrade nos caças de origem soviética pra receber armas ocidentais.
Por mais que os ucranianos aprendem muito rápido a usar os equipamentos padrão otan, tem coisas que precisa de tempo e aperfeiçoamento, minha desconfiança já vem de algum tempo.

Dexter

Eita!
Quanto malabarismo, pra não dizer o óbvio… A Rússia não consegue vencer a Ucrânia sem usar suas Nukes… Simples assim! Não consegue!
Se tivesse condições, já teria vencido meses atrás! Essa guerra demorada não interessa em nada para os Russos.
Sei que não existe resposta simples para problemas complexos… Mas chega uma hora, que a realidade se impõe.
Os Russos não são essa Brastemp toda que tentam se mostrar ao mundo.
A realidade se impõe por sí.

Leonardo

Vencer a Ucrânia ou a Ucrânia + ajuda massiva da OTAN???

teh

Ucrania

Santamariense

Ajuda massiva da OTAN? Tem algum Rafale, Typhoon, Mirage 2000, Tornado, F-22, F-35, F-15, F-16, F-18, A-10, B-1, B-2, B-52 operando na Ucrânia? Isso só falando da parte aérea. Portanto, não, definitivamente, não há ajuda massiva da OTAN à Ucrânia.

Allan Lemos

Com amigos como estes, quem precisa de inimigo, coreto ?

Quando as pessoas vão entender que não existe amizade quando se trata de geopolítica?

deadeye

Lhe garanto que esses F-18 são bem melhores que boa parte da atual Força Aérea Ucraniana

gordo

Não tenho duvidas que são muito melhores, e que os pilotos Ucranianos podem voar esses F-18 e outras aeronaves. Sírios, Egípcios, Iraquianos e outros também voavam, mas quem operava o que tinha era Israel. A probabilidade de muitas dessas aeronaves serem destruídas ainda no solo é grande, duvido muito que os Russos deixem tal equipamento “criar asas” para operarem de fato. O pessoal meio que vai se empolgando com tudo que é noticia, muitas vezes nem percebem que estão se contradizendo com comentários que fizeram de alguns anos atrás quando a matéria era referente a outros conflitos. Supondo que os… Read more »

Augusto

Não sei não dada a ineficiência russa em destruir tudo o que os ucranianos tinham de aviação, tenho minhas duvidas se vão conseguir destruir esses caças ocidentais.

Rodrigo

E melhores que muito caça russo

M4|4v1t4

Você precisa aprender a trabalhar com fases.
Quem dá F-16 e F-18 usados hoje, amanhã dará F-16 e F-18 semi-novos. E por aí vai …

Em fases é melhor em todos os aspectos:

  • Operacional
  • Pedagógico
  • Psicológico
  • Didático

Quando, depois de iniciar a operação dos F-16 usados, a Ucrânia for agraciada com novos F-15EX ou qualquer outro caça ocidental novo, o efeito que isso causa no inimigo é o de aprender. Aprender que, se eles não meterem marcha, vão fornecer para o Ucrânia o que ela precisar…
… mas sempre em fases
… em fases é sempre melhor

Antunes 1980

Sim. A Rússia vai esperar estas fases.

M4|4v1t4

Pode não esperar, mas não poderá dizer:

  • que não teve oportunidade de sair sem envergonhar o povo russo
  • que foi deliberadamente humilhada
  • et cetera
Augusto

Mas o pior e que parece que estão esperando, a cada dia que passa o Ocidente vai fornecendo mais e mais armamentos sofisticados para os ucranianos. A um ano atrás estava fora de cogitação o envio de caças ocidentais.

Maurício.

“mas sempre em fases”
“em fases é sempre melhor”

Essa ladainha de ajuda em fases é a mesma ladainha que o pessoal do outro lado diz, como “guerra de desgaste”, “operação especial”, “não estão com tudo” e por aí vai, mesmos erros, mesmas desculpas…rsrsrs.

