EUA dizem que caça chinês J-16 realizou ‘manobra agressiva desnecessariamente’ interceptando avião espião RC-135 sobre o Mar da China Meridional

54

CNN – Um caça chinês conduziu uma “manobra desnecessariamente agressiva” durante a interceptação de um avião espião dos EUA no espaço aéreo internacional sobre o Mar da China Meridional na semana passada, disseram os militares dos EUA em um comunicado na terça-feira.

O caça chinês J-16 cortou diretamente na frente do nariz da aeronave de reconhecimento RC-135 Rivet Joint em 26 de maio, forçando o avião dos EUA a voar através da esteira de turbulência da aeronave interceptadora. No vídeo do incidente divulgado pelos militares dos EUA, a turbulência é evidente ao perturbar a aeronave dos EUA ao longo de sua trajetória de voo.

O RC-135 estava realizando “operações seguras e de rotina” no espaço aéreo internacional, disse o Comando Indo-Pacífico dos EUA.

“Os Estados Unidos continuarão a voar, navegar e operar – com segurança e responsabilidade – sempre que a lei internacional permitir, e a Força Conjunta Indo-Pacífico dos EUA continuará a voar no espaço aéreo internacional com o devido respeito pela segurança de todas as embarcações e aeronaves sob direito internacional”, disse o comunicado da INDOPACOM.

O Ministério das Relações Exteriores da China rejeitou a afirmação de comportamento agressivo na quarta-feira, acusando os EUA de representar um “sério perigo” para a China ao enviar frequentemente aeronaves e embarcações para reconhecimento na China.

RC-135

“Os movimentos provocativos e perigosos dos EUA são a causa raiz dos problemas de segurança marítima. A China pede aos EUA que parem com tais provocações perigosas”, disse o porta-voz Mao Ning durante um briefing regular em Pequim.

“A China continuará a tomar as medidas necessárias para defender resolutamente sua soberania e segurança”, acrescentou.

A interceptação ocorre em meio a relações tensas entre os dois países após a viagem da ex-presidente da Câmara Nancy Pelosi à ilha autônoma de Taiwan em agosto passado e a decisão dos EUA de abater um balão espião chinês que transitou por locais militares americanos sensíveis em fevereiro.

A CNN informou que os EUA estão procurando organizar visitas de alto nível à China por altos funcionários para se envolver novamente com Pequim em questões substantivas, mas na segunda-feira o Pentágono disse que a China rejeitou uma proposta para o secretário de Defesa Lloyd Austin se encontrar com seu colega chinês Li Shangfu no Shangri-La Dialogue Security Forum em Singapura esta semana.

Um oficial de defesa disse à CNN na segunda-feira que a China recusando a oferta dos EUA de se encontrar “está longe de ser a primeira vez que a RPC rejeitou convites para se comunicar” de funcionários do Departamento de Defesa.

VÍDEO: Interceptação de RC-135 por caça J-16

“Francamente, é apenas a última de uma ladainha de desculpas. Desde 2021, o PRC recusou ou falhou em responder a mais de uma dúzia de solicitações do Departamento de Defesa para compromissos de líderes importantes, vários pedidos de diálogos permanentes e quase dez compromissos de nível de trabalho ”, disse o funcionário.

O Ministério da Defesa da China recuou na quarta-feira sobre tais caracterizações, dizendo que o país “atribui importância” ao desenvolvimento das relações militares EUA-China e que não houve “nenhuma interrupção” no contato, ao mesmo tempo em que culpou Washington por dificultar a comunicação.

Ainda assim, outro alto funcionário da defesa dos EUA disse na terça-feira que a interceptação da China de um avião espião dos EUA no espaço aéreo internacional estava sendo tratada “por meio de canais diplomáticos e militares apropriados e estabelecidos”.

A interceptação é semelhante a outro encontro entre aeronaves militares dos EUA e da China no final de dezembro. Um caça J-11 da Marinha chinesa interceptou outro RC-135 Rivet Joint sobre o Mar da China Meridional, no que os EUA chamaram de “manobra insegura”. O caça chinês chegou a 6 metros do nariz do avião espião dos EUA, forçando a aeronave maior e mais pesada dos EUA a fazer manobras evasivas, disse o Comando Indo-Pacífico dos EUA na época.

VÍDEO: Interceptação de RC-135 por caça J-11 em dezembro de 2022

O vídeo do incidente da INDOPACOM mostrou o J-11 voando do nariz do RC-135. O J-11 parecia estar se aproximando do jato dos EUA antes que as duas aeronaves se separassem.