Diego

Eu tenho asca quando ouço operação especial rsrsrsrs

Vendéen

Alô Brasil,

De fato, esses aviões australianos estão em muito boas condições e disponíveis, ao contrário dos F-18 finlandeses e espanhóis, que ainda não estão totalmente disponíveis.
lidee-de-livrer-des-avions-f-a-18-hornet-a-lukraine-fait-polemique-en-finlande

Suponho que os ucranianos também devam ter uma visão invejosa dos muitos FA-18-C e D (e “Legacy Hornets”) datados dos anos 80 dos fuzileiros navais dos EUA que passaram por sérias atualizações.

Tenham todos um bom dia

Renato de Mello Machado

Dado.Beleza. Mas como vão manter um avião que a hora do vôo deve ser cara.

Heinz

Na atual situação dos ucranianos tu acha que eles estão ligando pra valor da hora de voo? Eles só querem o máximo de plataforma possíveis para cuspir fogo nos russos. Quem se preocupa com hora de voo é só a FAB mesmo.

Maurício.

“Quem se preocupa com hora de voo é só a FAB mesmo.”

Só tem um detalhe, o dinheiro que a Ucrânia está usando está saindo do próprio bolso deles? Se tem alguém bancando é fácil, o difícil é quando o dinheiro tem que sair do próprio bolso, são duas situações bem diferentes.

Pedro

EDITADO:
6 – Mantenha-se o máximo possível no tema da matéria, para o assunto não se desviar para temas totalmente desconectados do foco da discussão.

Mauro Martins

Qual chance disso levantar voo?
Se levantar, ser abatido pelos Su-35 ou S-300?
S-400 nem vai precisar usar.

Augusto

Certo, então por que ainda SU-27, Su-24 e Mig-29 ucranianos levantam voo e não são abatidos?

Sturmgewehrstgde

Pelo andar da carruagem os F-18 e que vão acabar com os su-35 e destruir as baterias S300 e S400.
As russetes vão ter que torcer muito para que no final o exército ucraniano não faça o desfile da vitória em Moscou.

Camargoer.

Caro Renato. Creio que a Ucrânia já esgotou os seus recursos há algum tempo. Esta guerra tem sido sustentada principalmente com recursos da ajuda dos EUA. Creio que a operação destes aviões esteja neste contexto. Finda a guerra, o que sobrar vai para a reciclagem.

IvanF

Passa no crédito, depois paga… acho que tudo mundo já passou por isso algum dia.

Maurício.

Esses F-18 ficariam lindos nas cores dos Skyhawks da MB.😍

Allan Lemos

Para operarem onde?

Maurício.

Ué, de onde os Skyhawks operam, de São Pedro da Aldeia. Mas eu sei, o importante agora para a MB é ter navios, principalmente patrulhas. Esses dias o pessoal estava falando de viúvas, eu sou do F-18 e do Rafale…😂

J R

Antes dos caças a MB deveria estar pensando também na aviação de patrulha, nossos mares estão igual zona, todo mundo entra e faz o que quer.

Paulo

Que trauma. É só falar em algum caça para a MB que já tem gente tremendo.

Santamariense

Se não for para operar embarcado, o caça não precisa ser, necessariamente, naval.

Fabio Araujo

Qualquer caça ocidental ou de origem soviética vai fazer a diferença, mas um caça ocidental que possa usar armamentos BVR de maior alcance que os caças que os ucranianos usam daria uma chance maior de sobrevivência.

Mauro Martins

Ah, não!
Mais um ‘game changer’?
Se vai mandar, manda logo que a Ucrânia está levando uma surra.

Santamariense

Já acabou a tua suspensão imposta pelos editores???

oswaldo

Ucrania ja era…

Paulo

Virou um tabuleiro de xadrez.

Sturmgewehrstgde

kkkkkkkkkkk
Agora conta uma de papagaio.

RPiletti

Estão aguentando desde fevereiro de 22.
Perdas russas e ucranianas nas alturas, neste momento do “game” ninguém irá avançar consideravelmente por lá, em breve haverão negociações e um cessar fogo. Ficarão como as duas Coréias, artilharia p/ cá, artilharia p/ lá.
Tomar Kiev não é possível para Moscou e libertar o leste não esta no alcance ucraniano.