Os EUA viram um aumento alarmante no número de interceptações aéreas arriscadas realizadas por aeronaves chinesas, de acordo com um porta-voz da INDOPACOM. As aeronaves chinesas têm sido mais agressivas, aproximando-se das aeronaves americanas e aliadas, gerando preocupação com um possível incidente inseguro ou erro de cálculo.

Nos últimos anos, o Mar da China Meridional emergiu como um importante ponto de conflito potencial na Ásia-Pacífico. A hidrovia estratégica não apenas contém vastos recursos de peixes, petróleo e gás, mas cerca de um terço da navegação global passa por ela – no valor de cerca de US$ 3,4 trilhões em 2016, de acordo com o China Power Project do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

A China reivindica jurisdição histórica sobre quase todo o vasto mar e, desde 2014, construiu pequenos recifes e bancos de areia em ilhas artificiais fortemente fortificadas com mísseis, pistas e sistemas de armas – provocando protestos de outros reclamantes.

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antunes 1980

Que raios os Estados Unidos estão fazendo por lá !

O Japão é o país mais patéticos do mundo. Que não consegue se defender e se impor diante de desafios regionais.

vergonha !

M4|4v1t4

Tem um país construindo uma marinha gigantesca com clara intenção de enfrentar a deles e você pergunta o que eles estão fazendo por lá?
Meu poupe!

André Macedo

“Com a intenção de enfrentar a deles?”
Verdade, os chineses estão cheios de tropas e ogivas nucleares na porta dos americanos kkkkkkkkkk

Hank Voight

Só esqueceu de mencionar que a imensa maioria das bases militares norte-americanas no Pacífico está lá desde a segunda guerra mundial sendo que algumas como por exemplo a base aérea de Andersen estão em território dos EUA

André Macedo

Realmente, a geopolítica da Segunda Guerra é a mesma da atual, então sua justificativa é muito plausível.

Helio

E por que deixaram as bases lá depois da guerra?

M4|4v1t4

Existe muita diferença entre China e EUA.
No século XIX, ao invés de piratear produtos de terceiros, naquele país (EUA) surgiam inventores e mega empresários a rodo e a dar com pau, como nunca aconteceu na história da humanidade. A diferença do mérito para a fraude, é gigantesca.

Um é super potência de verdade, outro é super potência de papel. Agora, se a China acha que não é bem assim, então ela está esperando o que pra invadir Taiwan?

André Macedo

Faz o seguinte: Entra na frente de um canhão “copiado” e outro “original” e me diz depois qual a diferença kkkkkkkkk acha que tá nas Olimpíadas e que quem “inventa” ganha medalha, mas quem “copia” não? A China hoje domina o registro de patentes por uma margem grande. No século XIX a China estava em frangalhos, inclusive os EUA ajudaram e muito nisso ao se juntar com outras potências coloniais na Aliança das Oito Nações, e você mete uma dessa? “O que ela está esperando pra invadir Taiwan” kkkkkkkk o que os EUA estão esperando pra reconhecer a independência de… Read more »

Allan Lemos

Mais uma vez com seus comentários que apenas mostram o seu desconhecimento. Uma pesquisa de 5 minutos na internet vai te mostrar que a China já supera os EUA em números de patentes. A pólvora, a bússola, o papel, a seda e a bomba são invenções chinesas. Além disso, a tal “superpotência de verdade” só venceu a corrida espacial justamente porque copiou tecnologia alemã. Para não mencionar a bomba atômica, cujo projeto inicial de pesquisa era britânico e teve seus segredos entregues em uma bandeja para os EUA, o que catapultou o projeto Manhatam. Então não venha com essa conversinha… Read more »

Helio

Com clara intenção de enfrentar a deles? O que a marinha deles está fazendo lá?

André Sávio Craveiro Bueno

Espionagem, a mesma desde “tempos imemoriais”. De lá pra cá e de cá pra lá. E essa espionagem é diretamente proporcional aos interesses em jogo. Os EUA [ou Rússia, China, UK…] não terão espionagem pesada sobre o Uruguai, mas terão um sobre o outro.

Paulo

Os EUA “bonzinhos” é quem largou duas bombas nucleares no Japão?? Hiroshima e Nagasaki?

Pablo

Se o imperio japonês tivesse se rendido ao invés de ficar lutando por orgulho quando estava praticamente tudo perdido pra eles, nada disso teria acontecido.

BraZil

Esse argumento serve pra Ucrânia?

Pablo

Japão era o invasor, tinha feito milhares de vítimas, inclusive para experimento igual aos nazistas com os judeus, tomou varios territorios, incluindo ai a China. Quer mesmo comparar???

Paulo

Sabes, nobre BraZil, eu pensei o mesmo.

M4|4v1t4

As bombas evitaram o inevitável: o desembarque de meio milhão de homens do US Marine Corps e US Army no Japão.
Entre 30 mil vidas instantaneamente ceifadas e entre 2 a 3 milhões de vítimas, incluindo aí um número considerável de norte-americanos, tempo, recursos e tudo o mais. Não é difícil saber que quem difama o EUA por conta do uso da sua invenção no Japão, o faz, por desonestidade pura e simples.

Carlos Campos

O Japão foi por anos impedido de ter forças armadas grandes, com o tempo vem crescendo, se comparar com os países da Europa perde pra Rússia, UK, França, lembrando que eles se quiserem acharem necessário mês que vem tem armas nucleares, que podem ser colocadas em um tomahawk ou míssil fabricação local.

Luiz Trindade

Meu caro Antunes 1980… Não consegue se defender porque o Japão não tem forças armadas ofensivas e sim limitadamente defensivas.

Rodrigo LD

Eles provavelmente acharam que seriam recebidos por lá como foram recebidos na costa brasileira. Simplesmente ignoraram o controle de tráfego e ficou por isso mesmo. Por lá é diferente, Defesa é coisa séria.

Paulo

A pois é…

Leonardo

O nome disso é Soberania! 👏🏼👏🏼👏🏼

Gameplay Planet

Soberania em aguas internacionais kkkkkkkkkkkkkkkk.

Rodrigo-brasileiro

Soberania em aguas internacionais kkkkkkkkkkkkkkkk.”

Exatamente!

Os amis podem ficar lá a China também, segue o baile.

Quantoa interceptação, os amis falam abertamente que a China é o inimigo a ser combatido, manda avião espião perto dos caras e depois vem de mimimi sobre interceptação perigosa.
Para né.

Von Richtoffen

Saudade de ler “âmis” por aqui…

Rodrigo-brasileiro

também gosto da expressão kkk

Carlos Campos

então tu é antigo aqui kkkk

Carlos Campos

fazia anos que não via o AMIS

Marcelo

A Fab nunca vai interceptar uma aeronave americana usando jatos de origem americano sobre o risco de ser sancionado e a força aérea ficar toda no chão !!!

Leonardo

Bem isso mesmo…

Helio

Isso mostra a necessidade de ficar muito longe dos eua

Phacsantos

É tão surreal isso!

Imaginem a manchete daqui uns 100 anos:

“Romulanos dizem que nave Terrestre realizou ‘manobra agressiva desnecessariamente’ interceptando Nave Romulana espiã entre a órbita da Terra e a Lua!”

RPiletti

 Os Romulanos responderão assim: “operações seguras e de rotina”

Rodrigo-brasileiro

Se vc acompanhasse mais aq a trilogia, incluindo o naval e o forte, entraria em depressão com os comentários de uma moçada q pensa seriamente que soberania dos EUA é sobre todo o mundo.

Bingo.

Fico impressionado com uma parte do povo que aqui comenta, justamente por isso kkk

Os melhores argumentos pra mim são:

“A mais eles tem bases lá faz tempo”
“A mais é em águas internacionais”
Etc

Phacsantos

Acompanho há mais de 15 anos só!rs

Sei bem quantos “Vader” disfarçados há por aqui!

Antigos me entenderão…rs

Abraços

Jefferson Ferreira

Acharam que era o huezil…

Renato

‘manobra agressiva desnecessariamente’.
Claro.. Afinal posso espionar na cara dura quem eu quiser né? Sou o dono do mundo…
.
Está demorando para a fichinha desses caras (EUA) cair e se derem conta que o império deles acabou.