Allan Lemos

Sim, esse e o desfecho mais provável. Engana-se quem acha que a Rússia simplesmente irá se retirar de mãos vazias com o rabo entre as pernas.

Paulo

É um grande laboratório para a Rússia.

Augusto

O que no caso já seria uma derrota para a Rússia. Caso isso acabe acontecendo.

Paulo

Pois é. Os Eua tinham que mandar F-15, F-35, F-18SH… Se quisessem ajudar mesmo. Ficam catando sucatas por aí.

Augusto

Se a Russia não demorar para terminar sua “operação especial” vai acabar acontecendo isso mesmo.

Sturmgewehrstgde

Só se for no seu Playstation.

Jonathan Pôrto

Pode enviar o que for, vai precisar de equipes de manutenção e isso demora pra ser qualificado, desde 2014 já deviam ter ingressado na UNIÃO EUROPÉIA e usufruir da prosperidade econômica mas a OTAN barrou tudo, grande parte dessa culpa é do Governo fo democrata Barack Obama que é um completo desastre nas intervenções militares como na Líbia e Síria e seu Vice e atual presidente “sleeping Joe” .

Hcosta

Se não entrou para a OTAN também não entraria para a UE. Os motivos seriam quase os mesmos: um país em conflito e o bloqueio de alguns países, alguns desses com a cabeça enterrada na areia.
E demora anos, ou décadas em alguns casos, para entrar e com a obrigatoriedade de fazer reformas ao nível político, judicial, etc… Muito mais fácil entrar na OTAN .

Jonathan Pôrto

Errata: onde se lê sleeping Joe leia-se sleepy Joe

Michel Lineker

Poderiam vir para a MB mas agora serão jantados pelos SU-35 da Rússia 😭

Carlos Campos

como os SU estão voando baixo, mais fácil a vespa pegar eles.

Marco Aurélio

Será prioridade russa fazer tiro ao alvo nos caças ocidentais para provar a superioridade de sua tecnologia e alavancar as vendas dos S-300 e Su-35!
O Ocidente dá desde informações via satélite espião, até os mais variados armamentos, logística e até agora, ao contrário do que diz a CNN, a Ucrania só leva chumbo, tendo seus armazéns dia sim, dia não, alvejado pelos russos!

Leonardo

Fico vendo alguns colegas que torcem pela Ucrânia, eufóricos com a chegada dos F-16, agora mais essa matéria sobre eventuais 41 células de F-18 da RAAF que podem ser colocadas em condições operacionais dentro de 4 meses, ok mas isso vai mudar o curso da guerra? Alguém em sã consciência, acha que avião é carro? Sim e não, voar a célula em si, decolar e pousar, em si é praticamente universal para qualquer piloto, com um curso básico de horas qualquer piloto de caça é capaz de voar outro caça em qualquer parte do planeta, mas daí a utilizá-lo extraindo… Read more »

Last edited 9 meses atrás by Leonardo
Henrique A

Eles podem fazer algo nos moldes dos “tigres voadores” pilotos habilitados na aeronave se oferecem para voar pela Ucrânia.

Maurício.

Leonardo, eu não acredito nessa ladainha de “game changer”, mas eu acho que caças como o F-16 e F-18 podem fazer um baita estrago nas forças armadas russas, claro, terão que enfrentar os Su-35 e as defesas aéreas russas, não vai ser fácil, mas isso é uma guerra, se vai valer a pena, só o tempo dirá. Quanto a Washington e Londres, por mim que se explodam.

Leonardo

Maurício Qualquer equipamento militar, seja de qual for a procedência quando bem empregado, com o usuário extraindo todo seu potencial faz estrago, mas nesse caso em específico, além de não se tratar das versões mais modernas desses vetores, as tripulações terão pouco treinamento, não se trata de aeronaves simples como eram na 2° Guerra Mundial. Os caças hoje são sistemas de armas, é o que disse no comentário anterior, qualquer piloto é capaz de voar, outra aeronave com o mínimo de horas no aprendizado de sistemas básicos, o princípio é o mesmo, os comandos de vôo são praticamente idênticos em… Read more »

Henrique A

Mas por qual razão eles queriam sucatear ao invés de oferecer para a venda? Seria um incremento considerável a MB comparado com o A-4.

Last edited 9 meses atrás by Henrique A
Rinaldo Nery

Como insistem nessa história de avião p MB. A MB precisa é de MUITOS navios. De todas as categorias e classes.

Ivanmc

Su-34 para a MB, prezado Coronel Nery.

Rinaldo Nery

34 navios, isso sim.

Ivanmc

Também. Mas, um interceptador aéreo na MB, já que não temos Carrier, não seria ruim.
Numa boa, Cel Nery.

Santamariense

Pra que? Pra que existe a FAB? Aviação de caça na MB só tem sentido se for para operar embarcada. O resto é divagação.

Ivanmc

Poder ser, porém, seria superestimar largar as interceptações na costa marítima nas costas da FAB. Como eu disse acima, enquanto não teríamos um Carrier, a MB poderia ter um vetor de interceptação náutico.

Rinaldo Nery

Interceptação na costa? De quem? Vindo de onde? Da África? Que viagem… Não do avião, e sim do forista.

Ivanmc

“Viagem”…
Eu até iria responder a altura. Mas, como estamos num debate entre cavalheiros não irei fazer isso.
Até em respeito ao próprio site e aos debatedores.
Obrigado.

Pedro

Epa! O que precisamos que os nacionalistas e patriotas como o Senhor, nos devolvam o soldo aumentado em plena pandemia e a exclusão da reforma da previdência. Fora isso, estão de parabéns!

Paulo

Poisé. Acho que o conhecimento dele faz jus. Não precisa dizer mais nada. Kkk
Sds.

deadeye

Eu tinha cantado essa bola. Pelo jeito, é possivel

Carlos Campos

Se a MB não tivesse tão mal das pernas seria legal ter alguns desses para substituir os A4

Dod

Embora eu seja solidário ao povo Ucraniano, eu penso que a Rússia ñ vai entregar “o osso” assim tão fácil

Ivanmc

Essa sua ideia é bem interessante.

Santamariense

Hoje, a MB tem 6 AF-1M, em uma base costeira, modernizados, com um excelente radar e as únicas armas de ataque dos mesmos sao bombas burras. Se com apenas 6 aeronaves a MB nâo consegue se equipar e capacitar para realizar missões aéreas antinavio, por que você acredita que ela seria capaz de ter, operar, manter e armar com mísseis antinavio 20 aeronaves como esses Hornets? Por que iriam operar com as marinhas citadas se, tendo os A-4, não operam?

Santamariense

Não desvia o foco. Debate sobre o que eu escrevi. Explica o que tu pensa. Mas, com base no que eu coloquei, que é a realidade. Explica por que seria possível realizar o que você propôs.

Komander

A gente voando F5 e os caras jogam foram F18 🙁

Ivanmc

Pois é, nobre Komander.
Mas, tem muita gente lucrando muito com o nosso status quo, tranquilamente.
Não há muito interesse só “Interésses.”

Tallguiese

Mandem uns 10 pra MB então que o W-4 já não aguenta mais ser figurante em exercícios pelado!

Santamariense

Seria só para o F-18 também ser figurante pelado em exercícios.

Paulo

Mas, já seria alguma coisa.
Expertise em algo mais moderno.

Augusto

Sua ideia e muito interessante, mas pena que o foco da marinha seja outro, pensões e regalias estão no topo da lista.

Scudafax

A Ucrânia está virando um dreno, ou melhor, um buraco negro de capital, criando uma séria ameaça à segurança da Rússia.

https://www.newsweek.com/why-have-so-many-neo-nazis-rallied-ukraines-cause-opinion-1804642?amp=1

Rodrigo

Rússia é fraca não aguenta nem a Ucrânia kkkk
Se os EUA entra de vez acabou a Rússia.

Nilton L Junior

4 meses?? quem sabe esses caças levem os Russos a pedirem cessar fogo e devolver os territórios aos Ucras …