Will Bill

realizando “operações seguras e de rotina” no espaço aéreo internacional” = Espionando do outro lado do planeta. Penso que a China deveria responder o mesmo mais ou menos assim: Nossos caças estava realizando operações de rotina seguras em espaço internacional, próximo do nosso território, e fomos surpreendidos por um avião espião e precisamos realizar manobras de segurança para proteger a democracia a paz e blá blá blá…

JORGEMATEUS77

Se fosse um RC-135 no litoral do Brasil a FAB diria que não tem alerta operacional e que os americanos não cometeram nenhuma ilegalidade

JORGEMATEUS77

meu comentário foi meio que uma indireta a esse evento
Teve gente aqui nessa página defendendo os americanos sendo que os mesmos ignoraram o controle brasileiro.
A FAB deveria mandar pelo menos uns 2 F-5s para falarem “estamos aqui”….
Longe de defender ideologias socialistas mas a atitude da China nesse evento é totalmente certa

Felipe

Gostaria de saber como seria as manobras de caças americanos ao interceptarem um avião espião chinês altamente capaz próximo as fronteiras no golfo do mexico…

Funcionário da Petrobras

Parabéns China.
Cada um manda e dita as regras em seu território.
Achei foi pouco.

Frank

O que será que os EUA diriam se o avião de reconhecimento fosse chinês e estivesse sobrevoando o Golfo do México?

Mauro Martins

Tem de botar pra correr, mesmo.

Hank Voight

Sua ditadura totalitária de estimação está querendo usurpar para si todo o Mar do Sul da China, mas só está conseguindo unir os países prejudicados contra ela Qings

Scudafax

Os EUA tem capacidades no pacífico conquistadas pela guerra. A ilha de Guam foi solenemente tomada da Espanha, mesmo caso da Califórnia do México. Com o domínio cultural e econômico (através de sanções econômicas) a sustentar o domínio militar, os EUA são uma fonte perigosa de instabilidade no mundo. Tudo isto e as colinas de Golan ainda são ocupadas por Israel…

Tomcat4,4

Bando de folgados que se acham donos do mundo e nisso podem fazer o que quiser e onde der vontade ,agora estão vendo que não é mais assim que a banda toca. A China está certa !!!

Alex Silva

Esses chineses sempre incomodando, pelamordedeus! … imagine ver um avião ESPIÃO dos EUA que veio do outro lado do planeta, e nem assim o tal caça chinês teve a cortesia de dar as “boas vindas” ao avião ESPIÃO americano, tendo em vista que estava junto ao litoral chinês! Realmente, uma falta de educação monumental dessa chinesada! Tenho certeza que no dia que um avião ESPIÃO chinês voar rente ao território americano, os jatos americanos que o interceptarem, o farão com tanta alegria que as lágrimas de felicidade vertidas pela sua tripulação vão acabar quase que causar um curto no paineld… Read more »

Hank Voight

O avião da USAF estava em águas internacionais perto da costa das Filipinas. Ou seja, foi o caça da ditadura totalitária chinesa que estava no lugar errado

Renato

Tanto barulho por causa de um inocente avião ESPIÃO que estava apenas passeando inocentemente e sem nenhuma má intenção…
.
Pobrezinhos esses americanos.. Tão bonzinhos só levam democracia e liberdade mundo afora e ainda são tão injustiçados..

Luiz Trindade

Muito mi, mi, mi… Se esta voando com avião espião perto da fronteira de um país tem o risco de ter aviões de caça fazendo advertências para se afastar. Em alguns casos, sim, realizando manobras para que se afaste.
Esta ficando muito chato toda vez que um avião norte-americano de espionagem voa próximo e um caça chinês aperta o cerco, os EUA vem que nem criança mimada chorando reclamar que quase bateu nele!

Maurício.

Os americanos já estão carecas de saber como os caças russos e chineses fazem essas interceptações, os caras são agressivos, ficar de mimimi e blá blá blá não vai mudar nada, simples assim.

Adriano Madureira

Eu acho que os americanos estão querendo perder outra aeronave,só que dessa vez a tripulação pode não ter a sorte de pousar em uma ilha…

comment image

comment image

comment image

comment image

comment image?resize=1200%2C776&ssl=1

comment image

Air Force Senior Airman Curtis Towne salutes as he returns home from Hainan on April 12, 2001. He was a crewmember on the U.S. Navy EP-3 aircraft that was involved in an accident with a Chinese F-8 aircraft on April 1, 2001.

comment image?resize=1200%2C778

Luiz Trindade

Ae é um fato inerente a ser militar e saber que essas missões podem dar M… O certo dessa tripulação, ou ainda, vamos lá… Do comandante… Era dispensar a tripulação com sinalizador de resgate e derrubar a aeronave (destruir) para não comprometesse os equipamentos e segurança dos mesmos. Mas isso é história e já foi!